Sunteți pe pagina 1din 3

Histologia Estudo dirigido I - Tecidos epitelial, conjuntivo e cartilaginoso

Em que estrutura se apiam as clulas do tecido epitelial? A lmina basal. Disserte brevemente sobre a lmina basal, abordando seus componentes, onde so encontradas e quais so as suas funes. A lmina basal formada por fibras de colgeno tipo IV, laminina e proteoglicanas. Se localizam na superfcie de contato com o tecido conjuntivo e alm da funo primordial de sustentao, a lmina permite a passagem de diversas molculas entre esses dois tecidos.

Como se formam as junes celulares? Descreva cada uma delas. As junes celulares se formam a partir de especializaes nas membranas laterais das clulas epiteliais. Podemos citar: a) znulas de ocluso, que so junes apicais caracterizadas pela justaposio das membranas de clulas vizinhas; b) znulas de adeso, que circunda toda a superfcie da clula; c) juno comunicante ou GAP, que pode ocorrer em qualquer posio nas membranas laterais das clulas; d) desmossomas, uma estrutura complexa em forma de disco constitudo pelas membranas de duas clulas contguas e e) hemidesmossomas, que so estruturas com formato de meio desmossoma, encontradas entre a clula epitelial e a lmina basal. Cite as especializaes do tecido epitelial. Microvilos projees em forma de dedo de luva, com funo de aumentar a absoro. Estereoclios Prolongamentos citoplasmticos que aumentam a superfcie celular, facilitando o trnsito de molculas. Clios e flagelos ambos esto envolvidos na movimentao celular. O movimento ciliar promove uma corrente unidirecional de fludos, e flagelos esto envolvidos na movimentao de espermatozides.

O tecido epitelial se subdivide em epitlio de revestimento e epitlio glandular. Com relao ao epitlio de revestimento, disserte sobre seus tipos, com relao ao nmero e forma das clulas, localizao e suas funes. Com relao ao nmero de camadas celulares, os epitlios podem ser simples (uma camada), estratificado (mais de uma camada de clulas sobrepostas) ou pseudo-estratificado (apenas uma camada sobre a lmina basal, porm, com ncleos em vrias alturas, dando a impresso de vrias camadas). Com relao forma das clulas, se classificam em pavimentoso (clulas achatadas), cbico (clulas em forma de cubo) ou cilndrico ou prismtico (clulas mais altas que largas). Localizao / funo: SP (endotlio), SC (ovrio), SP (intestino), com funes relacionadas ao transporte e movimentao celular. PE (traquia e brnquios), EP (boca e esfago), ET (bexiga e vias urinrias), com funes relacionadas proteo.

Descreva os tipos de epitlio glandular, ressaltando a forma das glndulas e o diferenas quanto ao tipo de secreo. As glndulas endcrinas, lanam o produto de secreo no meio extracelular , sendo transportado pelo sangue. Essas glndulas podem ser CORDONAL, cujas clulas se dispem em cordes macios, separados por capilares (hipfise) ou VESICULAR, cujas clulas se agrupam formando vesculas que limitam um espao onde a secreo se acumula (tireide). As glndulas excrinas, cujo produto de secreo vai para o epitlio atravs de ductos. Quando h s um ducto, a glndula SIMPLES, quando mais de um, COMPOSTA, e conforme o aspecto da poro secretora, podem ser ACINOSAS (forma de cachos de uva) e TUBULOSA (tubos alongados).

Qual a diferena entre clula serosa e clula mucosa? As clulas serosas produzem uma secreo fluda, clara, pouco viscosa e rica em protenas, enquanto as mucosas se caracterizam pela produo de muco, constitudo de glicoprotenas viscosas e de funo lubrificante e protetora. Qual a caracterstica mais evidente do tecido conjuntivo? Qual a constituio da matriz extracelular? A presena de diversas clulas separadas por abundante material intercelular. A matriz constituda principalmente por fibras colgenas, elsticas e reticulares, alm da substncia amorfa, composta por gua, polissacardeos e protenas. Quais os trs tipos de fibras do tecido conjuntivo? Caracterize e d a funo principal de cada tipo. Colgenas: Constitudas por colgenos, que a protena mais abundante do corpo humano. Os colgenos so uma famlia de protenas, que se distinguem por propriedades fsicas, funcionais e morfolgicas. Os tipos mais freqentes de colgeno so de I a V e o tipo XI. Reticulares: So fibras delgadas, formadas por colgeno tipo III e glicdios. Sua importncia est relacionada formao do arcabouo de rgos hematopoiticos e de redes em torno de rgos epiteliais. Elsticas: Formadas por elastina, e apesar de serem mais delgadas que as fibras colgenas, so mais resistentes a diversos processos. A elastina tambm se encontra presente na parede de vasos sanguneos mais calibrosos.

Quais so as clulas do tecido conjuntivo? D a funo principal de cada uma. Fibroblastos formao de fibras e da substncia amorfa Macrfagos - fagocitose Mastcitos produo e armazenamento de mediadores inflamatrios Plasmcitos sntese e secreo de anticorpos Leuccitos - defesa Adipcitos reserva energtica

Exemplifique duas patologias associadas ao colgeno, descrevendo brevemente cada uma delas.

Esclerose sistmica progressiva Provoca fibrose (acmulo de colgeno) em quase todos os rgos Escorbuto Doena provocada pela deficincia de vitamina C que leva degradao do tecido conjuntivo. Faa um resumo sobre a substncia fundamental, abordando sua composio e funes. uma mistura incolor e altamente hidratada de glicosaminoglicanas e proteoglicanas. Preenche espaos entre clulas do tecido conjuntivo, e devido sua viscosidade, funciona como lubrificante e impede a penetrao de microrganismos. Qual a estrutura caracterstica do tecido cartilaginoso? Qual sua importncia? Lacunas, que so cavidades na matriz, ocupadas por um ou mais condrcitos. Quais so os tipos de cartilagem? Onde so mais frequentemente encontradas, e de que so compostas? Hialina o tipo mais freqente e presente nas vias areas superiores, extremidade ventral das costelas e recobrindo superfcies articulares dos ossos longos. Elstica Semelhante cartilagem hialina, porm possui alm das fibras colgenas, uma rede de fibras elsticas em sua composio. encontrada na orelha interna, mdia e externa, epiglote e laringe. Fibrosa Tecido intermedirio entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina. Pouca substncia amorfa e condrcitos organizados em fileiras. frequentemente encontrada nos discos intervertebrais. Disserte sobre a histognese do tecido cartilaginoso. As clulas mesenquimais retraem seus prolongamentos, tornando-se arredondadas e formando aglomerados. Nesse momento so denominadas condroblastos. Inicia-se a secreo da matriz, separando os condroblastos. A diferenciao das cartilagens se d do centro para a periferia, e nesse caso, as clulas centrais j adquirem caractersticas de condrcitos, enquanto as mais externas ainda so condroblastos. Os condrcitos passam a se agregar em lacunas, formando os grupos isgenos.

Como se d a regenerao das cartilagens? No que isso implica? As cartilagens geralmente no se regeneram bem, exceto em crianas de pouca idade. No adulto, o pericndrio responsvel por essa regenerao, no entanto, se o dano for muito extenso, o pericndrio em vez de formar nova cartilagem, forma uma cicatriz de conjuntivo. Como se d a nutrio das cartilagens? Discorra sobre os tecidos responsveis por essa funo. O tecido cartilaginoso no vascularizado, e portanto, necessita de algum outro tecido para nutri-lo. Quem desempenha a funo de nutrir as cartilagens o pericndrio. Porm, nas articulares, lquido sinovial desempenha essa funo.

S-ar putea să vă placă și