Sunteți pe pagina 1din 2

DANILO FORTE

DEPUTADO FEDERAL

Editorial
Transformada em Comisso geral, a sesso da Cmara dos Deputados do ltimo dia 08 discutiu a seca do Nordeste. O Presidente Henrique Eduardo Alves criou um grupo de trabalho que vai levantar todas as propostas relacionadas ao tema que tramitam na Casa e apresentar um relatrio no inicio de junho. O deputado Danilo Forte tem dois projetos de indicao ao Ministrio da Integrao Nacional e ao Ministrio de Desenvolvimento Social propondo a criao de programas de aquisio de dessalinizadores e de mquinas perfuratrizes de poos. No Cear, s existe 5 desses equipamentos- 3 do DNOCS e 2 da FUNASA, em funcionamento. O deputado Danilo Forte considera positiva a ao da Cmara, mas alerta que as solues para a seca no Nordeste j so conhecidas, o que falta ao, denuncia. Para ele, imprescindvel dotar a regio de um projeto de desenvolvimento sustentvel, priorizando as obras estruturantes, para que o Nordeste possa conviver com o fenmeno que o mais previsvel dos imprevisveis. Danilo Forte pede que a Presidenta Dilma d celeridade s obras de transposio do So Francisco, advertindo que se a seca, a pior dos ltimos 50 anos, se estender a 2014, a regio viver uma tragdia, econmica, social e humana.

Plenrio aprova urgncia para disciplinamento da criao de municpios


Uma vitria do municipalismo, assim o deputado Danilo Forte saudou a aprovao, pelo Plenrio da Cmara no ltimo dia 07, do requerimento de urgncia para o Projeto de Lei Complementar do Senado, que estabelece regras para a criao, incorporao e desmembramento de municpios. Danilo Forte, que integra a Frente Parlamentar em Defesa da Criao de Novos Municpios, considera que o represamento do debate tolheu oportunidades de desenvolvimento nas comunidades, lembrando que o Projeto foi apresentado no Senado ainda em 2008. No Cear existem 30 localidades com o estudo de viabilidade e decreto legislativo, da Assembleia prontos, s aguardando esta votao pela Cmara que estabelece o disciplinamento da matria. Danilo Forte cita em especial os distritos de Jurema, em Caucaia, com mais de 130 mil habitantes, Iratinga, em Itapaj e Minerolndia, em Pedra Branca. Aprovada a urgncia da votao do PLS, que obteve 399 votos favorveis, 19 contrrios e uma absteno, o mrito da matria deve ser votado na prxima semana. O placar na votao da urgncia indica que teremos uma grande vitria , comemorou Danilo Forte.

DANILO FORTE DEFENDE AEROPORTO PARA JAGUARIBE


Conquistar um aeroporto para o municpio de Jaguaribe o desa o a que est se lanando o deputado Danilo Forte. O parlamentar tem articulado com o Ministro Moreira Franco, da Aviao Civil, para incluir o municpio no Plano Nacional de Aviao Regional. Argumenta Danilo Forte que a economia do municpio de Jaguaribe, com cinco indstrias instaladas, j demanda o equipamento. Atualmente, o deslocamento areo feito por meio do aeroporto de Iguatu, distante 200Km de Jaguaribe. O Parlamentar tratou do assunto tambm com o Governador Cid Gomes.

DANILOFORTE FORTE DANILO


DEPUTADO FEDERAL

DANILO FORTE PARTICIPA DE INAUGURAO EM ITAPAJ


Em companhia do Governador Cid Gomes, o Deputado Danilo Forte esteve no ltimo dia 11, em Itapaj, para a inaugurao do Aude Ipu. Iniciada em 2010, a barragem do Stio Ipu uma luta de mais de 30 anos e vem resolver o grave problema de abastecimento na sede do municpio, disse Danilo Forte. De acordo com o parlamentar , apesar da estiagem que castiga o Cear, j considerada a pior dos ltimos 50 anos, as poucas chuvas que caram nos meses de maro e abril, acumularam
Danilo Forte e o governador Cid Gomes descerram a placa de inaugurao da Barragem do Ipu, em Itapaj.

gua no reservatrio e j representam um alento em meio ao sofrimento da populao de sua cidade.

BANCO DO NORDESTE SER OPERADOR DO FNAC


O Banco do Nordeste (BNB) ser tambm um dos operadores nanceiros do Fundo Nacional de Aviao FNAC, criado pela MP 600, cujo relatrio foi aprovado dia 08/05. A abertura para o BNB operacionalizar o fundo resultou de uma articulao do deputado Danilo Forte, membro da Comisso Mista, junto ao relator da MP, Lcio Vieira Lima, do PMDB da Bahia. Este fundo, que contar com cerca de R$ 7,3 bilhes para investimentos j em 2013, destina-se modernizao, construo, ampliao ou reforma de aeroportos regionais, dentro do Plano Nacional de Aviao Regional. O texto original da MP 600 previa apenas o Banco do Brasil como operador nanceiro dos recursos do FNAC. A nova redao do texto, proposta por Danilo Forte, inclui, alm do Banco do Nordeste, tambm a Caixa Econmica Federal e o BASA (Banco da Amaznia S.A.) como operadores nanceiros deste fundo. No Cear, o Plano Nacional de Aviao Regional prev a modernizao, ampliao, reforma ou construo de novos aeropor tos em Quixad, Canind, Sobral, Itapipoca, Aracati, Crates, Iguatu, Juazeiro do Norte, Jijoca de Jericoacoara e na capital, Fortaleza. OUTRA CONQUISTA Danilo Forte tambm garantiu, no relatrio da MP, a aprovao de emenda de autoria do Senador Incio Ar ruda que estende ao B N B a autorizao para a Unio conceder subveno econmica nas operaes com produtores rurais dos municpios atingidos pela seca. A medida alcana cerca 1.200 municpios do Nordeste que tiveram decretada situao de emergncia. Produtores rurais dessas localidades contraram dvidas com o Banco com taxas de juros maiores do que as aplicadas aps o lanamento dos programas do governo federal de enfrentamento estiagem. A emenda cria uma isonomia ao permitir a equalizao das taxas de juros nos e m p r s t i m o s co n ce d i d o s p a ra investimento, capital de giro, custeio agrcola e pecurio.

NOTCIA DO EXECUTIVO

Seminrio Poltica e Plano Municipal de Saneamento Bsico


O Ministrio das Cidades, em parceria com a Caixa Econmica Federal - CAIXA, e no mbito do Programa Nacional de Capacitao das Cidades promove Seminrios Poltica e Plano Municipal de Saneamento Bsico , com o objetivo de orientar gestores municipais para desenvolver aes relacionadas formulao da Poltica e elaborao do Plano de Saneamento Bsico. Com essa iniciativa busca-se auxiliar os municpios na elaborao dos seus Planos de Saneamento Bsico. A partir de 2014 o Plano, elaborado pelo municpio, ser condio para o acesso a recursos da Unio ou de nanciamentos geridos ou administrados por rgo ou entidade da administrao pblica federal, quando destinados ao saneamento bsico. Em Fortaleza, o seminrio ocorrer no dia 23 de julho. Consulte a agenda do Portal Capacidades: www.capacidades.gov.br. Para ver o programa e fazer a inscrio. As vagas so limitadas.

Praa dos Trs Poderes - Cmara dos Deputados Gabinete: 384 - Anexo: III CEP: 70160-900 - Braslia - DF Tel.: (61) 3215-1384

dep.daniloforte@camara.leg.br Danilo Forte @depdaniloforte

S-ar putea să vă placă și