Sunteți pe pagina 1din 2

Trcio Sampaio Ferraz Jnior, em seu livro Introduo ao Estudo do Direito: Tcnica, Deciso, Dominao, mais especificamente no captulo

7 deste, trata da moralidade do Direito. Trcio inicialmente entra na discusso sobre a justificao do direito e a busca de seu fundamento, ao finalizar diz que a legitimidade do direito uma questo de crena. Alm disso, argumenta que a justia ao mesmo tempo o princpio racional do sentido do jogo jurdico e seu problema significativo permanente. Isso leva questo de como se comporta a validade das normas jurdicas perante as exigncias dos preceitos morais de justia. O autor chega concluso que a moralidade concede sentido ao direito e no d a ele imprio, validade e eficcia. Antes disso, Trcio diferencia normas jurdicas de preceitos morais. Estas se referem ao aspecto interno do comportamento e aquelas dizem respeito conduta externa do indivduo. Uma prtica recorrente em nosso pas o nepotismo, que diz respeito ao favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente em relao nomeao de cargos pblicos. considerada conduta repugnante que contraria a moral comum. Consoante a esse entendimento esta a jurisprudncia do STF, que em 2008 aprovou, por unanimidade, a 13 Smula Vinculante da Corte, que veda o nepotismo nos Trs Poderes, no mbito da Unio, dos Estados e dos municpios. Ao mesmo tempo, o art. 37 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil positiva o princpio da moralidade em nosso ordenamento, em relao administrao pblica e segundo o entendimento do STF o nepotismo fere este princpio, no precisando, portanto, de lei que o defina inconstitucional. A prtica do nepotismo traz indignao sociedade, violando a moral, na medida em que o administrador pblico deve buscar a satisfao do interesse pblico e no o que seja melhor sua convenincia pessoal ou familiar. Por isso, devido aos anseios sociais atuais, com o fim de evitar o aumento da corrupo e de favorecimentos, tornou-se imoral a prtica do nepotismo. Vale lembrar, que a moral um conceito mutvel, uma vez que varia de acordo com o contexto social, econmico e poltico de uma determinada sociedade. Diante o exposto, conclumos que o entendimento de Trcio Sampaio esta consoante jurisprudncia brasileira, visto que o nepotismo inconstitucional porque vai contra a moral brasileira atual, ou seja, o sentido desta norma dado pela moral.

EMENTA:

AGRAVO

REGIMENTAL

EM

RECLAMAO

CONSTITUCIONAL.

DENEGAO DE LIMINAR. ATO DECISRIO CONTRRIO SMULA VINCULANTE 13 DO STF. NEPOTISMO. NOMEAO PARA O EXERCCIO DO CARGO DE CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARAN. NATUREZA ADMINISTRATIVA DO CARGO. VCIOS NO PROCESSO DE ESCOLHA. VOTAO ABERTA. APARENTE INCOMPATIBILIDADE COM A SISTEMTICA DA

CONSTITUIO FEDERAL. PRESENA DO FUMUS BONI IURIS E DO PERICULUM IN MORA. LIMINAR DEFERIDA EM PLENRIO. AGRAVO PROVIDO. I - A vedao do nepotismo no exige a edio de lei formal para coibir a prtica, uma vez que decorre diretamente dos princpios contidos no art. 37, caput, da Constituio Federal. II - O cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paran reveste-se, primeira vista, de natureza administrativa, uma vez que exerce a funo de auxiliar do Legislativo no controle da Administrao Pblica. III - Aparente ocorrncia de vcios que maculam o processo de escolha por parte da Assemblia Legislativa paranaense. IV - luz do princpio da simetria, o processo de escolha de membros do Tribunal de Contas pela Assemblia Legislativa por votao aberta, ofende, a princpio, o art. 52, III, b, da Constituio. V - Presena, na espcie, dos requisitos indispensveis para o deferimento do pedido liminarmente pleiteado. VI - Agravo regimental provido.

(Rcl 6702 MC-AgR, Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI, Tribunal Pleno, julgado em 04/03/2009, DJe-079 DIVULG 29-04-2009 PUBLIC 30-04-2009 EMENT VOL-02358-02 PP-00333 RSJADV jun., 2009, p. 31-34 LEXSTF v. 31, n, 364, 2009, p. 139-150)

S-ar putea să vă placă și