Sunteți pe pagina 1din 2

GUIA DE ESTUDO

Ao realizar um trabalho escrito, seja ele exerccio ou teste, deve-se ter em ateno: - a relevncia da resposta relativamente questo; - a explorao da fonte (documentos), devendo-se valorizar a interpretao e no a simples parfrase; - a transcrio correcta de excertos usados como suporte de argumentos; - a mobilizao de informao circunscrita ao assunto em anlise; - o domnio do vocabulrio especfico da disciplina. Na prtica, a manifestao correcta destas competncias passa por: - Entender bem a questo e responder de forma rigorosa e objectiva ao que pedido; - Interpretar o contedo das fontes e integrar o resultado dessa interpretao na resposta por vs construda. Se a fonte for um documento escrito devem inserir na resposta transcries ou adaptaes do seu contedo; se for outro tipo de documento, devem fazer referncia ao seu contedo. No entanto, quer seja transcrio, quer seja adaptao do texto ou simples referncia, devem ser correctamente integradas na vossa composio escrita. Devem recorrer s fontes para demonstrar que entenderam o seu contedo e para fundamentarem as vossas posies sobre a problemtica abordada pela questo, resultando uma composio mais enriquecida. Para um mais fcil entendimento do contedo dos documentos, fundamental que prestem particular ateno ao ttulo ou a outras formas de identificao. muito negativo, ao fim de 12 anos de escolaridade, responder exclusivamente com transcries dos documentos. - Manifestar os conhecimentos adquiridos sobre a problemtica abordada nas questes e express-los com correco cientfica.

EM CASA
- Planifiquem os vossos tempos de estudo . O dia tem muitas horas, reservem o tempo possvel para estudar em casa e procurem cumprir escrupulosamente o vosso plano de trabalho. Para melhor gerirem o tempo planifiquem tambm os momentos de descanso. - Reservem um espao para o estudo: procurem um espao em vossa casa onde possam trabalhar em sossego durante algum tempo. Se for muito difcil, passem mais tempo na biblioteca da escola. - Durante os perodos de estudo evitem todo o tipo de solicitaes costumeiras: desliguem telemveis (evita a distraco das mensagens), no computador desliguem a funcionalidade do messenger e o chat do facebook, ou seja, evitem tudo o que vos possa distrair do estudo durante aquele perodo de tempo. - Pratiquem um estudo activo: estudar no estar sentado em frente ao livro , com a cabea apoiada na mo e o brao apoiado na secretria. Estudar ter na mo algo que escreva, sublinhar, anotar, responder a questes, fazer resumos e esquemas, consultar o dicionrio e outros livros, reflectir sobre as aulas. - Estudem em grupo: se se sentirem bem a estudar com os vossos amigos e colegas de curso encontrem-se de vez em quando, troquem informaes, discutam os assuntos, comentem os contedos, faam exerccios...

- Tentem reconstruir as aulas. Este um exerccio que se deve fazer no estudo da Histria: reconstruir a aula, sempre que possvel. Organizem os apontamentos, completem-nos com novas informaes, procurem no manual e noutros auxiliares os contedos tratados e consolidem as aprendizagens. - Procurem compreender o que estudam. Devem decorar alguma informao, mas no faam da memorizao o fundamento do vosso estudo. Dificilmente obtero bons resultados com respostas baseadas em informao decorada. As questes de resposta desenvolvida visam muito mais do que conhecimentos memorizados. Procurem entender o que estudam e construam os vossos conhecimentos. - Ateno aos objectivos orientadores da aprendizagem. So apresentados pelo manual e o professor tambm os fornece. - Utilizem o dicionrio; nunca passem por cima de uma palavra ou ideia cujo significado ou sentido no entendam. - Resolvam exerccios sobre as matrias, mesmo que o professor no os tenha marcado . Esse treino de escrita importante; para isso serve o caderno de actividades que fornecido com o vosso manual. - Diversifiquem as fontes de informao . Na elaborao de exerccios devem apoiar-se em toda a bibliografia possvel, mas nunca copiem as respostas, muito menos quando no entenderem o que esto a copiar. No adianta escrever o que no entendem. Para construir as vossas respostas, tentem primeiro entender o que estudam e depois elaborem os trabalhos com as ideias que assimilaram. - Inventariem as vossas dvidas; faam uma lista para apresentar na aula. - Tentem preparar a aula do dia seguinte. Se ainda tiverem tempo dem uma vista de olhos pela matria que vai ser tratada a seguir, para poderem ter uma interveno mais activa na aula. Vo compreender melhor as explicaes do professor e fixar mais facilmente os conhecimentos em estudo.

NA ESCOLA
- No faltar s aulas sem um motivo realmente impeditivo. Uma aula perdida implica grande dificuldade em recuperar o conhecimento dos contedos tratados; - No chegar sistemtica e deliberadamente atrasado(a) aula. - Aproveitar bem as aulas: as aulas so um tempo precioso para aprender muitos contedos se estiverem com total ateno explicao do professor(a). Por vezes, basta um momento de distraco para se perderem no raciocnio que est a ser desenvolvido. Depois, no s no conseguem entrar de novo no trabalho, como perdem tudo o que foi explicado. - Para estarem atentos tm de estar activos. A passividade um convite evaso (quantas vezes no viajam at lua e umas vezes regressam e outras por l ficam...?!). Estar activo ter uma caneta na mo e irem registando as concluses que conseguem assimilar. Anotem! Anotem no caderno, no manual, sublinhem, faam esquemas, mas anotem s o que entendem e apresentem as dvidas que surjam sobre o que est a ser tratado na aula. - Quando o professor colocar questes ofeream-se ordeiramente para responder, mesmo que saibam pouco sobre o assunto. Complementem as intervenes de outros colegas e apresentem as vossas ideias sobre os assuntos, mas sempre com um discurso lgico e desenvolvido. Intervir no dizer algumas palavras; intervir discursar sobre os assuntos. - Registem apontamentos de forma metdica. Criem o vosso prprio mtodo de registar apontamentos. Os apontamentos devem ser sintticos; no queiram escrever tudo o que o professor diz, a no ser quando ele ditar um ou outro apontamento.

S-ar putea să vă placă și