Sunteți pe pagina 1din 75

Curso: Tcnico do Ministrio Pblico da Unio Disciplina: Gesto de Recursos Materiais Professora: Juliana Godoy Ms: Julho/2010

FUNDAMENTOS DE GESTO DE RECURSOS MATERIAIS


AS EMPRESAS E SEUS SISTEMAS DE PRODUO A indstria, o comrcio, as universidades e escolas, os bancos e financeiras, o rdio, a televiso, a imprensa, os hospitais, a igreja, o exrcito, as reparties pblicas, as empresas estatais, os clubes, o policiamento etc, so organizaes. As organizaes no existem ao acaso. Elas existem para produzir algo. A produo o objetivo fundamental de toda e qualquer organizao. No existe organizao que nada produza. As empresas constituem um tipo especial de organizao. Na verdade, as empresas so organizaes sociais, porque so compostas de pessoas que trabalham em conjunto para atingir determinados objetivos. As empresas exploram um determinado negcio visando alcanar determinado objetivo. O objetivo pode ser o lucro ou simplesmente o atendimento de determinadas necessidades da sociedade (como nas empresas no-lucrativas), sem a preocupao com o lucro. Mas as empresas sempre para produzir algo. AS EMPRESAS E SEUS RECURSOS No decorrer da Era Industrial, esses componentes eram tradicionalmente denominados fatores de produo: natureza, capital e trabalho, integrados por um quarto fator denominado empresa. Para os economistas, todo processo produtivo na se fundamenta na conjuno desses quatros fatores de produo.

Cada um dos quatro fatores de produo tem uma funo especfica, a saber: 1. Natureza: o fator de produo que fornece as entradas e insumos necessrios produo, como matrias-primas, materiais, energia . 2. Capital: o fator de produo relacionado com o dinheiro necessrio para adquirir os insumos e pagar as despesas e custos relacionados com a produo. O capital representa o fator que permite meios para comprar, adquirir e utilizar os demais fatores de produo.

3. Trabalho: o fator de produo constitudo pela atividade humana que processa e transforma os insumos por meio de operaes manuais ou de mquinas e ferramentas, em produtos acabados ou servios prestados. O trabalho representa o fator de produo que atua sobre os demais, isto , que aciona e agiliza os outros fatores de produo. comumente denominado mo-de-obra, porque se refere principalmente ao operrio manual ou braal que realiza as operaes fsicas sobre as matrias primas, com ou sem o auxlio de mquinas, equipamentos ou tecnologias. 4. Empresas: o fator integrador capaz de aglutinar a natureza, o capital e o trabalho em um conjunto harmonioso que permite que o resultado alcanado seja muito maior do que a soma dos fatores aplicados no negcio. A empresa constitui o sistema que aglutina e coordena todos os fatores de produo envolvidos, fazendo com que o resultado do conjunto supere o resultado que teria cada fator isoladamente. Isso

significa que a empresa tem um efeito multiplicador, capaz de proporcionar um ganho adicional, que o lucro. Mais adiante, ao falarmos de sistemas, teremos a oportunidade de conceituar esse efeito multiplicador, tambm denominado efeito sinergtico ou sinergia. Modernamente, esses fatores de produo costumam ser denominados recursos empresariais. Um recurso um meio por meio do qual a empresa realiza as suas operaes. Na realidade, a empresa aplica recursos para produzir bens ou servios e obter lucro, por meio do efeito multiplicador de sinergia. DICA Recursos so conjuntos de riquezas que podem ser exploradas economicamente pela empresa. So ativos de propriedade da empresa ou alugados por ela. Na verdade, os recursos constituem a plataforma que a empresa utiliza para produzir algo ou prestar um servio ao cliente. Contudo, os recursos so estticos e inertes, no tm vida prpria e precisam ser administrados para que, no conjunto, ajudem a produzir algo para sociedade. Os principais recursos empresariais so: recursos materiais, recursos financeiros, recursos humanos, recursos mercadolgicos e recursos administrativos.

Vejamos cada um deles separadamente. 1. Recursos materiais: so tambm denominados recursos fsicos e englobam todos os aspectos materiais e fsicos que a empresa utiliza para produzir, como: prdios, edifcios, fbricas, instalaes, mquinas, equipamentos, ferramentas, utenslios, matrias-primas, materiais Constituem um recurso empresarial que ultrapassa o conceito do fator produo denominado natureza, pelo fato de ser muito mais amplo e envolver insumos diretamente relacionados com a atividade empresarial. 2. Recursos financeiros: constituem todos os aspectos relacionados com o dinheiro utilizado pela empresa para financiar suas operaes. mais amplo do que o fator denominado capital, pois, alm do capital prprio, engloba toda forma de dinheiro (prprio ou de terceiros) crdito, financiamento, para garantir as operaes da empresa. 3. Recursos humanos: constituem toda forma de atividade humana dentro da empresa. Ultrapassa o conceito fator de produo denominado trabalho, pois enquanto este se refere especificamente mo-de-obra ( a atividade manual ou braal exercida pelo homem no processo produtivo), os recursos humanos se referem a toda e qualquer atividade humana, seja ela mental, conceitual, verbal, decisria, social, como tambm manual e braal. 4. Recursos mercadolgicos: constituem toda atividade voltada para o atendimento do mercado de clientes e consumidores da empresa. Os recursos mercadolgicos

compreendem todo o esquema de marketing ou de comercializao da empresa, como produo, propaganda, vendas, assistncia tcnica. 5. Recursos administrativos: constituem o esquema administrativo e gerencial da empresa, indo desde o nvel de diretoria at a gerncia das atividades empresariais. Cada um desses recursos empresariais administrado por uma especialidade da administrao: administrao de produo, administrao financeira, administrao de pessoal, administrao mercadolgica ou comercial de administrao geral, respectivamente.

De acordo com essa colocao, existem cinco reas principais dentro da empresa, a saber: 1. Produo de operaes: a rea que processa os materiais e matrias-primas e os transforma em produtos acabados ou em servios prestados. Nas empresas industriais a produo ocorre dentro da fbrica ou da oficina, enquanto nas empresas prestadoras de servios, a produo (tambm denominadas operaes) realizada nos escritrios, nos balces das lojas ou das agncias bancrias, na rea dos supermercados ou em shopping centers. 2. Finanas: a rea que administra o dinheiro da empresa, seja na forma de caixa, movimentao bancria, crditos, financiamentos, investimentos. 3. Pessoas: a rea que cuida dos recursos humanos empregados na empresa. 4. Mercado: a rea que geralmente recebe o nome de Marketing ou de Comercializao e cuida da colocao dos produtos ou servios produzidos pela empresa no mercado de clientes consumidores.

5. Empresa: a chamada administrao geral, que constitui alta direo da empresa, tendo seu presidente na cpula. A rea de administrao de materiais a parte integrante da administrao da produo. Assim, a administrao de materiais costuma ser colocada como uma especialidade da administrao da produo, uma vez que os materiais e matrias-primas tambm so includos nos recursos materiais.
Principais recursos materiais da

empresa

AS EMPRESAS COMO SISTEMAS ABERTOS Sistema um conjunto de partes inter-relacionadas que existe para atingir um determinado objetivo. Cada parte do sistema pode ser um rgo, um departamento ou um subsistema. Todo sistema , portanto, constitudo de vrios subsistemas, os quais podem receber diferentes denominaes. Ambiente tudo aquilo que envolve externamente um sistema. Todo sistema apresenta os seguintes componentes: entradas, processador, sada e retroao. Vejamos o que significam cada componente desse sistema. 1. Entradas: constituem tudo aquilo que ingressa no sistema e que provm do meio ambiente. As entradas (inputs) so os insumos que o sistema obtm do ambiente para poder funcionar. Os principais exemplos de entrada so: energia, informao, matrias-primas, ou seja, todo e qualquer recurso que alimente o sistema. 2. Processador: o processamento (throughput) ou transformao que o sistema realiza sobre as entradas para proporcionar sadas. O processador

o prprio funcionamento interno do sistema. no processador que esto os vrios subsistemas trabalhando dentro de relaes de interdependncia. 3. Sadas: constituem tudo aquilo que sai do sistema para o ambiente. As sadas (outputs) so os resultados ou produtos do sistema que so colocados no ambiente. Os principais exemplos de sadas so: os produtos acabados ou servios prestados que a empresa oferece ao ambiente, os lucros das operaes e os tributos pagos ao governo, ou seja, todo e qualquer recurso que produzido pela empresa como resultado de seu processamento ou das suas operaes. 4. Retroao: a influncia das sadas do sistema sobre suas entradas, no sentido de ajust-las ou regul-las ao funcionamento do sistema. A retroao( feedback) ou realimentao um mecanismo de equilbrio do sistema para que ele possa funcionar dentro de certos limites. Assim, existem dois tipos de retroao: a positiva e a negativa. A retroao positiva acelera ou aumenta as entradas para equilibr-las com as sadas, quando so maiores. o caso quando as vendas crescem e os suprimentos devem ser aumentados para ajudar nas vendas. A retroao negativa retarda ou diminui as entradas para equilibr-las com as sadas, quando estas so menores. o caso em que as vendas caem e os suprimentos devem ser diminudos para ajustar as vendas.

Assim, as empresas funcionam como sistemas, obtendo do ambiente os recursos necessrios ao seu funcionamento, processando-os por meio dos seus subsistemas e devolvendo ao ambiente na forma de produtos ou servios para utilizao dos clientes. medida que a empresa coloca no ambiente os resultados de suas operaes, ocorre a retroao no sentido de dar informao de retorno necessria para regular as entradas e s sadas, a fim de manter o sistema em um estado de equilbrio constante.

Os sistemas podem ser classificados em dois tipos bsicos: os sistemas fechados e os abertos. 1. Os sistemas fechados funcionam dentro de relaes predeterminadas de entradas e sadas (causa e efeito ou estmulo e reao) e mantm um intercmbio tambm predeterminado com o ambiente externo. Determinadas entradas produzem determinadas sadas, como o caso das mquinas e equipamentos: um volume de entradas de matrias-primas produz a quantidade de sada de produtos acabados;uma determinada voltagem de entrada produz uma determinada sada de tantas rotaes por minuto no motor. Por isso, os sistemas fechados so tambm chamados sistemas mecnicos ou determinsticos, pois suas relaes de entrada/sadas podem ser equacionadas matematicamente. 2. Os sistemas abertos so muito mais complicados. OS sistemas tm uma infinidade de entradas e de sadas que no so bem conhecidas e determinadas, o que provoca a complexidade e a dificuldade de mapear o sistema. Por isso, os sistemas abertos so tambm chamados sistemas orgnicos ou probabilsticos, pois suas relaes de entradas e sadas esto sujeitas probabilidade, e no certeza. Todos os sistemas vivos (os seres humanos), os organismos vivos, as empresas, as organizaes sociais...so sistemas abertos. Outro importante aspecto dos sistemas vivos que ls podem alcanar seus objetivos por diferentes maneiras. o que os bilogos denominam equifinalidade. A equifinalidade mostra o quanto os sistemas abertos so flexveis e adaptveis a diferentes circunstncias ambientais. Em todo sistema, as sadas de cada subsistema constituem as entradas de outros subsistemas, de modo que cada subsistema se torna dependente dos demais. As entradas de um subsistema dependem das sadas de outros subsistemas, e assim por diante. Essas inter-relaes de sadas/entradas entre as partes so as comunicaes ou interdependncias que ocorrem dentro do sistema. Em todo o sistema , h uma complexa rede de comunicaes entre os subsistemas. As interdependncias entre os subsistemas fazem com que o sistema sempre funcione como uma totalidade. Quanto mais intensa a rede de comunicaes, mais coeso ser o sistema, a ponto de seu funcionamento total ser maior do que a soma de suas partes. o que se denomina sinergia. A sinergia um efeito multiplicador, em que partes (os subsistemas) se auxiliam mutuamente para que o resultado global seja amplificado. Por outro lado, quanto mais frgil for a rede de comunicaes, mais solto o sistema , a ponto de seu funcionamento global ser menor do que a soma das partes. o que se denomina entropia. A entropia um efeito de perda nas inter-relaes entre as partes, fazendo com que o resultado global seja muito menor do que a soma das partes. Alm disso, a entropia faz com que o sistema se desintegre gradativamente, perdendo energia e substncia.

As empresas constituem sistemas abertos em constante e complexo intercmbio com seu ambiente externo, obtendo recursos do ambiente por meio de suas entradas, processando e transformando esses recursos internamente, e devolvendo, atravs de suas sadas, o resultado desse processamento e transformao do ambiente. A relao de entradas e sadas fornece a indicao da eficincia do sistema. Isso significa que quanto maior o volume de sadas em relao a um determinado volume de entradas, tanto mais eficiente ser o sistema. Por outro lado, a eficcia do sistema reside na relao entre suas sadas e os objetivos que o sistema pretende alcanar. Isso significa que quanto mais suas sadas ou resultados alcancem os objetivos propostos, tanto mais eficaz ser o sistema.

H uma enorme diferena entre eficcia e eficincia. A eficincia significa a utilizao adequada dos recursos empresariais, enquanto a eficcia significa o alcance dos objetivos propostos pela empresas. Vimos que a eficincia est ligada aos meios mtodos, normas, procedimentos, programas - , enquanto a eficcia est ligada aos fins objetivos propostos. Vimos tambm que nem sempre a eficincia e a eficcia caminham juntas. Uma empresa pode no ser eficiente e pode alcanar eficcia, embora esta fosse bem melhor se acompanhada de alguma eficincia.

AS COMPETNCIAS ESSENCIAIS O que faz uma empresa ser bem sucedida, crescer, inovar e ser admirada? certamente , no so os seus recursos. Sabemos que eles so inanimados e estticos, inertes e sem vida. Precisam ser manipulados, utilizados e administrados. Ento como uma empresa alcana o sucesso e torna-se melhor do que as outras? Essa uma questo que depende de suas competncias essenciais (core competences). As competncias essenciais constituem uma qualidade intangvel da organizao que a leva a fazer as coisas melhor do que as outras. As competncias constituem o aspecto que distingue uma organizao excelente das demais. Existem empresas que so competentes em logstica. Outras que so excelentes em localizar nichos de mercado. Outras so conhecidas pela qualidade do produto ou pela excelncia operacional. H as que inovam e se distanciam das outras. O segredo est em reunir aquelas competncias distintivas que fazem da empresa um negcio melhor do que os demais do mercado. Algumas empresas so excelentes em produzir, outras, em vende. As competncias dependem das pessoas que nelas trabalham, do seu grau de profissionalizao, conhecimento, habilidades e atitudes. As competncias decorrem daquilo que poderia chamar de inteligncia organizacional: a maneira de gerir o negcio. Isso inclui necessariamente a administrao de materiais. Um dos segredos que est por trs do sucesso empresarial.

ADMINSTRAO DE MATERIAIS Qualquer que seja o sistema de produo utilizado pela empresa, o processo produtivo sempre uma complicada e contnua transformao de matrias-primas, materiais e informaes em produtos acabados ou servios prestados. O interior de uma empresa invariavelmente o cenrio de uma srie de aes aplicadas sobre os materiais ou informaes que ingressam no processo produtivo para serem gradativamente transformados at resultarem em produtos finais ou em servios prestados. Na longa jornada que atravessam dentro das empresas, os materiais passam por uma seqncia de etapas por meio de uma srie de mquinas e equipamentos ao longo das sees produtivas, at que finalmente chegam ao seu resultado final como produtos ou servios. DICA Na realidade, toda indstria um fluxo contnuo de materiais que so processados ao longo de vrias atividades no sistema produtivo. Essa dinmica requer todo cuidado para manter seu ritmo, fluncia e cadncia de tal maneira que no hajam paralisaes ou esperas. A busca de maior produtividade est na base desse cuidado. A preocupao com mquinas,

equipamentos e tecnologia deve antes passar pela preocupao com os materiais passam por eles.

que

PRODUTOS E SERVIOS O produto produzido ou o servio prestado constitui o resultado final de todas as operaes da empresa, ou seja, a principal sada do sistema.

Empresa como sistema aberto Dentro dessa focalizao, produto ou servio representam o que empresa sabe fazer e produzir. PRODUTOS Geralmente so denominados bens e mercadorias. O produto algo visvel e tangvel, que pode ser tocado, visto ouvido ou degustado, por ser composto de materiais fsicos e visveis. Tem cores, tamanho e ocupa um espao, como os alimentos, eletrodomsticos, produtos de higiene, mveis em geral, mquinas e automveis. Existem dois tipos de empresas capazes de produzir um produto: as empresas primrias e as secundrias. As empresas primrias so tambm chamadas extrativas pelo fato de obterem o produto ou material por meio da ao direta sobre a natureza, como na indstria da pesca, agricultura, minerao, extrao de petrleo etc. So chamadas empresas primrias porque obtm a matria-prima diretamente da natureza, sem que tenha sido processada anteriormente. O processamento vem depois da extrao. O produto oferecido pela empresa primria quase a matria-prima inicial para as empresas secundrias, como minrios, produtos

agrcolas, petrleo. Alguns produtos das empresas primrias so oferecidos diretamente ao mercado, como pescado, produtos agrcolas ( os hortifrutigranjeiro , carnes em geral). As empresas secundrias so tambm chamadas empresas de transformao pelo fato de partirem de uma matria-prima adquirida de terceiros para process-la e transform-la em produto acabado. So empresas secundrias porque obtm a matria-prima de outra empresa, seja primria ou secundria. O nome secundrio significa que essas empresas ficam em algum lugar intermedirio ao longo do processo produtivo, que vai desde a extrao da matria-prima inicial at a oferta do produto acabado ao mercado. Geralmente, as empresas primrias ficam na ponta inicial desse processo produtivo, enquanto as empresas secundrias dependem de alguma empresa anterior para adquirir a matria-prima com que iro trabalhar. As empresas secundrias ou de transformao so tambm chamadas de indstrias ou empresas industriais, porque para produzir precisam de uma indstria, fbrica, oficina ou algo parecido, como as indstrias de eletrodomsticos, de carros e autopeas, mveis e utenslios domsticos, mquinas e implementos industriais e agrcolas, frigorficos etc. Os produtos podem ser destinados ao mercado de consumo ou ao mercado industrial. Os produtos destinados ao mercado de consumo so chamados bens de consumo porque so adquiridos pelo consumidor ou usurio final, que os utiliza e consome para satisfao de suas necessidades, como alimentos, eletrodomsticos, automveis, mveis e utenslios domsticos, remdios e produtos de higiene pessoal etc. Os produtos destinados ao mercado industrial so chamados bens de produo porque so adquiridos por empresas industriais para que possam produzir outras coisas, como mquinas e equipamentos para as instalaes a partir de matrias-primas como ao, ferro, plsticos, tecidos, cimento, produtos para a construo civil e industrial, produtos qumicos e petroqumicos etc. SERVIOS Os servios nem sempre so tangveis e visveis. No tm cores, formas ou tamanhos como os produtos. Na verdade, os servios so atividades especializadas que as empresas oferecem no mercado. Podem assumir uma enorme variedade de caractersticas e especializaes, como a propaganda, advocacia, consultorias, hospitais, bancos e financeiras, escola e universidades, clubes, transportes, segurana, energia eltrica, comunicaes, shoppings, teatros e cinemas etc. H uma variedade considervel de empresas prestadoras de servios, cuja misso oferecer atividades especializadas ao mercado. As empresas que produzem servios so geralmente denominadas empresas noindustriais ou prestadoras de servios, ou ainda empresas tercirias. A denominao terciria devida ao fato de as empresas sempre estarem na ltima etapa do processo

produtivo e quase sempre dependentes dos insumos provindos de outras empresas que os fornecem. Para abranger a totalidade das empresas sejam elas produtoras de produtos ou prestadoras de servio nos referiremos a produtos/servios como resultantes das operaes das empresas.

FLUXO DE MATERIAIS Para que haja produo de produtos/servios, existe a necessidade de processar matriasprimas que sero transformadas em produtos acabados ou servios prestados ao longo do processo produtivo. Normalmente, a produo que ocorre nas empresas secundrias constitui a transformao de materiais e de matrias-primas em produtos acabados. Os materiais e matrias-primas sero doravante chamados simplesmente de materiais. Assim, toda vez que nos referimos a materiais estaremos cobrindo toda a enorme gama de matrias-primas e de materiais que possam ingressar como insumos de qualquer processo produtivo. Os materiais no ficam e nem devem ficar estticos ou parados nas empresas. Eles seguem um movimento incessante que vai desde o recebimento do fornecedor, passando pelas diversas etapas do processo produtivo, at chegarem ao depsito de produtos acabados. Os materiais entram na empresa, fluem e transitam por meio dela e saem pelo depsito como produtos acabados com destino clientela.

O fluxo de materiais na empresa A essa movimentao incessante d-se o nome de fluxo de materiais. Todo processo produtivo envolve um fluxo constante de materiais. Quase sempre o fluxo envolve algumas paradas ou passa por alguns gargalos de produo, os quais o material fica estacionado durante um tempo. Gargalo de produo o ponto em que a produo mais demorada, fazendo com que o material fique parado por mais tempo.

medida que caminham pelo processo produtivo, os materiais recebem acrscimos, transformaes, adaptaes, redues, alteraes etc. que vo mudando progressivamente suas caractersticas: passam a ser materiais em processamento (em vias ou em trnsito de uma seo para outra), depois materiais semi-acabados (estocados aps algumas operaes para serem transformados em um ou mais produtos) e materiais acabados ou componentes (peas isoladas ou submontagens), para ento se completarem como produtos acabados. Assim, do almoxarifado de materiais at chegar ao depsito, como produtos acabados os materiais sofrem vrias e sucessivas modificaes ao longo do processo produtivo.

Cada empresa tem o seu prprio fluxo de materiais, uma vez que ele depende do produto/servio, do sistema de produo utilizado e do processo produtivo.

CLASSIFICAO DE MATERIAIS O fluxo de materiais faz com que estes se modifiquem gradativamente ao longe do processo produtivo. E medida que os materiais fluem pelo processo produtivo, passam a receber diferentes classificaes. Em outras palavras, eles passam a se enquadrar em diferentes classes de materiais. A classificao de materiais mais comum a seguinte: 1. Matrias-primas 2. Materiais em processamento (ou em vias) 3. Materiais semi-acabados 4. Produtos acabados

Matrias-primas As matrias-primas (MP) constituem os insumos e materiais bsicos que ingressam no processo produtivo da empresa, ou seja, todos os itens iniciais necessrios para a produo, o que significa que a produo totalmente dependente das entradas da MP para ter a sua seqncia garantida. Cada empresa se caracteriza por um tipo de MP ou uma determinada

variedade de MP.

Exemplo de matrias em processamento Em geral, as MP precisam ser adquiridas de fornecedores externos, ou seja, tm que ser compradas dos fornecedores. Quando a prpria empresa resolve produzir internamente suas MPs para evitar a dependncia de fatores externos, ela passa a ser o seu prprio fornecedor interno, processo que chamamos de verticalizao. Verticalizao significa a incluso de mais um estgio do processo produtivo, que antes era externo e agora passa a ser executado pela prpria empresa.

MATERIAIS EM PROCESSAMENTO Os materiais em processamento tambm denominados materiais em vias- so aqueles que esto sendo processados ao longo das diversas sees que compem o processo produtivo da empresa. So, portanto, os materiais em processo ou em vias de serem processados em cada uma das sees produtivas da empresa. No esto nem no almoxarifado- porque no so mais MPs iniciais nem esto no depsito porque ainda no so PAs.Na realidade, os materiais em processamento ingressaram na empresas na forma de MPs, esto ainda passando pelas etapas do processo produtivo da empresa e mais adiante sero transformados em PAs. Figura acima

MATERIAIS SEMI-ACABADOS Materiais semi-acabados so aqueles parcialmente acabados cujo processamento est em algum estgio intermedirio de acabamento e que se encontram ao longo das diversas sees que compem o processo produtivo. Diferem dos materiais em processamento pelo estgio mais avanado, pois se encontram quase acabados faltando apenas algumas etapas do processo produtivo para se transformarem em materiais acabados ou em produtos acabados.

MATERIAIS ACABADOS Os materiais acabados so tambm denominados componentes, porque constituem peas isoladas ou componentes j acabados e prontos para serem anexados ao produto. Na

realidade, so partes prontas ou pr-montadas que, quando juntadas ou integradas, constituiro o PA.

OS PRODUTOS ACABADOS Os produtos acabados (PA) so aqueles j prontos e cujo processamento foi completado inteiramente. Constituem o estgio final do processo produtivo e j passaram pelas fases de MPs, materiais em processamento, materiais semi-acabados e materiais acabados ou componentes.

Assim, os materiais so classificados em funo do seu estgio no processo produtivo da empresa. medida que passam pelas diversas etapas do processo produtivo, vo sofrendo acrscimos e alteraes que provocam a sua gradativa diferenciao at se tornarem PAs. Assim, para que haja um PA, ele deve ter passado pelos estgios de MP bsica, material em processamento, material semi-acabado e material acabado.

CONCEITO DE ADMINISTRAO DE MATERIAIS (AM) Todos os materiais precisam ser adequadamente administrados. A suas quantidades devem ser planejadas e controladas para que no haja faltas que paralisem a produo, nem excessos que elevem os custos operacionais desnecessariamente. A administrao de materiais (AM) consiste em ter os materiais necessrios na quantidade certa, no local certo e no tempo certo disposio dos rgos que compem o processo produtivo da empresa. O volume de dinheiro investido em materiais faz com que as empresas procurem sempre o mnimo tempo de estocagem e o mnimo volume possvel de materiais em processamento capazes de garantir a continuidade do processo produtivo. O termo administrao de materiais (AM) tem tido diferentes definies. Na prtica, utilizamse indistintamente vrios termos- como suprimentos, fornecimento, abastecimento, logsticas etc.- para designar os cargos e rgos com ttulos diferentes, mas com as mesmas responsabilidades. Os principais conceitos bsicos so: CONCEITO DE AM o conceito mais amplo de todos. Alis, o conceito que engloba todos os demais que veremos a seguir. A AM envolve a totalidade dos fluxos de materiais da empresas, desde a programao de materiais, compras, recepo, armazenamento no almoxarifado, movimentao de materiais, transporte interno e armazenamento no depsito de produtos acabados.

A AM se refere a totalidade das funes relacionadas com os materiais, seja com sua programao, aquisio, estocagem, distribuio etc.,desde de sua chegada a empresa at sua sada com a direo aos clientes na forma de produto acabado ou servio ofertado. A focalizao desse conceito reside na atividade dirigida aos materiais: a AM a preocupao principal, enquanto a produo apenas um usurio do sistema. Nessas circunstncias, o rgo de AM no costuma se subordinar a produo.

Contudo, essa totalidade de funes reunidas em uma s rea a AM ocorre em poucas empresas. Quase sempre, as empresas adotam uma posio restrita e semelhante do conceito de suprimentos.

CONCEITO DE SUPRIMENTOS A palavra suprimento serve para designar todas as atividades que visam ao abastecimento ou fornecimento de materiais produo. O conceito de suprimentos envolve a programao de materiais, compras, recepo, armazenamento no almoxarifado, movimentao de materiais e transporte interno. No costuma envolver o armazenamento de produtos acabados que geralmente fica com o marketing, porque esta tarefa no est relacionada com o abastecimento produo. A focalizao desse conceito reside na atividade dirigida ao fornecimento ou abastecimento de materiais produo. A produo a atividade principal ou final enquanto o suprimento atividade-meio ou apenas subsidiria produo.

Assim, suprir significa programar as necessidades de materiais, comprar, receber os materiais, armazen-los no almoxarifado, moviment-los para as sees produtivas, transport-los internamente a fim de abastecer as necessidades da produo. O rgo de

suprimentos est geralmente subordinado rea de produo.

CONCEITO DE LOGSTICA O conceito de logstica surgiu por volta do ano de 1670, quando o exrcito francs adotou uma nova estrutura organizacional, na qual o marechal general des logis passou a ser o responsvel pelo planejamento, transporte, armazenamento e abastecimento das tropas. Quase 300 anos depois na dcada de 1960 que a logstica passou a ser uma preocupao das empresas, com a adoo de novas ideias sobre o armazenamento dos produtos acabados e sua movimentao (distribuio fsica) at o cliente, como aspectos inseparveis do fluxo de materiais para a empresa e por meio dela. Modernamente, a logstica a atividade que coordena a estocagem, transporte, armazns, inventrios e toda movimentao dos materiais dentro da fbrica at a entrega dos produtos acabados ao cliente. Dentro dessa conceituao, a logstica compreende a coordenao do movimento de materiais desde o estoque de matrias-primas, por meio das instalaes da empresa, at o recebimento do produto acabado pelo cliente final. Quando todo esse fluxo de materiais fica concentrado em um nico rgo, a nfase colocada na movimentao ou transporte interno, como veremos adiante. Na prtica, o conceito de logstica inclui a estocagem, bem como o fluxo e movimentao de materiais. Sua preocupao principal est no trfego e no transporte interno e externo dos materiais. Quase sempre no inclui programao de materiais, em compras. As empresas que adotam o conceito de logstica apresentam enorme investimento em estoques e transportes, com enormes armazns e um fluxo gil de materiais. So hipermercados, lojas de departamentos, grandes magazines e principalmente empresas que entregam as compras diretamente na casa dos clientes. Quase sempre, a logstica est mais preocupada com a distribuio dos produtos acabados at os clientes, envolvendo todo um sistema de transportes, seja rodovirio ou ferrovirio. a chamada logstica de distribuio.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA AM A estrutura organizacional representa a maneira pela qual os rgos e cargos esto dispostos e arranjados para o funcionamento em direo aos objetivos propostos pela empresa. A estrutura organizacional define quais os rgos (como divises, departamentos ou sees) e quais os cargos (como diretores, gerentes ou chefes) que so necessrios para a empresa funcionar.

A estrutura organizacional da AM tem caractersticas diferentes quando se trata de empresas primrias, secundrias e tercirias. Nos dois primeiros tipos de empresas que geralmente se caracterizam por uma estrutura industrial AM quase sempre est subordinada administrao da produo. Nas empresas tercirias ou de servio, a AM geralmente est subordinadas s operaes da empresa. Cada empresa escolhe o tipo de estrutura organizacional adequada s suas necessidades e caractersticas operacionais. Se a empresa primria, os materiais quase sempre so adquiridos para possibilitar as operaes de extrao como barcos e combustveis para a indstria da pesca; sondas e torres para a prospeco de petrleo; ou adubos, sementes e implementos agrcolas para a colheita na agricultura -, sendo que em alguns casos at podem entrar na composio do produto. Se a empresa secundria, os materiais entram necessariamente na composio do produto como ferro, ao, plstico, produtos qumicos e petroqumicos etc. e servem tambm para possibilitar as operaes de produo ou transformao como combustveis, lubrificantes, correias e transmissores etc. Se empresa terciria, os materiais podem entrar na composio do servio prestado como a maioria dos produtos hospitalares e tambm podem servir de base para possibilitar as operaes de prestao de servios - como material de papelaria, por exemplo. Assim, cada empresa tem o seu produto/servio e tem os materiais especficos de que necessita para produzi-lo. Conseqentemente, cada empresa tem a estrutura organizacional de AM especfica para as suas necessidades e convenincias.

Os dois desafios principais da AM so: 1. Armazenamento de materiais: no sentido de oferecer disponibilidade de materiais necessrios atividade empresarial (produo e atividades de apoio), permitindo recuperao imediata e facilitao na entrega 2. Logstica de distribuio de materiais: no sentido de entregar os materiais no ponto certo, no menor prazo, ao menor custo e oferecendo condies de qualidade.

A gesto de tais recursos com o objetivo de minimizar desperdcios parte essencial a Administrao de Recursos.

RESUMO - Administrao de Recursos NA ATUALIDADE

Administrar recursos escassos tem sido a preocupao dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas s atividades produtivas, tanto na produo de bens tangveis quanto na prestao de servios. A administrao dos recursos materiais engloba a seqncia de operaes que tem seu incio na identificao do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuio ao consumidor final. A Administrao de recursos patrimoniais trata da seqncia de operaes que, assim como a administrao dos recursos materiais, tem incio na identificao do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservao, manuteno ou, quando for o caso, alienao. Recurso tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econmico do termo. Dessa forma, os clssicos fatores de produo capital, terra (ou natureza) e trabalho so recursos e, como tal, devem ser administrados. Estoque um recurso, pois, agregado a um produto em processo, ir constituir-se em um produto acabado, que dever ser vendido por um preo superior ao somatrio de todos os custos incorridos em sua fabricao. De modo anlogo, um edifcio que abriga as instalaes de uma empresa um recurso, j que essencial a seu funcionamento. As pessoas que trabalham na empresa tambm constituem recursos, pois com seu conhecimento geram novas idias, que so transformadas em novos produtos, novos mtodos de trabalho, servios cada vez mais adequados ao uso dos consumidores. O Capital sob a forma de numerrio, o recurso mais facilmente reconhecido, por sua caracterstica de liquidez, que faz com que ele possa ser utilizado inclusive na aquisio de outros recursos. A tecnologia um recurso que ganha importncia a cada dia. Assim, tecnologias mais avanadas produzem um diferencial em relao s anteriores, normalmente traduzidos em menores custos, ou outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem econmica, como maior lucro. Bens Por transmitirem a idia de que so capazes de gerar produtos e servios e, portanto, produzir riquezas, os bens so muitas vezes considerados como sinnimos de recursos. Assim, um automvel, considerado como um bem mvel, pode ser utilizado na prestao de um servio com valor econmico, e como tal um recurso. Patrimnio Patrimnio pode ser conceituado como o conjunto de bens, valores, direitos e obrigaes de uma pessoa fsica ou jurdica que possa ser avaliado monetariamente e que seja utilizado na

realizao de seus objetivos sociais. Bens patrimoniais, que podem ser entendidos como as instalaes, prdios, terrenos, equipamentos e veculos da empresa. Abordagens mais completas sobre o assunto so objeto de assunto da Administrao Financeira e da Economia. Recursos Tecnolgicos Praticamente todos os tericos da rea da administrao de materiais so unnimes em considerar a tecnologia como um fator de produo, ao lado dos recursos clssicos: natureza, trabalho e capital. Ao ouvirmos a palavra tecnologia, em geral a associamos com algo intangvel incorporado a entidades concretas, a bens fsicos, como mquinas, ferramentas e produtos qumicos. Na realidade, a tecnologia abrange bem mais do que isso ela o corpo de conhecimentos com o qual a empresa conta para produzir produtos ou servios. Ento, da mesma forma que temos de gerenciar materiais, patrimnios, recursos humanos e de capital, temos de gerir o conhecimento dentro das empresas. Isso significa saber como ele adquirido, como se aprimora e como transmitido, aplicado e preservado. O conhecimento parte da cultura da empresa, e os fatos tm demonstrado que ele no de nenhuma forma ilimitado, isto , cada empresa tem competncias bsicas que lhe permitem ser lder em determinados campos, mas no em todos. O negcio essencial tambm conhecido como core business, ou foco da atividade fundamental para a competitividade. Isso precisa ser bem entendido, j que significa uma atitude drstica: no necessria nem a superespecializao que restringe o campo de atuao -, nem a extrema diversificao que enfraquece a realizao dos objetivos. Fala-se cada vez mais na organizao que aprende, ou em ingls, learning organization, isto , que dedica uma parcela considervel de seus esforos no sentido de utilizar as experincias do cotidiano como fonte de feedback de seu conhecimento acumulado, possibilitando acertos de rumo em funo de novos conhecimentos adquiridos.

Gesto de Compras A gesto da aquisio - a conhecida funo de compras - assume papel verdadeiramente estratgico nos negcios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, deixando cada vez mais para trs a viso preconceituosa de que era uma atividade burocrtica e repetitiva, um centro de despesas e no um centro de lucros. O valor total gasto nas compras de insumos para a produo, seja do produto ou do servio final, varia de 50% a 80% do total das receitas brutas. No setor industrial, esse nmero alcana a casa dos 57%. fcil perceber que mesmo pequenos ganhos decorrentes de melhor produtividade na

funo tm grande repercusso no lucro. Por isso e por outros fatores, como a reestruturao pela qual passaram as empresas nos ltimos anos, evoluo da tecnologia e novos relacionamentos com os fornecedores, cresce cada vez mais a importncia de as pessoas que trabalham nesta rea - rea que conhecida por vrios nomes, como suprimentos, compras ou aquisies - estarem muito bem informadas e atualizadas, terem habilidades interpessoais e dinamismo. A Funo Compras O posicionamento atual da funo aquisio e bem diferente do modo tradicional como era tratada antigamente. Antes de Primeira Guerra Mundial, tinha papel essencialmente burocrtico. pois, j na dcada de 1970, devido principalmente crise do petrleo, a oferta de vrias matrias-primas comeou a diminuir enquanto seus preos aumentavam vertiginosamente. Nesse cenrio, saber o que, quanto, quando e como compras comea a assumir condio de sobrevivncia, e assim, o departamento de compras ganha mais visibilidade dentro da organizao. No sistema tradicional o que havia era uma funo de compras, isto , uma negociao baseada em preo, prazo e qualidade. A burocracia resultante seguia um procedimento que datava do incio do sculo XX, integrando apenas o uso mais recente de recursos de computao. Os inputs internos chegavam via PCP, que os geravam por meio do materials requeriment planniing (MRP) tradicional; iniciava-se uma srie de cotaes, geralmente via telefone, em funo de um cadastro de fornecedores. Escolhia-se um deles em funo do critrio preoprazo-qualidade. Emitia-se um pedido de compras que alimentava o MRP com as datas e quantidades previstas para entrega; o Controle da Qualidade (CQ) era alertado para preparar o roteiro de inspeo de recebimento; contas a pagas, por sua vez, preparava sua previso de necessidade de fundos; a Tesouraria inclua essa previso no fluxo de caixa; o material ao chegar, se aprovado, era colocado no almoxarifado, caso reprovado, emitia-se nota fiscal de devoluo, e o processo reiniciava-se com o mesmo ou com outro fornecedor. Simples, mas fonte permanente de situaes irreconciliveis na empresa. rea de compras tambm compete o cuidado com os nveis de estoque da empresa, pois embora altos nveis de estoque possam significar poucos problemas com a produo, acarretam um custo exagerado para sua manuteno. Esses altos custos para mant-los so resultantes de despesas com o espao ocupado, curso do capital, pessoal de almoxarifado e controles. Baixos de nveis de estoque, por outro lado, podem fazer com que a empresa trabalhe num liminar arriscado, em qualquer detalhe, por menor que seja, acabe prejudicando ou parando a produo. A empresa poder enfrentar, por exemplo reclamaes de clientes, altos nveis de estoque intermedirios gerados por interrupes no processo produtivo. A necessidade de adequao aos sistemas just-in-time(JIT) de muitas das empresas levou a

modificaes importantes, entre elas a criao da nova funo de suprimentos. Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratgicos da empresa como um todo, visando melhor atendimento ao cliente interno e externo. Essa preocupao tem tornado a funo compras extremamente dinmica, utilizando-se de tecnologias cada vez mais sofisticadas e atuais como o EDI, a Internet, cartes de crdito e leiles, que sero vistas na prxima seo. A estratgia de gesto da aquisio dos recursos materiais e bens patrimoniais de uma empresa est diretamente ligada ao seu objeto social, isto , aos seus objetivos estatutrios. Assim, uma empresa comercial que compra e vende certa mercadoria dever ter um enfoque diferente da empresa industrial manufatureira, que adquire matria-prima, agrega mo-de-obra e tecnologia e posteriormente vende o produto acabado. Diferente tambm o enfoque da empresa que adquire sistematicamente itens ou componentes que sero posteriormente vendidos, com ou sem modificaes, do enfoque da empresa que adquire um bem patrimonial, como uma instalao fabril, um equipamento ou um edifcio. Novas Formas de Comprar O fenmeno da globalizao, como no poderia deixar de ser, tem trazido grande impacto na forma como as compras so efetuadas. Hoje se falam em mercado global e, conseqentemente, em compras globalizadas (global sourcing). Com o advento dos produtos mundiais, a exemplo do carro mundial, peas e componentes so comprados no mundo inteiro. ATUALIDADE Na Gessy Lever, por exemplo, 20% da comunicao com fornecedores feita eletronicamente. No Po de Acar, graas a estas novas formas de compra, em dois anos, o ndice de falta de produtos caiu de 25% para 4%, o tempo mdio de armazenamento reduziu-se em um ms (passou de 40 para 10 dias) e o volume de cargas recebidas triplicou. EDI Uma das formas de compras que mais cresce atualmente o electronic data interchange(EDI), tecnologia para transmisso de dados eletronicamente. Por meio da utilizao de um computador, acoplado a um modem e a uma linha telefnica e com um software especfico para comunicao e traduo dos documentos eletrnicos, o computador do cliente ligado diretamente ao computador do fornecedor, independentemente dos hardwares e softwares em utilizao. As ordens ou pedidos de compra, como tambm outros documentos padronizados, so enviados sem a utilizao de papel. Os dados so compactados para maior rapidez na transmisso e diminuio de custos-, criptografados e acessados somente por uma senha especial. Essa forma de comunicao e de transao pode ligar a empresa a seus clientes, fornecedores, banco, transportadora ou seguradora.

Ela j existe h bastante tempo e traz vrias vantagens, como: rapidez, segurana e preciso do fluxo de informaes; reduo significativas de custos; facilidade da colocao de pedidos, principalmente nos casos de contratos de fornecimentos com entregas mediante liberao do cliente, como acontece nas transaes entre montadoras e autopeas na Brasil e resto do mundo; sedimenta o conceito de parcerias entre cliente e fornecedor. A fim de facilitar e disseminar a forma EDI de transaes, foram estabelecidos padres s comunicaes de dados. So mais usuais o padro europeu -EDIFACT- e o americano ANSI X12. O padro americano transmite hoje mais de 200 tipos de documentos. Alm do EDI tradicional, muito usado pelas grandes empresas, est tomando fora o EDI via Internet, como uma opo de menor custo, possibilitando acesso a mais empresas. Seus principais entraves so a questo da segurana dos dados e a resistncia das empresas que investiram grandes somas no modelo tradicional. O EDI proporcionou que o relacionamento entre cliente e fornecedor evolusse de tal forma, que o processo de compra foi totalmente automatizado; varejistas e fornecedores conhecem muito mais dos hbitos de compra do consumidor - o fornecedor tem informaes para decidir se produzir sua cndida e supermercado pode ter o mnimo de estoque possvel e estar sempre tranqilo, pois sabe que, quando seu estoque atingir o ponto mnimo estipulado, o fornecedor ser acionado para novas entregas. Com o ECR, "a relao deixa de ser meramente de compra e venda e passa a ser de parceria". Assim, "muda o patamar da negociao. Em vez de fechar os negcios pedido a pedido, as empresas fecham grandes contratos", fazendo com que o vendedor " se torne um promotor de vendas, no precisando se preocupar em passar na loja toda semana ou a cada quinze dias". Internet Torna-se cada vez mais difundido entre ns a utilizao do e-mail como um veculo de transao comercial ou o e-commerce. Basta estar ligado a um provedor e teremos toda a WWW(World Wide Web) ao nosso alcance, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Todo o mundo pode ser acessado e a comunicao bilateral estabelecida. A Internet como veculo de comrcio ganha a cada dia mais e mais adeptos, pois apresenta uma srie de vantagens em relao ao EDI, entre as quais: investimento inicial em tecnologia bem mais baixo, pois a Internet custa bem menos que uma VAN; atinge praticamente a todos na cadeia de suprimentos; pode ser operada praticamente em tempo real; permite tanto a transao mquina-mquina como tambm homem-mquina (o EDI s permite a transao mquina-mquina); maior flexibilidade nos tipos de transaes.

Cartes de Credito Est-se tornando prtica usual entre as empresas a compra de mercadorias, como matriasprimas e materiais auxiliares, por meio de carto de crdito, tambm conhecido como carto-empresa ou carto empresarial. Os bancos e as administradoras de carto de crdito, por meio de programas especficos, tm incentivado as organizaes a efetuar suas compras por meio de cartes. Vrios deles so bastante atualizados, oferecendo s empresas diversos tipos de benefcios, como acesso movimentao do carto on-line, relatrios gerenciais sobre as compras efetuadas e parcelamento do total gasto. As principais vantagens resultantes do uso de um carto empresarial so a diminuio do nmero de transaes e cheques, maior controle sobre as compras e, conseqentemente, reduo de custos.

Leiles A empresa disponibiliza via Internet ou por meio de editais as suas necessidades de compra, informando que a seleo do fornecedor dar-se- por leilo pblico, em que os pretensos fornecedores faro suas ofertas de preos e prazos de entrega. Cabe ao comprador escolher a melhor oferta. So inmeras as vantagens deste modo de agir: a transparncia do processo de compra evita qualquer dvida quanto honestidade do sistema; permite a entrada de novos fornecedores, com novas metodologias produtivas e/ou novas tecnologias. Estratgias de Aquisio de Recursos Materiais e Patrimoniais A definio de uma estratgia correta de compras pode dar empresa uma grande vantagem competitiva. Se por um lado ela decidir produzir mais internamente, ganha independncia, mas perde flexibilidade. Por outro lado, se decidir comprar mais de terceiros em detrimento de fabricao prpria, pode tornar-se dependente. Nesse caso, deve decidir tambm o grau de relacionamento que deseja com seus parceiros. Componentes que so vitais para o produto final eram sempre fabricados internamente. Essa concepo est mudando com o desenvolvimento de parcerias estratgicas nos negcios. Outra situao praticamente determinante aquela em que a fabricao de um componente exige altos investimentos, fora do alcance de eventuais fornecedores. Mesmo assim, so usuais as situaes em que um grande fabricante financia as instalaes de um futuro fornecedor, pois no interessa a ele produzir o referido componente. Basicamente podemos ter duas estratgias operacionais que iro definir as estratgias de aquisio dos bens materiais, a verticalizao e a horizontalizao. Ambas tm vantagens e

desvantagens e, de um modo geral, o que vantagem em uma passa a ser desvantagem na outra e vice-versa.

FUNDAMENTOS DE GESTO DE RECURSOS MATERIAIS Concurso BANCO CENTRAL 2009 Professora Juliana Godoy Funo Suprimento Demanda O sinal de demanda a forma sob a qual a informao chega rea de compras para desencadear o processo de aquisio de bem material ou matrimonial. Mtodos de previso de demandas A previso da demanda um dos principais fatores que contribui para a eficincia na cadeia produtiva das empresas que operam com nfase no conceito de produo para estoque e fundamental para o planejamento da produo, e por extenso, para o incio do processo de suprimento. Neste contexto, quanto maior a acuracidade da previso da demanda melhor ser o desempenho da empresa. Em sentido contrrio, o nvel das variaes pode levar ao no atendimento da demanda, atraso neste atendimento e/ou excesso de estoques. Certamente, estas condies aumentam os custos do produto e afetam a lucratividade do negcio. CONCEITO: a estimativa de vendas futuras (produtos e servios). o ponto de partida para todo o planejamento da utilizao dos recursos de uma Empresa: pessoas, materiais, equipamentos, informaes, utilidades, estratgias, parcerias, instalaes, etc. MTODOS DE PREVISO: o comportamento do passado a base para se inferir sobre o comportamento do futuro. Os mtodos no conduzem a resultados precisos e a chance de erros tanto maior quanto maior seja o horizonte de previso. Apesar desta dificuldade: muitos mtodos nos oferecem recursos para prever dentro de intervalos de valores/preciso; possvel controlar o erro da previso e escolher mtodos mais adequados. Tipos de Mtodos de Previso da Demanda: MTODOS QUALITATIVOS so baseados no julgamento e na experincia das pessoas. No se restringe apenas s previses, estendendo-se tambm, na anlise do comrcio internacional, inovaes tecnolgicas, tendncias econmicas e polticas, etc. MTODOS QUANTITATIVOS so aquele que utilizam modelos matemticos e dados de consumo passado. Mtodo da Mdia Mvel Simples: mdia aritmtica dos ltimos n valores da demanda real (passado); Mtodo da Mdia Mvel Ponderada: mdia ponderada do n valores da demanda real. Soma dos pesos igual a 1; EXEMPLO: Um determinado produto apresenta a seguinte evoluo de vendas/demanda (em 1.000 unidades): Jan = 10; Fev = 15; Mar = 15; Abr = 18; Mai = 20; MMS: PREV (jun) = (15 + 18 + 20) / 3 = 53 / 3 = 17.7 MMP: PREV (jun) = 0.2 x 15 + 0.3 x 18 + 0.5 x 20 = 18.4 17.700 un. n=3 n=3

18.400 un.

A definio das previses de demanda feita por meio das seguintes etapas: Definir o uso da previso Selecionar os itens a serem previstos Definir o horizonte temporal da previso Selecionar o(s) modelo(s) de previso Coletar dados Fazer a previso Validar e implementar os resultados

O horizonte temporal da previso classificado como: Descrio Horizonte temporal Curta abrangncia Durao Mdia abrangncia Longa abrangncia Mais de 3 anos

Normalmente 3 meses a 3 anos menos de 3 meses, mximo de 1 ano Agendamento de Planejamento de tarefas, tarefas do vendas e trabalhador produo, oramento

Aplicabilidade

Desenvolvimento de novos produtos, planejamento de instalaes

Como uma previso de demanda definida? Existem duas abordagens para definir uma previso de demanda: (1) abordagem qualitativa, (2) abordagem quantitativa. A comparao entre dessas duas abordagens demonstrada a seguir: Descrio Abordagem qualitativa Abordagem quantitativa Aplicabilidade Utilizada quando a situao vaga e existem poucas informaes (por exemplo, novos produtos e tecnologias) Utilizada quando a situao estvel e h histrico de informaes (por exemplo, produtos existentes, tecnologia corrente)

Consideraes Envolve intuio e experincia Envolve tcnicas matemticas Tcnicas Jri de opinio executiva Modelos de sries temporais Composto por fora de vendas Modelos causais Mtodo Delphi Pesquisa de mercado consumidor

Mtodos de previso qualitativa Sua empresa poder testar qualquer um dos mtodos de previso qualitativa a seguir, caso no haja dados histricos das vendas de produtos . Mtodo qualitativo Descrio Jri de opinio executiva As opinies de um pequeno grupo de gestores de alto nvel so conciliadas e, juntas, estimam a demanda. O

grupo utiliza suas experincias de gerenciamento e, em alguns casos, combinam os resultados dos modelos estatsticos. Estimativa da fora de vendas solicitado que os vendedores (por exemplo, para uma cobertura territorial) projetem suas vendas. Porque o vendedor a pessoa mais prxima do mercado, ele sabe o que o cliente deseja. Essas projees so ento combinadas municipal, rural e regionalmente. Defini-se um grupo de especialistas como: tomador de decises, funcionrio comum ou especialista do setor, sendo que cada um deles poder , individualmente, fornecer seu parecer sobre a demanda. Um processo repetitivo conduzido at que os especialistas cheguem a um consenso.

Mtodo Delphi

Pesquisa de mercado Pergunta-se aos clientes quais so seus planos de consumidor compra e seus comportamentos planejados de compra. Um grande nmero de entrevistados necessrio para que seja possvel generalizar certos resultados. Mtodos de previso quantitativa H dois tipos de modelos de previso: (1) um modelo de sries temporais e (2) um modelo causal. Uma srie temporal um conjunto de informaes numricas distribudas uniformemente obtida pelas respostas dadas em um perodo regular de tempo. No modelo de sries temporais , a previso baseada somente em valores anteriores e assume que os fatores influenciando as vendas de seus produtos no passado, presente e futuro continuaro. Por outro lado, o modelo causal utiliza uma tcnica matemtica, conhecida como anlise de regresso, que relaciona uma varivel dependente (por exemplo, demanda) a uma varivel independente (por exemplo, preo, publicao etc.) em forma de uma equao linear. Estoque Os estoques so uma forma da organizao proteger-se da imprevisibilidade dos processos com os quais lida ou est envolvida, a falta de qualidade de seus processos internos bem como dos externos dos quais depende pressionam no sentido de elevar o volume de estoques. Os estoques so compostos de: matria-prima, material auxiliar, material de manuteno, material de escritrio, material e peas em processos e produtos acabados.

Eles so necessrios para compensar a imprevisibilidade dos processos organizacionais e ambientais.

Justificativas para os estoques: internas: quebras de equipamentos, no cumprimento de prazos e condies de fornecimentos pelos fornecedores, fragilidade dos processos gerenciais especialmente planejamento;

Externas: variao da demanda, condies climticas, scio-econmicas, entre outros, so eventos externos organizao e que podem demandar estoques de proteo para regular o processo de produo e entrega de produtos.

Funes associadas ao controle de estoques: determinar o qu deve permanecer em estoque. Nmero de itens; determinar quando se devem reabastecer os estoques. Periodicidade; determinar quanto de estoque ser necessrio para um perodo determinado; acionar o Departamento de compras para executar a aquisio de estoque; receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; controlar os estoques em termos de quantidade e valor e fornecer informaes sobre a posio do estoque; manter inventrios peridicos para avaliao das quantidades e estados dos materiais estocados; e identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados. Atitudes operacionais envolvendo planejamento e controle de estoques: Assegurar o suprimento de matria prima, material auxiliar, peas e insumos ao processo de fabricao de acordo com as necessidades organizacionais (quantidade, tempo e qualidade desejados); Manter nveis de estoques que otimizem os custos de atendimento da demanda e manuteno de estoques; Identificar e eliminar os materiais obsoletos; No aceitar erros quanto condio de falta ou excesso em relao s vendas. Precaver-se quanto a perdas, danos, extravios ou mau uso;

Manter as quantidades em relao s necessidades e aos registros; Fornecer informaes adequadas ao planejamento de curto, mdio e longo prazo, das necessidades de materiais e estoques; Manter os custos em nveis econmicos, levando em conta os volume de vendas, prazos, recursos e seu efeito sobre o custo de venda do produto. Objetivos do planejamento do estoques: Objetivo de custo: tem como objetivo determinar o ponto timo dos custos de armazenagem, de pedidos e de falta, para melhor atender demanda de mercado e aos acionistas. Objetivo de Nvel de Servio: Visa atender as necessidades do cliente em relao a datas de entrega dos pedidos. Esse modelo procura considerar os estoques para atender a qualquer solicitao do mercado, atravs da definio de percentual de grau de atendimento. Quanto maior for o grau de atendimento, maior ser o custo de manuteno de estoque. Objetivo de Retorno de Capital: Este objetivo procura reduzir os volume financeiro empenhado em estoque e ao mesmo tempo maximizar a relao lucro/estoque mdio. Alis, a relao entre o lucro das vendas anuais e o capital investido em estoques utilizada como um dos indicadores do processo de gerenciamento de estoques 1- Estoque de Segurana e/ou Mnimo Tambm conhecido por Estoque Mnimo ou Estoque Reserva. uma quantidade mnima de peas que tem de existir no estoque com a funo de cobrir possveis variaes do sistema (atraso, retrabalho, refugo, aumento da demanda, etc). Finalidade: No afetar o processo produtivo e, principalmente, no acarretar transtornos aos clientes por falta de material e, conseqentemente, atrasar a entrega do produto ao mercado. Entretanto, h uma grande dificuldade em determinar o ES com exatido, dada a variedade de fatores, tais como: maior ou menor velocidade na razo de consumo; a variao na freqncia com que a pea requisitada no almoxarifado; falha no abastecimento do fornecedor. a) Clculo do Estoque de Segurana F r m u l a s im p l e s : E S = K x C K=fatordesegurana C = c o n s u m o m d i o m e n s a l ( d e s v i o s e n t r e o s c o n s u m o s e s t im a d o se os realizados). F a to r d e S e g u r a n a (K ) K = F a to r d e s e g u r a n a

Motivo de uso: Diversificao dos materiais; Crises de fornecimento; Consumo imprevisto.

2- Sistema Ponto de Pedido (PP) a quantidade de peas que temos em estoque que garante o abastecimento no processo produtivo para que no sofra problemas de falta de produto, enquanto aguardamos a reposio do produto (tempo de reposio). Frmula PP = ( C x TR ) + Es onde: PP = Ponto de Pedido C = consumo normal da pea TR = tempo de reposio Es = estoque de Segurana

ANEXO 2- GLOSSRIO LOGSTICO

ABASTECIMENTO DIRETO (DIRECT SUPPLY) um canal de distribuio com a ausncia de intermedirios entre o produtor e o consumidor, no qual o produtor assume as responsabilidades que normalmente so funes de um intermedirio. ABASTECIMENTO INTEGRADO (INTEGRATED SUPPLY) uma aliana ou um compromisso a longo prazo entre duas ou mais organizaes com o propsito de atingir negcios especficos atravs da maximizao da eficincia de cada recurso das empresas participantes. O relacionamento baseado na confiana, dedicao a objetivos comuns, e um entendimento das expectativas individuais de cada um. ACURACIDADE (ACCURACY) Grau de ausncia de erro ou grau de conformidade com o padro. Acuracidade diferente de preciso. Por exemplo, um cdigo de quatro dgitos menos preciso do que um cdigo de seis dgitos. Entretanto, um cdigo de quatro dgitos adequadamente computado pode apresentar maior acuracidade do que um cdigo de seis dgitos inadequadamente computado. ACURACIDADE DE REGISTROS (RECORD ACCURACY) Conformidade dos dados de registro com os dados fsicos. Por exemplo, em um sistema de controle de estoque, lista de materiais, lista de funcionrios; e outras. ANLISE DE FATOR COM PESO (WEIGHTED FACTOR ANALYSIS) Tomada de deciso baseada em uma combinao de diversos fatores, tanto qualitativos quanto quantitativos. Primeiramente, faz-se a identificao dos fatores para, em seguida, estabelecer os pesos e classificar as opes. ANLISE DE INPUT/OUTPUT (INPUT/OUTPUT ANALYSIS) Anlise das relaes mtuas entre as variveis decisivas para os processos de produo e

distribuio em um centro de produo, distribuio, unidade industrial, setor e/ou empresa toda quanto a entrada e sada de produtos necessrios para o processo. ANLISE DE SUPORTE LOGSTICO (LOGISTICS SUPPORT ANALYSIS) Processo interativo analtico, parte do processo de engenharia de sistemas, elaborado para identificar e avaliar o suporte logstico para um sistema: gerando consideraes de suporte para influenciar o projeto; definindo as necessidades de suporte relacionadas otimizao do projeto e umas s outras; adquirindo suporte necessrio; fornecendo suporte necessrio durante a fase de operao. ANLISE DO CICLO DE VIDA (LIFE CYCLE ANALYSIS) Tcnica quantitativa de previso que se baseia na aplicao de padres antigos dos dados de demanda de produtos similares para a nova famlia de produtos, cobrindo as fases de lanamento, crescimento, maturidade, saturao e declive. ANLISE DO FLUXO DE MATERIAIS (MATERIAL FLOW ANALYSIS) Utilizao dos dados coletados para se fazer o clculo do fluxo de materiais entre cada unidade de processamento. ANLISE DOS GERADORES DE CUSTOS (COST DRIVER ANALYSIS) Exame, quantificao e discusso dos efeitos dos geradores de custos. A administrao emprega, com frequncia, os resultados da anlise dos geradores de custos em programas de melhoria continua, para auxiliar na reduo do tempo de processamento, aprimorar a qualidade e reduzir custos. ARMAZENAGEM (WAREHOUSING) a denominao genrica e ampla que inclui todas as atividades em um local destinado guarda temporria e distribuio de materiais (depsitos, almoxarifados, centros de distribuio e outras) ARRANJO FSICO (LAYOUT) a arte e a cincia de se converter os elementos complexos e inter-relacionados da organizao da manufatura e instalaes fsicas em uma estrutura capaz de atingir os objetivos da empresa. ATACADISTA (WHOLESALER) Intermedirio entre fabricantes e varejistas em vrias atividades como promoo, armazenagem e programao de transporte e distribuio tsica. ATIVIDADE DE VALOR AGREGADO (VALUE-ADDED ACTIVITY) Uma atividade que contribui para adicionar valor ao cliente ou satisfazer uma necessidade organizacional. O valor agregado reflete uma crena de que a atividade no pode ser eliminada sem uma reduo de quantidades, da capacidade de reao ou da qualidade dos resultados desejados pelos clientes ou pela organizao. ATIVIDADE QUE NO AGREGA VALOR (NON-VALUE-ADDED ACTIVITY) Uma atividade que considerada como no contrbuidora para o processo de adicionar valor ao cliente ou para as necessidades organizacionais. A designao "que no adiciona valor" reflete uma crena de que a atividade pode ser reestruturada. reduzida ou eliminada, sem a correspondente reduo das quantidades, da capacidade de reao, da qualidade dos resultados desejados pelos clientes ou pela organizao. ATIVIDADES DE APOIO (SUPPORT ACTIVITIES) Atividades internas do negcio que capacitam as atividades estratgicas do negocio, mas que so permanentes ou no diretamente relacionadas a metas especificas. B2B-BUSINESS-TO-BUSINESS Comrcio eletrnico entre empresas.

B2C - BUSINESS-TO-CONSUMER Comrcio eletrnico de empresas para o consumidor. C2B - CONSUMER-TO-BUSINESS (C2B - CONSUMER-TO-BUSINESS) Aqui se encaixa o leilo reverso. Ao invs do consumidor procurar o melhor lugar para comprar o que deseja e de acordo com suas possibilidades, so as companhias que devem se adequar e tentar oferecer a melhor proposta. C2C - CONSUMER-TO-CONSUMER (C2C - CONSUMER-TO-CONSUMER) onde consumidores negociam com consumidores. O exemplo clssico so os leiles virtuais. CADEIA DE ABASTECIMENTO ELETRNICO (E-SUPPLY CHAIN) Um conceito em que todos os participantes de uma cadeia de abastecimento esto conectados em rede para simultaneamente responder as necessidades dos clientes finais. CADEIA DE ABASTECIMENTO (SUPPLY CHAIN) A cadeia de abastecimento (Supply Chain) constituda pelo conjunto de organizaes que mantm relaes mtuas no sentido do incio e do final da cadeia logstica, criando valor na forma de produtos e servios, desde os fornecedores at o consumidor final. CADEIA DE VALOR (VALUE CHAIN) As funes dentro de uma empresa que agrega valor aos produtos ou servios que a organizao vende para os clientes e pelos quais recebe pagamento Uma tcnica popularizada por Michael Porter que define uma srie de atividades, agrupadas em atividades primrias e de apoio, que uma organizao desempenha para produzir valor agregado a seus produtos e servios. CANAIS DE ARMAZM NICO (SINGLE WAREHOUSE CHANNELS) Uso de um nico armazm que atende as necessidades do varejo dentro de determinada rea. O canal de armazm nico geralmente chamado de canal de disparo porque os produtos saem diretamente da fbrica para o atacadista, que ento atende as necessidades dos varejistas. CANAIS DE DISTRIBUIO (DISTRIBUTION CHANNELS) O meio de entrega de produtos ao consumidor final, incluindo o escoamento do varejista, pedidos postais, catlogos, e novas mdias, tais como TV, home shopping e comrcio eletrnico. CANAL (PIPELINE) Canal no qual o fluxo de material, pessoas e informaes, flui desde a fonte de abastecimento at o ponto de uso ou do ponto de falha at o ponto de reparo. CANAL ESCALONADO (ECHELON CHANNEL) Mtodo utilizado na movimentao de produtos das instalaes de um fabricante por uma srie de instalaes intermedirias at chegar ao varejista. Neste mtodo escalonado, cada n escalonado atende as necessidades do n seguinte. Uma expedio de uma fbrica pode consistir de um lote de determinado produto que seria movido para armazns multi-regionais. Nos armazns multi-regionais. uma operao de fracionamento de carga misturaria as combinaes destes produtos com outros para um novo armazm regional. CANAL LOGSTICO (LOGISTICS CHANNEL) Rede de intermedirios envolvidos na transferncia, armazenagem, movimentao e comunicaes - funes que contribuem para o fluxo eficiente de produtos. CANAL PS-PRODUO (POST-PRODUCTION CHANNEL) Segmento do canal logstico que tem por objetivo. incluir apenas as atividades encontradas depois que um produto sai da produo.

CANAL PR-PRODUO (PRE-PRODUCTION CHANNEL) Segmento do canal logstico que inclui somente as atividades encontradas antes da matriaprima e componentes entrarem na produo. CICLO DE FABRICAO (MANUFACTURING CYCLE) Tempo transcorrido entre o lanamento de uma ordem de fabricao para a fbrica e o envio ao cliente final ou o recebimento nos armazns de produtos acabados. CICLO DE VIDA DO PRODUTO (PRODUCT LIFE CYCLE) Perodo de tempo entre a data de introduo e a data final de um produto no mercado. Entre as fases do ciclo de vida pode-se distinguir: fase fase fase fase fase fase de de de de de de introduo crescimento maturidade saturao declnio retirada

CLASSIFICAO (ASSORTING ) Atividade de separar itens nas categorias que os clientes e usurios finais necessitam. A atividade geralmente realizada em instalaes de distribuio orientadas ao mercado. CLASSIFICAO ABC (ABC CLASSIFICATION) Utilizao da Curva de Pareto para classificar produtos em trs categorias, usando algum tipo de critrio como demanda e valor. Classificao de um grupo de produtos em trs categorias usando determinado critrio como por exemplo demanda, valor de consumo, valor do produto ou valor de turnover por perodo. Designam-se as categorias A, B e C: A- um pequeno grupo de produtos que representa uma - grande parte do valor de consumo total e/ou valor de produo ou valor de turnover por perodo. Esta categoria requer ateno especial. B- um grupo intermedirio que requer menor ateno do que a categoria A. C- um grande grupo de produtos que representa somente uma pequena parte do valor total de consumo e/ou valor de produo ou turnover. Relativamente, esta categoria a que requer mnima ateno. CLASSIFICAO DO FRETE UNIFORME (UNIFORM FREIGHT CLASSIFICATION) Um sistema de classificao de produtos similares dentro de categorias de taxas especficas. As categorias das taxas so baseadas nos atributos de movimentao de um produto, tais como volume, necessidades especiais de movimentao, valores, e outros. CLASSIFICAO GUS (GUS CLASSIFICATION) Classificao dos produtos em trs categorias em beneficio do fluxo de produtos e controle de estoques, com base em uma rea de aplicao de produtos. G = Geral: produtos que podem ser necessrios em vrios centros de operaes ou grupos principais de produtos e cuja administrao centralizada. U = nica: produtos que so usados somente em um centro de operaes ou grupo principal de artigos mas em vrios produtos. S = Especfico: produtos usados exclusivamente em um produto de nvel mais elevado e cuja aquisio pode ser efetuada por pedido individual. COMRCIO ELETRNICO (E-COMMERCE) o nome dado ao sistema comercial com a capacidade de realizar transaes envolvendo troca de bens ou servios entre duas ou mais partes de forma automtica, utilizando a Internet. Mais que uma transao ou intercmbio de pagamentos, o comrcio eletrnico ajuda a gerar demanda para produtos ou servios. melhorando a comunicao, o gerenciamento de pedidos e pagamentos. Isso permite minimizar custos mediante a reduo dos valores de transao e dos processos dos negcios. O e-commerce parte integrante do e-business. Refere-se a usar a

Internet, comunicaes digitais e aplicativos da Tecnologia da Informao para possibilitar o processo de compra ou venda. Alguns especialistas definem e-commerce como todas as etapas que ocorrem em qualquer ciclo de negcios usando a tecnologia acima descrita. Outros, como compras feitas por consumidores ou empresas pela Internet. Uma outra definio engloba as transaes de suporte TI, como a venda de cdigo de computador por programadores que corre on-line. COMPRA (PURCHASING) O termo usado na indstria e administrao para denotar a funo e responsabilidade de adquirir materiais e servios. COMPRA CENTRALIZADA (CENTRALIZED PURCHASING) Na compra centralizada, um indivduo ou departamento posicionado dentro da organizao, o qual recebe autoridade para efetuar a maioria das compras. Existem diversas vantagens em se organizar este tipo de funo de compra, inclusive a facilidade de padronizao dos produtos, maior capacidade de alavancamento devido a uma maior quantidade de compras, maior controle sobre as compras, maior eficincia administrativa com os fornecedores e desenvolvimento de especializaes nas atividades de compra. Pode-se implementar a centralizao em uma organizao com instalao nica ou com diversas instalaes. COMPRA SEM PAPIS (PAPERLESS PURCHASING) Operao de compra que utiliza sistemas EDI para troca de informaes entre fornecedor e comprador evitando assim a necessidade de documentao impressa.

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ACTIVITY BASED COSTING - ABC) Mtodo contbil que permite que a empresa adquira um melhor entendimento sobre como e onde realiza seus lucros. CUSTEIO DO CICLO DE VIDA (LIFE CYCLE COST) Identificao, avaliao, seguimento e acmulo dos custos reais de cada produto desde a sua criao e desenvolvimento inicial at o servio ao cliente final e suporte ao mercado. CUSTO ALVO (TARGET COSTING) Um estratgico planejamento do lucro e um sistema de gerenciamento dos custos, que incorpora um estrito foco nas necessidades e valores dos clientes, e traduz estes requisitos na entrega de produtos e servios. Tambm empregado como um critrio para projeto no desenvolvimento de produtos. CUSTO DE INVENTRIO (INVENTORY COST) O custo de estocar produtos, usualmente expressado como uma porcentagem do valor do inventrio que inclui os custos de capital, de armazenagem, taxas, seguranas e depreciao dos equipamentos. CUSTO DE OBSOLESCNCIA (OBSOLESCENCE COST) Custo associado ao inventrio que se torna obsoleto. Pode ser ampliado para incluir custos como sucateamento e inservveis. CUSTO DE REPOSIO (REPLACEMENT COST) Mtodo para determinar o valor de estoques com base no custo da compra seguinte. CUSTO DIRETO DO PRODUTO (DIRECT PRODUCT COST) uma espcie de indicador para medida da lucratividade de um determinado produto, levando em considerao todos os custos diretos identificveis. CUSTO E FRETE (COST AND FREIGHT - C&F) Termo que indica que o vendedor deve assumir todos os custos necessrios para transportar a

mercadoria ao local de destino designado, mas o risco de perdas e danos das mercadorias bem como qualquer aumento das despesas transferido do vendedor ao comprador. CUSTO INTERNO DE FALHA (INTERNAL FAILURE COST) O custo das coisas indo erradas antes que o produto alcance o cliente final. Exemplos incluem sujeira. falhas de usinagem, refeitos em funo da qualidade, peas expedidas erradas e trabalho no feito. CUSTO MARGINAL (MARGINAL COST) O custo adicional de se produzir uma unidade adicional. CUSTO TOTAL DA DISTRIBUIO (TOTAL COST OF DISTRIBUTION) A soma dos custo de aquisio, transporte e armazena-gem no movimento dos produtos acabados atravs dos canais de distribuio at o diante final. CUSTO, SEGURO, FRETE (COST, INSURANCE, FREIGHT - CIF) Termo idntico a Custo e Frete mas, alm disto, o vendedor deve fornecer um seguro contra o risco de perdas e danos das mercadorias no decorrer do transporte. O vendedor firma o contrato com a seguradora e paga o prmio do seguro. DEMANDA (DEMAND) Necessidade de um produto ou componente especifico originada de uma srie de fontes, internas e externas. DEMANDA ANORMAL (ABNORMAL DEMAND) Mudana imprevista no nvel de pedidos de clientes. DEMANDA DE ARMAZM (WAREHOUSE DEMAND) Necessidade de reabastecimento de um item no estoque em determinado armazm. DEMANDA DEPENDENTE (DEPENDENT DEMAND) Demanda diretamente relacionada com, ou derivada da estrutura de uma lista de materiais de outros artigos, ou produtos finais. Estas demandas podem ento ser calculadas e no necessitam, ou dependem, de previses. Em um dado produto, tanto pode ocorrer demanda dependente, quanto demanda independente. Por exemplo: um componente pode ser, simultaneamente, pea referente a uma montagem ou uma pea de reposio. DEMANDA INDEPENDENTE (INDEPENDENT DEMAND) A necessidade de um item no est relacionada com outros itens. Por exemplo, peas de um produto em lanamento, isto , peas que no so baseadas em produtos instalados. DEMANDA INTERFBRICAS (INTERPLANT DEMAND) Necessidade de uma fbrica por uma produto ou pea que produzida por outra fbrica ou diviso na mesma empresa. Apesar de no ser um pedido de cliente, geralmente tratado pelo programa mestre de produo. DEMANDA IRREGULAR (LUMPY DEMAND) Entrada irregular de pedidos que causa picos e quedas na demanda da fbrica DISTRIBUIO (DISTRIBUTION) Processo de alocar e transportar produtos para vrios locais. Parte da cadeia de abastecimento que e responsvel pela movimentao de produtos entre cliente e fornecedor. DISTRIBUIO ATRAVS DE FLUXO (FLOW-THROUGH DISTRIBUTION) Um processo no qual os produtos vindos de mltiplas localizaes so levadas para a planta central (s vezes chamadas de "cross-dock"). So realocados de acordo com o destino de entrega e transporte no mesmo dia. Isto elimina a estocagem e a movimentao. reduz o nvel

de estoques alm da velocidade de resposta aos pedidos. O projeto, a locao e o gerenciamento do fluxo atravs da distribuio frequentemente uma parte da estratgia de reestruturao logstica de algumas empresas. DISTRIBUIO BIMODAL (BIMODAL DISTRIBUTION) aquela que apresenta duas curvas. com duas modas diferentes. Isto ocorre quando esto presentes duas populaes diferentes, tais cromo diferentes setores, mquinas, operadores, e outras. DISTRIBUIO COMPARTILHADA (SHARED DISTRIBUTION) Plano que permite que duas ou mais empresas compartilhem o armazm ou transporte para reduzir os custos totais ou para realizar economias de escala. DISTRIBUIO DE ERROS DE PREVISO (DISTRIBUTION OF FORECAST ERRORS) Uma estimativa feita para se obter quais so os erros que acompanham uma distribuio normal. Estes erros so traados em conseqncia da freqncia e servem para se fazer um estudo de tendncias e normalidades. DISTRIBUIO EXPONENCIAL (EXPONENTIAL DISTRIBUTION) Distribuio continua de probabilidades em que a probabilidade de ocorrncias aumenta ou diminui constantemente. O caso de aumento constante (distribuio exponencial positiva) usado para modelar fenmenos como nvel de atendimento ao cliente versus custo. O caso de diminuio constante (distribuio exponencial negativa) usado para modelar fenmenos como valor dado a qualquer perodo de tempo da demanda no ajuste exponencial. DISTRIBUIO FSICA (PHYSICAL DISTRIBUTION) Atividades relacionadas ao fluxo de produtos da converso ao cliente final. Parte da logstica empresarial que corresponde ao conjunto das operaes associadas transferncia dos bens objeto de uma transao, desde o local de sua produo at o local designado no destino, e ao fluxo de informaes associado. A distribuio fsica deve garantir que os bens cheguem ao destino em boas condies comerciais, oportunamente e a preos competitivos. Estas atividades incluem o fretamento do transporte, armazenagem, movimentao de materiais, empacotamento de proteo, e controle de estoque. DISTRIBUIO NORMAL (NORMAL DISTRIBUTION) Distribuio estatstica especfica em que a maioria das observaes enquadram-se prximas mdia e um desvio da mdia pode ser maior ou menor. Expressa graficamente, a distribuio normal se apresenta como uma curva em forma de sino. DISTRIBUIO RESPONSIVA (RESPONSIVE DISTRIBUTION) Distribuio de produtos com caractersticas de responsividade. DISTRIBUIO REVERSA (REVERSE DISTRIBUTION) Processo pelo qual uma empresa coleta seus produtos usados, danificados ou ultrapassados e/ou embalagem de usurios finais, tambm conhecido como logstica reversa. DISTRIBUIDOR (DISTRIBUTOR) Um terceiro responsvel pela distribuio dos produtos manufaturados. ECONOMIA DE ESCALA (ECONOMY OF SCALE) Fenmeno de reduo do custo unitrio em decorrncia da produo em grande escala, que gera uma distribuio dos custos fixos sobre uma quantidade maior de unidades. EMBALAGEM (PACKAGE) Envoltrio apropriado, aplicado diretamente ao produto para sua proteo e preservao.

EMBALAGEM DE APRESENTAO (WINDOW PACKAGE) Embalagem que envolve a embalagem de conteno, e com a qual o produto se apresenta ao usurio no ponto de venda. EMPODERAMENTO (EMPOWERMENT) Um processo de transferir autonomia para que os funcionrios de uma empresa aumentem seu domnio de competncia na busca de melhores resultados. ENDOSSO (ENDORSEMENT) Transferncia do direito de obteno da entrega dos produtos do transportador por mero da assinatura do destinatrio atrs de um conhecimento de embarque. Se no constar o nome do novo destinatrio, o endosso ser aberto, o que significa que qualquer um que estiver de posse do documento pode receber os produtos. ENTREGA A TEMPO (ON-TIME DELIVERY) Entrega de material ou produto 100% das vezes a tempo. A tempo significa que entregas adiantadas ou atrasadas no so aceitveis. ENTREGA DIRETA LOJA (DIRECT STORE DELIVERY) Um mtodo de entrega de mercadoria diretamente ao varejista atravs de uma salda nas instalaes do armazm que se destina ao varejo. ENTREGA DIRETA (DIRECT DELIVERY) Transporte de produtos diretamente do vendedor ao comprador. Freqentemente usado se uma empresa de terceira parte funcionando como intermediria entre ambos. ENTREGA FRACIONADA (SPLIT DELIVERY) Mtodo pelo qual uma grande quantidade solicitada em uma ordem de compra para garantir um preo inferior mas a entrega dividida em lotes de quantidades menores e entregue em datas diferentes para controlar os nveis de estoque, economizar espao em armazm, etc. ENTREGA PARCIAL (PART DELIVERY) Entrega de uma parte da quantidade total de produtos que devem ser entregues a um cliente em uma data especfica de entrega. ENTREGUE COM TAXAS PAGAS (DELIVERED DUTY PAID- DDP) Significa que o vendedor transfere os bens ao comprador, j desembaraados, no pais importador, porm sem serem descarregados de qualquer meio de transporte no focal de destino mencionado. O vendedor tem que assumir os custos e riscos at a chegada dos bens no local de destino mencionado, incluindo, quando for aplicvel, qualquer tributo (cuja definio abrange a responsabilidade e o risco pela realizao das formalidades aduaneiras e o pagamento dessas formalidades, tributos aduaneiros, taxas e qualquer outra despesa) necessrio para a importao no pais de destino. DDP representa a mxima obrigao para o vendedor. ENTREGUE NA FRONTEIRA (DELIVERED AT FRONTIER - DAF) Significa que o vendedor entrega ou transfere os bens quando os mesmos forem disponibilizados para o comprador na chegada do meio de transporte combinado, j desembarcados, no ponto e local indicados na fronteira (do pais de exportao) e antes da fronteira alfandegria do pas limtrofe, ficando a cargo do comprador o desembarao para importao. O termo fronteira deve ser usado para qualquer fronteira, incluindo nesse conceito o pais exportador. Assim sendo, ser de vital importncia que a fronteira em questo seja definida de forma precisa, indicando sempre o ponto e local. ENTREGUE SEM TAXAS PAGAS (DELIVERED DUTY UNPAID - DDU) Significa que o vendedor transfere os bens ao comprador, sem estarem desembaraados para importao, no pais importador e sem serem descarregados de qualquer meio de transporte utilizado at o local de destino mencionado. O vendedor deve assumir os custos e riscos at a chegada dos bens no local de destino designado. Os tributos devem ser assumidos pelo

comprador, assim como qualquer despesa e risco causados por ele ter falhado no instante de liberar os bens comprados. ENVOLTRIO (WRAPPER) Material que envolve produtos na operao de embalagem ou acondicionamento. EOUALIZAO DE FRETE (FREIGHT EOUALIZATION) Prtica adotada por fornecedores mais distantes para absorverem as cobranas adicionais de frete para corresponder s cobranas de frete de um fornecedor geografrcamente mais prximo do cliente. Isso feito para eliminar a vantagem de cobranas de frete inferiores que so oferecidas por fornecedores mais prximos do cliente. EQUILBRIO (EM TRANSPORTE) (BALANCE) Fluxo de trfego de igual porte em duas direes. O ideal que um veiculo carregado enviado do ponto de partida original ao destino retornasse totalmente carregado. ESTIVA (STOWAGE) Movimentao da mercadoria desde o momento em que est suspensa paralelamente ao costado do navio at que esteja definitivamente armazenada a bordo do mesmo, de forma que no possa sofrer deslocaes, danos ou deterioraes, ocupando o menor espao possvel e colocada de maneira que a sua posterior manipulao seja simples de efetuar. ESTOCAGEM (STORAGE) E uma das atividades do fluxo de materiais no armazm e o local destinado locao esttica dos materiais. Dentro de um armazm podem existir vrios locais de estocagem. O estoque uma parte da armazenagem. ESTOCAGEM A GRANEL (BULK STORAGE) Estocagem em grande escala de matrias-primas, componentes intermedirios e produtos acabados. Cada contenedor normalmente contm uma mescla de lotes e materiais que podem ser reaprovisionados, consumidos, ou empacotados simultaneamente. ESTOCAGEM EM LOCAL ALEATRIO (RANDOM-LOCATION STORAGE) Tcnica de estocagem em que as peas so colocadas em qualquer espao que estiver vazio quando chegam ao local de estocagem. Apesar deste mtodo randmico necessitar do uso de um arquivo localizador para identificar a localizao dos itens, geralmente exige menor espao de estocagem do que um mtodo para estocagem em local fixo. ESTOCAGEM EM LOCAL FIXO (FIXED LOCATION STORAGE) Designao de um local relativamente permanente para estocagem de cada item em um armazm ou instalao com esta finalidade. Enquanto este sistema requer mais espao para armazenar peas do que o sistema de estocagem em local aleatrio, as localidades lixas tornam-se familiares e neste caso no preciso um localizador. ESTOQUE AGREGADO (AGGREGATED STOCK) Estoque de qualquer grupo de itens ou produtos que envolve vrias SKUs. ESTOQUE DE ABASTECIMENTO ALTERNATIVO (ALTERNATE FEEDSTOCK) Abastecimento alternativo (backup) de determinado item para funcionar como substituto ou a ser usado com equipamento alternativo. ESTOQUE DE ANTECIPAO (ANTICIPATION INVENTORY) Estoque formado para nivelar as flutuaes previsveis na demanda, entrega ou produo de um item especfico. ESTOQUE DE MATERIAL EM PROCESSO (WORK IN PROCESS STOCK) Itens de terceiros ou itens internos que esto sendo processados, mas que ainda no um produto acabado. O termo estoque diferencia o material em progresso do estoque de material

em processo. O ltimo identifica o lato de que os materiais permanecem ociosos, como estoque, no sendo agregado nenhum valor. ESTOQUE DE MOVIMENTAO LENTA (SLOW MOVING STOCK) Estoques de materiais ou produtos que apresentam padro de vendas lento e irregular. ESTOQUE DE PROTEO (HEDGE INVENTORY) Tipo de estoque mantido para funcionar como pulmo contra algum evento que pode no ocorrer. O planejamento de estoque de proteo envolve especulao relacionada a greves, aumento de preos, questes governamentais no solucionadas e eventos que podem afetar drasticamente as iniciativas estratgicas da empresa Os riscos e conseqncias geralmente so elevados e geralmente preciso aprovao da afta direo. ESTOQUE DE SEGURANA (SAFETY STOCK) Estoque que serve como uma compensao para a quantia desejada nas diferenas entre o consumo previsto e o consumo real e entre os tempos de entrega esperado e real. Ao calcular o estoque de segurana, preciso considerar fatores cromo nvel de servio, flutuaes esperadas na demanda e prazos. ESTOQUE DE TRANSPORTE (TRANSPORTATION INVENTORY) Estoque em trnsito entre as localidades. ESTOQUE EM CONSIGNAO (CONSIGNMENT STOCK) Estoque de produtos com um cliente externo que ainda propriedade do fornecedor. O pagamento por estes produtos s feito quando eles so utilizados pelo cliente. ESTOQUE EM MOVIMENTO (MOVEMENT INVENTORY) Tipo de estoque em processo que surge devido ao tempo necessrio para mover os produtos de um lugar para outro. ESTOQUE EM TRNSITO (INTRANSIT STORE) Material em movimento entre duas ou mais localidades, que geralmente encontram-se geograficamente separadas; por exemplo, produtos acabados sendo expedidos de uma fbrica para um centro de distribuio. ESTOQUE FINAL (ALL-TIME INVENTORY) Estoque formado em vista do fato do produto no ser mais produzido. Se necessrio, este estoque pode ser incorporado ao estoque bloqueado para evitar entregas incidentais e/ou consumo para o qual no estaria reservado ESTOQUE FLUTUANTE (FLUCTUATION INVENTORY) Um estoque que utilizado para dar cobertura ao atendimento s exigncias inesperadas e manter os nveis adequados para atendera produo. ESTOQUE FOCADO (SPOT INVENTORY) Mtodo de contagem de estoque no qual somente um grupo especifico de itens contado. ESTOQUE INATIVO (INACTIVE INVENTORY) Itens obsoletos. que no foram usados ou vendidos em determinado perodo de tempo. O tempo varia conforme os produtos envolvidos. ESTOQUE INTERMEDIRIO (INTERMEDIATE STOCK) Estoque que serve para compensar as disparidades na velocidade de operaes sucessivas no processo de produo e as diferenas na sequncia que os produtos so manuseados em cada operao. O estoque intermedirio formado entre vrias fases de produo em uma empresa. Pode ter a funo do estoque de segurana.

ESTOQUE NO CANAL (PIPELINE STOCK) Estoque para cobrir o canal de transporte e o sistema de distribuio, incluindo o fluxo entre pontos de armazenagem intermediria. O tempo de fluxo na distribuio tem o efeito principal na quantidade de estoque necessrio na rede. Os fatores de tempo incluem transmisso, processamento, envio, transporte, recepo, estocagem, etc. ESTOQUE OBSOLETO (OBSOLETE STOCK) Estoque que no pode ser ou que provavelmente no ser consumido em processos futuros de produo ou vendido da maneira usual. ESTOQUE PERIDICO (PERIODIC INVENTORY) Estoque fsico adotado a intervalos recorrentes, por exemplo, mensal, trimestral ou anual. ESTOQUE PROJETADO DISPONVEL (PROJECTED ON HAND) Em MRP, saldo de estoque projetado. a soma de estoque disponvel menos as necessidades, mais os recebimentos programados (saldo disponvel projetado menos pedidos planejados). ESTOQUE PULMO (BUFFER INVENTORY) Quantidade de materiais que aguarda processamento Pode referir-se a matria-prima, produtos semi-acabados ou uma pendncia propositalmente mantida antes do centro de trabalho. ESTOQUE RESERVA (RESERVE STOCK) Veja Estoque de Segurana ESTOQUE SAZONAL (SEASONAL INVENTORY) Estoque formado antecipadamente para uma poca de pico. a fim de regularizar a produo e consumo. ESTOQUES CONSIGNADOS (CONSIGNED STOCKS) Estoques, geralmente de produtos acabados, que esto em posse dos clientes, distribuidores, agentes, etc., cuja propriedade continua sendo do fabricante por acordo entre eles. ESTOQUES DE PEDIDOS (ON-ORDER STOCK) Total de todos os pedidos de reabastecimento pendentes. O saldo de pedidos aumenta quanto um novo pedido liberado e diminui quando se recebe materiais frente a um pedido ou quando um pedido cancelado. ESTOQUES EM PISO-DE-FBRICA (FLOOR STOCKS) Estoques de peas baratas de produo que so mantidas na fbrica que os funcionrios da produo podem usar sem efetuar requisio. ESTRADOS (SKIDS) Peas usadas sob estruturas, caixas ou embalagens para elev-las do solo e permitir fcil acesso para empilhadeiras ou outros equipamentos de movimentao. ESTRATGIA DE CAPACIDADE (CAPACITY STRATEGY) Uma das aes estratgicas que uma empresa deve adotar como parte de sua estratgia de fabricao. Existem trs estratgias de capacidade que so comumente conhecidas: antecipada. postergada e de acompanhamento. A estratgia de capacidade antecipada se transmite na antecipao do aumento da demanda. A estratgia postergada se refere capacidade sobre a qual a empresa est operando, ou sobre a capacidade total. Estas duas estratgias podem ser combinadas e so chamadas de estratgia de gesto. A estratgia de acompanhamento se transmite em eliminar a capacidade para as pequenas quantidades, em um intento de responder a uma demanda mutante do mercado. Esta estratgia tambm conhecida como "estratgia de equilbrio".

ESTRATGIA DE MANUFATURA (MANUFACTURING STRATEG) Padro coletivo de decises que agem aps formulao e desdobramento de recursos de manufatura. Para ser mais eficaz, a estratgia de manufatura deve apoiar a direo estratgica geral da empresa e fornecer vantagem competitiva ESTRUTURA BSICA DE FLUXO DE PRODUTOS (BASIC STRUCTURE OF GOODS FLOW) Forma tpica em que os produtos e mercadorias so movimentadas por unidades diferentes de uma organizao de fornecedor para cliente. Pode-se representar graficamente para melhor visualizao e anlise das "linhas de ruptura" no (luxo de produtos, pontos de estoque. recursos compartilhados com outras combinaes de mercado/produto e penetrao dos pedidos dos clientes. ESTRUTURA DA REDE DE DISTRIBUIO (DISTRIBUTION NETWORK STRUCTURE) Os canais planejados de distribuio de estoque de uma ou mais fontes para centros de distribuio ou armazns. Um ou mais nveis podem compor a rede. ESTRUTURA DE ROTA DE CANAIS (CHANNEL ROUTE STRUCTURE) Uma rota fixa com vrias paradas s quais os equipamentos se movimentam. EXCEDENTE OU DEFICINCIA (SURPLUS OR SHORTAGE) Quantidade de produtos que a diferena entre a quantidade necessria e a quantidade acordada. Se esta diferena for positiva um surplus (excedente), e se for negativa, um shortage (deficincia). EXPEDIO (SHIPPING) Funo que oferece instalaes para a expedio de peas, produtos e componentes. Inclui embalagem, identificao, pesagem e carregamento de veculo para transporte, EXPEDIO DE PEDIDO (ORDER SHIPMENT) Atividade que se d do momento em que o pedido colocado no veiculo at o pedido ser recebido, verificado e descarregado no destino do comprador. EXTRANET Uma extenso de uma Intranet usando tecnologias de grupo para compartilhar dados, informaes e conhecimento atravs de uma cadeia de abastecimento, incluindo fornecedores e clientes. FACEAMENTO (FACING) O termo usualmente usado para descrever uma caracterstica do sistema de separao de pedidos. FATOR CRTICO DE SUCESSO (CRITICAL SUCCESS FACTOR) Uma condio mensurvel que deve ser satisfeita a fim de que o processo atenda aos requerimentos dos clientes. A condio pode ser fsica ou comportamental. FATOR DE OCUPAO DE CARGA (LOAD FACTOR) Quociente da carga real de uma produo (grupo de recursos de produo) ou departamento (ex. armazm/estoque) e a capacidade disponvel durante um perodo especifico. Indica at que ponto a capacidade usada durante um perodo especifico. FATOR DE REDUO (SHRINKAGE FACTOR) Fator percentual no registro mestre de um item que compensa a perda esperada durante o ciclo de manufatura seja aumentando as necessidades brutas ou reduzindo a quantidade de concluso esperada de pedidos planejados ou em aberto. FATOR DE SENSIBILIDADE DE LOTE (BATCH SENSITIVITY FACTOR) Multiplicador usado em regras de arredondamento visando determinar o nmero de lotes necessrios para produzir uma dada quantidade de produto.

FLUXO CONTNUO (CONTINUOUS FLOW) Refere-se a produtos, materiais, informaes, pessoas e quase tudo que se mova continuamente parando apenas quando se agrega valor diretamente. Em um fluxo continuo ideal, no h atrasos e o tempo de ciclo do processo igual ao tempo de ciclo terico. FLUXO CONTNUO DE DISTRIBUIO (CONTINUOUS FLOW DISTRIBUTION) Transferir os produtos de forma a responder s exigncias dos clientes enquanto se minimiza os custos totais de distribuio. FLUXO CONTNUO DE PRODUO (CONTINUOUS FLOW PRODUCTION) Produo sem lotes, na qual os produtos fluem de uma forma contnua ao invs de quantidades discretas, repetitivas ou no. FLUXO DE REPOSIO (FLOW REPLENISHMENT) Um modelo para reabastecimento de produto a um local de varejo. O estoque do varejista o qual mantido pelo fabricante e pelos vendedores aos clientes so registrados pelas transaes dos pontos de venda. O estoque automaticamente reabastecido pelo fabricante utilizando um acordo de mtodo de reabastecimento. FLUXO EM DEMANDA (DEMAND FLOW) Uma tcnica para acelerar a montagem de produtos finais. Fluxo em Demanda usa o conceito de um supermercado que pode ser montado para responder as necessidades reais dos clientes. FORNECEDOR TERCEIRIZADO (THIRD-PARTY PROVIDER) Uma empresa que fornece produtos e servios tais como transporte e logstica para outras empresas. FORNECEDOR NICO (SINGLE-SOURCE SUPPLIER) Uma empresa escolhida para ter 100% dos negcios para nica pea apesar de haver fornecedores alternativos disponveis GARGALO (BOTTLENECK) Instalao, funo, departamento ou recurso que impede a produo pois sua capacidade inferior ou idntica demanda. Ocorrem, ento, grandes filas na frente deste centro de trabalho. Um recurso considerado um gargalo quando a exigncia sobre ele maior ou igual a sua demanda mxima. GATEWAY (GATEWAY) Ponto de troca de mercadoria (em transporte). Ponto em que a carga passa para outro transportador ou modo de transporte. Acesso, entrada. GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT SCM) Um processo de integrao que combina as funes da logstica clssica de distribuio fsica e o gerenciamento de materiais com a compra de matrias-primas e/ou componentes, tecnologia de informaes e funes de planejamento estratgico. Abordagem integral que envolve questes fundamentais relacionadas cadeia de abastecimento como estratgias funcionais, estrutura organizacional, tomada de deciso, administrao de recursos, funes de apoio, sistemas e procedimentos. GERENCIAMENTO DA DEMANDA (DEMAND MANAGEMENT) Funo de controle e gesto de toda a demanda dos produtos para assegurar que o planejamento mestre seja cumprido. Compreende as atividades de previso, entrada de pedidos, compromisso de entrega, necessidade dos armazns, pedidos entre plantas e necessidades de reposio.

GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS (CATEGORY MANAGEMENT) A administrao de categorias de produtos como unidades estratgicas, unidades de negcio. GESTO DE ESTOQUE AGREGADO (AGGREGATE INVENTORY MANAGEMENT) Estabelecer os nveis globais de estoque desejados e implementar controles para assegurar que as decises individuais de reabastecimento atinjam esta meta. GESTO DE INVENTRIO (INVENTORY MANAGEMENT) O processo que assegura a disponibilidade de produtos atravs da atividade de administrao do inventrio tais como planejamento, posicionamento do estoque, e monitorao da idade dos produtos. GESTO DO PULMO (BUFFER MANAGEMENT) Uma tcnica utilizada para gerenciar a proteo necessria e o processo de materiais dentro de uma fbrica. GIRO DE INVENTRIO (INVENTORY URNS) O nmero de vezes que o inventrio movimenta durante o ano. Uma forma de calcular os giros de estoque dividir a demanda anual de uma pea (ou peas) pelo volume da pea atualmente em um armazm, no cho de fbrica ou em outro estoque. Por exemplo: um custo mdio de vendas de $20 milhes dividido entre um inventrio mdio de $2 milhes, significa que temos uma rotao de inventrio de 10 vezes ao ano. GIROS DE ESTOQUES EM UMA CADEIA DE ABASTECI-MENTO TOTAL (TOTAL SUPPLY CHAIN INVENTORY TURNS) Total de unidades vendidas por ano dividida pela mdia das unidades dos produtos acabados nas mo dos fabricantes e distribuidores dentro de uma cadeia de fornecimentos, incluindo as prateleiras das lojas. GRFICO DE GANTT (GANTT CHART) Forma de visualizar o cronograma, que permite apresentar a evoluo do projeto em um grfico de barras. GRFICO DE PARETO (PARETO CHART) Ferramenta simples para classificao de causas como mais ou menos significativas O princpio de Pareto integra as sete ferramentas da qualidade e sugere que a maioria dos efeitos derivam de um nmero relativamente pequeno de causas. Veja tambm Princpio de Pareto. INVENTRIO (INVENTORY) Estoques ou itens que do suporte produo (matria-prima e itens de material em processo), atividades de apoio (manuteno e reparo) e atendimento ao cliente (produtos acabados e sobressalentes). uma medida utilizada para gerenciar uma empresa TOC. Ela definida por Eli Goldratt como: `Todo o capital que o sistema investe na aquisio de coisas que o sistema pretende vender". INVENTRIO ADMINISTRADO PELO FORNCEDOR (VENDOR MANAGED INVENTORY VMI) Sistema de parceria em que o fornecedor, por iniciativa prpria, repe de forma continua os estoques do cliente, com base em informaes de estoque, obtidas via Internet ou por outros meios. Estratgia que permite que o fornecedor veja a disponibilidade de seu produto no cliente, eletronicamente. INVENTRIO ATIVO (ACTIVE INVENTORY) Estoque que abrange matria-prima, material em processo, produtos acabados, que sero usados ou medidos durante um perodo especifico.

INVENTRIO DE HABILIDADES (SKILLS INVENTORIES) Arquivo organizado de informaes sobre as habilidades de cada funcionrio, capacidades, conhecimento e experincia, geralmente mantido pelo departamento pessoal. INVENTRIO DE PAREDE A PAREDE (WALL-TO-WALL INVENTORY) Contagem total de inventrio fsico que inclui tudo no armazm ou fbrica. INVENTRIO EXCEDENTE (EXCESS INVENTORY) Qualquer estoque no sistema que exceda a quantia mnima necessria para atingir o resultado desejado ou que exceda a quantia mnima necessria para atingir o desempenho desejado no prazo. INVENTRIO FINAL (ENDING INVENTORY) Declarao das quantidades disponveis ou valor monetrio de uma SKU no final de um perodo, geralmente determinado por um estoque fsico. INVENTRIO FISICO (PHYSICAL INVENTORY) A quantidade de produtos em estoque que separada-mente identificvel em um local especifico (armazm, estoque ou outro local de estocagem) expresso em termos quantitativos e/ou financeiros. INVENTRIO MDIO (AVERAGE INVENTORY) Calcula-se como sendo a metade do tamanho do lote mais o estoque de segurana, quando se espera que a demanda e o tamanho do lote seJa relativamente uniforme no tempo. Historicamente. a mdia pode ser calculada como sendo a mdia de diferentes observaes do inventrio tomadas durante vrios perodos histricos de tempo. Exemplo: Pode-se falar na mdia dos inventrios ao finalizar cada perodo. Quando a demanda e o tamanho dos lotes no so uniformes, pode-se representar graficamente o nivel de estoque frente ao tempo para se falar na mdia. INVENTRIO PERPTUO (PERPETUAL INVENTORY) Sistema de registro de estoques em que cada transao registrada e efetua-se o cmputo do novo saldo. JIT - JUST-IN-TIME Filosofia de manufatura baseada na eliminao de toda e qualquer perda e na melhoria contnua da produtividade. Envolva a execuo com sucesso de todas as atividades de manufatura necessrias para gerar um produto final, desde a engenharia do projeto entrega, incluindo todas as etapas de converso de matria-prima em diante. Os elementos principais do Just-in-Time so ter somente o estoque necessrio, quando necessrio: melhorar a qualidade tendendo a zero defeitos: reduzir lead times reduzindo os tempos de setup, filas e tamanhos de lote; revisar incrementalmente as operaes e realizar tudo isto a um custo mnimo. De forma ampla, aplica-se a todas as formas de manufatura, sees de trabalho e processos, bem como atividades repetitivas. LEILO REVERSO (REVERSE AUCTION) Sistema de leilo em que o comprador anuncia o que pretende comprar e convida os fornecedores a apresentarem suas propostas para aquele tipo de produto. Vence quem tiver melhores condies de preo e prazo, colocadas sob sigilo LOGSTICA (LOGISTICS) o processo de planejamento, implementao e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matrias-primas, estoque em processo, produto acabado e informaes relacionadas, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente, em uma mesma organizao. Em um contexto industrial, a arte e cincia de administrao e engenharia para obter, produzir e distribuir materiais e produtos a um local especifico e em quantidades especificas. Em um sentido militar tambm pode significar o movimento de pessoal/ recursos.

LOGSTICA CONTRATADA (CONTRACT LOGISTICS) E a contratao de terceiros a fim de que eles planejem, implementem e controlem a eficincia, o custo do fluxo e a armazenagem: da matria prima, estoque em processo, produtos acabados alm das informaes relacionadas desde o ponto de origem at o ponto final, ou de qualquer outra parte que venha a informao. LOGSTICA DE ABASTECIMENTO (PROVISION LOGISTICS) Atividade que administra o transporte de materiais dos fornecedores para a empresa, descarregamento no recebimento, e armazenagem das matrias-primas e componentes. Estruturao da modulao de abastecimento, embalagem de materiais, administrao do retorno das embalagens, e decises sobre acordos no sistema de abastecimento da empresa. LOGSTICA DE DISTRIBUIO (DISTRIBUTION LOGISTICS) Administrao do centro de distribuio, localizao de unidades de movimentao nos seus endereos, abastecimento da rea de separao de pedidos, controle da expedio, transporte de cargas entre fbricas e centros de distribuio e coordenao dos roteiros de transporte, LOGSTICA DE MANUFATURA (MANUFACTURING LOGISTICS) Atividade que administra a movimentao para abastecer os postos de conformao e montagem, segundo ordens e cronogramas estabelecidos pela programao da produo. Desova das peas conformadas como semi-acabados e componentes, e armazenagem nos almoxarifados de semi-acabados. Deslocamento dos produtos acabados no final das linhas de montagem, para os armazns de produtos acabados. LOGSTICA DE SUPRIMENTOS (INBOUND LOGISTICS) Parte da logstica empresarial que corresponde ao conjunto de operaes associadas ao fluxo de materiais e informaes, desde a fonte de matrias-primas at a entrada da fbrica. LOGSTICA TERCEIRIZADA (THIRD-PARTY LOGISTICS) Empresa que administra toda ou parte das operaes logsticas de outra empresa. LOGSTICA INTEGRADA (INTEGRATED LOGISTICS) um amplo sistema de viso gerencial da cadeia de abastecimento, desde o fornecimento de matrias-primas e insumos at a distribuio do produto acabado ao cliente final (consumidor). Pode ainda ser considerado o retorno dos resduos oriundos do produto, tais como embalagens e o produto propriamente dito para reciclagem. LOGSTICA NOS NEGCIOS (BUSINESS LOGISTICS) O processo de planejamento, implementao e controle da eficincia, fluxo efetivo e armazenagem de produtos acabados, servios e Informaes desde o ponto de origem at o ponto de consumo com o propsito de atender as necessidades dos clientes. Note que estas definies incluem suprimentos. LOGSTICA REVERSA (REVERSE LOGISTICS) Atividades e habilidades gerenciais logsticas relacionadas a reduo, administrao e disposio de detritos perigosos ou no derivados de produtos ou embalagens. Inclui distribuio reversa que faz com que os produtos e Informaes sigam na direo oposta das atividades logsticas normais. Historicamente, o processo logstico termina uma vez que o produto alcana o consumidor. A logstica reversa mistura as atividades da logstica clssica com as atividades da logstica conservadora, executando atividades de reciclagem e controle as quais preservam o meio ambiente e conservam as matrias primas. LOTE (BATCH) Quantidade definida de um produto ou componente que tratada e identificada como uma entidade no que diz respeito a certas operaes, como por exemplo, movimentao, processamento, aquisio, produo, transporte.

LOTE DE CAMINHO (TRUCKLOAD LOT) Expedio de um caminho qualificado em um ndice de frete menor porque atinge um peso e/ou volume mnimo. LOTE DE TRANSFERNCIA (TRANSFER BATCH) Quantidade de um item movido entre centros de trabalho sequenciais durante a produo. A quantidade de unidades que so movimentadas de uma s vez de um recurso para o prximo LOTE ECONMICO (ECONOMIC ORDER QUANTITY - EOQ) E a quantidade de produtos que deve ser produzida, comprada ou transportada de uma vez e que calculado com base em uma anlise econmica. LOTE FRACIONADO (SPLIT LOT) Quantidade de ordem de manufatura fracionada em duas ou mais quantidades menores, geralmente depois do pedido ter sido liberado. As quantidades de um lote fracionado podem ser administradas paralelamente ou uma parte da quantidade original pode ser enviada com antecedncia para uma operao subsequente enquanto concludo o trabalho na quantidade restante. O objetivo de se dividir um lote reduzir o lead time de parte do pedido. LOTE PILOTO (PILOT LOT) Pedido preliminar relativamente pequeno de um produto. O propsito deste lote pequeno correlacionar o projeto de produto com o desenvolvimento de um processo de manufatura eficiente. LOTE POR LOTE (LOT FOR LOT) Tcnica de dimensionamento de lote que gera pedidos planejados em quantidades iguais para as necessidades individuais em cada perodo. MANUFATURA GIL (AGILE MANUFATURING) Um passo alm da manufatura enxuta, baseada nos princpios de entrega de valor ao cliente, sendo comprometido com a mudana, valorizao do ser humano e formao de parcerias virtuais. MANUFATURA CELULAR (CELLULAR MANUFACTURING) Processo de fabricao de famlias de peas dentro de uma nica clula de mquinas, operadas apenas dentro de uma linha ou clula. MANUFATURA DISCRETA (DISCRETE MANUFACTURING) Produo de artigos diferenciados como por exemplo automveis e computadores. MANUFATURA ENXUTA (LEAN MANUFATURING) Baseada no Sistema Toyota de Produo, uma srie de processos flexveis que permitem a fabricao de determinado produto a um custo mais baixo. Uma abordagem de produo que considera que o abastecimento das operaes subsequentes na exata quantidade da necessidade para atender a demanda dos consumidores. Completando, o fluxo de produo enxuto, sem extra, sem estoques, no momento certo. oposto ao sistema tradicional de manufatura que forma estoques. MANUFATURA REPETITIVA (REPETITIVE MANUFACTURING) Produo de unidades discretas, planejadas e executadas conforme um programa, geralmente em volumes e velocidades relativamente elevados. O material tende a mover-se em fluxo continuo durante a produo, mas pode-se produzir itens diferentes sequencialmente naquele mesmo fluxo. MANUTENO (MAINTENANCE) Combinao de todas as aes tcnicas, econmicas e administrativas visando manter ou alterar a condio de um item para que possa desempenhar a funo necessria.

MANUTENO, REPARO E OPERAO (MAINTENANCE, REPAIR AND OPERATION MRO) Uma categoria de atividades que ocorrem aps a venda do produto. MRO freqentemente demanda um projeto especial da cadeia de abastecimento e pode ser um importante fator de sucesso de um produto que tem um ciclo de vida longa. MARKETPLACE Sites em que compradores e fornecedores se comunicam, trocam informaes, fazem transaes, efetivam concorrncias e leiles, coordenam informaes estratgicas (como estoques) e administram pedidos. Business-to-Busmess (B2B)- Realizao de negcios entre as empresas pela Internet. Business-to-Consumar (B2C) - Realizao de negcios pela Internet entre a empresa e o consumidor final. MTODO DE TRANSPORTE (TRANSPORTATION METHOD) Modelo linear de programao relacionado minimizao de custos relacionado s necessidades de abastecimento em vrias localidades, de diversas fontes, com custos diferentes relacionados a vrias combinaes de fonte e localizao. MTODO DELPHI (DELPHI METHOD) Tcnica para previso qualitativa em que as opinies de experts so associadas em uma srie de reiteraes/ repeties. Os resultados de cada reiterao so usados para desenvolver a seguinte, para haver convergncia na opinio dos experts. MTODO DO CAMINHO CRTICO (CRITICAL PATH METHOD - CPM) Tcnica de planejamento em rede usada para planejar e controlar as atividades necessrias para execuo de um projeto. Mostrando cada uma destas atividades e o tempo associado, possvel determinar o "caminho critico", identificando os elementos que restringem o tempo total de projeto MTODO DOS MNIMOS QUADRADOS (LEAST SOUARE METHOD) Mtodo de ajuste de curvas que seleciona a linha de menor ajuste aos pontos pelo clculo da mnima soma dos quadrados dos desvios dos pontos linha. MODELO DE ESTOQUE COM CICLO FIXO DE REPOSIO DE PEDIDO (FIXED REORDER CYCLE INVENTORY MODEL) Forma de modelo Independente de gerenciamento da demanda em que um pedido efetuado a cada n unidades de tempo. A quantidade de pedido varivel e substitui essencialmente os itens consumidos durante o perodo de tempo atual. Consideremos M o estoque mximo desejado a qualquer momento e x a quantidade disponvel no momento em que o pedido efetuado. Depois, iro modelo mais simples, a quantidade de pedido ser M-x. A quantidade M deve ser suficientemente grande para cobrir e demanda mxima esperada durante o lead time mais um intervalo de reviso. O modelo de quantidade de pedido torna-se mais complicado sempre que o lead time de reabastecimento excede o intervalo de reviso porque pedidos pendentes tm de ser levados em considerao. Tais sistemas de repetio de pedidos s vezes so chamados de sistemas de pedido a intervalos fixos, sistemas de nvel de pedido ou sistemas de reviso peridica. MODELO DE ESTOQUE COM QUANTIDADE FIXA DE REPOSIO DE PEDIDO (FIXED REORDER OUANTITY INVENTORY MODEL) Forma de modelo independente de gerenciamento de itens da demanda em que um pedido de uma quantidade especfica, Q, efetuado sempre o estoque disponvel mais pedidos atingem um nvel predeterminado de repetio de pedido, R. A quantidade fixa de pedido Q pode ser determinada pelo lote econmico, por uma quantidade fixa de pedido (como uma caixa ou carga de empilhadeira) ou por outro modelo gerando um resultado fixo. O ponto de repetio de pedido, R pode ser determinstico ou probabilstico e em qualquer um dos casos suficientemente grande para cobrir a demanda mxima esperada durante o lead time de reabastecimento. Os modelos de quantidade fixa de pedido assumem a existncia de uma espcie de registro de estoque perptuo capaz de determinar quando se atinge o ponto de

repetio de pedido. Estes sistemas de reposio de pedido tambm so conhecidos como sistemas de quantidade fixa de pedido ou sistemas de tamanho de lote. MODELO DE REABASTECIMENTO TIMO (OPTIMAL REPLENISHMENT MODEL) Processo matemtico de determinao de qual quantidade pedir e quando, utilizando um ponto de pedido fixo ou intervalo de pedido fixo MODELO DE REFERNCIA DAS OPERAES NA CADEIA DE ABASTECIMENTO (SUPPLY CHAIN OPERATIONS REFERENCE MODEL -SCOR) Um modelo de atividades desenvolvido pelo Supply Chain Council para padronizar a descrio dos processos na cadeia de abastecimento. MODELOS DE ESTOQUE DE PERODO NICO (SINGLE-PERIOD INVENTORY MODELS) Modelos de estoque usados para definir dimenses de lote econmico ou que maximizem os lucros quando um item solicitado ou produzido somente uma vez, por exemplo jornais, calendrios, guias de tardas, cartes ou peridicos, ao mesmo tempo que enfrentam demandas incertas. MODELOS PARA DIMENSIONAMENTO DE LOTE DE ITENS MLTIPLOS (MULTIPLEITEM LOTSIZING MODELS) Processos ou sistemas usados para determinar a quantidade total de ordens de reabastecimento para um grupo de itens relacionados. N (NODE) Ponto fixo no sistema logstico de uma empresa em que os produtos ficam em espera; inclui fbricas, armazns, fontes de abastecimento, e outros. ORAMENTO (BUDGET) Expresso financeira de objetivos. O qual inclui entrada e saida total no fluxo de caixa. ORDEM DE COMPRA (PURCHASE ORDER) Autorizao do comprador usada para formalizar uma transao de compra com um fornecedor. Pedido de compra quando dado a um fornecedor, deve conter nome, nmero de pea, quantidade, descrio e preo dos produtos e servios solicitados; termos acordados quanto a pagamento, descontos, data de desempenho e transporte; e todos os outros pertinentes a compras e execuo pelo fornecedor. ORDEM DE CONFIRMAO (CONFIRMING ORDER) Ordem de compras emitida a um fornecedor, listando os bens ou servios e os trminos de um pedido feito oralmente ou de outra forma, que se adianta ao documento usual de compras. ORDEM DE FLUXO (FLOW ORDER) Um pedido efetivado pela produo feita no decorrer do tempo e verificada por uma contagem acumulativa at a quantidade da ordem de fluxo estar completa, em vez de mover materiais pela produo como lotes integrais. ORDEM DE MESCLA (BLEND ORDER) Ordem de montagem em indstrias de processo. OUTLET VENDA E DISTRIBUIO DIRETA OUTSOURCING TERCEIRIZAO OVERPACK EMBALAGEM EXTERNA

PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DA CAPACIDADE (CAPACITY REQUIREMENTS PLANNING - CRP) Funo que estabelece, mede e ajusta os limites ou nveis de capacidade. O termo "planejamento das necessidades da capacidade" neste contexto o processo que determina em detalhe quanto de mo-de-obra e recursos de mquinas sero necessrias para executar as tarefas da produo. As ordens abertas e planejadas do sistema MRP so as entradas do CRP, que as traduzem em horas de trabalho por centro de trabalho e por perodo de tempo. Sistema que calcula as necessidades de capacidade com base no tempo e por tipo para executar o programa de produo. PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE DISTRIBUIO (DISTRIBUTION REQUIREMENTS PLANNING - DRP) 1. Funo de determinar a necessidade de reabastecer o estoque em armazns. Utiliza-se uma abordagem de ponto de pedido cronofsico em que os pedidos planejados no armazm so "explodidos" via lgica de MRP para tornarem-se necessidades brutas na fonte de suprimento. No caso de redes de distribuio de nveis mltiplos, este processo de exploso pode continuar nos vrios nveis de armazns regionais (armazm principal, armazm de fbrica, e outros) e tornar-se "input" ao programa mestre de produo. A demanda nas fontes de suprimentos reconhecida como dependente e aplica-se a lgica padro MRP. 2. Em geral, os clculos para reabastecimento de estoque, que podem basear-se em outras abordagens de planejamento como quantidades de pedido por perodo ou "repor exatamente o que foi usado", em vez de liminar-se abordagem de ponto de pedido cronofsico. Veja tambm Planejamento dos Recursos de Distribuio. PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAL (MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING - MRP) Tcnica para planejamento das prioridades que orientada por um programa mestre de produo e relaciona as demandas de componente aos programas de produo de itens. PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAL EM CIRCUITO FECHADO (CLOSED-LOOP MATERIAL REQUIREMENTS PLANNING) Sistema global em que o planejamento das necessidades de material est relacionado a outros sistemas para oferecer "feedback" de informaes MRP em circuito fechado entre as funes de planejamento e execuo, fechando assim o circuito de informaes. PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE RECURSOS (RESOURCE REQUIREMENTS PLANNING) Processo de converso do programa mestre (ou planejamento mestre de produo) no impacto nos recursos como: horas/homem, horas de mquina, estocagem, nveis de estoque, e outros. As listas de recursos podem ser usadas para se fazer isto. O propsito disto avaliar o plano antes de tentar implement-lo. PLANEJAMENTO DE AQUISIO (ACQUISITION PLANNING) Planejamento da aquisio incluindo determinao da poltica relacionada s etapas a serem seguidas para motivar os clientes externos a comprarem. PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES (ACTIVITY PLANNING) Planejamento de todas as atividades de um departamento ou diviso para um calendrio anual especfico elaborado com base nas regras aplicadas a toda a empresa e que tambm forma a base para a base oramentria. PLANEJAMENTO DE CARGA (LOAD PLANNING) Planejamento da distribuio da capacidade necessria sobre a capacidade disponvel de cada um dos funcionrios, recursos de produo, departamentos e outros.

PLANEJAMENTO DE DISTRIBUIO (DISTRIBUTION PLANNING) Planejamento da distribuio, ou seja seleo dos canais de distribuio e criao de uma estrutura das condies sob as quais a distribuio de produtos dever ocorrer. PLANEJAMENTO DE PEDIDOS A PRAZO FIXO (CALL-OFF PLANNING) Planejamento dos pedidos a prazo fixo com relao a freqncia e quantidade que os pedidos relevantes devem ser entregues. PLANEJAMENTO DE RECURSOS (RESOURCE PLANNING) Planejamento da capacidade em nvel de plano organizacional. O processo de estabelecer e ajustar limites ou nveis de capacidade a longo prazo. O planejamento de recursos normalmente baseia-se no plano de produo mas pode ser orientado por planos de nveis mais elevados alm do tempo para o plano de produo. Considera-se aqueles recursos que demoram mais para serem adquiridos. As decises do planejamento de recursos necessitam da aprovao da alta direo. PLANEJAMENTO DE REQUERIMENTOS DE TRANSPORTE (TRANSPORTATION REQUIREMENTS PLANNING) Utilizao da tecnologia informatizada e informaes j disponveis em banco de dados MRP e DRP para planejar as necessidades do transporte baseada na demanda. PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAES (SALES ANO OPERATIONS PLANNING SOP) Um mdulo do software ERP/MRP que trata das previses de vendas e compatibilizao com os recursos e operaes. PLANEJAMENTO DOS RECURSOS DE DISTRIBUIO (DISTRIBUTION RESOURCE PLANNING - DRP II) A extenso do planejamento das necessidades de distribuio no planejamento de recursos chave contidos em um sistema de distribuio: espao em armazm, mo-de-obra, dinheiro, caminhes, e outros. PLANEJAMENTO DOS RECURSOS DE MANUFATURA (MANUFACTURING RESOURCES PLANNING - MRP II) Mtodo formal e total de planejamento e programao eficiente de pessoas, instalaes, materiais e ferramentas de uma empresa de manufatura. PLANEJAMENTO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING-ERP) Sistema de informaes orientado a contabilidade para identificar e planejar os recursos necessrios em toda a empresa para receber, produzir, expedir e contabilizar os pedidos de clientes. Um sistema ERP difere do MRPII em termos de necessidades tcnicas como interface grfica, banco de dados relacional, riso de linguagem de programao de quarta gerao e ferramentas de engenharia auxiliadas por computador, arquitetura cliente/servidor. PLANEJAMENTO E PROGRAMAO AVANADOS (ADVANCED PLANNING SCHEDULING - APS) Planejamento da demanda do suprimento, programao e execuo avanada. PLANEJAMENTO ESTRATGICO DE UM LAYOUT (STRATEGIC LAYDUT PLANNING) Planejamento da fbrica partindo das camadas gerenciais mais altas em direo base. Gerencia primeiramente a poltica, para em seguida fazer o arranjo da tecnologia, organizao e as instalaes para dar suporte a tudo isso. PLANEJAMENTO MESTRE (MASTER PLANNING) Planejamento em que as atividades futuras so descritas e apresentadas de forma ampla com relao a tempo e local. As datas para realizao das atividades mais Importantes e datas de concluso so especificadas no planejamento de um projeto em particular. No planejamento da produo contnua os nveis de produo so descritos para os perodos futuros prximos.

No planejamento de produo em lotes e produo cclica, descreve-se a seqncia e possivelmente o tamanho dos lotes. PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL (BUSINESS PLANNING) Planejamento a longo prazo, perodo mnimo de um ano, das principais linhas da poltica organizacional. Pode consistir de projees de rendimentos, custos e lucros geralmente acompanhados de oramentos bem como declarao do fluxo de caixa (fonte e aplicao de fundos). Geralmente expresso somente em termos financeiros. PLANEJAMENTO SISTEMTICO DE LAYOUT (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING - SLP) Usando o passo a passo dos procedimentos, convenes e fases para planejar um layout, adicionando um sistema e uma estrutura pare o plano. PLANO DE PRODUO (PRODUCTION PLAN) Plano elaborado conforme acordo mtuo que deriva da funo de planejamento (produo) de operaes e vendas, especificamente o nvel geral do resultado planejado de manufatura a ser produzido. O plano de produo a autorizao da direo para o programador mestre convert-lo em um plano mais detalhado, ou seja, o programa mestre de produo. PLANO NDICE-DE-CUSTO (COSI-RATIO PLAN) Variao do plano para avaliao e seleo de fornecedor. Este procedimento determina os custos verdadeiros considerando os fatores de compensao. Os fornecedores so selecionados e/ou avaliados com base no menor indico de custo. PLANO PILOTO (PILOT PLAN) Instalaes de produo em pequena escala usadas para desenvolver processos de produo e fabricar pequenas quantidades de novos produtos para teste em campo, e outros. PLANO TOTAL (TOTAL PLAN) Plano total ou plano agregado que representa a soma de todos os itens. PRINCPIO DE PARETO (PARETO PRINCIPLE) Vilfredo Pareto observou que a maioria da riqueza dos pases controlada por uma minoria. O principio baseado nessa observao diz que dentre todas as variveis ou causas que, em conjunto, contribuem para um efeito, apenas um nmero reduzido representa a maior parte do eleito causado coletivamente (Regra 80%-20%). Se uma empresa possui 100 clientes. por exemplo, cerca de 20 % deles so responsveis por 80 % do faturamento desta empresa. PROCESSAMENTO DE TRANSAO PS-DEDUO DE ESTOQUE (POST DEDUCT INVENTORY TRANSACTION PROCESSING) Mtodo de registro de estoque em que o estoque de componentes constante no livro automaticamente reduzido pelo computador somente depois da concluso da atividade, com base no que dever ser usado conforme especificao na lista de materiais e registros de alocao. Esta abordagem tem a desvantagem de apresentar um diferencial entre o registro em livro e o que consta fisicamente em estoque. PROCESSAMENTO DE TRANSAO PR-DEDUO DE ESTOQUE (PRE-DEDUCT INVENTORY TRANSACTION PROCESSING) Mtodo de registro de estoque em que o estoque de componentes que consta no livro automaticamente reduzido pelo computador antes da emisso, neste momento cria-se um recebimento programado criado via exploso na lista de materiais. Esta abordagem tem a desvantagem de apresentar um diferencial entre o registro contbil e o que consta fisicamente em estoque. PROCESSAMENTO ELETRNICO DE DADOS (ELECTRONIC DATA PROCESSING) Processamento de dados realizado por dispositivos eletrnicos.

PROCESSAMENTO POR LOTES (BATCH PROCESSING) Tcnica de produo na qual as transaes se acumulam e so processadas em conjunto ou em fotos. PROCESSING UNIT veja UNIDADE DE PROCESSAMENTO PROCESSO DE REPOSIO CONTINUA (CONTINUOUS REPLENISHMENT PROCESS CRP) a prtica de parceria entre os membros do canal de distribuio que altera o tradicional processo de reposio de mercadoria de gerao de pedidos elaborados pelo distribuidor, baseado em quantidades economicamente convenientes, para a reposio de produtos baseada em previso de demanda efetiva. Busca integrar, por meio de prticas distintas, o fluxo de Informaes e produtos. PROCESSO (PROCESS) Uma srie sistemtica de atividades ou aes logicamente relacionadas, desempenhadas para atingir um resultado definido. PRODUO CONTINUA (CONTINUOUS PRODUCTION) Sistema de produo na qual o equipamento produtivo se organiza e sequncia de acordo com os passos envolvidos na fabricao de um produto. Este termo denota que o fluxo de materiais continuo durante o processo produtivo. As rotinas de trabalho so fixas e os formatos alteram-se com pouca freqncia. PRODUO EM FLUXO (PROCESS FLOW PRODUCTION) Enfoque da produo com o mnimo de interrupes em um processo real de qualquer atividade, ou entre atividades de produtos similares. O tempo de trasferncia virtualmente eliminado, integrando o movimento do produto na operao real do recurso que est realizando o trabalho. PRODUO EM MASSA (MASS PRODUCTION) Processo de produo em grandes quantidades caracterizado pela especializao de equipamentos e mo-de-obra. PRODUO INTERMITENTE (INTERMITTENT PRODUCTION) Processo de produo no qual um produto especfico fabricado com interrupes em um perodo especifico. PRODUO PARA ESTOQUE (MAKE-TO-STOCK) Produtos finais fabricados e mantidos em estoque anteriormente ao recebimento do pedido do cliente. PRODUO SINCRONIZADA (SYNCHRONIZED PRODUCTION) Filosofia administrativa de manufatura que inclui uma srie consistente de princpios, procedimentos e tcnicas em que cada ao avaliada em relao meta global do sistema. Tanto o Kanban, que parte da filosofia JIT, quanto o tambor-pulmo-corda, que parte da filosofia da Teoria das Restries, representam abordagens sincronizadas de controle da produo PRODUO SOB ENCOMENDA (MAKE-TO-ORDER) Produtos finais feitos de acordo com as especificaes do cliente, aps recebimento do pedido. PRODUTIVIDADE (PRODUCTIVITY) Uma proporo entre o resultado produzido e o recurso requerido para produzi-lo. O resultado deve incluir todos os custos necessrios para gerar o produto (Resultados/Recursos ou Ganho/Despesas Operacionais). O valor de resultado til por unidade de custo para vrios

grupos de pessoas na manufatura e atividades relacionadas. Aplicvel para planejamento e controle, compras, processamento de dados, marketing, engenharia e outros grupos. PRODUTIVIDADE DE FATOR NICO (SINGLE-FACTOR PRODUCTIVITY) Quantidade mdia de determinado produto (output) atribuda a uma unidade de recursos (input). Fatores Incluem capital e mo-de-obra. PRODUTO (PRODUCT) Termo geral que indica o que gerado por um processo, podendo ser um bem tangvel ou um servio. PRODUTO COM DEMANDA DURADOURA (EVERGREEN PRODUCT) Produto que apresentou demanda por um longo perodo de tempo e para o qual espera-se continuar existindo. PRODUTO DE GRANDE DEMANDA (FAST MOVER) Produto entregue ou usado na produo com grande freqncia ou em um nmero relativamente elevado por perodo. PRODUTOS EM TRNSITO (ONGOING GOODS) A quantidade de produtos expedidos de um fornecedor a seus clientes, expressa em termos quantitativos ou financeiros. PROGRAMA DE PEDIDOS APRAZO FIXO (CALL-OFF SCHEDULE - COS) Documento com o qual uma quantidade especifica de produtos ser solicitada para ser entregue conforme ordem de compra. PROGRAMAO (SCHEDULING) Estabelecimento do tempo para execuo de uma tarefa. Existem vrios nveis de programao dentro de uma empresa de manufatura. O programa-mestre estabelece os planos logsticos globais para abastecimento do material de apoio produo e as vendas. As necessidades de materiais so geradas e os prazos programados para estes materiais, para atender ao programa-mestre de produo. As ordens de servio podem ser divididas em programas mais detalhados para cada operao e as datas desejadas de concluso (ou inicio) de cada uma dessas operaes so estabelecidas para mostrar quando devem ser concludas, a fim de se conseguir o trmino da ordem de servio no prazo. PROGRAMAO DA MONTAGEM FINAL (FINAL ASSEMBLY SCHEDULE- FAS) Uma programao dos componentes acabados para completar os produtos para os clientes num ambiente de fabricao e montagem sob encomenda. PROGRAMAO DINMICA (DYNAMIC PROGRAMMING) Mtodo de tomada de deciso seqncial no qual o resultado da deciso em cada etapa gera o melhor meio possvel de explorar os resultados provveis (porm imprevisveis) nas etapas posteriores de tomada de deciso. PROGRAMAO MESTRE DA PRODUO (MASTER PRODUCTION SCHEDULE - MIOS) Programa de manufatura realista e detalhado no qual se considera todas as demandas possveis impostas s instalaes de produo. PROGRAMAO MESTRE DA PRODUO DE MLTIPLOS NVEIS (MULTILEVEL MASTER PRODUCTION SCHEDULE) Tcnica de programao mestre capaz de permitir que qualquer nvel de itens em uma lista de materiais seja adotado em um programa mestra. Para isto, os itens MPS dever receber solicitaes de fontes de demanda dependente e independente.

PROGRAMAO POR BLOCOS (BLOCK SCHEDULING) Tcnica de programao de operaes, na qual cada operao equivale a um bloco de tempo, como por exemplo: um dia. PROGRAMAO RETROCENDENTE (BACK SCHEDULING) Mtodo para obter um programa de produo trabalhando antes do prazo para ter uma previso da ltima data de incio para cumprimento do prazo previsto. PULMO (BUFFER) Um mecanismo e tempo usado para proteger aquelas atividades da fbrica que so vulnerveis aos problemas associados com as flutuaes estatsticas, tambm conhecidas coma gargalos PULMO DINMICO (DYNAMIC BUFFERING) Um mtodo utilizado para melhorar o processo de pulmo, desta forma o tamanho do pulmo pode ser diminudo ou aumentado. E permitido que o pulmo aumente de tamanho caso aumente a exigncia dos recursos requerendo um lead time adicional. O pulmo dinmico diminui na medida em que a demanda diminui. QUANTIDADE DO PONTO DE PEDIDO (REORDER POINT QUANTITY - ROP) Em gesto de estoque, a quantidade mdia necessria para suprir as necessidades da produo e de vendas pelo tempo necessrio para realizao, processamento e transporte de um novo pedido. Em um sistema de controle de estoque de pedido fixo, a quantidade fixa que dever ser solicitada cada vez que o estoque disponvel ficar abaixo do ponto de pedido. Em um sistema de quantidade varivel de reposio de pedido, a quantia solicitada ir variar de um perodo para outro. RASTREABILIDADE (TRACEABILITY) Atributo que permite a localizao de um item expedido. Registro e rastreamento de peas, processos e materiais usados na produo atravs de um nmero serial ou lote. RASTREAMENTO COMPLETO (FULL PEGGING) Capacidade de um sistema rastrear automaticamente as necessidades por determinado componente por todo o caminho chegando at o item final, cliente ou nmero de contrato. REABASTECIMENTO EFICIENTE (EFFICIENT REPLENISHMENT - ER) Fornecedores e varejistas trabalham juntos para assegurar o abastecimento do produto correto, para o lugar certo, na hora certa, na quantidade correta da maneira mais eficiente possvel. REACONDICIONAMENTO (RECONDITIONING) Todas as atividades relacionadas a restaurao e/ou alterao da embalagem de um produto, ajuste da embalagem para que esta possa ser apresentada ao cliente na forma restaurada e/ou alterada. RESDUOS (SCRAP) a parte da matria-prima ou outros materiais que resta depois que estes foram usados em um processo de produo que no pode mais ser usado com propsitos semelhantes. a parte dos refugos que perdeu completamente seu valor original, porm, possvel reaproveitar parte dos resduos como matria-prima para fabricao. RESPONSIVIDADE (RESPONSIVENESS) Resultado de uma poltica capaz de satisfazer os anseios dos clientes de forma precisa, rpida e sem alteraes do nvel de qualidade, do produto/servio.

RISCO (RISK) a probabilidade de erro. Dois tipos de risco so possveis. Um lote bom pode ser rejeitado, ou um lote ruim pode ser aceito, como resultado de flutuaes de amostra ou "sorteio" na amostragem. RISCO DE OBSOLESCNCIA (OBSOLESCENCE RISK) Risco dos produtos no serem usados por causa de mudanas no planejamento e/ou engenharia ou alterao na demanda. expresso como uma frao ou porcentagem do valor de capital destes produtos. RITMO DE PRODUO (PRODUCTION RATE) A quantidade de produtos de um nico tipo fabricada em determinado perodo de tempo. SALDO DISPONVEL (ON-HAND BALANCE) Quantidade apresentada nos registros de estoque como fisicamente em estoque. SAZONALIDADE (SEASONALITY) Um padro repetitivo de demanda que apresenta alguns perodos de considervel elevao ou reduo em determinado perodo de tempo. SEOES DE TRABALHO (JOB SHOP) Forma funcional de organizao da manufatura, cujos centros de trabalho so organizados por tipos de equipamentos. SEGMENTAO DE MERCADO (MARKET SEGMENTATION) A habilidade para identificar um mercado alvo promissor e para selecionar as melhores estratgias para o marketing. SEIS SIGMA (SIX SIGMA) Sigma uma letra do alfabeto grego. O termo "sigma" usado para designar a distribuio ou o desvio sobre a mdia de qualquer processo ou procedimento. Para os negcios ou processos de manufatura, o valor do sigma uma mtrica que indica quo bem o processo desempenhado. O sigma mede a capacidade do processo de no gerar defeitos. A escala sigma de medio est perfeitamente correlacionada a algumas caractersticas, como: defeito por unidades, peas por milho defeituosas e a probabilidade de falha/erro. A capacidade seis sigma significa no mais do que 3,4 defeitos por milho de peas. Recentemente, programas seis sigma tm se tornado uma abordagem mais ampla, refletindo os esforos globais para promover melhorias, bem como uma produo livre de erros. SEPARAO DE PEDIDOS (ORDER PICKING) Atividade de desmonte de cargas uniformes com a finalidade de compor uma carga mista de itens de produtos com a finalidade de atender ao pedido de um cliente. Ver Picking-line. SEPARAO DE PEDIDOS DISCRETA (DISCRETE ORDER PICKING) Concluso de um nico pedido por vez. Esta metodologia requer um giro completo pela rea de separao de pedidos para cada pedido a ser expedido. SEPARAO E EMBALAGEM (PICK AND PACK) Processo de retirar os produtos de um estoque e embal-los de acordo com as condies determinadas pelo cliente. SEPARAO EM LOTE (BATCH PICK) Uma retirada inicial do estoque granel de uma quantidade acumulada dos pedidos, os quais sero subseqentemente separados. SEPARAO EM ONDAS (WAVE PICKING) Um sistema de separao por pedido que divide cada mudana dentro de um perodo, ou pedido, durante o qual cada grupo especfico de pedidos separado e carregado.

SEPARADORES (EMBALAGEM) (DUNNAGE) Madeira ou outro material usado na separao de cargas, internos a um contenedor. Qualquer material, como pranchas. blocos ou braadeiras de metal, utilizadas em transporte e no estoque para suporte e segurana dos suprimentos, protegendo-os de avarias e para um manuseio conveniente. SEPARAO NEGATIVA (NEGATIVE PICKING) Dispositivo que permite puxar o paleta todo e devolver um pequeno numero de itens ao local de origem caso ocorra excesso de quantidade em relao a um certo dado limiar. SERVIO AO CONSUMIDOR (CUSTOMER SERVICE) O termo geral para descrever o nvel, a frequncia e o tipo de servio de entrega fornecido para os clientes. Existem muitas implicaes comerciais, prticas e fsicas quanto aos custos do ponto de vista da distribuio. SERVIO DE ABASTECIMENTO (FEEDER SERVICE) Linhas de transporte curto que vo dos caminhes para reas prximas para coleta e distribuio de frete para a principal operao de transporte. Linhas de servio de abastecimento geralmente tm entre 40 a 50 quilmetros. SERVIO DE COURIER (COURIER SERVICE) Servio de entrega rpida de porta a porta para produtos e documentos geralmente valiosos. SIMULAO (SIMULATION) Tcnica de observar e resolver um modelo artificial que representa um processo no mundo real, que por razes tcnicas ou econmicas no vivel ou disponvel para uma experimentao direta. SIMULAO DA CAPACIDADE (CAPACITY SIMULATION) Possibilidade de realizar um planejamento preliminar da capacidade utilizando um MPS ou um plano de materiais simulados, em vez de dados reais. SIMULAO MONTE CARLO (MONTE CARLO SIMULATION) Uma subdiviso dos modelos digitais de simulao com base em processos aleatrios ou probabilsticos. SINCRONIZAO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO (SUPPLY CHAIN SYNCHRONIZATION) Combinando o nvel de sada de cada ponto da cadeia de abastecimento com estgio prioritrio dentro de uma cadeia de abastecimento. A sada de cada atividade majoritria dentro de um sistema de fornecimento de produtos deve estar de acordo com o perfil de exigncia do cliente. Tambm, a salda do fornecedor deve combinar com a sada da produo, salda da produo com as necessidades dos clientes, necessidades dos clientes com as necessidades dos consumidores finais. SINGLE MINUTE EXCHANGE OF DIE - SMED veja TROCA DE FERRAMENTA EM MINUTO SIMPLES SINGLE WAREHOUSE CHANNELS veja CANAIS DE ARMAZM NICO SINGLE-PERIOD INVENTORY MODELS veja MODELOS DE ESTOQUE DE PERODO NICO SISTEMA (SYSTEM) Uma combinao de elementos que influenciam uns aos outros e tm relaes especificas com o ambiente.

SISTEMA AUTOMATIZADO DE INFORMAES (AUTOMATED INFORMATION SYSTEM AIS) Hardware e software configurados para automatizar clculos, seqenciamentos, estocagem, retirada, comunicao e outros dados de materiais para prover informaes. SISTEMA COM DOIS PONTOS DE PEDIDO (DOUBLE ORDER POINT SYSTEM) Sistema de gerenciamento da distribuio do estoque que inclui dois pontos de pedido. O menor igual ao ponto de pedido original, que abrange lead lime de reabastecimento. O segundo ponto de pedido a soma do primeiro ponto de pedido mais a uso normal durante o lead time de manufatura. Permite que os armazns avisem a manufatura quanto a pedidos futuros de reabastecimento. SISTEMA DA QUALIDADE (OUALITY SYSTEM) Estrutura organizacional, responsabilidades, procedimen-tos, processos e recursos para implementao da gesto da Qualidade. SISTEMA DE ADMINISTRAO DE ARMAZNS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEMWMS) Softwares aplicados gesto de reas de armazenagem, Ao que tange ao controle de entrada e salda de materiais, endereamento, realizao do FIFO. controle de estoque, formao de cargas para despadro, etc. SISTEMA DE ADVERTNCIA ANTECIPADA (EARLYWARNING SYSTEM - EWS) Um sistema que aciona um mecanismo de sinalizao teis para tomada de decises. SISTEMA DE DIFUSO (BROADCAST SYSTEM) Seqncia na qual certas unidades especificas so fabricadas e completadas dentro de um ritmo determinado. Esta seqncia se comunica aos centros de atividades de aprovisionamento e montagem para realizar as operaes e colocar o material de tal forma que se combinem em uma unidade correta conforme ordem de montagem. SISTEMA DE EMPURRAR (PUSH SYSTEM) Sistema tradicional de programao de produo. Conforme os lotes de peas so processados de acordo com o programa, eles so empurrados para o prximo processo, independente de serem ou no necessrios naquele momento. "Empurrar" pressupe que a previso de vendas vai dar certo, e toda a empresa "trabalha" achando que vai dar certo! SISTEMA DE ESTOCAGEM/RECUPERAO AUTOMTICA (AUTOMATED STORAGE/RETRIEVAL SYSTEM - AS/RS) Sistema de armazenagem em estruturas porta-palete de alta densidade com transelevadores que efetuam cargas e descargas automaticamente. SISTEMA DE ESTOCAGEM POR GRAVIDADE (GRAVITY LIVE STORAGE) Coloca-se paletes e caixas no lado alimentador e transportadores livres que funcionam por gravidade permitindo que as unidades de estocagem alcancem a face de separao. SISTEMA DE ESTOQUE BSICO (BASE INVENTORY SYSTEM) Mtodo de controle de estoque que inclui a maioria dos sistemas em prtica como casos especiais. Neste sistema, quando um pedido ou item recebido. usado um documento de separao e as cpias. Chamadas pedidos de reabastecimento, so enviadas s etapas de produo para iniciar o reabastecimento de estoques. Pedidos positivos ou negativos, chamados pedidos de estoque bsico tambm so ocasionalmente usados para ajuste do nvel do estoque bsico de cada item. Na prtica, os pedidos de reabastecimento geralmente so acumulados quando emitidos e liberados a intervalos regulares. SISTEMA DE ESTOQUE HBRIDO (HYBRID INVENTORY SYSTEM) Sistema de estoque que combina caractersticas do modelo de estoque com quantidade fica de repetio de pedido. Caractersticas deste modelo de estoque podem ser combinadas de vrias formas. Por exemplo, no sistema de combinao para reviso peridica, efetua-se um pedido

se o nvel de estoque ficar abaixo do nvel especificado antes da data de reviso: ou, a quantidade de pedido determinada na data de reviso seguinte. Outro sistema de estoque hbrido o modelo opcional de reabastecimento. SISTEMA DE EXECUO COLABORATIVO (COLLABORATIVE EXECUTION SYSTEMS) Categoria de software de aplicativo que capacita uma efetiva coordenao e fluxo de informao atravs de toda a cadeia de valor. Tarefas automatizadas necessitam do gerenciamento de cada transao e fornecendo visibilidade em tempo real da informao. Sistemas de Execuo Colaborativos so projetados para melhorar a produtividade e o atendimento. SISTEMA DE LIQUIDAO DE CONTAS DE TRANSPORTE DE CARGA (EM TRANSPORTE AREO) (CARGO ACCOUNTS SETTLEMENT SYSTEM - CASS) Sistema de contabilidade e liquidao de contas entre uma companhia area CASS, e de outro lado agentes de carga designados pela IATA (Intemational Air Transport Association). SISTEMA DE LOCALIZAO EM ESTOQUE (STOCK LOCATION SYSTEM) Sistema em que todos os locais em um armazm so nomeados e numerados para facilitar a estocagem e recuperao de estoque. SISTEMA DE PEDIDO PERIDICO (PERIODIC ORDERING SYSTEM) Sistema de pedido em que determina-se em momentos fixos se um pedido deve ser efetuado e qual a quantidade. SISTEMA DE PEDIDOS A PRAZO FIXO (CALL-OFF SYSTEM) Sistema de pedido no qual os pedidos em aberto so efetuados e o pedido a prazo fixo feito em datas posteriores. SISTEMA DE PLANEJAMENTO COM DATA FIXA (BUCKETLESS SYSTEM) Tcnica aplicvel ao planejamento das necessidades de material em que as necessidades em etapas so consideradas discretas e processadas individualmente pelo sistema MRP SISTEMA DE PLANEJAMENTO POR PERIODO (BUCKETED SYSTEM) Tcnica aplicvel ao planejamento das necessidades de material em que as necessidades em etapas so acumuladas em perodos de tempo, e combinadas formando uma necessidade total, programada para ocorrer no incio do perodo. SISTEMA DE PLANEJAMENTO QUANTITATIVO (QUANTUM PLANNING SYSTEM) Sistema de planejamento para produo em sees de trabalho. Neste sistema, vrios produtos ou componentes dos quais um produto formado so combinados (produtos compostos) sendo que cada um passa pelas vrias etapas de processamento enquanto unidade. Em um produto composto combina-se os produtos que seguem a mesma seqncia de processamento. Esta combinao feita de modo que o tempo de operao para um produto composto seja sempre constante para cada operao. Isto resulta em tempos e momentos iguais de avano. Para produtos compostos com a mesma seqncia de processamento e o mesmo tempo de operao por operao, pode-se construir linhas de produo em que um tipo de linha de produo seja possvel. Na verdade, estas linhas podem ser formadas atravs da organizao de grupos relevantes de processamento em um layout de linha, ou orientao de produtos compostos por uma fbrica ou local de trabalho com um layout funcional por meio de um planejamento detalhado de modo a atingir o que se prope a produo em linha. SISTEMA DE PONTO DE PEDIDO (ORDER POINT SYSTEM) Sistema para solicitar produtos de demanda independente no qual o momento de pedido e a quantidade de pedido devem estar coerentes com um nmero de condies previamente estabelecidas. SISTEMA DE PRODUO DA TOYOTA (TOYOTA PRODUCTION SYSTEM - TPS) Um modelo de processo de manufatura desenvolvido pela Toyota para atingir liderana na

indstria automobilstica. O enfoque do sistema de produo eliminar as perdas - tudo que no agrega valor ao produto. O TPS foi desenvolvido com base em quatro fatores-chaves que diferenciaram a Toyota: Reduo do tamanho dos lotes e flexibilidade da produo. Controle de peas necessrias para a montagem atravs do sistema de puxar no momento necessrio. Arranjo dos equipamentos de produo na seqncia dos processos para que as pessoas trabalhem agregando valor. Controle de qualidade nos equipamentos e processos atravs de dispositivos a prova de falhas e manuteno produtiva total. SISTEMA DE PUXAR (PULL SYSTEM) Sistema em que as peas necessrias para um posto de trabalho so requisitadas e puxadas at este posto. `Puxar` parte do principio de s produzir quando houver vendas, e toda a empresa cria condies para reduzir o ciclo de manufatura. SISTEMA DE QUANTIDADE FIXA DE PEDIDO (FIXED ORDER QUANTITY SYSTEM) Tcnica para dimensionamento de lote em MRP ou gesto de estoques que sempre ir fazer com que os pedidos planejados ou reais sejam gerados para uma quantidade fixa predeterminada, ou mltiplos desta, se outras necessidades para o perodo excederem a quantidade fixa de pedido. SISTEMA DE REPETIO DE PEDIDOS A INTERVALO FIXO (FIXED INTERVAL REORDER SYSTEM) Sistema de renovao peridica de pedido em que o Intervalo de tempo entre os pedidos fixo, semanal, mensal ou trimestral, mas o tamanho do pedido no fixo e os pedidos variam de acordo com o uso conforme ltima reviso. Este tipo de controle de estoques empregado quando convm examinar os estoques em Intervalos de tempo fixos como por exemplo, em sistemas de controle de armazm, sistemas em que os pedidos so efetuados mecanicamente. SISTEMA DE REPOSIO (REPLENISHMENT SYSTEM) O ato de prover ao cliente quantidades de um produto da maneira que atende es necessidades do cliente. Exemplo: entrega de pedidos de fornecedores. A entrega de acordo com as bases das vendas, estoques, estoques padres, localizao dos estoques e os tempos dos processamentos dos clientes. SISTEMA DUAS CAIXAS (TWO-BIN SYSTEM) Sistema em que o estoque distribudo em dois contenedores fisicamente diferentes, e as quantidades necessrias do item so retiradas do primeiro contenedor. Quando o primeiro contenedor estiver vazio, colocado um pedido para reabastecimento do mesmo, e o item passa a ser retirado do segundo contenedor. SISTEMA ELETRNICO DE SUPORTE AO DESEMPENHO (ELECTRONIC PERFORMANCE SUPPORT SYSTEM) Tambm conhecido como EPSS. Uma ferramenta baseada em computador projetada para fornecer informaes especificas em relao a procedimentos, esquemas, informaes de referncias, aconselhamento de especialista, e outros, mediante demanda. SISTEMA LOGSTICO (LOGISTICS SYSTEM) Planejamento e coordenao dos aspectos de movimentao fsica das operaes de uma empresa de modo que um fluxo de matria-prima, peas e produtos acabados realizado de forma a minimizas os custos totais para os nveis de servio desejados. SISTEMA MN-MX (MIN-MAX SYSTEM) Tipo de sistema de reabastecimento no ponto de pedido em que "min" (mnimo) o ponto de pedido "mx" (mximo) o nvel mximo de estoque. SISTEMA MODULAR (MODULAR SYSTEM) Sistema que consiste de componentes relacionados a um mdulo.

SOBRETAXA (SURCHARGE) Adicional cobrado sobre o frete comum. SOLICITAO DE OFERTA (EM COMPRAS) (ENQUIRY) Documento emitido por uma parte interessada na compra de produtos especificados e indicao de condies especificas desejveis no que se refere aos termos de entrega, e outros, endereados ao fornecedor potencial com o objetivo de obter uma oferta. SORTIMENTO (SORTING) Funo de separar fisicamente um subgrupo homogneo de uma populao heterognea de itens. SUPORTE LOGSTICO INTEGRADO (INTEGRATED LOGISTIC SUPPORT - ILS ) Abordagem de sistema aplicado engenharia simultnea e aquisio de produto(s) / equipamentos e suporte logstico afim para fornecer ao usurio o nvel desejado de disponibilidade, custo timo do ciclo de vida e manter este nvel por todo o ciclo de vida. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO SUPPLY CHAIN SYNCHRONIZATION SINCRONIZAO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO SUPPLY CHAIN CADEIA DE ABASTECIMENTO SUPRIMENTOS (PROCUREMENT) Funes organizacionais de planejamento de aquisio, compra, controle de estoque, transporte, recebimento, inspeo de recebimento e operaes de estocagem. TAMBOR-PULMO-CORDA (DRUM-BUFFER-ROPE) Uma tcnica de programao desenvolvida usando a teoria das restries. O tambor determina o tempo para a restrio primria e estabelece a taxa para que o sistema gere um valor agregado. O pulmo um mecanismo de tempo usado para proteger estas localizaes dentro de uma agenda a qual particularmente vulnervel a quebras. A corda o mecanismo usado para sincronizar a fbrica para a taxa de restrio e determina a liberao nas datas. TECNOLOGIA DA INFORMAO (INFORMATION TECNOLOGY - IT) Um termo geral empregado para referir a todos os aspectos da tecnologia da computao e comunicaes, incluindo hardware e software, que abrange criao, arquivo, processamento, distribuio e apresentao da informao para uma variedade de empregos, incluindo negcios, educao, cientifico, pessoal, e outros. TECNOLOGIA DE GRUPO (GROUP TECHNOLOGY) Filosofia de engenharia e manufatura que identifica a semelhana fsica de peas (roteiro comum) e determina a produo mais eficaz. TECNOLOGIA OTIMIZADA DE PRODUO (OPTIMIZED PRODUCTION TECHNOLOGY OPT) Conceito de gerenciamento de uma organizao de manufatura que objetiva aumento do faturamento aumentando simultaneamente o processamento, reduzindo o estoque ao preo de compra e reduzindo as despesas operacionais. TECNOLOGIAS MVEIS (MOBILE TECHNOLOGIES) Normalmente se refere aos computadores bsicos e tecnologias de comunicao que podem ser facilmente carregados e operados sem a necessidade de um recurso de energia externa. Como exemplos temos os notebooks, telefones celulares, e agendas eletrnicas pessoais.

TEMPO AT O MERCADO (TIME-TO-MARKET) Tempo total necessrio para projeto, construo e entrega de um produto (tempo da conceituao entrega). TEMPO DE CICLO (CYCLE TIME) O tempo total entre o Inicio e trmino de um produto no processo, incluindo lodo o trabalho em componentes. mas sem incluir a obteno de itens adquiridos. O tempo necessrio para produzir um item (capacidade de produo). TEMPO DE CICLO DE CAIXA-A-CAIXA (CASH-TO-CASH CYCLE TIME) Tempo entre pagamento do cliente final e do pagamento a fornecedores. Este ndice um importante indicador do desempenho da cadeia de abastecimento, refletindo o desempenho do processo de gesto de inventrios e financeiro. Algumas empresas obtm valores negativos, o que significa um outro desempenho. TEMPO DE CICLO DE OPERAO DE LOTE (LOT OPERATION CYCLE TIME) Tempo necessrio do incio do setup at o final da limpeza para um lote de produo em uma dada operao. Inclui setup, produo, limpeza, e outros. TEMPO DE CORTE (CUT-OFF TIME) O momento at o qual se aceita registros ou carga pode ser recebida para assegurar que a carga ser aceita para determinado transporte areo ou martimo, ou ainda consolidao. TEMPO DE ESPERA EM UM CANAL DE SERVIO (WAITING TIME ATA SERVICE CHANNEL) Tempo de espera que surge porque uma determinada atividade foi realizada por um ou mais recursos com uma capacidade limitada. Resulta em filas e conseqentemente em tempo de espera. Dentre os fatores determinantes encontram-se: nmero de canais de servio, fator de carga por canal de servio, tempo de processamento para as atividades. TEMPO DE ESPERA veja LEAD TIME TEMPO DE FILA (QUEUE TIME) Perodo de tempo entre a chegada do material em uma estao de trabalho e inicio de processamento do mesmo. TEMPO DE MOVIMENTO PREDETERMINADO (PREDETERMINED MOTION TIME) Um todo organizado de informaes, procedimentos, tcnicas e tempos de movimento empregado no estudo e avaliao de elementos de trabalho manual, til na categorizao e anlise de todos os movimentos em elementos cujos tempos so computados conforme fatores como extenso, grau de controle muscular e preciso. Os tempos fornecem a base para calcular um padro de tempo para as operaes. TEMPO DE PROCESSAMENTO (THROUGHPUT TIME) Veja Tempo de Ciclo TEMPO DE REABILITAO (BREAKING-DOWN TIME) Tempo necessrio para um centro ou estao de trabalho voltar a uma condio padro aps concluso de uma operao. TEMPO DE RESPOSTA (RESPONSE TIME) O tempo decorrido ou atraso mdio entre o incio de uma transao e os resultados da transao. TEMPO DE TRNSITO (TRANSIT TIME, TRAVEL TIME) Padro de tempo, que se assume em qualquer ordem, para o movimento fsico de itens de uma operao outra.

TEMPO DE TROCA DE FERRAMENTA (SETUP) O tempo utilizado para se fazer a troca de ferramenta para se produzir um outro produto em um determinado equipamento. Medido a partir da ltima unidade do novo produto produzida at a primeira unidade do novo produto. TEMPO DE VALIDADE (SHELF LIFE) Tempo de vida de um produto, at seu vencimento. TEMPO DO DESENVOLVIMENTO DE PROMOO (PROMOTION DEVELOPMENT LEAD TIME) A mdia do tempo decorrido desde e concepo at a promoo ao consumidor para a iniciao dos eventos. TEMPO EM TRNSITO (TRANSIT TIME) Perodo padro permitido considerado em qualquer pedido determinado para as movimentao de bens de uma operao para a prxima operao. TEMPO MDIO DE ATRASO LOGSTICO (MEAN LOGISTICS DELAYTIME - MLDT) Tempo de parada necessrio para substituio de peas, fornecimento, ferramentas ou dados que esto sendo obtidos. TRFEGO (TRAFFIC) Departamento ou funo que tem a responsabilidade de organizar a classificao mais econmica e mtodo de expedio tanto para produtos quanto materiais que so recebidos e expedidos. TRANSITRIO (TRAFFIC AGENT) Empresa especializada na organizao e gesto de toda a cadeia de transporte de mercadorias (ou parte desta), e encarregada pelo utilizador (estivador) de efetuar esse servio. Para realizar este trabalho faz contratos, relativamente s diversas fases do transporte, com outros operadores como, por exemplo, consignatrios, agentes alfandegrios, agncias de transporte, e outros. UNIDADE DE CARGA PADRO (STANDARD CARGO UNIT) Unidade de carga que contm uma quantidade predeterminada de produtos de determinado tipo. Considerados juntos como uma unidade padro para transporte alou estocagem. UNIDADE DE PREVISO DA DEMANDA (DEMAND FORECASTING UNIT) Uma unidade de previso da demanda juntamente com uma SKU prov um maior nvel de detalhamento para a manuteno da informao planejada. Cada unidade adiciona por exemplo, itens como grupo de demanda, tipo de cliente, regio, um canal de vendas, e outros. UNIDADE DE PROCESSAMENTO (PROCESSING UNIT) A menor unidade de processamento que pode ser usada para planejamento e sinalizao no que diz respeito a produo. Pode ser uma mquina, um funcionrio ou uma combinao de ambos. VALOR (VALUE) 1. O ponto at o qual um produto ou servio alcana as necessidades ou os desejos do cliente, medido em termos de sua capacidade para comandar o preo a ele atribudo. aquilo que o cliente acha justo pagar. 2. Em Anlise do Valor, valor o menor custo atribudo a um produto ou servio que dever possuir a qualidade necessria para atingir a funo desejada. VALOR AGREGADO (VALUE ADDED) Em termos de manufatura, o aumento real na utilidade de um item do ponto de vista do cliente medida que uma pea transformada de matria-prima em produto acabado. a

contribuio de operaes ou de uma fbrica para a utilidade final e valor de um produto do ponto de vista do cliente. Deve-se eliminar todas as atividades que no agregam valor na produo e entrega de um produto ou servio. VALOR CONTBIL (ACCOUNTABLE AMOUNT) O preo de compra inicial de um ativo menos a depreciao cumulativa cobrada conta, mais uma cobrana de balano igual diferena, entre os juros reais suportado pelo Contratante no ativo comprado e o juro mdio cobrado conta da data do ativo sendo comprado na data de transferncia, venda ou terminao. A depredao e clculos do valor residual podem ser emendados como acordado entre as partes de tempo em tempo. VALOR ECONMICO AGREGADO (ECONOMIC VAL UE ADDED - EVA) Uma tcnica desenvolvida por G. Bennet Stewart, onde o desempenho da base do capital corporativo, incluindo depreciao dos investimentos, os investimentos de capital tradicional, a fbrica e os equipamentos, medido em relao ao que os acionistas poderiam ser remunerados. VALORIZAO DO ESTOQUE (INVENTORY VALUATION) Tratamento contbil dado ao valor do estoque com o propsito de determinar o custo dos produtos vendidos. WAREHOUSE ARMAZM ZONA DE ATIVIDADES LOGSTICAS - ZAL (LOGISTIC ACTIVITIES CENTRES - LAC) Zona da rea porturia onde so efetuadas operaes de intercmbio de meios de transporte e outras atividades logsticas, comerciais de gesto. So pontos de ligao de redes de diferentes meros de transporte e de convergncia de servios logsticos, como a gesto da informao, o armazenamento, a preparao de pedidos, o agrupamento, a embalagem, a etiquetagem e outras. Alm disso, nesta zona que se realizam operaes comerciais, no fsicas, de gesto e organizao do transporte. ZONA DE LIVRE COMRCIO (FREE TRADE ZONE) Parte do territrio de um Estado em que quaisquer produtos introduzidos so considerados isentos no que tange a taxas e tarifas de importao.

Funo Armazenagem O desenvolvimento da armazenagem na empresa compreende um conjunto de atividades com funo logstica de ABASTECIMENTO que requer meios, mtodos e tcnicas adequadas, bem como instalaes aprorpriadas e que tem como propsito o recebimento, a guarda e a distribuio do material. Armazenar o ato tcnico de guardar o recurso (material ou patrimonial) em condies especificas para o consumo, respeitando normas vigentes. Armazenagem ainda, destinada para guarda de recursos em longos prazos de tempo, ou seja, onde o recursos dever ser guardado por longos perodos. Estocar o simples ato de guardar o recurso (material ou patrimonial) em determinados locais. A estocagem ainda, uma guarda de curto prazo de tempo, ou seja, onde o recurso ser alojado provisoriamente, para posteriormente ter uma sada rpida.

A otimizao da armazenagem proporciona: a . Mxima utilizao do espao (ocupao do espao) b. Efetiva utilizao de recursos disponveis (mo-de-obra e equipamentos); c . Pronto acesso a todos os itens (seletividade); d . Mxima proteo aos itens estocados; e . Boa organizao; f . Satisfao das necessidades dos clientes. Os objetivos do layout de um armazm devem ser: a . Assegura a utilizao mxima do espao; b . Propiciar a mais eficiente movimentao de materiais; c . Propiciar a estocagem mais econmica, em relao as despesas de equipamentos, espao, danos de material e mo-de-obra do armazm; d . Fazer do armazm um modelo de boa organizao. A metodologia geral, para projetar um layout de um armazm, consiste em cinco passos: 1 . Definir a localizao de todos os obstculos; 2 . Localizar as reas de recebimento e expedio; 3 . Localizar as reas primrias, secundrias, de separao de pedidos e de estocagem; 4 . Definir o sistema de localizao de estoque; e 5. Avaliar as alternativas de layout do armazm. INSTALAES DE ARMAZENAGEM Compreende basicamente nos seguintes tipos: Armazm Edificao dotada de piso, cobertura e paredes frontais e laterais, de isolamento "quase" perfeito e obriga-se ao atendimento de normas tcnicas, de segurana e infra-estrutura. Galpo Estrutura dotada de piso, cobertura a paredes frontais e laterais. Em rigor no ocorre uma grande preocupao de infra-estrutura e ao de agentes externos nocivos aos materiais. Ptios ou reas Descobertas rea descoberta, porm cercada, calada e dotada de infra-estrutura de escoamento pluvial e iluminao. Outros - Silos, tanques, etc. REAS

Recebimento
Consiste na execuo pelo setor especfico, de um conjunto de operaes que envolvem a identificao do material recebido, o confronto do documento fiscal com o pedido, inspeo qualitativa e quantitativa e da aceitao formal do material.

Zona de Estoque
Consiste na execuo pelo setor especfico, de um conjunto de operaes relacionadas com a guarda do material. Constitui ponto de vital importncia na formao do conjunto de atividades da armazenagem exigindo tcnicas especficas para o alcance da

eficincia, racionalizao e economia desejada. Zona de Estoque o espao decorrente da diviso de uma rea de armazenagem, destinada a facilitar a localizao do material. Cada zona de estoque compreende vrios conjuntos distintos de unidade de estocagem ou reas livres. As zonas de estoque podem ser abertas ou fechadas, dependendo das necessidades de segurana ou preservao do material.

Distribuio
Consiste na execuo pelo setor especfico de um conjunto de operaes relacionadas com a expedio do material que compreende na parte da rea de armazenagem destinada a acumulao, embalamento e expedio do material. Sua localizao fica preferencialmente, junto porta principal ou lateral da instalao da armazenagem, bem como afastada da rea de recebimento.

Corredores
Pricipais, secundrios e de segurana.

rea Livre
Espaos de uma zona de estoque destinados a estocagem de materiais cujo peso, dimenses, tipo de embalagem, quantidade ou outro fator impea a utilizao de estantes ou armaes. So consideradas tambm espaos reservados (vazios) para utilizao futura ou posterior.
rea de Servio

Compreende parte de um armazm ou galpo, ocupada por escritrio, vestirio, copa, sanitrios, etc., destinados ao apoio administrativo ou operacional da empresa. CRITRIOS DE ARMAZENAGEM A armazenagem pode ser simples ou complexa. Dependendo de algumas caractersticas intrnsecas dos materiais, a armazenagem torna -se complexa em virtude de : a . Fragilidade; b . Combustividade; c . Volatizao; d . Oxidao; e . Explosividade; f . Intoxicao; g . Radiao; h . Corroso; i . Inflamabilidade; j. Volume; k . Peso; e l . Forma.

LAYOUT DE ARMAZENAGEM

5 8 6 5 4 5 7 5 3 1 2

Situaes que originam a mudana do layout


- Modificao dos produtos - Lanamento de produtos - Variao na demanda - Obsolescncia das instalaes - Ambiente de trabalho inadequado - ndice elevado de acidentes - Mudana na localizao do mercado consumidor - Reduo dos custos TIPO de ARMAZENAGEM Seleciona qual das alternativas melhor atende a seu fluxo de materiais: 1. Armazenagem por agrupamento: esse critrio facilita as tarefas de arrumao e busca, mas nem sempre permite o melhor aproveitamento do espao. 2. Armazenagem por tamanhos (acomodabilidade): esse critrio permite bom aproveitamento do espao. 3. Armazenagem por freqncia: esse critrio implica armazenar to prximo quanto possvel da sada os materiais que tenham maior freqncia de movimento. 4 . Armazenagem especial: por meio desse critrio, destacam -se: 4.1. Ambiente climatizado: destina -se a materiais cujas propriedade fsicas exigem tratamento especial. 4.2. Inflamveis : os produtos inflamveis devem ser armazenados em ambientes prprios isolados, projetados sob rgidas normas de segurana. 4.3. Perecveis: os produtos perecveis devem ser armazenados segundo o mtodo FIFO,ou seja, primeira que entra primeiro que sai. 5. Armazenagem em rea externa: devido a natureza, muitos materiais podem ser armazenados em reas externas, o que diminui os custos e amplia o espao interno para materiais que necessitam de proteo em rea coberta. - A prtica demonstra que podem ser colocados nos ptios externos do almoxarifado, alm dos materiais a granel, tambores e contedores, peas fundidas, chapas de metal e outros. 6. Coberturas alternativas: a escassez de rea e o custo de construo so dois componentes significativos na determinante de um almoxarifado. - Em determinadas circunstncias, a empresa pode tambm necessitar de alguma rea mais, temporariamente, para abrigar materiais em ambiente coberto.

No sendo vivel a expanso do Almoxarifado, a soluo do problema est na utilizao de coberturas plsticas, as quais possuem a vantagem de dispensar fundaes, permitindo a guarda de materiais ao menor custo de armazenagem. Dependendo na necessidade, existem no mercado diversos tipos de cobertura, dentre as quais destaca-se:

a. Galpo fixo: trata -se de galpo construdo com perfilados de alumnio e conexes de ao galvanizado, com laminado de PVC antichama de elevada resistncia a rasgos, fungos e raios ultra violeta. b. Galpo mvel: caractersticas de estrutura e cobertura semelhantes s do fixo. Porm, a grande vantagem esta na sua flexibilidade, ou seja, sua capacidade de deslocamento.

UNIDADES DE ARMAZENAGEM So geralmente utilizadas estruturas metlicas ou de madeira, destinadas a arrumao, localizao e segurana de materiais em estoque. So os seguintes os tipos de unidades de armazenagem:

Estrado / Palets / Palete


rea

(Base de Madeira)
N Solo

O produto tem que estar tecnicamente a 20cm (N) acima do solo, tem que ter medidas padronizadas com uma geometria perfeita, caso contrrio pode haver empilhamento mal feito, ocorrendo at um tombamento dos produtos empilhados.

DRIVE-IN
Trata -se de porta-palete constitudo por bloco contnuo, no separado por corredores intermedirios, por meio do qual as empilhadeiras movimentam-se dentro da prpria estrutura, para depositar ou retirar materiais. O drive-in recomendado para grande quantidade e pequena variedade de materiais. As movimentaes de entrada e sada so efetuadas em separado, com o estoque manipulados de uma s vez intervalos prolongados.

Vantagens a. Excelente aproveitamento da rea, maximizando o volume armazenado pela virtual ausncia de corredores. b. Armazenamento na metade da rea, do mesmo nmero de paletes de um portapalete convencional; c. Quando comparado com outro sistema, proporciona baixo custo por lugar-palete; d. usa de vrios tipos de empilhadeiras, com mnimas alteraes na proteo ao operador;

Desvantagens a. Movimentao dos paletes que esto frente, para atingir os do meio; b. Movimentao do estoque, retirando -se por ltimo o que entrou primeiro, condio que limita a variedade dos materiais selecionados para armazenamento, no se prestando a perecveis.

Armazenagem flow rack O modelo flow rack foi concebido para materiais de pequeno volume e peso, cuja armazenagem dispensa a utilizao de palete. Trata-se de sistema que atende materiais de at no mximo 80 Kg/m, indicado para utilizao do FIFO, por meio de trilhos apoiados sobre logarinas que permitem ajustar a altura e regulagem para inclinao.

Os materiais so carregados pelo lado mais alto e descarregados pela frente, permitindo fcil acesso e rpida reposio.

Estantes
Gaveta Prateleira Escaninhos

Tem o objetivo de alojar produtos de geometria, comprometida, desajustada ou midas, tais como parafusos, porcas, tampinhas, etc... Armaes

Cavalete levemente com inclinao mdia de 45 a 60. Geralmente utilizado para vidros. Confeccionado em madeira ideal para armazenagem fixa, entretanto desaconselhvel para transportes, pois necessita de cuidados maiores, devido ao balano do meio de transporte. Armaes excntricas

Ideal para armazenamento de canos de PVC, ou objetos cilndricos. So compartilhados e divididos em tamanhos ou bitolas diferentes. Ganchos Destinado especialmente em confeces. Cabides para armazenamento de carnes em frigorficos, ou vesturios

Aplicao da Curva ABC no fluxo logstico Nas empresas comum o emprego da classificao ABC no controle de estoques, pois com seu auxlio, possvel selecionar em ordem de importncia, os procedimentos mais adequados para cada categoria de produtos. Para a armazenagem de materiais e seu planejamento, pode-se aplicar a curva ABC na anlise de estoques do armazm para classificar os materiais quanto a localizao, segundo sua freqncia de retirada, em que geralmente a coleta feita em quantidades menores do que a entrada. Segundo Tubino (2000), a classificao ABC um mtodo de diferenciao dos estoques segundo sua maior ou menor abrangncia em relao determinado fator, consistindo em separar os itens por classes de acordo com sua importncia relativa, como fazer outras classificaes dos itens por qualquer parmetro que se deseje avaliar. Os produtos de alta rotatividade devem ser armazenados em locais onde as distncias a serem percorridas so menores, como perto das docas de expedio, diminuindo as distncias dos percursos. Por outro lado, produtos de baixa rotatividade podem ser colocados em lugares distantes de sadas (BOWERSOX e CLOSS, 2001). Dois princpios que devem ser seguidos para assegurar um bom fluxo de material so: minimizar o retrocesso (todo movimento de um item deve ser em direo doca de expedio) localizar as atividades relacionadas movimentao entre duas operaes). prximas (isto reduz a distncia de

PREOCUPAES NA ARMAZEMNAGEM (com os materiais)

Resistncia Peso Altura Cubagem

EMBALAGENS Cinco passos para construir uma embalagem: 1 - Definir o ambiente de transporte 2 - Definir a fragilidade do produto 3 - Escolha do amortecedor adequado 4 - Projeto e fabricao da embalagem prottipo (ABNT) 5 - Testar a unidade integral (embalagem com o produto)

Tipos de embalagens
- Caixa de papelo (parede simples e parede dupla) - Caixa de madeira - Tambores - Fardos - Recipientes plsticos - Auxlio: Grampos, costuras e fitas de fechamento TCNICAS GERAIS DE ARMAZENAGEM A armazenagem dos materiais visa o mximo de aproveitamento dos espaos teis existentes nas unidades de armazenagem requerendo a aplicao de mtodos e tcnicas adequadas. Em sntese, so adotadas as seguintes: Concentrao dos materiais de uma nica classe em locais adjacentes, a fim de facilitar as atividades de movimentao e inventrio. Separao dos estoques de mesmo tipo de material, em funo de sua condio (novo, usado ou recuperado); Arrumao dos estoques de mesmo tipo material, de acordo com a data de recebimento de cada um, de modo a permitir que os tens armazenados a mais tempo, sejam fornecidos prioritariamente (primeiro a entrar, primeiro a sair); Estoque dos materiais de movimentao constante em locais de fcil acesso proporcionando economia de tempo e de mo-de-obra; Armazenagem dos materiais pesados ou volumosos nas partes inferiores das unidades de armazenagem, eliminando riscos de acidentes ou avarias, bem como facilitando as atividades de movimentao; Conservao dos materiais nas embalagens originais, que somente devero ser abertas em ocasies de fornecimento, inspeo ou manuteno;

Concentrao dos estoques de reserva ao fundo da rea de armazenagem, em locais de pouca movimentao; Determinao das quantidades mnimas de materiais do estoque ativo, limitandose as necessidades de movimentao dos estoques de reserva; Observncia rigorosa da capacidade de carga dos pisos e das unidades de armazenagem; Posicionamento correto dos materiais, de modo a permitir fcil e rpida leitura das informaes registradas nas etiquetas de identificao de material; TCNICAS ESPECIAIS DE ARMAZENAGEM Armazenagem de materiais explosivos e inflamveis devem sempre ser feitas em reas e instalaes prprias, observando as normas vigentes e especficas para este fim; Armazenagem de materiais explosivos e inflamveis devem ser feitas em locais secos, ventilados e isolados de outras reas ou instalaes, destinada a armazenagem de outros tipos materiais; As reas de armazenagem de inflamveis quando situadas em reas cobertas, devem ser bem arejadas, com paredes laterais e frontais, piso e cobertura de material no combustvel; As portas de acesso devem ser do tipo "contra-fogo", de fechamento automtico (para caso de incndio e possuir soleiras com altura mnima de 0.15 m.); Os recipientes de lquidos inflamveis devero ser armazenados sempre sobre estrados. Inventrio fsico e acurcia de estoques O inventrio fsico a contagem de todos os estoques da empresa, para verificao se as quantidades correspondem aos controles do estoque. Esta contagem tambm deve ser efetuada em componentes, aguardando definio da qualidade para serem rejeitados. Os benefcios dos inventrios a verificao de eventuais desvios no controle - estoques de peas rejeitadas, cujos controles no so lanados por alguma falha. Essas faltas no registradas e controladas podem causar problemas de atrasos nas entregas de pedidos aos clientes, pois o planejamento de compras no ir suprir a falta destes materiais por falha nas informaes. O maior benefcio ter os estoques com as quantidades corretas. Hoje, em empresas que trabalham com volumes de estoques pequenos, pratica-se o inventrio contnuo, no qual so feitas contagens semanais de um pequeno porcentual do universo de peas para verificao de diferenas de peas entre o fsico e o controle. Essa prtica denominada de verificao de acuracidade do estoque, no qual at um determinado porcentual de desvio aceito, e acima deste valor, aes so imediatamente tomadas para corrigir os desvios. Avaliao Financeira dos Estoques A gesto de estoque tem como preocupao a busca constante da reduo dos valores monetrios de seus estoques, atuando para mant-los o mais baixo possvel e dentro dos nveis de segurana financeiro e dos volumes para atender demanda. Essa atividade uma das mais importantes de uma empresa de manufatura, algumas chegam falncia por imobilizar elevadas somas de capital em estoques. Alguns fatores que justificam a avaliao de estoque so: assegurar que o capital imobilizado seja o mnimo possvel; assegurar que estejam de acordo com a poltica da empresa; garantir que a valorizao do estoque reflita seu contedo; o valor desse capital seja uma ferramenta de

tomada

de

deciso;

evitar

desperdcios

como

roubos,

extravio,

etc.

Torna-se indispensvel uma perfeita avaliao financeira do estoque para proporcionar informaes exatas e atualizadas das matrias primas e produtos em estoque sob responsabilidade da empresa. O valor real de estoque que dispomos feito por dois processos; um por meio das fichas de controle de cada item de estoque, e o segundo por meio de inventrio fsico. No primeiro processo podemos avaliar os estoques pelos mtodos de custo mdio, Fifo (peps) e Lifo (ueps). FIFO O procedimento de baixa dos itens de estoque feito para ordem de entrada de material na empresa, o primeiro que entrou ser o primeiro que sair, e assim utilizarmos seus valores na contabilizao do estoque. LIFO Considera que o primeiro a sair deve ser o ltimo que entrou em estoque, sempre teremos uma valorizao do saldo baseada nos ltimos preos. Custo mdio A avaliao por este mtodo muito freqente, pois seu procedimento simples e ao mesmo tempo age como um moderador de preos, eliminando as flutuaes que possam ocorrer. Tem por metodologia a fixao de preo mdio entre todas as entradas e sadas. O procedimento de baixa dos itens feito normalmente pela quantidade da prpria ordem de fabricao e os valores finais de saldo so dados pelo preo mdio dos produtos.

S-ar putea să vă placă și