Sunteți pe pagina 1din 5

1. Enumere as principais enzimas envolvidas no processo digestivo, indicando em que segmento do tubo digestivo so secretadas e o seu mecanismo de activao.

CAVIDADE ORAL A amilase salivar participa na hidrlise dos polissacardeos como amido e glicognio, e a maltase participa da hidrlise da maltose em glicose (a quebra de uma molcula de maltose forma duas molculas de glicose). ESTMAGO A principal enzima do suco gstrico a pepsina. Esta enzima no quebra carboidratos, mas apenas protenas, e s ativa em meio cido (pH=2), pelo que, necessita da presena de HCl (cido clordrico) que secretado pelas clulas parietais do estmago. DUODENO Essencialmente enzimas de origem pancretica como a amilase pancretica para continuar a hidrlise dos glcidos; a secreo de tripsina, quimiotripsina e carboxipeptidase contribui para a digesto das protenas; a lipase e estearase incidem na digesto das gorduras principalmente triglicerideos. INTESTINO DELGADO Enzimas pancreticas

2. Referencie as principais hormonas envolvidas no controlo do aparelho digestivo, indicando quais as suas aces, o local de libertao e o local onde vo actuar.
As principais hormonas envolvidas no controlo do aparelho digestivo so: gastrina, secretina, colecistocinina e enterogastrona. Todas secretadas por clulas epiteliais do trato digestivo. Gastrina - produzida pelas clulas G no antro do estmago estimulada pela ingesto de cafena e lcool e inibida pelo baixo pH do contedo gstrico. Aumenta a motilidade gstrica (para o quimo passar do estmago para o duodeno). Tambm aumenta a secreo Pancretica. Colecistocinina produzida principalmente pela mucosa do jejuno em resposta presena de gorduras (lpidos); aumenta a contractilidade da vescula biliar para ser expulsa a blis e esta fazer a emulso das gorduras para que possam ser digeridas e absorvidas. Estimula a secreo de enzimas pancreticas (lpase, amlase e protase). Tambm diminui a motilidade do estmago para que a descarga de alimentos seja mais lenta e aumente o tempo disponvel para a digesto das gorduras na parte alta do intestino. Secretina formada pelas clulas S da mucosa do duodeno em resposta ao aumento de suco gstrico que sai do estmago atravs do piloro, ao H+ e cidos gordos; tem um leve efeito inibidor da motilidade na maior parte do tubo digestivo.

Pptido inibidor gstrico secretado pela mucosa do duodeno e jejuno em resposta presena de gorduras e em menor grau p resena de hidratos de carbono. Estimula a secreo de insulina pelas ilhotas pancreticas e inibio da secreo gstrica. Tem efeito moderado na atividade motora do estmago e portanto controla o vazamento do seu contedo para o duodeno. Somatostatina secretado pelas clulas endcrinas da mucosa gastrointestinal. Inibe a secreo de hormonas e de H+. A sua produo estimulada baixa acidez no trato gastrointestinal.

3. Indique os principais processos atravs dos quais realizada a regulao do aparelho digestivo, dando pelo menos um exemplo especfico de cada um.

4. Indique quais as foras que actuam no processo de filtrao glomerular, definindo se actuam de modo a favorecer ou a contrariar a filtrao. Faa tambm referncia aos valores que normalmente essas foras apresentam.

A filtrao glomerular a primeira etapa na formao da urina. O sangue arterial conduzido sob alta presso nos capilares do glomrulo. Essa presso, que normalmente de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cpsula de Bowman, onde as substncias pequenas - gua, sais, vitaminas, acares, aminocidos e excretas - saem do glomrulo e entram na cpsula de Bowman. Somente as clulas sanguneas (no possvel filtrar)e as protenas(devido ao seu tamanho que grande e a carga que igual a barreira de filtrao, ento vai repelir)no vo ser filtradas. Esse processo resulta num lquido que recebe o nome de filtrado glomerular.

FALTA FALAR NAS FORAS QUE CONTRARIAM A FILTRAO E OS VALORES

5. Indique quais os principais processos que ocorrem nos nefrnios responsveis pela formao da urina. Enumere pormenorizadamente pelo menos uma substncia para cada um desses processos.
A urina produzida nos rins, mais precisamente nos nefrnios, em diversas etapas que permitem eliminar uma parte dos resduos do organismo, entre outras funes. Para este efeito o sangue atravessa os capilares porosos contidos nos tubos urinrios; algumas molculas de dimenses bastante reduzidas (?QUAIS?) podem assim atravessar a parede dos capilares por efeito de uma assinalvel diferena de presso, sendo recolhidas pelos tubos urinrios. A soluo resultante da filtragem recebe a designao de " urina primria", uma vez que ir sofrer modificaes em termos de composio antes da sua eliminao. A seguir a esta filtragem produz-se o fenmeno da reabsoro, que se processa nos tubos contornados e fundamentalmente no tubo contornado prximal. Permite o refluxo na circulao sangunea de molculas e ies indispensveis ao organismo. Estes transportes so frequentemente associados a uma reabsoro de gua; alguns requerem a utilizao de energia celular enquanto que outros transportes decorrem de forma passiva.

Finalmente, algumas substncias entram na urina graas ao fenmeno de secreo, situado tambm no tubo contornado prximal. Este mecanismo aplica-se s substncias presentes no sangue ou que tenham de ser elaborados pelo epitlio do tubo (o amonaco por exemplo). Podem ainda observar-se aqui mecanismos activos, passivos, assim como trocas. Na ltima parte do nefrnio (unidade funcional do rim) - o tubo colector - ocorre um derradeiro fenmeno que conduz obteno da urina definitiva.

6. Descreva os mecanismos hormonais que regulam o volume e a concentrao da urina.


O volume, a acidez e a concentrao de sais na urina so regulados por hormnios, entre os quais o hormnio antidiurtico e a aldosterona, sendo que estes hormnios actuam nos rins para garantir que a gua, os sais e o equilbrio, cido-base (acidez ou alcalinidade do sangue e do fluido intersticial) do organismo se mantenham dentro de estreitos limites.

7. Enumere os principais mecanismos responsveis pela manuteno do equilbrio cido-base, descrevendo o seu modo de actuao. Defina tambm o que entende por alcalose e acidose e referencie as principais causas que podem levar a essas condies.
O pH indica o estado cido-base do organismo. O pH normal do sangue oscila dentro da faixa de 7,35 a 7,45. Quando o pH do sangue inferior a 7,35, existe acidose; quando o pH superior a 7,45 existe alcalose. Os valores de pH abaixo de 6,85 ou acima de 7,95 indicam acidose e alcalose extremas, respectivamente e, de um modo geral, so incompatveis com a vida. Os distrbios do equilbrio cido-base podem ser produzidos por alteraes respiratrias ou por alteraes metablicas. Os desvios do tipo respiratrio devem-se alteraes da eliminao do dixido de carbono. Os desvios do tipo metablico no sofrem interferncia respiratria na sua produo; correspondem produo excessiva de cidos, dificuldade de eliminao de cidos, perda excessiva de bases do organismo ou perda de cidos. As acidoses (pH inferior a 7,35), portanto, podem ser: respiratria ou metablica. As alcaloses (pH superior a 7,45), tambm podem ser respiratrias ou metablicas, conforme a natureza da sua produo.

8. Enumere as clulas da glia e descreva as suas funes


Clullas da glia so clulas menores que o neurnios e suas funes esto relacionadas com a sustentao e a nutrio das clulas nervosas, atravs da produo de mielina e fazendo fagocitose. Exemplos de clulas da Glia e suas funes: Astrcitos Suporte mecnico e nutrio. Oligodendrcitos formam bainhas protetoras nos Axnios. Micrglias fagocitam dendritos e restos celulares presentes no tecido.

9.Caracterize morfologicamente os neurnios e indique a sua localizao. Enumere quatro caractersticas dos neurnios pseudo-unipolares.
MORFOLOGIA DOS NEURNIOS-Corpo Celular: Ncleo: redondo, cromatina frouxa, nuclolo bem ntido. Nos neurnios pseudo-unipolares h apenas um nico prolongamento saindo do pericrio, porm ele bifurca-se em dois novos prolongamentos, um vai em direo alguma estrutura perifrica e o outro para o sistema nervoso central, contudo ambos apresentam caractersticas de axnio. Neste tipo de neurnio, os detritos so os ramos de terminao perifrica do axnio, relacionados com o receptor.

10.Enumere e caracterize as meninges.


As meninges so trs membranas concntricas sobrepostas, que revestem o encfalo e a medula espinal com o intuito de os protegerem. As trs membranas, cada uma de diferente consistncia, denominam-se dura-mter, aracnide e pia-mter. Dura-mter: a membrana mais externa, espessa e resistente, estando directamente ligada a superfcie interior do crnio e a face interior das paredes do canal vertebral onde se encontra a medula espinal. Aracnide: a membrana mdia, fina e elstica, cuja estrutura forma uma rede semelhante a de uma "teia de aranha". Pia-mter: a membrana inter-na, muito fina e delicada, firmemente fixada a superfcie do encfalo e da medula espinal, de tal forma que penetra em todas as dobras e sulcos cerebrais e espinais

S-ar putea să vă placă și