Sunteți pe pagina 1din 8

AVALIAO DA COMPOSTAGEM DE RESDUOS ORGNICOS DA REA VERDE DO CAMPUS MARECHAL DODORO IFAL EM FUNO DO NMERO DE REVOLVIMENTOS

Luiz Guiherme Abreu de PAULA (1); Vicente Rodolfo Santos CEZAR (2); Patrcia Emanuella Silva de OLIVEIRA
(1) Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia de Alagoas, Rua Lourival Alfredo, 176 - Poeira - Marechal Deodoro AL. e-mail: luizguilhermeacm@gmail.com (2) Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia de Alagoas, Rua Lourival Alfredo, 176 - Poeira Marechal Deodoro AL, e-mail: vrscezar@yahoo.com.br (3 Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia de Alagoas, Rua Lourival Alfredo, 176 - Poeira - Marechal Deodoro AL, e-mail: emmanuella@ig.com.br

RESUMO
O presente trabalho teve o objetivo de estudar a compostagem dos resduos orgnicos da rea verde do Campus Marechal Deodoro IF/AL em funo do nmero de revolvimentos. A metodologia consistiu em recolher, resduos orgnicos vegetais da ps-limpeza da rea verde e em seguida confeccionadas 4 pilhas, ambas com comprimento de 3,0m, largura de 2,0m e altura de 1,10m. As pilhas foram avaliadas de acordo com o seu nmero de revolvimentos, sendo: P 1 Pilha revolvida no 7 dia; P2 Pilha revolvida no 7 e no 14 dia; P3 Pilha revolvida no 7, 14 e 21 dia; P4 Pilha revolvida no 7, 14, 21 e 28 dia. Foram acompanhados durante 90 dias, os seguintes parmetros: umidade (105C); variao de temperatura (C) e balano de volume (m3). Aps 127 dias de compostagem, o material foi peneirado, e em seguida feito o balano de massa. O nmero de revolvimentos realizados nas pilhas teve influncia na temperatura, no qual P4 obteve os maiores valores por um maior perodo de tempo. Observou se que, 90 dias no foram suficientes para condicionar a temperatura da pilhas ao nvel ambiente. As pilhas P3 e P4 obtiveram maior reteno de umidade, principalmente nas ltimas semanas de compostagem. O volume das pilhas, aos 90 dias de compostagem, reduziu 60%, sendo o P4 com a maior reduo. O nmero de revolvimentos realizados nas pilhas P3 e P4 levaram a maior reduo de massa seca quando comparado com as demais pilhas. Palavras-chave: Reciclagem de Nutrientes, Nmero de Revolvimentos, Resduos Slidos Orgnicos.

INTRODUO

A problemtica dos resduos slidos sempre esteve presente. No entanto, no decorrer das duas ltimas dcadas, ela adquire um papel importante no ponto de vista legislativo, a partir do momento em que o movimento ambientalista toma conscincia da relao entre resduos slidos, qualidade de vida e ambiental. A gesto e minimizao dos resduos slidos orgnicos um dos objetivos das estratgias do desenvolvimento sustentvel, que se apia nos modos de produo, conservao e forma de uso dos recursos naturais. Isso significa que essa gesto racional quanto aos recursos naturais (gua, solo, atmosfera), a reduo da quantidade de resduos gerados, sua valorizao e a minimizao dos riscos associados a sua eliminao. Uma das alternativas viveis para tratar os resduos orgnicos o emprego da compostagem, devido necessidade do desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para o tratamento desses resduos. Trata-se de um processo biolgico, aerbio, em que os microrganismos so utilizados para converter matria orgnica biodegradvel em material humificado. Nesse contexto, foi realizado um estudo para avaliar a compostagem dos resduos orgnicos vegetais das reas verdes do IF/AL Campus Marechal Deodoro em funo do nmero de revolvimentos, tendo o intuito de estudar o comportamento da temperatura, umidade, reduo de volume (m) e balano de massa seca (kg).

FUNDAMENTAO TERICA

Os resduos orgnicos verdes so gerados a partir de atividades de manuteno de reas verdes e reas agrcolas, compreendendo podas de rvores, capinas, paisagismo e remoo de restos de culturas, sendo constitudos basicamente de folhas, frutas, flores, galhos, gramas, troncos de rvores e razes. De acordo com Lapertosa & Barros (2006), os resduos orgnicos vegetais de reas verdes tem diversos usos, sendo possvel utilizar desde as folhas, flores e aparas de gramas at aos troncos e galhos de rvores (considerados pela autora como resduos grosseiros, de difcil degradao). Entretanto, necessrio que se agregue determinado valor comercial ao seu uso, viabilizando sua utilizao na rea onde ocorre sua gerao. O emprego da compostagem no tratamento de resduos orgnicos de reas verdes tem uma srie de benefcios, dentre os quais destacam o aumento do tempo de vida dos aterros sanitrios, reduo de custos com o transporte para os aterros, o uso do composto orgnico (produto final aps o processo de compostagem) nas prprias reas verdes, reduzindo custos com a compra de adubos orgnicos e, se for produzido levando em considerao os padres de qualidade, pode ser comercializado, gerando retorno econmico (BARROS et. al., 2009). A aerao o principal meio de controle dos principais parmetros da compostagem, influenciando na temperatura, a porosidade e a umidade da massa orgnica, favorecendo o desenvolvimento atividade decompositora dos microorganismos pela disponibilizao de oxignio, que conseqentemente reduz a liberao de odores desagradveis, por impedir a anaerobiose (PEREIRA NETO, 2004). De acordo com Gibson (2009) o fornecimento do oxignio pode ser feito por meio de processos naturais (ciclos de revolvimentos), podendo ser manual ou mecnico (tratores e ps carregadeiras). O revolvimento consiste em inserir a camada externa no espao interno das pilhas, remexendo as camadas de modo a homogeneizar a massa orgnica (KIEHL, 1985). Determinar o nmero ideal de revolvimentos no processo de compostagem de restos de reas verdes, sob o ponto de vista econmico importante, devido a sua influncia nos fatores que determinam a qualidade e rendimento do produto final (composto orgnico) e os custos com mo de obra e equipamentos para a sua realizao.

MATERIAIS E MTODOS

O experimento foi realizado no Campus Marechal Deodoro - IFAL, localizado no municpio de Marechal Deodoro, com 92325 de latitude sul e 355342 de longitude oeste, com temperatura mxima de 29 e mnima de 24 e clima tropical mido, conforme descrito no ANURIO ESTATSTICO DE ALAGOAS (2004). Foram recolhidos, durante um ms, resduos orgnicos vegetais da ps-limpeza da rea verde do IFAL Campus Marechal Deodoro, homogeneizadas e em seguida confeccionadas 4 pilhas de compostagem, cada uma com comprimento 3,0 m, largura de 2,0 m e altura de 1,10 m, em uma rea com solo compactado e protegido da incidncia direta dos raios solares. Durante os primeiros 28 dias de compostagem, as pilhas foram revolvidas manualmente e caracterizados pelos nmeros de revolvimentos, como descrito a seguir: P1 Pilha revolvida no 7 dia; P2 Pilha revolvida no 7 e 14 dia; P3 Pilha revolvida no 7, 14 e 21 dia; P4 Pilha revolvida no 7, 14, 21 e 28 dia.

Foram monitorados durante 90 dias o comportamento da temperatura (C), umidade (105C), pH, reduo de volume. Para a determinao dos valores de temperatura, foram realizadas medies dirias em trs pontos distintos de cada pilha, duas nas laterais e uma no centro, e logo aps calculado a mdia diria. O equipamento utilizado para medir a temperatura foi o termmetro digital da marca EQUITHERM. A umidade das pilhas foi monitorada semanalmente. Quando necessrio, foram realizadas correes por meio de irrigao, empregando-se um chuveiro no momento do revolvimento das pilhas. As anlises de umidade a 105 C foram feitas segundo a metodologia de KIEHL (1985). Os valores de reduo de volume das pilhas foram determinados atravs de medies semanais, considerando o comprimento, a largura e a altura das pilhas, sendo os valores expressos em metros cbicos (m). Aps 127 dias, ao trmino da compostagem, o material curado foi peneirado, com peneira de malha de 7 mm de dimetro e pesado separadamente, e posteriormente foi avaliado o balano de massa seca (kg), ou seja, quanto reduziu de material orgnico em funo do processo de compostagem.

3.1 RESULTADOS E DISCUSSES


Os valores de temperatura em funo do nmero revolvimentos so apresentados na Figura 1. As oscilaes ocorridas nos primeiros 30 dias de compostagem devem-se aos revolvimentos realizados nas pilhas. Verifica-se na Figura 1 que, a partir do 8 dia de compostagem, as temperaturas atingiram valores acima de 43 C. De acordo Betrame (2004), temperaturas acima de 43oC indicam o incio da fase termoflica, na qual se caracteriza pela intensa degradao de compostos orgnicos facilmente degradveis.

55

50

45

P1 P2 P3 P4 T. Amb.

Temperatura (C)

40

35

30

25 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75 80 85 90

Perodo de Compostagem (Dias)


Figura 1 Comportamento da temperatura no processo de compostagem em funo do nmero de revolvimentos.

Os valores de umidade (105C) so apresentados na Figura 2. Os valores mdios de umidade encontrados foram de 46,12% para P1, 47,46% para P2, 48,54% para P3 e 50,61% para P4, sendo corrigidos no 1 ms, de acordo com os seus revolvimentos. Devido queda acentuada de umidade entre a 5 e a 8 semana, por causa do trmino dos revolvimentos e da falta de chuva decorrentes nesse perodo (entre maro e agosto), houve a necessidade de corrigir uma vez os valores de umidade, por meio do umedecimento das pilhas no momento dos revolvimentos. A umidade das pilhas oscilou no decorrer do perodo, atingindo valores acima de 50% a partir da segunda semana. De acordo com Batista & Batista (2002), valores de umidade entre 50 e 60% so ideais para o desenvolvimento da compostagem, proporcionando gua o suficiente para o desenvolvimento dos microorganismos sem limitar o fornecimento de oxignio no interior das pilhas. Valores de umidade acima 60% tornariam o meio anaerbio, gerando gases mal cheirosos e atraindo vetores indesejveis, como por exemplo, moscas e roedores (PEREIRA NETO, 2007). Observou-se que, nas ltimas quatro semanas de compostagem, ocorreu o aumento progressivo da umidade das pilhas, sendo mais evidente nas pilhas P3 e P4. Nesse perodo, houve a ocorrncia de chuvas, comuns entre os perodos de abril a agosto no Estado de Alagoas. O nmero de revolvimentos realizados nas pilhas acima citadas pode ter contribudo para a maior absoro de umidade, devido ao aumento da porosidade adquirida no momento dos revolvimentos.

70 65 60

Umidade 105 C (%)

55 50 45 40 35 30 25 20 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

P1 P2 P3 P4

Perodo de compostagem (Semanas)


Figura 2: Comportamento da umidade das pilhas de compostagem em funo do nmero de revolvimentos.

Os valores de reduo do volume (m3) das pilhas de compostagem em funo do nmero de revolvimentos so apresentados na Figura 3 e o seu percentual de reduo na Tabela 1. Verifica se na Figura 3, que durante primeira semana houve a maior reduo de volume nas pilhas de compostagem. Esse perodo coincidiu com a primeira realizao de revolvimentos, no qual houve correo de umidade de todas as pilhas, aproximando as partculas da massa orgnica. Observa-se na Figura 3, que os revolvimentos realizados na pilha P4 tiveram influncia sobre a reduo do volume, quando comparado com as outras pilhas. Segundo Pereira Neto (2007), os revolvimentos favorecem a entrada de ar nas pilhas de compostagem, acelerando o processo de decomposio, que por sua vez, reduz o tamanho das partculas do material compostado.

2,4

2,0

Reduo de Volume (m)

1,6

P1 P2 P3 P4

1,2

0,8

0,4

0,0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Perodo de Compostagem (Semanas)


Figura 3: Comportamento do volume (m3) das pilhas de compostagem em funo dos nmeros de revolvimentos.

Na Tabela 1 pode se verificar que as pilhas de compostagem obtiveram redues superiores a 63%. Amorim et al. (2005) avaliando a compostagem de dejetos caprinos em diferentes estaes do ano (Primavera, Vero, Outono e Inverno), obtiveram redues na ordem entre 64,1% a 68,0%. Estes valores so de suma importncia no ato do dimensionamento de um ptio de compostagem, ou seja, a determinao da rea empregada por pilha submetida ao processo, quanto maior a eficincia na reduo da massa, menor o espao requerido.
Tabela 1: Percentual de reduo de volume. Pilhas P1 P2 P3 P4 % Reduo Total 65.45% 63.64% 69.09% 81.36%

O balano de massa seca utilizado para avaliar o rendimento de composto orgnico aps o processo de compostagem. Esses valores so obtidos atravs da diferena entre o peso inicial e final do material submetido compostagem, desconsiderando os valores de umidade. Os valores de reduo massa seca (kg) das pilhas de compostagem em funo do nmero de revolvimentos esto apresentados na Tabela 2. Observa-se na Tabela 2, que o comportamento das pilhas P3 e P4 (55,65 e 55,29%) foram superiores aos das pilhas P1 e P2 (43 e 38%). Com base nos valores ideais de reduo de massa sugeridos por KIEHL (1985), que de 50 a 80%, somente as pilhas P3 e P4 atingiram esses valores. Experimentos realizados por ORRICO et al. (2007), avaliando a eficincia da compostagem de dejetos de caprinos alimentadas com diferentes dietas, obteve valores mximos em torno de 55 a 56% de reduo de massa seca, sendo semelhantes aos obtidos pelas pilhas P3 e P4.

Tabela 2 : Valores de balano de massa das pilhas de compostagem. Parmetros Massa Seca (kg) Perodo Inicial Final Reduo % P1 264.45 151.2 42,82 P2 264.45 164.7 37,71 P3 264.45 117.26 55,65 P4 264.45 118.22 55,29

CONSIDERAES FINAIS

Nas condies da realizao deste trabalho, foram possveis as seguintes consideraes: nmero de revolvimentos realizados nas pilhas influenciaram no comportamento da temperatura da compostagem de resduos orgnicos das reas verdes; A pilha P4 obteve os maiores valores de temperatura por um maior perodo de tempo; Observou se que 90 dias no foram suficientes para condicionar a temperatura da pilhas com a do ambiente; As pilhas P3 e P4 obtiveram maior reteno de umidade, principalmente nas ltimas semanas de compostagem; A reduo do volume das pilhas ficou acima de 60%, sendo o P4 com a maior reduo; nmero de revolvimentos realizados nas pilhas P3 e P4 levaram a maior reduo de massa seca, quando comparado com as demais pilhas.

REFERNCIAS
ALAGOAS. Secretaria Coordenadora de Planejamento, Gesto e Finanas. Anurio Estatstico. Macei: SEPLAN-CGPLAN, v. 11, 2004. BARROS, R.T.V.; SILVA, T.A.S.; MIRANDA, T.G. O gerenciamento dos resduos verdes na UFMG: outras possibilidades. Disponvel<http://www.ufmg.br/dsg/arquivo/texto_gerencia_areas_verdes.pdf.>. Acesso em: 24 out. 2009. BATISTA, J.G. BATISTA, E.R.B. Manual de compostagem. Disponvel em: <http://www.angra.uac.pt/ PESSOAIS/DOCENTES/jbatista/Compostagem/capa.jpg> Acesso em: 8 out. 2002. BETRAME, K.G. Compostagem de resduos de indstrias alimentcias. In: Simpsio Sobre Compostagem, 2004, Botucatu. Cincia e Tecnologia: Anais... Botucatu: Departamento de Recursos Naturais, Faculdade de Cincias Agronmicas, Universidade Estadual Paulista, 2004. 1 CD-ROM. GIBSON, C. P. Compostagem orgnica. Disponvel em: <http://www.pronaf.gov.br/dater/arquivos/ 2014419929.doc>. Acesso em: 5 jun. 2009. KIEHL, E. J. Fertilizantes orgnicos. So Paulo. Agronmica: Ceres, 1985. LAPERTOSA, A. D.; BARROS, R. T. V. Atores no gerenciamento dos resduos slidos verdes da UFMG (Brasil). In: AIDIS, Asociacin Interamericana de Ingeniera Sanitaria y Ambiental: Rescatando antiguos principios para los nuevos desafos del milenio. Montevidu, AIDIS, 2006, p.1-8. Disponvel em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/uruguay30/BR05422_Barros.pdf>. Acesso em: 24 out. 2009.

ORRICO, A. C. A, JNIOR, J. L., ORRICO JNIOR, M. A. P. Alteraes fsicas e microbiolgicas durante a compostagem dos dejetos de cabras In: Revista Engenharia Agrcola, Jaboticabal, v. 27, n. 3, p. 764772, set./dez.2007. PEREIRA NETO, J. T. Compostagem: Fundamentos e Mtodos. In: Simpsio Sobre Compostagem, 2004, Botucatu. Cincia e Tecnologia: Anais... Botucatu: Departamento de Recursos Naturais, Faculdade de Cincias Agronmicas, Universidade Estadual Paulista, 2004. 1 CD-ROM. PEREIRA NETO, J. T. Manual de compostagem: processo de baixo custo. Viosa MG: UFV, 2007.

S-ar putea să vă placă și