Sunteți pe pagina 1din 22

A Cincia

Entendemos por cincia uma sistematizao de conhecimentos, um conjunto de proposies logicamente correlacionadas sobre o conhecimento de certos fenmenos que se deseja estudar: a cincia todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemtico conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido verificao ( TRUJILLO FERRARI 1993.P.89 )

Do medo Cincia
A evoluo humana corresponde ao desenvolvimento de sua inteligncia. Sendo assim podemos definir trs nveis de desenvolvimento da inteligncia dos seres humanos desde o surgimento dos primeiros homindeos: o medo, o misticismo e a cincia.

O medo:
Os seres humanos pr-histricos no conseguiam entender os fenmenos da natureza. Por este motivo, suas reaes eram sempre de medo: tinham medo das tempestades e do desconhecido. Como no conseguiam compreender o que se passava diante deles, no lhes restava outra alternativa seno o medo e o espanto daquilo que presenciavam.

O misticismo:
Num segundo momento, a inteligncia humana evoluiu do medo para a tentativa de explicao dos fenmenos atravs do pensamento mgico, das crenas e das supersties. Era, sem dvida, uma evoluo j que tentavam explicar o que viam. Assim, as tempestades podiam ser fruto de uma ira divina, a boa colheita da benevolncia dos mitos, as desgraas ou as fortunas do casamento do humano com o mgico.

A cincia:
Como as explicaes mgicas no bastavam para compreender os fenmenos os seres humanos finalmente evoluram para a busca de respostas atravs de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a cincia metdica, que procura sempre uma aproximao com a lgica. O desenvolvimento do conhecimento humano est intrinsecamente ligado sua caracterstica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivduo transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a cincia.

A evoluo da Cincia
Os egpcios j tinham desenvolvido um saber tcnico evoludo, principalmente nas reas de matemtica, geometria e na medicina, mas os gregos foram provavelmente os primeiros a buscar o saber que no tivesse, necessariamente, uma relao com atividade de utilizao prtica. A preocupao dos precursores da filosofia (filo = amigo + sofia (sphos) = saber e quer dizer amigo do saber) era buscar conhecer o porque e o para que de tudo o que se pudesse pensar.

A evoluo da Cincia
No sculo XVII e XVIII (anos 1600 e 1700) a burguesia assumiu uma caracterstica prpria de pensamento, tendendo para um processo que tivesse imediata utilizao prtica. Com isso surgiu o Iluminismo, corrente filosfica que props "a luz da razo sobre as trevas dos dogmas religiosos". O pensador Ren Descartes mostrou ser a razo a essncia dos seres humanos, surgindo a frase "penso, logo existo". No aspecto poltico o movimento Iluminista expressou-se pela necessidade do povo escolher seus governantes atravs de livre escolha da vontade popular. Lembremo-nos de que foi neste perodo que ocorreu a Revoluo Francesa em 1789.

A evoluo da Cincia
O Mtodo Cientfico surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio mais adequado de conhecer e controlar a natureza. J no fim do perodo do Renascimento, Francis Bacon pregava o mtodo indutivo como meio de se produzir o conhecimento. Este mtodo entendia o conhecimento como resultado de experimentaes contnuas e do aprofundamento do conhecimento emprico. Por outro lado, atravs de seu Discurso sobre o mtodo, Ren Descartes defendeu o mtodo dedutivo como aquele que possibilitaria a aquisio do conhecimento atravs da elaborao lgica de hipteses e a busca de sua confirmao ou negao.

A evoluo da Cincia
No sculo XIX (anos 1800) a cincia passou a ter uma importncia fundamental. Parecia que tudo s tinha explicao atravs da cincia. Como se o que no fosse cientfico no correspondesse a verdade. Se Nicolau Coprnico, Galileu Galilei, Giordano Bruno, entre outros, foram perseguidos pela Igreja, em funo de suas idias sobre as coisas do mundo, o sculo XIX serviu como referncia de desenvolvimento do conhecimento cientfico em todas as reas.

Na sociologia Augusto Comte desenvolveu sua explicao de sociedade, criando o Positivismo, vindo logo aps outros pensadores; Na Economia, Karl Marx procurou explicar a relaes sociais atravs das questes econmicas, resultando no Materialismo-Dialtico; Charles Darwin revolucionou a Antropologia, ferindo os dogmas sacralizados pela religio, com a Teoria da Hereditariedade das Espcies ou Teoria da Evoluo.

CINCIAS
CINCIAS FORMAIS = Preocupam-se com enunciados, com o estudo das idias. (Lgica e matemtica)

CINCIAS FACTUAIS = Estudam os fatos, tratando de objetivos empricos, em coisas e processos. ( Naturais e Sociais)

CINCIAS FACTUAIS (Conhecimento) Cincias Naturais:

basea-se na realidade do fenmenos: fsica, qumica, geologia,biologia)


Cincias Sociais : Basea-se na realidade Social: (Economia, Administrao, Psicologia Sociologia,Histria,etc)

Cincia x Senso Comum


A cincia distingue-se do senso comum porque este uma opinio baseada em hbitos, preconceitos, tradies cristalizadas, enquanto a primeira baseiase em pesquisas, investigaes metdicas e sistemticas e na exigncia de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A cincia conhecimento que resulta de um trabalho racional.

FATO = COISA OU AO FEITA. OBSERVAO EMPIRICAMENTE VERIFICADA LEIS = SURGE DA NECESSIDADE QUE SE TEM DE ENCONTRAR EXPLICAES PARA OS FENMENOS;

Definies

FENMENO = TODA MODIFICAO QUE SE PROCESSA NOS CORPOS PELA AO DE AGENTES FSICOS E QUMICOS. TEORIA = A RELAO ENTRE FATOS, OU SEJA, A ORDENAO SIGNIFICATIVA DESSES FATOS, CONSISTINDO EM CONCEITOS, CLASSIFICAES, CORRELAES, GENERALIZAES, PRINCPIOS, LEIS, REGRAS, TEOREMAS, ETC.

Papel dos Fatos


> O Fato inicia a teoria (uma descoberta pode provocar o incio de uma nova teoria)

> O Fato reformula e rejeita a teoria (qualquer teoria possvel de modificao). > O Fato redefine e esclarece a teoria (situaes no previstas ou novas tcnicas de pesquisa mais inovadoras).

Papel da Teoria
> Orienta os objetos da cincia (delimitao do campo de investigao); > Oferece um sistema de conceitos (fornecer concepo, vocabulrio cientfico, relao entre fatos estudados,etc);
> Resume o conhecimento (sintetizar o que j se sabe sobre o objeto de estudo);
> Prev Fatos (prev novos fatos e relaes);

FUNO DAS LEIS

>Resumir grande quantidade de fatos.


>Permitir prever novos fatos, pois, um fato se comportar conforme o estabelecido por ela. LOGO: LEI a relao constante entre o fenmeno e a sua causa.

Leis - Teoria

A lei da queda livre dos corpos (Galileu). A Teoria da Gravitao de Newton (fora gravitacional). LOGO = A lei est contida na teoria. (LCT)

O que uma teoria cientfica?


um sistema ordenado e coerente de proposies ou enunciados baseados em um pequeno nmero de princpios, cuja finalidade descrever, explicar e prever do modo mais completo possvel um conjunto de fenmenos, oferecendo suas leis necessrias. A teoria cientfica permite que uma multiplicidade emprica de fatos aparentemente muito diferentes sejam compreendidos como semelhantes e submetidos s mesmas leis; e, vice-versa, permite compreender por que fatos aparentemente semelhantes so diferentes e submetidos a leis diferentes

Ento:

O desenvolvimento da cincia pode ser considerado como uma inter-relao entre teoria e o fato. (Goode e Hatt, 1969)
Funo da Cincia: melhorar a relao homem e mundo

RELAES
A = Conhecimento Cientfico H = Senso comum F = Fatos A T = Teorias (LCT) L = Leis FT = Verdade

Suposio
F T
classificaes

crenas

F1

regra s

F3
F2

Leis

conceito s correlae s teorema s

lendas

Base Divina

mitos

S-ar putea să vă placă și