Sunteți pe pagina 1din 3

LmpadadosPs Estudo Bblico

2013 - 01

Um chamado ao verdadeiro arrependimento


(Mateus 3)

Viso Geral
O captulo trs de Mateus apresenta basicamente duas coisas: a descrio do ministrio de Joo Batista, confirmando a profecia de Isaas captulo quarenta e o batismo do senhor Jesus. Apesar disso, grandes verdades nos so reveladas neste captulo como a Trindade e a necessidade da verdadeira converso.

Como Deus revelado


### Juiz Como dito por Joo Batista, eis que o machado est posto raiz de toda a rvore e aquelas que no produzirem bom fruto sero cortadas (v. 10). E tambm no (v. 12) onde nos mostra que a palha ser queimada com o fogo que nunca apaga o que nos traz uma indicao do castigo eterno. ### Trindade Todos sabem que servido a um nico Deus que santo e que se revela a ns em trs pessoas distintas e de mesma essncia, sendo o Pai, o Filho e o Esprito Santo, no so trs deuses, mas um s Deus. Para ilustrar: de conhecimento geral que todo raio de luz realmente se compe de trs raios: primeiro, o actnico, que invisvel; segundo, o luminoso, que visvel; terceiro, o calorfero, que produz calor, o qual se sente mas no se v. Onde h estes trs, ali h luz; onde h luz, temos estes trs. Joo o apstolo, disse: "Deus luz". Deus o Pai invisvel; ele se tomou visvel em seu Filho, e opera no mundo por meio do Esprito, que invisvel, no entanto, eficaz (Pearlman1, pg. 66).
1

Pearlman Myer, Conhecendo as doutrinas da Bblia, 2006 Editora Vida.

http://lampadadospes.blogspot.com

1 DE 3

LmpadadosPs
Muitos no creem na doutrina da Trindade, porm, existem inmeras passagens, tanto no AT2 como no NT3, tais como: (Is 11:1-5; Mt 3:16-17; 28:19; Jo 14:16-17, 26; 15:26; 2Co 13:14; Gl 4:6; Ef 1:3-13; 2:18; 2Ts 3:5; 1Pe 1:2; Hb 9:14) que confirmam a verdade sobre a Trindade. Caso a ideia unicista4 fosse correta algumas passagens bblicas ficariam um pouco sem sentido como, por exemplo, (Jo 14:16) onde lemos: E eu [Jesus, Filho] rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador [Esprito Santo], para que fique convosco para sempre. (Os textos entre colchetes foram adicionados para esclarecimento). Portanto, caso o Pai, Filho e o Esprito Santo fossem apenas uma pessoa no faria sentido o texto que lemos, afinal, Jesus rogaria a Ele mesmo, para que enviasse a Ele mesmo, o que realmente no faz sentido algum. E tambm no faria sentido a sua ordem para que o batismo fosse em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo.

2013 - 01

Verdades contidas
### necessria a converso verdadeira Uma das grandes verdades do cristianismo apresentada neste captulo, mais precisamente nos versos oito a dez. Joo Batista, ao ver que muitos fariseus e saduceus vinham batizar-se disse que lhes era necessrio produzir frutos dignos de arrependimento e que o fato de eles serem descentes naturais de Abrao pouco importava para a sua salvao. Aqui se percebe claramente a necessidade do arrependimento sincero nas pessoas que andam com Cristo. Toda a rvore, pois, que no produz bom fruto, cortada e lanada no fogo (v. 10). Por isso, no devemos descansar sob uma falsa sensao de segurana por pertencermos a uma igreja, ou por qualquer outra coisa que possamos realizar que contribua com a salvao. A Bblia bem clara, a salvao no ocorre mediante o esforo humano e sim pela graa de Deus, e requer de ns f no Senhor Jesus, que significa dar crdito a Sua Palavra, ou seja, no viver mais segundo o mundo, mas segundo o que Deus determina. ### Batismo de crianas

2 3

AT Antigo Testamento. NT Novo Testamento. 4 Unicista Os unicistas no consideram a doutrina da Trindade, afirmando que Jesus o Pai manifestado de outra maneira, assim como, Esprito Santo tambm o .

http://lampadadospes.blogspot.com

2 DE 3

LmpadadosPs
O chamado de Joo Batista s pessoas requeria deles arrependimento e confisso de pecados. Aqui podemos crer que recm-nascidos no faziam parte desse grupo de pessoas que estavam aptas para o arrependimento sincero e confisso de pecados. Neste sentido, e tomando como base o prprio senhor Jesus, cremos que o batismo trata-se de uma aliana feita entre uma pessoa e Deus, confessando publicamente sua f na Obra Redentora de Jesus Cristo, e neste caso, no admite o batismo de crianas recm-nascidas. Para aqueles que afirmam que o batismo de Joo Batista no mesmo do que o do senhor Jesus, os textos de (At 2:37-40; 1Pe 3:21) reforam a ideia de que o batismo deve ser algo consciente. Quanto as crianas, tomamos como base a vida do senhor Jesus que foi apresentado no templo (Lc 2:21-33), e assim procedemos da mesma maneira consagrando-as ao Senhor.

2013 - 01

Aplicao
Este captulo de Mateus apresenta algo extremamente importante para o cristo, a necessidade do arrependimento genuno. Ao ver que muitos fariseus e saduceus vinham para se batizarem, Joo Batista os repreendia, afinal, de nada lhes adiantariam serem batizados se porventura no levassem uma vida condizente com a f que afirmavam possuir. O que chama a ateno que Joo Batista dar grande nfase ao fruto, ou seja, no caso de seres humanos as atitudes, e por isso, fica claro que o verdadeiro arrependimento produzir mudana de atitudes. E o senhor Jesus disse, pelo fruto conhecereis a rvore (Mt 12:33). Em nossos dias muitas so as pessoas que afirmam serem crists. E ento a voz de Joo Batista continua clamando at nossos dias dizendo; produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. Isso o que vai determinar se realmente somos cristos ou no, nossas atitudes precisam estar condizentes com Cristo. O que mais importante hoje compreender que de nada nos adiantar frequentarmos uma igreja, orar de madrugada, fazer jejuns, ler a Bblia ou qualquer outra coisa sem que estejamos agindo pela f. Por isso fica-nos o desafio de refletir sobre aquilo que cremos, sobre aquilo que fazemos. Existe um fundamento para a nossa f? As coisas que cremos condizem exatamente com o que a Bblia diz? Afinal, a f crist est plenamente fundamentada pelas Escrituras, e so elas, a nica base para a nossa f.

http://lampadadospes.blogspot.com

3 DE 3

S-ar putea să vă placă și