Sunteți pe pagina 1din 6

CAP. 1 REVELANDO OS MISTRIOS DE DANIEL. DEUS TRANSFORMA DERROTA EM VITRIA... Introduo.

maravilhoso saber do seu interesse no livro proftico de Daniel. A verdade que quanto mais o estudamos mais vemos Jesus Cristo nele. Voc no est sozinho no desejo de entender as profecias de Daniel. Cristvo Colombo,... Isaque Newton, o famoso cientista, matemtico e erudito... confirmava diante das pessoas da poca QUE A BBLIA E A VERDADEIRA. Timteo Dwight foi o primeiro presidente da Universidade de Yale. Foi durante a Revoluo Francesa que muitos estudantes.... Esforaram-se por propagar infidelidade e atesmo na faculdade....Capela....BBLIA/PROFECIAS DE DANIEL... No final, os estudantes se levantaram e com estrepitoso entusiasmo aplaudiram Timteo Dwight..... O acontecimento produziu um reaviva mento extraordinrio na Universidade de Gale, justamente numa poca to agitada pelos ventos da revoluo. Ao estudarmos junto o livro de Daniel, Deus nos revelar verdades maravilhosas. POR QUE ESTUDAR O LIVRO DE DANIEL? MT 24 Pelo menos por trs razes: 1) porque inspirado por Deus; 2) porque especialmente dirigido s pessoas que vivem no tempo derradeiro da histria terrestre; 3) porque proporciona esperana e otimismo nestes tempos de crises sucessivas, de violncia e agressividade inusitadas e de confuso de valores e crenas. O livro de Daniel dividido em dois segmentos: profecias e HISTRIA.(Os 6 1s Caps. So histricos. Os ltimos 6 PROFTICOS) As profecias apontam para um perodo chamado fim dos tempos. Suas histrias ensinam como podemos nos preparar, com f,coragem, para o fim dos tempos. O PROPSITO ESPECFICO DA PROFECIA. 1. Habilitar o povo de Deus a se preparar para o futuro. 2. Em segundo lugar, quanto mais estudamos a profecia e comprovamos seu cumprimento, mais cresce nossa confiana na Bblia. CREDIBILIDADE DE DANIEL AUMENTADA POR CRISTO. Quando, pois, virdes que a abominao da desolao, de que falou o profeta Daniel, est no lugar santo (QUEM L, QUE ENTENDA). (Mat. 24:15) Eventos do fim dos tempos.Guerras, fomes, terremotos, lares desfeitos, divrcios, cheio de violncia etc.

Podemos compreender claramente que Jesus recomendava a leitura e compreenso das profecias de Daniel. Existem muitos historiadores eruditos sustentando que Daniel ....fruto de sua imaginao. Mas, infelizmente para eles, sua voz perdeu volume, fora...Foram comprovadas... Provas arqueolgicas e histricas que as confirmassem.... Uma incurso descabida contra o profeta de Deus, afirmando: Daniel no um profeta, pois suas profecias foram muito precisas, ele deve ter escrito depois delas terem acontecido. Ora, se Jesus disse que DANIEL FOI UM PROFETA, ento acredito que assim . E voc? Pense bem: (Mt 24.15) A QUE TEMPO, SE APLICAM AS PROFECIAS DE DANIEL? Calamidades do Fim. Quando aplicar as profecias de Daniel...Veja Daniel captulo 12 verso 4, verso 6, Verso 8, Verso 9, Verso 13, Qual so as palavras que se repetem nesses versos --O Fim. Estamos de fato vivendo no FIM DOS TEMPOS. Um momento crtico....Onde.... conflitos tnicos...Fomes, Terremotos, crimes aumentando, famlia se desintegra, tempo de profunda instabilidade social. Olhando ao redor, podemos entender com muita clareza o apelo de Jesus para LERMOS E ENTENDERMOS as profecias de Daniel. CAP. 1 PROFETA COM NOME PROFTICO. DANIEL. EL vem da palavra Elohim = Deus + Dan origina-se da tribo dos juzes. Significado = o Deus da justia e do julgamento. Na controvrsia entre o bem e o mal, no panorama ENTRE O CERTO E O ERRADO, na batalha pelo trono do Universo, o Deus da justia, o Deus do julgamento, o Deus da honestidade FAR TUDO NOVO. A DERROTA DO POVO DE DEUS. Daniel verso 1 605 a.C Duas cidades JERUSALM e Babilnia. Dois Reis Jeoaquim e Nabucodonosor. Babilnia, o centro da rebelio contra Deus, da confuso, do pecado, da apostasia. Babilnia, a poderosa cidade-nao ataca Jerusalm, a qual Deus chamou de cidade da verdade e da obedincia. Nabucodonosor, de Babilnia, toma de assalto a Jerusalm. O errado ataca o certo e Jerusalm cai. SE DEUS TO BOM.........PORQU SER.... O PEMA DE JEAN RASSALOW....

Dn 1.1 introduz um tema muito controverso: o conflito entre Deus e Satans, entre o bem e o mal, entre o certo e o errado. Essa batalha apresentada em todo o primeiro captulo. A ESCOLHA. O rei Nabucodonosor olha para um grupo de notveis jovens hebreus....(17 ou 18 anos) Escolhe alguns dentre os que vieram como escravos para Babilnia, para serem educados e treinados na Universidade de Babilnia, de onde poderiam sair at como futuros governantes de suas provncias. Jovens afegos foram levados...RUSSIA...Ensinados regime marxista-leninista , depois devolvidos pelo Kremlin, para difundirem a filosofia. Hitler fez isto muitas vezes com as naes que invadiu durante a Segunda Guerra Mundial. Ele trazia os jovens desses pases para a Alemanha, procurando ensinar-lhes a filosofia nazista. Depois de se formarem, voltavam como governantes de seu povo difundindo essa filosofia entre as massas. O rei Nabuc. Fez a mesma coisa. DANIEL 1, VERSO 4, FALA DOS JOVENS ESCOLHIDOS: Os jovens mais brilhantes de Jerusalm e que tivessem habilidade para viver no palcio do rei, a fim de que fossem ensinados nas CULTURAS e LETRAS e na LNGUA dos caldeus, tb, a RELIGIO babilnica. ESQUEMA SUTIL DE CORRUPO. Verso 5: Ento eles foram educados na filosofia babilnica, aprenderam sobre o intelectualismo dessa cultura, sobre a sua religio e, para completar este processo de lavagem cerebral, o rei mandou mudar seus nomes originais. A razo para isso que Nabucodonosor desejava que eles mudassem, inclusive, suas personalidades. EX: Jac (Enganador)--- Israel (lutando com Deus e prevalecendo ) Entende-se ento, na Bblia, que uma MUDANA DE NOME SIGNIFICA ALTERAO DE CARTER. (IDENTIDADE). Daniel, captulo 1, verso 6: E entre eles se achavam, dos filhos de Jud, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Ele lhes deu nomes que correspondiam aos deuses pagos de Babilnia. Verso 7: Daniel DEUS MEU JUIZ. Ele est no trono e consertar todas as coisas, no o rei da Babilnia. Isso no era do agrado de Nabucodonosor, ento a Daniel ps o nome de BeltessazarO nome Beltessazar significa o guarda dos tesouros escondidos de Bel. Voc ajuda Bel. Dn 1.2 (Aquele que ajuda Bel). Durante todo o tempo em que o rei tentou influenciar sua mente, Daniel, para neutralizar a poderosa ao do novo ambiente, poderia dizer: Meu nome Daniel. Deus meu juiz.

*****Se voltarmos ao verso 2***** utenslios da Casa de Deus colocados na casa do tesouro do seu deus.(Bel Marduque). Ou MERODAQUE. Chefe dos 13 deuses babil. Hananias, cujo nome significa O SENHOR BONDOSO COMIGO: Voc passar a se chamar Sadraque inspirao do Sol. (Servo do deus Sin). Seria o deus do Sol quem passaria a brilhar bondosamente sobre ele e no o Senhor Deus de Israel. Se tiver fartura para comer, lembre-se de que o Senhor bondoso com voc. Se estiver na pobreza, o Senhor bondoso com voc. Se estiver em cativeiro, na Babilnia, o Senhor bondoso voc. Misael, QUALIDADE SEMELHANTE A DEUS pacincia, bondade, amor como o carter de Deus --- Mesaque, que quer dizer o servo da deusa de Sheba. Esquea que voc tem o carter semelhante ao do Deus vivo e lembre-se de que daqui por diante voc servo de Sheba. Azarias quer dizer: O SENHOR O MEU AJUDANTE, para Abede-Nego, que quer dizer, o servo de Nebo. Se dissessem: Incline-se diante deste dolo, ele responderia: Azarias o meu nome, pois o Senhor meu ajudante. Se ainda fosse dito: Voc nunca ver seu pai ou sua me novamente, mas morrer em cativeiro, Azarias se lembraria mais uma vez: Meu nome Azarias, o Senhor meu ajudante. A MESA ESTAVA POSTA .---BANQUETE SEDUTOR, CARDPIO IDLATRA. A mesa estava posta. A presso para se conformar com uma situao aparentemente imutvel era enorme. A sociedade ao redor era materialista, sexo dirigida, moralmente corrompida, uma gerao governada pela emoo. Os quatro jovens hebreus estavam sendo seduzidos e forados a se conformar com ela. A GUERRA DOS FINS DOS TEMPOS: NA MENTE...NO TEMPO DO FIM. No tempo do fim a sociedade tentar fazer lavagem cerebral em Seu povo. s vezes, em conversas com a juventude, ouo: Voc sabe, hoje quase impossvel ser cristo e servir a Deus PORQUE TODOS....ESTO FAZENDO... Daniel o exemplo de um jovem fiel vivendo numa sociedade corrompida e sem Deus, cuja mente poderia ter sido deturpada. As Escrituras dizem em Daniel, Dn 1.8 E Daniel assentou no seu corao no se contaminar com a poro do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse no se contaminar. O termo traz o sentido de decidir, DETERMINAR-SE, escolher. A Guerra dos fins dos tempos: NA MENTE, no INTELECTO.

Na bblia no VT**Corao, o centro das emoes, do intelecto, do processo do pensamento. Pv 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu corao, porque dele procedem as sadas da vida. Falar da Mdia, que governa o mal...Sociedade pecadora sem Deus..... MUITO MAIS QUE ANIMAIS. Por exemplo, cientistas da Universidade de Massachusetts, alguns anos atrs, estavam fazendo experincias com macacos. ... APERTAR O BOTO AT MORRER DE PRAZER....QUANTOS HOJE no param mais de apertar o boto do prazer, e esto morrendo. lcool, drogas, promiscuidade etc. SENSAO PASSAGEIRA. DANIEL TOMOU UMA DECISO. Em Daniel, captulo 1, verso 8 as Escrituras dizem que o profeta TOMOU UMA DECISO. Ele o fez no simplesmente para ficar passivo. Ele tomou a deciso de fazer alguma coisa que pudesse proteg-los da decadncia. Daniel props em seu corao (sua mente) QUE NO IRIA SE CORROMPER. Para Daniel, a carne sacrificada a dolos, carne impura,foi retirada. Moda---tv---revistas---etc. No se corrompa...... REMOVENDO OBSTCULOS. verso 16: Para Daniel, o obstculo a ser removido era a carne que tinha sido oferecida aos dolos do rei. (CUIDADO COM as FESTAS MUNDANAS e a MDIA ) Dn 1.16-17 , que o despenseiro tirou a poro do manjar deles e o vinhoA no ser que voc permita a DEUS RETIRAR A MALEDICNCIA, A IMORALIDADE, OS CIMES, RAIVA, de sua vida; a no ser que Ele retire o que est errado com e em voc, o amigo no poder receber as bnos do verso 17, que est na seqncia. Nos ltimos dias da histria, Deus est procurando homens e mulheres que tenham uma paixo em seu corao e um desejo em sua vida: o de obedec-Lo e no se corromper com as presses e a conformidade do mundo em que vivemos. Para receber as mais ricas bnos de Deus em sua vida, voc precisa permitir que DEUS remova os obstculos. Existe alguma coisa separando voc de Deus? Algum impedimento em sua vida? H dois passos que levam voc a receber as bnos de Deus. 1: Decida (ponha em sua mente) agradar a Deus em todas as situaes. 2 Permita que Deus retire os obstculos. Faa um vislumbre at aqui...... RESULTADO DA DECISO. Dn 1.20-21 : SABEDORIA E em toda matria de sabedoria e de inteligncia, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrlogos que havia em todo o seu reino.

verso 21 LONGEVIDADE. E Daniel esteve at ao primeiro ano do rei Ciro.Daniel continuou. Imprios surgem e desaparecem, reis ascendem e caem. De 605 a 539 AC, reinaram Nabucodonosor, seu filho, neto e bisneto. A Bblia diz que Daniel esteve desde o rei da Babilnia at o rei da Medo-Prsia. De 605 a 539 AC. EXISTEM HOJE EM NOSSO MUNDO HOMENS E MULHERES que tm apenas um desejo em seus coraes: servir a Deus. ELES CONTINUARO. A Babilnia deste mundo desabar como um castelo de cartas. A filosofia barata, o secularismo, a perversidade deste mundo iro desabar. EXISTE UM NOVO REINO VINDO, uma NOVA SOCIEDADE A CAMINHO e os filhos de Deus que decidiram em seu corao servi-Lo, passaro deste reino para o prximo, e vivero para SEMPRE E SEMPRE E SEMPRE. Eu quero fazer parte desse reino, e voc? UM MUNDO NOVO, UMA SOCIEDADE NOVA. RESOLVA agora em sua mente servir ao Senhor Deus. Tome agora a mais importante, a mais feliz deciso de sua vida! Receba a Cristo como nico em sua vida. Vamos orar.......

S-ar putea să vă placă și