Sunteți pe pagina 1din 2

NOME: Anderson gabriel marques dos santos

Turma: 107

Data: 14/05/2013

ESCOLA: E.E.E.M Salgado Filho

PROFESSOR(A):Camila Medeiros

1) O que e a religio umbanda?


A Umbanda uma religio brasileira, que sincretiza vrios elementos do catolicismo, do espiritismo e das religies afro-indgena-brasileiras. A umbanda irradiou-se a partir do Rio de Janeiro, com uma tradio espiritual originada no culto dos banto s almas dos antepassados. Tais espritos formam na religio duas grandes categorias: os espritos de luz, quais sejam Caboclos e Pretos-velhos, e os espritos das trevas ou Exus. A noo bsica a da reencarnao, segundo a qual o umbandista que obedece s injunes do culto reencarnar numa situao social superior, formando uma cadeia sucessiva, at bem-aventurana final.

2) Em quais linhas a umbanda e dividida?


A Umbanda dividida em linhas cada uma delas com um chefe ou um Orix que a comanda. E cada linha dividida em falanges. As linhas representam os grupamentos dos Orixs e suas falanges que atuam dentro da Umbanda. No existe uma definio dentro da Umbanda. Assim existem diversas representaes das Sete linhas, e em algumas correntes, j citam a possibilidade de existirem no 07, mas 09 linhas ou mesmo 14 linhas. Existe um consenso de 05 linhas fixas (Oxal, Xang, Ogum, Iemanj e Oxossi) e 02 linhas variveis que sero ocupadas de acordo com os fundamentos doutrinrios da Umbanda.

3) O que e espiritismo?
O Espiritismo a doutrina revelada pelos Espritos Superiores, atravs de mdiuns, e organizada (codificada), no sculo XIX, por um educador francs, conhecido por Allan Kardec. O Espiritismo , ao mesmo tempo filosofia, cincia e religio. Filosofia, porque d uma interpretao da vida, respondendo questes como de onde eu vim, o que fao no mundo,para onde irei depois da morte. Toda doutrina que d uma interpretao da vida, uma concepo prpria do mundo, uma filosofia.

4) Quais so os pilares desta doutrina?(espiritismo)


O Espiritismo uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espritos e de suas relaes com a vida material. Foi revelada por Espritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francs conhecido como Allan Kardec. Para os Espritas o Espiritismo se constitui na Terceira Revelao, o "Consolador" prometido por Jesus. Surgiu, pois, na Frana, h mais de um sculo. Traz em si trs faces: filosofia, cincia e religio(moral). Vejamos o que Allan Kardec nos orienta a respeito do assunto nos livros "O que Espiritismo" e "Obras Pstumas", respectivamente:

5) Quais so as semelhanas entre as duas religies?(espirita, umbanda)


Espiritismo: O espiritismo atravs da codificao de Allan Kardec o Consolador prometido. Jesus em seu ato de amor, nos presenteou com esse Consolador Prometido, que h dois mil anos no poderia ser revelado. Ante a situao psquica desfavorvel e inflexvel em que nos encontrvamos quando ento estvamos desfrutando da presena inestimvel do nosso grande Messias. Paralelamente surge aqui na Terra a nossa Umbanda Sagrada. Nos referimos (aqui na Terra) porque h mais de trs mil anos antes de Cristo, j tnhamos a elaborao e trabalho daqueles que so componentes do Universo Espiritual grandioso que so as entidades e seres de diferentes etnias, galxias e esferas extra-fsicas superiores, Povos atuantes da Umbanda Sagrada.

6) Quem e o dito fundador da doutrina espirita?


Lder fundador : O fundador do Espiritismo o francs Denisard Lon Hippolyte Rivail. Rivail nasceu em Lyon em 03/10/1804 e morreu em 1869.

7) Em relao ao ato de receber uma entidade/espirito qual a diferena entre as duas?


Entidade j tem noes do que veio fazer em terra, para melhorar a sua evoluo. Espritos, muitos no aceitam ainda a morte, vivem encostados nas pessoas, para terem alivio de seu sofrimento e acabam por passar esse baixo astral para as pessoas!

S-ar putea să vă placă și