Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL UFMS

RESENHA ESTADO E POLTICAS (PBLICAS) SOCIAIS (Eloisa de Mattos Hofling)

CCHS CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE FILOSOFIA Acadmica: Claudete Furtado da Silva claudetefs@ibest.com.br Campo Grande - MS

ESTADO E POLTICAS (PBLICAS) SOCIAIS A compreenso e avaliao das polticas pblicas sociais implementada por um governo fundamental que compreendamos a concepo de Estado de poltica social que sustentam as aes de programas de interveno, pois as diferentes vises de sociedade, Estado e poltica educacional geram projetos diferentes de interveno nesta rea. importante referir sobre as chamadas questes de fundo, onde as informaes bsicas, as decises tomadas, as escolhas feitas e toda uma estratgia de interveno governamental implantada, pois uma destas relaes consideradas fundamentais que estabelece entre Estado e polticas sociais. Do que diz respeito as anlises do fracasso ou do sucesso desses programas governamentais, so vrios os fatores, exigindo um grande esforo de anlise. importante ressaltar a diferena entre Estado e governo. O Estado o conjunto de instituies permanentes, como rgos legislativos, tribunais e exrcito e outros que no formam um bloco monoltico. O governo como um conjunto de programas e projetos que partem da sociedade. As polticas pblicas so entendidas como Estado em ao, o Estado implantando um projeto de governo, atravs de programas, de aes voltadas para setores especficos da sociedade. O Estado no pode ser reduzido burocracia pblica, aos organismos estatais que conceberiam e implantariam as polticas pblicas, que seriam compreendidas essas polticas como as responsabilidades de Estado . As polticas sociais se referem as aes que determinam o padro de proteo social implementado pelo Estado, visando inicialmente pela diminuio das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento scio econmico. As polticas sociais e a educao se situam em um tipo particular de Estado. O processo de definio de polticas pblicas para uma sociedade reflete os conflitos de interesses, os arranjos feitos nas esferas de poder que perpassam as instituies do Estado e da sociedade como um todo. E, um dos elementos importantes desse processo, diz respeito aos fatores culturais, de aceitao, rejeio, de incorporao das conquistas sociais por parte de determinada sociedade.

No que diz respeito poltica educacional, aes voltadas para maior eficincia e eficcia do processo de aprendizagem, da gesto escolar e da aplicao de recursos so insuficientes para caracterizar uma alterao de funo poltica deste setor. Devendo ampliar efetivamente a participao dos envolvidos na esfera de deciso, de planejamento e da execuo da poltica educacional, para assim alcanar ndices positivos quanto avaliao a resultados de programas da poltica educacional, mas no quanto avaliao poltica da educao. De acordo com a autora do texto, concordo quando ela afirma que poltica educacional se insere no contexto do Estado capitalista, de uma forma ampla, no considerando definies mais apuradas do que seria Estado, se democrtico liberal, social democrtico, etc. E ainda, que os programas de aes sociais sejam prioritrios podendo facilitar a incorporao de conquistas sociais dos grupos e setores que no so favorecidos com tais programas para assim visar um equilbrio social.

S-ar putea să vă placă și