Sunteți pe pagina 1din 33

Clamo em lgrimas a ti, Senhor, lgrimas porque no posso falar. As palavras se perderam entre meus temores Dores tristezas.

Perdas mgoas mas lgrimas. Tu entendes minha prece sem palavras Tu ouves. Senhor enxuga minhas lgrimas todas as lgrimas no em dia distante mas agora, aqui. Joseph Bayly

Ouve, Deus, a minha splica; atende minha orao. Desde os confins da terra clamo por ti, no abatimento do meu corao. Leva-me para a rocha que alta demais para mim. (Salmo 61:1-2)

Se a verdade fosse conhecida, revelaria que voc implora por algum alento. Procurando o. Ansiando o. E provavelmente em aflio por ter descoberto que o produto est em falta. Estou certo? Foi a que voc esteve ultimamente? Hibernando na caverna do desnimo? Afagando suas feridas sob algumas nuvens pesadas, escuras, que no se dissipam? Pensando seriamente em renunciar raa humana? Se assim for, voc est indiscutivelmente desprovido de reforo e de afirmao nestes dias. Comea a perguntar-se no quando chega o alvio, mas se ele algum dia vir, certo? Desnimo. De onde vem ele? s vezes ele parece um vento seco, rido, soprado de um deserto solitrio. E s vezes algo dentro em ns comea a murchar. Doutras vezes como uma nvoa que d calafrios. Gotejando atravs de nossos poros, ele entorpece o esprito e obscurece o caminho que est diante de ns. O que h com relao ao desnimo que priva nossas vidas da alegria e nos deixa vulnerveis e expostos? No conheo todos os motivos. No conheo nem mesmo a maioria deles. Conheo, porm, um dos motivos: No temos um refgio. Sem fazer sermo, eu gostaria de chamar sua ateno para um homem que se voltou para o Senhor vivo e encontrou nele um lugar para descansar e refazer-se. Seu nome? Davi. As pessoas desanimadas no necessitam de crticos. Elas j esto bastante feridas. No necessitam de mais culpa ou de angstia acumulada. Elas necessitam de estmulo. Necessitam de um refgio. Um lugar onde esconder-se e curar-se. Algum disposto, atencioso, disponvel. Um confidente, um companheiro de lutas. No se pode encontrar um sequer? Por que no partilhar do abrigo de Davi? Aquele que ele chamava de Minha Fora, Minha Rocha, Castelo Forte, Cidadela, e Torre Alta. O Refgio de Davi nunca falhou. Nem uma vez sequer. E ele nunca se lamentou pelas vezes que deixou cair sua pesada carga e fugiu para o abrigo. Nem o far voc.

Amigo cansado, cambaleante, abatido, desanimado, tenha nimo! O Senhor Deus pode ergu-lo e ele o far. No h cova to profunda que ele no seja mais profundo ainda. No h vale to sombrio que a luz de sua verdade no possa penetrar. Em sua prpria maneira inescrutvel, ele usar o discernimento destas poucas pginas para trazer de volta o nico ingrediente que derramou de sua vida. Encorajamento. Se voc sente falta desse ingrediente, e necessita dele e o deseja, continue a ler. E se o encontrar, divulgue-o por todos os meios! Algum perto de voc pode estar pensando em desistir da busca. Charles Swindoll

Um dos mais elevados deveres humanos o dever do encorajamento... fcil rir dos ideais dos homens; fcil despejar gua fria no seu entusiasmo; fcil desencorajar os outros. O mundo est cheio de desencorajadores. Temos o dever cristo de encorajar-nos uns aos outros. Muitas vezes uma palavra de louvor, ou de agradecimento, ou de apreo, ou de nimo tem mantido um homem em p. Bendito seja o homem que profere tal palavra. Se tem para vs algum significado a experincia do amor de Cristo e o conhecimento da amizade do Esprito, e tudo o que isso representa em bondade e profunda simpatia, fazei com que as esperanas que em vs deposito passam, finalmente, realizar-se. Vivei em perfeita harmonia, vivei juntos em amor, como se tivsseis um s esprito e uma s mente. E nunca agir por simples motivo de rivalidade ou vaidade pessoal, mas com toda a humildade, pensai mais nos outros do que em vs prprios. E que ningum pense apenas nos seus negcios pessoais, mas aprenda a ver as coisas sob o ponto de vista dos outros. Qualquer atitude que tomeis, tende sempre presente o exemplo de Jesus Cristo. (Filipenses 2:1-5, Deus est pessoalmente envolvido nos prprios dias e detalhes de sua vida. Grande previlgio!

Voc VOC. Existe somente um VOC. E VOC importante. Deseja comear a sentir-se melhor? Realmente deseja banir o desnimo? Posso diz-lo em trs palavra: Comece sendo VOC.

Existe somente um VOC. Pense nisso. Seu rosto e traos, sua voz, seu estilo, seu
pano de fundo, suas caractersticas e peculiaridades, suas capacidades, seu sorriso, seu andar, seu aperto de mo, sua maneira de expresso, seu ponto de vista . . . tudo o que se refere a voc se encontra num nico indivduo desde que o primeiro homem passou a existir VOC. Como que isso faz voc sentir-se? Francamente, estou eufrico! Cave to profundamente quanto lhe apraz nos arquivos antigos, empoeirados do Homo sapiens e voc no encontrar outro VOC em todo o lote. E isso, a propsito, no "aconteceu simplesmente"; foi planejado assim. Porqu? Porque Deus desejava que voc fosse VOC, s por isto! Ele desenhou voc para ser uma pessoa nica, distinta, significativa, diferente dos demais indivduos na face da terra, atravs da vasta expanso do tempo. Em seu caso, como no caso de qualquer outro ser humano, o molde foi quebrado, para nunca ser usado de novo, uma vez que voc entrou no fluxo da humanidade.

"Meu filho, diminua a marcha. Acalme-se. Admita suas necessidades."

Quando aprenderemos que a eficincia realada no pelo que realizamos, porm mais vezes por aquilo que abandonamos? duvidoso se Deus pode abenoar grandemente um homem at que ele o tenha ferido profundamente. Amigo sofredor no d o brao a torcer. semelhana de Davi quando a calamidade desmoronou, fortalea-se no Senhor seu Deus (1 Samuel 30:6). A mo de Deus est no seu sofrimento. Sim, ela est. Se voc no fosse importante, pensa que ele tomaria este tempo e trabalharia duro em sua vida? Aqueles a quem Deus usa mais efetivamente foram martelados, limados e temperados na forja das provaes e dos pesares. Estamos comeando nossa descida final. Neste momento, de acordo com os Cdigos da Aviao Internacional estabelecidos em Genebra, de meu dever informar os passageiros que, se crem em Deus, devem comear a orar. A. W. Tozer

"Triste ests, cansado e aflito, Pobre e sem vigor? Vem a Mim!" diz Um que inspira Paz e amor. "Quais as marcas que me indicam Seu poder real? Nos Seus ps e mos e lado H sinal. "Se confio na promessa, Salvar no fim?Anjos, santos, o universo Bradam: "Sim!"

(Isaas 50:4). Isaas 40:28-31. (Mateus 11:28-30). (Efsios 2:14). (Hebreus 12:3).

O cansao, por favor observe, pode resultar em desmaio. Est voc cansado? Oprimido? Angustiado? Venha ao Salvador. Venha imediatamente, venha repetidamente, venha ousadamente. E descanse. Quando foi a ltima vez que voc veio ao Senhor, totalmente s, e lhe deu sua carga de cuidados? No admira que voc esteja desanimado. Voc est cansado! Venha. Descanse. Ele pode tomar para si o seu problema.

A crise esmaga. E no esmagar, muitas vezes ela refina e purifica. Voc pode estar desanimado hoje porque o esmagamento ainda no o levou a uma rendio. Infelizmente, porm, os golpes brutais da aflio so necessrios para amolecer e penetrar os coraes duros. Muito embora tais golpes amide paream injustos.

Lembre-se da confisso de Alexander Solz-henitsyn: Somente quando me deitei na palha apodrecida da priso foi que senti dentro em mim os primeiros movimentos do bem. Aos poucos, foi-me revelado que a linha que separa o bem e o mal passa, no atravs de estados, nem entre classes, nem entre partidos polticos, mas exatamente atravs de todos os coraes humanos. Assim, bendita seja, priso, por haver estado em minha vida.

Depois que as crises esmagam suficientemente, Deus entra para consolar e ensinar. Acha-se encaminhado para uma coliso? Engolfado em crise? Sintonize na voz calma de seu Piloto. Ele sabe precisamente o que est fazendo. E as aterrissagens de barriga no o amedrontam nem um pouquinho.

Quando as pessoas sofrem, elas necessitam mais do que uma anlise e uma diagnose precisas. Mais do que conselho profissional. Mais, muito mais do que um torniquete oral que mecanicamente aperta tudo a que tem direito. Frgeis e delicados so os sentimentos da maioria dos que buscam ajuda. Eles necessitam sentir que estamos ali porque nos importamos . . . no apenas porque nosso trabalho. Verdade e tato so grandes companheiros. (1 Tessalonicenses 2:5-8).

Convm que toda pessoa que se prope dar-se ao cuidado de outros, considere seriamente os quatro seguintes pontos: Primeiro, que um dia ele deve prestar contas ao Juiz Supremo de todas as vidas que foram confiadas ao seu cuidado. Que toda sua percia e conhecimento e energia, conforme lhe foram dados por Deus, devem ser exercidos para a sua glria e para o bem da humanidade, e no por mero lucro ou ambio. Terceiro, reflita bem, h grande beleza nesta realidade ele assumiu o cuidado de uma criatura de grande valor, pois se o prprio Filho Unignito de Deus encarnou, enobrecendo a humanidade com sua divindade e deu sua vida para redimir o homem esta criatura de inestimvel valor. E quarto, que o mdico, ele prprio um ser mortal, deve ser diligente e terno em aliviar seus pacientes sofredores, visto que ele prprio deve, um dia, ser como um sofredor.

Uma Ponte Chamada Credibilidade Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu prximo.. . (Efsios 4:25). E tudo o que fizerdes por palavras ou por obras, f azei-o em nome do Senhor Jesus... (Colossenses 3:17). Senhor, quem habitar no teu tabernculo? Quem morarar no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade... e do corao fala a verdade (Salmo 15:1-2). Melhor que no votes do que votes e no pagues (Eclesiastes 5:5). Quando um homem fizer um voto ao Senhor, ou um juramento, impondo restries a si prprio, no violar a sua palavra; segundo tudo o que sair de sua boca, far (Nmeros 30:2). Pergunta: Julgando a si prprio sobre esta questo de cumprir a palavra, voc est colocando uma ponte ou alargando o abismo de credibilidade? Est voc encorajando ou desencorajando os outros?

As pessoas que encorajam pessoas no so solitrias, fora de contato com a


humanidade, distantes e inatingveis. Durante o domnio de Oliver Cromwell, o governo britnico comeou a no ter prata para cunhar moedas. Lord Cromwell mandou seus homens investigar a catedral local para ver se poderiam encontrar a qualquer metal precioso. Aps investigar, eles relataram: A nica prata que pudemos encontrar est nas esttuas dos santos colocadas nos cantos. Ao que o radical soldado e estadista da Inglaterra respondeu: timo! Derreteremos os santos e os colocaremos em circulao!

Boa teologia para um Lord Protetor das Ilhas, correto e moralista. Em poucas palavras a ordem direta declara a essncia ... o mago ... o alvo prtico do Cristianismo autntico. Nada de fileiras de santos de prata, muito bem polidos, freqentemente empoeirados, apinhados nos cantos das elegantes catedrais. Nada de pessoas artificiais mascaradas por finas camadas de prata de lei com halo metlico. Mas pessoas reais. Santos derretidos circulando pela corrente central da humanidade. Mostrando a dignidade e o valor na essncia da vida real nua e crua. Sem a plida aurola de vitral, sem a modulao eltrica do rgo, sem os familiares confortos de bancos almofadados e luzes fracas. Exatamente onde a teologia prtica de alta prioridade. Voc conhece os lugares:

Se voc se cansa correndo com homens seus inimigos em Anatote como vai aguentar a corrida contra cavalos:.. . Se voc tropea e cai andando em campo aberto, o que acontecer quando tiver de andar pela floresta do Rio Jordo? (Jeremias 12:5)

Travar a batalha na selva ardente exige tropas de choque em boa forma. Cowboys de fantasia no sobrevivem entre os pntanos e insetos do sistema mundial grosseiro. Santos de prata que vo s reunies de domingo em couraa brilhante esto simplesmente fora de circulao se esse for o limite de sua f. Travar guerra no deserto exige suor. . . energia. . . sutil estratgia. . . determinao. . . um bom suprimento de munio. . . disposio para lutar. . . recusa rendio, mesmo com os elefantes pisando na mangueira de ar. E essa a razo por que devemos ser fundidos! tudo parte de estar "em circulao". Aqueles que com xito travam a guerra com silencioso herosmo sob presso secular implacvel ah, eles so os santos que sabem o que significa ser derretido Voc pode optar por um caminho mais fcil. Sem dvida. Voc pode manter seu prprio esquema e aparentar o odor de uma rosa. Seu plano de jogo podia ser algo mais ou menos assim:

Vesti a melhor roupa e fui igreja. OK Caminhei trs quarteires sob a chuva. OK Consegui um lugar e sentei-me tranqilamente. OK Cantei cada verso, sorri adequadamente. OK Dei $5 . . . ouvi o sermo. OK Fechei minha Bblia, orei e pareci piedoso. Apertei mos . . . sa, e me esqueci rapidamente. OK

Assim mesmo um santo? Sim . . . santo de prata, na verdade. Polido at atingir um brilho de esplendor. Geladamente regular, frio e casual, consistentemente presente . . . e seguramente fora de circulao. Outro bbel no-me-toque. . . At que o Senhor exija uma investigao da catedral local. Mostre-me quem inventou o perfeccionismo e garanto que ele um roedor de unhas com um rosto cheio de tiques. . .

Gosto do que li numa revista recentemente: Caso voc encontre quaisquer erros nesta revista, por favor lembre-se de que eles foram colocados ali de propsito. Tentamos oferecer algo para todos. Algumas pessoas esto sempre procurando erros e no desejamos desapont-las!

Se nosso gracioso Senhor suficiente para remover o que temo de pior, de mais feio, de mais enfadonho, de menos bem-sucedido, nossos fracassos de torre inclinada, nossos fiascos Edsel, e perdoa-os sepultando-os nas profundezas do mar do esquecimento, ento est na hora de darmos aos outros uma oportunidade. Com efeito, ele promete plena aceitao juntamente com pleno perdo em forma im pressa para que todos leiam. . . sem anexar folha de errata. No isso encorajador? No podemos ser esse tipo de encorajador para algum outro? Afinal de contas, a imperfeio uma das poucas coisas que ainda temos em comum. Ela vincula-nos mesma famlia! Assim, quando um de ns errar e no puder ocult-lo, que tal um pouco de apoio por parte daqueles que ainda no foram apanhados? Opa, correo. Que tal bastante apoio?

O mago da palavra "cordial" a palavra "corao". O mago do "corao"


kardia, termo grego que na maioria das vezes se refere ao centro da vida interior de algum ... a fonte ou sede de todas as foras e funes de nosso ser interior. Assim, quando pensamos em ser cordiais, pensamos em algo que vem do ntimo e se relaciona com o centro da prpria vida. Talvez seja por isso que o dicionrio define assim a palavra "cordial":

... de ou relacionado com o corao: vital, que tende a reviver, animar ou revigorar, sincero, gracioso... Essa , na realidade, uma palavra abrangente (ou de corao cheio). Na verdade, isso vale alguns minutos de meditao. Ser cordial literalmente brota do corao, conforme o vejo. Sua origem comea com a crena profundamente arraigada de que o outro sujeito importante, verdadeiramente significativo, merecedor de minha ateno integral e de meu interesse incomparvel, mesmo que o seja por uns poucos segundos.

Quando a cordialidade estimulada por tal crena, ento ela me predispe a ser sensvel aos sentimentos dessa pessoa. Se uma pessoa est inquieta e na defensiva, a cordialidade alerta-me para coloc-la vontade, para ajud-la a sentir-se confortvel. Se estiver acanhada, a cordialidade proporciona alvio. Se estiver entediada e aborrecida, a cordialidade estimula e revigora. Se est triste e melanclica, a cordialidade traz nimo; ela faz reviver e rejuvenescer. Que virtude necessitada e necessria esta! Como que projetamos a cordialidade? Em resposta a essa pergunta, sugiro pelo menos quatro ingredientes bsicos: 1. Um sorriso amvel (Provrbios 16:15). 2. Um firme aperto de mo (Provrbios 27:17). 3. Contato direto no olho (Mateus 6:22) 4. Uma palavra de estmulo (Provrbios 27:9).

1. Um sorriso amvel Agora, antes que voc tente, deixe-me adverti-lo contra a falsificao. Voc no aprende a sorrir praticando-o diante de um espelho. Um sorriso tem de ser parte natural de sua pessoa integral, refletindo uma amizade autntica. No h nada mais magntico ou atraente do que seu sorriso. Ele se ajustar a cada ocasio, e comunicar muita coisa outra pessoa. "O semblante alegre do rei significa vida, e a sua benevolncia como a nuvem que traz chuva serdia" (Provrbios 16:15). Receio que alguns santos de rosto comprido rompam suas mscaras de concreto se eles sorrirem realmente receio! Nada repele como uma carranca. . . ou atrai como um sorriso. Ele positivamente contagioso.

3. Contato direto no olho Acompanhando todo aperto de mo e conversao (no importa quo breve eles sejam), deve estar um encontro de globo ocular com globo ocular. Os olhos refletem sentimentos profundos encerrados na cmara secreta de sua alma, que no tm outros meios de liberar-se. Isto permite que os outros leiam como voc se sente com relao a eles. A cordialidade no pode ser expressa indiretamente.

2. Um firme aperto de mo Eu me considero especialista quando se trata de apertos de mos. Tenho experimentado toda sorte deles. Alguns so quebra-ossos um cruzamento de King Kong e Golias (s vezes at de senhoras pequenas, idosas!). Doutras vezes so completamente desossados como um punhado de frias algas marinhas ou uma luva cheia de pudim quente. Alguns apertos de mos deixam voc exausto, alguns se agarram como caranguejo, outros parecem um lance de luta livre, no querem soltar-se. H, porm, aqueles que so firmes, seguros, cheios de pensamentos tais como "Oh, como prezo voc!" e "Nossa, bom estar em sua presena!" e "Deixe-me assegurar-lhe meu amor e interesse!" Esses dizem: "Voc excelente!" Jamais subestime o valor desta expresso cordial. O aperto de mo uma das raras espcies remanescentes, ameaada de extino na famlia do contato. Esse um dos meios silenciosos pelos quais voc "afia o ferro" de outrem com seu "ferro" (Provrbios 27:17).

4. Uma palavra de estmulo Guarde bem isto, livre de lugares-comuns, e direto ao ponto. Chame-o pelo nome (ou pergunte qual ) e use-o enquanto conversa. Se o tempo permite, mencione algo que voc honestamente preza com relao a ele. Seja especfico e natural, mas no tente lisonjear a pessoa. Deixe que seu corao se sinta livre enquanto as palavras fluem. O leo e o perfume alegram o corao, e a doura do amigo vem do seu conselho (Provrbios 27:9). As pessoas que encorajam so cordiais. Voc ?

Emerson, a pessoa prtica, que se torna "uma veia em tempos de terror e atrai a admirao dos mais sbios".

os sonhos so fantasias e as vises tm o seu sabor. Mas em ltima anlise, quando chegar a hora do acerto de contas elas tero de ser pagas com trabalho manual. Mo-deobra... trabalho duro forjado na fornalha da praticabilidade. Meu conselho de estmulo a voc . . . enfrente-o. Seja prtico!

... Quando Deus est envolvido, qualquer coisa pode acontecer.

As cordas que se quebraram vibraro uma vez mais. Em outras palavras, no fabrique concluses. Nem mesmo pense em termos de " assim que as coisas acabam". Seja aberto. Permanea no caminho. Deus tem um belo modo de tirar boas vibraes de cordas quebradas. Quando o Senhor est presente, qualquer coisa possvel. Em suas execues h dezenas de "senhoras gordas" esperando para cantar o final. A pera no terminou.

Mas advogo que o encorajamento genuno, afetuoso, o encorajamento inspirado por Cristo uma mercadoria at mais preciosa do que aquelas. E infinitamente mais valioso. O encorajamento espantoso. Pense nisto: Ele tem a capacidade de levantar os ombros de um homem ou de uma mulher. De acender um sorriso no rosto de uma criana desanimada. De trazer fogo novo para as brasas apagadas de um sonho que se vai apagando. De realmente mudar o curso do dia. . . da semana. . . ou da vida de outro ser humano. Isso, meu amigo, algo grandioso. Porm no para a. O encorajamento consistente, oportuno, tem a fora magntica, estonteante de atrair uma alma imortal para o Deus de esperana. Aquele cujo nome Maravilhoso Conselheiro. fcil? De jeito nenhum! preciso coragem, coragem obstinada para confiar em Deus, crer em ns mesmos e alcanar muitos outros. Mas que bela maneira de viver! No sei de ningum mais necessrio, mais valioso, mais semelhante a Cristo, do que a pessoa que se comprometeu a promover o encorajamento. A despeito das aes de terceiros. Sem levar em conta as atitudes dos outros. a senha musical que tira o rangido do viver encorajamento.

1- Aqueles de vocs que tm Cristo vivendo em suas vidas s podero manter este estilo de vida encorajador se permitirem que o Esprito de Deus tenha o controle e a liberdade de viver sua vida por seu intermdio. Deus nos deu seu Esprito para que ele pudesse andar conosco e nos encorajar dia aps dia. Por favor, entregue-se a ele de maneira que voc, por sua vez, possa entregar-se a outros. 2- Aqueles de vocs que alegam no conhecer a Cristo pessoalmente no podem esperar entrar nas profundezas desses pensamentos a menos que voc se volte, pela f, para o Filho de Deus, Jesus Cristo nosso Senhor. S ento voc pode receber o encorajamento que Deus promete ao seu povo. E s ento voc pode dar aos outros o tipo de encorajamento duradouro que no somente suaviza as mgoas, mas tambm transforma vidas. Quando Davi se sentia "muito angustiado" (1 Samuel 30:6), frente a frente com a morte e afundado em desnimo, diz-nos a Bblia que "ele se reanimou no Senhor".O Refgio de Davi est sua disposio. . . neste preciso momento. No h espera. No necessrio marcar entrevista. E o Encorajador est l dentro.

Recebi o dom de uma fraqueza para que eu me lembre das minhas limitaes. O anjo de Satans fez de tudo para me derrubar; o que ele, de fato, fez, foi me colocar de joelhos. No h perigo, ento, d'eu me sentir orgulhoso e poderoso! No princpio eu no achava que isso era um dom e implorei a Deus para que tirasse isso de mim. Pedi trs vezes, mas Ele me falou: "A minha graa basta para voc; tudo aquilo de que precisa. A minha fora aparece em sua fraqueza". Quando ouvi isso, fiquei feliz em deixar que acontecesse. Parei de me concentrar em minha fraqueza e comecei a valorizar o dom. Era um caso da fora de Cristo operando em minha fraqueza. Agora eu lido com as minhas limitaes com tranqilidade e com alegria, essas limitaes as quais me assolaram - abuso, acidentes, oposio, rompimentos. Deixo Deus no controle! E quanto mais fraco fico, mais forte me torno. (2 Corntios 12:7-10, The Message.)

No importa o quanto voc j tenha caminhado com o Salvador, o tamanho da sua igreja ou o quanto j contribuiu com o ministrio; cada grama da sua adequao vem de Deus, no de voc mesmo. Depois de termos admitido isso, nunca mais devemos esquecer!

Essa vida apenas um preldio passageiro da vida eterna que est por vir. Como importante vivermos sabendo que todos os dias so um presente, todo ano que comea, um tesouro. O que Marta, Maria e aquelas pessoas annimas que faziam parte da sria multido testemunharam foi um milagre magnfico, que transforma as vidas. Sem dvida que, daquele ponto em diante, cada um considerava a morte refletindo melhor sobre o seu significado e valor. Surge uma pergunta agora: Como voc teria se sentido tendo de desatar Lzaro? Pense antes de responder. Tente imaginar voc desatando o seu corpo, para depois ver Lzaro, que estava morto minutos antes, sair andando no dia claro.

... aquele tolo adesivo de carro estava totalmente errado: "No leve a vida to a srio. Voc no vai mesmo escapar dela com vida!" Errado! O oposto verdadeiro. Leva a vida e a morte a srio. Voc vai escapar dela vivo. Voc viver para sempre... em algum lugar. Todos ns teremos uma vida depois da morte. A pergunta no : "Vou viver para sempre?", mas "Onde viverei para sempre?" Aps a sua morte, voc viver (no como Lzaro). Lzaro voltou vida para morrer novamente. Quando voc voltar a viver, ser para sempre. A pergunta , repito, onde?

Por favor, permita-me explorar a profundeza da sua alma. Posso perguntar, de forma direta, o que vai estar do outro lado quando voc partir para a sua morada eterna quando morrer? A resposta Cristo. Somente Cristo. Apenas Ele pode manter a promessa da ressurreio e da esperana da vida eterna.

Cristo entende a sua dor. Como nenhum outro, Ele sente a sua dor. Ele entende o seu desespero. Ele j sentiu o mesmo. Ele teve os mesmos sentimentos. Ele venceu a solido. No espere a hora mais conveniente para convid-lo.

Se tem pouca f ou nenhuma ou se um seguidor sincero de Jesus... sempre acontece alguma coisa! As dificuldades surgem na vida e continuaro a acontecer.

Vencer as dificuldades nem algo fcil ou rpido. o que faz com que a vida parea dura e injusta, algumas vezes at impossvel. Mas saber que temos o nosso Pai por perto pode ser o suficiente para nos manter de p e nos tornar capazes de enfrentar qualquer coisa que o amanh trouxer. J que sempre acontece alguma coisa... a boa notcia : Ele sempre est perto.

O mundo precisa muito de modelos dignos de serem seguidos. Heris autnticos. Pessoas ntegras, cuja vida nos inspire a buscar aperfeioamento, a ir alm, a permanecer firmes. Trata-se de uma verdade perene.

No so revolues e motins que limpam a estrada para dias novos e melhores, mas uma alma inspirada e em chamas.
Boris Pasternak

Um firme conselho bblico! Sempre que o Novo Testamento se prolonga no tema da tentao sensual, ele ordena: Corra! No nos manda argumentar a respeito. No nos diz que pensemos sobre o assunto e busquemos versculos. Ele determina: Fuja!

O amor que vai para cima adorao; o amor que vai para fora afeio; o amor que se curva graa.
Donald Barnhouse

Mostrar graa estender favor ou bondade a algum que no a merece e que nunca poder fazer nada para ganh-la. Receber a aceitao de Deus pela graa sempre se coloca em fortssimo contraste com a tentativa de obt-la com base nas obras. Todas as vezes que surge o pensamento sobre a graa existe a idia de ela ser imerecida. De modo algum o recipiente est recebendo aquilo que merece. O favor estendido simplesmente em razo da bondade presente no corao do doador.

Entender o que significa graa exige que voltemos a um velho termo hebraico que significa curvar, dobrar-se. Com o tempo, passou a incorporar a idia de favor condescendente. Sir Edward C. Burne-Jones, conhecido artista ingls do sculo XIX, chamado Benjamin Warfield chamou de soberano favor gratuito a quem no merece. Desfrutei da graa.

"Um homem sem um pas um exilado no mundo; um homem sem Deus um rfo na eternidade."

"Use os talentos que voc possui: as matas seriam muito silenciosas se s cantassem ospssaros de cantos mais bonitos."

expor-se apenas verdade no nos tornar maduros. Nem esse fato, por si s sem aplicao , resolver um problema. Por favor, no me entenda mal. Amo a Palavra de Deus! Estou mais convencido do que nunca em minha vida de que suas verdades confiveis so de valor inestimvel. Embora a Bblia seja um livro digno de confiana, com certeza ela no uma poo mgica que voc esfrega em seu corpo trs vezes por dia para espantar o diabo. Tambm no algo que voc considere internamente como uma promessa piedosa a Deus, esperando que na manh seguinte ir conhecer e experimentar todas as suas verdades de maneira repentina.

no queremos fugir dos problemas; em vez disso, estamos nos preparando para confrontar nossos reveses, encar-los, atravess-los e sairmos mais fortes em Cristo.

Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Day (Alexander e o Dia Terrvel, Horrvel, Mau, Detestvel).

Como velas acessas, os cristos iluminam o mundo com os raios reluzentes da graa e do amor de Cristo. De forma trgica o mundo est cheio de lmpadas que j brilharam, mas que se apagaram. O sal ficou sem sabor. Cada um de ns pode fazer diferena vivendo de modo justo no "meio de uma gerao pervertida e corrupta" (Filipenses 2:15). Alm de sermos o sal e a luz, Paulo sugere outra descrio bblica sobre como devemos viver.

Devemos-nos lembrar de que as palavras de Paulo no foram preservadas nas pginas da Bblia somente para o benefcio dos historiadores. Em um tom srio, Paulo expressa a sua grande preocupao, lembrando-nos de que "estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertncia nossa, de ns outros sobre quem os fins dos sculos tm chegado."(v. 11.) Na parfrase da Bblia, The Message, Eugene Peterson escreve: "Esses so alertas - PERIGO! - nos nossos livros de histria, que foram escritos para que no repitamos os erros deles."

A. W. Tozer: "As influncias mais letais so as sutis."

A idolatria acontece quando colocamos algo no lugar de Deus.

"A primeira coisa que devemos considerar o nosso perigo. Corremos o perigo de cair no apenas alguns de ns, mas todos ns; no apenas os fracos, mas os fortes tambm; no s os jovens, mas os velhos e de meia-idade, todos correm o risco de cair no pecado, trazendo, assim, desonra sobre a nossa profisso, tristeza para a nossa alma e desgraa para o nome de Cristo, a quem dizemos que servimos e amamos. Devemos estar sempre alertas de que corremos perigo, porque j vimos outros carem em pecado. Eu nem ouso recordar-me de tudo que j vi em minha observao da Igreja de Cristo. Embora eu ache que fui favorecido de um modo peculiar em meu ministrio como pastor, h algumas partes feridas em minha alma - feridas abertas que nunca sero curadas aqui na Terra, que foram causadas por homens que caram, homens com quem j me aconselhei e em cuja companhia costumava caminhar at a casa de Deus. Conheci alguns que j pregaram o Evangelho, e pregaram com poder, mas que esto afastados por completo dele. Conheci outros que serviram a mesa do Senhor, que serviram com responsabilidade como diconos ou presbteros de forma diligente e que mais tarde cederam as paixes malignas. Alguns eu achava que eram os mais santos dos homens. Subia aos cus enquanto eles oravam; e se algum tivesse dito a mim que um dia cairiam no mais terrvel pecado, no teria acreditado. Acharia que seria algo possvel para mim. Aqueles que achvamos que eram mais fortes do que ns, caram, ento por que no podemos cair? No apenas isso, mas somente no cairemos se a graa soberana evitar essa terrvel calamidade? Os discpulos do Senhor, que se sentaram mesa com Ele, quando ouviram que um deles iria trair o Mestre, comearam a perguntar: "Senhor, sou eu?" Essa foi uma pergunta bastante apropriada. Nenhum deles perguntou: "Senhor, Judas?" Provavelmente nenhum deles havia suspeitado de Judas e talvez fosse que o pior hipcrita naquele grupo tivesse sido aquele sobre quem, naquele momento, no pairava qualquer sombra de dvida. Ele havia aprendido a desempenhar o seu papel to bem que seu verdadeiro carter ainda no tinha sido descoberto." Charles Haddon Spurgeon,

Deixe-me fazer algumas perguntas a voc. Voc est beira de um desastre hoje? Voc est vivendo uma vida secreta que apenas voc e Deus sabem?

Voc se permitiu ficar to viciado em seu pecado que teme nunca mais poder sair dessa? nunca tarde demais para comear de novo fazendo o que certo. No h como estar to atolado no pecado a ponto de Cristo no poder tir-lo do poo onde est. O arrependimento o ponto de parada. Isso significa que voc vai deixar o seu pecado e confessar a Ele a sua incapacidade de obedecer e de promover uma mudana sozinho. Pea a sua fora para poder vencer. Talvez seu pecado ainda seja um segredo... mas voc ser descoberto no final. No deixe passar mais um dia sem se colocar de joelhos perante Deus e orar como Davi: (Salmos 51:1-4,10-12.) Voc fez essa orao... de forma sincera e honesta? E depois? Volte para a corrida... e corra como se nunca tivesse corrido antes!

O carro funerrio comeou a sua viagem milhares de anos atrs, como uma liteira feita de galhos. Liteira, carroa, Cadillac: o transporte mudou, mas o corpo que carrega permanece o mesmo. Nascimento e morte funcionam como parnteses para a vida do homem do presente. E esses parnteses no incio e no fim da vida so impenetrveis. Isso nos causa frustrao, principalmente numa poca de descobertas cientficas e exploso do conhecimento, em que podemos escapar do ambiente da Terra, mas somos detidos pelos mistrios insondveis da morte. As autpsias ficam cada vez mais sofisticadas, o embalsamamento cosmtico substitui artifcios antigos para melhorar o cadver, mas a morte continua a nos confrontar com a sua muralha vazia. Tudo muda; a morte imutvel... Fazendeiros e executivos vivem sombra da morte acompanhados do ganhador do Prmio Nobel, da prostituta, da me, do filho, do jovem, do velho. O carro funerrio espera tanto pelo cirurgio que executou um transplante de corao quanto pelo paciente esperanoso, tanto pelo organizador do funeral quanto pelo corpo que ele embalsamou. A morte no poupa ningum. Joseph Bayly

Woody Allen certa vez afirmou sarcasticamente: "No que eu tenha medo de morrer. S no quero estar l quando isso acontecer."

A f enfrenta o teste mximo quando a morte esmaga a esperana de cura.

Ser que Jesus poderia ter salvado Lzaro da morte? Claro. Ele poderia ter evitado o desastre? Claro. Para a nossa surpresa, Ele no o fez. Ele decidiu esperar. A morte de Lzaro era parte de um plano maior e soberano. Seu plano contradiz as nossas preferncias. H um mistrio divino em tudo isso. A sua forma de fazer as coisas no a nossa. Haver um dia em que Deus ir permitir que a morte ceife a sua vida e a minha. Eu e voc sucumbiremos s garras da morte. Ns, tambm, morreremos. Os nossos queridos morrero um dia. Para alguns, ser antes do final deste ano. Para muitos, ser antes do final desta dcada. Para alguns, ser uma morte terrivelmente prematura. Para outros, ser acidental, e at mesmo trgica. Alguns morrero de forma horrvel, como vtimas de ataques terroristas. No conhecemos nem a hora nem a forma do nosso ltimo suspiro. No entanto a morte certa para ns. No futuro, quando voc e eu menos esperarmos, o nosso nmero ser sorteado. Quando isso acontecer, possivelmente os nossos queridos iro questionar a Deus. Ficaro maginando por que Deus decidiu no intervir. "Por que Ele no trouxe a cura?" podero perguntar. Assim como naqueles sombrios dias em Betnia, a dor ser um golpe para os nossos queridos enquanto enfrentam exatamente o que Marta e Maria enfrentaram... o dobrar final dos sinos. Mas ser que aquilo era o fim?

No Salmo 140 vemos um padro de desenvolvimento que nos d uma sabedoria muito necessria para nos ajudar na prxima vez em que formos mal interpretados.

Oua: o nico msculo de que voc precisa para esmagar a dignidade de outra pessoa o msculo escondido em sua boca. possvel destruir uma vida com a lngua. Li sobre um caso em que o bilhete de suicdio de uma mulher dizia simplesmente: "Eles disseram..." Ela no terminou a frase. Algo que "eles disseram" a matou.

Deus sussurra para ns em nossos prazeres, fala em nossa conscincia, mas grita em nossas dores: esse o seu megafone para despertar um mundo surdo. O Salmo 46 nasceu no contexto de uma crise severa de estresse. Ele um blsamo para os afetados.

Deus nosso socorro instantneo quando estamos em grandes apuros. isso que ele quer dizer. A palavra tubulaes em hebraico significa "ser restringido, ficar amarrado num lugar estreito, apertado.

A primeira o que eu chamaria de revolta da natureza (Salmo 46:1-3). Quando ocorre um fenmeno natural ameaador, ele produz estresse. Qual ento a reao? O verso 2 diz (vamos torn-lo pessoal): "No temerei." O estresse uma revolta da natureza, mas a reao : "Continuarei firme."

Acontecem fenmenos naturais que provocam medo e ameaa. No temerei. H uma cidade sendo atacada. No serei abalado. H um perodo aps essas terrveis experincias em que o desnimo ou depresso se estabelece. Vou aquietar-me. Por qu? Porque "Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulaes" (Salmo 46:1). O salmista diz que mesmo que a terra se transtorne, os montes se abalem e o fogo ruja, Deus a nossa ponte sobre as guas revoltas. Ser mesmo? Deus assim importante? Precisamos examinar-nos com completa honestidade para ver onde Deus se encaixa tanto agora como quando os problemas nos golpeiam. Veja o que as Escrituras prometem: No temas, porque eu sou contigo; no te assombres, porque eu sou o teu Deus. ISAAS 41:10 Porque Deus no nos tem dado esprito de covardia, mas de poder, de amor e de moderao. 2 TIMTEO 1:7 S forte e corajoso! JOSU 1:9 O Senhor a minha luz e a minha salvao; de quem terei medo? O senhor a fortaleza da minha vida; a quem temerei? SALMO 27:1 Porque, se meu pai e minha me me desampararem, o Senhor me acolher. SALMO 27:10 Nos ataques extremos do estresse, Deus nos convida para descansar em seus braos eternos.

Veja a terceira parte do Salmo 46 (verso 10), descrevendo a depresso profunda que quase sempre acompanha uma morte. Deus diz: 'Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus." A palavra aquietai-vos foi acrescentada pelos tradutores; creio que aceitvel porque d coerncia ao texto. No entanto, ela talvez tire um pouco do impacto do termo singular "Pare". O hebraico usado aqui, raphah, significa "relaxe"! O ponto que, se continuar correndo, voc nun ca vai descobrir a tenda de poder que Deus pode construir sua volta. O estresse acabar vencendo.

Ajuda-me a andar mais lentamente, Senhor. Alivia o bater do meu corao, aquietando minha mente. Firma meu passo apressado com uma viso do alcance eterno do tempo. D-me, em meio confuso do dia, a serenidade dos montes eternos. Quebra as tenses de meus nervos e msculos com a msica suave dos riachos murmurantes que vivem em minha memria. Ensina-me a arte de tirar frias diminutas de demorarme observando uma flor, conversando com um amigo, acariciando um co, sorrindo para uma criana, lendo algumas linhas de um bom livro. Ajuda-me a andar mais lentamente, Senhor, e inspira-me a lanar minhas razes na profundeza dos valores permanentes do solo da vida, para que eu possa crescer em direo ao meu destino maior. Lembra-me, a cada dia, que a corrida nem sempre ganha pelos mais rpidos; h mais na vida do que aumentar a sua velocidade. Permite que eu levante os olhos para o carvalho majestoso e saiba que ele cresceu grande e forte por ter se desenvolvido devagar e bem. Para que o Senhor Deus contrabalance o grande tributo que temos de pagar ao estresse, devemos andar mais lentamente.

Pare e pense. Quando foi a ltima vez que voc ficou sentado depois do jantar, apenas para relaxar e divertir-se um pouco? Quando foi a ltima vez que empinou uma pipa, deu um passeio pelo bosque, andou de bicicleta no parque local, dirigiu abaixo do limite de velocidade, fez algo com as prprias mos, ouviu uma hora de boa msica, deu uma volta pela praia ao pr-do-sol? Quando foi a ltima vez em que no usou relgio durante um sbado inteiro, carregou uma criana nos ombros, leu um captulo numa banheira de gua morna ou apreciou tanto a vida que no pde deixar de sorrir? No de admirar que esteja estressado!

Nunca me esquecerei do testemunho de um frade annimo num monastrio em Nebraska. Ele o incluiu numa carta em seus ltimos anos de vida. No o que esperamos de um "testemunho religioso"... talvez seja por isso que o apreciei tanto! Se pudesse viver novamente, tentaria cometer mais erros da prxima vez. Iria relaxar, seria mais flexvel, mais tolo do que fui nesta caminhada. So poucas as coisas que levaria a srio. Faria mais viagens. Seria mais maluco. Escalaria mais montanhas, nadaria em mais rios, e contemplaria mais vezes o pr-dosol. Andaria e observaria mais. Tomaria mais sorvete e comeria menos feijo. Teria mais problemas verdadeiros e menos imaginrios. Sou uma dessas pessoas que vive profiltica e sensatamente hora aps hora, dia aps dia. Oh, tive meus momentos e se pudesse fazer tudo de novo, teiia mais deles. De fato, tentaria no ter mais nada, apenas momentos, um depois do outro, em vez de viver tantos anos antecipadamente a cada dia. Tenho sido uma dessas pessoas que no vai a parte alguma sem um termmetro, uma bolsa de gua quente, um colutrio, uma capa de chuva, uma aspirina e um pra-quedas. Se tivesse de fazer isso outra vez, iria a lugares, faria coisas e viajaria com meu isqueiro. Se tivesse de viver outra vez, comearia a caminhar descalo mais cedo na primavera e permaneceria assim at mais tarde no outono. Enforcaria mais aulas. No teria notas to altas, exceto por acidente. Andaria mais de carrossel. Colheria mais margaridas. praticamente seguro dizer que esse idoso senhor teve a sua parte de estresse. Ele compreendeu que para reduzir o seu impacto seria necessrio quebrar o molde de um estilo de vida de competio insana, uma verdadeira corrida de ratos.

Quero deixar para voc trs pensamentos muito prticos com respeito a este assunto da fora de Deus por meio do estresse, como encontramos no Salmo 46. Primeiro, a sua fora fica imediatamente nossa disposio. Nossas provaes no so superficiais ou irrelevantes. Elas representam veculos de graa usados por Deus para nos trazer crescimento. Li num dos livros de Stuart Briscoe sobre um homem que se queixou ao mdico de enxaquecas constantes. O mdico perguntou-lhe se fumava. Sim, fumo respondeu o cliente. Pare ento de fumar sugeriu o mdico. Ele parou, mas as enxaquecas continuaram. O homem voltou. Voc bebe? Sim, bebo muito. Pare de beber. Ele parou, as dores persistiram. Voc realiza trabalhos fsicos que possam de alguma forma pressionar sua coluna? Sim, fao isso. Deixe o emprego. Ele se demitiu e arranjou outro emprego, mas as enxaquecas no o deixaram. Todos os dias a dor o atormentava. Descobriram finalmente que ele usava um colarinho 35 num pescoo 40. No de espantar que tivesse dor de cabea! Os problemas superficiais pedem solues superficiais. A vida real, porm, no assim;

Deus diz, no entanto, que socorro presente nas tribulaes. Est imediatamente disponvel. Voc compreende que onde quer que v, a qualquer hora do dia, pode chamar e ele vai responder? Ele nunca deixa voc esperando, mas diz: "Vou ajud-lo agora." uma ajuda muito presente e imediata.

Nada maior do que o poder de Deus. Isso no maravilhoso?

Isso tudo que nosso Pai quer. Voc no pode atravessar sozinho as tempestades; demais para voc. Quando vai compreender que as nevascas em nossa vida so permitidas por Deus? Essas tempestades ameaadoras so destinadas a nos deter, a nos fazer subir em seus braos, a nos forar a depender dele.

Talvez esteja na hora de dizer: "Senhor, eu te amo. Obrigado. Por meio da tua fora, no serei abalado. Vou deixar de correr, de me esforar. No temerei. Vou agarrar-me a ti. Vou contar contigo para construir aquela tenda ao meu redor e proteger-me das tormentas. Obrigado por ter-me dado, em amor, esta nevasca de estresse. Obrigado porque no posso ver sequer a distncia nem o alvo. Admito a minha fraqueza. Preciso da tua fora."

Joey Bayly The View from a Hearse (A Viso de um Atade),

Joyce Landorf Mourning Song (Cano de Luto)

o que seria a vida sem sonhos?)

uma das melhores contribuies que podemos fazer a uma pessoa que esteja passando por intenso sofrimento e perda nossa presena sem palavras, nem sequer versos das Escrituras ditos aos ouvidos dos que sofrem. No tente "provar" nada a um sobrevivente. Um brao sobre os ombros, um forte aperto de mo, um beijo: essas so as provas de que o sofrimento precisa, e no o raciocnio lgico.

Eu estava sentado, dilacerado pela dor. Algum veio at mim e falou dos tratos de Deus, da razo do acontecido, da esperana para alm da sepultura. Falou sem parar, disse coisas que eu sabia serem verdadeiras. Fiquei impassvel, exceto pelo desejo de que fosse embora, o que fez finalmente. Outra pessoa veio e sentou-se ao meu lado. No falou. No fez perguntas. Apenas sentou-se junto a mim por uma hora ou mais, ouviu quando eu disse algo, respondeu brevemente, orou com simplicidade, partiu. Fiquei comovido. Senti-me consolado. No gostei da sua partida.4

Quando voc tiver amigos que estejam atravessando vales sombrios, eles apreciaro muito apenas o fato de que voc se importa. Sua presena, algum ato amvel, um abrao cordial essas coisas mostram melhor o seu amor. De fato, sentar-se ao lado deles e chorar com eles geralmente o que mais ajuda.

Est vendo esta verdade? "Temos recebido o bem (somos rpidos em fazer isso) e no receberamos tambm o mal?" Voc est pronto para receber a adversidade?

Oua, nosso maior alvo na vida no ser feliz ou ficar satisfeitos, mas dar glria a Deus.

"Creia em Jesus Cristo e poder entrar num mundo de desafios que nunca conheceu antes, porque se tornar objeto da ateno do prprio Jesus, e os traos de carter dele sero formados em sua vida. Para ser franco, no h possibilidade de eles serem formados sem o fogo e a perda. Desde que nosso alvo glorificar Cristo, podemos esperar alguma perda." Essa a realidade!

O que considerado agora como perda resulta mais tarde em lucro. O Senhor restaurou as riquezas de J e aumentou todos os bens que ele tivera duas vezes. Dobrou a sua prosperidade! Tome cuidado para no fazer dessa situao especfica um princpio geral. fcil pensarmos: "Muito bem, eu tinha um emprego de trinta mil dlares por ano. Agora que o perdi, Deus vai me dar um emprego de sessenta mil dlares por ano no prximo ms. Tudo vai ser timo!" Esse tipo de raciocnio reduz o Deus Todo-Poderoso a um misto de Papai Noel com o Gnio da Lmpada. As bnos do Senhor nem sempre so tangveis ou medidas em dinheiro vivo. Quando ele recompensa aps uma perda, confere traos internos de carter. D uma paz profunda. Proporciona coisas que o dinheiro no pode tocar. A segurana substitui a insegurana. Recebemos propsito e direo renovados. Ganhamos um corao compreensivo, compassivo juntamente com sabedoria, que no possuamos antes.

Encontrou alguns rios intransponveis? Alguns montes que no consegue escavar? Deus se especializa em coisas julgadas impossveis; Ele faz aquilo que outros no conseguem fazer. Se voc no est no momento com essa dificuldade, no vai demorar muito at que esteja. Se as coisas parecem um pouco difceis hoje, espere: em breve ficaro impossveis! Rios intransponveis, montes que no podem ser escavados e circunstncias impossveis no so, na verdade, incomuns. Como lidar com essas situaes? Onde obter a f para enfrentlas? JEREMIAS 32:17 O texto comea com a negativa mais forte da lngua hebraica. "No, nada, absolutamente nada para ti, Senhor, extraordinrio." Esta uma declarao a ser ponderada!

Jeremias 32:27 Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viven-tes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?"

Tudo que preciso conhecer e tudo que voc precisa conhecer : Deus e as suas promessas. Ele Senhor, a smula da vida, e nada difcil demais para ele.

Lucas 1:37 Lucas 18:27

JOO 6:6 Jesus sabia o que pretendia fazer. Ele sempre sabe! O processo de aprendizado para o nosso benefcio. Ele sabe como vamos terminar, mas no nos coloca em uma mquina csmica do tempo e nos catapulta para o final. Permite que passemos pela experincia. Lembre-se, ele quer que perseveremos nos momentos de presso, confiando nele durante as situaes impossveis.

So duas conversas diferentes; o Senhor indagou a ele: "Para onde vamos?" e a resposta de Filipe tratava de "quanto vai custar?". Um denrio, a propsito, valia pouco mais de 50 centavos. Correspondia ao salrio de um dia do trabalhador. (Pense nisso, quando achar que as coisas esto difceis.) Dezessete centavos multiplicados por duzentos so 100 reais em nossos termos. Tal quantia mal daria para um pedao de po por pessoa.

6:11, conclui: "Quanto queriam." Podemos imaginar algum que no havia comido por muito tempo dizendo: "Ei, Filipe, um pouco mais de po aqui." Filipe leva o po quanto queriam. "E, quando j estavam fartos..." (v. 12). Isso tpico do Senhor. Ele no s faz o impossvel, mas faz abundantemente mais do que qualquer um poderia pedir ou pensar. Deu ao povo at que ficasse farto. Realizou a sua especialidade: fez o impossvel.

Quando voc enfrenta uma impossibilidade, deixe-a nas mos do Especialista. Recusese a fazer clculos. Recuse-se a duvidar. Recuse-se a resolver as coisas sozinho. Recuse-se a preocupar-se ou a encorajar outros a ficarem preocupados. Lute contra isso. Em vez disso, diga: "Senhor, estou carregando algo que no posso resolver. Em vista de o Senhor ser no s capaz, mas tambm disposto e ansioso, tire isto das minhas mos. impossvel para mim, mas no representa nada para o Senhor." A perseverana nos momentos das presses das impossibilidades exige esse tipo de confiana.

Say It with Love (Diga Isso com Amor), escrito pelo meu bom amigo dr. Howard Hendricks

A obra que Deus quer realizar no vai acontecer enquanto voc fica sentado lendo. Vai realizar-se quando a presso da impossibilidade pesar sobre os seus ombros.

Deus se especializa em coisas que julgamos totalmente impossveis. Mas, por ser um cavalheiro, ele no as arranca das suas mos se voc insistir em mant-las. "O senhor espera, para ter misericrdia de vs", diz Isaas. "E se detm para se compadecer de vs" (Isaas 30:18).

Todos encontramos uma srie de grandes oportunidades brilhantemente disfaradas em situaes impossveis. Voc teme transpor algum rio? Subir algum monte?

Voc no prefere fazer qualquer coisa em vez de esperar? Se a verdade fosse conhecida, alguns prefeririam at fazer coisas erradas a esperar. Descobri, entretanto, que esperar a regra, em vez da exceo na vida. A exceo uma porta aberta; quando encontr-la, entre por ela! Isso no acontece com freqncia! Mas esperar quando a porta est fechada no significa que voc est fora da vontade de Deus. Pode at estar bem no centro dela. Esperar em Deus descansar em vez de preocupar-se.

UM SALMO ENCORAJANDO A PACINCIA No Salmo 62

"Minha alma espera silenciosa somente por Deus." A sentena em hebraico escrita quase de trs para frente, como lemos em portugus: "Somente em Deus, minha alma, espera silenciosa" (Salmo 62:1). A palavra traduzida "silenciosa" vem do verbo hebraico que significa "sussurrar de mansinho". a idia de sussurrar um segredo para algum que voc ama no alto o suficiente para outra pessoa ouvir. Nesse caso, s para Deus ouvir.

O compositor de hinos diz: Fala, Senhor, no silncio, Enquanto espero em ti; Silenciei meu corao para ouvir, Enquanto espero.'

Alguns dos melhores perodos de orao so aqueles em que no h palavras. Deixo de falar, fecho os olhos e medito sobre o que estive lendo ou dizendo, ouo dentro de mim mesmo. Ouo profundamente. Procuro ouvir censuras. Penso em mim mesmo como uma casa com muitas portas. Quando estou meditando geralmente, fechar os olhos me ajuda a no me distrair , destranco as portas e as abro enquanto espero. quando, ento, o Esprito Santo chega. Levo as minhas circunstncias a ele e ouo com as portas abertas.

Isaas 40:31: "Mas os que esperam no Senhor renovam as suas foras."

Os que esperam (os que trocam sua fraqueza pela fora dele) no Senhor ganharo novas foras. Lembre-se, porm: a chave para a fora do Senhor esperar.

Quando toda espcie de provaes e tentaes entrarem em nossas vidas, meus irmos, no as ressintam como intrusos, mas as acolham como amigos! Compreendam que elas chegam para provar a sua f e produzir em vocs a qualidade da perseverana. Deixem ento que o processo continue at que a perseverana esteja plenamente desenvolvida, e descobriro que se tomaram homens de carter amadurecido, com o tipo certo de independncia. TIAGO 1:2-4, por J. B. Phillips

Voc j ouviu a orao do americano? Senhor, d-me pacincia... neste instante! Vamos substituir a orao dos americanos pela dos cristos: Senhor, amadurece-me... Estou pronto a esperar em Ti.

O que acontece se voc eliminar qualquer coisa da Bblia que ofende a sua sensibilidade e atravessa a sua vontade? Se voc escolher o que voc quer acreditar e rejeitar o resto, como voc vai sempre ter um Deus que pode contradiz-lo? Voc no vai!. . . . Dr. Timothy Keller

o lder Neal A. Maxwell, perguntou:


"[Como] pode uma sociedade estabelecer prioridades se no existem normas bsicas? Devemos fazer nossos clculos usando apenas aritmtica de apetite? Diminua a crena em Deus, e voc aumenta o nmero de pessoas que querem brincar de ser Deus por ser" supervisores da sociedade. "Tais dos supervisores de negar a existncia de normas divinas so, mais muito graves sobre a imposio de suas prprias normas sobre a sociedade.
28

Cardeal Francis George, catlicos e santos dos ltimos dias: Parceiros em Defesa da Liberdade Religiosa, Brigham Young Univ, (23 de fevereiro de 2010

Quando falamos de tentao, as coisas so diferentes. por isso que em Tiago 1:13o verso inclui a palavra tentado. Embora seja o mesmo termo grego que lemos nos versos 1 a 12, na mente do escritor o sentido era diferente. Mudou da idia de uma dificuldade para a de procurar o mal. Um olhar no dicionrio informar voc que a tentao "impulso para a prtica de alguma coisa censurvel ou no recomendvel". isso mesmo! A tentao motiva voc a ser mau, prometendo algo bom. O diabo no exata mente assim?

A palavra que queremos domnio prprio. A palavra grega significa literalmente "na fora", sendo isso exatamente o que . O fruto do Esprito fora interior. Ela freqentemente interpretada como "domnio", ou "domnio do 'eu'" na literatura extrabblica. Em outras palavras, uma das coisas que o Esprito de Deus promete fazer pelo filho de Deus capacit-lo a controlar o ego, as fraquezas e as reas de tentao. Como a tentao contrariada? Pelo auto-controle. Grave esse pensamento em mente.

Seria maravilhoso se pudssemos viver sem ter de enfrentar tentaes. O fato que no podemos. Se voc pensa que encontrou algum lugar, um segredo nico de vitria crist, um lugar perfeito, uma ilha desabitada, uma igreja ideal, alguma rea onde no haja possibilidade de tentao, no v para esse lugar. Porque a sua presena ir estrag-lo. Veja bem: quando voc vai, leva consigo a sua mente seus pensamentos , que o veculo da tentao. Jamais estaremos num lugar na Terra onde no exista tentao. Jamais.

O verso 14 d incio ao processo e o 15 o executa. Preste bem ateno: Primeiro Passo: A isca atirada. Segundo Passo: O desejo ntimo atrado pela isca. Terceiro Passo: O pecado ocorre quando cedemos e mordemos a isca. Quarto Passo: O pecado provoca trgicas conseqncias: acabamos fisgados e fritos. Estou usando esses e outros termos anlogos por causa da terminologia de Tiago. Veja o que ele escreveu: Quando, porm, decidimos no obedecer a Deus e vamos atrs da isca, estamos praticamente fisgados.

Por falar nisso, h um nome para os que se demoram e tentam raciocinar com a lascvia: vtima.

Penso que foi John Wesley quem disse: "Dem-me homens que no amem nada seno a Deus e no odeiem nada seno o pecado."

exatamente isso. O Senhor lhe dar o poder de ficar de p (ou correr), dizendo no quando o tentador chega.

Neutralize a tentao. No a tolere


"Oferecei-vos a Deus." Em outras palavras, no tente coexistir pacificamente com a tentao. Lute com ela. Aprenda com Jos. Corra!

Dag Hammarskjold, secretrio-geral da Organizao das Naes Unidas em meados e final da dcada de 1950, transbordam sabedoria: Voc no pode brincar com o animal em voc sem tornarse completamente animal, brincar com a mentira sem perder seu direito verdade, brincar com a crueldade sem perder sua sensibilidade mental. Quem quer manter seu jardim em ordem no reserva um canteiro para as ervas daninhas.'

Voc um tolo, um simplrio se souber o que o enfraquece, mas continuar se alimentando disso. Ao colocar as tentaes constantemente diante dos olhos e deixar que se acomodem em sua mente, est se entregando nas mos do diabo. Se ficar enfraquecido com a amizade de certas pessoas, afaste-se delas. Isso no legalismo, veja bem. a maravilha da graa de Deus que pode libert-lo da servido e capacit-lo a servir ao Senhor. Lembra-se do que ele disse? "Nem ofereais cada um os membros do seu corpo ao pecado" (Romanos 6:13). Se esse fosse um feito impossvel, Deus no iria dizer: "No continuem fazendo isso. Parem! Quando pecados de lascvia ou sensuais so mencionados no Novo Testamento, temos ordem para "fugir", correr, afastar-nos. Foi exatamente isso o que Jos fez. Se voc tentar ficar firme e lutar contra eles ou toler-los, garanto que se tornar por fim vtima deles. Voc pode marcar um compromisso com os seus olhos. Sabia que isso existe? Fiz aliana com meus olhos;

Como, pois, os fixaria eu numa donzela? J 31 Como eu poderia devorar com os olhos uma moa?

Provrbios 4:25: "Os teus olhos olhem direito, e as tuas plpebras, diretamente diante de ti."

Descobri tambm que o que funcionava em Okinawa funciona tambm em qualquer lugar. Quando seus olhos se desviam para a direita ou para a esquerda, voc est a caminho de agarrar a isca. o segundo olhar que nos leva ao pecado.

Quero ser ainda um pouco mais especfico sobre esse assunto. Afetamos uns aos outros de diferentes formas. As mulheres afetam os homens pela sua beleza e pela sua aparncia como se vestem e como olham para os homens. Os homens afetam as mulheres pelo que dizem e pelo que e como tocam. Senhoras, preocupo-me muito com a maneira como algumas de vocs se vestem. Penso que no compreendem bem (as mocinhas includas) como seu modo de vestir afeta os homens. No importa quo forte moralmente um homem possa ser, ele continua tendo olhos. E tem problemas com algumas de vocs. Esta uma parte da sua vida da qual voc ter de prestar contas a Deus. Peo a cada mulher que esteja lendo estas linhas a compreenso de que suas roupas e seu comportamento podem ser mais uma tentao da carne para os homens.

E vocs, companheiros, tomem cuidado com o que dizem e como dizem. Tenham tambm cuidado quanto a como e onde tocam uma mulher. Vocs tm a responsabilidade perante Deus de ajud-la a ser pura. No toque!

Se for tentado a mexericar e mentir, Deus diz que h uma resposta para isso. Evite. Voc argumenta: "Esse apenas um dos meios." No! o nico meio! Um freio no a resposta para a maledicncia voc precisa de uma mordaa.

HEBREUS 11:24, 25 SALMO 119:9; 11

Sempre que guardamos na mente a Palavra de Deus, ela fica pronta para reagir. Nenhuma arma pode resistir Verdade. Bonhoeffer se foi, mas suas obras sobrevivem. Seu manuscrito Tentao um dos melhores que j li sobre o assunto. A descrio vivida de Bonhoeffer quanto nossa tendncia para desligar os alarmes quando o engodo do pecado pisca para ns precisa ser conhecida por cada gerao: H em nossos membros uma decidida inclinao far o desejo, a qual tanto sbita quanto ardente. Com poder irresistvel, o desejo domina a carne. De repente, um fogo secreto, lento, se acende. A carne queima efica em chamas. No faz diferena se um desejo sexual, ambio, vaidade, desejo de vingana, amor fama e ao poder, cobia de dinheiro, ou, finalmente, esse estranho desejo da beleza do mundo, da natureza. A alegria em Deus (...) extingue-se em ns e buscamos toda nossa alegria na criatura. Nesse momento, Deus passa a ser praticamente irreal para ns, ele perde toda a realidade e s o desejo pela criatura verdadeiro; a nica realidade o diabo. Satans no nos enche aqui de dio contra Deus, mas nos faz esquecer de Deus. Sua falsidade aumenta agora com esta prova de fora. A sensualidade assim despertada envolve a mente e a vontade do homem na mais profunda escurido. Os poderes da discriminao e da deciso claras so removidos de ns. Surgem as perguntas: "O que a carne deseja realmente pecado neste caso?"; "Isso no realmente permitido para mim esperado de mim, agora, nesta situao Isso real? Quero dizer, vai mesmo funcionar? Posso afirmar por experincia pessoal que funciona. Tem funcionado incontveis vezes.

grato pelo poder superior do Livro de Deus. Enquanto escrevo estas palavras a voc, sinto-me cheio de foras renovadas porque a sua Palavra me manteve fiel vez aps vez durante quarenta anos de casado. verdade, a Palavra memorizada funciona.

Num pequeno e gracioso povoado ao norte de Pittsburgh, Pensilvnia, foi construdo um prdio de tijolos vermelhos, novos e brilhantes, destinado a ser a nova sede da prefeitura da cidade. Ele tambm abrigava os departamentos da polcia e dos bombeiros. Era um prdio pequeno, mas todos gostavam dele. Numa questo de poucos meses, no entanto, apareceram vrias rachaduras no prdio. As janelas no fechavam bem. Dentro de algumas semanas, as portas teimavam em ficar abertas e no havia meios de fech-las. O cho afundou. Finalmente, surgiram rachaduras na calada em frente ao edifcio. Num perodo de menos de um ano, ele precisou ser condenado. Uma investigao cara e cuidadosa foi feita e descobriram que a construo tinha sido levantada muito perto de uma obra de minerao. As escavaes haviam enfraquecido os fundamentos, de modo que, lenta, mas sistematicamente, o prdio foi rachando, afundando, caindo e desmoronando, por causa de uma falha debaixo dele. A moral dessa histria no difcil de entender. Se voc brinca com a tentao tempo suficiente, demorando-se uma poro de vezes prximo sua isca, danos permanentes vo ocorrer na sua vida e no seu carter. Essa falha ou fraqueza que o deixam vulnervel levaro a um dano moral to grave que voc no consegue sequer imaginar. Procure compreender isso agora... ou vai lamentar mais tarde.

Um pouco de negligncia pode gerar danos: por falta de um prego, a ferradura se perdeu; por falta dme au ferradura, o cavalo se perdeu; e por falta deu m cavalo, o cavaleiro se perdeu. A negligncia assim.

O Salmo 31. 1-3, 5

Mark Twain escreveu certa vez: "Cada pessoa uma lua e tem o seu lado escuro, que nunca mostra a ningum." Deus, porm, conhece o lado escuro. Ele o v claramente.

Davi disse: "Regozijo-me porque tu s realista, Senhor, quando me vs. Conheces as minhas inclinaes. Conheces as minhas tendncias. Conheces meu senso de pnico, meus medos. Sabes como fui criado. Sabes os maus hbitos que aprendi. Conheces o meu histrico. Conheces tambm as minhas intenes e no s minhas aes. Viste as minhas aflies."

Temos, no entanto, um nmero muito maior de dotes naturais do que a maioria de ns jamais necessitar. Por exemplo, voc sabia que h poder atmico suficiente em um corpo humano para destruir a cidade de Nova York? Um brilhante cientista contou-me h algum tempo alguns fatos espantosos sobre o poder da mente humana. Ele disse: " quase impossvel calcular este fenmeno, mas descobrimos que se fosse possvel construir um computador eletrnico que tivesse condies de fazer tudo o que a mente humana faz, teramos um prdio com cerca de um quarteiro de largura e de profundidade e 22 andares de altura". Hoje em dia, essa mesma mente humana poderia reduzir esse enorme computador ao tamanho de um carto de crdito que caberia em sua carteira!

No estamos lendo agora sobre humildade, mas inferioridade. Sentir-se inferior no sentir-se humilde. Os humildes, de todas as pessoas na face da Terra, tm o mais alto grau de confiana em Deus uma confiana interior silenciosa, afirmativa, de que Deus vai cumprir sua Palavra.

Um complexo de inferioridade um engano satnico que impede muitos jovens de considerar o servio cristo vocacional. Quer como missionrio ou como ministro, eles pensam que precisam ser eloqentes. Pensam que devem ser espirituosos e falar com facilidade. Em termos perfeitamente claros, Deus disse a Moiss que ele no tinha de ser eloqente.

Deus vai tomar suas incapacidades e transform-las, dando-lhe as palavras a serem ditas. As incapacidades no precisam desqualificar. Quando voc entrega a sua situao ao homem, h quase sempre suspeita de que vai errar novamente. O homem apresentar dezessete advertncias, seis sermes, dois cnticos e um poema para apoi-los e um dedo indicador bem longo espetado em seu peito, dizendo: "Tome cuidado!"

Deus nos ensina a vida inteira, e no apenas nos momentos prazerosos


Voc est envergonhado, embaraado, humilhado, fracassando, perdendo? Os seus tempos esto nas mos dele. Ele ensina voc nos perodos maus, assim como nos agradveis. Essa a razo de Tiago ter dito: "No as ressinta [as correes] como intrusas, mas acolha-as como amigas"

Deus nos ensina em esconderijos, e no em pblico


Como grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para com os que em ti se refugiam! No recndito da tua presena, tu os esconders das tramas dos homens, num esconderijo os ocultars da contenda de lnguas. Salmo 31:19, 20 ...As melhores coisas que aprendemos sobre os erros so aprendidas em secreto, pois ali que ele nos conta os seus segredos e nos cobre ento com o seu amor e compreenso. "Os cristos no so perfeitos, apenas perdoados" verdade, nem o fato de ser cristo apaga as nossas imperfeies. Ainda cometemos erros at erros crassos. Mas, graas a Deus, o perdo nos d esperana. Apesar disso, continuamos precisando ainda de muita esperana.

alguns fatos espantosos sobre o poder da mente humana. Ele disse: " quase impossvel calcular este fenmeno, mas descobrimos que se fosse possvel construir um computador eletrnico que tivesse condies de fazer tudo o que a mente humana faz, teramos um prdio com cerca de um quarteiro de largura e de profundidade e 22 andares de altura. O poder do corpo e da mente humana nada menos que incrvel.

S-ar putea să vă placă și