Sunteți pe pagina 1din 24

MDULO DIDTICO DE LNGUA PORTUGUESA Autor: Luiz Carlos Junqueira Maciel Eixo Temtico III Temas, motivos e estilos

na literatura brasileira e em outras manifestaes culturais:

A LITERATURA EM DILOGO COM OUTRAS ARTES


: TEMAS, MOTIVOS E ESTILOS NA LITERATURA BRASILEIRA E EM OUTRAS MANIFESTAES CULTURAIS. MOTIVOS E ESTILOS NA LITERATURA BRASILEIRA

O presente mdulo tem como objetivo geral o estudo de temas, motivos e estilos na literatura brasileira e em outras manifestaes culturais, com nfase no dilogo que a literatura mantm com as outras artes. Os objetivos especficos que o mdulo procura atingir, leva em conta: Tpico 31.2. Reconhecer, em um texto ou obra literria, a concepo de autor e/ou de fazer literrio que ela apresenta e relacion-la a outras artes. Tpico 31.3. Comparar concepes de autor e de fazer literrio, presentes em textos literrios ou em outras atividades artsticas de uma mesma poca ou de pocas diferentes da histria literria brasileira. Tpico 32.0. Reconhecer os discursos fundadores da brasilidade e seus efeitos de sentido, em textos e manifestaes culturais de diferentes pocas. Tpico 32.3: Reconhecer, em textos literrios e em outras manifestaes culturais de diferentes pocas, a perpetuao ou o questionamento da ideologia dos discursos fundadores. Tpico 37.4: Estabelecer relaes intertextuais entre um texto literrio e uma outra manifestao cultural sobre a vida social e poltica brasileira. Tpico 45.0. Ler textos e obras representativos do Modernismo brasileiro produtiva e autonomamente e relacion-los com outras atividades artsticas. Tpico 45.1. Caracterizar os movimentos de vanguarda europia (Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadasmo, Surrealismo), relacionando aspectos pictricos a produes literrias brasileiras. Tpico 45.10. Identificar efeitos de sentido da metalinguagem e da intertextualidade em textos literrios do Modernismo brasileiro e suas relaes com outras atividades artsticas. Tpico 45.11. Posicionar-se, como pessoa e como cidado, frente aos valores, s ideologias e s propostas estticas representadas em obras literrias do Modernismo brasileiro. Tpico 46.5. Relacionar caractersticas discursivas e ideolgicas de obras brasileiras da contemporaneidade ao contexto histrico e situao de produo, circulao e recepo dessas obras.

Tpico 46.6. Reconhecer e caracterizar a contribuio dos principais autores brasileiros da contemporaneidade para a literatura nacional.

LITERATURA E AS ARTES PLSTICAS


A literatura uma arte polissmica e polifnica, dialoga constantemente com outras artes, notadamente as artes plsticas. O escritor, para usar uma expresso de Murilo Mendes, mantm sempre o olho armado e, maneira de um pintor ou escultor, fixa a eternidade de um momento. Os cronistas e viajantes, em seus discursos fundadores, pintaram com palavras as curiosidades da terra recm descoberta. Um deles, Pro de Magalhes Gndavo (? 1579), historiador e cronista portugus, autor da Histria da Provncia Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, editada em Lisboa em 1576, procurou exibir as riquezas da terra, fazendo propaganda para atrair imigrantes para este pas. Oswald de Andrade, poeta modernista, em sua proposta antropofgica, incorpora as palavras do cronista e, em Pau Brasil, publica o poema que leva um ttulo ligado s artes plsticas, pois natureza morta um tipo de pintura que retrata seres inanimados, como frutas, flores, objetos etc: Natureza morta A esta fruita chamam Ananazes Depois que sam maduras tm un cheiro muy suave E come-se aparados feito em talhada E assim fazem os moradores por elle mais E os tm em mayor estima Que outro nenhum pomo que aja na terra
(ANDRADE, Oswald. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1972. p.20)

Manuel Bandeira, poeta modernista, valoriza bastante o dilogo entre literatura e artes plsticas. "Ma" um dos seus textos mais estudados: Por um lado te vejo como um seio murcho Pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende ainda o cordo [placentrio s vermelha como o corao do amor divino. Dentro de ti em pequenas pevides Palpita a vida prodigiosa Infinitamente.

E quedas to simples Ao lado de um talher Num quarto pobre de hotel.


(BANDEIRA, Manuel. Meus poemas preferidos. Rio de Janeiro: Ediouro, 1967, p.128)

O crtico Davi Arrigucci Jr., no ensaio "Do sublime oculto", presente na obra Humildade, paixo e morte: a poesia de Manuel Bandeira, atenta para aspecto visual do poema, que evoca quadros de natureza-morta, maneira dos muitos pintados por Paul Czanne (18391906):

(http://www.paul-cezanne.org/home-1-96-1-0.html)

A ma observada por partes, no todo e por dentro, integrando-se, ainda, a um ambiente humilde. O texto, maneira de um quadro cubista, composto por justaposio de imagens, evidenciando uma cena prosaica de uma refeio frugal. Observa-se a presena do quarto, smbolo significativo da interioridade do sujeito, espao lrico por excelncia da obra de Bandeira. A conotao ertica da fruta sugere uma leitura alegrica: a personificao da mulher, principalmente da mulher cada, a prostituta. A imaginao do poeta faz com que ele associe ma representao do Sagrado Corao de Jesus:

(dominnus.wordpress.com)

Uma vez que a cor vermelha ser associada ao Sagrado Corao de Jesus, evidencia-se o resgate daquilo que estava rebaixado. Assim, ocorre a poetizao e a elevao da banalidade do cotidiano, a sublimao da realidade decada do mundo. Em meio aos contrastes de morte (seio murcho) e vida (cordo umbilical, pevides = sementes; h de se notar que o termo mais significativo do que sementes, pois nele j contm, de certo modo, a vida), de coisa abstrata e concreta, ainda que esteja ligada ao sensual, a ma "colhida" por um olhar inventivo, sugerindo transcendente intensidade. Tanto a ma de Bandeira como as dos quadros de Czanne se apresentam como smbolos da beleza da plenitude artstica, o que, nas palavras do crtico Arrigucci, significa "fruto amadurecido da experincia no confronto com a natureza, em dura luta pela perfeio". O poema oferece uma leitura religiosa, uma vez que a fruta smbolo de uma oferenda do amor pago que se torna ddiva do amor divino e, em sua simplicidade natural, h a lio de Cristo: isto , uma verdade sublime oculta-se no corao de uma simples fruta. Arrigucci Jr. destaca a admirvel estrofe do meio, em que h diminuio do nmero de slabas, mas intensa musicalidade, atravs das aliteraes e assonncias. Salienta, ainda, a importncia do verso octosslabo: "Palpita a vida prodigiosa". E assim o crtico conclui seu comentrio: A ma surge como um objeto de imitao da natureza, exemplarmente representado; mas surge tambm como um objeto pictoricamente construdo, como uma 'harmonia paralela natureza'; e, finalmente, ainda como uma forma de expresso de um sujeito lrico, como smbolo de uma emoo pessoal. (...) Assim na ma se encerra um ideal de estilo na simplicidade natural. E por ela, por fim, se entende que a poesia, como a natureza, ama ocultar-se.

(ARRIGUCCI Jr., Davi. Humildade, paixo e morte: a poesia de Manuel Bandeira. So Paulo: Companhia das Letras, 1990, p.44)

Exerccio 1:

Com base na leitura do poema Ma, pode-se afirmar que nele NO se constata: A) B) C) D) Abordagem de um elemento integrado num ambiente humilde; Impessoalidade e distanciamento do eu-lrico do objeto contemplado; Afinidade entre a poesia e as artes plsticas; Resgate, atravs do olhar potico, de algo rebaixado. Pelo que foi apresentado, voc certamente apontou a opo B, pois o poema apresenta uma interao entre o poeta e o objeto contemplado, transfigurado poeticamente. Outro texto significativo de Manuel Bandeira, que incorpora elementos das artes plsticas, no caso, da estaturia, o poema O cacto:

Aquele cacto lembrava os gestos desesperados da estaturia: Laocoonte constrangido pelas serpentes, Ugolino e os filhos esfaimados. Evocava tambm o seco nordeste, carnaubais, caatingas... Era enorme, mesmo para esta terra de feracidades excepcionais. Um dia um tufo furibundo abateu-o pela raiz. O cacto tombou atravessado na rua, Quebrou os beirais do casario fronteiro, Impediu o trnsito de bonde, automveis, carroas, Arrebentou os cabos eltricos e durante vinte e quatro horas privou a cidade de iluminao e energia: Era belo, spero, intratvel.
(BANDEIRA, Manuel. Meus poemas preferidos. Rio de Janeiro: Ediouro, 1967, p.84)

De incio, preciso que o leitor tenha em mente a reproduo de duas esculturas. Primeiro, apresentemos O grupo de Laocoonte, que, segundo a Wikipdia uma escultura em mrmore, tambm conhecida como Laocoonte e seus filhos, hoje em dia exposta no Museu do Vaticano, em Roma. A esttua representa Laocoonte e seus dois filhos, Antiphantes e Thymbraeus, sendo estrangulados por duas serpentes marinhas, um episdio dramtico da Guerra de Tria relatado na Ilada de Homero e na Eneida de Virglio

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_de_Laocoonte)

Outra escultura que o poema evoca a de Jean-Baptiste Carpeaux (1827-1875), sobre Ugolino e seus filhos famintos, personagens reais da histria italiana, que figuram no "Inferno", de Dante (foram abandonados numa torre e morreram de fome):

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Carpeaux)

A concepo do poema partiu de um fato jornalstico: um grande cacto, arrancado pela ventania, tombou em uma avenida de Petrpolis. O poeta transfigura o episdio jornalstico, elevando-o condio de smbolo ou parbola. O cacto comparado a uma escultura do sacerdote troiano Laocoonte aos gestos desesperados de Ugolino. O cacto evoca tambm o nordeste, de onde veio o poeta pernambucano, um homem sofrido com o seu mau destino (e ciente do mau destino da maioria de seus conterrneos). A sua queda deixa a cidade privada de energia. O poeta conclui, em famoso verso, afirmando que o cacto "era belo, spero, intratvel." O crtico Davi Arrigucci Jr. escreveu um longo ensaio sobre esse poema, relacionando-o com pinturas sobre cactos de Tarsila do Amaral (1886-1973):

(caracol.imaginario.com)

O crtico observa que o poeta se prope a dar forma a um determinado contedo natural, vinculando-o, porm, ao universo do desespero e da dor, ao drama humano em sua face mais alta e pungente. Nessa anlise, o que se depreende do poema que o cacto um exemplo de beleza e resistncia moral, evocando a figura do homem submetido a situaes adversas: como se presencissemos a fbula de um deus moribundo, encarnado num simples vegetal, humanamente retorcido pela dor, mas ainda movido por uma prodigiosa energia vital em face da morte.
(ARRIGUCCI Jr., Davi. Humildade, paixo e morte: a poesia de Manuel Bandeira. So Paulo: Companhia das Letras, 1990, p.24)

Exerccio 2:

O elemento vegetal, no poema, NO remete a A) obras de arte

B) sofrimento humano C) realidade nordestina. D) enfermidade do poeta Se voc leu com ateno as consideraes acima sobre o poema, certamente assinalou a opo D, pois nesse poema o poeta no faz referncia propalada tuberculose que tanto marcou sua vida e sua poesia. Outro poeta brasileiro que transita sua poesia pelas artes plsticas Manoel de Barros. Como muitos artistas, ele fascinado com os girassis do pintor holands Van Gogh (1853-1890):

(olhares.aeiou.pt/os_girassois__de_vincent_van...)

Vejamos o texto: Os girassis de Van Gogh Hoje eu vi Soldados cantando por estradas de sangue Frescura de manhs em olhos de crianas Mulheres mastigando as esperanas mortas Hoje eu vi homens ao crepsculo Recebendo o amor no peito. Hoje eu vi homens recebendo a guerra Recebendo o pranto como balas no peito E como a dor me abaixasse a cabea, Eu vi os girassis ardentes de Van Gogh.
(BARROS, Manoel de. Gramtica expositiva do cho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1990.p.60)

E, em 1994, no O Livro das ignoras, Manoel de Barros anota: Um girassol se apropriou de Deus: foi em Van Gogh.
(BARROS, Manoel de. O livro das ignoras. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira: 1993, p.17)

Exerccio 3:

Nos textos abaixo, Manoel de Barros faz referncias s artes plsticas, EXCETO: A) Deus deu a forma. Os artistas desformaram. preciso desformar o mundo: Tirar da natureza as naturalidades. Fazer cavalo verde, por exemplo. Fazer noiva camponesa voar como em Chagall. B) - Botar aflio nas pedras (Como fez Rodin). C) Mir precisava de esquecer os traos e as doutrinas que aprendera nos livros. Desejava atingir a pureza de no saber mais nada. D) Eu hei de nome Apuleio. Esse cujo eu ganhei por sacramento. Os nomes j vm com unha? A alternativa D no faz referncia a um artista plstico, mas a um nome homnimo do escritor latino Lucio Apuleio (125-180), que em suas obras burlescas, como O asno de ouro, mesclava aspectos erticos e msticos.

Procure pesquisar os quadros de Chagall, Miro e as esculturas de Rodin, para efetivar melhor relacionamento com a poesia do modernista Manoel de Barros, que tambm valorizou o estranho artista Arthur Bispo do Rosrio, tido como louco, morador de hospcio, cuja obra resultado de costuras de fragmentos de tecidos e objetos de uso pessoal, bem como a linha utilizada para uni-los, potica com a qual a obra de Manoel de Barros tem muito em comum, como observou a professora Maria Adlia Menegazzo, em Potica visual de Manoel de Barros1. O poema de Manoel de Barros sobre o sergipano Arthur Bispo do Rosrio o seguinte:
1

http://www.eventos.uevora.pt/comparada/VolumeIII/A%20POETICA%20VISUAL%20DE%20MANOEL%20DE%20BA RROS.pdf

Arthur Bispo do Rosrio se proclamava Jesus. Sua obra era ardente de restos: estandartes podres, lenis encardidos, botes cariados, objetos mumificados, fardes da Academia, Miss Brasil, suspensrios de doutores coisas apropriadas ao abandono. Descobri entre seus objetos um buqu de pedras com flor. Esse Arthur Bispo do Rosrio acreditava em nada e em Deus.
(BARROS. Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 83)

Eis uma foto do artista homenageado por Manoel de Barros:

(www.integrando.org.br)

Em 2009, h um filme sendo rodado sobre esse artista. Leia um trecho da reportagem no Estado de Minas: Para o sergipano Arthur Bispo do Rosrio, a arte era desgnio divino. Ele acreditava que, enquanto vivesse, deveria miniaturizar o mundo para apresent-lo no dia do juzo final. Fez disso a sua saga. Negro e pobre, foi considerado louco. Em 5 de janeiro de 1939, acabou recolhido ao pavilho dos agitados da Colnia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Entre idas e vindas, passou os 50 anos seguintes no asilo psiquitrico. Para sobreviver decadncia, aos choques eltricos e aos castigos na cela forte, onde era tratado a po e gua, jamais se assumiu como demente, mas como criador capaz de inventar algo singular. Este ano, quando se comemoram o centenrio de nascimento e os 20 anos da morte do artista, filme, exposies e relanamento de livro celebram a obra deste mestre. Ainda h muito a descobrir sobre o legado de Arthur Bispo do Rosrio referncia das artes plsticas contemporneas do Brasil.(...) O filme O senhor do labirinto deve chegar s telas este ano. No biogrfico, mas d voz ao discurso de Bispo. Vai mostrar como ele via a prpria produo artstica, adianta o cineasta Geraldo Motta.
(REIS, Srgio Rodrigo. Misso divina, in Estado de Minas, caderno Cultura. Belo Horizonte, 15 de fevereiro de 2009.)

LITERATURA E CINEMA O cinema sempre investiu nas obras literrias. A literatura, desde a inveno do cinema, absorveu aspectos dessa arte. H pouco tempo, entrou para a Academia Brasileira de Letras o primeiro cineasta, Nelson Pereira dos Santos, que dirigiu filmes inspirados em obras literrias, como Vidas secas (1963) e Memrias do crcere (1984), ambos os livros do escritor nordestino Graciliano Ramos. Vamos acompanhar um trecho de uma entrevista que a jornalista Karla Hansen fez com Nelson: Gostaria que voc falasse sobre as diferenas entre a narrativa literria e a narrativa cinematogrfica. Os estudiosos das relaes do cinema e da literatura, e isso vem de h muito tempo, mostram que so duas artes narrativas. No meu discurso de posse (na ABL) citei um autor, um estudioso que mostra que na Eneida, de Virglio, h construes que se assemelham com a narrativa do cinema. Ele trabalha com espao, com simultaneidade de ao, elementos prprios da narrativa cinematogrfica. O [historiador, embaixador e membro da ABL] Alberto Costa e Silva, que fez a biografia em forma de crtica de Castro Alves [Um poeta sempre jovem, Companhia das Letras, 2006], tambm lembra que um trecho de O navio negreiro [1868] se assemelha a um movimento de zoom. O poeta estabelece o ponto de vista dos albatrozes e o navio l embaixo...Na essncia, h uma grande proximidade entre a literatura e o cinema. Outros autores dizem que o cinema influenciou o romance, que o romance americano, filho do cinema, revolucionou o romance tradicional. A literatura toda dos nossos modernistas, paulistas, procurava o cinema. Mrio de Andrade foi cinfilo, ele ia ver todos os filmes de sua poca e ao escrever o romance Amar, verbo intransitivo [1927], por exemplo, tentou escrever um filme muito influenciado pelo cinema. Por isso, eu recomendo sempre aos meus alunos, alm dos filmes, a leitura dos romances.
(HANSEN, Karla. Um olhar na Academia. Revista Lngua Portuguesa. n.23, So Paulo: Segmento, 2007, p.12)

Exerccio 4:

Depreende das palavras de Nelson Pereira dos Santos: A) B) C) D) A notria superioridade do cinema sobre a literatura. A questionvel influncia do cinema sobre Castro Alves. A incontestvel afinidade entre literatura e cinema. A indiscutvel superioridade da literatura sobre o cinema.

Voc acertou ao marcar a opo C, pois cinema e literatura exibem grandes afinidades. Vejamos o trecho da poesia de Castro Alves salientado na entrevista: III (...) Albatroz! Albatroz! guia do oceano, Tu que dormes das nuvens entre as gazas Sacode as penas, Leviathan do espao Albatroz! Albatroz! d-me estas asas. (...) Desce do espao imenso, guia do oceano! Desce mais ... inda mais... no pode olhar humano Como o teu mergulhar no brigue voador! Mas que vejo eu a... Que quadro d'amarguras! canto funeral! ... Que ttricas figuras! ... Que cena infame e vil... Meu Deus! Meu Deus! Que horror! IV Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar de aoite... Legies de homens negros como a noite, Horrendos a danar... Negras mulheres, suspendendo s tetas Magras crianas, cujas bocas pretas Rega o sangue das mes: Outras moas, mas nuas e espantadas, No turbilho de espectros arrastadas, Em nsia e mgoa vs!
(http://www.culturabrasil.pro.br/navionegreiro.htm)

A imaginao dos escritores tem algo de cinematogrfico. Veja, por exemplo, a pequena reflexo que o poeta Mrio Quinta faz sobre a letra K: K Letra caminhante.
(QUINTANA, Mrio. Da preguia como mtodo de trabalho. Poesia completa.Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006. p.668)

A poesia concreta, nos anos 50 do sculo XX, apresentou inovaes formais que tm muito de cinema, devido questo visual e idia de movimento. Em 1965, na Revista O Pif-Paf, o humorista Millr Fernandes escreveu um saboroso texto intitulado Alfabeto concreto. Ao comentar letra por letra, entre outras coisas, anotou:

O A uma letra com sto. Chove sempre um pouco sobre o crasead. O B umI que se apaixonou por um 3. Ao C s lhe resta uma sada. O cedilha, esse jamais tira a gravata.
(FERNANDES, Millr. Apud CHALHUB, Samira. A Metalinguagem. So Paulo, tica, 1986, p.33)

Exerccio 5:

O texto de Millr Fernandes prossegue fazendo engraadas definies das letras do alfabeto. Procure identificar as letras definidas nas alternativas: A) B) C) D) ri-se eternamente das outras letras serve como escada para outras letras galgarem sentido anda sempre com o lao do sapato solto uma taa onde bebem as outras letras Ser que voc conseguiu acertar? As respostas so: E, H, Q, Y... A poesia concreta, pela explorao visual e pela sensao de movimento, aproxima-se do cinema, como se pode perceber neste poema de Jos Paulo Paes: AUTO-ESCOLA VNUS Contato para trs (devagar) para frente (devagar) para trs (ACELERE) para frente para frente (ACELERE) pode desligar
(PAES, Jos Paulo. Um por todos. So Paulo: Brasiliense, 1986. p.71)

Em Cine-olho, o poeta mineiro Ricardo Aleixo realiza um excelente poema em trs rpidas seqncias, com versos de uma s palavra, num estilo concretista, bem visual e dinmico, aproximando-se da tcnica cinematogrfica do cineasta russo Dziga Vertov (1896-1954) que filmava pequenas partculas da realidade e criou uma perspectiva atravs da qual o espectador via nas imagens atravs dos olhos do etngrafo, do cinegrafista, as cenas cruas de um cinema-verdade. Vertov ia atrs dos acontecimentos medida em que eles iam se desenrolando. Eis o texto de Aleixo:

Um menino no. Era mais um felino um Exu afelinado chispando entre os carros um ponto riscado a laser na noite de rua cheia ali para os lados do Mercado.
(ALEIXO, Ricardo. PEREIRA, Edimilson de Almeida. A roda do mundo. Belo Horizonte:BHZ,2004. p.33)

H a mistura do ioruba (Exu) com o ingls (a expresso laser, fonte de luz, que deriva das iniciais light amplification by stimulated emission of radiation.). O poema flagra um flash urbano e social de um menino correndo pelos lados do Mercado; a expresso rua/ cheia sugere que a esperada lua cheia da noite est encoberta. Carlos Drummond de Andrade tem muitos poemas abordando o cinema. Em julho de 1977, morre a atriz Joan Crawford, que aps ter encerrado sua carreira, tornou-se executiva da Pepsi-Cola. Abaixo, duas fotos da atriz.

(www.findagrave.com)

(flickr.com)

Joan Crawford: in memoriam No firmamento apagado no lucilam mais estrelas de cinema. Greta Garbo passeia incgnita a solido de sua solitude. Marlene Dietrich quebrou a perna mtica de Valquria. Joan Crawford produtora de refrigerantes, o corao a matou. O cinema uma fbula de antigamente (ontem passou a ser antigamente) contada por arquelogos de sonho, em estilo didtico, a jovens ouvintes que pensam em outra coisa. O nome perdura. Tambm outra coisa. Tudo outra coisa, depois que envelhecemos. E no h mais deusas e deuses. H figurinhas mveis, falantes, coloridas, projetadas do interior da casa. No saem nunca mais, enquanto se esvazia o cu da Grcia dentro de ns azul j negro ou neutra-cor. Joan, no beberei por ti, guisa de luto, nenhum lquido fcil e moderno. Sorvo tua lembrana a lentos goles.
(ANDRADE, Carlos Drummond. Discurso da primavera e outras sombras. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1978, p.53)

Exerccio 6:

Assinale o trecho do poema que remeta juventude de Joan Crawford A) B) C) D) Tudo outra coisa, depois que envelhecemos Produtora de refrigerantes, o corao a matou Sorvo tua lembrana passeia incgnita a solido de sua solitude

A alternativa correta, evidentemente, a de letra C, o poeta vai beber a prpria lembrana do passado em que Joan Crawford, em vez de produzir refrigerantes, atua nas telas de cinema.

Exerccio 7: Nos versos abaixo, de Carlos Drummond de Andrade, NO h referncia ao cinema em: A) Fechado o Cinema Odeon, na Rua da Bahia. Fechado para sempre. No possvel, minha mocidade fecha com ele um pouco. B) Amar o perdido deixa confundido este corao C) A espera na sala de espera. A matin com Buck Jones, tombos, tiros, tramas.
D) Desafio. Matemtica de cine a estudar em Ipanema pelo jovem no-quadrado (Pasolini quem previne): Superbacana o teorema que no ser demonstrado.

A opo a ser marcada a de letra B, pois a o poeta fala do passado, sem especificar o cinema, como na alternativa a ou fazer referncias a atores e diretores como em C e D, em que se destacam Buck Jones e o cineasta italiano Pasolini, autor do complexo filme Teorema.

(edenville.wordpress.com)

Carlos Drummond de Andrade, que sempre cultuou o cinema, teve alguns de seus poemas convertidos em filmes. O caso mais recente o poema O caso do vestido, que foi filmado por Paulo Thiago, a partir de um argumento de Carlos Herculano Lopes, que se transformou em romance. O vestido, que pode ser considerado uma obra autnoma, ainda que cite, parafraseie e reinvente o texto drummondiano. O poema do mineiro de Itabira estruturado em dsticos brancos, em redondilha maior, mesclando o gnero pico (narrativo), o dramtico (teatral) e o lrico (potico, confessional). Trata-se da histria de um casal, que se separou devido fulminante paixo que o pai tivera por uma dona de longe. As filhas do casal, muito tempo depois, j com o pai inserido de volta em sua famlia, querem saber da me o significado de um vestido, pendurado no prego, que era uma relquia, encerrando toda a histria passional. Aos poucos, aproveitando a ausncia provisria do marido, a esposa vai relatando s filhas a dramtica histria a respeito do vestido que pertencera amante do pai. s vezes, a me interrompe o caso, pois acha que o pai est chegando: Minhas filhas, boca presa,/ vosso pai evm chegando; Minhas filhas, vosso pai/ chega ao ptio. Disfarcemos; Minhas filhas, eis que ouo/ vosso pai subindo a escada. No decorrer da histria, h trs momentos de simetria dramtica, envolvendo o sofrimento do pai, que se desespera pela dona de longe; o sofrimento da me, pois obrigada a se humilhar e a suplicar para que a dona se deite com o marido, que a abandona; e, finalmente, o sofrimento da amante, que se apaixona pelo pai das meninas que desejam saber sobre o vestido, e depois abandonada por ele. No final, h a coincidncia da chegada do pai, no passado, integrando-se famlia, e a chegada do pai, no momento atual, encerrando a enunciao da histria pela me. No poema de Drummond, quem fala so as filhas e a me, que tambm reproduz a fala do marido e da dona de longe. O poema transcrito nas pginas finais do romance de Herculano, que, ao longo da narrativa, insere, quase sempre em itlico, mas s vezes em letra normal, passagens da composio, como nesse trecho, em que grifamos as citaes:

A eles deu um dinheiro, olhou para mim em silncio, mal reparou no vestido, que estava em minhas mos, e foi entrando casa adentro, com aqueles passos ritmados, em direo cozinha, enquanto eu, sem acreditar, como que hipnotizada o seguia: Mulher, pe mais um prato na mesa, assim ele foi dizendo. Eu fiz, ele se assentou, sorriu para vocs, que estavam meio assustadas, mas de perto dele no saam. Comeu, limpou o suor, era sempre o mesmo homem. (p.184)
(LOPES, Carlos Herculano. O vestido. So Paulo: Gerao Editorial, 2004. p.184)

No filme, Paulo Thiago amplia as citaes drummondianas, alm de inserir trechos de Dom Casmurro e da produo de Anselmo Duarte, O pagador de promessas; no romance de Carlos Herculano Lopes, um aspecto merece relevncia: a presena do padre. No drama de Dias Gomes, o

padre representa a ptrea oposio promessa do Z do Burro. No filme de Thiago, esse intertexto vem apenas priorizar a faceta da farsa da ex-atriz Brbara, contratada por Fausto para afastar Ulisses de ngela. No romance h a presena de dois padres, retomando a dade dos Dois vigrios, de Lio de coisas, onde Padre Olmpio benzia e padre Jlio fornicava.

(www.adorocinemabrasileiro.com.br)

Lus Fernando Verissimo outro escritor cinfilo. Em suas crnicas constante a citao cinematogrfica. A segunda parte do livro A eterna privao do zagueiro absoluto no tem nada a ver com o ttulo do livro, cuja primeira parte aborda o futebol. Aqui, o cinema que vai ser o tema central. No primeiro bloco, O melhor comeo, o cronista faz uma viagem no tempo, evocando a poca em que viu, pela primeira vez, atrizes como Kim Novak, Ingrid Bergman, Rita Hayworth e Nastasia Kinsky. Aponta os melhores comeos de filmes, destacando Yojinbo (1961), do japons Akira Kurosawa, que sabia como ningum movimentar com a cmara (travellings). Recorda-se, tambm, do incio de Lolita, de Stanley Kubrick, que tambm fizera filmes definitivos como Glria feita de sangue, 2001: uma odissia no espao e Laranja Mecnica. Cinema est associado a erotismo, da as evocaes das coxas de Silvana Mangano, dos seios da Martine Carol, da incomparvel beleza de Catherine Deneuve e, claro, da brasileira Patrcia Pillar. Vejam um trecho em que ele cita Catherine Deneuve: Me lembrei da Catherine Deneuve porque escrevi no outro dia que no vamos mais filmes franceses e italianos e se isso uma lamentvel prova da nossa entrega total

ditadura cultural americana tambm uma grande ingratido com o cinema da Frana e da Itlia e, principalmente, com as suas mulheres, as suas grandes mulheres.".
(VERISSIMO, Luis Fernando. A eterna privao do zagueiro absoluto. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. p.118)

Em A morte de DJ em Paris, do mineiro Roberto Drummond, mais exatamente no conto Objetos pertencentes a Fernando B, misteriosamente desaparecido, entre os objetos, h uma foto em da atriz francesa Catherine Deneuve (a edio reproduz a foto). Foram efetuadas vrias prises de ssias dessa atriz. A foto no est disponvel na Internet, mas para que se tenha uma idia da beleza da atriz, veja essa outra foto:

(reneeashleybaker.wordpress.com)

Retomando a obra de Luis Fernando Verissimo, h um outro bloco Sobre comdias e viles, que abrange alguns filmes contemporneos, como Mensagem para voc (que exibe, no cenrio, uma mega-livraria), Shakespeare apaixonado, Evita, O advogado do diabo, Central do Brasil, A vida bela, mas resgatando, tambm, o clssico Casablanca. Retira uma fala de uma personagem desse filme para ironizar o contexto poltico brasileiro: (...) lembrava a frase do chefe de poltica Renault depois de cada atentado terrorista em Casablanca: Prendam os suspeitos de sempre. Aqui os de sempre reuniam-se com o governo e chegavam a acordos sobre preos e prticas que nunca eram cumpridos, o que no impedia que fossem convocados de novo.(p.137) O cinema brasileiro aparece nas crnicas Eles merecem e O arquivilo. Na primeira, o autor fala de sua torcida por Fernanda Montenegro, que fora indicada para o Oscar por sua atuao em Central do Brasil, de 1998. Na outra crnica, o vilo o ator gacho Jos Lewgoy, que sempre fazia papel de bandido nas chanchadas (comdias) nacionais, produzidas pelo estdio Atlntida. O autor ironiza o monoplio do cinema norte-americano, impedindo-nos de assistir a muitas produes

europias, de onde vm belas atrizes. Alis, em outro livro, A mesa voadora, ao citar o cinema americano, Verssimo anota: O filme era um exemplar impecvel de engenhosidade tcnica e agradvel imbecilidade.(p.63) Ao elogiar o filme Evita, o cronista diz no ter sido influenciado pela megabadalao do marquetchim. Demonstrando cultura geral, compara-o a textos de Brecht e msica do alemo Kurt Weill. Cinema e literatura se misturam, da as referncias, nas crnicas dessa seo, a obras de Shakespeare (Ricardo III), Oscar Wilde (A importncia de ser resoluto) e Vladimir Nabokow que sero personagens da ltima parte. O estudante no deve ficar preocupado em guardar tantos nomes de atores e cineastas citados, o que revela o apreo do cronista pelo cinema. Mas deixaremos aqui uma lista contendo algumas breves informaes. Rubem Fonseca, romancista contemporneo, em todas suas obras faz um intenso dilogo entre a literatura e outras artes. Em seu livro, O selvagem da pera, h o projeto de se fazer um filme sobre o compositor Carlos Gomes. Conforme se l na orelha da obra, Romance, biografia, argumento cinematogrfico: O selvagem da pera tudo isto. Tem como protagonista o compositor Antonio Carlos Gomes, autor de O guarani e de outras peras hoje esquecidas, como Fosca, Salvator Rosa, Maria Tudor e Lo Schiavo. (...) O selvagem da pera um livro que fascina pela maneira harmnica com que mescla literariamente os mesmos estilos que classificam a grande pera o barroco, o bufo e o trgico - caractersticas refletidas na prpria vida do compositor brasileiro, que gozou e sofreu intensamente as misrias e grandezas de seu destino e seu tempo.
(FONSECA, Rubem. O selvagem da pera. So Paulo: Companhia das Letras, 1994)

Exerccio 8:

De acordo com as informaes contidas na orelha do livro de Rubem Fonseca, depreende-se que essa obra A) B) C) D) destituda de fico, pois uma biografia narrada na primeira pessoa pelo protagonista estruturada em dilogos como um roteiro de filme composta pela harmonia de diferentes artes

Romance, biografia, cinema e msica se mesclam no livro de Rubem Fonseca, justificando a alternativa que voc deve ter marcado, isto , a letra D. E por falar no gnero pera, voc encontrar muita coisa na literatura brasileira. Em Dom Casmurro, de Machado de Assis, h um belo captulo chamado A vida uma pera. No romance

Encarnao, de Jos de Alencar, h a importante presena da pera Lcia de Lammermoor, de Donizetti. Em Agosto, de Rubem Fonseca, o protagonista, o incorruptvel comissrio Matos grande f de pera. Tomemos um trecho de O selvagem da pera, em que Rubem Fonseca articula romance, msica e argumento cinematogrfico: Em Milo, neste ms de abril, o imperador (D.Pedro II) assiste a uma rcita ntima em sua homenagem, promovida por Carlos no Grande Hotel Milano, onde se hospeda acompanhado da imperatriz Teresa Cristina, do neto Pedro Augusto (...) O historiador e romancista italiano Cesare Cant, visto ainda h pouco em nosso filme a conversar com D. Pedro II, foi convidado para assistir rcita. Precedendo a cantoria,um prestidigitador de nome Pelazzeschi, acompanhado ao piano, usando as mos e alguns objetos frente de um foco de luz, projeta sombras sobre uma superfcie branca de uma parede, representando cenas de O guarani. Essa exibio denominada por Palazzeschi de sombras chinesas. O filme deve mostrar, por bvios motivos, essa apresentao primitiva de imagens em movimento. Depois, o bartono Innocente De Anna, alm de rias da Fosca e do Salvator, e de uma ria indita do Escravo, canta uma romanza da cmera composta por Carlos, intitulada Aurora e Tramonto.
(FONSECA, Rubem. O selvagem da pera. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. p.196)

O escritor age como se fosse um vampiro, alimentando-se de outros textos. O vampiro nasceu na literatura e foi aproveitado pelo cinema. Aparece em todas as artes. O escritor, no bom sentido da palavra, tambm vampiro, a sugar de vrias artes. O chargista Angeli triplica o nmero de vampiros:

(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dbch09082007)

Mrio Quinta o ridiculariza: Drcula

Quando me encontrei com o Conde Drcula, por uma destas noites de inverno, na Esquina dos Ventos Uivantes, tinha ele o aspecto de um grande guarda-chuva de varetas quebradas. Foi o que lhe disse. Ele deu meia-volta e partiu revoando, aos solavancos, decerto para quebrar a cara do diretor do filme...
(QUINTANA, Mrio. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006. p.975)

Exerccio 9:

O texto de Mrio Quintana tem em comum com a charge de Angeli: A) B) C) D) A elaborao de textos em prosa. O aproveitamento satrico de um mito popular. O dilogo com outras obras literrias. A crtica ao sistema capitalista.

A alternativa correta a de letra B, pois o tpico A relaciona-se apenas com o texto de Quintana; o tpico D refere-se apenas charge, o tpico C ocorre s no texto de Quintana, que faz aluso ao livro O morro dos ventos uivantes, de Emily Bront. Nesse mdulo, voc viu como a literatura pode incorporar outras artes, abrindo caminho para uma fecunda interdisciplinaridade. Um bom livro sempre capaz de estabelecer novos dilogos m diferentes atividades artsticas. A literatura, como a histria, , por essncia, de natureza interdisciplinar. Esperamos que voc tenha percebido isso e comece a compreender e usar, produtiva e autonomamente, essas estratgias da obra literria em interao com outras fontes de cultura e de arte. Seja uma espcie sadia de vampiro, sugando os livros que aqui sugerimos. Boas mordidas!

www.meiapalavra.com.br

Para saber mais, consultem:

Livros ANDRADE, Carlos Drummond de. Reunio. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1971. ARRIGUCCI Jr., Davi. Humildade, paixo e morte: a poesia de Manuel Bandeira. So Paulo:Companhia das Letras, 1990. BAIRON, Srgio. Interdisciplinaridade. So Paulo: Futura, 2002. CARNEIRO, Flvio. No pas do presente: fico brasileira no incio do sculo XXI.Rio deJaneiro:Rocco, 2005. DRUMMOND, Roberto. A morte de DJ em Paris. So Paulo: tica, 1975. HELENA, Lcia. Uma sociedade do olhar: reflexes sobre a fico brasileira in Alteridade, desigualdade, violncia na literatura brasileira contempora. Org. Regina Dalcastgn, S. Bernardo do Campo: Editora horizonte, 2008 DENEB, Leon. Diccionario de smbolos. Madrid, Biblioteca Nueva, 2001. GALDINO, Mrcio da Rocha. O cinfilo anarquista: Carlos Drummond de Andrade e o cinema. Belo Horizonte: BDMG, 1981. LOPES, Carlos Herculano. O vestido. So Paulo: Gerao Editorial, 2004. MACIEL, Luiz Carlos Junqueira. Vestindo o caso: o canto multiplicado. Suplemento Literriode Minas Gerais, n.1281, Belo Horizonte, Agosto de 2005.

Site http://www.eventos.uevora.pt/comparada/VolumeIII/ A%20POETICA%20VISUAL%20DE%20MANOEL%20DE%20BARROS.pdf

S-ar putea să vă placă și