Sunteți pe pagina 1din 8

Desenvolvimento pisciosocial na meia idade

As mudanas de personalidade e estilo de vida durante inicio e meados dos 40 anos so atribudos muitas vezes a crise da meia idade,um perodo estressante focado pela reviso e reavaliao da vida de cada um,o qual pode anunciar o inicio da meia idade. O que traz a crise da meia idade,disse Jacques, a conscincia da mortalidade.O tempo ficou mais curto muitas pessoas agora percebem que no sero capazes de realizar os sonhos de sua juventude ou que a realizao dos seus sonhos no trouxe a satisfao que eles esperavam.E sabem se quiserem mudar de direo precisaram agir rapidamente. Ainda assim a meia idade uma poca especial,uma poca de avaliao em relao a carreira e aos relacionamentos.Ela pode trazer a tona questes no resolvidas de identidade ou confuso de papeis,as quais,segundo Erikson,aparecem repetidas vezes ao longo da vida.

Teorias e pesquisas bsicas Carl Jung:equilbrio da personalidade

Tanto Erikson quanto Carl Jung romperam com a teoria freudiana em sua crena de que as pessoas crescem e mudam durante toda a vida,sustentava que o desenvolvimento saudvel exige um equilbrio ou integrao de partes conflitantes da personalidade. Ate aproximadamente os 40 anos,disse Jung os adultos concentram-se em obrigaes com a famlia e a sociedade e desenvolvem aqueles aspectos de personalidade que lhes ajudaro a atingir essas metas externas. Duas tarefas necessrias da meia idade,disse Jung so abandonar a imagem da juventude e reconhecer a mortalidade.Entretanto as pessoas que evitam a transio e no reorientam suas vidas de maneira apropriada no tero uma boa adaptao psicolgica.

Erik Erikson: Geratividade versus Estagnao Erikson considerava os anos em torno dos 40 anos como uma poca na qual as pessoas passam por sua stima crise normativa,geratividade versus estagnao.Geratividade a preocupao de adultos de adultos maduros com o estabelecimento e a orientao da nova gerao. O impulso gerativo no se limita necessariamente aos prpios filhos e netos de uma pessoa;embora Erikson acreditasse que as pessoas que no tenham tido filhos dificilmente satisfariam essa necessidade,esse ponto de vista hoje considerado estreito.

As pessoas que no encontram uma sada para a geratividade tornam-se excessivamente preocupadas consigo mesmas e com seus interesses,ou ficam estagnadas (inativas ou inertes).Como em todos os estgios de Erikson o equilbrio que importante;at a pessoa mais gerativa passa por perodos infecundos.

O estudo de Levinson nas mulheres

No estudo de 45 donas de casa e profissionais femininas,ambos os grupos fizeram mudanas importantes na meia-idade.Para maioria das oito donas de casa que haviam chegado ao inicio de seus 40 anos na poca em que foram entrevistadas,tanto o casamento quantos a qualidade de vida haviam atingindo o ponto mais baixo durante a transio da meia idade.Essas mulheres tinham esperado viver suas vidas em casamentos tradicionais, elas tinham tentado cumprir sua parte no pacto conjugal,e sentiram-se enganadas.Enquanto as crianas se preparavam para deixar o ninho,essas mes ansiavam pela chance de satisfazer suas prpias escolhas,mas muitas vezes no sabiam por onde comear.Na idade de 45 anos,a metade dessas mulheres estavam divorciada,algumas havia se casado novamente,e a outras estavam renegociando os termos de seus casamentos . Com integrantes da primeira gerao considervel a buscar um caminho no tradicional,elas tinham pensado que podiam ter tudo ,uma carreira em tempo integral,um casamento mais ou menos igualitrio e a maternidade.Elas agora viam a grande lacuna entre essa meta e a realidade de suas vidas.Quase todas passaram por crises moderadas ou serias na meia-idade,e cerca de metade havia comeado psicoterapia explorando maneiras de modificar as estruturas de suas vidas para obter maior realizao pessoal no trabalho e mais igualdade no amor e no casamento.

Quo comum a crise da meia-idade Grande parte das pesquisas no consegue dar suporte a inevitabilidade da crise da meiaidade.Ate os clssicos pesquisadores de crises normativas no concorda nesse ponto.A transio para a meia-idade pode ser estressante mas tal estresse no leva necessariamente a crise.Nos estudos de Mills,as pocas de vida mais criticas das mulheres apareciam em idade variveis entre 21 e 53 anos, e as mulheres descreviam turbulncias no inicio dos 40 tanto quanto no inicio dos 30 anos . Para muitas pessoas, a meia-idade apenas uma das transies da vida,muitas vezes envolvendo uma revisitao de questes de identidade no resolvidas.Se essa transio vai se tornar uma crise pode depender menos de idade do que das circunstncias da vida de uma pessoa e de seus recursos para lidar com elas Uma pessoa pode ter uma crise astras da outra ao passo que outra ... passa por relativamente poucas tenses .

O momento de ocorrncia dos acontecimentos pode ser um fator .Um grupo de homens em seus 30 anos que haviam alcanado sucesso bastante jovens j estava lutando com os tipos de questes comumente associadas com a meia-idade.Eles estavam se questionando fazendo perguntas como Valeu a pena?; E agora ? e O que farei no resto da minha vida?

Pesquisa de traos: estabilidade ou mudana

Nos intervalos dos 18 ate a meia idade,os psiclogos classificaram os participantes em 100 traos de personalidades.Os traos distribuam-se em 6 grupos (1)Auto confiana,(2) comprometimento cognitivo,(3) confiabliidade,(4) sociabilidade,(5) calor humano e (6) assertividade. Os pesquisadores representam por meio de grficos o desenvolvimento de cada pessoa em cada um dos seis domnios e compraram os padres resultantes. Tendncias bastante uniformes apareceram para todos os agrupamentos, exceto para calor humano.A confiabilidade e o comprometimento cognitivo aumentaram dos 18 aos 30,tipicamente a poca de constituio da carreira e da famlia.A partir de ento, a confiabilidade permaneceu estvel,mas o comprometimento cognitivo comeou a diminuir depois dos 50,possivelmente em antecipao a aposentadoria. A sociabilidade aumentou em ambos os sexos entre 30 e 40 anos,talvez refletindo ao poder crescente dos homens no local de trabalho e o crescente reconhecimento das qualidades das mulheres. A autoconfiana aumentou, exceto por diferena de gerao.Somente a assertividade permaneceu estvel ao longo da idade adulta. Em todas as idades os homens eram mais assertivos e as mulheres mais sociveis-descoberta que parece contradizer a maioria das pesquisas transversais e longitudinais,nas quais as pessoas na meia-idade tendem a mostrar caractersticas geralmente associadas com o sexo oposto. Os papeis sexuais tradicionais em todas as culturas,diz Gutmann,podem ter se formado para garantir a segurana e o bem estar das crianas em crescimento.Depois que a criao dos filhos termina,muitas vezes ocorre no apenas um equilbrio,mas uma reverso dos papeis.Os homens esto livres pra explorar seu lado feminino antes reprimido e assim tornam-se mais passivos;as mulheres tornam-se mais dominantes e independente. Essas mudanas podem ser mais caractersticas de sociedades ou geraes com papeis sexuais relativamente convencionais .

Sequencia de eventos: o relgio social Segundo o modelo de regulao por eventos,o desenvolvimento da personalidade adulta depende de importantes acontecimentos da vida.Vinte ou 30 anos atrs a ocorrncia bem

como o momento de ocorrncia de eventos importantes como casamento,aposentadoria,e nascimento dos filhos e netos eram bastante previsveis. Quando a vida das mulheres giravam em torno da procriao e da criao dos filhos,o fim do perodo reprodutivo significava algo diferente do que significa agora,quando tantas mulheres de meia-idade entram na fora do trabalho.Quando os padres ocupacionais eram mais estveis e a aposentadoria aos 65 anos era quase universal,o significado atual num perodo de mudanas frequentes de trabalho,enxugamento das corporaes e aposentadoria antecipada ou retardada.Quando as pessoas morriam mais cedo,os sobreviventes de meia-idade encontram-se agora mais ocupadas e mais envolvidas do que nunca algumas ainda criando filhos pequenos,ao passo que outros redefinem seus papeis como pais de adolescentes e jovens adultos .O cuidado da gerao mais idosa o que agora desaponta esta se tornando uma carga proporcionalmente maior a medida que a populao adolescente diminui.Em 1900,um casal de meia-idade tinha apenas 10% de chances de ter pelo menos dois pais vivos;em 1976 a probabilidade aumentou para 47%. Ainda sim o relgio social no parou completamente.Num estudo realizado em Berlim,adultos de todas as idades foram solicitados a dar suas impresses sobre adulto de 45 anos hipotticos de seu prprio sexo e cujas situaes violavam as expectativas normais para aquela idade.Os participantes,independente de sua prpria idade,expressaram surpresa sobre essas condies fora de poca e as chamaram de atpicas. As reaes eram positivas quando o desenvolvimento parecia adiantado(como por exemplo quando se dizia que um homem de 45 anos era diretor de sucursal de um banco).As expectativas pareciam ser mais fortes para situao de trabalho,e mais para no cega para a idade;as pessoas so sensveis aos relgios sociais e utilizam para compreender e julgar os outros.

Relacionamentos consensuais Casamento e divorcio

A meia-idade geralmente no a poca mais feliz no casamento.Em que todos os estudos,a satisfao conjugal parece seguir uma curva em forma de U.Ela diminui durante os anos de criao das crianas e ate o fim da meia idade,e depois aumenta novamente durante a primeira parte da terceira idade.Normalmente so os aspectos positivos do casamento que seguem esse padro de retorno;os aspectos negativos,talvez porque muitos casamentos pontuados de conflitos terminam no meio do caminho. Embora o padro em forma de U esteja bem estabelecido,a pesquisa foi criticada por sua metodologia.Muitos dos primeiros estudos trataram somente da sastisfao do marido ou da esposa, e no transversal;eles mostram diferenas entre casais de diferentes geraes em vez de diferenas nos mesmos casais;e focalizem a idade de casal,no a durao de seu casamento.

Assim o casamento da meia-idade da curva pode ser puxado para baixo por casais infelizes que ficam juntos por causa das crianas. A queda na satisfao mostrada pela curva em forma de U geralmente atribuda aos estresses na educao dos filhos.Esses podem ser de trs tipos (1) estresse associado com eventos normativos como a chegada a puberdade do primeiro filho ou sua sada de casa;(2) estresse associado com no normativos que criam emergncias na famlia,como revesse econmicos,terremotos ou enchentes,ou a morte de uma criana,e (3) estresse que resulta no de um evento nico mas de demanda acumuladas. A curva em forma de U geralmente atinge o nvel mais baixo durante a meia-idade, quando muitos casais tem filhos adolescentes e esto profundamente envolvidos com a carreira.Algumas mulheres ficam menos satisfeitas com o casamento medida que a educao dos filhos exige menos ateno e seus sentimentos de poder e autonomia aumentam.O marido de uma mulher de meia-idade que vai trabalhar pela primeira vez pode ter problemas para aceitar sua nova afirmao e seu envolvimento com uma vida externa que no inclui. O divorcio ,em geral um fenmeno do incio da idade adulta;a taxa de divorcio cai drasticamente e continuamente doa 20 anos ate o fim da vida.Alm disso,a maioria dos divrcios ocorre durante os primeiros 10 anos de casamento. Entretanto o divorcio na meia-idade mais comum do que o era anteriormente;embora as Texas continuam a crescer para os casamentos de longa durao.As pessoas que se divorciam aps os 50,particularmente as mulheres,tendem a ter mais problemas de adaptao e menos esperana no futuro do que pessoa mais jovens. O transcurso de um casamento na meia idade pode depender em grande parte de sua qualidade ate ento.

Amizades

Muitas pessoas de meia-idade tem pouco tempo e energia para dedicar aos amigos;elas esto muito ocupadas com a famlia e o trabalho e com a preparao da segurana para a aposentadoria. Muitos amigos de meia-idade so velhos amigos.A idade um fator menos importante na formao de novas amizades do que a durao do casamento a idade dos filhos e o status ocupacional. A qualidade das amizades da meia-idade muitas vezes compensa o que ela carecem em quantidade.Os adultos recorrem aos amigos em busca de apoio emocional e orientao pratica.As amizades so especialmente importantes para os homossexuais.As lsbicas tem maior probabilidade de obter apoio emocional de amigas,amantes ou ex-amantes lsbicas do que de parentes.Os homossexuais masculinos tambm dependem de redes de amigos,as quais eles criam ativamente e mantm.As redes de amizades oferecem solidariedade e

contato com as pessoas mais jovens,as quais os heterossexuais de meia-idade geralmente obtm por meio da famlia.

Relacionamento com crianas em fase de amadurecimento

A criao dos filhos um processo de deixar ir.Desde o momento do nascimento,o curso normal de desenvolvimento das crianas leva a independncia.Esse processo geralmente atinge o clmax durante a meia-idade dos pais. verdade que com as tendncias modernas de protelao do casamento e da paternidade e maternidade,um numero cada vez maior de pessoas de meia-idade agora enfrenta questes como encontrar uma boa creche diurna ou programa de jardim de infncia e verificar os desenhos do sbado de manha para checar a adequao de seu contedo.Ainda assim a maioria dos pais na primeira fase da meia-idade deve enfrentar um conjunto diferente de questes,oriundos do fato de viver-se com crianas que logo estaro deixando o ninho.Se as coisas derem certo os pais podem comemorar seu xito.Entretanto,mesmo pais com as melhores intenes e com timas habilidades de educao muitas vezes acham essa transio difcil.uma vez que as crianas se tornam adultas,os laos entre pais e filhos geralmente diminuem de importncia mas esses laos normalmente duram enquanto pais e filhos esto vivos.

Quando os filhos saem: O ninho vazio Para muitas mulheres o ninho vazio um alivio da emergncia crnica da maternidade . O ninho vazio realmente parece ser duro para as mulheres que no se preparam para isso reorganizando suas vidas.O ninho vazio pode igualmente ser difcil para pais que lamentam que no passaram mais tempo com os filhos quando tiveram chance.Muitos homens de meiaidade tornaram-se mais interessados na intimidade na poca em que as mulheres estavam entrando no mercado de trabalho ou explorando outras facetas de suas personalidades.Esse desencontro entre as necessidades de homens e mulheres pode ajudar a explicar por que a meia-idade geralmente o ponto mais baixo na satisfao conjugal e porque muitos homens lamentaram o ninho vazio ao passo que muitas mulheres o aceitam. O ninho vazio no sinaliza o fim da paternidade. uma transio para um novo estgio:o relacionamento entre pais e filhos adultos.

Ser pai (me) de filhos crescidos

O papel de meia-idade dos pais com jovens adultos levanta novas questes e demanda novas atitudes e comportamentos por parte das ambas as geraes. Jovens recm-casados tendem a manter laos ntimos com os pais com frequncia os ajudam com dinheiro cuidado das crianas e montagem da primeira casa.Pais e filhos adultos visitamse com frequncia,e os casais jovens passam muito tempo conversando com e sobre os pais.

Quando as crianas ficam ou retornam: a sndrome da porta giratria

O que acontece se o ninho no se esvazia quando deveria,ou quando ele volta a encher-se inesperadamente?Nas ultimas dcadas um numero cada vez maior de filhos adultos tem demorado para sair de casa.Alm disso a sndrome da porta giratria tornou-se mais comum medida que uma quantidade cada vez maior de jovens adultos voltas para a casa dos pais,s vezes mais do que uma vez depois de completar sua educao ou em pocas de dificuldades financeiras,conjugais ou de outros tipos. Os pais que abrem suas casas para os filhos adultos tendem a ser relativamente joviais saudveis ,abastados e casados As discrdias podem girar em torno das responsabilidades domesticas e do estilo de vida do filho.O jovem adulto tende a sentir-se isolado dos amigos e ter problemas para formar intimidade,enquanto que os pais podem sentir-se estorvados na renovao de sua prpria intimidade, explorao de seus interesses pessoais e resoluo de questes conjugais.A situao mais difcil para os pais parece ser retorno de filhos divorciados ou separados que trazem tambm seus prpios filhos.

Relacionamentos com pais em fase de envelhecimento

Uma me divorciada de 40 anos v seus pais com mais frequncia agora do que durante seus 15 anos de casamento e precisa mais de sua ajuda do que em qualquer poca desde a adolescncia.Um casal no inicio do 60 anos descobre que a poca que esperavam passar viajando e brincando com o netos esta sendo gasta no cuidado de suas me vivas. Sete a cada dez pessoas entram na meia-idade com os dois pais vivos e saem de meia-idade sem nenhum.Algo mais acontece durante esse perodo: um dia um filho ou uma filha olha para a me ou pra o pai e v uma pessoa idosa.O filho de meia-idade percebe que ele e no o pai ou me que agora precisa ser a torre de fortaleza.

Cuidar de pais envelhecidos

As geraes tem melhor relacionamento equanto os pais so saudveis e vigorosos.Quando os mais velhos ficam invlidos principalmente se sofrem deteriorao mental ou mudanas de personalidade, a carga de cuida-los pode prejudicar osrelacionementos.Filhas de meia-idade so as que mais tendem a assumir essa responsabilidade geralmente por mes idosas e enfermas. As chances de torna-se um cuidador so as maiores do que nunca e a probabilidade aumenta durante a meia-idade.Vida longa significa mais riscos de doenas crnicas e invalidez;e as famlias so menores do que no passado com menos irmos para dividir o cuidado dos pais.

Conquistando a maturidade filial

A necessidade de cuidar de pais idosos esta se tornando to disseminadas que alguns desenvolvimentistas propuseram um novo estagio de vida chamado Maturidade filial,quando os filhos de meia-idade aprendem a aceitar e ao atender necessidades de dependncia dos pais.Esse desenvolvimento normativo visto como resultado saudvel de uma crise filal,na qual adultos aprendem a equilibrar amor e obrigaes com os pais e autonomia num relacionamento bidirecional.

Relacionamentos com os irmos

Os relacionamentos com os irmos so mais duradouros na vida de maioria das pessoas e tornam-se mais importantes medida que elas envelhecem.Os relacionamentos entre irmos durante o ciclo de vida geralmente assumem a forma de uma ampulheta,com mais contato em ambos os extremos : infncia e da meia-idade at a terceira idade.O casamento muitas vezes significa menos contato.

S-ar putea să vă placă și