Sunteți pe pagina 1din 22

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

Ensino de Geografia, desafios e sugestes para a prtica educativa escolar


Professor Assistente Doutor do Departamento de Educao da Faculdade de Cincias UNESP/Bauru Professor Assistente Doutor do Departamento de Educao da Faculdade de Cincias UNESP/Bauru

Jos Misael Ferreira do Vale

Maria da Graa Mello Magnoni

[...] no h mais lugar, na Geografia que se ensina, para os estudos do elemento natural desvinculado do processo cultural [...] fundamental, para que no continuemos a ser professores de uma disciplina desinteressante, pretensamente neutra e, principalmente, totalmente desvinculada da realidade, num mundo onde o contraditrio aparente , na verdade, a realidade efetiva. lvaro Jos de Souza (2001, p.11) O educador que ensinando Geografia castra a curiosidade do educando em nome da eficcia da memorizao mecnica do contedo, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se. No forma, domestica. Paulo Freire (1996, p. 63)

Consideraes iniciais a propsito do ensino de Geografia Yves Lacoste (1993), professor da Universidade de Paris, gegrafo renomado, afirmava que o sculo XIX nos ensinara a ler a palavra, mas no sculo XX seria importante ler o espao. A afirmao do cientista francs, vlida para o nosso tempo, evidencia que a nova Geografia, longe da aprendizagem mecnica de nomes de acidentes naturais deveria aventurar-se a fazer a leitura do espao como lugar do drama humano da ocupao e da transformao do mundo. A Geografia, como cincia do espao, reflete as contradies e as lutas do ser humano em interao com a realidade natural que o desafia. A ao humana reage ao meio ambiente criando o espao social, sntese do relacionamento entre homem e natureza.

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

Hoje, aps milnios de interao entre homem e natureza, o espao que se tem um espao marcado pela ao transformadora do ser humano de tal modo que a natureza se fez humana e o ser humano se fez natural, o que implica em dizer que no se encontra o espao puro nem o ser humano fora do espao. Do ponto de vista filosfico, o ser humano um ser situado, resultado de circunstncias, contudo capaz de alter-las. Nesse relacionamento dinmico do ser com a circunstncia (o entorno), surge o conhecimento da realidade natural-social como prtica terico-prtica. A capacidade de aventurar-se condio para o conhecimento e, no contexto educativo escolar, aventura a ser vivida. O verbo aventurar-se ser conjugado no plural, pelo professor e alunos, sujeitos sociais, que se encontram e interagem em uma forma particular de leitura do mundo: a Geografia. Paulo Freire (1983) ao perceber que a ao educativa essencialmente comunicativa, dialgica, nos ensina que a verdadeira aprendizagem no consiste na [...] transferncia do saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significao dos significados. A partir dessa concepo de Educao, ousaremos fazer uma reflexo sobre o ensino de Geografia, como cincia do espao marcado pela presena humana, reagindo ao ambiente. O presente texto resultado de prtica docente em ensino de Geografia, tanto no ensino bsico, como no universitrio. A partir das experincias nos nveis indicados, resgataremos a reflexo a propsito da educao formal das crianas, dos jovens e adultos. Como resultado, estimamos elaborar uma Geografia dialeticamente pensada, centrada na relao dinmica entre o natural e o social, entre o jovem, a criana e o adulto, entre o aparente e o essencial como prope Karel Kosik em a Dialtica do Concreto (1995). Na inteno de possibilitar algumas reflexes, o texto ser estruturado a partir de quatro dimenses consideradas fundamentais na prtica educativa voltada para o ensino da Geografia e dos demais contedos de conhecimento, abordadas nas seguintes interrogaes: 1. Quais so as finalidades e os objetivos da Geografia escolar que se ensina? 2. Sobre qual viso de mundo se estruturam os contedos da Geografia escolar?

3. Sobre quais bases tericas ser possvel construir um mtodo para o ensino significativo da Geografia escolar? 4. O estudo do contexto geogrfico pode servir construo de uma ordem democrtica? A prtica pedaggica o ponto de referncia do professor, portanto, fundamental conhecer os pressupostos tericos que embasam a prtica pedaggica, recordando aqui os ensinamentos de Ferreira do Vale (1998, p. 11), [...] praticar sem pensar a prtica empobrecer a prpria prtica naquilo que ela possui de mais importante, o poder de transformar a realidade mediante o questionamento de si prpria. Utilizando-se a figura de uma pirmide de base triangular (tetraedro) ser possvel representar esquematicamente as relaes bsicas entre os diferentes aspectos da prtica pedaggica.
Figura 1 Tetraedro da prtica pedaggica
Finalidades e objetivos da Educao

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

contedos

contexto

mtodos

Fonte: FERREIRA DO VALE, J. M. Breves anotaes sobre a prtica alfabetizadora. Jornal O espao do gegrafo, Bauru, 2 trim., p. 11, 1998.

Como podemos observar, cada vrtice da figura o resultado da confluncia de trs retas. Para as finalidades e os objetivos, confluem as dimenses dos contedos, mtodos e contexto. Para os mtodos, confluem os contedos, as finalidades e os objetivos e o contexto. Para os contedos confluem as finalidades,

os objetivos, os mtodos e o contexto. Para o contexto, confluem as retas que partem dos contedos, mtodos, finalidades e objetivos. Dessa forma, analisando a ao docente a partir da figura, podemos evidenciar que a correta prtica pedaggica um sistema articulado de aes; a mudana produzida em um elemento provoca uma mudana nos demais; nesse sentido, h entre os elementos indicados uma relao orgnica e um sistema bem definido de relaes que permite descrever e explicar o processo educativo na sua complexidade. Se algum deseja educar ter que atentar para a inter-relao entre os diferentes aspectos da prtica educativa, ter que atentar para o relacionamento orgnico das partes de modo que nenhum aspecto tomado isoladamente seja capaz de explicar adequadamente a prtica educativa. Um estudo que se contente com a anlise de apenas um aspecto do ensino incorre em reducionismo que empobrece a compreenso do objeto de estudo. A complexidade do fenmeno educativo As constataes referentes s prticas educativas observadas neste texto tm como fundamento a atuao profissional, como professora de Geografia, nas Sries Iniciais do Ensino Fundamental, e da disciplina Contedos e Metodologias de Geografia, no Curso de Pedagogia da Universidade Pblica, nas vivncias de estgio, descritas em relatrios, nas intervenes expostas em Trabalhos de Concluso de Curso (TCC), nas discusses realizadas em sala. Yves Lacoste (1993, p.31) afirma que A Geografia... isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra, ao caracterizar duas Geografias, por ele denominadas de Geografia dos estados maiores e Geografia dos professores. Para o estudioso, a Geografia escolar possui funo ideolgica ao influenciar permanentemente, desde a juventude, milhes de pessoas, pela inculcao de elementos de conhecimento enumerados sem ligao entre si (o relevo o clima a vegetao a populao etc) Essa Geografia visa no s mascarar a trama poltica de tudo aquilo que se refere ao espao, como, ao mesmo tempo, impor, implicitamente, a orientao de que no preciso seno memria para dominar o conhecimento geogrfico.

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

[...] a outra geografia, a dos professores, que apareceu h menos de um sculo, se tornou um discurso ideolgico no qual uma das funes inconscientes, a de mascarar a importncia estratgica dos raciocnios centrados no espao. No somente essa geografia dos professores extirpada de prticas polticas e militares como de decises econmicas (pois os professores nisso no tm participao), mas ela dissimula, aos olhos da maioria, a eficcia dos instrumentos de poder que so as anlises espaciais. Por causa disso a minoria no poder tem conscincia de sua importncia, a nica a utiliz-las em funo dos seus prprios interesses e este monoplio do saber mais eficaz porque a maioria no d nenhuma ateno a uma disciplina que lhe parece to perfeitamente intil. (LACOSTE, 1993, p. 31).

Os textos de Geografia dos livros didticos ou das apostilas apresentam as categorias (posio geogrfica e astronmica, relevo, geologia, clima, hidrografia, vegetao, populao, agricultura, indstria, cidades, transportes, comrcio etc.) como catlogos de informaes tematicamente padronizadas, descritas e tratadas em paralelo, em cacos na expresso de Ruy Moreira (2004, p.183). Os textos no so analticos, nem permitem a anlise geogrfica na leitura do mundo. Eles tambm no facultam perceber o espao geogrfico como historicamente produzido, socialmente construdo, que revela a histria e a sociedade. Uma outra Geografia escolar necessria, para que seja permitida a anlise geogrfica na leitura de mundo. Esse o desafio colocado aos que ensinam e aos que pesquisam a Cincia Geogrfica. Para as reflexes e propostas voltadas a uma outra Geografia vinculada realidade concreta das escolas, dos professores e alunos da Educao Bsica e Universitria, tomamos como referncia o espao, categoria principal da representao geogrfica, manifestao das relaes entre o homem e o meio, e a leitura de mundo, como o recurso metodolgico inicial. O espao ser tomado ento, como ponto de partida para a leitura da sociedade e do mundo. Com um dos ps fincados na Geografia, nos seus conceitos e contedos, iniciaremos a caminhada, tendo o segundo p na Pedagogia ou, no arcabouo metodolgico das tendncias pedaggicas elaboradas a partir das concepes filosficas denominadas progressistas, tomando como referncia as propostas pedaggicas de Clestin Freinet, na Pedagogia do Bom Senso; Paulo Freire na Pedagogia Libertadora e Demerval Saviani, com a proposta da Pedagogia Histrico Crtica. Apesar das concepes filosficas dos referidos educadores divergirem, as propostas metodolgicas ou os caminhos metodolgicos, que percorrem para a

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

concretizao de suas teorias em prticas pedaggicas voltadas ao ensino, so muito prximas, quando pensamos na ao educativa escolar dos professores. Vale a pena afirmar que h uma diferena qualitativa entre o trabalho do professor em sala de aula nas sries iniciais do ensino fundamental e a reflexo pedaggica de educadores universitrios interessados nos fundamentos da educao. O professor que atua no dia a dia em sala de aula est preocupado em dar sequncia ao trabalho escolar sem quebra da continuidade. Nesse sentido, lana mo de instrumentos, mtodos e processos que facilitam a aprendizagem do aluno e ajudam, tambm, o trabalho docente sem maiores preocupaes com os fundamentos da educao. Assim, parece estranho ao terico da educao reunir trs pedagogias de orientao epistemolgica distintas. Freinet um estudioso interessado no livre tateio experimental dos alunos diante da realidade. O mtodo natural sempre guiado pelo interesse do aluno diante da vida. O professor, nessa perspectiva, um condutor de mentes que exploram o mundo. J Paulo Freire, educador catlico, est voltado para a educao dialgica, baseada no respeito experincia do aluno. Antes da cincia e do formal, h a experincia de vida das pessoas, a insero das pessoas em um mundo injusto, desigual e desumano. Assim, a aprendizagem da vida antecede a escolar, por isso preciso reconhecer que a leitura do mundo antepe-se leitura da palavra. Saviani, por sua vez, pensa a educao como mediao entre o professor e o conhecimento cientfico elaborado historicamente, e as pessoas imaturas que precisam apropriar-se desse conhecimento como base para sua autonomia e liberdade. Todos os pensadores indicados percebem que a educao resulta em processo de conscientizao, de aprendizagem e de ensino, de respeito s pessoas que precisam dominar os instrumentos culturais importantes para a redeno e libertao das camadas populares. Paulo Freire admite, porm, que antes da Histria, h a priori uma transcendncia alicerando a imanncia. Freinet e Saviani so educadores do pensamento imanente que entendem no ser necessrio sair da Histria para explicar e compreender a ao humana. No h a necessidade de fundar a ao pedaggica na transcendncia. Basta analisar as necessidades humanas ao longo da Histria para perceber quais so essenciais. Entre estas, faz-se necessrio mobilizar prticas sociais que priorizem a

Educao para o resgate e a promoo do ser humano explorado e injustiado ao longo da Histria. Os trs pedagogos entendem que o fato educativo no se separa do poltico. Freinet quer uma Educao libertria; Paulo Freire quer uma Educao libertadora; Saviani uma Educao transformadora. Cada qual sugere instrumentos bsicos para a promoo do ser humano. Paulo Freire pensa no dilogo, na experincia de vida, na palavramundo, nos temas geradores. Freinet aposta na aula-passeio, no texto livre, no tateio experimental, na liberdade de criao das pessoas. Saviani quer que a Educao comece e termine na prtica social, a inicial baseada no contexto gerador de problemas a resolver e a final com as condies intelectuais e morais para a soluo das questes postas pela prtica social inicial, atravs de instrumentos que facilitem a aprendizagem das pessoas. Todos os trs tericosprticos da Educao valorizam o contexto, a prtica social existente em determinado espao social. O professor assoberbado pelo trabalho do dia adia no tem como ajuizar sobre os fundamentos de cada viso terico-prtica da Educao. Usar, quase sempre, os instrumentos sugeridos pelos estudiosos. Utilizar-se- da hora da conversa, dos crculos de cultura, da aula-passeio dos relatos de experincia, da palavramundo, do dilogo, do tateio experimental, dos filmes, das histrias, do saber historicamente acumulado e outros expedientes didticos, como o trabalho em equipe, que permitem aflorar o conhecimento conscincia dos alunos. A contribuio terico-prtica dos pensadores da Educao Uma Geografia articulada aos interesses da maioria da populao e aos interesses concretos do povo, ser uma Geografia compromissada que denominaremos Geografia Contextualizada. O contexto ser a mediao entre a Geografia Universitria e a Geografia Escolar, entre a pesquisa geogrfica, a organizao e o ensino dos contedos escolares, entre os conhecimentos de base emprica, de senso comum e os saberes alicerados em bases cientficas. Paulo Freire abre a trilha em direo libertao, atravs da palavramundo, da palavra carregada de sentido social, do gosto pelo mundo, das experincias de vida, do conhecimento popular, da realidade, da cultura dos envolvidos no processo

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

educativo. Dos espaos mais prximos, que constituem as categorias bsicas da Geografia: a paisagem, o territrio e o lugar, sero retiradas as palavrasmundo. A Geografia l o mundo atravs da paisagem. Esta o nosso primeiro contato com o mundo circundante, enquanto nvel de experincia sensvel. Segundo Moreira (2002, p. 200), o espao banal, o aqui-agora do cotidiano da Geografia, conceito tambm apresentado por Franois Perroux, citado por Milton Santos em Territrio e Sociedade (2000, p. 53), local em que se realiza a vida coletiva, onde dominantes e dominados, ricos e pobres, poderosos e desprestigiados esto presentes. Milton Santos (2000, p. 53) define esse espao como horizontalidade, sendo a verticalidade os vetores que se instalam nos lugares e que correspondem, sobretudo, s aes das empresas globais, que pouco se importam com o que est em seu entorno. A horizontalidade o resultado da vizinhana, da coabitao, da coexistncia do diverso que objeto do trabalho do gegrafo. O gegrafo , ento, um cientista que, por meio do mergulho na paisagem que v e vive, explica o mundo. Por sua vez, a linguagem da Geografia por excelncia colada justamente a esse dado real do mundo que a paisagem geogrfica. Em suma, a metodologia da Geografia a leitura do mundo atravs da paisagem. Paulo Freire (1989), ao pensar o mtodo para a alfabetizao de jovens e adultos, prope inici-lo a partir de palavras que so chaves para o indivduo e para o grupo. As palavras geradoras, buscadas no universo vocabular dos alunos, sero o ponto inicial para a alfabetizao. A leitura da palavra realizada a partir da leitura do mundo. A realidade problematizada a partir de uma palavra, cujos significados sero descobertos pela anlise, da ser carregada da viso de mundo dos que fazem a leitura dessa palavra. A alfabetizao a leitura da palavra e a leitura do contexto, assim, a alfabetizao em sentido amplo pode ser uma alfabetizao geogrfica, quando a Geografia for contextualizada, colada ao real, plena de sentido humano-social. A opo pela Pedagogia da Libertao traz um srio desafio ao professor que pretende organizar os contedos e elaborar material didtico para o ensino da Geografia. Se, temos como grande objetivo, no ensino de Geografia, dotar nossos alunos de capacidade suficiente para perceber a espacialidade particular de cada sociedade, devemos entender as manifestaes paisagsticas como grandes sintomas a esclarecer os rumos de determinada comunidade ou sociedade.

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

O nosso ponto de partida dever ser o que h de mais concreto e palpvel nessa relao sociedade-espao, que exatamente a paisagem, pois ela pode ser vista, apalpada, medida, mapeada etc. Mais do que isso, ela pode ser investigada em seus elementos, de modo a permitir o descortinamento do intrincado mundo das relaes scio-espaciais, tanto em escala local, como regional e mundial. educador tem trajetria prxima formao do aluno. Paulo Freire, em uma compreenso crtica do ato de ler, considerou a leitura do mundo anterior leitura da palavra, [...] da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele (1989, p. 9). Ele registrou que linguagem e realidade se prendem dinamicamente. Desse modo, a compreenso do texto a ser alcanada por sua leitura crtica implica a percepo das relaes entre o texto e o contexto. Clestin Freinet (1985), a partir da avaliao crtica do trabalho escolar cotidiano, buscou e desenvolveu uma prtica pedaggica que possibilitasse s crianas da escola rural primria, onde ensinava obter experincias e conhecimentos que lhes permitissem entender e superar os desafios colocados pelo contexto no qual viviam na pequena provncia de Bar sur Loup, Sul da Frana. Freinet (1973) desejava constituir uma Escola Moderna, contempornea da cincia e da tecnologia, em que a distncia, o isolamento e a pobreza vividos no perodo entre-guerras no limitassem o acesso do aluno s informaes e s possibilidades de desenvolvimento social e educacional. O educador francs, atravs da Pedagogia do Bom Senso, atribua legitimidade ao pedaggica que tomava como ponto de partida a vida, a prtica social e o interesse do aluno. A aula-passeio, entre as tcnicas propostas por Freinet, constitui o momento em que os sentidos se voltam ao lugar, buscam e registram os objetos, listam ou desenham os elementos que compem a paisagem, ouvem e registram os sons, e os relatos, experimentam o cotidiano, voltam a ateno s diferentes manifestaes dos indivduos. Demerval Saviani, ao preconizar um mtodo no qual professor e alunos possam agir como agentes sociais, toma a prtica social como primeiro passo da Pedagogia Histrico Crtica. Para Saviani (1983, p. 73): Para ensinar o contexto, o educador precisa conhecer o contexto. Assim, a formao do

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

O ponto de partida seria a prtica social, que comum ao professor e aos alunos. Entretanto, em relao a essa prtica comum, o professor assim como os alunos podem se posicionar diferentemente, enquanto agentes sociais diferenciados. E do ponto de vista pedaggico, h uma diferena essencial que no pode ser perdida de vista: o professor, de um lado, e os alunos, de outro, encontram-se em nveis diferentes de compreenso (conhecimento e experincia) da prtica social. Enquanto o professor tem uma compreenso que poderamos chamar de sntese precria, a compreenso dos alunos de carter sincrtico.

A prtica social inicial representa para a Geografia escolar a possibilidade de inverter a funo ideolgica da Geografia dos Professores, tornando-a um instrumento a servio do desvelamento dos olhares diante da realidade, delineando a partir da paisagem, [...] dos seus objetos e das relaes que permeiam e articulam esses objetos: as relaes ideolgicas e culturais, as relaes jurdicas e polticas, as relaes econmicas da infraestrutura, a produo e a circulao (SAVIANI, 1983, p. 178). Como observou Saviani, por meio da anlise dos objetos existentes e do modo como os objetos esto arranjados na paisagem, possvel enxergar as relaes materializadas nos objetos (1983, p. 178). A proposta metodolgica no desconsidera a importncia dos saberes socialmente organizados que constituem objeto e objetivos centrais no trabalho educativo, como afirmara Saviani (2003, p. 13-14):
[...] o objeto da educao diz respeito, de um lado, identificao dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivduos da espcie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado, e concomitantemente, descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo... a escola diz respeito ao conhecimento elaborado e no ao conhecimento espontneo; ao saber sistematizado e no ao saber fragmentado; cultura erudita e no cultura popular. Em suma, a escola tem a ver com o problema da cincia.

Ainda, na identificao dos elementos culturais reitera:


[...] distinguir entre o essencial e o acidental, o principal e o secundrio, o fundamental e o acessrio. Aqui me parece de grande importncia, em pedagogia, a noo de clssico. O clssico aquilo que se firmou como fundamental, como essencial. (SAVIANI, 2003, p.14).

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

O Gegrafo-Educador lvaro Jos de Souza apresentou proposta de trabalho com a Geografia a partir de alguns conceitos essenciais, como ponto de partida para o trabalho escolar. Em Como trabalhar Geografia a partir de conceitos, registrou:
Trabalhar a partir da construo de conceitos implica em profundas transformaes no s no desenvolvimento da disciplina em sala de aula, mas tambm no ato de planejar o seu desenvolvimento. A construo de conceitos passa a ser um fim, ao passo que os contedos transformam-se em meios, o que contribui de forma substancial para criar uma Geografia menos informativa e portanto mais formativa, comprometida com a construo do cidado consciente [...] a partir da construo de conceitos somos capazes de decodificar os discursos e prepararmos o aluno-cidado para a leitura do mundo e para uma necessria interveno neste processo, cujo mecanismo normalmente manipulado pelos detentores do Poder (SOUZA, 2001, p. 9-11).

Preocupado com a intencionalidade da homogeneizao dos contedos da Geografia em mbito nacional e com as tentativas de controle da disciplina, afirmou que a caracterstica no programtica do ensino favorece o desenvolvimento de um trabalho com a Geografia por outros caminhos.
[...] se fugirmos aos contedos impostos no Ensino Fundamental e soubermos planejar nosso trabalho centrados na construo de conceitos essenciais consecuo do saber geogrfico, poderemos transformar o ensino de nossa disciplina em algo muito eficaz e muito condizente com os objetivos do saber geogrfico (SOUZA, 2001, p. 9)

Para tanto, fundamental conhecermos quais so os nossos objetivos a partir do ensino de Geografia, salienta o Professor lvaro (2001, p. 8):
[...] os fins estabelecidos de forma clara e objetiva, devero sempre considerar o que se pretende com o ensino da Geografia e com a transformao do aluno como ser social, diante dos desafios que o mundo nos impe e, muitas vezes, mascara. A partir dessa postura, surge a necessidade de trabalharmos com determinados conceitos, cuja construo no estar limitada a um determinado momento do nosso curso e muito menos a uma unidade conteudstica. Por isso mesmo, preciso t-los claros, assim como ter claras as etapas de sua construo.

Exemplo de Geografia contextualizada O relato da experincia no ensino de Geografia com crianas da sexta srie, do Ensino Fundamental da Rede Privada, na cidade de Agudos, estado de So Paulo, coincide com a experincia de muitos dos colegas que, ao assumirem as aulas, nas Redes Pblica ou Privada, encontram Projetos Pedaggicos, planos de ensino e recursos didticos pr-estabelecidos. Entre esses, esto os livros didticos e/ou apostilas. O captulo quatro do livro didtico Geografia Cincia do Espao, abordava, a partir dos vrios contedos envolvidos, o conceito de urbanizao no espao brasileiro (PEREIRA,1993, p. 32-50). Considerando o conceito de urbanizao como essencial no ensino de Geografia, notamos a necessidade de desenvolv-lo a partir do processo de urbanizao da regio e da cidade de Agudos (SP). Para tanto, organizamos vrias aulas-passeio, uma das tcnicas Freinet, iniciando com a excurso ao bairro perifrico denominado Vila Vienense, cuja formao e denominao vincula-se implantao da Companhia Paulista de Cervejas Vienenses, de capital austraco, que iniciou as suas atividades no ano de 1953 e, no ano seguinte, tornou-se Companhia Cervejaria Brahma, atual Ambev. Ao desenvolver o conceito de urbanizao a partir do espao mais prximo, isto , do lugar do aluno, no estaremos negligenciando os contedos essenciais ao entendimento do conceito mas, possibilitando ao aluno a interpretao do fenmeno a partir do seu prprio contexto. Dessa forma, tanto o aluno da cidade do Oeste do Estado de So Paulo, que teve as razes da sua ocupao fincadas nos quatro elementos da poltica exploratria imposta pelas metrpoles europias, latifndio, monocultura, explorao do trabalho e produo voltada ao mercado externo, quanto o aluno das demais regies, desenvolvero o conceito a partir da identidade dos diferentes lugares manifesta nas aparncias expostas nas diferentes paisagens. A partir do lugar, os vnculos sero estabelecidos com o regional e os contextos mais amplos. Assim, partimos de uma reflexo voltada ao nacional para outra pautada em relaes internacionais, comandadas pelas diferentes polticas de ocupao, domnio e explorao dos espaos. De posse dos cadernos para os registros escritos e os desenhos, da mquina fotogrfica e da filmadora, os alunos, aps a organizao das regras elaboradas pelo grupo para atuao durante o passeio, do trajeto discutido e estabelecido no

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

grupo, partem da Escola, localizada no centro da pequena cidade, em direo ao bairro perifrico. Durante o percurso, vrias so as observaes registradas: 1. as condies das caladas e do asfalto no centro da cidade e a inexistncia desses melhoramentos nas vrias ruas do bairro visitado; 2. a organizao das quadras e a desorganizao do desenho urbano, com ruas tortuosas e de medidas no padronizadas; 3. as distncias em relao aos demais bairros; 4. as formas de transporte utilizadas pela populao; 5. as escolas pblicas existentes; 6. as creches; 7. a vegetao; 8. as residncias; 9. as casas de comrcio; 10. a histria da Cervejaria entre outras. Alguns rascunham a vegetao, outros traam a planta da regio percorrida, desenhando e nominando as ruas, registrando as informaes obtidas atravs de questionamentos aos moradores. As fachadas das casas, as chcaras, o nome dos botecos, bem como outros, so fotografados. Essas aes surgem em meio aos comentrios sobre a falta do acento em determinadas palavras, algumas inclusive com a escrita incorreta. Enfim, a realidade registrada aos pedaos que sero sedimentados durante as etapas denominadas problematizao seguidas por posterior instrumentalizao. Freinet, Freire e Saviani, constroem as suas propostas metodolgicas sobre os alicerces do contexto. Esses estudiosos procuram por meio de tcnicas ou de momentos levar reflexo sobre os contedos que emergem da prtica social. Na inteno de provocar uma reflexo e interpretao da realidade imediata, eles instigam seus alunos a buscar a fundamentao para os fatos explicados pelo senso comum, refletir acerca das motivaes e justificativas daqueles que dominam a organizao do espao e, por isso, impem os limites ao entendimento das formas e dos contedos da paisagem, bem como determinam o acesso aos recursos disponveis e sua preservao, e manuteno.

A hora da conversa o momento em que as crianas trazem vida para dentro da sala de aula, ao relatarem as observaes, os fatos e as situaes vividas durante a aula-passeio. Trata-se da hora em que conversam sobre o cotidiano individual ou coletivo, da famlia ou das pessoas mais prximas, momento das histrias, das ltimas notcias, das brincadeiras, dos passeios, das alegrias e das tristezas. Para o aluno, essa hora representa o momento de interao com os colegas e com o (a) Professor(a), significa uma oportunidade para conhecer o saber e o fazer cotidianos de todos. Os momentos da aula-passeio e da hora da conversa, exigem do(a) Professor(a) muita ateno, sensibilidade e respeito para que, entre os relatos e dvidas, constataes e expresses, inclusive gestuais, possa captar a leitura da realidade realizada individual e coletivamente, j que essas constituiro os conceitos e os contedos a serem abordados, portanto, pesquisados, organizados e estudados nas prximas aulas. Saviani denominou o segundo momento da Pedagogia Histrico-Crtica de problematizao, o momento da [...] identificao dos principais problemas postos pela prtica social (1983, p.74). Paulo Freire tambm v na problematizao o momento para o dilogo coletivo, mediado pelo professor (1989). A problematizao tem relevncia no pensamento de Paulo Freire (1989, p.
23), em A importncia do ato de ler, anuncia e denuncia as estruturas injustas: Representando um aspecto da realidade concreta dos camponeses, a codificao tem escrita em si a palavra geradora a ela referida ou a algum de seus elementos. Ao descodificarem a codificao, com a participao do educador, os camponeses, analisam a sua realidade e expressam, em seu discurso, os nveis de percepo de si mesmos em suas relaes com suas objetividades. Revelam os condicionamentos ideolgicos a que estiveram submetidos em sua experincia na cultura do silncio, nas estruturas do latifndio.

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

A Geografia Contextualizada que propomos coloca dois desafios Educao Escolar e, consequentemente aos Professores de Geografia, ambos decorrentes da sua proposta metodolgica: 1) O primeiro desafio consiste na leitura do contedo do mundo atravs da paisagem. Localizado na presente etapa, constitui-se na tarefa de possibilitar a metamorfose do sensorial, transformando o saber de senso comum em conhecimento, em saber cientfico.

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

Milton Santos (1993, p. 53), tal como K. Kosik, chama a ateno para a necessidade de ultrapassar as aparncias e atingir a essncia, ao lembrar que
[...] a paisagem no o espao. uma cristalizao, num momento dado, que vai sendo depois utilizada de outras maneiras. Ento, quando apenas prestamos ateno s formas, o esforo descritivo pode estar muito longe da realidade que se deveria descrever, porque pode se prender aos objetivos, s coisas, s paisagens e s aparncias.

Santos utiliza-se do discurso da contradio ao retratar o cotidiano como fbrica de preconceitos, natureza inferior que mutila a conscincia do homem e cria a submisso aos mecanismos de manipulao (1993, p. 53). Em O espao do cidado afirma:
A alienao acaba por gerar o seu contraveneno, a desalienao. O homem alienado como se lhe houvessem manietado, para roubarlhe a ao, e imposto barreiras viso, para ceg-lo. Seus olhos so fechados para a essncia das coisas. Mas nenhum ser humano se contenta com a simples aparncia. A busca da essncia a sua contradio fundamental, um movimento sem fim que inclui o sujeito em um processo dialtico e o restitui a si mesmo. A a aparncia dilui a sua feio claro-escura, e nesse processo sofrido, porque atinge a profundidade do ser, a essncia do homem, se revigora. Quando a aparncia se dissolve, a essncia que comea a se impor sensibilidade. Essa mutao reveladora porque permite abandonar o mundo do fenmeno e abordar o universo das significaes (SANTOS, 1993, p. 5354).

A busca pelo conhecimento, a partir da realidade concreta, exige do educador esforo e sensibilidade para perceber, nas vivncias e experincias relatadas, os conceitos necessrios e os contedos a serem abordados na direo da superao das aparncias. Essa busca representa, ainda, esforo para adquirir e desenvolver o conhecimento cientfico, filosfico e pedaggico visando alcanar a essncia, a compreenso da realidade e o despertar, atravs do ensino, da conscincia crtica. Para instrumentalizar os alunos, lanamos mo dos conceitos, dos contedos e das ferramentas que permitiro a interpretao do mundo a partir da paisagem. Porm, a paisagem, corresponde forma e forma forma do contedo. 2) O segundo desafio, no est limitado ao terceiro momento, mas tem com este, relao intrnseca, pois a instrumentalizao segundo Saviani, corresponde

ao [...]momento da apropriao dos instrumentos tericos e prticos necessrios ao equacionamento dos problemas detectados na prtica social (1983, p. 74). Ao ter como metodologia a leitura mundo a partir da paisagem, essa pode no corresponder ao contedo da realidade. A natureza altamente mutante da tcnica de nossa era industrial resulta, tambm, na defasagem epistemolgica. A partir das questes levantadas na prtica social, as aes e os recursos didtico-pedaggicos devem ser organizados de forma a disponibilizar contedos sistematizados para os alunos. Desse modo eles podero comparar informaes e crenas do senso comum com as explicaes e conceitos cientficos. Para tanto, devero elaborar o conhecimento a partir das relaes que so estabelecidas entre os contedos e entre esses, e o contexto social. Por meio dessa estratgia, os sujeitos podem ser preparados para [...] perceberem a situao como uma estrutura na qual os vrios elementos se acham em relao solidria (FREIRE, 1983, p. 63). Contradizendo os mtodos educativos puramente mecnicos, a Geografia Contextualizada est ligada democratizao da cultura, da cincia e da tcnica. Assim como Freinet levou para a sala de aula, os mais variados e modernos instrumentos, realizando um ensino contemporneo em sua poca, tambm devemos buscar os conhecimentos cientficos e tecnolgicos. Para isso, precisamos utilizar e explor as ferramentas informacionais, mantendo-nos atentos ao fato de que a sociedade da informao ser mais assimtrica que do que a atual e apartar os indivduos despreparados para operar os novos sistemas informticos de produo e interao social. A excluso tecnolgica, com certeza, aprofundar a lgica vigente de apartao cultural e material. Na aula-passeio Vila Vienense, no momento voltado instrumentalizao, foram desenvolvidas algumas das propostas de Freinet. Entre elas, utilizamos a organizao das fichas de contedos e as fichas de exerccios, elaboradas com textos de jornais, livros e informaes obtidas nos meios eletrnicos, que relatam o processo de ocupao da regio, e os atelis de pintura e colagem, de pesquisa e produo de texto, de exposio e anlise das fotos, de produo de vdeo, de leitura, e de cartografia. Alguns atelis foram direcionados, como de realizao obrigatria; outros, de livre escolha. Todas as atividades foram expostas para os colegas de sala, observadas, analisadas e avaliadas no coletivo e pelo coletivo. Os resultados expostos aos colegas da Escola passaram a fazer parte da Biblioteca de sala, para estudos e complementaes futuras. As fichas, cartazes,

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

telas, fotografias, letras de msicas, desenhos e demais produes da Turma, so recursos didticos a serem trabalhados com outras salas e mesmo com outras escolas, possibilitando o intercmbio e a consequente ampliao dos materiais. Entre os contedos abordados na instrumentalizao, voltados ao desenvolvimento do conceito de urbanizao, no foram desconsiderados os contedos apresentados pelos autores do livro didtico citados anteriormente. Tomou-se o cuidado de acrescentar informaes e produes bibliogrficas, fotografias e artigos de jornais antigos, relatos de moradores obtidos na comunidade e nos registros histricos, pinturas, manchetes de jornais locais. Fizeram parte das anlises: 1. as obras e as marcas deixadas nas paisagens; 2. as tradies; 3. hbitos e modos de viver das pessoas; 4. as caractersticas fsicas dos lugares; 5. a histria da cidade; 6. a histria dos bairros; 7. a imposio do modo de produo organizao dos espaos; 8. a marcha do caf, as ferrovias, a presena dos imigrantes; 9. as diversas profisses e a relao dessas com o lugar que ocupam no espao da cidade; 10. as diferentes classes sociais; 11. o declnio das atividades no campo e consequentemente da populao rural; 12. a chegada das multinacionais; 13. as aes polticas e jurdicas; 14. as transformaes decorrentes do processo de industrializao; 15. o desemprego no campo e nas cidades; 16. a situao de cidade dormitrio; 17. as marcas da histria no espao urbano e rural entre outros. Os materiais pedaggicos elaborados foram utilizados como material didtico ilustrativo no Curso de formao de Pedagogos, na Universidade Pblica, quando os fundamentos filosficos das diferentes concepes pedaggicas so expostos. A

tambm, tais recursos, ao serem analisados, despertam para as possibilidades das prticas pedaggicas denominadas progressistas. A produo de vdeo a partir da aula-passeio realizada pelos alunos do Curso de Pedagogia ao Crrego da gua Comprida, na cidade de Bauru (SP), resultou do contato com os materiais produzidos pelos alunos da Educao Bsica. Vrios foram os contedos levantados a partir da observao do Crrego que nasce prximo do campus da UNESP de Bauru. Ao instrumentalizar a partir da palavra geradora ou palavra mundo, o educador poder explorar a temtica envolvida a partir dos mais variados recursos. Se a palavra-chave for ferrovia, esta poder ser ilustrada com fotografias, relatos de moradores antigos, documentos oficiais lidos pelo professor como textos dos livros didticos e demais obras, filmes, mapas, maquetes, produtos transportados, mo de obra requisitada e envolvida, estado atual da malha ferroviria, intenes na manuteno ou desmantelamento desse tipo de transporte, charges, artigos de jornais da poca, entre outros. Assim, a descodificao (expresso de Paulo Freire) da palavra, bem como a construo de uma rede semntica a partir dela, possibilitam descobrir os cdigos nela contidos: as pessoas, situaes, polticas e conceitos so buscados alm dos aspectos visveis, observveis. Os contedos voltados estruturao dos conceitos cientficos, devem ser adequados realidade das crianas, s condies mentais e sociais para a elaborao do conceito, realizando assim a transposio didtica. ltimas observaes Catarse a expresso utilizada por Saviani para caracterizar a situao de superao possvel aps a realizao das etapas propostas para o trabalho educativo. Catarse corresponde superao da antiga situao de opresso resultante do conhecimento superficial, preso s aparncias. Essa expresso foi utilizada para a denominao do quarto passo, [...] expresso elaborada da nova forma de entendimento da prtica social, momento da efetiva incorporao dos instrumentos culturais, transformados agora em elementos ativos de transformao social como prope Saviani (1983, p. 75). A percepo que tm as crianas da sexta srie sobre o espao que ocupam, as ordens e as desordens que observam no lugar em que vivem ou nos seus

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

arredores, advm de um processo estrutural, em que as situaes so explicadas e entendidas como interdependentes. Esse momento caracterizado por Paulo Freire como sendo o [...] da anlise crtica do que a codificao representa e como o seu contedo expressa a prpria realidade (1983, p. 63). Entre as crianas que convivem em uma realidade privilegiada em termos econmicos e sociais, manifestos no lugar que ocupam, nas condies de infraestrutura urbana, como a da Escola onde atuamos ou na Universidade pblica, que, apesar das dificuldades, trabalha com um grupo que conseguiu romper parte da seletividade, a Geografia Contextualizada de extrema relevncia, j que, ao final do processo, preconceitos so desfeitos, vises enviesadas so expostas, em um processo no qual alunos e professor participam, buscam e descobrem. A pobreza urbana e rural, marca da pobreza social, embora no vivenciada pela maioria dessas crianas e jovens, entendida como resultado de um processo histrico, econmico, poltico e social. Da mesma forma, a Geografia Contextualizada entendida como fundamental s crianas das classes populares, deve, ento, estar presente na Educao Popular, na Educao dos oprimidos tanto quanto na educao dos opressores. A participao iniciada no espao escolar pode ser o ponto de partida para a efetiva participao social e poltica. Considerando como finalidade da Educao [...] tornar o homem cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situao para intervir nela transformando-a no sentido de uma ampliao da liberdade, da comunicao e da colaborao entre os homens (SAVIANI, 1996, p. 38), temos o ponto de chegada do processo pedaggico no retorno prtica social inicial. Agora com o aluno consciente de seu papel transformador da prpria paisagem. O professor e os alunos adquiriram uma nova maneira de enxergar a realidade em decorrncia da possibilidade de realizar anlises aprofundadas e crticas da realidade e que podero extrapolar as mudanas internas e pessoais, resultando em aes concretas e participativas na organizao do espao geogrfico. Os educadores, em seu fazer pedaggico, devem ultrapassar a funo meramente reprodutora do processo de socializao e garantir o conhecimento pblico: a cincia, a filosofia, a cultura, a arte etc. Esse empreendimento educativo no se faz pela uniformizao dos currculos, dos ritmos, dos mtodos e das experincias didticas, mas considerando as mediaes ou, os espaos existentes

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

entre as formas de comunicao, as pessoas e os meios; Da, advm a necessidade da elaborao de um currculo compreensivo, no qual a diversidade dos alunos, seus sonhos e medos, bem como os fatos e as situaes com os quais convivem e marcam sua vida cotidiana, levando-os a reconstruo dos conhecimentos, das atitudes e formas de conduta, muitas vezes assimilados acriticamente nas prticas sociais, estejam considerados. Ao mesmo tempo, necessrio que a Escola e as demais instituies educativas estejam articuladas s instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica, que tenham acesso s muitas ferramentas disponveis e largamente utilizadas pelas crianas e pelos jovens fora do espao escolar. preciso tambm necessrio, que as Instituies conheam e considerem as dinmicas culturais e a escola, para a garantia da formao cultural permanente, principalmente nesse momento em que as novas tecnologias da comunicao tornam mais intensos os processos interativos, fazendo com que culturas diversas se encontrem e compartilhem diferentes modos de existncia. Referncias
FERREIRA DO VALE, J. M. Breves anotaes sobre a prtica alfabetizadora. Jornal do Espao do Gegrafo, Bauru, n. 14, p. 11-12, 1998. FERREIRA DO VALE, J. M. Ensino e gnosiologia na obra pedaggica de Paulo Freire. Revista Cincia Geogrfica, Bauru, n. 10, p. 62-66, maio/ago. 1998. FREINET, C. A Educao pelo Trabalho (I e II). Lisboa: Presena,1979. FREINET, C. As Tcnicas FREINET da Escola Moderna. Lisboa: Estampa,1975. FREINET, C. Ensaio de Psicologia Sensvel (I e II). Lisboa: Presena,1978. FREINET, C. O Mtodo Natural (I, II e III). Lisboa: Estampa,1977. FREINET, C. Para uma escola do povo. Lisboa: Presena, 1973. FREINET, C. Pedagogia do Bom Senso. So Paulo: Martins Fontes,1985. FREINET, C; SALENGROS, R. Modernizar a escola. Lisboa: Dinalivro,1977. FREINET, E. O Itinerrio de Clestin Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1979.

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

FREIRE, P. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. So Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989. FREIRE, P. Extenso ou Comunicao? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. KOSIK, K. Dialtica do Concreto. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 1993. MOREIRA, R. Categorias, conceitos e princpios lgicos para (o ensino e o mtodo de) uma geografia dialeticamente pensada. In: FERREIRA DO VALE, J. M. et al. (Org.). Escola Pblica e Sociedade. So Paulo: Saraiva, 2002. MOREIRA, R. O crculo e a espiral: para a crtica da geografia que se ensina. Niteri: Edies da AGB Niteri, 2004. PEREIRA, D. A. C.; SANTOS, D.; CARVALHO, M. B. Um lugar chamado Brasil. So Paulo: Atual, 1993. SANTOS, M. O espao do cidado. 2. ed. So Paulo: Nobel, 1993. SANTOS, M. Territrio e sociedade. Entrevista com Milton Santos. [2000]. Entrevistadores: O. Seabra; M. Carvalho e J. C Leite. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2000. SAVIANI, D. Escola e democracia. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983. SAVIANI, D. Pedagogia histrico-crtica. Primeiras aproximaes. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. SOUZA, A. J. Como trabalhar geografia a partir de conceitos. O Espao do Gegrafo, Bauru, n. 26, p. 08-11, 2001.

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

Sugestes Documentrios MILTON SANTOS: Por Uma Outra Globalizao. Direo de Silvio Tendler. 2004. THE CORPORATION (A Corporao). Direo de Jennifer Abbott e Mark Achbar. Produo de Mark Achbar. Roteiro de Joel Bakan. Msica de Leonard J. Paul. Toronto, Canad: Big Picture Media Corporation in association with TV ONTARIO, Vision TV, Knowledge Network, Saskatchewan Communications Network and ACCESS: The Education Station, 2003. 2 DVD (145 min), trilngue: ingles, espanhol

e francs. Edio especial. 8 horas de extras. Baseado na obra The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power de Joel Bakan. COLEO GRANDES Educadores - Clestin Freinet. Direo de Paulo Aspis. Interpretao de Rosa Maria Whitaker Sampaio. So Paulo: Paulus, 2006. 1 DVD (45 min), portugus.

Contedos e Didtica de GEOGR AFIA

S-ar putea să vă placă și