Sunteți pe pagina 1din 10

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI ENSINO DE HISTRIA, EDUCAO PATRIMONIAL

L E A LEI 10.639/03: ARTICULAES POSSVEIS Sandro Cavalieri Savoia*

Resumo: O presente artigo visa fazer uma reflexo a respeito do ensino de Histria, a partir da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnicoraciais e para o Ensino da Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana, tendo como base o conceito de representao e a metodologia da educao patrimonial. Para tal, procura analisar trs casos que remetam a lugares de memria, respectivamente nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil, objetivando apontar caminhos para a valorizao da histria e cultura afro-brasileira e africana. Palavras-chave: Ensino de Histria; Lei 10.639/03; Educao Patrimonial.

Introduo

Com a implementao da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-raciais e para o Ensino da Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana em 2004, o ensino da Histria tende a passar por uma grande transformao. Como verdadeiros sujeitos da Histria, aqueles que sofreram com a escravido no perodo colonial e imperial brasileiro e com a excluso social no ps-abolio, so justamente os que buscaram questionar a verdade contida no ensino de nossa Hist ria. Por isso, podemos afirmar que esses aspectos legais concernentes ao campo da educao so conquistas dos movimentos sociais, em especial do Movimento Negro. Mas afinal, o que muda no ensino da Histria? importante perceber que na impossibilidade de resgatar o passado tal como foi, construmos sempre em relao a ele, uma representao. As representaes geram prticas e estas, por sua vez, perpetuam ou criam novas representaes. Assim, se construmos representaes do passado, de nossa histria, eivadas de

* Professor da rede pblica estadual, licenciado e graduado em Histria pela UFPR, especialista em Metodologia do Ensino de Histria, Coordenador da Coordenao de Desafios Educacionais Contemporneos, do Departamento da Diversidade, da Secretaria de Estado da Educao do Paran SEED.
Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1 Pgina 1

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI esteretipos em relao ao povo negro, indgena, cigano, entre outros, estamos contribuindo para fomentar prticas de preconceito, discriminao e racismo em nossa sociedade. Para atender Lei 10.639/03, trabalhar com o ensino da Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana na educao bsica, bem como construir uma sociedade com eqidade, precisamos olhar o passado a partir de novos referenciais, isto , construir em relao a ele representaes que busquem valorizar a cultura de matriz africana e indgena, tanto quanto a europia. Vejamos o fluxograma abaixo:

Ensino da Histria do Brasil anterior a Lei 10.639/03

Ensino da Histria do Brasil na perspectiva da Lei 10.639/03

criam representaes estereotipadas do povo negro que (2)

viabilizam novas representaes do povo negro que (2)

Referenciais eurocntrico e etnocntrico (1)

geram prticas de preconceito, discriminao e racismo que (3)

Novos Referenciais (africanidades) (1)

geram prticas de respeito e valorizao que (3)

reproduzem as representaes existentes a partir de (4)

criam e passam a reproduzir novas representaes a partir de (4)

Fonte: SAVOIA; 2007.

Em sua introduo s teoria s do currculo, Silva afirma que na anlise cultural contempornea, a questo do racismo no pode ser analisada sem o conceito de representao (SILVA, 2007:103).

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 2

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI (Des)construir uma representao para construir outra no uma simples atitude iconoclasta, mas um ato poltico. A busca de novos referenciais para o ensino de Histria se faz necessria ao atendimento da Lei 10.639/03, principalmente, quando nos referimos Histria de um pas multicultural, pluritnico, porm desigual como o Brasil. Pesquisas como as do IBGE, do INEP, entre outras, que fazem referncia aos indicadores sociais, ou seja, que mostram o papel reservado aos afrodescendentes no mercado de trabalho, na educao, enfim, confirmam essa desigualdade. Para Chartier as representaes do mundo social assim construdas, embora aspirem universalidade de um diagnstico fundado na razo, so sempre determinados pelos interesses dos grupos que as forjam (CHARTIER,1987:17). Por isso, fica aqui um alerta: no se trata simplesmente de substituirmos os interesses de um grupo hegemnico por outro. A fim de buscar a valorizao da histria e cultura afro-brasileira e africana e, concomitantemente, desmontar essas representaes estereotipadas porm consolidadas historicamente procuramos apontar dois possveis caminhos para o ensino da Histria, nos prendendo principalmente ao segundo, foco de anlise deste artigo. O primeiro seria colocar em xeque a periodizao denominada quadripartite (Histria Antiga, Medieval, Moderna e Contempornea). Este modelo, segundo Chesneaux (1995), eurocntrico e destina pouco espao para incluir na disciplina, a histria e a cultura de outros povos. A partir da muitos contedos poderiam ser inseridos no ensino da Histria, como por exemplo: o estudo dos grandes reinos africanos; da dispora africana e suas conseqncias no Brasil e em frica; as diversas formas de resistncia e estratgias de sobrevivncia do povo negro (quilombos, terreiros e irmandades); a abolio e o ps-abolio; a (des)construo do mito da democracia racial; a histria do Movimento Negro; as polticas afirmativas atuais; etc. importante ainda atentarmos para os elementos estruturantes das sociedades africanas (universo, fora vital, tempo, palavra, pessoa, socializao, famlia, produo, poder, ancestralidade, religies africanas, morte), pois os mesmos compem, segundo Oliveira (2006), a cosmoviso africana e seguem estruturando as concepes de vida dos africanos e de seus descendentes depois da dispora negra, no Brasil e no mundo. Nesse contexto, precisamos perceber que a africanidade reconstruda no Brasil est calcada nos valores das tradies

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 3

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI coletivas do amplo continente africano presente e recriada no cotidiano dos grupos negros brasileiros (BRASIL, 2006:215). O segundo caminho tambm entendido como uma ao educativa de combate ao preconceito, discriminao e racismo est diretamente ligado idia apresentada no fluxograma desse artigo. Atualmente, muito se tem escrito e debatido sobre as imagens do negro nos livros didticos, na literatura infanto-juvenil, na mdia e a forma com que os mesmos so representados, bem como as conseqncias destas representaes. Vrias publicaes j apontaram e/ou apontam para a necessidade de buscarmos novos referenciais para o ensino da Histria. Queremos aqui acrescentar um novo ingrediente a esta discusso, qual seja, partindo da metodologia da educao patrimonial1, objetivamos analisar as representaes que se fazem presentes nos espaos, isto , nos lugares de memria, apontando evidentemente para a necessidade de question-las. Na verdade, j iniciamos uma reflexo a partir da anlise do patrimnio cultural, quando fizemos um estudo sobre a poltica de preservao patrimonial da UNESCO, em frica, e constatamos que a Lista do Patrimnio Mundial apresenta um acentuado favorecimento proteo de marcos referenciais da cultura ocidental, europia e branca representados pelo cristianismo, pelas cidades antigas e pelos grandes monumentos em detrimento de outros povos e culturas (SAVOIA, 2006:48). Dando continuidade a essa discusso e tendo como base a prpria determinao das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-raciais e para o Ensino da Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana, que traz como uma das medidas educativas de combate discriminao e ao racismo, o aprendizado a partir do patrimnio cultural afro brasileiro, visando a preserv-lo e a difundi-lo (BRASIL, 2004:20), nos propomos a analisar trs casos de construes de marcos referenciais do passado. Lembrando que estes so carregados de intencionalidades, de sentido poltico e identitrio, e ainda, pautados por relaes de poder.

Segundo Horta (2003), o uso da metodologia da educao patrimonial enquanto proposta educativa, toma como ponto de partida a anlise do patrimnio cultural. A mesma foi introduzida no Brasil em termos conceituais e prticos em 1983, por ocasio do 1 Seminrio sobre o Uso Educacional de Museus e Monumentos, realizado no Museu Imperial de Petrpolis RJ.
Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1 Pgina 4

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI Estes exemplos remetem a lugares de memria e foram escolhidos por trazerem representaes semelhantes sobre o negro em sociedades distintas, a saber, nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil.

Educao patrimonial e a valorizao da histria e cultura afro-brasileira e africana Pierre Nora criador do termo lugares de memria, distingue dois tipos d e memria: a tradicional (imediata) e a memria transformada em Histria. atravs desta ltima que as polticas de preservao patrimonial estabelecem os lugares de memria, ou seja, arquivos pblicos, museus, bibliotecas, praas, monumentos, entre outro s. medida que desaparece a memria tradicional, ns nos sentimos obrigados a acumular religiosamente vestgios, testemunhos, documentos, imagens, discursos, sinais visveis do que foi (NORA, 1993:15). Esse sentido preservacionista, essa constituio de marcos referenciais do passado, no isento de escolhas. , como j dissemos, pautado por relaes de poder, de sentido poltico, identitrio, etc. Visando analisar essas questes que fazemos uso da metodologia da Educao Patrimonial. Segundo Horta a Educao Patrimonial toma o patrimnio cultural como fonte primria do conhecimento, isto , v os objetos e expresses do Patrimnio Cultural como ponto de partida para a atividade pedaggica, observando-os, questionando-os e explorando todos os seus aspectos, que podem ser traduzidos em conceitos e conhecimentos (HORTA, 2003:2). Etimologicamente patrimnio, significa herana paterna, ou seja, aquilo que legamos s futuras geraes, lembrando que, no campo da Histria, a escolha deste legado passa pela imagem que uma sociedade faz de si mesma e dos outros. Assim, podemos nos perguntar: que imagem, expressa em lugares de memria, nossa sociedade tem feito de si mesma e dos outros? Que referenciais ela tem buscado? Como ela tem visto os referenciais africanos e indgenas? Qual a relao desses referenciais e representaes com o ensino da Histria? Essas e outras questes podem ajudar a entender, por exemplo, o porqu da invisibilidade negra e indgena em nossa sociedade. A prpria localizao de um monumento no espao urbano, por exemplo, tem um sentido poltico pautado por relaes de poder. Geram, como dissemos, representaes que se constituem em prticas, que por sua vez reproduzem e/ou criam novas representaes, num ciclo vicioso. Por
Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1 Pgina 5

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI isso, os debates sobre onde localizar um monumento ou quais os referenciais que devem ser alvos de polticas de preservao, tornando-se locais de memria, esto sempre em pauta. Vejamos o primeiro exemplo: a construo do monumento em homenagem a Arthur Ashe2 em Richmond, Virginia, Estados Unidos. A construo de um monumento em sua homenagem gerou certa polmica em Richmond, pois se tratou de um monumento dedicado a uma personalidade negra, em uma regio historicamente conservadora, proposto pelo movimento negro e na mesma avenida onde, em 1890, tinha sido inaugurada a enorme esttua eqestre do heri da Guerra da Secesso, Robert Lee, filho de abastada famlia branca da Virgnia. Tablides e sites americanos expuseram o debate, a poca. Os favorveis construo da esttua em homenagem a Arthur Ashe afirmavam, agora temos uma avenida para todas as pessoas ou a Guerra Civil j terminou. Por sua vez, aqueles que eram contra construo, bem como localizao do monumento a mesma avenida onde se faziam presentes alguns heris confederados como Robert Lee usavam argumentos como: essa esttua um insulto a nossa histria. Segundo Corra (2005), o debate quanto localizao e paisagem a ser criada, deixa transparecer informaes a respeito de questes como poder e identidade de uma cidade que no passado constituiu-se como baluarte do escravismo e capital dos confederados 3, e que no presente convive com mltiplas representaes pois possuiu a maior populao negra do sul dos Estados Unidos. Em sntese, deixa transparecer informaes de uma Richmond branca e negra. Nosso segundo exemplo vem da Inglaterra, mais especificamente de Liverpool. o caso da rua Penny Lane. No contexto da celebrao dos 200 anos de proibio do trfico transatlntico de pessoas escravizadas, Serra Leoa, ex-colnia britnica na frica, promoveu mudanas nos nomes das

Tenista negro, Arthur Ashe tornou-se o n 2 do ranking mundial em 1976. Defensor dos direitos civis, foi uma das personagens chave na formao da Associao de Tenistas Profissionais (ATP) onde conseguiu a incluso da frica do Sul no circuito profissional de tnis. Contraiu o HIV durante uma de suas cirurgias do corao, vindo nos ltimos anos de sua vida a chamar a ateno do mundo para os portadores do vrus da AIDS. Fundou o Instituto Arthur Ashe para a Sade Urbana, quando faleceu em 1993. 3 Os Estados Confederados da Amrica foram uma unidade poltica constituda em 1861 pelos Estados agrrios e escravistas do Sul dos EUA. Tal fato se deu aps Abraham Lincoln ter vencido as eleies presidenciais. Jefferson Davis foi escolhido presidente da Confederao sendo posteriormente capturado em 1865, um dia aps a rendio das tropas confederadas em Appomattox, finalizando o conflito entre ianques e confederados, denominado Guerra da Secesso.
Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1 Pgina 6

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI principais ruas de sua capital Freetown. Nomes de britnicos foram substitudos por nomes de abolicionistas africanos. Os ingleses neste contexto, segundo Cannico (2007), levantaram debates acerca da importncia simblica deste ato e desenvolveram um projeto semelhante, especialmente em Liverpool, uma das cidades que mais lucrou com o comrcio de pessoas escravizadas, talvez como forma de amenizar a culpa sobre suas aes no passado. Quando a substituio do nome de ruas tradicionais chegou rua Penny Lane, o projeto malogrou, mesmo esta trazendo o nome de um dos maiores comerciantes de pessoas escravizadas da Inglaterra, James Penny. Motivo? Esta rua havia ganhado notoriedade mundial em virtude da cano homnima dos Beatles. Como mud-la ento? O terceiro e ltimo caso escolhido refere-se ao Brasil, mais especificamente capital do Paran, Curitiba. Para melhor compreend-lo, vamos retroceder um pouco no tempo. No incio do sculo XX, o Estado do Paran at 1853, Comarca de So Paulo tinha como principais caractersticas: a pouca representatividade poltica no cenrio nacional; uma economia secundria baseada no extrativismo da erva-mate e da madeira; e a falta de garantia fsica de seu territrio, episdio que contribuiu para a deflagrao da Guerra do Contestado. Somam-se a isso o fato de que o Estado estava se constituindo em um verdadeiro xadrez tnico, fruto das recentes imigraes, principalmente de europeus. Diante desse quadro, intelectuais e polticos paranaenses buscam forjar uma identidade regional para o Estado, com destaque para Romrio Martins que passa a usar o termo paranismo para caracterizar essa identidade. O termo tinha a vantagem de abarcar todas a s pessoas residentes no Estado, inclusive os recm chegados imigrantes europeus, ao contrrio do termo paranaense que se restringia apenas aos naturais do Paran. Segundo Pereira (1996), esse movimento ganha fora nas primeiras dcadas do sculo XX, envolvendo artistas como Joo Turim, Zaco Paran, Langue de Morretes, entre outros. Assim forja-se, pouco a pouco, a identidade do homem paranaense. Tambm fazem parte desta ideologia os ideais de progresso, de ufanismo em relao terra e gente do Paran, entendida como ordeira, disciplinada, morigerada e laboriosa, tendo como modelo o europeu e sua civilizao. Neste iderio, a mo-de-obra negra estava ligada ao passado, ao atraso do pas.

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 7

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI Com a ascenso do governo nacionalista de Vargas, o Paranismo sofre um momento de inrcia. Na dcada de 50, por sua vez, no contexto do Centenrio da Emancipao Poltica do Paran, Wilson Martins e Temstocles Linhares reafirmam nas obras Um Brasil Diferente e Paran Vivo algumas idias em torno do chamado estado de imigrantes. importante perceber que esse iderio permanece vivo na memria coletiva paranaense, mesmo nas ltimas dcadas do sculo XX, quando so construdas inmeras obras na capital Curitiba, como: parques, bosques, praas e memoriais. Estas obras so espaos, lugares de memria e remetem, em especial, presena dos imigrantes europeus no Estado. So elas: Bosque So Cristovam (italiano), Bosque do Papa (polons), Bosque Alemo, Bosque de Portugal, Praa da Espanha, Praa da Ucrnia e Memorial Ucraniano. Localizadas no centro ou em bairros nobres da capital paranaense, as mesmas possuem um alto valor simblico, vindo a perpetuar a invisibilidade dos afrodescendentes no Paran. So representaes que fazem com que o Paran seja conhecido como o Estado de imigrantes e Curitiba, sua capital, como a cidade de primeiro mundo. H tambm na capital paranaense uma Praa denominada Zumbi dos Palmares. No entanto a mesma destoa dos demais lugares de memria citados porque no se localiza no centro ou nos chamados bairros nobres da cidade, logo no faz parte da rota turstica da capital, bem como no possui qualquer identificao (placas, monumentos, etc.) que identifiquem aquele espao como uma representao que remeta presena dos afrodescendentes no Estado. Em Curitiba, poderamos citar ainda o caso da Praa 19 de Dezembro e da Praa Eufrsio Correa. Esta ltima, fato curioso, leva o nome de um abolicionista, porm conhecida por seu monumento, o Semeador. Obra de Zaco Paran presente da colnia polonesa ao Estado quando da comemorao do centenrio da Independncia do Brasil o Semeador tornou-se um smbolo do Paranismo.

Consideraes finais

Esses trs exemplos de lugares de memria poderiam se somar a muitos outros. Poderamos nos referir construo e/ou preservao de marcos referenciais do passado que remetessem a questes religiosas, como por exemplo a catolicizao de Auschwitz; a questes de identidade nacional, em especial nos pases do ento chamado bloco socialista, a exemplo da
Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1 Pgina 8

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI derrubada de monumentos erigidos em homenagem a Lnin e Stlin; entre outras. No entanto, optamos por trazer exemplos que remetem a questes tnicas com o intuito de apresentarmos possveis articulaes entre o Ensino de Histria, a Educao Patrimonial e a Lei 10.639/03. Tomar o patrimnio cultural enquanto fonte primria de pesquisa e conhecimento, em sua diversidade de manifestaes, materiais (tangveis) ou imateriais (intangveis), mveis ou imveis, certamente uma das possibilidades para se trabalhar com o ensino da Histria na perspectiva da Lei 10.639/03. A educao patrimonial pode trazer contribuies exeqveis, factveis para a valorizao da histria e cultura afro-brasileira e africana. Como afirma Horta, o conhecimento dos elementos que compem essa riqueza e diversidade, originrios de diferentes grupos tnicos e culturais que formam a cultura nacional, contribui igualmente para o respeito diversidade (...) valorizao e respeito das diferenas (HORTA, 2003:2). Para que isso se efetive de fato devemos buscar democratizar os lugares de memria, valorizar as diferenas, positivar as representaes historicamente estereotipadas e buscar novos referenciais para a construo de nosso passado. A memria social e coletiva de um pas multicultural e pluritnico no pode ser refm de polticas patrimoniais e de um ensino de Histria monoculturais e excludentes.

Referncias

BRASIL. Ministrio da Educao. Diretrizes curriculares nacionais para a educao das relaes tnico-raciais e para o ensino da histria e cultura afro-brasileira e africana. Braslia: MEC/SEPPIR/SECAD, 2004. BRASIL. Ministrio da Educao. SECAD. Orientaes e aes para a educao das relaes tnico-raciais. Braslia: SECAD, 2006. CANNICO, Marco Aurlio. Reino Unido celebra 200 anos da abolio. In: Folha de So Paulo, So Paulo, 24 mar. 2007. CHARTIER, Roger. Histria cultural entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1987. CHESNEAUX, Jean. Devemos fazer tbula rasa do passado? So Paulo: tica, 1995.

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 9

Anais do XI Encontro Regional da Associao Nacional de Histria ANPUH/PR Patrimnio Histrico no Sculo XXI CORRA, Roberto Lobato. Monumentos, poltica e espao. Geo Crtica / Scripta Nova. Revista electrnica de geografia y cincias sociales. Barcelona: Universidade de Barcelona, v. IX, n. 183, 2005. HORTA. Maria de Lourdes Parreiras. Educao Patrimonial.Disponvel em: <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2003/ep/tetxt1.htm>. Acesso em: 03 jun. 2006. NORA, Pierre. Entre memria e histria: a problemtica dos lugares. Revista do Programa de Estudos Ps-graduados em Histria e do departamento de Histria, So Paulo, n. 10, dez. 1993. OLIVEIRA, Eduardo. Cosmoviso africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. 2. ed. Curitiba: Editora Grfica Popular, 2006. PEREIRA, Lus Fernando Lopes. Paranismo: cultura e imaginrio no Paran da primeira repblica. Curitiba, 1996. Dissertao de mestrado. Departamento de Histria, UFPR. SAVOIA, Sandro Cavalieri. Do patrimnio mundial ao patrimnio local: o que importante saber do passado e o que pode ser esquecido? In: PARAN. Secretaria de Estado da Educao. Superintendncia da Educao. Departamento de Ensino Fundamental. Educando para as relaes tnico-raciais. Curitiba: SEED-PR, 2006. ______. Histria e cultura afro-brasileira e africana. Toledo: 2007. Palestra ministrada no XX Encontro SEED/NRE. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2007.

Jacarezinho, dos dias 21 a 24 de Maio de 2008. ISSN: 978-85-61646-01-1

Pgina 10

S-ar putea să vă placă și