Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVAG.

Curso de Engenharia de Civil Disciplina: Fsica geral e experimental

1. Organizao de um Relatrio
Um relatrio deve descrever de forma detalhada, clara e objetiva a realizao e concluso de um experimento. Apenas os dados relevantes para compreenso dos resultados devem ser descritos. A clareza e a objetividade tm, por finalidade, uma leitura prtica e rpida sem perdas de informaes. Para as disciplinas do Curso de Engenharia Civil o relatrio deve conter as seguintes partes: a) ttulo do experimento, data de realizao e identificao dos discentes (capa) b) Objetivo do experimento c) Fundamentao terica; d) Parte experimental e discusso; e) Anlise dos Dados e Resultados f) concluso g) referncias bibliogrficas;

A subdiviso de cada parte acima em dois ou mais itens possvel e recomendada; mas apenas quando necessria para sua melhor compreenso. 1.0 Objetivo do Experimento Esta seo designada para, em poucas linhas, detalhar o que se pretende com o experimento.

1.2 Fundamentao Terica


Os objetivos da experincia devem ser discutidos nesta seo. As leis fsicas necessrias para compreenso do tema devem ser abordadas, bem como os comentrios relevantes na abordagem do experimento e que no se enquadram nas outras partes do relatrio.

1.3 Parte Experimental e Discusso.


Esta seo deve conter, principalmente, uma descrio detalhada do aparato experimental utilizado, bem como o procedimento utilizado durante a realizao das medidas e tomada de dados. As caractersticas dos instrumentos utilizados, suas incertezas e cuidados particulares adotados so informaes extremamente importantes.

1.4 Anlise dos Dados e Resultados


Os dados, quando repetitivos, devem ser apresentados na forma de tabelas. Os clculos utilizados para obteno dos resultados das medidas devem ser apresentados nesta seo. Grficos utilizados para anlise dos dados devem ser includos tambm. Tabelas, grficos e frmulas fsicas utilizados so apresentados devidamente enumerados para uso em citaes posteriores. As tabelas devem conter uma pequena legenda descritiva.

1.5 Concluso
nesta parte que deve ser discutida a experincia como um todo. Os valores experimentais obtidos podem ser comparados com outras medidas ou valores de outras referncias tericas ou experimentais. Comentrios, sugestes e crticas relevantes aos equipamentos utilizados, suas incertezas e mtodos de medidas utilizados para obteno do 2

resultado final devem ser feitos. essencial que se discutam os resultados, os quais, os dados do experimento permitem atingir.

1.6 Referncias Bibliogrficas


Todas as referncias bibliogrficas citadas no relatrio devem ser enumeradas no final e na seguinte seqncia: autor, ttulo do livro ou artigo, edio e ano de publicao.

S-ar putea să vă placă și