Sunteți pe pagina 1din 10

OS PRESSUPOSTOS DA DIALTICA HEGELIANA THE PRESUPPOSITIONS OF HEGELIAN DIALECTICS Marcos Fbio Alexandre Nicolau*

RESUMO: Buscaremos os pressupostos da dialtica hegeliana, que, embora esteja em dilogo constante com a tradio, no um mtodo dialgico, uma arte do dilogo que busca demonstrar uma tese mediante uma argumentao capaz de definir e distinguir com clareza os conceitos envolvidos na discusso, como fora pensada por Aristteles e pelos medievais. A dialtica hegeliana no , de forma nenhuma, diferente de seu contedo, pois ela o contedo em si mesmo, a estrutura e o desenvolvimento do prprio ser. Palavras-chave: Mtodo Hegeliano, Tradio Dialtica, Contradio. ABSTRACT: We will search the presuppositions of hegelian dialectics, which, though in constant dialogue with the tradition, is not a dialogical method, an "art of dialogue" that search to demonstrate a thesis by an argumentation able to clearly define and distinguish the concepts involved in the discussion , as conceived by Aristotle and the medievals. The Hegelian dialectic is not, in any way, other than its content, because it is the content itself, the structure and development of the own being. Keywords: Hegelian Method, Dialectic Tradition, Contradiction. Iniciamos nossa busca pela dialtica hegeliana partindo de uma breve exposio do surgimento da prtica dialtica entre os gregos, e nos remetemos s bases do idealismo alemo quando necessrio, ou seja, a filosofia crtica iniciada por Kant.1 Qual a origem do mtodo dialtico? Na histria da filosofia vemos o nascer da dialtica com os gregos2, e, como salienta Spinelli, esse mtodo dialtico j pode ser antevisto em Pitgoras, considerado por alguns o primeiro filsofo3:

* Universidade Federal do Cear UFC, Fortaleza, Mestre em Filosofia pelo Programa de PsGraduao em Filosofia da UFC, Doutorando em Educao pela FACED/UFC. Professor Substituto do Curso de Graduao em Filosofia do ICA/UFC. Pois como bem afirma Baum em sua obra A gnese da dialtica hegeliana: de fato possvel e mesmo inevitvel remeter a gnese da dialtica hegeliana tambm influncia de filsofos antigos ou contemporneos; no entanto, nenhum dos pretendidos fundadores ou co-fundadores [da dialtica] intencionou nem de longe uma tal concepo do conceito e do mtodo da Filosofia. , portanto, legtimo e oportuno observar a gnese da dialtica hegeliana a partir de si mesma e abstrair daqueles autores que no tinham de modo algum o objetivo de construir uma dialtica no sentido de Hegel. (BAUM, 1986:5) 2 Quanto etimologia e pr-histria da palavra dialtica, recomendamos a interessante obra de Sichirollo, que em seu primeiro captulo se lana ao estudo do termo em suas origens lingsticas e culturais na Grcia antiga, onde a analisa tanto como verbo quanto como substantivo, alm de relatar seu aparecer em obras clssicas como as de Herdoto, Xenofonte e Tcidides, do qual supe ter sido Plato influenciado na criao de seu Scrates. Cf. SICHIROLLO, 1980:11-21. 3 Nas palavras de Matti: Se verdade que a filosofia constitui de Plato a Heidegger, e de Spinoza a Hegel, esse campo nico onde o pensamento se confronta com a totalidade do ser, ento o conjunto desta reflexo se inscreve necessariamente sob o signo daquele que foi o primeiro a portar o titulo de filsofo. (MATTI, 2000:5-6). Fala isto por ser Pitgoras aquele, segundo o testemunho de Digenes Larcio, o emitiu o termo filsofo, se auto-intitulando assim.

O modo grego de pensar , em geral, afirmativo, mas no linear, e sim, digamos, dialtico, ou seja, caracterizado por um modo dualista de pensar. Foi a tradio pitagrica (cultora da idia do tempo cclico e do conceito de antinomia) que o concebeu deste modo, como se o pensamento s fosse capaz de pensar por oposio, confrontando diferenas nos termos de Xenfanes: Se o divino no tivesse feito o dourado mel, os figos seriam o exemplo aproximado da doura.( SPINELLI, 2004:69)

Em linhas gerais, os conceitos encontradas no mtodo dialtico objetivam direcionar e fundamentar o pensamento, no sentido de conferir instrumentos apropriados para a elaborao de uma filosofia que, de fato, costuma entrar em choque com a habitual maneira linear e dogmtica de se interpretar a realidade, pois tal forma de anlise acaba por ignorar um dos aspectos mais essenciais do real: a contradio. Dessa forma, a contradio no pode ser entendida como uma categoria interpretativa desvinculada do real, pois ela lhe inerente e se constitui como seu prprio movimento, funcionando como um estopim gerador dos conflitos e das disputas onde existe o debate ou a argumentao dialtica. Na filosofia hegeliana a realidade na sua totalidade subjetiva-objetiva contraditria, portanto, ela essencialmente dialtica. Pois a dialtica manifesta a oposio no seio da identidade do ser, apresentando as ditas aporias, que para o filsofo so na verdade as condies fundamentais de possibilidade de todo discurso a saber, ser idntico/ser outro; ser uno/ser mltiplo; ser infinito/ser finito; ser absoluto/ser relativo; ser necessrio/ser contingente; que podem muito bem ser descritas como relaes estruturais: relao de alteridade, relao de pluralidade, relao de negao entre finito e infinito, relao de dependncia, relao de possibilidade (Cf. LIMA VAZ, 2002:15). O que j fora constatado na antiguidade por aquele que a tradio filosfica conheceu como O Obscuro: Herclito. Herclito interpretou a realidade tendo como princpio o devir. Esta via de acesso observada atravs de seus fragmentos, que dizem: Aos que entram nos mesmos rios outras e outras guas afluem ou Em rio no se pode entrar duas vezes no mesmo (HERCLITO DE FESO, 1991:52 e 60)4, e como no estamos duas vezes no mesmo rio, ento no encontramos a mesma pessoa, logo entramos e no entramos, encontramos e no encontramos, somos e no somos. O que Herclito quer dizer que, em qualquer lugar, tudo passa, e que coisa nenhuma estvel, suprimindo o sossego e a estabilidade no universo, pois O combate de todas as coisas pai, de todas rei (HERCLITO DE FESO, 1991:53), o que nos autoriza a afirmar, juntamente com Spinelli, que:
Herclito foi, digamos, o dialtico mais expressivo, sobretudo por ter praticado de fato, e na medida em que se props objetivamente a produzir o saber ou a fazer cincia, o modo dualista de pensar. Em seus fragmentos, importante destacar, que no consta sequer uma vez a palavra dialtica, mas, em compensao, aparecem vrios outros termos que veiculam conceitos de inter-relao e de ordenamento que a dialtica comporta ( diairo, diagnoen, diaphro, diakosmo, diaksmesis, diaphego). (SPINELLI, 2004:77)

Outra traduo, talvez mais esclarecedora do Fragmento 91 completo, encontra-se em BERGE, (1969:279). Onde se l: No se pode descer duas vezes para dentro do mesmo rio, (nem tocar duas vezes a mesma substncia perecedoura enquanto mantm o mesmo modo de ser, pois, pela veemncia e rapidez de sua transformao, ela) se dispersa e torna a congregar-se, aproxima e distancia-se.

O princpio base de Herclito est na sntese de todas as oposies, que congrega o que se afirma no conflito. no conflito, lugar vivo e ativo, no qual os contrrios coexistem, pois o sentido da fome a saciedade, o sentido da guerra a paz, o sentido do dia a noite. Ensina o Obscuro que se isolamos os contrrios, perdemos o sentido das coisas, para que as coisas tenham sentido os negativos devem ser considerados, pois a convergncia dos contrrios me de todos os conflitos. Por isso, embora a ordem lute contra o caos, ela no o pode eliminar de todo. O que constata Schler em seu estudo sobre a filosofia heraclitiana:
Enquanto caminhamos para morte, cultivamos vida. Clulas vivas substituem as mortas, por isso vivemos [...] A sade suave e deliciosa acontece no jogo das oposies. Se da doena provm a negao da sade, esta se restaura como negao da negao. (SCHLER, 2001:84 e 106)

E esse carter dialtico que Herclito traz que fascina Hegel, esse jogo de opostos, contraposto direto filosofia eletica, no qual sustentava que as trevas e a luz, assim como o mal e o bem, no so diferentes, mas uma e a mesma coisa: a rota [caminho] para cima e para baixo uma e a mesma (HERCLITO DE FESO, 1991:57). Porm, se desejamos caracterizar a idia da lgica hegeliana, til p-la em comparao dialtica platnica, essa sentena do comentrio de Gadamer (2000:79) Lgica de Hegel, acaba por justificar o pequeno excurso que agora faremos. Sabe-se que na antiguidade clssica, em Plato que a dialtica tem sua valorizao mxima 5, como se afirma na seguinte passagem:
Ora, no mesmo essa ria, Glauco, que executa a dialtica. Apesar de ser do domnio do inteligvel, a faculdade de ver capaz de imitar, essa faculdade que ns dissemos que se exercitava j a olhar para os seres vivos, para os astros, e, finalmente, para o prprio Sol. Da mesma maneira, quando algum tenta, por meio da dialtica, sem se servir dos sentidos e s pela razo, alcanar a essncia de cada coisa, e no desiste antes de ter apreendido s pela inteligncia a essncia do bem, chega aos limites do inteligvel, tal como aquele chega ento aos do visvel. (PLATO, 2006:229)

A dialtica , assim, tambm inicialmente um processo de abstrao, que permite com que se chegue definio de conceitos. Essa caracterstica da dialtica platnica faz com que Hegel a considere como uma das perspectivas bsicas a gnese de sua dialtica. Por isso apresenta, em suas Lies de Histria da Filosofia, ao tratar da dialtica platnica, o eixo de trs dilogos que expressariam a abstrao da Idia especulativa em seu puro conceito, pois, segundo ele, a dialtica do pensamento puro se encontra nos dilogos mais difceis de Plato: o Sofista, o Filebo, e, mais especialmente, o Parmnides (Cf. HEGEL, 1892:56).6 Uma definio do procedimento da dialtica platnica foi dada por Goldschmidt, que afirma:
5

Cf. SICHIROLLO, 1988:11. Segundo a perspectiva de Goldschimidt, a dialtica se apresenta de trs maneiras diferentes em Plato, a saber: a tcnica socrtica da refutao, nos primeiros dilogos; o mtodo da diviso, ou seja, aquele de procurar definies por dicotomia de noes, comeando com as mais gerais, presente no Sofista e no Poltico e, por ltimo, a cincia universal e suprema presente na Repblica, na qual o temos como um mtodo de ascenso ao inteligvel, mtodo de deduo racional das idias. Cf. GOLDSCHIMIDT, 2002:11.

O dialtico procede como o gemetra at chegar hiptese-definio. Mas, em vez de passar nesse momento imediatamente e sem retorno para as conseqncias, ele se eleva progressivamente de hiptese em hiptese, at chegar ao princpio de tudo (Repblica, VI, 511b), ao que h de mais luminoso no ser (idem, 518c) a essncia; da ele s torna a descer para as concluses (cincia perfeita). (GOLDSCHIMIDT, 2002:9)

Por isso Plato afirma que:


a dialtica se situa para ns l no alto, como se fosse a cpula das cincias, e que estar certo que no se coloque nenhuma outra forma do saber acima dela, mas que representa o fastgio do saber. (PLATO, 2006:232)

Poderamos, de forma geral, dar por exposto o que a dialtica em Plato com essa citao de A Repblica, mas a considerao hegeliana de Plato est vinculada principalmente aos trs dilogos supracitados, que marcam uma verdadeira evoluo no pensamento platnico. Pois as formas da dialtica de Plato coincidem com a totalidade de sua filosofia, com o chamado sistema das idias ou formas. Se as idias existem como realidade em si, como so tratadas no Parmnides, que relaes h entre as coisas e as idias e qual a comunho interna da essncia e das formas: eis o problema que Plato pe a si mesmo e ao leitor como problema especulativo. Se se negar a existncia das formas dos seres, se no se aceitar as formas definidas, nem que essas formas devam se manter eternamente idnticas, ento perde-se qualquer possibilidade de dialtica. O que Plato entende aqui por dialtica vem dado no Sofista que, segundo Lima Vaz (2002: 13), deve ser considerado o texto fundador da dialtica como ontologia7 , que tem por objeto as formas nas suas conexes: o discurso somente possvel para ns se houver a recproca conexo das formas; se fossem estranhas uma outra, como poderamos falar? Se, depois, analisarmos a nova forma de dialtica como exposta no Sofista, essa ao ainda mais evidente: Dividir assim por gneros, e no tomar por outra, uma forma que a mesma, nem pela mesma uma forma que outra, no essa, como diramos, a obra da cincia dialtica? (PLATO, 1972:184): uma cincia extraordinria pode ver uma forma nica desdobrada numa pluralidade de formas distintas entre si, diferentes e encerradas numa forma nica. aqui no Sofista que Plato expe de forma clara o problema especulativo apresentado no Parmnides: a relao entre as idias. Nele faz opo por cinco idias gerais (Cf. PLATO, 1972:186-190), visando explicitar o nexo dialtico entre as idias. Diz Plato: tudo o que outro s o por causa da sua relao necessria a outra coisa (PLATO, 1972:187). Assim, analisa o movimento e o repouso, demonstrando como eles so, ou seja, como participam tambm do ser. Pois so idnticos consigo mesmo, e participam da identidade, ainda que sejam diferentes um do outro, e participem da mesma forma da diferena, no sendo um o que o outro e, enquanto tal, no so. Cada
6

Porm, somente teceremos comentrios ao Sofista aqui, pois a proposta seria to somente enfatizar a importncia da dialtica platnica em sua considerao por Hegel, e no Sofista que Plato nos mostra como fazer dialtica, e a importncia da combinao das idias e a funo desse procedimento. 7 O filsofo brasileiro tambm afirma que o problema do Sofista , por excelncia, o problema da constituio de uma cincia absoluta, isto , de uma filosofia, e no podemos atribuir tambm tal ensejo lgica de Hegel? (LIMA VAZ, 2001:14).

um e no ao mesmo tempo. Dessa forma Plato demonstra que podemos afirmar o no-ser de todas as idias, mesmo da idia de ser, j que ela no pode ser considerada nenhuma outra idia que ela mesma. A importncia do Sofista para Hegel a de que esse dilogo, ao admitir a existncia do no-ser provoca mudanas na doutrina do uno e dos primeiros princpios (Cf. PLATO, 1972:170-174) 8, o que podemos muito bem ver sendo utilizado por Hegel no comeo da Lgica ao considerar a questo do comeo como ser-nada-devir. Dessa forma, nos atendo ao Sofista, a dialtica platnica pode ser considerada como a arte que mostra as regras da comunidade e gneros, no misturando conceitos previamente definidos, mas inserindo metodicamente cada conceito em um todo conceitual (Cf. PLATO, 1972:182-183). Diante de tais assertivas, podemos concluir que, para Hegel, Plato mais que uma referncia. Pois, como salienta Luft, alm do assumir da proposta platnica descrita na anlise do Sofista, acima exposta, antevemos em Plato uma caracterstica dialtica que ser amplamente assumida por Hegel, ou seja, a considerao de uma contradio por insuficincia, o que estabelecido em seu comentrio ao mtodo dialtico de Plato, no qual expe tal ligao geral entre a dialtica platnica e a dialtica hegeliana quanto a essa caracterstica:
A contradio dialtica no surge, tambm, de uma relao entre opostos, e sim de uma insuficincia de um dos opostos consigo mesmo, enquanto no consegue ter sentido isolado [...] justamente a partir deste carter originrio de falta que deve ser entendido o conceito de contradio em Hegel. (LUFT, 1996:457-458)9

Assim, tomando as filosofias de Herclito e Plato como referenciais 10, Hegel conclui que, ao se negar a contradio como parte naturalmente integrante da realidade, se impede a viso filosfica de realizar sua primordial funo, que consiste na anlise, ou investigao, da realidade com base nas suas contradies, ou seja, a aceitao da contradio como algo inerente e natural no processo de gesto e aquisio do conhecimento humano. Pois em seu sentido superior, a dialtica consiste em seguir determinando o absoluto em si mesmo e assim, como dialtica especulativa, que revela a unificao das contradies, originando um mtodo que pode ser tido como uma estrutura de negaes ou de uma estrutura de negao (UTZ, 2005:166). Por isso podemos afirmar com Gadamer (2000:21) que a idia da lgica hegeliana vem a ser uma espcie de reincorporao da totalidade da filosofia grega cincia especulativa. Ainda com Gadamer (2000:31), enumeramos trs elementos que constituem a essncia da dialtica para Hegel, so eles: 1) que o pensar pensar de algo em si mesmo, ou seja, para si mesmo; 2) que este pensar enquanto tal o conjunto de determinaes contraditrias; e 3) a unidade, fruto do prprio processo do pensamento dessas determinaes contraditrias, enquanto so suprassumidas nessa unidade, possui a natureza prpria de si mesma, elementos que Hegel compreende j estarem na
8 9

Onde analisa as teorias antigas do ser: as doutrinas pluralistas (Herclito) e as unitrias (Parmnides). Conferir tambm: LUFT, 1995:82-85. 10 Como bem disse Wahl (1950:363): Foi certamente outro o esprito do prprio Hegel, que sempre pensava por meio de oposies, como Herclito, e sempre por meio de snteses cada vez mais amplas, como Plato. Porm, obvio que na gnese da dialtica hegeliana entram em cena outros sistemas filosficos de importncia mpar (Parmnides, Aristteles, Plotino, Proclo, etc.), porm, optamos por apresentar os de Herclito e Plato por os considerarmos mais latentes na Cincia da Lgica, nossa obra base ao estudarmos a dialtica em Hegel.

dialtica dos antigos. essa considerao da contradio que Hegel busca assimilar radicalmente em seu mtodo, motivo pelo qual impor correes s antinomias kantianas, embora louvando a iniciativa do filsofo de Knigsberg em voltar sua ateno dialtica. Enquanto o primeiro grande desenvolvimento da lgica hegeliana se d na identidade da metafsica com a lgica, o segundo desenvolvimento diz respeito ao prprio elemento da contradio. Sabe-se que Hegel introduz suas discusses sobre a contradio por meio de uma considerao das antinomias kantianas.11 Para cada uma das quatro antinomias kantianas, duas proposies opostas so afirmadas com relao ao mesmo objeto, e mostrado que cada uma das proposies opostas deve ser afirmada com igual necessidade.12 Dessa forma, cada antinomia pe uma contradio, motivo pelo qual Hegel acentua a importncia da exposio kantiana das antinomias:
Estas antinomias kantianas continuam sendo sempre uma parte importante da filosofia crtica; so elas, especialmente, as que tm produzido a queda da anterior metafsica e podem considerar-se o trnsito principal para a filosofia moderna, enquanto em particular tem contribudo a produzir a persuaso sobre a nulidade das categorias da finitude pelo lado do contedo, que um caminho mais correto que o caminho formal de um idealismo subjetivo, segundo o qual o defeito delas deveria consistir em seu ser subjetivas, e no no que elas so em si mesmas. Porm, apesar de seu grande mrito, esta exposio muito imperfeita (HEGEL, 1993:246).

Pois, de acordo com Hegel, Kant falha em dois aspectos principais: o primeiro est em trazer tona somente quatro antinomias, que so derivadas fundamentalmente da tbua das categorias. Hegel insiste, por outro lado, que as antinomias so encontradas em todos os tipos de objetos, e toda e qualquer representao, conceito e idia. Pois no h absolutamente nada em lugar nenhum em que a contradio, isto , determinao oposta, no possa e no deva ser exposta, como esclarece na Enciclopdia:
O ponto principal a destacar que no s nos quatro objetos particulares tomados da Cosmologia que a antinomia se encontra; mas antes em todos os objetos de todos os gneros, em todas as representaes, conceito e idias. Saber disso, e conhecer os objetos segundo essa propriedade, faz parte do essencial da considerao filosfica. Essa propriedade constitui o que se
11

Diz Hegel, j na Introduo da Lgica, o limite de seu dbito com Kant: Kant elevou muito mais a dialtica e isto constitui um de seus maiores mritos ao quitar-lhe toda a aparncia de ato arbitrrio, que tinha segundo a representao ordinria, e apresentou como uma operao necessria da razo. Entretanto se entendia a dialtica s como uma arte de criar miragens e suscitar iluses, se havia suposto simplesmente que ela jogava um jogo falso e que toda sua fora se fundava apenas no ocultar da fraude; que seus resultados eram sub-reptcios e de aparncia subjetiva. Evidentemente as exposies dialticas de Kant, nas antinomias da razo pura, no merecem muitos louvores, quando se as examina cuidadosamente, como o faremos com mais amplitude na continuao deste trabalho; porm, a idia geral, que ele ps como fundamento e valorizou, a objetividade da aparncia, e a necessidade da contradio, que pertence natureza das determinaes do pensamento. (HEGEL, 1993:73). No decorrer do texto utilizaremos (1993) e (1993) para designar respectivamente os tomos I e II da verso espanhola de Mondolfo. 12 Das quais, Hegel apresenta o exemplo no qual afirmado do mundo que ele tem e que ele no tem um comeo no tempo e limites no espao, questo essa que exposta na Propedutica (Cf. HEGEL, 1989:116-119), e, posteriormente, em nota da prpria Cincia da Lgica sobre as antinomias kantianas (Cf. HEGEL, 1993:301-306).

determina mais adiante como o momento dialtico do lgico. (HEGEL, 1995:121)

O que pode ser compreendido na considerao de outro aspecto em que, para Hegel, Kant falha, caracterizado como a ternura pelas coisas do mundo. A questo, para ele, que Kant toma as contradies como pertencentes, no essncia das coisas do mundo, mas somente razo pensante: H uma excessiva ternura para com o mundo neste ato de remover a contradio dele, e transferi-la, por sua vez, ao esprito, razo e deix-la subsistir ali sem soluo (HEGEL, 1993:306). 13 A contradio deve ser libertada no somente para alm dessas quatro instncias apresentadas nas antinomias kantianas, mas tambm para alm do mero pensamento, ou seja, para alm da nossa razo; o que Hegel pretende que seja reconhecida a instncia da contradio na prpria essncia do mundo mesmo, pois Kant parece no se dar conta de que a contradio justamente a elevao da razo sobre as limitaes do intelecto e a soluo das mesmas (HEGEL, 1993:61). Para compreendermos essa dialtica hegeliana como processo fundador do real, do mundo, devemos antes fazer um esclarecimento. Comumente contrastamos o que real ou efetivo com as idias e pensamentos, afirmando que uma coisa meramente uma idia e no real ou realizvel, ou que a realidade est confusa ao no coincidir com as idias ou ideais pensados o que fundado justamente naquela considerao da verdade como correspondncia. A proposta de Hegel a de demolir essa oposio, por isso argumenta que as idias no coisas to-somente subjetivas, mas esto imanentes realidade, ou seja, as coisas no podem ser se no forem estruturadas de acordo com os pensamentos da Lgica. H assim uma identidade entre a realidade e as idias, entre o ser e o pensar, sendo que assim como as coisas ditas reais somente o sero se considerarem a lgica ditada pelos conceitos da Cincia da Lgica, a prpria lgica a considerao de uma realidade possvel de ser racionalizada, por ser ela tambm racional. A realidade racional, acessvel ao discurso e ao pensamento, e o esforo do filsofo o de compreender racionalmente essa realidade, mostrando-a como ela verdadeiramente : uma racionalidade do conceito. por isso que podemos afirmar que, em Hegel, a dialtica pressupe, como fundamento ineliminvel, a concepo da realidade. Concepo essa que tomada como processo que se desenvolve mediante contradies: pois essa realidade a unidade das contradies. A dialtica o movimento que est inerente a essa realidade, articulando a prpria vida do todo. No uma ao extrnseca, como que um procedimento sofstico, que introduz externamente uma contradio. Caso assim fosse, seria algo meramente formal, porm, para Hegel, essa contradio inerente realidade. Em outros termos, a dialtica hegeliana no um mtodo, uma astcia do filsofo, mas a apresentao, por meio do discurso, da prpria lgica que estrutura o mundo real. A conscincia filosfica no reflete sobre o real como se o tomasse como algo fora dela, mas se configura como um verdadeiro abandono vida do objeto.14
13 14

Cf. tambm na Doutrina da Essncia (HEGEL, 1993:52). Pois a dialtica hegeliana, como dito, no pode ser considerada um atuar exterior e que pode ser entendida a todo o sistema: Aqui o desenvolvimento dialtico do pensamento uma ao da prpria coisa, ele imanente coisa, ele seu movimento, que experimentado pelo pensamento. unio de ser e pensar. Cabe ressaltar que a expresso a coisa mesma veicula a natureza do mtodo e do ato reflexivo e especulativo, pois no a filosofia um discurso a cerca da coisa, mas a sua auto-exposio, e o que se pretende nesse Prefcio no proceder por aproximao exterior e circunstancial, mas sim estar na coisa e a abandonar-se a ela, nessa unidade do ser e do processo que o engendra, o que nos remete a reconhecer nesse abandono coisa mesma o segredo da dialtica. (NICOLAU, 2007:134).

Hegel ter a identidade verdadeira como aquela que exige a diferena, ou seja, aquela que contm em si mesma a diferena. O mtodo a negatividade que se refere a si mesma, pura identidade no se repelir a si mesma, e por ser essa auto-excluso de si ele traz em si a diferena. O ser a negao como relao, diferena, ser posto, ser mediado, no qual a identidade certamente algo negativo, negao do ser em suas determinaes, relao negativa ou diferena consigo mesma. Ao tratar da diferena, Hegel demonstra que ela primeiramente surge como imediata, ou seja, como a pura diversidade, na qual cada diferente s em si porque um para-si, independente ou indiferente a sua relao para com o outro diferente. Algo somente se sabe como diferente porque no o que o outro , o que uma relao puramente exterior, pois nesse caso sua diferena tem de ser mediada por um terceiro que compara os diferentes e deduz sua igualdade ou desigualdade. E embora a comparao tenha o mesmo substrato, o entendimento sempre tende a ver a igualdade e a desigualdade como dois lados completamente diferentes e excludentes, ora, Hegel faz notar que a igualdade s o primeiro momento dessa relao, ou seja, a identidade, e a desigualdade a diferena, que, como dito, no podem ser consideradas separadamente. Assim, Hegel faz notar que, da mesma forma que a identidade pode ser formulada como uma lei-do-pensar, a diferencialidade ou diversidade tambm o pode: Tudo diverso ou no h duas coisas que sejam perfeitamente iguais uma a outra (HEGEL, 1993: 50), o que, se a diferena se tratasse de algo completamente oposto identidade, iria comprovar sua separao, porm isso no ocorre, j que a diversidade no pode ser absolutizada, assim como no o pode a identidade. Algo no pode ser diverso de si mesmo, e se dissermos que um idntico diverso, ele o ser por sua prpria determinao, ou seja, lhe prprio ser diverso de um outro para que se afirme como idntico a si, assim quando o entendimento se aplica considerao da identidade, de fato j est para alm dela; o que tem diante de si a diferena na figura da simples diversidade (HEGEL, 1995: 231), a diferena aparece na identidade e a identidade na diferena, uma um aparecer na outra. Com isso assegura a contradio at mesmo no princpio de identidade, principal obstculo posto pelos crticos da dialtica.15 Dessa forma, Hegel no tem problemas em ter o positivo como um negativo e o negativo como um positivo, j que o negativo tem o positivo como seu negativo, se tornando um positivo enquanto para-si, e o positivo se torna um negativo enquanto um ser-para-o-outro, ambos so uma contradio posta, suprassumir do outro e de si mesmo, reflexo sobre si e sobre o outro. A afirmao toda determinao uma negao caracteriza bem o primeiro nvel de engendramento da identidade a partir de oposies.16 Se a identidade , como diz Hegel vrias vezes, o outro do outro porque a produo de determinaes a ao estrutural dependente da dialtica, que assim pensamento da relao.
15

Pois desde que Hegel fez essa afirmao to provocadora, posta a pergunta de como se pode pensar a contradio existente, sem que o pensamento caia no completo absurdo. Tal questo foi tomada por Trendelenburg, Hartman e Popper (Cf. CIRNE-LIMA, 1993:67-69). Assim, diz Hegel: Disto resulta claro que o princpio de identidade mesmo, ainda mais o princpio de contradio no so de natureza analtica, mas sinttica. Com efeito, o segundo princpio contm em sua expresso [A no pode ser ao mesmo tempo A e A], no apenas a vazia e simples igualdade consigo, seno o outro daquela igualdade em geral, e no apenas ele, seno tambm a absoluta desigualdade, a contradio em si. O princpio mesmo de identidade, entretanto, contm, como se destacou nele, o movimento da reflexo, isto , a identidade como desaparecer do ser-outro. O que resulta, portanto, dessa considerao consiste que, em primeiro lugar, o princpio de identidade ou de contradio, ao ter que expressar como verdade apenas a identidade abstrata, em oposio diferena, no de nenhuma maneira uma lei do pensamento, seno o contrario mesmo dessa, em segundo lugar, que estes princpios contm mais do que se entende com eles. (HEGEL, 1993:43). 16 Esta proposio de infinita importncia (Cf. HEGEL, 1993:146-147).

Assim, quando falamos sobre como se d a negao em Hegel, devemos considerar dois nveis distintos de negao: a negao abstrata, ou negao simples, e a negao absoluta, ou negao da negao, que j resultado especulativo de uma negao determinada. Essa primeira negao, negao simples, definida pelo delimitar de uma determinidade que ocorre no desenvolver lgico, tendo sua identidade posta atravs de relaes de oposio. Logo, o que temos nessa primeira negao uma relao para com o outro, dada pelo reconhecimento da insuficincia que esse primeiro momento enquanto isolado, pois sua determinao somente se d ao considerar um diverso que lhe oposto. Por exemplo, a sade somente pode ter sentido em sua relao com a doena, e vice-versa, a doena somente tem sentido por se opor e relacionar sade. Nesse sentido, a unidade determinada hegeliana, ou seja, o conceito de negao da negao, no simples posio de uma afirmao, construo da unidade a partir de uma lgica da adequao. Ela reconhecimento da essncia dos objetos como negao em si17, o que marca o estreito vinculo que a dialtica hegeliana possui com as filosofias de Herclito e Plato. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAUM, Manfred. Die Entstehung der hegelschen Dialektik. Bonn: Bouvier, 1986. BRITO, Emdio Fontenele; CHANG, Luiz Harding (Org.). Filosofia e mtodo. So Paulo: Edies Loyola, 2002. BERGE, Damio. O Logos Heracltico. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1969. CHAGAS, Eduardo F.; UTZ, Konrad; OLIVEIRA, James Wilson J. (Orgs.). Comemorao aos 200 anos da Fenomenologia do Esprito de Hegel. Fortaleza: Edies UFC, 2007. CIRNE-LIMA, Cludio Roberto. Sobre a contradio. Porto Alegre: Edipucrs, 1993. GADAMER, Hans-Georg. La dialctica Hegel Cinco ensayos hermenuticos. Madrid: Ediciones Ctedra, 2000. GOLDSCHIMIDT, Victor. Os dilogos de Plato Estrutura e mtodo dialtico. So Paulo: Edies Loyola, 2002. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Ciencia de la Logica. 2 Tomos. Buenos Aires: Librarie Hachette, 1993. ____________________________. Propedutica Filosfica. Traduo Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1989. ____________________________. Lectures on the History of Philosophy. 3 vol. Londres: Kegan Paul, Trensch, Trubner & Co., LTDA, 1892. HERCLITO DE FESO. Fragmentos. In: PR-SCRATICOS. Fragmentos, doxografia e comentrios. So Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 51-63. (Coleo Os Pensadores). LIMA VAZ, Henrique Cludio de. Ontologia e histria. So Paulo: Edies Loyola, 2001.
17

Porm, Hegel j fazia idia do preconceito para com essa noo de negatividade: Esta noo de que a negao da negao o positivo, aparece como algo trivial, algo que intelecto orgulhoso no precisa, portanto, prestar ateno, pese a que a coisa tenha sua exatido. E tal noo no apenas possui esta exatido, seno que tem a raiz da universalidade de tais determinaes, extenso infinita e aplicao universal, de modo que haveria, por certo, que prestar-lhe ateno. (HEGEL, 1993:133).

________________. Mtodo e dialtica. In: BRITO, Emdio Fontenele; CHANG, Luiz Harding (Org.). Filosofia e mtodo. So Paulo: Edies Loyola, 2002, p. 9-17. LUFT, Eduardo. Contradio e dialtica: um estudo sobre o mtodo dialtico em Plato. In: Sntese Nova Fase: tica e Justia, v. 23, n. 75, p. 455-502, out.-dez. 1996. _______. Para uma crtica interna ao sistema de Hegel. Porto Alegre: Edpucrs, 1995 MATTI, Jean-Franois. Pitgoras e os pitagricos. So Paulo: Paulus, 2000. NICOLAU, Marcos Fbio A. O movimento dialtico na introduo ao sistema da cincia O prefcio a Fenomenologia do Esprito. In: CHAGAS, Eduardo F.; UTZ, Konrad; OLIVEIRA, James Wilson J. (Orgs.). Comemorao aos 200 anos da Fenomenologia do Esprito de Hegel. Fortaleza: Edies UFC, 2007, 127-144. PLATO. Repblica. So Paulo: Martin Claret, 2006. ________. Sofista. In: ________. Dilogos. So Paulo: Abril Cultural, 1972. PR-SCRATICOS. Fragmentos, doxografia e comentrios. So Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleo Os Pensadores). SICHIROLLO, Lvio. Dialctica. Lisboa: Editorial Presena, 1980. SCHLER, Donald. Herclito e seu (dis)curso. Porto Alegre: L&PM, 2001. SPINELLI, Miguel. O desenvolvimento da dialtica no interior da filosofia grega. In: Hypnos, n. 13, p. 69-83, 2 sem. 2004. UTZ, Konrad. O mtodo dialtico de Hegel. In: Revista Veritas, v. 50, n. 1, p. 165-185, Mar. 2005. WAHL, Jean. Introduccin a la filosofia. Mxico/Buenos Aires: Fondo de Cultura Econmica, 1950.

S-ar putea să vă placă și