Sunteți pe pagina 1din 27

APLICAO DA PENA

Art. 68 do C.P. A pena-base ser fixada atendendo-se ao critrio do art. 59 deste Cdigo ; em seguida sero consideradas as circunstncias atenuantes e agravantes ; por ltimo, as causas de diminuio e de aumento . Pargrafo nico - No concurso de causas de aumento ou de diminuio previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um s aumento ou a uma s diminuio, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.

Trs etapas: 1) Art. 59 pena base 2) Base agravantes / atenuantes pena intermediria 3) Pena intermediria causas de e pena definitiva

A qualificadora no entra em nenhuma fase, pois considerada como ponto de partida para se chegar pena base. A qualificadora um novo patamar de pena. A pena base trabalha em cima da pena simples ou pena qualificada. Ex. homicdio simples 6 a 20 anos Homicdio qualif. 12 a 30 anos

ANBAL BRUNO adotava o critrio bifsico. NELSON HUNGRIA adotava o critrio trifsico , por isso chama-se o critrio do artigo 68 de critrio Nelson Hungria . o critrio que melhor atende ampla defesa.

O critrio trifsico no esgota a sentena. preciso percorrer mais duas fases. Aps encontrar a pena definitiva (3 fase) deve ser fixado o regime inicial de cumprimento (4 fase) e analisar a substituio ou suspenso da pena (sursis) (5 fase).

1 FASE DA PENA
Finalidade: encontrar a pena base. Instrumentos: circunstncias judiciais do artigo 59 do C.P. Ponto de partida: pena simples ou qualificada.

Fixao da pena Art. 59 do C.P. O juiz, atendendo culpabilidade , aos antecedentes , conduta social , personalidade do agente, aos motivos , s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime : finalidades da aplicao da pena I - as penas aplicveis dentre as cominadas; II - a quantidade de pena aplicvel, dentro dos limites previstos; III - o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade; IV - a substituio da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espcie de pena, se cabvel.

Crtica : adotando a C.R.F.B./88 um direito penal garantista, compatvel, unicamente, com o direito penal do fato, temos doutrinadores criticando as circunstncias subjetivas constantes no artigo 59 do C.P. (SALO DE CARVALHO, PAULO QUEIROZ, RERRAJOLI) Defensoria Pblica. Argumento Contrrio: Princpio da individualizao da pena: a pena deve ser individualizada considerando o fato e o agente, seguindo um comando constitucional.

1 CIRCUNSTNCIA: CULPABILIDADE Maior ou menor grau de reprovabilidade da conduta. No tem nada haver com o substrato do crime culpabilidade. Intensidade do Dolo e Intensidade da negligncia: alguns juzes utilizam como meio para dosar a pena.

2 CIRCUNSTNCIA: ANTECEDENTES Vida pregressa do agente: a vida que antecede ao crime (anteacta). Inqurito Policial arquivado ou em andamento gera maus antecedentes? A C.R.F.B./88 presume a inocncia at o trnsito em julgado, no podendo o IP arquivado ser considerado como maus antecedentes. O IP em andamento segue o mesmo raciocnio.

Ao penal com sentena absolutria gera maus antecedentes? No, no importando o fundamento da absolvio.

Ao penal em andamento com condenao provisria gera maus antecedentes? No. Atos infracionais podem ser considerados como maus antecedentes? No. Configura maus antecedentes sentena condenatria definitiva incapaz de gerar reincidncia. A sentena penal condenatria gera a reincidncia pelo perodo de 5 anos aps a condenao definitiva. Aps estes 5 anos, a condenao definitiva gerar os maus antecedentes.

3 CIRCUNSTNCIA: CONDUTA SOCIAL DO AGENTE considerado o comportamento do ru no seu ambiente familiar, de trabalho e social.

4 CIRCUNSTNCIA: PERSONALIDADE o retrato psquico do agente. Deve ser fundamentado. De acordo com o STJ, a personalidade do agente no pode ser considerada de forma imprecisa, vaga, insuscetvel de controle, sob pena de se restaurar o direito penal do autor.

5 CIRCUNSTNCIA: MOTIVOS DO CRIME

6 CIRCUNSTNCIA: CIRCUNSTNCIAS DO CRIME Maior ou menor gravidade do crime espelhada pelo modo de execuo.

7 CIRCUNSTNCIA: CONSEQUNCIAS DO CRIME Para a vtima e para seus familiares.

8 CIRCUNSTNCIA: COMPORTAMENTO DA VTIMA H jurisprudncia, em especial nos crimes sexuais, que considera que a vtima que usa poucos panos concorre para o crime sexual. A culpa concorrente da vtima no exclui a do agente, mas atenua a sua responsabilidade. O patamar de aumento ou diminuio fica a critrio do juiz, contudo, deve fundamentar a deciso. Existe jurisprudncia que valora cada circunstncia em 1/8.

CLCULO DA PENA BASE: A pena base est atrelada ao limite mnimo e ao mximo previsto na lei.
Art. 59, II, do C.P. a quantidade de pena aplicvel, dentro dos limites previstos;

Juiz que no aplica a pena base sem fundamentar ter a sentena anulada, ou seja, para aplicar pena alm da base deve fundamentar. A sentena que aplica a pena base sem fundamentar aceita.

2 FASE DA PENA
Finalidade: encontrar a pena intermediria . Instrumentos: circunstncias agravantes (art. 61 e 61) e atenuantes (art. 65 e 66). Ponto de partida: pena base encontrada na 1 fase.

As agravantes sempre agravam a pena? No caput do artigo 61 fala que sempre agrava a pena, contudo no a resposta, pois em seguida vem a exceo de quando no constituem ou qualificam o crime. Assim, evita-se o bis in idem.

Circunstncias agravantes

Art. 61 do C.P. So circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime: I - a reincidncia; II - ter o agente cometido o crime: a) por motivo ftil ou torpe; b) para facilitar ou assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) traio, de emboscada, ou mediante dissimulao, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossvel a defesa do ofendido; d) com emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que podia resultar perigo comum; e) contra ascendente, descendente, irmo ou cnjuge; f) com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade, ou com violncia contra a mulher na forma da lei especfica; g) com abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, ofcio, ministrio ou profisso; h) contra criana, maior de 60 (sessenta) anos, enfermo ou mulher grvida; i) quando o ofendido estava sob a imediata proteo da autoridade; j) em ocasio de incndio, naufrgio, inundao ou qualquer calamidade pblica, ou de desgraa particular do ofendido; l) em estado de embriaguez preordenada.

Ex. Agravante crime contra mulher grvida. No incide no crime de aborto, pois ser grvida elementar do delito de aborto. Se assim no fosse, configuraria o bis in idem (utilizar o mesmo fato para punir o ru duas vezes). Agravante motivo torpe. No pode aplicar ao homicdio qualificado pela torpeza, pois configuraria o bis in idem.

Alm das hipteses da qualificadora e elementar do tipo , a agravante no ir agravar o crime quando a pena base foi fixada no mximo legal, pois a pena intermediria, assim como a pena base, s pode ficar entre o mnimo e o mximo fixado no preceito secundrio penal. Quando a atenuante for preponderante , a agravante tambm no ir agravar a pena.

Concurso de circunstncias agravantes e atenuantes Art. 67 do C.P. No concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos determinantes do crime, da personalidade do agente e da reincidncia. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Assim, a agravante no ir agravar a pena quando: a) qualificadora b) elementar do tipo c) quando a pena base foi fixada no mximo legal d) quando a atenuante for preponderante ,

As atenuantes sempre atenuam a pena? Em regra sim. Contudo h excees: a) quando constituem ou privilegiam o crime (no bis in idem, pois no prejudica o ru. criao doutrinria e configura interpretao in malam partem. b) quando a pena base foi fixada no mnimo legal (Smula 231 do STJ); c) quando a agravante for preponderante, nos termos do artigo 67 do C.P.

Circunstncias agravantes Art. 61 do C.P. So circunstncias que sempre agravam a pena , quando no constituem ou qualificam o crime : Circunstncias atenuantes Art. 65 do C.P. So circunstncias que sempre atenuam a pena : I - ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato, ou maior de 70 (setenta) anos, na data da sentena; II - o desconhecimento da lei; III - ter o agente: a) cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral; b) procurado, por sua espontnea vontade e com eficincia, logo aps o crime, evitar-lhe ou minorar-lhe as conseqncias, ou ter, antes do julgamento, reparado o dano; c) cometido o crime sob coao a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influncia de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima; d) confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime;

e) cometido o crime sob a influncia de multido em tumulto, se no o provocou.

Smula: 231 - STJ A incidncia da circunstncia atenuante no pode conduzir reduo da pena abaixo do mnimo legal.

Esta smula fere trs princpios constitucionais: CASO: Aldo, com 22 anos e Beto, com 19 anos, matam Carlos. A pena base de Aldo ser a pena mnima de 6 anos. Na 2 fase a pena permanece, pois no tem agravante ou atenuante. Na 3 fase no tem causa de aumento ou diminuio. A pena base de Beto ser a pena mnima de 6 anos. Na 2 fase a pena permanece, pois segundo a smula 231, embora tenha atenuante no pode diminuir e ficar a quem do mnimo. Na 3 fase no tem causa de aumento ou diminuio. Assim, o primeiro princpio a ser violado o princpio da isonomia, pois est tratando igualmente pessoas desiguais. O segundo princpio a ser violado o princpio da individualizao da pena. O terceiro princpio violado o princpio da legalidade, pois no h previso legal neste sentido. Na primeira fase, h previso no artigo 59, II, do C.P. Na segunda fase no h previso.

Na 1 fase, uma circunstncia favorvel ou desfavorvel implicar em uma reduo ou aumento de acordo com a convico do juiz, devendo fundamentar. Na 2 fase, tambm, fica a critrio do juiz, sempre em deciso fundamentada.
Concurso de circunstncias agravantes e atenuantes Art. 67 do C.P. No concurso de agravantes e atenuantes , a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos determinantes do crime, da personalidade do agente e da reincidncia. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Artigo 67 do C.P. Circunstncia Preponderante No interessa quantas agravantes tenha.

1) Atenuante da menoridade

Se tiver a atenuante da menoridade ela ir preponderar. O que pode acontecer que o juiz ao invs de atenuar 1/6, no case de s ter a atenuante, atenuar 1/8 quando concorrer com agravantes. OBS: Existe doutrina colocando a senilidade (+70) a como causa preponderante mxima, em razo do estatuto do idoso. A reincidncia s perde para a menoridade. Assim, se tiver uma reincidncia concorrendo com trs atenuantes, que no seja a menoridade, o juiz ao invs de agravar de 1/6, agrava em 1/8, considerando a presena das trs atenuantes. So as agravantes e atenuantes ligadas ao motivo ou estado anmico do agente. So as agravantes e atenuantes ligadas ao modo ou meio de execuo. Concorrendo uma agravante subjetiva com uma atenuante objetiva, deve prevalecer a agravante subjetiva, pois est em um patamar superior.

2) Agravante da reincidncia

3) Agravantes e atenuantes subjetivas 4) Agravantes e atenuantes objetivas

Pode compensar uma agravante com uma atenuante? Em regra no, devendo o juiz procurar a causa preponderante. Contudo, a doutrina admite que o juiz compense quando ambas estiverem no mesmo patamar. Ex. Reincidente que confessa A confisso uma atenuante do degrau 3. A reincidncia uma agravante do degrau 2. No pode compensar, pois esto em graus distintos. Contudo, o STJ j admitiu .(STJ HC 41.846/MS).

A atenuante ou agravante incidem em qualquer crime? Crime doloso incide atenuante. Crime culposo incide atenuante.

Crime preter doloso incide atenuante. A agravante , em regra, s incide nos crimes dolosos . Contudo, h exceo, ou seja, hiptese em que a agravante ser aplicada aos crimes culposos ou preter doloso. Trata-se da reincidncia. A agravante da reincidncia ser aplicada a qualquer crime .

A agravante do motivo torpe se aplica ao crime culposo? Como regra no. Mas existe um caso em que o STF aplicou a torpeza com agravante no crime culposo: Acidente do barco Batomuch, onde a ganncia dos empresrio foi considerada como agravante. Agravante no articulada na denncia pode ser considerada na fixao da pena? Sim, desde que devidamente comprovada. REINCIDNCIA Conceito: repetir a infrao penal. Previso legal: artigos 63 e 64 do C.P.
Reincidncia Art. 63 do C.P. Verifica-se a reincidncia quando o agente comete novo crime , depois de transitar em julgado a sentena que, no Pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Art. 64 - Para efeito de reincidncia: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) I - no prevalece a condenao anterior, se entre a data do cumprimento ou extino da pena e a infrao posterior tiver decorrido perodo de tempo superior a 5 (cinco) anos, computado o perodo de prova da suspenso ou do livramento condicional, se no ocorrer revogao; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) II - no se consideram os crimes militares prprios e polticos.(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Requisitos: a) Trnsito em julgado de sentena penal condenatria (no importa o crime); b) Cometimento de novo crime e no condenao. OBS: deve ser complementado pelo artigo 7 da Lei de Contravenes Penais
(DECRETO-LEI N 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941).

Hipteses de reincidncia:
1 Condenao definitiva por crime no Brasil / estrangeiro cometimento de novo crime . 2 Condenao definitiva por crime no Brasil / estrangeiro cometimento de novo contraveno penal . 3 Cond. definitiva por contraveno penal praticada no Brasil cometimento de nova contraveno penal .

OBS: contraveno penal seguida de crime no gera reincidncia, pois no existe previso legal. Trata-se de lacuna na legislao. No gera reincidncia, mas pode gerar maus antecedentes.

Se a condenao foi no estrangeiro necessria a homologao pelo STJ para gerar a reincidncia? As hipteses de homologao da sentena penal condenatria esto no artigo 9 do C.P. e no trata da homologao de sentena estrangeira. Assim, no h necessidade de homologao da sentena estrangeira para causar reincidncia.

Se a condenao anterior foi pena de multa, gerar a reincidncia? Sim, pois o requisito da reincidncia a condenao definitiva, no importando o tipo de crime.

Se o crime pretrito tiver extinta a sua punibilidade gera a reincidncia em caso de crime futuro? Depende: TRNSITO EM JULGADO Antes do Trnsito em Julgado Depois do Trnsito em Julgado

No gera reincidncia, nem maus Em regra, gera a reincidncia. antecedentes. Ex. Decadncia, prescrio da pretenso Ex. prescrio da pretenso executria punitiva. evita o cumprimento da pena, mas no a reincidncia, pois j houve o trnsito em julgado. Exceo: A anistia e a abolitio criminis, ainda que posteriores ao trnsito em

julgado no geram a reincidncia.

Perdo judicial no gera a reincidncia e maus antecedentes .


Perdo judicial Art. 120 do C.P. A sentena que conceder perdo judicial no ser considerada para efeitos de reincidncia .

Transao penal e suspenso condicional do processo no geram a reincidncia e maus antecedentes .

Prazo da reincidncia: O Brasil adotou o sistema da temporariedade da reincidncia. Assim, a reincidncia gera seus efeitos durante o prazo de 5 (cinco) anos. Aps este perodo gerar apenas maus antecedentes.
Art. 64 do C.P. Para efeito de reincidncia: I - no prevalece a condenao anterior, se entre a data do cumprimento ou extino da pena e a infrao posterior tiver decorrido perodo de tempo superior a 5 (cinco) anos , computado o perodo de prova da suspenso ou do livramento condicional, se no ocorrer revogao; II - no se consideram os crimes militares prprios e polticos.

Condenao definitiva

Cumprimento ou extino da pena Nova infrao penal + 5 anos

|-----------------------antecedentes|

anos

-------------------------|

|maus

REINCIDENTE |-----------------------| REINCIDENTE

Se o crime for cometido antes da condenao definitiva no ser reincidente ou portador de maus antecedentes, pois no houve o trnsito em julgado.
2 anos (sursis) ou livramento condicional 3 anos + 5 anos

Condenao definitiva

|-----------------------antecedentes|

anos

-------------------------|

|maus

REINCIDENTE |-----------------------| REINCIDENTE


Art. 64 do C.P. Para efeito de reincidncia: I - no prevalece a condenao anterior, se entre a data do cumprimento ou extino da pena e a infrao posterior tiver decorrido perodo de tempo superior a 5 (cinco) anos , computado o perodo de prova da suspenso ou do livramento condicional, se no ocorrer revogao ; II - no se consideram os crimes militares prprios e polticos.

Se a condenao anterior for por crime militar prprio ou poltica no gera reincidncia do crime futuro, mas gera maus antecedentes.

Comprovao da reincidncia: mediante certido cartorria. No obstante, a jurisprudncia permite a Folha de Antecedentes (FA). A reincidncia circunstncia subjetiva incomunicvel, dizer, a pena de coautor no pode ser agravada.

A reincidncia configura bis in idem? LFG, PAULO QUEIROZ E PAULO RANGEL configura o bis in idem, pois o mesmo fato serve para a primeira condenao e depois ser utilizada para agravar a pena em crime posterior. Contudo, a CORRENTE MAJORITRIA considera que, o fato de o reincidente ser punido mais gravemente do que o primrio no viola a C.R.F.B./88 nem a garantia do ne bis in idem, pois visa to somente reconhecer maior reprovabilidade na conduta daquele que contumaz violador da lei penal (REsp 984.578).

Smula: 241 STJ A reincidncia penal no pode ser considerada como circunstncia agravante e, simultaneamente, como circunstncia judicial.

O que configura bis in idem considerar a condenao anterior transitada como maus antecedentes e aps, o mesmo fato, como reincidncia. De outro lado, considerar a condenao por um crime anterior como maus antecedentes e outra condenao anterior como reincidncia no configura o bis in idem, pois cada condenao anterior est sendo utilizada para uma agravante distinta.

Circunstncias atenuantes Art. 65 do C.P. So circunstncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de 21 (vinte e um) , na data do fato , ou maior de 70 (setenta) anos , na data da sentena ;

Esta atenuante que considera a idade de 21 anos continua aps o C.C./02? Sim, pois o C.C./02 est preocupado com a idade biolgica e no com a capacidade civil. To assim, que o fato de ser casado (emancipado) no exclui esta atenuante. A idade de 21 anos deve ser observada na data do fato e no da sentena. A idade de 70 anos foi alterada pelo Estatuto do Idoso (+60 anos)? No foi alterada. Somente idoso com mais de setenta anos, na data da sentena , se beneficia desta atenuante. H discusso sobre a data da sentena. Prevalece a data da sentena da primeira condenao, no valendo deciso meramente confirmatria.

Condenao 1 grau 68 anos Confirmao 2 grau 71 anos no incide a atenuante, pois foi mera confirmao. Absolvido em 1 grau 68 anos. Condenao em 2 grau 71 anos incide a atenuante, pois na data da primeira condenao o agente tinha mais de 70 anos.

Confisso espontnea: o agente tranqiliza o esprito do julgador, que condenar sem medo de estar errando.
Circunstncias atenuantes Art. 65 do C.P. So circunstncias que sempre atenuam a pena: (...) d) confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime ;

POLCIA 1) Situao 2) Situao 3) Situao Confessa Nega Confessa

JUZO Ratifica a confisso Confessa Retratao da confisso nega. Incide a atenuante Incide a atenuante No incide a atenuante.

OBS: (STJ HC 68.010)- Se o acusado confessar na polcia e retratar em juzo: se o juiz fundamentar a condenao na confisso policial, dever incidir a atenuante. No STF, o ministro Menezes Direito no concorda. Confisso qualificada: aquela que o agente assume a autoria do crime, mas agrega uma tese defensiva do crime matei, mas foi em legtima defesa. Para a MAIORIA, a confisso qualificada no gera atenuante de confisso. Entretanto, as agravantes esto em rol taxativo. J as atenuantes esto em rol exemplificativo, podendo o juiz aplicar atenuante no prevista em lei.
Art. 66 do C.P. A pena poder ser ainda atenuada em razo de circunstncia relevante, anterior ou posterior ao crime, embora no prevista expressamente em lei .

Co-culpabilidade: o presente princpio nasce da inevitvel concluso de que a sociedade, muitas vezes, desorganizada, discriminatria, excludente, marginalizadora etc., criando condies sociais que reduzem o mbito de determinaes e liberdade do agente, contribuindo, portanto, para o delito. Esta postura social deve ser, em parte, compensada.

1 processo: Trfico ru primrio Famlia tradicional trfico de 20 kg de drogas Fechou as portas. 2 processo: Trfico ru primrio Filho de presidirio trfico de 20 kg de drogas nunca teve a oportunidade de abrir as portas. 1 Corrente: LFG - Circunstncia judicial favorvel; 2 Corrente: MAIORIA - Atenuante de pena inominada. Crticas: a) Parte da premissa que a pobreza causa do delito; b) Pode conduzir reduo de garantias quando se trata de pessoa rica; c) Continua ignorando a seletividade do poder punitivo. Teoria da vulverabilidade substituiu a teoria da co-culpabilidade A teoria da vulnerabilidade entende que quem conta com alta vulnerabilidade de sofrer a incidncia do Direito Penal, e esse o caso de quem no tem instruo, nem famlia etc., ter sua culpabilidade reduzida.

AURI LOPEZ (RS), GUSTAVO BADAR (SP), entendem que a durao demasiada (excessiva) do processo tem que atenuar a pena, pois configura constrangimento ilegal. corrente muito minoritria, mas deve ser citada.
Art. 5, LXXVIII, da C.R.F.B./88 a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

3 FASE DE APLICAO DA PENA DEFINITIVA:


Finalidade: encontrar a pena definitiva . Instrumentos: causas de aumento e diminuio da pena. Ponto de partida: pena intermediria encontrada na 2 fase.

Agravante / Atenuante 2 fase e tem como ponto de partida a pena base. Devem respeito aos limites legais. O quantum da agravante ou atenuante fica a critrio do juiz.

Causa de aumento / Diminuio 3 fase e tem como ponto de partida a pena intermediria Podem extrapolar os limites legais. O patamar de aumento ou diminuio esto previstos em lei, ainda que seja varivel.

Causa de aumento Est na 3 fase Incide na pena intermediria.

Qualificadora o ponto de partida da 1 fase. Substitui o preceito secundrio simples, ou seja, trs um novo patamar da pena base.

Aula do dia 12/02/09 Se o juiz tem uma s causa de aumento ou uma s causa de diminuio no haver qualquer dificuldade devendo, neste caso, aumentar ou diminui a pena. J no caso de concurso de causas de aumento ou de diminuio de pena eu devo analisar se elas esto na parte geral ou na parte especial ou mesclando parte especial e geral; se o concurso homogneo (duas causas de aumento ou duas de diminuio) ou heterogneo (uma causa de aumento e uma de diminuio). Se eu tiver duas causas de aumento na parte especial do CP o juiz deve, segundo o art. 68, par. nico do CP1, escolher a que mais aumenta se ambas estiver na parte especial. A regra do art. 68, par. nico CP tambm se aplica no caso de duas causas de diminuio se ambas estiver na parte especial. Se as duas causas de aumento esto na parte geral ou se as duas causas de diminuio estiverem na parte geral o que o juiz deve fazer? Nesse caso o juiz deve aplicar as duas causas de aumento ou de diminuio (no se aplica o art. 68, par. nico CP pois ele se refere somente a parte ESPECIAL). Em se tratando de causa de aumento estaremos diante de uma incidncia isolada, ou seja, o juiz deve pegar cada causa de aumento e aumentar sobre a pena intermediria sem contabilizar na segunda causa de aumento o valor que a primeira causa de aumento proporcionar (assim se procede por ser mais benfico ao ru). Ex.: pena intermediria de 6 anos e uma causa de aumento de 1/2 e outra de 1/3 eu devo fazer o aumento de cada uma de forma isolada sobre a pena intermediria e depois somo os dois sobre a pena intermediria, ou seja, aumento 1/2 sobre 06 anos que d 03 anos. Aps, aumento 1/3 sobre 06 anos que d 02 anos. Aps a obteno desses valores o juiz deve promover ao aumento da pena intermediria que, no total, ser de 11 anos (se eu tivesse aplicado 1/3 sobre a soma de 06 anos mais trs anos a segunda causa de aumento seria de 03 anos e no de 02 anos, chegando-se ao resultado de 12 anos [um ano a mais do que a regra da incidncia isolada]). Com relao as causas de diminuio eu aplico a incidncia cumulativa e assim se faz, principalmente, para evitar a pena zero. Ex.: 06 anos de pena
1

Clculo da pena Art. 68 CP - A pena-base ser fixada atendendo-se ao critrio do art. 59 deste Cdigo; em seguida sero consideradas as circunstncias atenuantes e agravantes; por ltimo, as causas de diminuio e de aumento. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Pargrafo nico - No concurso de causas de aumento ou de diminuio previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um s aumento ou a uma s diminuio, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

intermediria e duas causas de diminuio de . Neste caso eu devo aplicar uma diminuio e depois a segunda diminuio sobre o resultado da pena intermediria j reduzida com a primeira causa de diminuio. 06 anos menos 03 anos que d uma pena de 03 anos e sobre esse resultado de 03 anos eu aplico a segunda diminuio que dar uma pena de 01 ano e 06 meses. Se eu aplicasse as causas de diminuio de pena de forma isolada eu obteria duas redues de 03 anos o que chegaria a uma pena zero e isso no permitido. Se eu tiver uma causa de aumento na parte geral e uma causa de aumento na parte especial ou uma causa de diminuio na parte geral e outra causa de diminuio na parte especial, o que o juiz deve fazer? O juiz tem que aplicar as duas (no aplico o art. 68, par. nico CP porque s tem incidncia se ambas estiver na parte ESPECIAL). Nas causas de diminuio devo fazer uso do critrio da incidncia cumulativa para evitar pena zero. Quando forem duas causas de aumento a jurisprudncia diz que tambm se aplica a incidncia cumulativa (e no incidncia isolada) por estarem em partes diferentes do CP. Em um concurso heterogneo de causas de aumento e diminuio (uma causa de aumento com uma causa de diminuio) o que o juiz deve fazer? A 1 corrente diz que o juiz deve, primeiro, diminuir para depois aumentar a pena. Essa concluso retirada da simples leitura do art. 68 caput CP2 (a corrente diz que o juiz deve seguir a ordem estabelecida no CP). A 2 corrente (majoritria) entende que o juiz deve primeiro aumentar e depois diminuir por ser mais benfico ao ru. 4 Fase da Pena Regime Inicial de Cumprimento O juiz quando vai fixar o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade ele deve atentar-se para o tipo de pena (recluso ou deteno), para o quantum da pena e deve ainda observar eventual reincidncia e circunstncias judiciais. Em pena de deteno o regime inicial de cumprimento no pode ser o fechado (art. 33 CP3).
2

Clculo da pena Art. 68 - A pena-base ser fixada atendendo-se ao critrio do art. 59 deste Cdigo; em seguida sero consideradas as circunstncias atenuantes e agravantes; por ltimo, as causas de diminuio e de aumento. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) Pargrafo nico - No concurso de causas de aumento ou de diminuio previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um s aumento ou a uma s diminuio, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 3 Recluso e deteno Art. 33 CP - A pena de recluso deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A de deteno, em regime semi-aberto, ou aberto, salvo necessidade de transferncia a regime fechado. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - Considera-se: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) a) regime fechado a execuo da pena em estabelecimento de segurana mxima ou mdia; b) regime semi-aberto a execuo da pena em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar;

Crime punido com Recluso: Pode iniciar no regime fechado, semi-aberto ou aberto. Se a pena for SUPERIOR a 08 anos o regime inicial de cumprimento de pena o fechado. Se a pena for superior a 04 anos mas que no exceda 08 anos o regime inicial ser o semi-aberto, desde que no reincidente (se for reincidente o regime ser o fechado ainda que sua pena no exceda a 08 anos). Se a pena igual ou inferior a 04 anos o regime inicial ser o aberto, desde que no reincidente (se for reincidente o regime inicial de cumprimento de pena ser o FECHADO [e no o semi-aberto]). Ex.: juiz chega a uma pena d e03 anos e ele reincidente o juiz deve fixar o incio da pena no regime fechado. Todavia, a Sm. 269 STJ diz que dependendo das circunstncias judiciais do caso o condenado pode iniciar o cumprimento da pena no regime semi-aberto (o CP foi muito rigoroso, pois no analisou as circunstncias judiciais do caso quando determinou o regime inicial como o fechado se o condenado for reincidente). Crime Punido com Deteno O regime inicial s pode ser o semi-aberto ou aberto. O regime fechado aqui s se d por meio da regresso da pena. Se a pena for SUPERIOR a 04 anos o regime inicial ser o semiaberto. Se a pena no for superior a 04 anos o regime inicial ser o aberto, desde que no reincidente (se for reincidente o regime inicial ser o semi-aberto). Qual o crime com pena superior com recluso com pena imposta maior do que 08 anos e regime inicial de cumprimento de pena o aberto? Essa exceo est no art. 1, 5 Lei n. 9.613/98 (Lei de Lavagem). hiptese de delao premiada.
c) regime aberto a execuo da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado. 2 - As penas privativas de liberdade devero ser executadas em forma progressiva, segundo o mrito do condenado, observados os seguintes critrios e ressalvadas as hipteses de transferncia a regime mais rigoroso: (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) a) o condenado a pena superior a 8 (oito) anos dever comear a cumpri-la em regime fechado; b) o condenado no reincidente, cuja pena seja superior a 4 (quatro) anos e no exceda a 8 (oito), poder, desde o princpio, cumpri-la em regime semi-aberto; c) o condenado no reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4 (quatro) anos, poder, desde o incio, cumpri-la em regime aberto. 3 - A determinao do regime inicial de cumprimento da pena far-se- com observncia dos critrios previstos no art. 59 deste Cdigo.(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) o 4 O condenado por crime contra a administrao pblica ter a progresso de regime do cumprimento da pena condicionada reparao do dano que causou, ou devoluo do produto do ilcito praticado, com os acrscimos legais. (Includo pela Lei n 10.763, de 12.11.2003)

Qual o crime punido com deteno em que o regime inicial pode ser o fechado? Art. 10 Lei n. 9.034/95 (Lei da Organizao Criminosa). O regime fechado aqui se d de inccio e no por fora da regresso de regime. Crime de roubo com emprego de arma praticado por assaltante primrio sendo imposta pena de 05 anos e 04 meses. Qual o regime inicial? Pelo CP o regime inicial seria o semi-aberto. Contudo, na prtica os juzes entendem que o crime de roubo um crime grave e em razo disso fixam o regime fechado no o inicial. O STF, na Sm. 718 STF, diz que a opinio do juiz sobre a gravidade em abstrato do crime no constitui motivao idnea para a imposio do regime mais severo do que o permitido segundo a pena aplicada. J a Sm. 719 STF diz que a imposio do regime mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivao idnea. Em resumo: para o juiz para fixar o regime inicial diverso do que a lei determina deve ele levar em considerao os motivos do caso concreto para motivar essa determinao e no um motivo abstrato (ex.: crime de roubo grave e por isso fixo o regime inicial como o fechado no admitido. Mas se o crime de roubo for praticado contra uma senhora de idade o juiz pode aplicar o regime inicial mais grave do que aquele estipulado pela lei, uma vez que a sua motivao toma por base o caso concreto). Cesar Roberto Bittencourt quando da analise das smulas disse que elas colidem (mas esse pensamento no correto, pois na verdade elas se completam ao invs de colidirem) Se se tratar de priso simples o regime s pode ser o semi-aberto ou aberto. O regime fechado JAMAIS cabe aqui, nem mesmo por meio da regresso. 5 Fase da Pena Substituio/ Penas Alternativas ou Sursis Aqui o juiz fixa penas alternativas ou aplica o Sursis Penas Alternativas Quando se fala em penas alternativas eu estou falando em penas restritivas de direito e multa. Inicialmente sero vistas as penas restritivas de direitos. Conceito de Penas Restritivas de Direitos a sano imposta em substituio pena privativa de liberdade, consistente na supresso ou diminuio de um ou mais direitos do condenado. a tendncia do Direito Penal moderno, eliminando a pena privativa de liberdade de curta durao. espcie de pena alternativa.

No confundir penas alternativas com alternativas a pena. Na pena alternativa eu tenho uma condenao evitando imposio de pena privativa de liberdade. J nas alternativas a pena eu evito a prpria condenao, ou seja, estou diante de medidas despenalizadoras. Ex. de alternativas a pena: transao penal (transao penal no pode ser chamada de pena porque nela na h condenao). H doutrina que coloca os dois termos como sinnimos (penas alternativas e alternativas a pena). Espcies de Penas Restritivas de Direito: 1- prestao de servios comunidade (tem natureza pessoal) 2- interdio temporria de direitos (tem natureza pessoal) 3- limitao de fim de semana (tem natureza pessoal) 4- prestao pecuniria (tem natureza real [pois atinge coisa]) 5- perda de bens e valores (tem natureza real [pois atinge coisa]) As espcies 4 e 5 foram acrescentadas pela Lei n. 9.714/98. Obs.: O art. 28 Lei n. 11.343/06 (Lei de Drogas) criou outras espcies de penas alternativas a priso. Classificao das Infraes Penais Segundo sua Gravidade: 1- Infraes Insignificantes quando estamos diante de uma infrao insignificante estamos diante de fato atpico; 2- Infrao de Menor Potencial Ofensivo admitem as alternativas pena (nas modalidades transao e suspenso condicional do processo) e permitem penas alternativas; 3- Infraes de Mdio Potencial Ofensivo admitem alternativas pena (na modalidade suspenso condicional do processo. Ela no admite a transao penal [essa a diferena com a infrao de menor potencial ofensivo]) e tambm penas alternativas. Obs.: A nica infrao de mdio potencial ofensivo que admitia a transao penal era a embriaguez ao volante (art. 192 CTB em sua antiga redao). A regra importante porque com relao aos fatos ocorridos antes da Lei n. 11.705/08 admite-se a transao penal (a lei no retroage quanto a esses atos). Somente quanto aos atos cometidos depois da vigncia da lei que no mais se admite a transao penal.
Lei n. 11.705/08 ANTES Admitia a transao penal DEPOIS NO admite transao penal

4- Infraes de Grande Potencial Ofensivo - S admitem penas alternativas (no admitem alternativas pena [no podem ser objeto de transao penal nem de suspenso condicional do processo) 5- Infraes hediondas tambm admitem penas alternativas, ou seja, os crimes hediondos admitem penas restritivas de direito. Caractersticas das Penas Restritivas de Direito (art. 44 caput CP) Possui duas caractersticas: a) Autonomia no podem ser cumuladas com as penas privativas de liberdade, isto , o juiz ou aplica a privativa de liberdade ou restritiva de direitos (jamais havero as duas no mesmo fato) b) Substitutividade primeiro o juiz fixa a pena privativa de liberdade e, depois, na mesma sentena, a substitui pela pena restritiva de direitos. Em regra a durao da pena privativa liberdade substituda idntica a restritiva de direitos (ex.: pena privativa de liberdade de 01 ano a restritiva de direitos que a substitui tambm ser de 01 ano). Excees: existem dois casos em que a durao da pena privativa de liberdade diversa da restritiva de direitos: a) As penas restritivas de natureza REAL no tem a mesma durao do que a pena privativa de liberdade que ela substituir (art. 55 CP4), pois no teria sentido o perdimento de bens por somente um ano, por exemplo. b) Prestao de servios a comunidade ela pode ser cumprida na metade do tempo da pena privativa de liberdade que deveria ter sido cumprida (art. 46, 2 CP) Obs.1: Na lei de drogas (art. 28 Lei n. 11.343/06), para o usurio, a pena restritiva de direitos nada substitui quando se tratar de usurio, ou seja, ela pena principal. Obs.2: existe um caso em que a pena restritiva de direitos no autnoma e sim cumulada com a pena privativa de liberdade. Art. 78 CDC aqui a pena restritiva de direito no autnoma e sim acessria.

Art. 55 CP - As penas restritivas de direitos referidas nos incisos III, IV, V e VI do art. 43 tero a mesma durao da pena privativa de liberdade substituda, ressalvado o disposto no 4o do art. 46. (Redao dada pela Lei n 9.714, de 1998)

Requisitos para a Substituio (art. 44 CP5) 1 - deve ser divido em: a) crime doloso pena imposta no superior a 04 anos. O crime deve ter sido cometido sem violncia real ou grave ameaa. b) crime culposo qualquer crime, pouco importa a pena, admite a restritiva de direitos. 2 - no reincidente em crime doloso Reincidente em crime doloso pode ser beneficiado com restritiva de direitos? Em regra no, salvo se a medida for socialmente recomendvel e a reincidncia no ser pelo mesmo crime. Obs.: art. 44, 3 CP Art. 44 3o CP - Se o condenado for reincidente, o juiz poder aplicar a substituio, desde que, em face de condenao anterior, a medida seja socialmente recomendvel e a reincidncia no se tenha operado em virtude da prtica do mesmo crime. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) 3 - art. 59 CP - a medida deve ser suficiente para retribuir e prevenir futura reincidncia (princpio da suficincia das penas alternativas). Cabe pena restritiva de direitos no crime de trfico de drogas? A Lei n. 6368/76 no vedava. A lei n. 8072/90 (Lei dos Crimes Hediondos e Equiparados [e nestes est o trfico]) ela veda ou vedava implicitamente ao prever regime integral fechado. O STF declara inconstitucional o regime integral fechado. Tanto que a lei 11.464/07 fala em regime inicial fechado. Com isso desapareceu a vedao implcita. Porm, com a Lei n. 11.343/06 que trata somente das drogas, ela veda explicitamente no art. 44 a pena
5

Art. 44 CP - As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as privativas de liberdade, quando: (Redao dada pela Lei n 9.714, de 1998) I aplicada pena privativa de liberdade no superior a quatro anos e o crime no for cometido com violncia ou grave ameaa pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo; (Redao dada pela Lei n 9.714, de 1998) II o ru no for reincidente em crime doloso; (Redao dada pela Lei n 9.714, de 1998) III a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias indicarem que essa substituio seja suficiente. (Redao dada pela Lei n 9.714, de 1998) o 1 (VETADO) (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) o 2 Na condenao igual ou inferior a um ano, a substituio pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituda por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) o 3 Se o condenado for reincidente, o juiz poder aplicar a substituio, desde que, em face de condenao anterior, a medida seja socialmente recomendvel e a reincidncia no se tenha operado em virtude da prtica do mesmo crime. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) o 4 A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrio imposta. No clculo da pena privativa de liberdade a executar ser deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mnimo de trinta dias de deteno ou recluso. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) o 5 Sobrevindo condenao a pena privativa de liberdade, por outro crime, o juiz da execuo penal decidir sobre a converso, podendo deixar de aplic-la se for possvel ao condenado cumprir a pena substitutiva anterior. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

restritiva de direitos apesar de os demais crimes hediondos ou equiparados admitirem. Crime hediondo admite a substituio da pena restritiva de direitos somente o de drogas no. Essa regra constitucional? A 1 corrente com base no princpio da isonomia diz que o art. 44 da Lei n. 11.343/06 inconstitucional. A 2 corrente trabalha com o princpio da especialidade e com isso ela diz que o art. 44 Lei 11.343/06 constitucional. O STF vem admitindo restritiva de direitos para o caso de trfico, mas ainda precoce dizer qual das correntes prevalece (a aula foi dada em 12/02/09) Cabe restritiva de direitos no roubo? Se praticado mediante grave ameaa no. Se praticado mediante violncia prpria tambm no cabe. Contudo, se praticado por qualquer outro meio (que chamado de violncia imprpria) cabe a restritiva de direitos (ex.: uso de psicotrpicos). Obs.: H doutrina (minoritria) que no admite a restritiva de direitos em qualquer caso alegando que a violncia imprpria no deixa de ser uma espcie de violncia. Cabe restritivas de direitos no crime de ameaa? O crime de ameaa doloso. Se eu analisar o art. 44 CP a resposta que no cabe. Mas o crime de menor potencial ofensivo e a Lei n. 9.099/95 fomenta as penas alternativas e as alternativas pena e, por uma interpretao sistemtica eu devo admitir a restritiva de direitos (responder de acordo com a segunda parte e usar a primeira parte como complemento). Cabe restritiva de direitos na ameaa do mbito domstico familiar? Depende da vtima. Se eu estiver diante de uma vtima homem o art. 44 CP diz que no cabe, mas esta ameaa de menor potencial ofensivo e pela Lei n. 9.099/95 cabe a restritiva de direitos e na interpretao sistemtica prevalece a lei 9.099/95. Se a vtima for mulher e eu olhar o art. 44 CP no cabe. Mas a Lei Maria da Penha exclui a aplicao da Lei n. 9.099/95 (art. 41 da Lei Maria da Penha afasta a interpretao sistemtica) e, por conseqncia, eu devo aplicar neste caso o art. 44 CP. Qual o critrio de substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos (quantas penas restritivas de direitos substituem ima pena privativa de liberdade)? O art. 44, 2 CP diz que se a pena no for superior a 01 ano eu posso substituir por uma pena restritiva de direitos ou multa. Se a pena for superior a 01 ano eu substituo por duas restritivas de direitos ou uma restritiva de direitos e uma de multa. A opo do juiz vai tomar por base o princpio da suficincia.

Para eu no aplicar a pena restritiva de direitos em crimes hediondos ou equiparados eu devo aplicar o inc. III, art. 44 CP (a pena restritiva de direitos no suficiente para prevenir ou suprimir nova prtica). Essa vlvula de escape para que o juiz, na prtica, deixe de aplicar a pena restritivas de direitos nesses tipos de crime. Converso: A pena privativa de liberdade substituda pela restritiva de direitos, mas nada impede que a pena restritiva de direitos seja convertida em pena privativa de liberdade. O CP traz duas hipteses de converso (art. 44, 4 e 5 CP): a) art. 44, 4 CP descumprimento injustificado da medida. Aqui permite-se a detrao caso ocorra a converso (o tempo cumprido na pena restritiva de direitos abatido da pena privativa de liberdade convertida a ser cumprida). A detrao aqui limitada a um saldo mnimo de cumprimento de 30 dias (ex.: se faltar somente 20 dias para cumprir a pena restritiva de direitos e houver a converso dela em privativa de liberdade caber a detrao da mesma forma, mas o condenado ter de cumprir 30 dias de privativa de liberdade e no somente os 20 dias que antes lhe faltavam na restritiva de direitos). Obs.: h doutrina minoritria que alega que esse saldo mnimo gera bis in idem, pois a pessoa est sendo obrigada a cumprir uma parcela da pena por duas vezes. A maioria no enxerga o bis in idem at porque as penas tm natureza diversa. b) Art. 44, 5 CP condenao superveniente por outro crime. Quem faz a anlise se h a converso da pena restritiva de direitos em privativa de liberdade o juiz da EXECUO penal e no o juiz da condenao. S haver a converso da pena em privativa de liberdade se no houver a possibilidade de compatibilidade de as duas penas serem cumpridas (ex.:.....) A lei prev detrao nessa converso? O 5, art. 44 CP no fala em detrao e em razo disso h doutrina que diz que deve ser cumprida a pena privativa de liberdade por inteiro. Porm, a corrente que prevalece que a detrao deve ser aplicada por analogia (eu fao da detrao da pena convertida e do seu resultado eu somo a nova pena privativa de liberdade a ser cumprida). Outras hipteses de converso esto previstas no art. 181 LEP. Posso converter qualquer restritiva de direitos de natureza real em privativa de liberdade? A 1 corrente (STF) diz que como a lei no restringe possvel a converso. A 2 corrente (LFG) diz que se a multa no pode ser convertida em privativa de liberdade a restritiva de direitos tambm no pode. Essa corrente faz uma analogia in bonam partem.

Qual a diferena entre prestao pecuniria para a pena de multa? So 04 diferenas (art. 45, 1 CP):
Prestao Pecuniria Tem como destinatrio a vtima, seus dependentes, entidade pblica ou privada com destinao social Varia de 01 a 360 salrios mnimos Pode ser abatida da reparao civil (ela ser abatida se forem coincidente os beneficirios. Se os beneficirios forem diferentes no cabe o abatimento) Pode ser convertida em privativa de liberdade (LFG no admite esse pensamento. Para ele no existe essa 4 diferena) Multa Tem como destinatrio o Estado.

Varia de 10 a 360 dias-multa No pode ser abatida

No pode ser convertida em privativa de liberdade. Ela deve ser executada como dvida ativa.

Obs.: para eu substitui privativa de liberdade por prestao de servios comunidade a privativa de liberdade tem que ser SUPERIOR a 06 meses (art. 46 CP). Se a pena for igual a 06 meses o juiz deve optar por outra pena restritiva de direitos diversa da prestao de servios comunidade. As penas restritivas de direito esto num rol taxativo ou exemplificativo? Pela leitura do art. 45, 2 CP6 conclui-se que o seu rol taxativo. Essa regra constitucional? Esse dispositivo fere o princpio da legalidade (art. 1 CP e .... CF), pois permite o juiz a criar pena restritiva de direitos. Ainda que o beneficirio aceite a nova pena restritiva de direitos a garantia do princpio da legalidade indisponvel. PENA DE MULTA Deve ser analisada antes da Lei n. 9.268/96. Nesta poca a multa substituda privativa de liberdade no superior a 06 meses (art. 60, 2 CP) e admitia converso em privativa de liberdade.

pena substitutiva anterior. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

Converso das penas restritivas de direitos Art. 45 CP - Na aplicao da substituio prevista no artigo anterior, proceder-se- na forma deste e dos arts. 46, 47 e 48. (Redao dada pela Lei n 9.714, de 1998) o 1 A prestao pecuniria consiste no pagamento em dinheiro vtima, a seus dependentes ou a entidade pblica ou privada com destinao social, de importncia fixada pelo juiz, no inferior a 1 (um) salrio mnimo nem superior a 360 (trezentos e sessenta) salrios mnimos. O valor pago ser deduzido do montante de eventual condenao em ao de reparao civil, se coincidentes os beneficirios. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) o 2 No caso do pargrafo anterior (= prestao pecuniria), se houver aceitao do beneficirio, a prestao pecuniria pode consistir em prestao de outra natureza. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) o 3 A perda de bens e valores pertencentes aos condenados dar-se-, ressalvada a legislao especial, em favor do Fundo Penitencirio Nacional, e seu valor ter como teto o que for maior o montante do prejuzo causado ou do provento obtido pelo agente ou por terceiro, em conseqncia da prtica do crime. (Includo pela Lei n 9.714, de 1998) o 4 (VETADO) (Includo pela Lei n 9.714, de 1998)

Com o advento da Lei n. 9.268/96 a multa substituda privativa de liberdade no superior a 06 meses (art. 60, 2 CP) porem, no admite converso. Ela deve ser executada como dvida ativa. A Lei n. 9.714/98 diz que multa substitui privativa de liberdade no superior a 01 ano (art. 44 CP). No caso do seu inadimplemento admite-se ou no a sua converso em privativa de liberdade (o art.44 CP revogou o art. 60, 2 CP ou eles coexistem)? A 1 corrente (majoritria e LFG) diz que o art. 44 CP, alterado pela Lei n. 9.714/98, revogou o art. 60, 2 CP, no admitindo em caso algum a converso. A 2 corrente diz que o art. 44 CP no revogou o art. 60, 2 CP. Se o juiz substituir pelo art. 60, 2 CP o inadimplemento no admite converso; se substitui pelo art. 44 CP admite (h julgados no STJ nesse sentido, mas uma corrente minoritria]).

S-ar putea să vă placă și