Sunteți pe pagina 1din 5

OFICINA DE FORMAO: PROJETO DE INTERVENO

Aula 1 A Elaborao do Projeto de Interveno

SOBRE A INTERVENO

conjunto de procedimentos, atos, atividades pertinentes a uma determinada profisso e realizadas por sujeitos/profissionais de forma responsvel, consciente. Portanto, contm tanto uma dimenso operativa quanto uma dimenso tica, e expressa no momento em que se realiza o processo de apropriao que os profissionais fazem dos fundamentos tericometodolgico e ticopolicos da profisso em determinado momento histrico. () (MIOTO, 2001 apud LIMA, 2004 p. 61).

CICLO DE VIDA DE UM PROJETO


Embora cada projeto tenha caractersticas diferentes, podese pensar o seu ciclo de vida como tendo quatro fases distintas: 1. Elaborao: o momento da identificao do problema, definio dos objetivos, programao das atividades e confeco da proposta tcnica do projeto. 2. Estruturao: uma vez decidido que o projeto vai ser realizado, hora de organizar a equipe executora e mobilizar os meios necessrios para executlo. O momento de cuidar da desmobilizao do projeto, caso no haja prosseguimento. 3. Realizao: o perodo quando as atividades previstas so realizadas e acompanhadas, de acordo com o planejado. Por vezes necessrio alterar a programao, em razo de fatos no previstos; 4. Encerramento: ao trmino do projeto preciso analisar seus resultados e impactos, comparandose o que se pretendia originalmente com o realmente alcanado. Tambm o momento de cuidar da desmobilizao do projeto, caso no haja prosseguimento.

QUALIDADES ESPERVEIS EM UM PROJETO


Conforme Baptista (2000, p. 102), so qualidades esperveis de um projeto: simplicidade e clareza na redao; disposio grfica adequada; clareza e preciso nas ilustraes; objetividade e exatido nas informaes, na terminologia e nas especificaes tcnicas; Suficincia e preciso na descrio de cada operao;

Abrangncia, ou seja, o projeto deve se referir de forma exaustiva a todos os aspectos da estrutura da questo a que se destina; Ser compatvel e coerente em suas relaes entre as partes e em suas relaes com os outros nveis da programao; Ter relao visvel entre as operaes previstas e o alcance dos resultados desejados, expressos nos objetivos; Apresentar limitao temporal e espacial.

PROJETO DE INTERVENO versus PROJETO DE PESQUISA


por meio da pesquisa que o profissional consegue apreender as entranhas de uma determinada realidade, desenvolvendo cada vez mais uma viso da totalidade. A partir dessas descobertas o profissional consegue propor intervenes com objetivos realmente necessrios e voltados para a atual conjuntura do foco da pesquisa. Exemplo: 1. Conhecer a realidade do mercado de trabalho para adolescentes aprendizes do municpio x. 2. Formar um grupo de gerao de renda composto por mes usurias da poltica de assistncia social. Projeto de Interveno: pode ser desenvolvido em algumas reas, como a organizacional, a fim de promover uma interveno no foco do problema, alterando a organizao e a operao do sistema, com a funo de resolver ou atender as necessidades que atende. Projetos de Pesquisa: Projeto que visa obter conhecimentos sobre determinado problema verificando e apurando solues atravs de experimentaes. Diferenas claras: Objetivos: 1. Investigar as novas demandas que se apresentam para o servio social na rea da habitao, no municpio x. 2. Formar um grupo de gerao de renda composto por mes usurias da poltica de assistncia social, da regio x, no municpio y.

PROJETO DE INTERVENO FASES DO PROJETO: 1.ELABORAO


Na prtica, a (re) construo do objeto da ao profissional um processo que envolve operacionalizao das demandas institucionais, das presses dos usurios e das decises profissionais. Uma vez que a interveno e o planejamento da ao do profissional se realizam primordialmente nas instituies, a demanda institucional o ponto de partida e o ponto de referncia para esta construo e para o planejamento da interveno () Isso no implica a reduo da deciso e da ao aos limites institucionais, mas o reconhecimento de que essa demanda pode potencializar a abertura de novos espaos para enfrentamento concreto da questo a ser trabalhada (BAPTISTA, 2000, p. 32) A posio do planejador deve ser de desocultamento / desmistificao/ decodificao, de modo a apreender as dimenses da demanda.

O espao de alcance da ao profissional no cotidiano da instituio configura um nvel privilegiado em que o profissional pode e deve exercer influncia e produzir mudanas. No espao em que se situa a rede institucional e a rede de apoio informal, dos grupos e segmentos da sociedade envolvidos com a questo central de preocupao, a ao pode adquirir outras dimenses.

O PROJETO DE INTERVENO
O Estudo da situao ou diagnstico: 1. Identificao sistemtica e contnua de reas crticas e de necessidades, a que se pode acrescentar, ainda, de oportunidades e ameaas; 2. Determinao de elementos que permitam justificar a ao sobre o objeto; 3. O estabelecimento de prioridades; 4. a anlise dos instrumentos e tcnicas que podem ser operados na ao;

4. A anlise dos instrumentos e tcnicas que podem ser operados na ao; 5. A indicao de alternativas de interveno.

FORMULANDO O PROJETO
Definio do objetivo Os objetivos expressam a intencionalidade da ao planejada, direcionada para algo ainda no alcanado. A definio dos objetivos antecipa os resultados esperados, Fornecendo o eixo analtico para a escolha das alternativas (BAPTISTA, 2000, p. 79) Definio do objetivo Objetivo geral: deixa claro a partir de qual perspectiva o projeto se desenvolver. Expressa o impacto mais geral do projeto. Talvez a instituio j tenha Definido um Objetivo Geral. Objetivos especficos: Sugesto de 03 a no mximo 05. uma decomposio do objetivo geral. A formulao desses objetivos responde s perguntas: Para que, afinal, o projeto vai ser implementado ? Que efeitos duradouros junto aos beneficirios so esperados do projeto? 05 princpios aplicveis na definio dos objetivos (Jucius e Schlender, 1968): 1. Aceitabilidade: deve ser aceitvel para as pessoas cujas aes se acham envolvidas na sua execuo. 2. Exequibilidade: deve ser exequvel dentro de um tempo razovel. 3. Motivao: deve ter qualidades para motivar. 4. Simplicidade: deve ser simples e claramente estabelecido. 5. Comunicao: deve ser comunicado a todos que se acham ligados sua consecuo.

FORMULANDO O PROJETO
Objetivo geral exemplos: Contribuir de forma significativa para a melhoria das condies de vida dos setores mais excludos da sociedade no municpio x. Viabilizar a iniciao profissional de adolescentes em situao de vulnerabilidade Pessoal e social do municpio x. Criar condies para o fortalecimento dos vnculos familiares bem como o combate Violncia praticada contra crianas e adolescentes no bairro x. Desmistificar a arte como privilgio de pequenos grupos.

ATIVIDADE EM SALA
A partir da explicao sobre o objetivo geral, a proposta de atividade : Elabore um objetivo geral, considerando as problemticas apresentadas na sua regio. OBS.: no podem citar os mesmos exemplos que j foram citados na aula.

FORMULANDO O PROJETO
Objetivos especficos exemplos: Promover o reconhecimento das distintas etapas da educao profissional por meio da oferta de programas especficos conforme a faixa etria e capacidade cognitiva do adolescente. Estimular a gerao de renda atravs da insero em atividades profissionais. Criar as condies para que as crianas e adolescentes de x deixem de trabalhar nas ruas. Viabilizar a garantia dos direitos das crianas e adolescentes do municpio x, previstos no Estatuto da Criana e do Adolescente;

ERROS COMUNS
Confundir objetivo especfico com metodologia; Salvar o mundo no objetivo geral; Deixar o objetivo muito amplo; Confundir pesquisa com interveno; Muitos objetivos especficos.

ATIVIDADE EM SALA
O que tem de errado nesses objetivos? Objetivo geral 1: Extinguir a explorao da mo de obra infantojuvenil. Objetivo geral 2: Conscientizar a populao ribeirinha sobre a imoralidade do aborto. Objetivo especfico 3: Trabalhar com dinmicas de grupos com as mes usurias do programa da instituio x.

ROTEIRO DO PROJETO SEGUNDO BAPTISTA (2000, P. 137)


1. IDENTIFICAO: Inclui os elementos essenciais para identificar o projeto e situlo em relao entidade sancionadora e equipe responsvel. E deve incluir: Nome (e sigla) da entidade executora do projeto e do programa a que este se vincula.

Nome do projeto: deve dar a ideia precisa da natureza do problema enfocado, deve ser coerente com o seu contedo e apontar para os objetivos pretendidos Nome do tcnico, com profisso e nmero do conselho. Data da elaborao do projeto. Exemplos de nome de projeto: Hospital Santa Casa de Londrina: proposta de interveno do Servio Social. 2. Sumrio da proposta (optativo): Resumo claro e eficiente do projeto. Deve conter as informaes chave para uma apreciao preliminar da proposta por aqueles que iro decidir sobre sua realizao. 3. Consideraes gerais (optativo): Natureza da instituio: finalidade; histrico; composio da diretoria; trabalhos j realizados; resultados j conseguidos; principais fontes de recursos. Relao do projeto com os planos e programas da instituio. Relao com os planos setoriais e regionais dos diferentes nveis de governo.

S-ar putea să vă placă și