Sunteți pe pagina 1din 1

1. O problema fundamental com o qual a Economia se preocupa : a) A pobreza. b) O controle dos bens produzidos. c) A escassez.

d) A taxao daqueles que recebem toda e qualquer espcie de renda. e) A estrutura de mercado de uma economia 2. Os trs problemas econmicos relativos a o qu, como, e para quem produzir existem: a) Apenas nas sociedades de planejamento centralizado. b) Apenas nas sociedades de livre empresa ou capitalistas, nas quais o problema da escolha mais agudo. c) Em todas as sociedades, no importando seu grau de desenvolvimento ou sua forma de organizao poltica. d) Apenas nas sociedades subdesenvolvidas, uma vez que desenvolvimento , em grande parte, enfrentar esses trs problemas. e) Todas as respostas anteriores esto corretas. 3. Em um sistema de livre iniciativa privada, o sistema de preos restabelece a posio de equilbrio: a) Por meio da concorrncia entre compradores, quando houver excesso de demanda. b) Por meio da concorrncia entre vendedores, quando houver excesso de demanda. c) Por presses para baixo e para cima nos preos, tais que acabem, respectivamente, com o excesso de demanda e com o excesso de oferta. d) Por meio de presses sobre os preos que aumentam a quantidade demandada e diminuem a quantidade ofertada e diminuem a demanda, quando h excesso de demanda. e) Todas as alternativas anteriores so falsas. 4. A Curva de Possibilidades de Produo utilizada nos manuais de economia para ilustrar um dos problemas fundamentais do sistema econmico: por um lado, os recursos so limitados (escassez) e no podem satisfazer a todas as necessidades ou desejos; por outro, necessrio realizar escolhas. Essa curva, quando construda para dois bens, mostra: a) Os desejos dos indivduos perante a produo total desses dois bens. b) A quantidade total produzida desses dois bens em funo do emprego total da mode-obra.

c) A quantidade disponvel desses dois bens em funo das necessidades dos indivduos dessa sociedade. d) Quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes e com determinada tecnologia. e) A impossibilidade de atender s necessidades dessa sociedade, visto que os recursos so escassos. 5. Assinale a alternativa correta: a) A macroeconomia analisa mercados especficos, enquanto a microeconomia analisa os grandes agregados. b) A hiptese coeteris paribus fundamental para o entendimento da macroeconomia. c) No mercado de bens e servios, so determinados os preos dos fatores de produo. d) A questo de como produzir decidida no mercado de fatores de produo. e) Todas as alternativas esto erradas. 6. Num dado mercado, a oferta e a procura de um produto so dadas, respectivamente, pelas seguintes equaes: Qs = 48 + 10P Qd = 300 8P, onde Qs, Qd e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade procurada e o preo do produto. A quantidade transacionada nesse mercado, quando ele estiver em equilbrio, ser: a) 2 unidades. b) 188 unidades. c) 252 unidades. d) 14 unidades. e) 100 unidades. 7. Considerando-se os pontos A(p1,q1) = (12,8) e B(p2,q2) = (14,6), a elasticidadepreo da demanda no ponto mdio igual a: a) 7/13 b) +7/13 c) 13/7 d) +13/7 e) N.r.a. 8. Uma curva de procura exprime-se por p = 10 0,2q onde p representa o preo e q a quantidade. O mercado encontra-se em equilbrio ao preo p = 2. O preo varia para p = 2,04, e, tudo o mais mantido constante, a quantidade equilibra-se em q = 39,8. A elasticidade-preo da demanda ao preo inicial de mercado : 9. Admitidas as seguintes equaes: Qd = 4.000 500 P Qo = -2000 + 1.000 P Qual ser a quantidade e o preo de equilbrio?

S-ar putea să vă placă și