Sunteți pe pagina 1din 4

Teoria Marxista

Foi no estado alemo, agitado e cheio de problemas, que nasceu o marxismo. Essa teoria no foi concebida apenas por Karl Marx ( 1818 - 1883 ), ele teve uma colaborao ideolgica e financeira de Friedrich Engels ( 1820 - 1895 ). Eles escreveram em parceria o Manifesto Comunista ( 1848 ) e A ideologia alem. Algumas das obras de Marx foram O 18 Brumrio de Lus Bonaparte , Contribuio crtica da economia poltica, e a mais importante que foi O Capital. J Engels escreveu Anti-Dhring, A dialtica da natureza, A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado e outras. Eles formularam seu pensamento baseado na realidade social da sua poca, que era de um grande avano tcnico e aumento do controle da natureza pelo homem mas por outro lado, a classe trabalhadora sofria mais opresso e ficava cada vez mais pobre. Sua doutrina partiu do estudo dos economistas ingleses Adam Smith e David Ricardo e da filosofia de Hegel. Essa doutrina se compe de uma teoria cientfica, o materialismo histrico, e de uma teoria filosfica, o materialismo dialtico. Segundo o materialismo, o mundo material anterior ao esprito e este deriva daquele. Marx chama de infra-estrutura a estrutura material da sociedade, sua base econmica, que consiste nas formas pelas quais os homens produzem os bens necessrios sua vida. A superestrutura corresponde estrutura jurdico-poltica e a estrutura ideolgica. A posio do marxismo, que a infra-estrutura determina a superestrutura, mas ao tomar conhecimento das contradies, o homem pode agir ativamente sobre aquilo que o determina. As manifestaes da superestrutura passam a ser determinadas pelas alteraes da infra-estrutura decorrentes da passagem econmica do sistema feudal para o capitalista. O movimento dialtico da histria se faz por um motor, que a luta de classes. Essa luta acontece porque as classes tem interesses antagnicos. No modo de produo

capitalista essa relao de antagonismo se d porque o capitalista detm o capital e o operrio no possui nada, tendo que vender a sua fora de trabalho. A partir desse ponto, Marx formula uma de suas conceitos mais conhecidos que a mais-valia. Esse mais-valia concebida quando o trabalhador vende ao capitalista a sua fora de trabalho por um valor estipulado num contrato. Acontece que ele produz mais do que esperado, e como ele fica com tempo disponvel dentro da empresa ele produz um excedente que a mais-valia. Essa mais-valia no dividido com o trabalhador e fica nas mos do capitalista que vai acumulando o capital. A mais-valia portanto o valor que o trabalhador cria alm de sua fora de trabalho e apropriado pelo capitalista. Outro conceito que Marx constri o da alienao. O trabalhador quando vende a sua fora de trabalho se torna estranho ao produto que concebeu. Essa perda do produto causa outras perdas para o trabalhador, como a separao da concepo e execuo do trabalho, e ainda com o avano tecnolgico, ele fica sujeito ao ritmo da linha de montagem, no tendo controle sobre o seu ritmo normal de trabalho. Para que o trabalhador no se revolte, o capitalismo usa de mecanismos de introduo de ideologia na cabea das pessoas, para que estas se conformem com a situao de desigualdade.

O Socialismo
Para Karl Marx, a classe operria, organizada em um partido revolucionrio, dever destruir o Estado burgus e organizar um novo Estado capaz de acabar com a propriedade privada nos meios de produo. Esse novo Estado, que ele chama de ditadura do proletariado, dever liquidar a classe burguesa no mundo inteiro. Essa primeira fase chamada de socialismo, precisa de um aparelho estatal burocrtico, um aparelho repressivo e um aparelho jurdico. nessa fase que se dar a luta contra a antiga classe dominante, para se evitar a contra-revoluo. O princpio do socialismo : De cada um, segundo sua capacidade, a cada um segundo seu trabalho. A segunda fase, chamada de comunismo, e se define pelo fim da luta de classes e consequentemente o fim do Estado. Haveria um desenvolvimento prodigioso das foras produtivas, que levaria a uma era de abundncia, ao fim da diviso do trabalho em trabalho material e intelectual, e a ausncia de contraste entre cidade e campo e entre indstria e agricultura. O princpio do comunismo : De cada um, segundo sua capacidade, a cada um, segundo suas necessidades. Com a passagem para o comunismo, a luta de classes no mais seria entre dominantes e dominados, e sim entre as foras progressistas e as foras conservadoras.

Correntes marxistas contemporneas e as aplicaes do mtodo marxista .


Lnin ( 1870 - 1924 ), terico do marxismo, cujo verdadeiro nome era Vladimir Ilitch Ulianov, foi tambm um revolucionrio. Quando os socialistas revolucionrios, liderados pelos mencheviques, derrubaram os o czarismo em maro de 1917, Lnin se encontrava exilado na Sua. Retornando Rssia, liderou a faco dos bolcheviques, que tomou o poder em outubro do mesmo ano. O seu propsito era restabelecer a verdadeira concepo de Marx e Engels, deformada pela Segunda Internacional ( 1889 - 1914 ), a partir da qual alemes e franceses apoiaram a guerra imperialista de 1914. Ele tambm rompeu com o terico alemo Kautsky, acusando-o de oportunismo e de adotar posies no revolucionrias, alm de imprimir interpretaes positivistas e no dialticas ao pensamento marxista. Propunha a quebra do Estado burgus pela violncia e instaurar a ditadura do proletariado, e foi contra os anarquistas que achavam necessrio abolir o Estado imediatamente. Sob o seu comando, a Rssia se tornou Unio Sovitica, onde acabou com a propriedade privada, planificou a economia, fez reformas agrrias, nacionalizou bancos e fbricas. Leon Trtski ( 1879 - 1940 ) foi companheiro de Lnin nas lutas de 1917, e defendia revoluo permanente, que significa o prolongamento da luta de classes em nvel nacional e internacional, que gerar a guerra civil interna e a guerra revolucionria externa. Trtski foi muito perseguido pelo seu maior inimigo, Stlin, e refugiou-se no Mxico, onde foi assassinado por um stalinista. Joseph Stlin ( 1879 - 1953 ), foi o sucessor de Lnin no poder da URSS e fortaleceu o Estado ao ponto de transform-lo num regime totalitrio. Imprimiu ao socialismo um carter fortemente nacionalista, fortaleceu a polcia e o exrcito e desenvolveu o culto personalidade. Esteve menos preocupado com a teoria e mais com a formulao de mximas de ao. Aps sua morte, Kruchev assumiu o poder e promoveu o processo de desestalinizao. Rosa Luxemburg ( 1871 - 1919 ), natural da Polnia, ajudou na formao da Liga Espartaquinista e fundou o Partido Comunista Alemo. Defendia a tese da espontaneidade das massas e criticava o partido nico, cuja consequncia o governo ditadorial de uma minoria. Alertou severamente sobre os perigos da burocracia, que poderia levar supresso da democracia.

Antnio Gramsci ( 1891 - 1937 ) foi um dos mais importantes tericos italianos, preso durante catorze anos pela ditadura fascista. Mesmo no crcere, onde ficou at a morte, escreveu muito, enfatizando a crtica ao dogmatismo do marxismo oficial, que ao petrificar a teoria, impedia a prtica revolucionria .

S-ar putea să vă placă și