Sunteți pe pagina 1din 5

Pergunta Frequentes sobre Energia Solar

Qual a diferena entre energia fotovoltaica e as demais energias solares?


Existem, basicamente, dois usos dos raios solares como fonte de energia: o trmico e o eltrico. O primeiro pode ser feito de forma passiva, atravs de tcnicas modernas de arquitetura e construo que permitem maior iluminao natural aos ambientes, ou com o auxlio de coletores ou concentradores solares nestes casos, porm, a funo da energia gerada basicamente aquecer a gua. J a converso da energia solar em eltrica pode ocorrer por processo termoeltrico ou fotoeltrico. O termoeltrico conseguido atravs da juno de dois materiais semicondutores que, quando aquecidos pelo sol, provocam uma diferena de potencial entre as extremidades, gerando corrente eltrica; mas seu rendimento baixo e o custo do material, muito elevado, o que inviabiliza o uso comercial. O processo fotoeltrico, por sua vez, converte os ftons contidos na luz solar em energia eltrica, atravs do uso dos painis fotovoltaicos, formados por clulas solares.

Quais as vantagens econmicas da energia fotovoltaica?


parte do investimento inicial, com compra e instalao do equipamento, a energia eltrica gerada pelo sistema fotovoltaico no tem outros custos, dado que os painis demandam pouca manuteno. Com a evoluo tecnolgica, o prazo de retorno deste investimento inicial est cada vez menor. Alm disso, tal energia autossuficiente e, portanto, mais segura em termos de abastecimento, principalmente para os consumidores corporativos, para quem a falta de energia pode significar perdas de produo. A energia fotovoltaica tambm a soluo mais barata para a eletrificao de grandes propriedades rurais formadas por sistemas eltricos dispersos. Outro uso bastante vivel, principalmente para a iniciativa pblica, a eletrificao de comunidades remotas.

Posso instalar um sistema solar em minha casa para economizar energia?


Sistemas fotovoltaicos so utilizados em residncias como forma de economia de energia quando h legislao regulamentando quanto a venda do excedente gerado para a rede

eltrica, o que convertido em crditos para uso prprio. No Brasil, a ANEEL aprovou a regulamentao intitulada resoluo normativa que permite a conexo de um sistema residencial e viabiliza o investimento atravs do sistema de compensao energtico. Portanto, hoje j permitido e vivel a instalao de um sistema fotovoltaico residencial.

Posso instalar um sistema solar fotovoltaico em minha empresa?


Nos dias de hoje, a busca por iniciativas ecolgicas e sustentveis por parte das empresas grande. Como a tecnologia relativamente nova no Brasil e a popularizao no futuro inevitvel, a instalao hoje de um sistema solar, alm de atrair a ateno da mdia, pode ser utilizada para a gerao de material publicitrio e campanhas de marketing, o que trazem retornos considerveis, alm da economia gerada atravs do sistema de compensao energtico da resoluo normativa aprovada pela ANEEL. Tambm possvel, no caso de sistemas conectados a rede, disponibilizar na internet quanto da prpria energia a empresa est gerando e qual est sendo a reduo na emisso de gs carbnico na atmosfera.

possvel tornar-se completamente independente da rede eltrica utilizando energia solar?


Para se tornar independente da rede eltrica, necessrio um sistema autnomo, onde o armazenamento da energia feito por baterias. Esse tipo de sistema recomendado para locais onde no h rede eltrica, como fazendas e zonas . Em zonas urbanas, a viabilidade financeira indica um sistema conectado a rede.remotas

Quais as vantagens ambientais da energia fotovoltaica?


A interao entre o silcio e a luz solar, que gera a energia fotovoltaica, no produz resduos. Por isso, ela considerada uma fonte de energia limpa ou ecolgica. Alm disso, a radiao solar abundante e inesgotvel, com grande potencial de utilizao, enquanto o silcio, principal semicondutor utilizado nos painis fotovoltaicos, o segundo elemento mais encontrado na superfcie terrestre. Ou seja: uma soluo energtica sustentvel.

Quais as desvantagens da energia fotovoltaica?

Atualmente, o custo para se montar um sistema fotovoltaico maior que o de um convencional. Mesmo assim, um investimento que se paga no mdio prazo, j que no h conta mensal de luz. Alm disso, a durabilidade dos materiais (de 15 a 30 anos) vale o investimento. Outra boa notcia que, com o desenvolvimento e a disseminao da tecnologia, os custos tm cado ano a ano.

O que preciso para a instalao de painis fotovoltaicos?


Para maior eficincia do sistema, os painis fotovoltaicos devem ser instalados em posio e altura determinadas de acordo com a localizao da construo. Alm disso, necessrio calcular a quantidade de energia demandada e a radiao solar recebida a fim de definir o modelo e o tamanho dos painis. A instalao requer, ainda, inversores (para transformar a corrente eltrica direta em alternada) e baterias (no caso dos sistemas offgrid, em que preciso armazenar a energia gerada ao longo do dia).

Com energia solar fotovoltaica, possvel utilizar todos os aparelhos eltricos comuns?
Sim, a energia solar fotovoltaica tem os mesmos usos que a energia eltrica convencional. No entanto, necessrio um projeto de instalao de painis condizente com a demanda e a finalidade de consumo.

Ter uma usina fotovoltaica no telhado de casa barulhento?


No sistema fotovoltaico, a energia eltrica no gerada a partir de movimentos mecnicos. a interao entre o silcio cristalino e a luz solar que gera a liberao de eltrons para a corrente eltrica, e este processo silencioso.

A transformao da luz do sol em energia eltrica deixa resduos?


No. Por isto, a energia solar fotovoltaica considerada uma energia limpa.

Se a obteno de energia fotovoltaica depende do sol, h o risco de apago nos dias nublados? E noite?
A eficincia do sistema solar fotovoltaico depende, sim, da quantidade de luz recebida. Porm, mesmo em dias nublados h radiao mais do que suficiente para a gerao de energia. Alm disso, em localidades com condies climticas piores, o sistema pode ser potencializado aumentando-se a superfcie de contato (com painis fotovoltaicos maiores). No Brasil, todas as regies apresentam timas condies climticas. Como a energia produzida durante o dia fica armazenada em baterias, o abastecimento de energia garantido tambm durante a noite.

A energia do sol renovvel, mas o silcio no pode acabar?


O silcio, principal matria-prima utilizada na fabricao de painis fotovoltaicos, o segundo elemento qumico mais abundante na Terra, atrs somente do oxignio.

O que so sistemas fotovoltaicos off-grid e on-grid?


O sistema solar fotovoltaico chamado off-grid aquele que no est conectado rede eltrica convencional. Pode abastecer locais remotos, como propriedades rurais e embarcaes, e equipamentos isolados, como radares de autoestradas. Atualmente, o mais utilizado no Brasil. J o on-grid o sistema solar fotovoltaico conectado rede eltrica. Ele pode abastecer edificaes completas ou apenas algumas de suas instalaes por exemplo, cmeras domsticas de segurana. Em muitos pases onde o sistema on-grid amplamente utilizado, como Alemanha e Espanha, possvel que o proprietrio venda o excedente da eletricidade produzida por seu sistema fotovoltaico para a concessionria de energia, o que gera ainda mais economia.

Qual a situao atual da energia fotovoltaica no Brasil?


No Brasil, o potencial de energia fotovoltaica imenso, dados seus altos ndices de radiao solar. Atualmente, os governos e as concessionrias de servios pblicos so os

principais investidores, utilizando painis fotovoltaicos em sinalizao e fiscalizao rodovirias, iluminao pblica, telecomunicaes e outros. O projeto federal Luz Para Todos, que visa levar energia eltrica para comunidades isoladas e carentes, tambm faz amplo uso da energia fotovoltaica. No entanto, os sistemas fotovoltaicos on-grid ainda so uma grande novidade. Um dos principais obstculos tm sido o custo de compra e instalao dos painis que j est sendo ultrapassado graas ao avano da tecnologia, que tem reduzido o custo e aumentado a eficincia dos painis fotovoltaicos. A boa noticia no setor que a ANEEL aprovou a resoluo normativa que permite ao consumidores em baixa tenso, seja residencial, comercial, industrial, ou rural, o investimento em um sistema fotovoltaico que seja capaz de suprir parte ou toda sua demanda por energia eltrica. O retorno financeiro sobre esse tipo de sistema vem atravs da economia na conta de luz que diretamente relacionada ao percentual de energia gerado pelo consumidor. As oportunidades de iniciao de frentes de negcios na indstria fotovoltaica brasileira so diversas e esto abertas a todos aqueles que desejam comear uma atividade na rea de energias renovveis. A tecnologia fotovoltaica est representada por uma indstria em franco crescimento global e a utilizao de sistemas fotovoltaicos esta se tornando predominante em pases desenvolvidos e em desenvolvimento. Isso acontece, pois as fontes de energia suja esto cada vez mais restritas e, com o crescimento das economias emergentes, a tecnologia fotovoltaica surge como excelente alternativa de expanso da capacidade de gerao de energia eltrica.

S-ar putea să vă placă și