Sunteți pe pagina 1din 2

A Anvisa monitora os preos dos medicamentos que esto no mercado e auxilia tecnicamente no estabelecimento do preo de novos medicamentos.

Uma de suas atribuies exercer a funo de Secretaria Executiva da Cmara de Regulao do Mercado de Medicamentos (CMED), rgo interministerial responsvel por regular o mercado e estabelecer critrios para a definio e o ajuste de preos. Alm disso, a Anvisa monitora o mercado dos produtos para a sade e, no momento da solicitao ou revalidao de registro, rene informaes econmicas de algumas classes desses produtos.
Tecnovigilncia o sistema de vigilncia de eventos adversos e queixas tcnicas de produtos para a sade na fase de ps-comercializao, com vistas a recomendar a adoo de medidas que garantam a proteo e a promoo da sade da populao. A Tecnovigilncia visa segurana sanitria de produtos para sade ps-comercializao (Equipamentos, Materiais, Artigos Mdico-Hospitalares, Implantes e Produtos para Diagnstico de Uso "in-vitro").

Hemovigilncia um conjunto de procedimentos para o monitoramento das reaes transfusionais resultantes do uso teraputico de sangue e seus componentes, visando melhorar a qualidade dos produtos e processos em hemoterapia e aumentar a segurana do paciente. O monitoramento em hemovigilncia inicia-se com a identificao das reaes transfusionais os eventos adversos resultantes do uso teraputico de sangue e hemocomponentes pelos servios de sade que realizam assistncia hemoterpica. Tais reaes devem ser notificadas e transformadas em informaes que so utilizadas para identificar riscos e prevenir a ocorrncia ou recorrncia desses eventos adversos. A coordenao do Sistema Nacional de Hemovigilncia (SNH) feita pela Anvisa, na Unidade de Biovigilncia e Hemovigilncia (Ubhem) do Ncleo de Gesto do Sistema Nacional de Notificao e Investigao em Vigilncia Sanitria (Nuvig).

farmacovigilncia o trabalho de acompanhamento do desempenho dos medicamentos que j esto no mercado. As suas aes so realizadas de forma compartilhada pelas vigilncias sanitrias dos estados, municpios e pela Anvisa. Embora sejam formulados para prevenir, aliviar e curar enfermidades, os produtos farmacuticos podem produzir efeitos indesejveis, malficos e danosos. Essa dualidade, s vezes trgica, significativa para a sade pblica e torna a farmacovigilncia atividade indispensvel regulao sanitria em qualquer pas. A farmacovigilncia protege as populaes de danos causados por produtos comercializados, por meio da identificao precoce do risco e interveno oportuna.

Vigilncia Sanitria no Brasil

A Constituio Federal de 1988 afirma que a sade um direito social e que o Sistema nico de Sade (SUS) o meio de concretizao desse direito. A Lei Orgnica da Sade, por sua vez, afirma que a vigilncia sanitria de carter altamente preventivo uma das competncias do SUS. Isso significa que o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria (SNVS), definido pela Lei n 9.782, de 26 de janeiro de 1999, um instrumento privilegiado de que o SUS dispe para realizar seu objetivo de preveno e promoo da sade. O Sistema engloba unidades nos trs nveis de governo federal, estadual e municipal com responsabilidades compartilhadas. No nvel federal, esto a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Sade (INCQS/Fiocruz). No nvel estadual, esto o rgo de vigilncia sanitria e o Laboratrio Central (Lacen) de cada uma das 27 Unidades da Federao. No nvel municipal, esto os servios de VISA dos 5561 municpios brasileiros, muitos dos quais ainda em fase de organizao. Participam indiretamente do Sistema: Conselhos de Sade e Conselhos de Secretrios de Sade. Interagem e cooperam com o Sistema:

S-ar putea să vă placă și