Sunteți pe pagina 1din 13

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Disciplina: Direito Constitucional Prof.

: Fbio Tavares Aula n: 01

MATERIAL DE APOIO MONITORIA

NDICE I. Anotao de Aula III. Simulado IV. Lousa Eletrnica

I. ANOTAO DE AULA Teoria Geral da Constituio Conceito Origens Tipos de constituies/ classificaes Contedo Estrutura de constituio Supremacia de constituio Conceito de constituio a) Conceito Sociolgico Ferdinand Lassale b) Conceito Poltico Carl Schimitt c) Conceito Jurdico Hans Kelsen d) Conceito Culturalista Peter Haberle e) Dirigente J.J. Gomes Canotilho f) Fora Normativa Konrad Hasse

1. Conceitos de Constituio

a) Conceito Sociolgico. Conforme Ferdinand Lassale, os fatores reais do pode pertence sociedade, logo a constituio deve refletir tais fatores sobe pena de no ser uma constituio. Lassale costumava dizer que uma constituio que no reflita os anseios de sua sociedade, no passar de uma folha de papel em branco.

b) Conceito Poltico. Carl Schimitt; Constituio uma deciso poltica fundamental

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

Princpios e Direitos Fundamentais

Organizao Poltica do Estado Poderes Competncia Atribuies

Para Schimitt uma norma constitucional se limita atuao Estatal, logo deve se limitar a refletir as decises de Estado. -> Para Schimitt se a norma inserida na constituio no refletir uma daquelas decises polticas, no uma norma constitucional, mas sim uma lei constitucional.

Hans Kelsen X Carl Schimitt Normas Constitucionais Normas formais So todas as normas inseridas na constituio Normas materiais Princpios fundamentais Direitos fundamentais Organizao do Estado

Para Hans Kelsen, Carl Schimitt esta equivocado, pois toda e qualquer norma uma vez inserida no corpo de uma constituio j classificada como norma formalmente constitucional. Toda via algumas normas constitucionais alm de formais sero classificadas como materiais, desde que o dispositivo faa meno a um dos princpios fundamentais ou direitos fundamentais ou organizao poltica do Estado. Em contra partida para Carl Schimitt uma norma exclusivamente formal apenas uma lei constitucional. Existem normas formalmente constitucionais inseridas fora da constituio? Resp.: Atualmente sim, pois o STF entende que os tratados internacionais de direitos humanos aprovados em cada uma das casas legislativas em 2 turnos pelo quorum qualificado por 3/5 sero equivalentes as emendas constitucionais, logo sero normas formais fora da constituio. Art. 5, 3, CF. Normas constitucionais formais -> Inseridas fora do texto constitucional Regra no possvel Exceo STF art. 5,3, CF Art. 5 3, CF Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) (Atos aprovados na forma deste pargrafo). c) Conceito jurdico. Hans Kelsen As normas constitucionais so fundamentos de validade de todas as demais normas Constituio dotada de supremacia

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

Normas infraconstitucionais *Leis em sentido amplo (Regulamentos) *Leis em sentido amplo art. 59, II at VII, CF. Leis complementares Leis ordinais Delegadas Resolues Decretos legislativos Medidas provisrias

Por fim os regulamentos so atos provenientes da administrao pblica que sero elaborados nos termos e nos limites da lei em homenagem ao principio da legalidade administrativa. Em outras palavras a manifestao do poder normativo da administrao pblica. Teoria pura do Direito Direito uma cincia normativa

- Sentido jurdico positivo Validade na constituio

- Sentido lgico jurdico Norma hipottica fundamental Leis e Regimento A teoria pura do direito de Hans Kelsen apresenta dois sentidos: a) Sentido jurdico positivo: as normas infraconstitucionais devem buscar seu fundamento de validade na Constituio, pois ela a nica norma dotada de superioridade hierrquica (supremacia); b) Sentido lgico jurdico: as normas infraconstitucionais devem buscar seu fundamento de validade na constituio e a constituio deve buscar seu fundamento de validade na norma hipottica fundamental. -> Conceito jurdico de Hans kelsen e o STF O ordenamento jurdico brasileiro adota o conceito jurdico de Hans Kelsen que atualmente ganhou maior expressividade diante do surgimento do controle de supralegalidade. Sistema jurdico conforme o STF (atual) liderado pelo Min. Gilmar Mendes

Normas constitucionais

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

Constituio + emendas constitucionais (art.59, I, CF) + T. I. D. H(2casas+2Turnos+3/5) art. 5, 3, CF.

Normas Supralegais Tratados internacionais de Direitos Humanos art. 5, 2, CF.

Normas Infraconstitucionais Leis em sentido amplo (art. 59, II a VII, CF) + Regulamentos + Tratados Internacionais.

Com o advento da Emenda Constitucional n45 de 8 de dezembro de 2004 o sistema jurdico brasileiro, conforme o atual entendimento do STF liderado pelo min. Gilmar Mendes passou a adotar a tese dos blocos da constitucionalidade que outra coisa no se no dar aos tratados internacionais de direitos humanos um tratamento diferenciado, ou seja, classific-los como normas supralegais nos termos do art. 5, 2, CF ou como normas constitucionais nos termos do art. 5, 3, CF. Conforme a jurisprudncia do STF as normas supralegais esto localizadas em uma base intermedirias o que conduz o interprete a concluir que as normas infraconstitucionais devem buscar o seu fundamento de validade nas normas supralegais e devem buscar seu fundamento de validade nas normas constitucionais. Conforme Min. Celso de Melo ou posio minoritrio

Majoritria (atual) Gilmar Mendes Controle de Supralegalidade T.I.D.H->art. 5, 2, CF

STF Minoritria Celso de Mello Controle de Convencionalidade (Frana) T.I.D.H (at.5,3,CF) Norma Constitucional

Conforme o Min.Celso de Mello que lidera a corrente minoritria do STF o art. 5, 3, CF ineficaz, pois se o tratado internacional for de direitos humanos e sendo ele ratificado pelo Presidente da Repblica no ser uma norma Supralegal, mas na verdade uma norma constitucional conforme o art. 5, 2, CF. Art. 5, 2, CF - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

d) Cultural. Peter Haberle

Toda norma constitucional que fizer meno a cultura ou a educao uma norma constitucional cultural (citao do ministro Gilmar Mendes) nesta esteira conclumos que a atual constituio no titulo VIII capitulo III art. 205 a 217 dedica cultura e a educao logo a CF cultural.

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

e)Dirigente. Canotilho. Constituio Direitos Sociais Objetivos Fundamentais

- Programas Sociais - Polticas Pblicas

Conforme Canutilho as constituies dirigentes vo conduzir o Estado a cumprir metas polticas programas e objetivos traados pela prpria Constituio. Consoante a isto a CF que apresenta inmeros direitos sociais, que apresenta objetivos fundamentais que devero ser cumpridos e observados pelo poder Estatal nos conduz a seguinte concluso a CRFB/88 dirigente por fora dos arts. 6 e 3 da CF.

f) Conceito da fora normativa. Konrad Hasse Toda Constituio tem obrigatoriedade, mas a sua fora normativa depende do cumprimento. Hasse quer dizer que a constituio s ter eficcia jurdica se a sociedade como todo e o Estado cumprir o ditames constitucionais. A ttulo de exemplo podemos citar as constituies da ditadura militar que tinham direitos, mas que no eram observados pelo Estado o que denunciava uma norma constitucional sem eficcia normativa.

Origens das constituies Conforme a declarao universal dos direitos dos povos no so os Estados que estabelecem as regras, mas sim os prprios povos que iro definir quem estabelecem direitos e regras. Conforme art. 5 da prpria declarao dos povos que autodetermina. Artigo 5 Todo povo tem o direito imprescindvel e inalienvel autodeterminao. Determina seu estatuto poltico com inteira liberdade sem qualquer ingerncia estrangeira.

Consoante a isto podemos afirmar que o bero das constituies so as revolues. O candidato dever observar duas revolues a Americana 1776 e a Francesa de 1789 a 1799 a exata medida que a primeira deu origem constituio Americana dos EUA que foi promulgada em 14 setembro 1787 e graas a Revoluo Francesa nasceu a Constituio de 1791.

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

II. SIMULADO 3.1. (INSTITUTO CIDADES - 2010 - DPE-GO - Defensor Pblico) Quando se usa a expresso "a Constituio a soma dos fatores reais de poder", est se admitindo a concepo de constituio.

a) no sentido poltico, como deciso concreta de conjunto sobre o modo e forma de existncia da unidade poltica. b) no sentido sociolgico, pela qual se entende a constituio escrita apenas como uma "folha de papel". c) no sentido lgico-jurdico, como norma jurdica hipottica fundamental. d) no sentido jurdico-positivo, como norma positiva suprema que regula a criao de outras normas. e) no sentido histrico, como uma concepo do evoluir social em direo estabilidade.

3.2. (CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Ver texto associado questo Segundo Ferdinand Lassale, a Constituio de um pas somente pode ser considerada legtima se de fato representar o efetivo poder social, ou seja, se refletir as foras sociais que constituem o poder.

Certo

Errado

3.3. (CESPE - 2012 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico) Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla CF, sempre que empregada, se refere Constituio Federal de 1988.

Consoante a concepo sociolgica, a constituio de um pas consiste na soma dos fatores reais do poder que o regem, sendo, portanto, real e efetiva.

Certo

Errado

3.4. (FUNCAB - 2010 - DER-RO Procurador) Pedro Lenza anota que, no magistrio de J. J. Gomes Canotilho, este festejado autor portugus identifica a existncia de vrios movimentos constitucionais, como o ingls, o americano e o francs, definindo o constitucionalismo como uma ...teoria (ou ideologia) que ergue o princpio do governo limitado indispensvel garantia dos direitos em dimenso estruturante da organizao poltico-social de uma comunidade. Assinale a alternativa correta.

a) O totalitarismo constitucional vedado pela Constituio Federal de 1988, pois impede o florescer da constituio dirigente defendida por Canotilho.

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

b) A Constituio Federal de 1988 no contemplou a democracia participativa, pois estabeleceu que todo o poder emana do povo e por ele ser exercido por meio de representantes eleitos. c) A democracia direta prevalente sobre a democracia representativa, constituindo um sistema hbrido, aplicvel conforme a Constituio Federal de 1988. d) O resultado de plebiscito ou referendo tem natureza de consulta popular e no vinculante, podendo o Congresso Nacional editar lei ou Emenda Constitucional em sentido contrrio. e) A competncia para autorizar um referendo do Congresso Nacional, mas somente o Presidente da Repblica pode convocar um plebiscito.

3.5. (INSTITUTO CIDADES - 2011 - DPE-AM - Defensor Pblico) Quando se usa a expresso a Constituio norma pura, pura dever ser, a concepo de Constituio foi adotada:

a) no sentido poltico, como deciso concreta de conjunto sobre o modo e a forma de existncia da unidade poltica. b) no sentido jurdico, sem qualquer referncia fundamentao sociolgica, poltica ou filosfica. c) no sentido estrutural, como norma em conexo com a realidade social. d) no sentido total, com a integrao dialtica dos vrios contedos da vida coletiva. e) no sentido histrico, como uma concepo do evoluir social em direo estabilidade.

GABARITO: 3.1: B 3.2: Certo 3.3: Certo 3.4: C 3.5: B

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

III. LOUSA ELETRNICA

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

CURSO PARA AUDITOR E ANALISTA FISCAL Matria Professor Material de Apoio elaborado pelo monitor Nome

S-ar putea să vă placă și