Sunteți pe pagina 1din 3

SEGURANA PBLICA: PROBLEMA DE POLCIA?

H alguns dias temos visto uma srie de propostas, discusses, decises e aprovao de leis que nos trouxe reflexo e conduziu-nos a expressar em lpis e papel nossa preocupao com a atividade de segurana pblica no Brasil, que nos confunde e nos provoca a responder: o problema da Polcia? Com grande estranheza vimos recente aprovao do Projeto de Emenda a Lei Orgnica do Municpio de Campo Grande n 55/12, no dia 1 de outubro de 2012, que modificou o artigo 81 da referida Lei Orgnica, passando desde ento confusa competncia da Guarda Municipal de Campo Grande a de cuidar da integridade fsica dos cidados, dentre outras atribuies. Pior no fosse tal aprovao ainda maior sua justificativa, quando o proponente da emenda convence os nobres edis ao afirmando que tal rgo municipal pode atuar diariamente na preservao da ordem publica e da integridade fsica dos cidados. Ora, o prprio Supremo Tribunal Federal em julgamento de pelo menos trs aes diretas de inconstitucionalidade j decidiu que os rgos integrantes do sistema de segurana pblica estabelecidos no artigo 144 da Constituio Federal de 1988 numerus clausus e embora esteja prevista no 8 do mesmo artigo de nossa magna carta, a competncia da Guarda Municipal delimitada e no a inclui como rgo de segurana, portanto impossvel que caiba praticar atos de preservao da ordem pblica de competncia constitucional da Polcia Militar. Nossa nobre casa de leis municipal fabrica uma norma natimorta e inconstitucional, que pode causar uma baguna maior ainda no j to conturbado sistema de segurana pblica. No precisamos de mais um rgo, que para exercer a tarefa de preservao da ordem pblica, necessitaria de equipamentos adequados, legislao adequada, treinamento e experincia profissional para faz-lo, atributos que nossa gloriosa Guarda Municipal no tm e que, portanto demandaria tempo e dinheiro pblico, precisamos sim reaparelhar e acreditar em quem possui a competncia legal e larga experincia para atuar na preservao da ordem pblica.

Agora temos visto uma segunda discusso envolta ao tema a de conceder ou no o porte de armas aos Guardas Municipais, ora a lei n 10.826, de 22 de dezembro de 2003 permite tal concesso desde que satisfeitas algumas exigncias e nos cabe perguntar: estamos preparados para ter mais um rgo com atribuies inconstitucionalmente estabelecidas armada cuidando da integridade fsica do cidado campo-grandense? Outra discusso que nos preocupa relaciona-se ao trato de ocorrncias policiais de resistncia priso. Em nome da preservao dos Direitos Humanos v-se inverter a lgica das coisas e consequentemente proporcionar maior exposio do cidado e do agente do estado que se arrisca diariamente no cumprimento do dever funcional de preservar a ordem pblica. Em sntese a resoluo n 08 de 21 de dezembro de 2012 do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana ligada a Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia, editou orientao no sentido de que o policial envolvido em situaes de resistncia seja tratado inicialmente como homicida ou causador de leses corporais, at prova em contrrio, mesmo tendo atuado para preservao da ordem pblica, no estrito cumprimento do dever ou na legtima defesa prpria ou de terceiros. Para que possamos entender os reflexos desta mudana ao ser investigado pela prtica de homicdio, por exemplo, mesmo tendo atuado em razo da funo e para proteger cidado em perigo, o policial pode deixar de ser promovido, provocando prejuzos sua carreira profissional. Nesta discusso devemos analisar que profissional no mundo est disposto a enfrentar o crime, arriscar sua prpria vida e ainda quando age com os poderes investidos pelo estado e em razo da funo para proteger a si ou terceiros de mal injusto se ver diante de prejuzos financeiros, profissionais e morais? Que tipo de pessoa doravante estar disposta a isso no Brasil? No se discute a necessidade de apurao dos feitos policiais, como j realizado e neste sentido necessrio sim fazer avanos e aperfeioar o sistema, de forma que os policiais respeitem cada vez mais os limites legais estabelecidos, mas promover a inverso da lgica das coisas desejar que nossas crianas passem a brincar de polcia e ladro, desejando sempre ser o ladro, j que as condies impostas aos policiais so cada vez mais desproporcionais quelas impostas aos marginais da lei.

No bastasse isso as propostas de alterao do nosso cdigo penal pretende esvaziar nossas cadeias, que como sabemos no recupera a grande parte dos seus egressos que voltam a delinquir e se profissionalizam na prtica criminosa. E com certeza no desejaram retornar s situaes penosas do crcere. Neste sentido vimos ser reformado nosso Cdigo de Processo Penal por meio da Lei n 12.403, de 04 de maio de 2011, que desde 05 de julho de 2012, que prev a possibilidade de aplicao de medidas alternativas no lugar da priso preventiva, por exemplo, promovendo novo encontro do infrator da lei com nossas ruas. Nossa legislao tem apresentado tal como um amontoado de retalhos, recortes e cortes, so centenas de leis, decretos, resolues e decises, que causam uma confuso no cidado a quem recorrer e no policial como agir e at mesmo pra quem agir. Neste confuso cenrio essencial entender que segurana pblica no cincia exata, nem obtm respostas imediatas de determinaes escritas e sim um complexo sistema onde mltiplos fatores influenciam. problema de polcia sim, mas a soluo do engajamento de toda a sociedade. Nesta gangorra filosfica de idealistas, policilogos e fazedores de normas incompatveis com a realidade social que temos vivido ns integrantes do sistema de segurana pblica brasileiro, adaptando-nos as invenes na busca de produzir a to desejada sensao de segurana, clamada pelos verdadeiros cidados brasileiros que nos ombreiam nesta luta. WAGNER FERREIRA DA SILVA Major da Polcia Militar de Mato Grosso do Sul

S-ar putea să vă placă și