Sunteți pe pagina 1din 11

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL ENG. JAMES C.

STEWART Tcnico de Sistemas Eletroeletrnicos de Transportes Sobre Trilhos

Tcnicas de conexo de condutores

Paulo Ricardo Vinicius Oliveira Renan Batista

So Paulo 2013

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL Eng. JAMES C. STEWART Tcnico de Sistemas Eletroeletrnicos de Transportes Sobre Trilhos

Tcnicas de conexo de condutores

Trabalho sobre a tcnicas de conexo de condutores para a matria de Eletricidade Geral do curso Tcnico de Eletroeletrnica de Transportes Sobre Trilhos do Centro de Formao Profissional Eng. James C. Stewart.

So Paulo 2013

Sumrio
1.Objetivo.................................................................................................................... 3 2.Introduo................................................................................................................ 3 3. Materiais Utilizados................................................................................................. 4 5.Concluso................................................................................................... 6 1.Objetivo.................................................................................................................... 3 2.Introduo................................................................................................................ 3 3. Materiais Utilizados................................................................................................. 4 5.Concluso................................................................................................... 6

1. Objetivo Realizar tcnicas de conexo de condutores eltricos.

2. Introduo Um circuito eltrico composto por trs componentes: a fonte geradora, a carga e o condutor. Nesse relatrio nos furtamos a estudar os condutores e tcnicas de conexo. Um material condutor caracteriza-se por oferecer pouca resistncia passagem da corrente eltrica. Dos materiais mais utilizados com essa finalidade, esto o cobre e o alumnio. Em nossa experincia, utilizamos fios rgidos de cobre, para realizar tcnicas de conexo de condutores, prtica que deve ser bem dominada pelo profissional eletricista, por ocasionalmente ser necessrio tal procedimento. O cobre tem certas caractersticas que o torna um bom condutor, tais como: boa resistncia mecnica, resistividade (0,017mm2) e pode ser soldado em suas emendas

com estanho. Por isso, o condutor de cobre o mais utilizado em instalaes residenciais, comerciais e industriais. Os condutores possuem trs camadas: a cobertura, a isolao e o condutor, cada qual possuindo caractersticas mecnicas, eltricas e trmicas que os tornam resistentes eficazes em suas funes. Os condutores so constitudos por um ou vrios fios e recebem, respectivamente, os nomes de fio rgido e cabo. Em sala de aula utilizamos fios rgidos de cobre para realizarmos nossa experincia de emendas, procedimento realizado quando necessrio unir as extremidades de condutores de modo eficaz e seguro.

3. Materiais Utilizados Alicate de bico meia-cana Alicate Universal Canivete Fios rgidos de cobre Estanho Machadinha de eletricista Fita Isolante

4.Procedimentos:

Emendas, soldagem e isolao. Em um primeiro momento, antes de efetivamente realizarmos as emendas, recebemos orientao do docente e tambm do material didtico. Na prtica, utilizamos as ferramentas apropriadas, tais como alicates universal e de corte diagonal e canivete para decapar os fios rgidos, e com isso efetuarmos os seguintes tipos de emendas: prolongamento, derivao e rabo de rato.

4.1 Prolongamento desencapamos as pontas do fio com comprimento de 50x o dimetro nominal do cobre, respectivos 1,7 mm, que resultou em 855mm de decapagem. Posicionamos ambos os fios j desencapados com abertura de um ngulo obtuso de 120, ocasionando um cruzamento entre eles, com 9mm desde a parte com isolao natural at o ponto de cruzamento. Aps essa ao, a primeira volta da emenda foi realizada manualmente em sentidos opostos, causando um entrelaamento dos fios. Dando seqncia a emenda, utilizamos um alicate para concluir as voltas do condutor na parte desencapada, finalizando assim o prolongamento do condutor.

4.2 Rabo de rato desencapamos as pontas dos fios com comprimento de 50x o dimetro nominal de cobre. Cruzamos os fios e, manualmente, realizamos a primeira volta da emenda. Com o auxlio dos alicates, conclumos as voltas at o fim do condutor, de modo que as pontas ficassem no mesmo comprimento, da ento dobrou a parte emendada, e finalizao a emenda tipo rabo de rato.

4.3 Derivao O condutor que derivamos foi desencapado num comprimento de 50x o dimetro nominal do cobre.A regio do outro condutor onde efetuamos a emenda foi desencapada num comprimento de aproximadamente 10x o seu dimetro. Cruzamos, ento, o condutor em um ngulo de 90, em relao ao condutor principal, segurando-os com o alicate universal. O condutor derivado deve ser enrolado com os dedos sobre o principal, mantendo as espiras uma ao lado da outra, e um mnimo de 6 espiras. Utilizados os alicates, d-se o aperto final e o arremate.

4.4 Soldagens A soldagem das trs emendas foram feitas com a machadinha de eletricista. A mesma foi esquentada, e as emendas postas sobre a ferramenta, ocasionando o derretimento do estanho sobre o cobre, realizando assim a soldagem do material emendado. PO cuidado que tomamos foi no permitir que a isolao natural do fio fosse tambm atingida pela soldagem com estanho.

4.5 Isolaes o ultimo procedimento, aps as emendas e a respectiva soldagem, foi a isolao, feita com fita isolante, na qual envolvemos toda a emenda j soldada, e parte da isolao natural do fio.

5.Concluso

Realizados os trs tipos de emendas, nos quais prolongamento, rabo de rato e derivao, e em seguida a soldagem de ambos os trs, e suas respectivas isolaes com fita isolante, conclumos que quando forem necessrios tais procedimentos, devem-se unir as extremidades de condutores de modo eficiente para assegurar um contato eltrico perfeito e uma tima resistncia eltrica. Para isso, tais tcnicas de conexo de condutores tm suas prprias caractersticas, sendo orientadas as dimenses de corte, os cuidados necessrios, materiais adequados e ferramentas prprias assegurar uma tima conexo dos condutores.

6. Anexos I.Responde as questes abaixo: a. Cite duas principais vantagens que o cobre oferece em relao ao alumnio. Menor resistividade e maior resistncia mecnica.

b. Qual a diferena entre fio rgido e cabo nos aspectos construtivos e de utilizao? A diferena nos aspectos construtivos entre fio rgido e cabo que o cabo constitudo por vrios fios, j o fio rgido por apenas um fio. Em relao a utilizao, cada um tem suas utilizaes especficas

c. Quais foram as principais vantagens da mudana da escala AWG para a srie mtrica? Os fios e cabos passaram a a ter nova escala de seo padronizada em mm2 e seus materiais isolantes aumentaram de 60C para 70C. Com isso houve a aumento d densidade de corrente. Outra vantagem que essas sees so dadas em nmeros redondos.

II.Relacione a coluna de esquerda com a coluna da direita.

a. Cabo singelo b. Cabo mltiplo c. Isolao PVC d. Isolao EPR e.

(c) 70C ( ) Prolongamento (d) 90C (a) Condutor nico (b) Vrios condutores

7. Bibliografia Apostila Prtica de Eletricidade Geral SENAI CPTM

8.Fotos das emendas 8.1 Fotos das Emendas :

Emenda tipo Prolongamento de rato

Emenda tipo Rabo

Emenda tipo Derivao 8

8.2 Fotos das Emendas soldadas

Respectivamente, de cima para baixo: rabo de rato, prolongamento e derivao; ambas as trs j soldadas com estanho.

8.3 fotos das emendas soldadas e isoladas com fita isolante

Emenda tipo Prolongamento Rabo de rato

Emenda tipo

Emenda tipo Derivao 10

S-ar putea să vă placă și