Sunteți pe pagina 1din 6

A Carta aos Romanos uma carta inspirada que o apstolo Paulo enviou aos cristos judeus e gentios em Roma

a foi deveras boas novas para eles. Em vista do resgate provido por Jesus Cristo, os judeus e os gentios estavam em situao igual perante Deus, e, por exercerem f em Jesus Cristo, seriam declarados justos por Deus. Os judeus no mais estavam em servido Lei, e os gentios convertidos ao cristianismo no precisavam ser circuncidados para se tornar servos do Criador. Que boas novas! De fato, Paulo usa a expresso boas novas uma dzia de vezes nesta carta. Rom. 1:9, 17; 3:20-30. Quando e de onde escreveu Paulo esta carta? O livro de Atos e o prprio livro de Romanos tornam claro que Paulo escreveu esta carta enquanto estava em Corinto, por volta do ano 56 E. C. Na realidade, Paulo a ditou, sendo a escrita feita por um de seus colaboradores, Trcio.[1] Rom. 16:22. Como teve a congregao crist em Roma seu incio? possvel que fosse formada por judeus e proslitos que vieram a Jerusalm em Pentecostes de 33 E.C., ouviram as boas novas sobre Jesus Cristo, pregadas por Pedro e outros, foram batizados e depois voltaram a Roma. Atos 2:5, 10. Nesta carta, Paulo demonstra no s seu cordial amor pelos seus irmos em Roma, mas tambm boa sensibilidade. Em que sentido? Em que ele, repetidas vezes, quando teve motivos para aconselh-los ou corrigi-los, acrescentou como que uma expresso suavizadora. Por exemplo, depois de enfatizar que, perante Deus, o que conta a circunciso do corao, em vez de a circunciso da carne um ponto que alguns cristos judaicos acharam difcil de aceitar ele ento observa que, no obstante, os judeus eram favorecidos por Deus lhes ter confiado as proclamaes sagradas, quer dizer, as Escrituras inspiradas. Rom.

2:28

3:2.

Pode-se dizer que as cartas inspiradas de Paulo, de modo geral, tratam de trs campos de pensamento e atividade cristos: a exposio da doutrina crist, assuntos relacionados com ele pessoalmente e a exortao quanto conduta crist; isto se d tambm com Romanos. Ao desenvolver o tema de que a pessoa declarada justa base da f, Paulo usa o termo justo umas cinquenta e cinco vezes, em todas as suas cartas, e ele encontrado mais vezes no livro de Romanos, do que em qualquer outro livro do N.T. O termo relacionado,justia, tambm aparece proporcionalmente muito mais vezes em Romanos, do que em qualquer outro livro da Bblia inteira. Paulo comea por dizer que ele apstolo das boas novas, que no se envergonha disso e que o Justo viver em razo da f. (Rom. 1:1, 16, 17) Estas boas novas oferecem a esperana da vida eterna aos que se empenham em fazer o bem. Deus no parcial, e por isso, os gentios, embora no possuindo uma declarao das leis de Deus, tinham uma lei inscrita no seu corao. Rom. 2:7-16. Sem considerar quem talvez aceite ou no aceite a verdade da Palavra de Deus, no que se refere aos cristos, devem deixar Deus ser achado verdadeiro, embora todo homem seja achado mentiroso. (Rom. 3:4) Todos os homens nascem pecadores, e, sendo assim, ningum pode ser declarado justo pela Lei; antes, esta salienta a imperfeio e a pecaminosidade do homem. A parte da Lei, Deus tornou a justia disponvel pela f no sacrifcio de Jesus Cristo, no se admitindo assim nenhum motivo para jactncia. Para mostrar a superioridade da f sobre as obras da Lei, Paulo menciona que Abrao foi declarado justo por causa de sua f, mesmo j antes de ser circuncidado. Rom. 4:1-12.

Paulo passa a mostrar quo grande o amor expresso por Deus ao dar seu Filho, a fim de que morresse por ns, enquanto ainda ramos pecadores. Assim como o pecado e a morte sobrevieram a todos os homens por causa da desobedincia de um s homem, Ado, assim tambm, pela obedincia de um s homem, Jesus Cristo, muitos se tornaro justos e ganharo a vida. Rom. 5:12; 6:23. Portanto, todos os que esto em unio com Cristo, quer judeus, quer gentios, esto livres da condenao. Ao fazer tais provises, Deus no injusto, pois tem o direito de decidir as coisas. Exerceu este direito quando escolheu Isaque, em vez de Ismael, e Jac, em vez de Esa, bem como nos seus tratos com o Fara da antiguidade. Como Grande Oleiro, pode fazer com os vasos humanos o que bem entender; sim, tudo depende de Deus. Rom. 8:1; 9:626. Paulo enfatiza vez aps vez a importncia da f para se obter a salvao. Os que invocam o nome de Yehowah sero salvos, mas como podero invocar aquele de quem no ouviram falar, e como ouviro, a menos que algum pregue a eles? verdade que a grande maioria dos judeus deixou de aceitar a Cristo, mas isto no significava uma derrota para Deus. No, um restante deles aceitou a Cristo, assim como nos dias de Elias houve um restante de 7.000 que no haviam apostatado. Paulo ilustra ento como muitos judeus, iguais a ramos duma oliveira cultivada, foram decepados como membros prospectivos do descendente de Abrao, por sua falta de f em Jesus. Ramos duma oliveira brava foram enxertados em seu lugar, mas isto no motivo de jactncia, pois, caso lhes falte f, tambm podero ser decepados. As epstolas inspiradas de Paulo so deveras cartas pessoais,

repletas de itens informativos que fazem com que o conheamos melhor e o amemos tanto mais. Assim, depois de sua introduo, Paulo elogia os cristos em Roma pela sua forte f e revela seu amor a eles, por escrever: Desejo fortemente ver-vos, para vos conferir algum dom espiritual, com o objetivo de que sejais firmados; ou, antes, para que haja um intercmbio de encorajamento entre vs, cada um por meio da f que o outro tem, tanto a vossa como a minha. Rom. 1:11, 12. Na sua exposio, ele acrescenta um toque humano, caloroso, por inclu-los continuamente pelo uso do pronome pessoal ns, bem como por repetidas menes de si mesmo: as boas novas que eu declaro, estou falando em termos humanos, e assim por diante. No captulo sete ele fala da sua prpria luta com o pecado na carne. (Rom. 2:16; 6:19; 7:7-25) A seguir, ele fala sobre a sua tristeza por causa da descrena de seus irmos judeus, o que o induzia a rogar a Deus a favor deles. Tinha esta grande preocupao para com eles, embora fosse apstolo para as naes, quer dizer, para os gentios. Rom. 9:1-5; 10:1, 2; 11:13, 14, 25. No seu conselho para apresentarmos nosso corpo para o servio de Deus, Paulo nos exorta pessoalmente: Eu vos suplico, irmos, pelas compaixes de Deus. (Rom. 12:1) E os ltimos dois captulos tratam especialmente de seus assuntos pessoais. No captulo quinze, ele fala sobre a amplitude de suas atividades pregadoras, bem como sobre o seu desejo de pregar em campos ainda virgens. Menciona levar uma contribuio aos irmos necessitados em Jerusalm e pede que os irmos orem por ele. No seu captulo final, menciona vinte e seis cristos em Roma e envia-lhes saudaes, bem como a outros. Acautelaos contra certos perigos e ora pelo seu bem-estar espiritual.

Na sua carta aos romanos, Paulo d muita admoestao e encorajamento. Ele no do tipo que considera amplamente assuntos doutrinais sem abordar questes de conduta. Por exemplo, no captulo um ele fala sobre o furor de Deus contra homens mpios, que so inescusveis, uma vez que as qualidades de Deus podem ser vistas na criao. Contudo, apesar disso, conforme ele diz, eles persistem em adorar criaturas, em vez de o Criador, e entregam-se a toda sorte de imoralidade, merecendo por isso a destruio. No captulo dois, Paulo nos adverte contra julgarmos outros, enquanto ns mesmos fazemos as mesmssimas coisas pelas quais os julgamos. Aconselha tambm contra pregarmos que outros deviam guardar os mandamentos de Deus, quando, ao mesmo tempo, ns os violamos. Da, no captulo cinco, ele nos encoraja a exultar em tribulao, visto que isso nos leva a uma condio aprovada, a qual, por sua vez, conduz esperana e confiana. Visto que Cristo morreu por ns, devemos estar mortos para com o pecado e agora apresentar nossos membros como escravos justia, visando a santidade. Rom. 6:1-23. Em continuao, Paulo mostra que devemos cuidar das coisas do esprito, que significam vida, e que o esprito de Deus d testemunho aos que so seus filhos espirituais, de que realmente os so. Deus atua em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, e, por isso, se Deus por ns, quem ser contra ns? Sim, o amor de Deus to forte, que nenhum poder no cu ou na terra, passado ou futuro, nos pode separar deste amor. (Captulo 8) No captulo dez, ele enfatiza que precisamos tanto crer no corao, como fazer confisso com os lbios, para obter a salvao. No captulo 12, ele nos exorta a transformar nossa mente, para poder servir a Deus de modo aceitvel, e a ter terna afeio uns para com os outros.

Da, no captulo treze, Paulo apresenta motivos fortes para se obedecer s autoridades seculares, tais como no pagamento de impostos. Adverte novamente contra algum julgar outros, esta vez com respeito a alimentos; pois o reino de Deus no significa comer e beber. Antes, devemos preocupar-nos em fazer o que direito e viver em paz entre ns. Somos fortes? Ento suportemos com pacincia aqueles cuja conscincia fraca. Alm disso, ele nos faz lembrar que a Palavra de Deus foi registrada para nossa instruo, a fim de que, pelo seu consolo e por nossa perseverana, tivssemos esperana. (Rom. 15:1-4) E, na concluso, ele adverte contra homens egostas, que gostariam de causar divises, e aconselha-nos a ser sbios quanto ao que bom, mas inocentes quanto ao que mau. Deveras, tudo isso excelente admoestao! Que ns, hoje, tambm tiremos proveito igual, ao lermos esta carta e procurarmos aplic-la em nossa vida!

S-ar putea să vă placă și