Sunteți pe pagina 1din 11

A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

JANE DANIELE SEDRIM NUNES LUCIANA QUEIROZ DE FREITAS

A IMPORTNCIA DA INFORMAO CONTBIL DE ACORDO COM OS PARMETROS TICOS

Trabalho destinado apresentao para concorrncia ao Prmio FENECIC-2004, realizado em Belo Horizonte-MG, no Encontro Nacional dos Estudantes de Cincias Contbeis.

________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

IDENTIFICAO I-DOS AUTORES: Jane Daniele Sedrim Nunes, graduanda em Cincias Contbeis na Universidade Federal do Par,, cursando o 7 semestre.

E-mail: jsedrim@hotmail.com Fone: 8816-8745 (91) 3744-1953 Luciana Queiroz de Freitas, graduanda em Cincias Contbeis na Universidade Federal do Par,, cursando o 7 semestre.

E-mail: lucianaqfreitas@zipmail.com.br Fone: (0xx91) 8115-3446 Fax: (0xx91) 255-0107

II-DO ORIENTADOR: Jos Wilson Nunes Fernandes, graduado em Cincias Contbeis e em Pedagogia pela Universidade Federal do Par, Especialista em didtica, mestrando em Planejamento do Desenvolvimento da Amaznia pelo Ncleo de Altos Estudos da Amaznia, Professor do Departamento de Cincias Contbeis da UFPA e responsvel Tcnico da Empresa Jnior de Contabilidade da UFPA.

E-mail: jwcontador@uol.com.br

________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

RESUMO
O profissional contbil exerce papel fundamental na sociedade, pois a partir das informaes fornecidas por ele, que os usurios da contabilidade tomam decises empresariais. Diante desta concepo cabe um estudo acerca dos parmetros ticos Contbeis.

Tal estudo busca levantar algumas reflexes sobre os padres e princpios inerentes conduta do contador, tendo em vista a questo da maquiagem contbil. A reviso de literatura centra-se na tica contbil e as consideraes so tecidas sobre a manipulao das demonstraes contbeis e dos Crimes tributrios.

________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

4 A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

A IMPORTNCIA DA INFORMAO CONTBIL DE ACORDO COM OS PARMETROS TICOS

INTRODUO

O presente artigo tratar sobre a relevncia da informao contbil de acordo com os parmetros ticos, evidenciando a necessria responsabilidade do profissional contbil diante da manipulao de Demonstraes Contbeis e dos Crimes Tributrios.

Ser abordada a imagem do contabilista sob o enfoque tico das fraudes em balanos e dos crimes tributrios, enfatizando a importncia da gerao de informaes contbeis realistas aos diversos usurios da Contabilidade.

A RELEVNCIA DA INFORMAO CONTBIL

A Cincia Contbil, como cincia social, tem por fim produzir informaes verdicas sobre o patrimnio empresarial para os seus demais usurios, os quais possuem interesses naquelas.

Tais informaes, alm de verdadeiras, devem ser ntegras e claras quanto s quantidades e qualidades dos termos fsicos e monetrios da entidade (NBC-1).

De acordo com Fortes (2001:52) Ainda no foi inventado um sistema de registro, controle e anlise patrimonial para a gesto do patrimnio das entidades que seja mais eficiente do que a contabilidade. E a partir dessas informaes geradas pela contabilidade que os usurios tomam decises empresariais, sempre em busca de seus interesses pessoais.

TICA: O PARMETRO ESSENCIAL NO EXERCCIO DA PROFISSO CONTBIL

Segundo Pegoraro (1999:11) ...somente o ser humano tico ou a-tico, isto , a partir de decises e aes, o ser humano constri sua imagem ao longo de sua vida, tem em suas mos a possibilidade de escolher o caminho que deseja, sendo este o da justia ou no. ________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

5 A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

Assim, a tica intervm como direcionamento justia entre os homens, orientando o comportamento de cada indivduo num contexto social, do contrrio perdem-se nos caminhos que levam a desonestidade e desumanidade.

A tica importante em nossas vidas, pois busca superar os conflitos sociais, os quais, geralmente, so gerados pela disputa de bens materiais, ou seja, conflitos de interesses de uma sociedade.

Os profissionais de contabilidade, no exerccio de suas atividades, produzem informaes que afetam diretamente a vida das pessoas, das entidades, do Fisco, de investidores, de clientes, de credores, de administradores e demais usurios, sem beneficiar qualquer um em particular.

Para alcanar o objetivo que dele se espera, o contabilista necessita estabelecer em seu comportamento determinadas condies e caractersticas, as quais referem-se integridade nos servios, boa conduta profissional, objetividade, competncia, confidencialidade, alm de agir sempre de acordo com o Cdigo de tica Profissional de sua classe e com a tica de modo geral.

A tica que diz respeito aos princpios e valores de uma sociedade, no que tange a Cincia Contbil refere-se ao comportamento ideal e sadio que o contador deve possuir, o qual levar credibilidade, respeito e valorizao profissional perante seus clientes. Obedecendo orientao desta cincia da moral, o profissional contbil estar desenvolvendo sua capacidade de exercer suas funes, de opinar livremente, de guardar segredos...enfim, de melhorar a qualidade de seus servios.

O PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE PERANTE AS FRAUDES EM BALANOS

Os maiores problemas ticos de uma sociedade consistem em distinguir os interesses pessoais da responsabilidade social, e esta situao piora quando encontra-se em uma poca de desempregos e ntidas concorrncias por espao no mercado de trabalho, e s vezes o contador v- se em difcil dilema: aceitar as propostas impostas pelos empresrios, as quais ________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

6 A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

so conflitantes aos princpios contbeis, ou no prestar o servio e seguir a deciso em que caminha ao lado da tica. A todo momento, o profissional contbil posto em situaes similares, em que obriga- se a optar por uma das alternativas, e s vezes, infelizmente, a escolha refere- se quela anti-tica, como o caso da arte de manobrar Demonstraes Contbeis, mais conhecida como o lado ilcito da Contabilidade Criativa.

Segundo Naser (2003:46), A contabilidade criativa o resultado da transformao das cifras contbeis de aquilo que realmente so para aquilo que aqueles que a elaboram desejam que sejam, aproveitando-se das facilidades que as normas existentes proporcionam, ou mesmo ignorando-as.

Nos escndalos americanos, como os casos ENRON, WorlCom e Xerox(2002) entre outros, as razes para as manobras intencionadas estavam fundamentas no objetivo de atrair investimentos para as instituies. J no Brasil, como disse Carlos Alberto Bifulco (na poca, presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanas), ...no existe essa fria para produzir resultados, porque as opes de compra de aes mais rara (sic)(Jornal O Liberal, em 21/07/2002). A Contabilidade Criativa, no Brasil, aparece encenada nos crimes tributrios, isto , esses artifcios so utilizados a fim de proporcionar a diminuio da carga tributria.

Essa distino entre os propsitos da Contabilidade Criativa norte-americana e da brasileira explicado, pois os principais usurios daquela so os seus empreendedores e investidores (os quais esto sempre interessados na segurana dos seus investimentos e no retorno destes), enquanto que o principal usurio desta o Fisco, o qual visa o aumento de arrecadao de tributos por parte das instituies.

Entretanto, a maquiagem contbil possui seu lado legal que o Planejamento Tributrio, o qual consiste na realizao de uma economia lcita de tributos, objetivando a reduo da carga tributria para o contribuinte. O Planejamento tributrio Empresarial uma necessidade de sobrevivncia no mercado (http://www.classecontbil.com.br, 2004:2).

________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

7 A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

A RESPONSABILIDADE DOS CONTABILISTAS MEDIANTE OS CRIMES TRIBUTRIOS

A profisso Contbil uma atividade muito sujeita a questionamentos com relao ao exerccio da profisso, especialmente sob o mbito tributrio, cuja legislao no Brasil muito complexa e instvel.

Segundo Fortes (2001:99) o profissional contbil, pela prpria natureza do seu trabalho, est vinculado intimidade da empresa, estando sujeito a questionamentos ticos, especialmente sobre o sigilo das informaes.

A realidade tributria do Brasil

A realidade tributria no Brasil bastante complexa, pois traz um custo financeiro enorme s empresas e causa insegurana, j que o contribuinte vive em constante dilema de estar ou no cumprindo com as obrigaes exigidas pelo Fisco, o que vem tornando cada vez mais difcil o desempenho da atividade econmica e fazendo crescer a resistncia ao tributo. Enquanto de um lado crescem os ndices de inadimplncia, de outro aumenta a presso fiscal, na busca de controlar a conduta do contribuinte, de modo a no permitir que este fuja do dever de pagar o tributo.

Algumas empresas, que se acham vtimas de uma carga tributria e previdenciria elevadas, julgam-se no direito de reduzir os seus encargos, atravs da omisso de dados contbeis, subtraindo de forma fraudulenta os montantes devidos ao Fisco, procedimentos estes que levam sonegao, fraudes, evaso fiscal e etc.

Neste contexto, de grande relevncia o papel do contabilista, e sua eventual responsabilidade pela sonegao fiscal no pode ser ignorada, haja vista que poucas profisses se expem tanto corrupo quanto a contabilidade.

________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

8 A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

O que so Tributos? De acordo com o CTN, Lei 5.172/66, art. 3, Tributo uma prestao pecuniria compulsria que no constitui sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

O tributo caracterizado pela compulsoriedade, pelo pagamento em dinheiro ou valor equivalente, pelo seu carter no punitivo, pela previso legal e pela sua cobrana vinculada sem margem de discricionariedade, ou seja, o tributo ato administrativo vinculado porque no deixa margem para o administrador escolher convenincia e a oportunidade do ato.

Definio de Crimes Tributrios

Segundo o art. 1, da Lei 8.137/90, Constitui crime contra a ordem tributria suprimir ou reduzir tributo, ou contribuio social e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: I- omitir informao, ou prestar declarao falsa s autoridades fazendrias; II- fraudar a fiscalizao tributria, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operao de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal; III- falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo operao tributvel; IV- elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato; V- negar ou deixar de fornecer, quando obrigatrio, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestao de servio, efetivamente realizada, ou fornec-la em desacordo com a legislao.

Responsabilidade por crimes tributrios

O art. 136 do CTN, diz: A responsabilidade por infraes tributrias objetiva, independendo da inteno com que foram praticadas e da efetividade, natureza e extenso dos efeitos do ato, salvo disposio legal em contrrio. Porm, a responsabilidade do contribuinte poder ser excluda se o mesmo puder provar que no houve descuido ou negligncia, nem inteno de lesar o Fisco. Os responsveis por crimes tributrios, a princpio, s podem ser pessoas fsicas maiores de 18 anos. Assim no caso de Crimes praticados atravs de Entidades (pessoas jurdicas), o sujeito ativo do delito ser a pessoa fsica que atravs da Entidade executou o ato. ________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

9 A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

Entretanto h uma exceo, que so as infraes penais contra o meio ambiente, que segundo a Lei 9.605/98, Nesta e apenas nesta situao, pode uma pessoa jurdica vir a responder por ilcito penal por deciso de seus dirigentes, no interesse ou benefcio da mesma.

Como foi exposto, o responsvel por crimes tributrios, na maioria das vezes, a pessoa fsica que o pratica, logo o profissional contbil, que o responsvel pelo registro de todos os fatos que envolvem valores econmicos e financeiros da empresa, pela elaborao e pela anlise dos demonstrativos contbeis, que responder por atos ilcitos que poder vir a praticar atravs da empresa.

A responsabilidade do profissional contbil por crimes tributrios confirmada pelo Decreto - Lei n 5.844, de 1943, art. 39, 1, que est em pleno vigor e Determina de forma objetiva que o contador e o tcnico em contabilidade, dentro do mbito de sua atuao e no que se referir parte tcnica, sero responsabilizados, juntamente com os contribuintes, por qualquer falsidade dos documentos que assinarem e pelas irregularidades de escriturao praticadas no sentido de fraudar o imposto.

________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

10 A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

CONCLUSO

De acordo com o exposto, inevitvel a afirmao de que a informao contbil, alicerada pelos parmetros ticos, imprescindvel para a otimizao do exerccio da profisso contbil, j que os usurios da contabilidade esperam transparncia nas informaes prestadas.

Entretanto, o contador um profissional, que est constantemente exposto questionamentos ticos, que se devem ao fato de que os mesmos esto diretamente ligados aos fatos econmicos e financeiros das empresas, nas quais atuam ou prestam servios. E muitos desses profissionais optam por realizar prticas ilcitas, manipulando de forma anti-tica os Demonstrativos Contbeis da empresa.

Tais prticas de manipulao dos Demonstrativos, mais conhecidas como contabilidade criativa ilcita, permitem a distoro dos dados contbeis, com a finalidade de atrair investimentos para a empresa, ou, como mais comum no Brasil, para reduzir a carga tributria, o que se caracteriza em crime contra a ordem tributria.

Enfim, essas prticas afetam diretamente a maior responsabilidade do profissional contbil, que a de gerar e transmitir a todos os seus usurios a imagem fiel da entidade, isto , a maquiagem contbil provoca uma descredibilidade nas informaes contbeis e na postura tica do profissional.

________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

11 A importncia da Informao Contbil de Acordo com os Parmetros ticos

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

AGNCIA ESTADO, Brasil no est totalmente imune Criatividade Contbil. O Liberal. Belm, 21/07/2002. CARDOZO, Jlio Srgio. A fratura exposta da contabilidade. Gazeta Mercantil Norte, p.02, 06/03/2002. COSENZA, Jos Paulo e. A auditoria da Contabilidade Criativa. RBC. n143, p.4361,2003. FIPECAFI, tica Geral e Profissional em Contabilidade. 2 ed. So Paulo: Atlas, 1997. FORTES, Jos Carlos. Manual do Contabilista. Belm: Celigrfica, 2001. FUHRER, Maximilianus Cludio Amrico e. Resumo de Direito Tributrio. 12 ed So Paulo: Resumos, 2003. LAKATOS, Eva Maria & Marconi, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Cientfico. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1992. SAGUAS, Jos Roberto. A boa lio do caso Enron. Gazeta Mercantil, p.3, 18/02/2002. PEGORARO, Olinto. tica justia. 4 ed. Petrpolis: Vozes, 1999.

LEGISLAO: CTN- Cdigo Tributrio Nacional. NBC- Normas Brasileiras de Contabilidade

SITES: http://www.classecontabil.com.br Portal da Classe Contbil http://www.crc.org.br/desenvolvimento/comunicao/revista/129/perfil.htm http://www.lopesdesa.com.br/contacriativa.htm http://www.soleis.adv.br/sonegaofiscal.htm

________________________________________________________________________
Jane Sedrim e Luciana Freitas, graduandas em Cincias Contbeis da UFPA.

S-ar putea să vă placă și