Sunteți pe pagina 1din 2

Nome:_____________________________________________ 1Ano Ensino Mdio Bloco A II Subindo com velocidade constante. 1.

. Um bloco de massa 10 kg movimenta-se numa mesa III - Descendo com acelerao constante de 3 m/s2 horizontal sob a ao de uma fora horizontal de 30 N. A fora IV - Descendo com velocidade constante. de atrito entre o bloco e a mesa vale 20 N. Determine a a) Porque se pode concluir que a resultante das foras acelerao do corpo. dirigida para cima? b) A fora que traciona o fio sobre o elevador deve ser maior 2. Sobre as situaes a seguir, represente as foras sobre os ou menor que o peso? blocos e determine a fora normal entre a superfcie e o bloco c) Qual o valor da Fr se o elevador (completo, pessoa e o para as trs representaes. prprio elevador) tem massa de 100 kg? d) Qual o valor do Peso sobre o elevador? e) Qual o valor da fora de trao sobre o elevador? a) Se massa do bloco 5 kg e F = 10 N 9. Um slido de massa 5 kg puxado sobre um plano horizontal b) Se massa do bloco 2 kg e F = 10 N por uma fora horizontal de 25 N. O coeficiente de atrito entre c) Se massa do bloco 1 kg e F = 10 N o slido e o plano 0,2. 3. Suponha que uma pessoa de massa igual a 50 kg esteja a) Qual a fora de atrito? suspensa numa corda, como na ilustrao abaixo. A outra b) Qual a acelerao do corpo? extremidade dessa corda est presa num bloco de massa de 56 10. Um bloco de massa 3,0 kg pressionado contra uma kg que est em repouso em uma superfcie plana. parede vertical por uma fora F conforme ilustrao. Considere Supondo que a acelerao da gravidade local igual a a gravidade como 10m/s2, o coeficiente de atrito esttico entre 2 10 m/s , determine o valor da fora de reao normal o bloco e a parede como 0,20 e o coeficiente de atrito cintico trocada entre o bloco e a superfcie onde est apoiado. como 0,15. O valor mximo da fora F para que a) 500 b) 560 N c) 160 N d) 100 N e) 60 N o bloco desa em equilbrio dinmico de: 4. Os blocos representados abaixo possuem todos massas a) 125 N b) 200 N c) 250 d) 150N iguais a 8 kg e a fora aplicada (existente apenas na segunda e Bloco B terceira figura) vale 70 N. Para cada caso, determine: 1. Quais so os fatores que influenciam no atrito? Em que direo atua a fora de atrito? 2. Como o atrito pode ser reduzido? E aumentado? a) Fora peso b) Fora de trao c) Fora aplicada 5. Na Terra, a acelerao da gravidade em mdia 9,8 m/s2, e na Lua 1,6 m/s2. Para um corpo de massa 5 kg, determine: A) o peso desse corpo na Terra. B) a massa e o peso desse corpo na Lua. 6. Uma pedra de peso P gira em um plano vertical presa extremidade de um barbante de tal maneira que este mantido sempre esticado. Sendo Fc a resultante centrpeta na pedra e T, a trao exercida sobre ela pelo barbante e considerando desprezvel o atrito com o ar, seria adequado afirmar que, no ponto mais alto da trajetria, atua(m) na pedra: a) as trs foras P, T e Fc. b) apenas a fora P. c) apenas as duas foras Fc e P. d) apenas as duas foras Fc e T. e) apenas as duas foras P e T.
[

c)

3. Se um bloco de 2 kg sobre uma superfcie reta e plana est sujeito ao de uma fora de 20 N na direo do movimento e sofre uma fora de atrito de intensidade de 5N, qual ser a acelerao adquirida pelo mesmo? 4. Enquanto um motorista de um carro tentava tirar o carro do lugar depois de atolado, seu amigo subiu sobre o carro para auxiliar a sada. Explique. 5. Sobre as situaes a seguir, represente as foras sobre os blocos e determine a fora normal entre a superfcie e o bloco para as trs representaes.

a) Se massa do bloco 15 kg e F = 100 N b) Se massa do bloco 20 kg e F = 200 N c) Se massa do bloco 10 kg e F = 300 N 6. (Ufmg) Nessa figura, est representado um bloco de 2,0kg sendo pressionado contra a parede por uma fora F. O coeficiente de atrito esttico entre esses corpos vale 0,5, e o cintico vale 0,3. Considere g=10m/s2.A fora mnima F que pode ser aplicada ao bloco para que ele no deslize na parede a) 10N. b) 20N. c) 30N. d) 40N. e) 50N. 7. Na superfcie congelada de um lago, praticamente no existe atrito. Um carro poderia, a partir do repouso, entrar em movimento sobre uma superfcie assim? Explique. 8. Os blocos representados a seguir possuem massas e as foras adicionais representados em alguns pontos da tabela a seguir. Complete-a, inserindo 0 quando a fora no existe ou

7. A seguir so dadas algumas situaes nas quais existe fora centrpeta (em curvas). So feitas algumas modificaes. a) Dobrar o raio e manter massa e a velocidade constante. b) Dobrar a massa e manter a velocidade e o raio constante. c) Dobrar a velocidade e manter a massa e o raio constante. d) Dobrar a massa e o raio, mantendo a velocidade constante. e) Dobrar a velocidade e o raio, mantendo a massa constante. 8. A seguir so apresentadas situaes com um elevador. Responda as questes para cada uma das situaes. I - Subindo com acelerao constante de 3 m/s2.

quando se anula com outra.

massa 10 kg 10 kg 10 kg 5 kg 5 kg 5 kg Peso Normal Trao Atrito Fora F 20 N 20 N 10 N 50N 50 N 9. A tabela a seguir representa algumas grandezas que podem (ou no) variar de acordo com a situao. Complete a tabela. Terra Lua Jpiter Planeta Local desoafastado nhecido de qualquer corpo. massa 10 kg 20 kg 10 kg 10 kg g 10m/s2 1,6 m/s2 27 m/s2 Peso 100 N 200 N 10. A Figura mostra a trajetria de um trenzinho que se move com velocidade de mdulo constante percorrendo cinco arcos de crculo de raios R0, 2R0 e 3R0. Ordene em ordem decrescente os arcos, de acordo com a intensidade da fora centrpeta que age sobre um passageiro do trenzinho. 11. Dado, na figura abaixo, que g = 10 m/s, m = 20 kg, coeficiente de atrito esttico = 0,3, coeficiente de atrito dinmico = 0,2. Verifique se o bloco entra ou no entra em movimento nos casos: a) F = 40 N b) F = 60 N c) F = 80 N 12. Um corpo de 80N de peso est em repouso, apoiado sobre uma superfcie horizontal de coeficiente de atrito esttico e= 0,3 e coeficiente de atrito cintico c= 0,2. Determine: a) a fora horizontal mnima capaz de fazer o corpo se mover. b) a fora horizontal mnima necessria para manter o corpo em movimento. 13. Uma caixa de 4 kg encontra-se apoiada em uma superfcie, indicada pela figura abaixo. Sobre esta situao: a) Preencha a tabela abaixo com as foras que atuam no corpo. Peso Normal Trao Atrito Fora Adicional Existe? Sim ou no? b) Copie a figura e desenhe as foras que agem sobre o corpo. c) Calcule cada uma delas. 14. Uma caixa de 4 kg encontra-se apoiada em uma superfcie e uma pessoa empurra esta caixa para baixo com uma fora de 20 N, indicada pela figura abaixo. Sobre esta situao: a) Preencha a tabela abaixo com as foras que atuam no corpo. Peso Normal Trao Atrito Fora Adicional

Existe? Sim ou no? b) Copie a figura e desenhe as foras que agem sobre o corpo. c) Calcule cada uma delas. 15. Uma caixa de 5 kg encontra-se apoiada em uma superfcie e uma pessoa puxa esta caixa para cima com uma fora de 20 N, indicada pela figura abaixo. Sobre esta situao: a) Preencha a tabela abaixo com as foras que atuam no corpo. Peso Normal Trao Atrito Fora Adicional Existe? Sim ou no? b) Copie a figura e desenhe as foras que agem sobre o corpo. c) Calcule cada uma delas. 16. Dado, na figura abaixo, que g = 10 m/s, m = 20 kg, coeficiente de atrito esttico = 0,3, coeficiente de atrito dinmico = 0,2. a) Qual a equao que se calcula fora de atrito? b) Qual a maior fora que podemos aplicar ao corpo antes que o mesmo entre em movimento? c) Sabemos que depois que o objeto entra em movimento, a ora de atrito diminui at um valor menor que o mximo antes de entrar em movimento. Qual este valor? d) O bloco entra em movimento se a fora aplicada for de 40 N? Se sim, determine a acelerao. e) O bloco entra em movimento se a fora aplicada for de 60 N? Se sim, determine a acelerao. f) O bloco entra em movimento se a fora aplicada for de 80N? Se sim, determine a acelerao. 17. Pela segunda lei de Newton, FR = m.a. Lembramo-nos muito bem que FR = fora resultante, ou seja, pode ser determinada pela ao de outras foras. Sendo assim, se um bloco de 5 kg recebe uma fora de F = 20 N e acelera 3 m/s2, responda: a) Alm da fora motora de 20 N,existe outra? Provavelmente seja qual? b) Determine o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfcie. 18. Um bloco de massa 2 kg deslocado horizontalmente por uma fora F = 10 N, sobre um plano horizontal. A acelerao do bloco 0,5 m/s2. Calcule a fora de atrito. 19. Um corpo de massa igual a 5 kg, repousa sobre um plano horizontal. O coeficiente de atrito entre o corpo e o plano 0,1. Que fora horizontal deve ser aplicada para se obter uma acelerao de 3 m/s2? 20. Massa diferente de peso? Explique. 21. Um slido de massa 5 kg puxado sobre um plano horizontal por uma fora horizontal de 25 N. O coeficiente de atrito entre o slido e o plano 0,2. A) Qual a fora de atrito? B) Qual a acelerao do corpo? Dado: g = 10 m/s 2. 22. Um bloco, representado abaixo, se move com velocidade constante. a) Sendo assim, qual a fora resultante sobre o corpo? b) Sendo a fora F = 20 N, qual o valor da fora de atrito? Qual o valor da fora normal? c) Determine o coeficiente de atrito.

S-ar putea să vă placă și