Sunteți pe pagina 1din 8

A CRIAO DE ENJEITADOS EM VILA RICA: A PERMANNCIA DA CARIDADE (1775-1850)

Luciana Viana Ferreira - UFOP

RESUMO: Este trabalho busca entender as medidas assistenciais da Caridade e da Filantropia destinadas s crianas enjeitadas de Vila Rica, no perodo de 1775 a 1850. Para tal anlise utilizamos como mtodo de pesquisa a comparao e a execuo desses dois auxlios tanto em Portugal quanto na Amrica Portuguesa. Por esse motivo, examinamos algumas instituies como a Santa Casa de Misericrdia e o Senado da Cmara, que desempenharam no perodo retratado o papel assistencial da Caridade e da Filantropia em todo o Imprio Portugus. Ao analisarmos esses auxlios, percebemos que vrias foram s leis advindas da Coroa Portuguesa com relao criao dos enjeitadas. Dessa forma, avaliamos como essas leis foram recebidas na Amrica Portuguesa. Palavras-Chave: polticas assistenciais; Caridade e Filantropia; crianas enjeitadas. A proposta deste trabalho tentar compreender o alcance da atuao das medidas assistenciais da Caridade e da Filantropia em relao s crianas enjeitadas, de Vila Rica, no perodo entre 1775 a 1850. Para tal analise, utilizamos como mtodo de pesquisa a comparao e a execuo desses dois auxlios tanto em Portugal, quanto na Amrica Portuguesa.
Nesse intuito, analisamos instituies como a Santa Casa de Misericrdia e o Senado da Cmara, que exerceram a funo assistencial da Caridade e da Filantropia em todo o Imprio Portugus.

A escolha do perodo temporal descrito acima ocorreu em funo da substancial mudana na atuao do Estado em relao ao cuidado com os enjeitados. O Estado assumiu neste momento uma funo assistencialista, regulando e fiscalizando os recursos destinados as Santas Casas de Misericrdia principal instituio que recebia a Roda dos Expostos.1 Este fato ocorreu no momento - perodo pombalino - em que houve uma maior preocupao com as finanas destinadas s instituies de auxlios aos enjeitados, e com o destino deles aps os sete anos de idade. Essa nova forma de atuar do Estado proporcionou a criao de um grande nmero de leis, regulamentando a atuao da Santa Casa de Misericrdia com o cuidado dos enjeitados. Todas as leis eram feitas para a Misericrdia de Lisboa. Isso, no entanto, no era um problema, pois a Misericrdia de Lisboa era o modelo a ser seguido em todo Imprio; no Rio de Janeiro, por exemplo, a Santa Casa s tem regulamento prprio na dcada de 1840.

Mestranda do Programa de Ps-graduao em Histria pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob orientao do Prof. Dr. Renato Pinto Venncio.

No perodo ps-Independncia, percebem-se leis como a de 1827 que determina que os legados pios no cumpridos deveriam ser destinados as Casas de Expostos; as leis dos Municpios, de 1828, diz que onde houvesse as Santas Casa de Misericrdias, as Cmaras poderiam repassar oficialmente, o seu dever de cuidar dos expostos. Mas tal Cmara teria como obrigao de cuidar e manter o estabelecimento; lei de 1831 determina que todo os bens de pessoas sem herdeiros deveria ser destinados para a Casa de Expostos. Repetindo tal lei em 1845. Alm disso, as leis de 1823, 1846 e 1871 reproduzindo o Alvar de 1775 determinam que todas as crianas expostas e matriculadas se tornariam livres independentemente da cor (VENNCIO, 2009, p. 140-141). Nesse Contexto de reorganizao legislativa percebemos que se intensificou a prtica da ao do Estado, principalmente no tocante ao destino dos expostos maiores de 07 anos. Passemos a analisar os dois auxlios sociais na criao dos enjeitados: Caridade e Filantropia.

ASSISTNCIA

AOS

ENJEITADOS:

ENTRE

CARIDADE

FILANTROPIA

A pratica caritativa remota e perpassava por todo Imprio Portugus. Tendo como mentor a Igreja Catlica, a criadora das bases sociais e institucionais para tal atividade. A prpria sociedade crist, principalmente os abastardos, utilizavam-se de doaes de esmolas para diminuir o sofrimento dos desfavorecidos. Em compensao, esses homens ricos almejavam a salvao de suas almas e mantinham o seu status quo de caridoso perante a sociedade. Acreditava-se que essa ocorrncia de ajudas, por meio, da caridade e o status que tal ato proporcionava para eles sustentava uma ordem conformista de tais funes, no buscando mudanas na sociedade. Esse exerccio caritativo era exercido por meio dos hospitais, das albergarias, dos conventos, das irmandades e das Santas Casas de Misericrdia, sendo esta ltima uma das principais instituies que ficou a cargo do cuidado com os enjeitados, recebendo, na maioria das vezes a Roda dos Expostos. A primeira Santa Casa de Misericrdia de Portugal foi a de Lisboa, fundada no dia 15 de agosto de 1498 pelo Rei D. Manuel I. A qual tinha como alvo proporcionar auxlio espiritual e material aos necessitados. Desse modo, a Misericrdia proliferou por todo Imprio Portugus, desde Macau a Vila Rica. Isso ocorreu por meio do incentivo da Coroa

Portuguesa que recomendava que toda Santa Casa de Misericrdia deveria seguir a legislao da Misericrdia de Lisboa (RUSSEL-WOOD, 1981, p. 1). Tal recomendao abrangia os enjeitados que passarem a ser recebidos por meio da Roda de Expostos pela Santa Casa de Lisboa, pioneira neste dispositivo. Acreditamos que a maioria das Misericrdias foram se adaptando conforme localidade em que elas eram estabelecidas. Ou seja, muitas das vezes no tinham como seguir a legislao da Santa Casa de Lisboa. Em Vila Rica verificamos esse fato. Tal particularida ser melhor explicitada no prximo tpico. As primeiras Santas Casas de Misericrdias da Amrica Portuguesa a receber a Roda dos Expostos foi a de Salvador (1726) e a do Rio de Janeiro (1738). A instalao dessas Rodas teve um significado caritativo, j que tais rodas foram estabelecidas por meio da doao de dois homens comerciantes que ficaram preocupados com o cuidado com as crianas enjeitadas. Fatos como estes ocorreram porque o Estado no via como o seu dever prover os servios demandados pela sociedade, fazendo com que os desassistidos, os desamparados, e os segmentos inferiores e at a classe abastarda se agrupassem e desenvolvessem formas de auto- preservao, caractersticas da caridade. J a Filantropia estava integrada atuao do Estado que, passava por transformaes e criava novas instituies e controlava as que j existiam como Santa Casa da Misericrdia. Segundo Caio Boschi:
Aos poucos, generalizou-se o entendimento de que ao Estado caberia a administrao dos negcios pblicos, isto , da economia em geral, ao passo que, piedade particular e s associaes leiga se confeririam a responsabilidade e o nus da assistncia publica. Em funo disso, o propsito da coeso associativa tornou-se o de servir de defesa dos interesses e aspiraes comuns, atravs da pratica de um assistencialismo que viesse substituir as manifestaes e atos isolados de caridade (BOSCHI, 1984, p. 27)

A Filantropia tinha um carter organizacional pblico, tornando-se juntamente com o Estado provedor da assistncia aos pobres. De acordo com a autora Maria Luza Marclio:
Esse sistema de filantropia publica, associada a privada mudou o papel caritativo da assistncia das Misericrdias ao menor desvalido. No Imprio, as Misericrdias passaram a estar a servio e sob o controle do Estado, por imposio de decretos provinciais, perdendo, assim, sua autonomia e parte de seu Carter caritativo (MARCLIO, 1998, p. 135)

Nesse contexto, a Roda dos Expostos manteria a funo de formar pessoas teis para o Estado. Neste ponto incluem-se os enjeitados que no poderiam se tornar vagabundos ou pessoas ociosas, pois isso perturbava a ordem pblica. Estes deveriam se tornar teis sociedade e ao Estado. Uma vez que para constituir uma nao rica, esta deveria registrar um crescimento populacional e pessoas com ocupaes que pudessem gerar dividendos para o Estado. Segundo Renato Pinto Venncio: entre 1789 e 1841, elevou-se o nmero de hospitais brasileiros, aparelhados para acolherem enjeitados, aumentou de dois para quinze. Ainda de acordo com o autor:
No por acaso, a Rodas dos expostos se multiplicaram paralelamente s Academias de Cincia, pois elas tambm eram vistas como um sinal de progresso. Em fins do sculo 18, elas passaram a traduzir expectativas que iam muito alm das obras de caridade, sendo assumidas como uma tarefa do Estado monrquico, responsvel por aumentar a riqueza social e por proporcionar novas foras militares (VENNCIO, 2009, p. 136139).

Uma das utilidades possveis para esses enjeitados, sobretudo aps os 7 anos de idade seria o ingresso em funes militares como o Arsenal da Marinha e Guerra, Seminrio, Conventos, Casas Pias. Aqui se percebe a insero dessa poltica dos enjeitados em uma lgica Filantrpica que vai se desenvolver a partir do XIX. Contudo h mudana na lgica da assistncia, pois no modelo caritativo, d-se esperando um retorno pessoal, a salvao das almas. Para a filantropia, a ao visa um retorno social, formar homens teis para o a sociedade. Isto no significa que a filantropia tambm no tenha um valor de caridade, mas ela passa a ser utilizada tambm como um veculo que levaria o Estado a atingir suas perspectivas sociais.

UM OLHAR ESPECIAL SOBRE VILA RICA

Contrastando-se com o cenrio Portugus e com a Amrica Portuguesa, a Caridade e a Filantropia em Vila Rica desenvolveram-se de forma diferenciada, principalmente no que se refere atuao do Estado. Vila Rica no sculo XVIII representava um dos centros administrativo e econmicos mais importantes da capitania de Minas, sendo que tal sociedade era constituda por um alto ndice populacional de grande variedade tnica - ndios, africanos, portugueses e crioulos. Alm disso, de acordo com Laura de Mello e Souza (2004), nesse contexto, Vila Rica viu

proliferar em sua capitania o aumento da populao mestia. E muitas das famlias em Minas viviam por meio do concubinato, ato que foi muito perseguido pela Igreja Catlica (FIGUEIREDO, 1993, p. 95-110). Tambm temos conhecimento de que Vila Rica nos finais do XVIII e incio XIX sofreu com uma grave crise econmica mineratria e nesse perodo houve imigrao de pessoas para outras regies das minas em busca de oportunidades na minerao e na lavoura2. Acreditamos que essas ocorrncias principalmente nesses perodos colaboraram para o aumento de crianas abandonadas. A tendncia do abandono ao que parece foi diminuindo no decorrer do sculo XIX, pois por volta de 1815 a populao se estabiliza voltando a crescer (COSTA, 1981, p. 57-60). Alm disso, de acordo com a historiadora Mirian Lott nesse perodo a uma maior ocorrncia de casamento entre a populao livre (LOTT, 2004, p. 36). Mas a capitania mais urbanizada de Minas a Santa Casa de Misericrdia no ficou com o encargo da criao dos enjeitados. A Misericrdia de Vila Rica desde a sua criao em 1735, se apresentava precria para este tipo de auxlio. Pois o estabelecimento dessa Misericrdia no possua condies necessrias para o acolhimento dos enjeitados. Logo tal assistncia ficou sobre a responsabilidade da Cmara. Segundo a ordenao Filipina era obrigao da Cmara Municipal criar o enjeitado nascido sob a sua jurisdio, caso a essa no tivesse a Casa dos Expostos e nem a Roda dos Expostos. A Cmara teria esse encargo at que a criana completasse sete anos de idade. Alm disso, caso a Cmara no dispusesse de renda para essa finalidade a legislao Filipina dava municipalidade a autonomia de lanar fintas3 sobre a populao.4 Esse fato tambm ocorreu em Portugal, onde no havia as Misericrdias. O cuidado dos enjeitados ficava por conta da Cmara, que pagava o funcionrio para recolher as crianas das ruas. Na Amrica Portuguesa esse tipo de auxlio tambm vivificou, permanecendo at o sculo XIX (VENNCIO, 1999, p. 17-23). Porm, os vereadores da Cmara de Vila Rica no contratavam funcionrios para recolher as crianas; eles pagavam vrios criadores de enjeitados para cuidar dos infantes, pois acreditavam que aqueles fatores oneravam as despesas administrativas do referido Conselho. Dessa forma a Cmara no incio do sculo de XVIII resistiu em ficar com o encargo de sustentar os enjeitados. Tal evento foi evidenciado por meio da documentao de Receita e Despesa da Cmara de Ouro Preto que nos mostrou, por meio da quantificao do perodo aqui estudado, que nas trs ltimas dcadas do sculo XVIII, a Cmara devia aproximadamente 88% dos criadores e, nas trs primeiras dcadas do sculo XIX, a Cmara

ficou em dbito com 72% dos criadores. A documentao mostra que a cmara sempre teve dvidas parciais ou totais com esses criadores, porm neste perodo final do XVIII e incio do XIX elas assumiram maior vulto, diminuindo tais dvidas por volta de 1815. Essas dvidas possivelmente decorrem da diminuio da receita da Cmara em funo da crise mineratria de Vila Rica.5 Em Vila Rica, em 1795, o procurador do Senado da Cmara props para o Senado que estabelecesse uma roda que recebesse crianas expostas e que a instalao da Roda se desse na casa de uma pessoa honrada. Tal fato no se concretizou e foi adiada por tempo indeterminado.6 Porm, Henrique Barbosa da Silva Cabral declara que houve concretizao da Roda dos Expostos em 1836. Fato este que no ocorreu. Ao analisarmos o documento citado pelo o autor, percebemos que a Cmara por meio de uma sesso de 1830 resolve instalar a roda dos expostos na Nossa Senhora da Cidade de Ouro Preto. Isso no ocorrendo em tal ano, eles recorrero novamente a Cmara em 1836, a qual passa a dar as providncias para tal instalao. Deste modo, o documento no diz que foi estabelecida a Roda dos Expostos em Ouro Preto em 1836:
Ilustrssimo Senhor = A Cmara Municipal desta cidade resolveu na sesso de 18 de maio prximo passado que a resoluo de 23 de abril de 1830, se pusesse em prtica quis por [sic] se remete a Nossa Senhora afim de que sobre ela haja de declara a esta Cmara se ser possvel que nesse hospital se estabelea a Roda de Expostos como declara a referida. Resoluo afim de que a Cmara passa ento dar as providncias = Deus Guarda nossa Senhora Imperial Cidade de Ouro Preto de junho de 1836. Ilustrssimos Senhores Provedor e mais oficiais mesrios da Santa Casa o presidente Antonio Ribeiro Fernandes [sic] O Secretrio Candido Oliveira Jacques7

Existe um outro documento de 1838 que nos induz a pensar que realmente no houve a concretizao da instalao da Roda dos Expostos em Ouro Preto: A Cmara reconhecia a humanidade da Nossa Senhora, e sentiu-se por no levar a feito a obra da instalao da Roda dos Expostos:

Senhor Monarca = A Cmara Municipal desta cidade resolveram na sesso ordinria de 2 do corrente que declarasse a Nossa Senhora que no tendo-se podido levar afeito a Roda de Expostos para qual Nossa Senhora filantropicamente oferecera [sic] que venceu no ano de 1832 como coselheiro do conselho geral desta provncia, haja de tomar conta da dita quantia uma vez que a Cmara sede de direito que nela tinha = A Cmara reconhecido aos bons desejos que Nossa Senhora prestou a bem da humanidade tem agradecerem-lhe a sua oferta, sentindo no poder levar afeito a obra para que ela se destinara = Deus Guarde de a nossa leal cidade de Ouro Preto 3 de

abril de 1838. Ilustrssimo Senhor Tenente Manoel Soares do Couto = O presidente Jos Batista de Figueiredo O Secretrio Candido de Minas Jacques.8

Essas tentativas frustradas ressaltam a ineficcia da atuao estatal em Vila Rica, j que em tantas outras provncias tais instalaes chegaram a se concretizar apoiadas pela lei dos Municpios de 1828.

CONCLUSO

A caridade como auxilio aos enjeitados sempre existiu. Ela era praticada de forma no sistematizada por vrios segmentos da sociedade e de associaes leigas que acreditavam que alcanariam ganhos pessoais com essas prticas, como a salvao de suas almas. J a Filantropia foi uma criao do Estado para resolver o problema da populao pobre que inclua os enjeitados. Hora, um elevado nmero de enjeitados, pessoas ociosas e sem ocupao no contribuiria para a produo e desenvolvimento econmico de uma nao, no restando ao Estado outra opo que no sejam a criao de assistncias para estes grupos. O perodo determinado neste artigo coincide com as mudanas descritas a cima. Neste momento vrias foram as leis regulamentando os dispositivos usados pela caridade e filantropia como, por exemplo, a roda dos expostos. Embora houvesse legislao suficiente, Ouro Preto no foi assistida pelo dispositivo da Roda dos Expostos, ficando os seus enjeitados cargo da Cmara e de aes isoladas de caridade. Tal evoluo um dos indcios que revela o fracasso da instalao do projeto filantrpico em Ouro Preto. A no foi instala nenhum Colgio Pio, nem muito menos nenhum outro estabelecimento destinados profissionalizao dos enjeitados (como eram os casos das Companhias de Aprendizes Artfices, comum a vrias capitais provinciais). O estudo de Ouro Preto revela, dessa forma, que no Imprio no houve uma evoluo nica por parte das instituies destinadas infncia abandonada. A capital da provncia de Minas Gerais, mesmo dcadas aps a Independncia, permaneceu convivendo com formas de assistncia colonial, centradas na noo de caridade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BOSCHI, Caio. O assistencialismo na Capitania do Ouro. Revista de Histria, 116: 25-41, Jan-jun; 1984, p- 27CABRAL, Henrique Barbosa Silva. Da obra Ouro Preto, Belo Horizonte, 1969. COSTA, Iraci Del Nero. Populaes Mineiras: sobre a estrutura populacional de alguns ncleos mineiros no alvorecer do sculo XIX. So Paulo, Instituto de Pesquisas Econmicas, 1981, p. 57-64. FIGUEIREDO, Luciano. O Avesso da Memria: cotidiano e trabalho da mulher em Minas Gerais no Sculo XVIII, Rio de Janeiro: Jos Olympio; Braslia, DF: Edunb, 1993. LIBBY, Douglas Cole. Transformo e trabalho: em uma economia escravista Minas Gerais no sculo XIX, So Paulo: Brasiliense , 1988. LOTT, Mirian Moura. Casamento e famlias na Minas Gerais, Vila Rica 1804-1839. Mestrado de Histria/UFMG, 2004. MARCLIO, Maria Luza. Histria Social da Criana Abandonada, So Paulo: Hucitec, 1998. RUSSELL-WOOD, A. J. R.. Fidalgos e filantropos: a Santa Casa da Misericrdia da Bahia, 1550-1755. Braslia: Universidade de Braslia, 1981. SOUZA, Laura de Mello e. Desclassificados do Ouro: a pobreza mineira no sculo XVIII, 4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2004. VENNCIO, Renato Pinto. Famlias abandonadas: assistncia criana de camadas populares no Rio de Janeiro e em Salvador sculos XVIII e XIX, Campinas, So Paulo: Papirus, 1999. VENNCIO, Renato Pinto. Entre dois Imprios: a Santa Casa da Misericrdia e as Rodas dos expostos no Brasil. In: ARAJO, Maria Marta Lobo de (Org.). As Misericrdias das duas margens do Atlntico: Portugal e Brasil (XV-XX). Cuiab, MT: Carlini & Caniato, 2009.

A roda dos expostos era um tonel giratrio que ligava a rua ao interior da Santa Casa, a pessoa deixava o beb dentro da estrutura do tonel, ao gir-la, um sino tocava, indicando a presena da criana. Alm disso, esse sistema permitia que a me preservasse a sua identidade. 2 Sobre a economia de Minas no sculo XIX, ver na obra do LIBBY, Cole. Transformo e trabalho: em uma economia escravista Minas Gerais no sculo XIX, So Paulo. 3 Finta era imposto que a Cmara lanava sobre a populao. 4 Ordenaes Filipinas, Livro 1, ttulo 66, pargrafo 41. 5 APM, CMOP 3/4 Cx. 01 Doc. 27. Esse documento expe a receita e a despesa da Cmara de Ouro Preto, evidenciando os gastos com os enjeitados desde 1770 at 1829. 6 APM, CMOP Cdice 116. 7 CMOP 308 Rolo 65 Flas 01 8 CMOP 308 Rolo 65 Flas 01

S-ar putea să vă placă și