Sunteți pe pagina 1din 11

NOVOS SETORES

As EJNS celebram os dois novos exemplos do Nordeste

JORNADA
O que voc precisa saber sobre Feira Vocacional e hospedagem

CERTIFICADOS
Tudo o que rolou no prmeiro Curso Nacional de Pilotos

Todos
Somos UM
Edio 004 - 2013.1

Jornal

Nesta edio:

AT A JORNADA
E mais!

Expediente
Edio: Diogo Diniz Nathalia Vianna

Editorial

Amigos equipistas,

Fala, Big Boss!

Redao: Jos Carlos Jnior (RN) Auxiliadora Ctalo (SN) Nathalia Vianna (SN)) Karime Perea (Vinhedo) Flvia Gouva (Rio Claro) Dicono Vitor Simo dos Santos Freitas (Goinia) Marcelo Fontes (Itabaiana) Flvia Honorato (Arapiraca) Djeane Oliveira (Aracaju) Clarissa Ribeiro (SI)

Estamos vivendo o ano da f, convocado pelo nosso querido Papa emrito Bento XVI. E, fundamental nos perguntarmos constantemente se estamos sabendo professar bem a nossa f catlica. Irmos, fundamental medit-la e pratic-la. muito fcil dizermos Creio, mas, s isso no basta. Ento, necessrio que nossas obras sejam manifestaes indiscutveis de nossa f. Assim, se cremos em Deus devemos seguir seus mandamentos, pois, eles expresso seu amor e sabedoria infinitos. Neste incio de ano fomos surpreendidos com a renncia do Papa Bento XVI, um gesto corajoso. Com toda certeza a ao do Esprito Santo esteve presente nesta deciso. S temos a agradecer a este to bondoso homem por sua dedicao. E, agora, a Igreja foi abenoada com um novo pastor, o Papa Francisco, que em to pouco tempo de papado j nos inspira e nos faz to acolhidos por suas palavras e gestos de fraternidade, de amor e de confiana. Irmos, na graa de Deus nosso querido pastor, o papa Francisco j confirmou sua presena na JMJ, Rio 2013. E, voc j fez sua inscrio? Desejamos que todos os equipistas do Brasil estejam empolgados e se preparando para este intenso encontro com o Senhor Jesus Cristo. A Jornada do Rio ser um frutfero evento. Sero vrios encontros com Cristo: na Eucaristia, na Escuta e Meditao da Palavra, na Partilha, nos Sacramentos... Jesus estar presente em todas as partes. Bom, amigos, este tempo muito favorvel para a nossa Juventude. Ento, equipistas, esperamos mais do que nunca estarmos unidos no amor de Cristo e sob a intercesso misericordiosa da Me Aparecida. Feliz aquele que se abraa amorosa e confiadamente a essas duas ncoras de salvao: Jesus e Maria! Este, no perecer eternamente! (Santo Afonso de Ligrio) Uma boa leitura. Esperamos que gostem desta nova edio da Todos Somos Um. Abraos, Unidos em orao! Jnior Responsvel Nacional- EJNS Brasil Responsavel.nacional@ejnsbrasil.com.br

Fala, casal!
Cristo nos convida misso: sou marcado desde sempre com sinais de vencedor...
Misso o anncio de Jesus Cristo e do evangelho, acompanhado do compromisso com a promoo e a defesa da vida em todas as suas dimenses. Historicamente, nossa misso crist comea na madrugada do domingo de Pscoa, quando Madalena e a outra Maria foram ao tmulo e o encontraram vazio. Logo veio o anncio querigmtico que est na origem de nossa f, na origem do cristianismo e de todo o Novo Testamento: Ele ressuscitou! E ai, logo em seguida fincada a nossa misso: Ide anunciar aos seus discpulos! (Mc 16,17). As mulheres foram as primeiras missionrias. Em Pentecostes, iniciou-se a misso ad gentes, a todos os povos da terra. Essa misso continua at hoje. Esse mandato missionrio de Cristo mostra no s a importncia, mas tambm a necessidade da misso. Mostra que ela uma obra divino-humana: Toda autoridade sobre o cu e sobre a terra me foi entregue. Ide, portanto, e fazei que todas as naes se tornem discpulos meus. (Mt 28, 18). A necessidade da misso surge do seguinte fato: existe, no corao humano, um anseio de encontrar de fato algum que seja o caminho, a verdade e a vida. Este algum s pode ser Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, o Filho de Deus feito Homem. Por isso mesmo, ELE nos chama a segui-Lo, pois a misso fruto de uma vocao chamado exterior precedido pela ao da graa no interior de cada um de ns: Ningum pode vir a mim se o Pai, que me enviou, no o atrair (Jo 6,44) e complementando Ningum vem ao Pai a no ser por mim.(Jo 14,7).

Diagramao: Nathalia Vianna

Reviso: Diogo Diniz Jos Carlos Jnior

... Cristo nos convida, venham meus amigos, Cristo nos envia, sejam missionrios!
Diogo Diniz Nathalia Vianna Tatian Sarmento Comunicao - Secretariado Nacional
Edison e Auxiliador Ctalo Casal Acompanhador do SN - EJNS Brasil

Conselho de Amigo

Conselho de Amigo

Uma orao em cada dedo


1. O polegar o mais prximo de voc. Ento comece a orar por aqueles que lhe so mais prximos. Eles so os mais facilmente lembrados. Orar por nossos entes queridos "uma doce obrigao"! 2. O seguinte o dedo indicador. Ore por aqueles que ensinam, instruem e curam. Isso inclui mestres, professores, mdicos e padres. Eles necessitam de apoio e sabedoria para indicar a direo correta aos outros. Mantenha-os em suas oraes sempre

3. O prximo dedo o mais alto. Ela nos lembra dos nossos lderes. Ore para que a presidenta, congressistas, empresrios e gestores. Essas pessoas dirigem os destinos de nossa nao e orientam a opinio pblica. Eles precisam da orientao de Deus.

5. E finalmente o nosso dedo mindinho, o dedo menor de todos, que a forma como devemos nos ver diante de Deus e dos outros. Como a Bblia diz que "os ltimos sero os primeiros". Seu dedo mindinho deve lembr-lo de orar por voc. Quando voc estiver orado para os outros quatro grupos, suas prprias necessidades estaro na perspectiva correta, e voc poder rezar melhor pelas suas necessidades.

4. O quarto dedo o nosso dedo anelar. Embora muitos fiquem surpresos, o nosso dedo mais fraco, como pode dizer qualquer professor de piano. Ele deve lembrar-nos a rezar para os fracos, com muitos problemas ou prostrados pela doena. Eles precisam da sua orao dia e noite. Nunca demais para orar por eles. Voc tambm deve se lembrar de orar pelos casamentos.

Dicono Vitor Simo dos Santos Freitas Conselheiro Espiritual equipe N. Sra. de Guadalupe - Goinia

O ANO DA F E AS EJNS
Ao convocar a Igreja para viver o Ano da F, o papa emrito, Bento XVI, quis oferecer a todos os fiis catlicos uma nobre ocasio para redescobrir o caminho da f. O caminho da f tem como ponto de partida a celebrao do Batismo, onde cada pessoa acolhida na vida divina, podendo dirigir-se a Deus como a um Pai. Ali, no Batismo, depositada pela poderosa ao do Esprito Santo a centelha da f, que no cotidiano da vida, ser fortalecida pela fora do Senhor Ressuscitado. Nesse sentido, o Ano da F vem ser para ns um forte convite para uma autntica e sincera converso para o nico Salvador, Jesus Cristo; que, No mistrio da sua morte e ressurreio, Deus revelou plenamente o Amor que salva e chama os homens converso de vida por meio da remisso dos pecados (cf. At 5, 31). (Carta Apostlica PORTA FIDEI, n. 6). Esse Amor a via da nossa relao com Cristo Senhor. Por essa via, aquilo que nos causa medo e nos afasta do Senhor, transformado em oportunidades de recomear e, por este Amor, nossas foras so restauradas e redobradas. Caros amigos, jovens equipistas de Nossa Senhora, em tempos difceis o Senhor nos chama a dar testemunho da f que generosamente recebemos no nosso Batismo. Um testemunho concreto e corajoso! Faz-se necessrio permitir que voz do Senhor ressoe mais uma vez em nossos ouvidos: Coragem! Sou eu. No tenham medo. (Mt 14,27). E assim, encorajados no dinamismo da vida, possamos mostrar ao mundo a nossa f, por meio das pequenas atitudes e obras, como nos ensinou o apstolo Tiago (cf. Tg 2, 14-18). Por isso, em uma poca em que o individualismo e a superficialidade de vida esto no topo da moda, viver o carisma do movimento das Equipes Jovens de Nossa Senhora oferecer um grande sinal de esperana para muitos jovens que carecem do testemunho da f, que tambm solo seguro para a construo de amizades verdadeiras. Portanto, amigos, aproveitemo-nos dessa ocasio, o Ano da F, para renovarmos a nossa deciso de seguir o SENHOR. Assim, naturalmente, ser testemunhada a F.

(Livre traduo do espanhol: Pe. Helder Jos, C.Ss.R.)

Jovens inteirados

I Curso Nacional de Pilotos


Conduzindo pelo caminho certo
Ningum santo sem ser virtuoso. Com essa mensagem Pe. Demtrio Gomes abriu os trabalhos do I Curso Nacional de Pilotos das EJNS Brasil, realizado nos dias 20 e 21 de abril de 2013, Seminrio So Jos, em Niteri RJ. O conselheiro espiritual do Secretariado Nacional falou aos 25 pilotos de todo o Brasil sobre a paixo por ser formado e por formar os outros. Explicou que o homem formado por afetos, vontade e inteligncia. Que os afetos independem da nossa vontade, mas que a vontade depende de ns: Podemos fortalec-la com o exerccio das virtudes. Virtude um ato operativo bom e a repetio desse ato bom vira um hbito que se torna posteriormente uma vontade. Com o corao aberto pelas palavras oportunas de Pe. Demtrio, os pilotos inciaram a rotina de estudo do Manual de Equipe de Base. Os participantes foram divididos em interequipes e discutiram cada parte do documento. Ao fim, havia uma partilha em grupo para que fosse avaliado o que poderia ser melhorado. Logo no incio, todos receberam um amplo material com o que o movimento apresenta hoje sobre pilotagem para

que fosse discutido e aprimorado. Logo nas primeiras conversas, comprovou-se quo valiosa a experincia de cada representante de setor e expanso. Uma das primeiras sugestes foi a de inserir as diretrizes para as Reunies de Informao no Manual da Pilotagem. Outro item amplamente debatido foi a idade para a entrada no movimento. Sugeriu-se a sua ampliao. Ficou esclarecido que o ingresso do jovem no Movimento ocorre no momento da inscrio. Entre as aes propostas, destacase a criao de um vdeo institucional que pudesse ser usado para apresentar o movimento sempre que necessrio. O SN j colocou as mos em obra e logo ele estar disponvel. Outra conquista debatida no curso foi a pilotagem distncia e a ajuda neste departamento das Equipes de Casais de Nossa Senhora). Concluiu-se que as ENS agregam muito ao nosso movimento. As experincias que tivemos em Aracaju, Arapiraca, Parelhas e Curitiba foram um grande sucesso e nos do confiana para seguir em frente com esta parceria. Houve ainda momentos de formao de lideranas e de espiritualidade, com direito ao tero, adorao e missa. A troca de experincia foi um dos pontos altos do curso. Ficou caracterizado tambm que h uma diversidade com unidade entre os setores do nosso movimento. Um ponto positivo destacado foi a organizao dos setores, em especial, dos mais novos, do Nordeste. Gilvan, representante do recm-formado setor Aracaju-SE foi aplaudido por todos aps sua exposio. Tudo o que foi debatido est sendo levado em considerao. Os coordenadores de pilotos do Secretariado Nacional vo organizar e enviar as propostas sugeridas no curso para a REAN, em agosto, para que haja uma avaliao e aprovao.

Setores e expanses representados no curso

Pilotos certificados por Regional

Dos 25 pilotos certificados, 11 so homens e 14 so mulheres

O Curso Nacional de Pilotos foi, para mim, uma experincia particular e bastante especial. Foi a vivncia da diversidade na unidade: um s movimento, um s documento, diversas formas de viv-lo. E por mais que isso soe estranho, no . Foi tambm uma prova da colegialidade do nosso movimento, onde, reunidos, coordenadores de pilotos de diversos lugares do Brasil, pessoas conhecedoras dos problemas de cada localidade, reviram, propuseram, discutiram, partilharam, levando em considerao a sua realidade particular, na realidade do nosso pas, sem nunca negar aquilo que nos pede o movimento e a Santa Igreja. S me resta agradecer a todos os que vieram a esse encontro no Seminrio So Jos de Niteri. Tenho a certeza de que um belo legado s EJNS foi deixado por conta deste evento. E que os prximos, aqueles que vierem depois de ns, continuem com essa prtica. No no sentido de sempre reformular, modificar, rever, mas tendo em mente a formao catlica e pessoal, como nos disse nosso conselheiro espiritual Padre Demtrio. Agradeo a oportunidade de fazer parte das EJNS, de ter participado do Curso e tambm por ter ouvido as partilhas ali feitas. Obrigado, caros equipistas, pela vivncia, comunho e orao! Desculpem pelas demoras, ausncias, silncios, respostas... Continuemos firmes, unidos, rumo ao Pai, pela intercesso de Maria Santssima.
Marcelo Rezende Coordenador de Pilotos do Secretariado Nacional

I Curso Nacional de Pilotos: o que achamos?


A paz de Cristo e o amor de Maria, Tenho certeza que assim como o filho de Isabel exultava de alegria em seu ventre quando o Cristo se aproximava ainda no ventre de Maria, voc deve estar exultando de alegria por ter conseguido de forma exitosa dar mais um passo, que julgo fundamental, para a histria das EJNS. Pois, fora o Esprito Santo que nos guiou nesses dois dias de curso. Gostaria, mais uma vez, de parabenizar todo o SN pela iniciativa, pela ousadia e acima de tudo pelo amor que vem mostrando ao movimento das EJNS. Avalio em nota mxima o curso de pilotos e confesso que me senti to importante quanto os cardeais do Colgio Cardinalcio. Pois assim como eles decidem o futuro da igreja, ns decidimos pontos essenciais para o futuro do movimento das EJNS. Lamento, profundamente, no ter conseguido estar presente at o ltimo segundo do curso. Sei que deixei de aprender muito com todos os que ali estavam. Mas, creio que os objetivos foram atingidos e que o movimento ganhou, e muito, com tudo o que foi vivenciado. Espero ter contribudo de alguma maneira. Colocome a disposio para continuarmos trabalhando em conjunto para o aprimoramento do documentos, relatrios, anexos, etc. Aproveito o ensejo e reforo os meus sinceros agradecimentos aos jovens do setor rio que contribuiram de forma imensurvel para solucionar os problemas de logistica e de acolhimento. Peo que repasse os meus agradecimentos. Estaremos, como voc mesmo diz: Unidos em orao.
Kennedy Freitas
Coordenador de Pilotos Barreiros - PE

O evento foi maravilhoso. Tivemos a oportunidade de reunir todas as expresses que lideram a Coordenao de Pilotagem na EJNS Brasil. Com toda certeza muito frutos foram produzidos, o que ajudar ainda mais desenvolvermos a parte missionria (pilotagem) dentro do nosso movimento. Agradeo a todos os que se esforaram e se envolveram na sensibilizao deste evento. Certamente Nossa Senhora Aparecida, padroeira da EJNS Brasil, esteve conosco todos os momentos.
Jos Carlos Jnior
Responsvel Nacional EJNS Brasil

Gostei muito do curso. Foi uma excelente iniciativa, muito proveitos. As partilhas e as trocas de experincias foram muito ricas. Tenho certeza que isso vai gerar muitos frutos nos setores e expanses.
Thayse Lamera
Coordenadora de Pilotos - Braslia

Rogai por ns

Vida de Equipe

NOSSA SENHORA DA GUIA


O poder de splica de Maria
Nossa Senhora foi coroada pela Santssima Trindade como Rainha do Cu e da terra. Portanto, Ela a Soberana dos Anjos e Santos do Cu, e de todos ns que ainda estamos em situao de prova nesta vida terrena. Ela nossa intercessora, pois tem a eficcia em suas splicas, mesmo que a pessoa tenha cometido o pecado mais capital de todos; chamada de onipotncia suplicante pelos Santos e telogos. Portanto, se queremos obter qualquer graa, o que devemos fazer recorrer a Nossa Senhora, dizendo: Rogai por ns. Nossa Senhora, portanto, sempre est a nos guiar... Maria conhece todas as nossas necessidades, mgoas, tristezas, misrias e esperanas. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se no tivera outro". (Serva de Deus, Madre Maria Jos de Jesus) O ttulo tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santssima Virgem invocada sob o nome Odigitria, que significa Condutora, Guia de Jesus desde a infncia at o incio de sua vida pblica, e, por isso, ela tambm invocada como guia e protetora do povo de Deus. A Virgem Maria, neste cone, encontra-se sentada, segurando o Menino Jesus como que o amparando, mas diversos outros cones da Virgem da Guia variam conforme a localidade e os costumes. H tambm apresentaes de Maria a meio corpo, vestida com uma tnica branca e um manto azul. Sobre a cabea a imagem apresenta um vu branco e as mo unidas em orao. H outras representaes que m o s t ra m M a r i a com uma estrela em uma das mos, simbolizando a Estrela Guia, que conduziu os Reis Magos at a manjedoura onde encontrava-se o Menino Jesus. Isto tambm simboliza o seu carcter de Guia e a sua capacidade de levar a humanidade a seu filho Jesus. No Brasil, a imagem foi difundida por Portugal, onde a festa comemora-se junto com Nosso Senhor do Bonfim. Por este motivo, no ano de 1745, um Capito da Marinha Real aportou na cidade de So Salvador, Bahia, trazendo em seu navio tanto a imagem de Nossa Senhora da Guia quando a de Nosso Senhor Jesus do Bonfim, as quais foram transportadas at a Igreja de Nossa Senhora da Penha. Este, decidiu difundir no Brasil a devoo enraizada em Portugal e assim conseguiu liderar um grupo de fiis para fundar a Associao de Devoo do Senhor do Bonfim, cuja meta era difundir os dois cultos, bem como levantar verbas para concretizar a construo de uma Igreja. A comemorao para Nossa Senhora da Guia foi definida para o segundo domingo aps a Epifania do Senhor. Assim, a celebrao sempre comemorada no ms de janeiro, mas no possui dia fixo, por acompanhar o calendrio das festas mveis da Igreja. A festividade pode ter a sua data mvel em alguns lugares de devoo no Brasil.

SETOR ARAPIRACA - AL
A semente frtil que deu frutos
Bem-vindos a nossa casa! Arapiraca localizada no centro do estado de Alagoas, e por isso considerada o corao do Estado. Outrora j foi conhecida como terra do fumo, cultura que foi desaparecendo ao longo do tempo. Hoje, depois de um acelerado processo de urbanizao, configurada como uma das cidades mais promissoras do pas. Agora que vocs j conhecem um pouco sobre a segunda capital do Estado de Alagoas, podemos falar um pouco sobre ns como setor. H um pouco mais de dois anos, o Setor Macei atendendo ao pedido das ENS de Arapiraca e obedientes ao chamado de Cristo em evangelizar, veio trazer nossa terra uma semente boa. No incio, foram formadas quatro equipes, e a maioria dos integrantes eram filhos de equipistas, mas passado o processo de estabilizao, comum a toda formao, restaram trs equipes. Elas so: Equipe 1 Nossa Senhora da Paz (no confundir com Rainha da Paz), Equipe 2 Nossa Senhora de Ftima e Equipe 3 Nossa Senhora do Bom Conselho (que padroeira da cidade de Arapiraca). As trs equipes que permanecem ativas at hoje. Agora, j como setor, temos mais duas equipes encaminhadas e pretendemos terminar a nossa misso com seis equipes no total. Sabendo que este o nosso primeiro ano, acreditamos que somos capazes. O movimento das EJNS trouxe para ns jovens algo que nos faltava. Havia uma necessidade de experimentarmos uma espiritualidade empenhada, coisa que, mesmo com o apoio de nossos pas, no era possvel. A juventude anseia por um apoio e quando este apoio vem de pessoas iguais a ns, digo, jovens, faz com que nos entusiasmemos mais. Muitos dos atuais equipistas conheceram a verdadeira f atravs da EJNS. Foi a partir do movimento que puderam entender o que realmente amar a Deus e ao irmo. Tendo em vista que os mandamentos de Deus so critrios decisivos na obra da salvao, e vivenciar diariamente estes mandamentos, principalmente o de amar o prximo como a ns mesmos, cremos que j estamos garantindo nossa vaga no cu. Ainda assim sabemos que falta muito e nos colocamos ao dispor de Deus nesta misso e tentamos levar para nossa barca quantos jovens pudermos. Vivemos o chamado e convidamos quem mais queira entar conosco nessa misso dignssima. Seja em qual for o contexto, a fraternidade presente dentro da EJNS. Assim como o manual indica, o perdo, ajuda mtua, amor ao prximo, so ferramentas necessrias para o convvio em equipe, e em Arapiraca no diferente. Nossa Senhora do Rosrio a invocao do Setor, que atualmente composto por Ana Carla, como Responsvel de Setor, Augusto Ventura, como Secretrio, Louise, como Tesoureira, Brbara, como Eventos, Flvia Honorato como Jovem Comunicao, Andr, como Coordenador de Pilotos, Valria e Anderson, como Casal Acompanhador e Padre Z Neto, como Conselheiro Religioso. Por fim, agradecemos ao Secretariado pela oportunidade e aproveitamos para divulgar o Informativo EJNS, nosso vlog. Vocs podem ter acesso pela pgina do nosso facebook ou pelo grupo EJNS Brasil.

Orao Virgem Senhora da Guia, a Vs recorro pedindo vosso amparo e proteo. Sois Me de Deus, da Igreja e tambm minha Me. Por isso "todas as geraes vos proclamam Bem Aventurada!" Alcanai-me de Vosso Filho Jesus a graa que humildemente Vos peo. Ajudai-me a "fazer aquilo que Ele me mandar". Que o mundo receba o "Reino de Deus" para escutar as palavras consoladoras: "Feliz, porque acreditaste". Sede Luz e Guia para todos os que Vos invocam. Ajudai-nos a ouvir e a guardar a palavra de Deus. Intercedei pelos doentes, famintos, oprimidos, criancinhas, e por todos os que sofrem, e no Vos esqueais dos pobres pecadores. Amm!

10

11

Novos setores

OS NOVOS FILHOS DO SERGIPE


Estado comemora a criao de dois novos setores

Setor Itabaiana
As equipes de jovens de Nossa Senhora (EJNS) existem h mais de 30 anos e esto presentes em vrios pases. As EJNS nasceu em Roma, cresceu e continua crescendo em outros pases. Em junho de 2011, o Setor de Macei veio a Itabaiana trazendo esta beno to grandiosa que as EJNS que hoje composta por 04 equipes, sendo que todas tm a participao dos conselheiros e do casal acompanhador. A batalha foi longa e rdua devido a dificuldade que se trabalhar com alguns jovens. Estes que so cheios de deveres (trabalhos, estudos, dentre outros) fazendo com que os mesmos se perdessem na caminhada. Entretanto, muitos ainda continuaram firmes com o propsito de crescer cada vez mais. A partir da, em fevereiro de 2013, realizamos nossa primeira informao com o apoio do Regional Nordeste III e novos jovens foram enxertados nas equipes j existentes. Aps enxertagem Itabaiana j regularizada e com a caminhada firme tornou-se setor. Mais uma beno concedida, visto que, o mundo de hoje oferece facilidades para as coisas ruins e como na maioria das pessoas jovens gostam de coisas fceis acabavam se perdendo. Ento uma EJNS na nossa cidade faz com que, esses jovens se afastem das coisas que no servem e se aproximem mais de DEUS. Esse amor a Deus nos faz jovens dedicados, alegres e com esprito de dever cumprido para disseminar as EJNS para outros jovens, levando alm da palavra de Deus, o caminho da cristandade.Quando recebemos uma misso de tanta responsabilidade como ser Responsvel de setor de uma equipe de jovens, inicialmente, ficamos receosos e com medo. Entretanto, como se trata de uma misso que tem um nico objetivo que seguir a vida crist segundo os preceitos de Deus percebi que no havia necessidade de tanto medo e se est misso foi dada para mim significa que Deus sabe que sou e serei capaz de enfrent-la. Como jovem de setor tentarei firmar a caminhada dos jovens j existentes, bem como tentarei trazer novos jovens. Alm disso, conseguimos forma uma equipe de setor onde temos 02 jovens de cada equipe, melhorando assim a ligao do setor com as Equipes de Base. Marcelo Lisboa Fontes Jovem Responsvel Setor Itabaiana.

Setor Aracaju
Eis que de um pequeno grozinho plantado em Roma, a rvore cresceu e deu bons frutos e em setembro de 2011 com 80 jovens chegou a vez de Aracaju receber essa semente do to grandioso fruto e formar 06 equipes. A batalha foi longa e rdua, algumas folhas se perderam no caminho, mas 39 folhas permanecem firmes no propsito de germinar cada vez mais esse fruto. E a nossa maior recompensa foi hoje enfim termos nos tornado setor.Mas para isso contamos com a ajuda de 05 jardineiros para regar mas ativamente esse fruto. A jardineira Thaiane da Equipe 01 diz: " a oportunidade que temos de colocar em prtica o que Deus espera de ns, de dar continuidade ao seu legado. hora de despertar para esse chamado grandioso e espalhar essa semente, propagando a Palavra e convidando cada vez mais irmos para ingressar nessa longa e gratificante caminhada." Djeane a jardineira da Equipe 02 fala: No ser fcil a nossa misso, mas quem das graas do Senhor experimentar nunca mais consegue deixa-lo, e esse testemunho que pretendemos levar aos outros jovens, pois foi atravs das graas que recebemos e da intercesso de Maria que nos mantivemos firme, para que hoje nos tornasse setor. J a jardineira Meggie da Equipe 03 escreve: Ao termos nos tornado setor vi o quo forte o carisma do movimento das EJNS, e a importncia dele em nossas vidas, percebi tambm que no vai ser uma tarefa fcil, mas com a ajuda de nossa me Maria, nossos irmos de caminhada, e ainda com a nossa vontade que tudo ocorra bem, conseguiremos fazer a vontade do Senhor em nossa misso, resgatando mais jovens para a obra de Deus. Galileu o jovem jardineiro da Equipe 04, no esconde sua alegria: Felicidade imensa a nossa por Aracaju ter tornado-se setor, ser uma experincia tima que nos aproximar mais de Deus. Parabns ARACAJU! \o/ ''. E por fim a jardineira Rayssa da Equipe 05: Aracaju se tornar setor, para ns equipistas das EJNS foi algo sempre almejado. No foi uma tarefa fcil iniciar nosso movimento com a ajuda dos nossos casais... Difcil, mas conseguimos!! E hoje, graas a Deus, depois de uma caminhada de f e perseverana estamos vendo nosso sonho ser realizado e fazermos parte do to esperado Setor Aracaju! com esse esprito de alegria, de sonhos realizado e misso cumprida que iremos seguir para espalhar mais sementes, propagando o carisma das EJNS, alimentando a nossa alma com oraes e levando a palavra de Deus as novas folhas que surgiro nessa grandiosa arvore chamada SETOR ARACAJU.

12

13

Jovens em Movimento

Como voc entrou na Igreja e chegou s Equipes? Venho de uma famlia muito catlica e ativa na Igreja, ento sempre fui levada a participar de tudo. No incio da adolescncia tive uma fase difcil em que contestava tudo e no me sentia adequada em nenhum grupo. Comecei a fazer a catequese da Crisma aos 14 anos e s terminei aos 18. Acredito que isso no se deve somente ao fato de me eu ter me mudado vrias vezes de cidade por causa da profisso do meu pai, mas tambm ao tempo que Deus reservou para me preparar. Fui crismada na mesma Paroquia onde comecei a catequese, 4 anos antes, agora com um corao amadurecido, e foi durante minha turma de crisma que recomeamos as EJNS aqui. A que voc atribui seu engajamento nas Equipes? Meus pais so equipistas das ENS h quase dez anos. Sempre achei muito bonito o movimento de qual eles participavam e quando se falou em EJNS, fui uma das primeiras a topar participar da Informativa. Mas isso no teria sido suficiente se eu no tivesse me apaixonado por este carisma to bonito que ns temos, pela vivncia da equipe de base, pelos amigos que fiz e pelo crescimento espiritual que alcanamos juntos. Como voc se tornou ligao para o SI?

O que voc faz como ligao para o SI? Hoje sou ligao para a Amrica Latina, ento lido com os responsveis do Haiti, Costa Rica, Panam e o nosso querido Brasil. Converso com os responsveis, vejo se precisam de ajuda, como se desenvolve o movimento nos pases deles, trocamos experincias, cobro os relatrios e repasso as informaes que o SI precisa que eles recebam. Por conta da facilidade geogrfica e da abertura que o SN me d, tambm tenho acompanhado de perto tudo o que se passa no Brasil e estive at presente em REAN.

Voc ocupa tambm outro cargo no movimento? Qual e como ele ? Antes de ser ligao do SI, eu j era secretaria da Regional IV. Ajudo a Flavinha com a organizao dos quadrantes, documentos, atas e relatrios dos setores, e no que mais ela ou os responsveis precisarem. Como estou em Minas Gerais, estado onde estamos expandindo muito, ajudo na organizao, divulgao e expanso do movimento, representando a Regional. Com o apoio da Regional e da minha expanso estamos levando o movimento para novas cidades mineiras.

SI?

Tudo isso com uma rotina muito puxada entre cidades diferentes. Como voc consegue administrar tudo? Levo uma rotina um pouco diferente. Moro em Lagoa Santa-MG, estudo em Belo Horizonte, e namoro o Rapha, que equipista em Vinhedo-SP e que conheci no EN de 2010. Minha vida organizada por calendrios semanais. Concilio os finais de semana das visitas do Rapha e das minhas; e os finais de semana onde tenho atividades da regional (seja REAR, reunio de informaes em outras cidades, apresentaes), alm das atividades da minha expanso, que tem muitos eventos marcados. Fora as reunies da minha equipe de base e as atividades do SI No costumo ter muitos finais de semana por ms sem atividades, viajo bastante e nem sempre acontece de ter uma atividade s por final de semana. Mas concilio tudo com meu ltimo ano de faculdade e a elaborao da minha monografia, e gosto assim! Amo poder servir ao movimento e, graas a Deus, tenho muito apoio da famlia, do namorado e da equipe de base, sempre.

Moro em Lagoa Santa-MG, estudo em Belo Horizonte, e namoro o Rapha, que equipista em Vinhedo-SP

Qual a sua maior contribuio para o movimento nesse tempo em que ocupa o cargo de ligao para o

CLARISSA RIBEIRO
No ltimo semestre da faculdade e morando em um estado diferente do namorado, ela no deixa a desejar nos cargo de Ligao do Secretariado Internacional e de secretria da Regional IV

Em julho do ano passado aconteceu o Encontro Internacional dos casais das ENS em Braslia. Eu e meus irmos fomos com meus pais. Ficamos escalados para ajudar no stand das EJNS, junto com a equipe da Regional IV. L, atendemos casais do mundo inteiro. O tio Paulo e a tia Claudia, casal acompanhador do SI, estavam presentes para dar um testemunho, nos viram em ao. Acho que isso contribuiu para o convite que o Pedro me fez, no susto, tempos depois. Ah, acho que falar ingls, francs e espanhol tambm ajudou! (Risos)

Minha maior conquista foi conseguir conversar e localizar todos os responsveis. Na Amrica Latina temos, muitas vezes, equipes em reas rurais, como no caso do Panam; ou no interior do pas, como no caso do Haiti. Essas so difceis de encontrar ou de se comunicar pois o acesso internet nem sempre fcil. Foram muitos e-mails enviados at um ser respondido. S consegui localizar todos os meus ligados depois de mais de seis meses no SI.

14

15

JMJ

10 coisas que voc no pode deixar de saber sobre...

FEIRA VOCACIONAL
1- Quando vai ser? Do dia 23 a 26 de julho de 8h s 20h. 2- Onde vai ser? Na Quinta da Boa Vista, em So Cristvo, um bairro histrico no centro da cidade do Rio de Janeiro. 5- seguro? A segurana uma das questes mais positivas. Alm da segurana especialmente promovida pela organizao do evento e pela Prefeitura do Rio devido importncia do evento e o volume de pblico esperado, o local dentro de um parque fechado durante noite. Assim, a segurana dos estandes e do material deixados l est garantida. 8- Como as EJNS vo participar da Feira? As EJNS ganharam um espao exclusivo na Feira e tero um estande oficial para divulgar o movimento. L haver material informativo, distribuio de brindes especiais, alm de vrios equipistas se revezando para apresentar o movimento a quem passar pela Feira. 6- Quais sero as atividades? Haver estandes de congregaes e movimentos (inclusive das EJNS); uma tenda de Adorao ao Santssimo Sacramento; tendas de oficinas para palestras, dinmicas e testemunhos; praa de alimentao; uma tenda de Catequeses; 50 confessionrios, metade dos disponveis na JMJ; alm do Point da Juventude: um espao para tirolesa, arborismo, escalada e apresentao de hip-hop catlico, a tenda Catholic Point, que receber diversos DJs catlicos; e o espao Evangelizao 180, para a realizao de esportes radicais como slackline, skate, escalada, basquete, vlei e futebol. Haver ainda um palco onde haver 8 shows de msica, como os da Irm Kelly Patrcia, de Dunga e do Missionrio Shalom. Outra atrao especial ser o Marcos Frota Circo Show, que far apresentaes especiais para os peregrinos da jornada que passarem pela Feira. Todos os dias sero iniciados com a Santa Missa e no ltimo dia, haver a visita de Sua Santidade, o Papa Francisco. 7- Como vai ser a visita do Santo Padre Feira? Pela parte da manh, o Papa Francisco ir visitar a Feira. Entre as atividades, atender a confisso de 4 jovens. 9- Como eu, equipista e peregrino, posso ajudar? Comparecendo Feira com a camisa das EJNS para ajudar a divulgar o movimento, visitando o stand para que haja um encontro e uma troca entre equipistas de diferentes setores. 10- Porque eu no posso deixar de visitar a Feira Vocacional? Porque ele um espao rico preparado especialmente para o jovem catlico, por isso, certamente vai contribuir para a edificao da nossa f. Porque pode ser determinante a quem estiver discernindo uma vocao religiosa, afinal, aps passar pela confisso e pela tenda de adorao, os jovens estaro mais abertos a ouvir o chamado de Deus na sua vida, seja para uma vocao sacerdotal ou religiosa, uma vocao para as novas comunidades ou como um leigo consagrado. Porque a Igreja nos faz este apelo para prestigiar e tornar este evento um sucesso de pblico. Porque as EJNS foram convidadas a ter um estande oficial na Feiral, sinal de reconhecimento do nosso movimento por parte da Igreja mundial. Por fim, porque o prprio Papa, reconhecendo sua importncia, vai visitar a Feira, no ltimo dia.

3- Porque vai ser na Quinta? O local inicialmente pensado foi alterado para que houvesse ainda mais conforto e diversidade aos participantes da Feira. A Quinta da Boa Vista foi especialmente escolhida por ser grande, acessvel e segura, alm de ter uma grande carga histrica: foi a residncia da famlia Real por mais de setenta anos. Conta com um amplo parque, aluguel de bicicletas e um lago com pedalinhos. Est prxima de outros pontos tursticos como o Museu Histrico Nacional, o Jardim Zoolgico e o Maracan. 4- Como eu chego l? De metr (estao So Cristovo) ou nibus (consultar linhas)

16

17

JMJ

Jovens em Movimento
disseminada para seus seguidores Vamos relatar um exemplo disso que podemos considerar no mnimo muito fofo. No h outro adjetivo que descreva melhor o relato ou fato que exemplifique de maneira mais transparente a importncia da referncia. Essa pessoinha da foto a Aline. Ela tem 8 anos e filha do casal acompanhador Srgio e Carmen da Equipe Nossa Senhora Desatadora dos Ns de Jundia (Setor Vinhedo). Aline mascote da equipe e participa de missas, teros, informais e qualquer outro evento relacionado s EJNS. Um belo dia, Aline pegou todas as suas bonecas e as colocou sentadas, formando uma grande roda, todas de mos dadas, e em seguida comeou a rezar a orao que Jesus nos ensinou, Pai Nosso. A me de Aline, Carmen, dando por falta da filha a procurou para ver o que a pequena fazia e ao se deparar com a cena perguntou: - Aline!? O que isso? O que voc est fazendo? - Equipe, n me! Estou brincando de Equipe. Primo, sobrinho, afilhado, filho... Qual a herana que voc est deixando para seus admiradores? Que tal aproveitarmos a oportunidade dada para brincarmos de EQUIPE tambm? Que tal brincarmos de mudar o Mundo pra melhor?

Dica de peregrino
Mochila nas costas, destino: a maior experincia de f da sua vida
Com a graa de Deus, muitos equipistas j confirmaram presena na Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro. H dois tipos de alojamentos oferecidos: o alternativo e o simples. No alternativo, o peregrino reserva por conta prpria sua hospedagem em hotis, albergues, ou casas de conhecidos. No simples, o alojamento est includo no pacote e fornecido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro em casas de famlias, escolas especialmente transformadas em alojamentos e outros. O Setor Rio recebeu muitos pedidos para acolher equipistas de outros estados. Mas como Responsvel Nacional das EJNS, Jos Carlos Jnior explica que a recomendao para que se prefira o alojamento simples, fornecido pela Arquidiocese. O Setor Rio, apesar de ser o maior do pas, no planejou receber peregrinos e nem tem a infraestrutura que a Arquidiocese recomenda e est preparando para quem vem Jornada - de propsito: a experincia de ficar em uma casa de famlia; a troca com essas pessoas que abriram suas portas para receber os jovens; e a convivncia com outros peregrinos so parte importantssima da experincia que uma Jornada Mundial da Juventude, explica. Independente do lugar onde o peregrino vai ficar, o kit que ele recebe da Arquidiocese contem o mesmo material: mochila, camiseta, bon, squeeze, guia do peregrino, livro litrgico, etc. Junto com o kit, o peregrino recebe sua identificao e o carto de refeio, que devem ficar sempre com ele. Memorize sua senha e no deixe anotado em lugares prximos ao carto. Ela a garantia de que ningum, alm de voc, poder utilizar o benefcio. O saco de dormir ou colchonete item obrigatrio para todos, porque vai ser usado na noite de sbado, 27 de julho, passada ao ar livre no Campus Fidei, em Guaratiba, espera da missa de encerramento com o Papa. Quem vai ficar nas casas de famlias j sabe que esse item no pode faltar. Mais do que isso, precisa se organizar para trazer tudo o que precisa em pouco espao. Par a quem optar pelo tradicional mochilo de viajantes p, a TSU d as dicas pra facilitar a viagem.

Vamos brincar de equipe?


O poder transformador do carisma das EJNS
s vezes no nos damos conta de que somos exemplo para algum. Que cada atitude nossa, cada gesto, cada comportamento analisado e copiado por aqueles que se espelham em ns, por aqueles para os quais somo heris, para os quais somos um exemplo a ser seguido. Segundo a psicloga Iolete Silva, professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em entrevista para o site A Crtica.com da UOL, as crianas aprendem atravs do exemplo, Elas so extremamente observadoras. s vezes, no tm recurso intelectual para entender, mas esto de olho em tudo que os pais fazem e falam. Olhando desta forma parece que a responsabilidade pesa, certo? Porm, a soluo simples, dedique sua vida a fazer apenas aquilo que gostaria que os outros fizessem. Permita que a benevolncia prevalea em seus atos para que a mesma seja

18

19

S-ar putea să vă placă și