Sunteți pe pagina 1din 13

RESUMO PARA PROVA DIREITO PENAL

NOES GERAIS SOBRE O DIREITO PENAL: Conceito: sistema de controle social. Derivado das relaes humanas. O crime um fenmeno social. Funo: restabelecer a paz social. comportamentos humanos definidos como crimes e combatidos (pena mx. De 30 anos). medida de segurana no pena, mas sim uma sano penal. Bens jurdicos valores essenciais para viver em sociedade. Todo comportamento que ofende os bens jurdicos tratado pelo dto. O dto penal existe para proteger os bens jurdicos mais importantes e no todos os bens jurdicos assistidos pelo dto civil, trabalhista, etc. o dto penal seleciona comportamentos humanos que ofendem bens jurdicos importantes.

CONCEITO DE CIENCIA DO DTO PENAL: cabe registrar que a doutrina mais moderna diferencia o dto penal de cincia do dto penal, j que esta consiste em um conjunto de princpios e conhecimentos ordenados metodicamente de modo que torne possvel a elucidao do contedo das normas penais. CONCEITO FORMAL DE DTO PENAL: segundo Damsio Evangelista de Jesus, pode ser definido como um conjunto de normas que ligam o crime como fato, pena como consequncia e disciplinam tambm as relaes jurdicas derivadas para estabelecer a aplicabilidade das medidas de segurana e a tutela do dto de liberdade em face do poder de punir do Estado. CONTEDO DO DTO PENAL comportamentos humanos: Conceito de dto penal sobre aspecto material (contedo): segunda Fernando Capez, o segmento de ordenamento jurdico que detm a funo de selecionar os comportamentos humanos mais graves e perniciosos coletividade, capazes de colocar em risco valores fundamentais para a convivncia social, e descreve-los como infraes penais culminando-lhes em consequncia as respectivas sanes, alm de estabelecer todas as regras complementares e gerais necessrias a sua correta e justa aplicao. CIENCIAS CRIMINAIS: Funo: proteger a sociedade por meio dos bens jurdicos. DTO PENAL: Funo: promover a proteo da sociedade por meio da proteo dos bens jurdicos mais importantes. Caractersticas: Pertence ao dto publico supremacia do interesse Cincia cultural faz parte do dever ser Cincia normativa conjunto de normas Cincia valorativa valores bens jurdicos valorao da pena Cincia finalista finalidade proteger sociedade Sancionador impe sanes (penas ou medidas) Complementar protege bens jurdicos e auxilia outros ramos do dto Excepcionalmente constitutivo somente ele protege bens jurdicos que so protegidos s pelo dto penal. EX: integridade fsica protegida exclusivamente pelo dto penal.

DTO PENAL: conjunto de normas jurdicas que regulam o poder punitivo do Estado, tendo em vista os fatos de natureza criminal, as medidas aplicveis e quem pratica. O dto penal cincia cultural, normativa, valorativa e finalista. - segundo Magalhes Noronha. DTO PENAL OBJETIVO: Aspecto geral/ normas. o prprio ordenamento jurdico. Dto aplicado de forma geral. Conjunto de noras reconhecidas pela sociedade. DTO PENAL SUBJETIVO: Dto de punir do Estado = poder/dever. Poder exclusivo do Estado de aplicar o dto penal ao caso concreto quando ocorre a pratica de um delito o poder de resolver o conflito. JUS PUNIEND. DTO PENAL COMUM: o dto penal comum a todo mundo. Aplicado a todos. A todo cidado brasileiro. DTO PENAL ESPECIAL: o dto penal aplicado a uma determinada categoria. A uma classe de pessoas por meio de rgos especiais. EX: dto penal militar. (o dto penal eleitoral no do dto penal especial. Principalmente porque a justia eleitoral constituda por juzes da justia comum). OBS: no confundir DTO PENAL COMUM E ESPECIAL com legislao penal comum (o cdigo penal) e especial/esparsa/extravagante (diversas leis que tratam de crime, mas no esto inseridas no cdigo penal, e sim no diploma normativo do mesmo). DTO PENAL SUBSTANTIVO: o que gera contedo. (no existe viso ultrapassada) DTO PENAL ADJETIVO: So as formalidades do dto penal. Porm um independente do outro. DTO PENAL DE FATO: Aquele que tem como objetivo a conduta praticada pelo agente, levando em considerao os aspectos pessoais apenas no momento da definio da pena. Considera o FATO. DTO PENAL DO AUTOR: Visa punir o individuo levando em considerao a pessoa. aquele que procura punir o cidado pura e simplesmente em seus aspectos pessoais. EX: nazismo. EVOLUO HISTORICA DO DTO PENAL E AS ESCOLAS PENAIS: (no cai na prova) Tempos primitivos: No tinha concepo de dto penal. Existia concepo de crime (castigo/punio). Vingana privada AUTOTUTELA: Desproporcional / Lei de talio/ Responsabilizao pela culpa Vingana divina influncia da religio no dto. (crime = pecado/ sano = salvar a alma)

Vingana pblica Poder Publico (vingana publica) liberdade Estado que resolve. Responsabilidade JUS PUNIEND o Estado pune. Surgiu porque o crime gerava desordem punir com rigor para dar exemplo. Para proteger o poder e reprimir o crime. O homem interfere na liberdade do outro. *Dto Penal Romano PODER PATRIARCAL: o chefe de famlia quem decidi. Poder de sano nas mos do pai. Elementos subjetivos dolo e culpa. *Dto Penal Germnico PRODUO PROBATRIA: preocupao com as provas. Aplicao da punio desde que seja comprovado. Substituram juramento em praa pblica. Ordlias meio de prova para sustentar uma condenao. /duelos. *Dto Cannico FORA DA IGREJA CATLICA: reprime as ordlias. Crime prejudicial para a sociedade. Ideia de penitencirias em uma sala para se arrepender e voltar para a sociedade. Ideia de recuperar o indivduo por meio do arrependimento Cumprimento de penas ideia humanitria. Perodo Humanitrio: Solidifica a ideia humanitria. Influencia do iluminismo final do sc. XVIII corrente humanitria. Deixa de lado a pena cruel buscando recuperar o individuo. vigiar e punir

ESCOLAS PENAIS correntes de pensamento jurdico que estudam o crime (pensamentos jurdicos filosficos). Escola Clssica: final do Sc. XVIII crime era resultado do livre arbtrio. Escola Positivista: (Lombroso- criminologia) crime herana gentica. Nasce criminoso. Teoria do delinquente nato Lombroso aprimorou. Escola Tcnico-jurdica: (principalmente na Itlia) crime aquilo que est na lei. Separao do dto penal e da criminologia. Escola Correcionista: o foco a pena com fins de correo do indivduo. Dto do autor do crime de se recuperar.

Escola Mista: nova defesa social para a sociedade viver de forma harmoniosa ela deve permitir que o indivduo retorne a vida social. Deve se adaptar. Sociedade tem que mudar de postura para que a ressocializao ocorra. DIREITO PENAL DO BRASIL: Brasil Colnia: ordenaes portuguesas (afonsinas, manuelinas, cd. de Dom Sebastio, Filipinas = 1 cdigo penal a ser aplicado no Brasil). Imprio: 1824= constituio imperial/ 1830= cdigo criminal do imprio genuinamente brasileiro. ( aboliu esquartejamento, mutilao, mas manteve pena de morte apenas para escravos). Repblica: cdigo criminal 1890 = cdigo da repblica (abolio da pena de morte) consolidao de leis penais em 1932 (Vicente de Piragibe). Cdigo Penal de 1940 (decreto lei n 2848/1940 editado por Getlio Vargas) entra em vigor em 1942.

DIREITO PENAL CONTEMPORNEO: Enrico Ferri o crime biopsicossocial. 1963 Welson Hungria: criar novo cdigo penal brasileiro. Porm este no entra em vigor, pois revogado e ao invs de criar novo cdigo adaptado para modificar o antigo. Lei 17209/84 reformulou o cdigo penal de 1940 modificou a parte geral do cdigo penal. Surge lei 7210/84 lei de execues penais. Cdigo penal vem sempre sofrendo alteraes modificaes legislativas.

PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS PENAIS: Princpios Explcitos: Esto expressos na constituio. Principio da Dignidade da Pessoa Humana (de maior relevncia se tratando de ordenamento jurdico) art. 1 3 da CF. fundamento da Repblica Federativa do Brasil / fundamento do Estado democrtico de Direito. * o mais importante princpio. clausula geral. *todos os outros princpios emanaram deste *CONCEITO: extremamente subjetivo caracterstica implcita ao indivduo. O Estado deve propiciar condies dignas aos indivduos em todos os aspectos. Estado deve respeitar a dignidade de cada um (preservar). Tratamento humano digno.

Princpio da Legalidade ou Reserva Legal (lei ordinria) art. 5 39 da CF e art. 1 do CP. para se definir uma ao como crime necessrio uma lei. S se define o que crime (determinado comportamento) pela lei. (segurana para o cidado, pois limita o poder estatal). *CONCEITO: o principio da legalidade assegura que determinado comportamento humano somente poder ser considerado crime se existir uma lei escrita que assim o defina e lhe imponha a consequente sano penal. Desta forma tal principio faz da lei penal fonte exclusiva da criao de crimes, constituindo-se tambm em uma efetiva limitao do poder punitivo do Estado. NULLUM CRIMEN, NULLA POENA SINE LEGE no h crime, no h pena sem lei. *este princpio pode ser analisado em cinco dimenses: 1: no h crime, no h pena sem lei prvia: exigncia de que a lei penal incriminadora seja anterior a pratica do fato. 2: no h crime, no h pena sem lei escrita: exclui a admissibilidade dos costumes como criadores de tipos penais. 3: no h crime, no h pena sem lei estrita: inadmissvel o uso da analogia para fundamentar uma condenao penal. 4: no h crime, no h pena sem lei certa: diz respeito a necessidade da lei penal definir o crime de forma clara e precisa. 5: no h crime, no h pena sem lei necessria: impe que s deve haver a criao de um tipo penal quando outros ramos do dto no forem suficientes para promover uma efetiva proteo do bem jurdico atingido pelo comportamento. Princpio da Anterioridade vide explicao a respeito de lei prvia. (princpio da legalidade 1 dimenso) -Exigncia de que a lei penal incriminadora seja anterior prtica do fato.

Princpio da Irretroatividade da Lei Penal: (retroagir = agir no passado)

*CONCEITO: segundo este princpio a lei penal em regra, abrange os fatos praticados aps sua criao, no podendo retroagir para prejudicar o ru. Todavia se a lei penal for benfica para este, ser possvel sua retroatividade. *se a lei for BENFICA para o ru ela pode agir no passado, se for MALFICA no pode retroagir, isto porque normalmente as leis no so benficas para os rus, mas sim para punilos, por isto a lei da irretroatividade.

Princpio da Responsabilidade Pessoal: (princpio da pessoalidade ou intranscendncia = no ultrapassar/ passar) art. 5 45 CF. *a pena jamais pode passar para outra pessoa *CONCEITO: a pena exclusiva do condenado. Logo, em caso de morte deste, no passar para seus sucessores ainda que seja uma pena de multa. Tal regra no se aplica a responsabilidade civil de reparar os danos causados pelo crime. Assim, se o condenado morrer os seus sucessorespodero ser acionados para responder pelos danos at o limite do que foi herdado. OBS.: bem de famlia inalienvel casa em que moram.

Princpio da Individualizao da Pena: Art. 5 46 vai regular a individualizao da pena. *dar para cada indivduo a pena que sua por direito. Pena justificada para aquela pessoa individualmente. Cada caso e cada pessoa tm suas peculiaridades e devem ser levadas em conta. ( art. 59 CP pena base). *CONCEITO: um dto do condenado de receber uma pena definida com base nas circunstancias do crime que ele praticou e tambm com base em circunstancias pessoais. Esse princpio pode ser observado em 3 momentos: 1: quando o legislador escolhe a pena do crime (ex: furto: 1 a 4 anos). 2: quando o juiz define a pena (ex: peculiaridades do caso e do ru pena de 3 anos) 3: quando da execuo da pena Princpio da Humanidade art. 5 III, XLVII, XLVIII, XLIX humanizar as penas. *garantia da sua integridade fsica *inconstitucional qualquer tipo de pena no digna (tortura, priso perptua, pena de morte). *CONCEITO: deve ser dado ao condenado um tratamento humanizado para permitir a sua recuperao. Desta forma proibido, por exemplo, a prtica de tortura, aplicao de penas de morte salvo em caso de guerra declarada, penas cruis, de trabalhos forados ou de carter perptuo (principio da humanizao das penas) entre outras restries. Princpio da Presuno de Inocncia art. 5 LVII. *s se considera culpado aps transito em julgado. *CONCEITO: ningum pode ser considerado culpado antes do transito em julgado da sentena penal condenatria. Logo, qualquer privao de liberdade antes deste transito deve ter o carter cautelar. Princpios Implcitos: No esto expressamente na constituio, esto subentendidos, implicitamente. Princpio da Interveno Mnima (ULTIMA RATIO ultima alternativa): *dto penal s deve ser utilizado quando extremamente necessrio. *CONCEITO: o dto penal deve ser a ultima ratio. Logo, deve atuar somente quando os demais ramos do dto revelarem-se incapazes de promover a devida proteo dos bens jurdicos mais importantes para a vida em sociedade. Este princpio orienta e limita o poder incriminador do

Estado, preconizando que a criao de um crime s deva ocorrer quando for extremamente necessrio. Princpio da Fragmentariedade: *Dto penal tem por objetivo a proteo dos bens jurdicos mais relevantes para a vida em sociedade (um fragmento). *CONCEITO: segundo este princpio o dto penal tem por objeto a proteo de apenas uma parcela dos bens jurdicos, aquela dos bens mais importantes para a vida em sociedade. por isso que considerado como fragmentrio. Princpio da Culpabilidade: *uma pessoa s pode ser considerada culpada se for verificado o dolo e a culpa. *CONCEITO: segundo este princpio s haver responsabilizao penal quando o autor do comportamento tiver agido com dolo ou pelo menos com culpa.

Princpio da Insignificncia vai abranger os crimes de bagatela. *CONCEITO: para que haja crime exige-se leso ou ameaa de leso a um bem jurdico protegido pelo dto penal. Em alguns casos, entretanto a leso ou ameaa to insignificante que no h interesse para o dto penal de intervir no caso. o que acontece nos chamados crimes de bagatela. OBS 1: no confundir crime insignificante (bagatela) com os crimes de menor potencial ofensivo descritos na lei 9099/95 como crime cuja pena mxima no so superiores a 2 anos e todas as contravenes penais. OBS 2: segundo a jurisprudncia majoritria do STF, o princpio da insignificncia uma excludente de tipicidade. Princpio da Adequao Social: *CONCEITO: segundo este princpio, condutas que passam a ser socialmente aceitas ou toleradas podem deixar de ser objeto do dto penal. Tal princpio implica em uma seleo de comportamentos feita pelo legislador com base nas manifestaes sociais. (ex: o adultrio que deixou de ser considerado crime). *OBS: segundo a jurisprudncia majoritria do STF, o princpio da adequao social uma excludente de tipicidade. Princpio da Efetiva Proteo dos Bens Jurdicos (princpio da ofensividade ou da lesividade): *CONCEITO: s ser objeto do dto penal os comportamentos humanos com potencial de lesionar ou de ameaar de leso determinado bem jurdico de forma significativa. Princpio da efetividade: *CONCEITO: segundo este princpio para que o dto penal seja efetivo ele deve ser, via de regra, preventivo e somente quando for necessrio repressivo. *se com a ameaa de punio (coero) conseguir diminuir os crimes. Princpio da Proporcionalidade: *CONCEITO: a pena deve ser proporcional gravidade do delito. Princpio do NE (NON) BIS IN IDEM se restringe a esfera penal. *ningum pode ser condenado duas vezes pelo mesmo crime *CONCEITO: ningum pode ser condenado na esfera penal mais de uma vez pelo mesmo crime, o que no impede uma responsabilizao na esfera cvel ou na administrativa.

Princpio da Confiana: *todos ns devemos confiar que nosso prximo vai agir de acordo com a lei. *CONCEITO: segundo este princpio todos os indivduos devem confiar que o seu prximo se comportar de acordo com a lei e visando a harmonia social.

Princpio da alteridade (transcendncia ou transcendentalidade) *diz que o dto no vai se preocupar com um crime que est na mente do individuo, que ainda no posto em prtica. O comportamento tem que transcender o indivduo, atingir outra pessoa, ou um bem jurdico. *CONCEITO: o dto penal s atuar quando o comportamento humano transcender ao seu autor e atingir outra pessoa. por isso que no se pune o crime na esfera cognitiva mental e tambm a autoleso. FONTES DO DTO PENAL: Fonte Material: Estado. Cria uma lei que diz que aquele comportamento deve ser respeitado. Art. 22, I, CF s a Unio pode legislar sobre o Dto Penal. *a nica fonte material de dto penal o Estado j que a constituio em seu art. 22 1 determina ser de competncia privativa da Unio, legislar sobre o dto penal. *RESSALVA: se por lei complementar a Unio autorizar os Estados membros (ex: SP, BA, RJ) a legislar sobre questes especificas (normalmente regionais) - Art. 22 paragrafo nico CF. Fontes Formais: aquelas que apresentam esse contedo (exteriorizam) Pode ser:

Direta: Lei (nica fonte formal direta) Indireta: costumes e princpios gerais (influenciam na criao das leis). OBS: a equidade (adaptao da norma ao caso concreto), a doutrina e a jurisprudncia no so fontes de dto penal, mas sim formas de interpretao. Tambm no so fontes do dto penal os tratados internacionais enquanto no forem introduzidos no ordenamento jurdico brasileiro.

ANALOGIA art. 4 da LINDB. Para se suprir uma lacuna o juiz aplica a lei de um caso semelhante com base na semelhana dos dois casos. No dto penal s se utiliza a analogia para beneficio do ru. *CONCEITO: a analogia consiste em um mecanismo de integrao da lei por meio do qual o juiz, com base na semelhana, poder aplicar uma lei a um caso no regulado por ela. No dto penal, tendo em vista o princpio da legalidade, no admissvel a aplicao da analogia em se tratando de lei penal que incrimina determinado comportamento. Logo, vedada a analogia para prejudicar, ou seja, a analogia IN MALAM PARTEM. Por outro lado admissvel no dto penal a utilizao da analogia em se tratando de leis penais no incriminadoras. Assim possvel a analogia para beneficiar ou analogia IN BONAM PARTEM. (ex: art.128 e 181 1, CP)

LEI PENAL: Norma: a norma consiste em um mandamento comportamental oriundo do senso comum de justia da sociedade. Assim uma regra proibitiva e no escrita. EX: no matar/ proibido matar. Lei: por sua vez a lei uma regra escrita consistindo no meio pelo qual a norma materializada e se torna coagente. A lei descritiva e no proibitiva. EX: matar algum. Pena de......... -Art 121 CP.

CARACTERISTICAS DA LEI PENAL: Deve ser clara e precisa, imperativa (se impor), geral (para todas as situaes), impessoal (para todas as pessoas), exclusiva (somente ela define que determinado comportamento crime) e via de regra regular fatos futuros (regula fatos que vo ocorrer). COMPOSIO DA LEI PENAL INCRIMINADORA: Preceito primrio (comando primrio) COMPORTAMENTO: descreve o comportamento humano considerado como crime. Preceito secundrio (comando secundrio) SANO: descreve a sano penal aplicada.

CLASSIFICAO DA LEI PENAL: Lei Penal Geral = que est no cdigo. Lei Penal Especial = lei fora do cdigo penal, esparsa. Quanto classificao:

Leis penais podem ser gerais ou especiais: (quanto ao seu RAIO DE ATUAO) *GERAL: aquele que vigora em todo territrio nacional. *ESPECIAL: aquela que s vigora em uma parte do territrio nacional. No h no Brasil lei penal especial, embora no esteja proibida constitucionalmente sua criao. Leis penais podem ser ordinrias ou extraordinrias: (MOMENTO DE VIGENCIA) *ORDINRIA: aquela que vigora em qualquer circunstancia *EXTRAORDINRIA (excepcional): criada para vigorar em situaes emergenciais. EX: guerra, calamidades pblicas, etc.

Leis penais podem ser incriminadoras ou no incriminadoras: *INCRIMINADORA: aquela que considera determinado comportamento como crime, culminando-lhe a respectiva sano penal (EX: art. 121, art. 155, art. 171 entre tantos outros). *NO INCRIMINADORA: aquela que no define determinado comportamento como crime, podendo ser subdividida em explicativas, complementares ou permissivas. LPNI Explicativa: aquela que explica conceitos, esclarecendo o contedo de outras leis penais. LPNI Complementar: aquela que orienta a forma de aplicao da lei penal com base em princpios gerais. LPNI Permissiva: aquela que permite a pratica de determinado comportamento humano, tipificando/considerando em uma lei como crime, por no considerar ou por isentar o seu autor da pena. Pode ser justificante ou exculpante: -JUSTIFICANTE: diz que no crime, no se considera. -EXCULPANTE: isenta o autor da pena, no se pune. Lei penal em branco (norma penal em branco): aquela que para ser aplicada necessita de complementao por parte de outra norma, e se divide em: *LP em branco HETEROGENEA (ou propriamente dita, ou prpria, ou em sentido estrito): aquela cujo complemento normativo advm da fonte legislativa diversa. EX: lei 11343/2006. *LP em branco HOMOGENEA (ou em sentido amplo, ou imprpria): aquela cujo complemento normativo advm da mesma fonte legislativa (assim at 2009). A lei penal em branco homognea subdivide-se em heterovitelina/ heterlogae homovitelina/ homloga: HETERLOGA: aquela cujo complemento vem da mesma fonte, mas est em outra lei. EX: art. 236 CP.

HOMLOGA: aquela cujo complemento vem da mesma fonte e est na mesma lei. EX: art. 312 e 327 CP. OBS 1: A LEI PENAL EM BRANCO AO AVESSO aquela cujo tipo penal (comportamento) considerado crime est completo, mas a sano penal aplicada fica a cargo de outra lei (EX: lei 2889/56 lei de genocdio. Utiliza para o crime de genocdio as penas descritas no cd. Penal para os crimes de homicdio, leso corporal grave e aborto). OBS 2: no confundir LEI PENAL EM BRANCO com tipo penal aberto. J que aquela necessita de complementao, e este ultimo necessita de interpretao, anlise, estudo. EX: lei penal em branco lei de drogas / tipo penal aberto estupro (interpretao). ESPECIES DE INTERPRETAO PENAL: (no cai na prova) Quanto aos sujeitos: Autentica ou legislativa: realizado pelo legislador Doutrinria: realizada pela doutrina (no tem fora vinculante) Jurisprudencial: realizada pelos julgadores (juiz, desembargador, ministros) Quanto aos meios: Gramatical ou literal: feita com base nas palavras da lei Lgica: EX: matar algum o lgico que se refere a matar uma pessoa. Teleolgica: finalidade com base na finalidade da lei. Sistemtica: lei como integrante do sistema do ordenamento jurdico Histrica: de acordo com evoluo histrica, dados histricos. Quanto aos resultados obtidos: Declarativa: no amplia nem restringe o alcance da lei Restritiva: reduz o alcance da lei Extensiva: amplia o alcance da lei Analgica: feita com um caso concreto comparando com um modelo de comportamento descrito na lei para se identificar se a lei aplicvel = comparao e se for semelhante a lei regula. (identificar os fatos que vo ser regulados pela lei, alm daqueles que j foram descritos anteriormente). LEI PENAL NO TEMPO: Quando o crime foi praticado (DATA) A lei benfica ou malfica (BENEFICIA OU NO O RU)

OBS: vacatio legis: 45 dias territrio nacional/ exterior 03 meses a regra, salvo quando vier expresso na lei outro prazo para sua vigncia. EXTRATIVIDADE DA LEI PENAL E O CONFLITO DE LEIS PENAIS NO TEMPO: Se tratando de LEI PENAL NO TEMPO deve-se observar o momento em que o crime foi praticado e qual a lei mais benfica. A lei penal benfica poder retroagir para beneficiar o ru sendo aplicada ento a fatos praticados antes de sua vigncia. Do mesmo modo poder ultragir sendo aplicada mesmo depois de ter sido revogada para fatos praticados durante sua vigncia e ainda no julgados. Assim a lei penal mais benfica pode ser retroativa e ultrativa, logo uma lei EXTRATIVA. LEI PENAL EXTRATIVA: somatrio da retroatividade + ultratividade.

NOVATIO LEGIS INCRIMINADORA (nova lei incriminadora): lei nova que passa a considerar como crime determinado comportamento humano que antes no era. Por ser prejudicial NO RETROAGE. ABOLITIO CRIMINIS (abolio do crime): lei nova que deixa de considerar determinado comportamento como crime, conforme dispe art. 2 CP. Logo, por ser mais benfica, RETROAGIR independente da situao processual do ru e ainda que j tenha ocorrido o trnsito em julgado penal condenatria. OBS: pela abolitio criminis desaparecero os efeitos penais do delito. Todavia permanecero validos os efeitos civis. NOVATIO LEGIS IN PEJUS (nova lei prejudica): lei nova que continua considerando o comportamento como crime e d a ele um tratamento mais severo, sendo assim NO RETROAGE. Geralmente ocorre quando a lei aumenta pena ou seu tipo, cria circunstncias agravantes ou causas de aumento de pena, ou extingue circunstncias atenuantes, causas de diminuio de pena ou de extino de punibilidade. NOVATIO LEIS IN MELLIUS (nova lei em melhoria beneficio): lei nova que continua considerando o fato como crime, mas mais benfica que a anterior e sendo assim, RETROAGE. Geralmente ocorre quando a lei diminui penas, cria circunstncias atenuantes ou causa de diminuio de penas, extingue circunstancias agravantes ou causas de aumento de pena.

LEI PENAL INTERMEDIARIA (a lei do meio): Sendo a lei intermediria a mais benfica poder retroagir ou ultragir.

CONJULGAO DE LEIS PENAIS: Conceito: a conjugao de leis penais consiste na possibilidade do juiz aplicar as partes mais benficas de 2 ou mais leis penais ao caso concreto. EX: lei 9072/90 lei de crimes hediondos, que foi alterada pela lei 11464/2007, e o art. 112 da lei 7210/84 lei de execues penais. A doutrina e a jurisprudncia so divergentes quanto a possibilidade de conjugao (combinao) de leis penais. Uma corrente sustenta no ser esta possvel j que o julgador estaria criando uma terceira lei. De outro lado, outra corrente sustenta ser possvel a combinao com base na orientao constitucional de aplicao da lei penal mais benfica.

LEIS TEMPORARIAS E EXCEPCIONAIS: Conceito: leis temporrias so aquelas com prazo de vigncia pr-determinado. J as excepcionais so aquelas criadas para vigorar em situaes de emergncia (guerras, calamidades, etc). Encerrando o prazo de durao ou cessada a situao emergencial estas leis se auto revogam. Alm disso, sero sempre ultrativas, ou seja, regularam os fatos praticados sob sua vigncia, mesmo depois de revogadas, e ainda que surja uma lei ordinria mais benfica (esta lei que possa surgir no ir poder retroagir neste caso, mesmo que seja mais benfica porque a situao em que surgiu, o contexto diferente do anterior, que era uma situao especial, excepcional).

RETROATIVIDADE E A LEI PENAL EM BRANCO: Em relao alei penal em branco e seu complemento aplica-se a regra geral da retroatividade ou da ultratividade da lei penal mais benfica.

RETROATIVIDADE E A LEI PROCESSUAL PENAL: a regra o tempo rege o ato. Em se tratando da lei processual penal a regra que ela ser aplicada desde logo, permanecendo validos os atos praticados sob vigencia da lei anterior. Logo, para a lei processual vigora, via de regra, o princpio do tempo rege o ato ( a lei surgiu e ela que vai reger o ato a partir daquele momento. Os atos anteriores foram regidos pela lei anterior e tem sua validade mantida).

TEMPO DO CRIME: sobre o tempo do crime existem 3 teorias, so elas: Teoria da ao ou atividade: aquela que considera como tempo do crime o momento da ao ou omisso, no importando o momento do resultado. Teoria do resultado ou efeito: aquela que considera como tempo do crime o momento da consumao, ou seja, do resultado. Teoria mista ou da ubiquidade: aquela que considera como tempo do crime tanto da ao ou omisso quanto o do resultado. O BRASIL ADOTOU NO ART. 4 DO C.P. A TEORIA DA AO OU ATIVIDADE. OBS: nos crimes permanentes (sequestro, crcere privado, extorso mediante sequestro) tanto a ao quanto a consumao se prolongam no tempo. Logo, surgindo uma lei nova mais severa, ela poder ser aplicada, pois o crime continua sendo praticado. O mesmo ocorre no caso do crime continuado.

LEI PENAL NO ESPAO: Existem crimes que transcendem as fronteiras (ex: crimes de trafico de pessoas/drogas internacional).

PRINCIPIOS DA APLICAO DA LEI PENAL NO ESPAO: Principio da territorialidade- art. 5 caput CP: aplica-se a lei penal brasileira aos crimes praticados no territrio nacional ressalvada as situaes previstas em tratados, convenes e regras do dto internacional. Por conta disso a doutrina o chama de principio da territorialidade temperado. Principio da nacionalidade ou personalidade: aplica-se a lei penal do pas de origem do autor ou da vtima, no importando o local do crime, assim pode se falar em nacionalidade ativa (art. 7, II alnea B do CP) quando a lei aplicada a do pas do autor, ou nacionalidade passiva (art. 7, III CP) quando a lei aplicada a do pas de origem da vtima. Principio da proteo ou da competncia real (art. 7, I do CP): aplica-se a lei penal do pas de origem do bem jurdico atingido pelo crime no importando o local deste ou a nacionalidade do agente. Principio da competncia universal ou da justia cosmopolita (art. 7, II, alnea A e para alguns doutrinadores art. 7 1 alnea D do CP). Segundo este principio existem crimes que quando praticados ofendem a humanidade. Logo poder ser aplicada a lei penal de qualquer pas que tenha interesse em reprimi-lo.

Principio da representao ou do pavilho art. 7, II,alnea C do CP. Segundo este principio aplica-se a lei do pas da matrcula da aeronave ou embarcao privada em territrio estrangeiro quando a no sejam julgados os crimes praticados a bordo.

TERRITRIO: Mar territorial: para o dto penal12 milhas nuticas do ponto de mais baixa mar. A partir de 12 milhas para frente o dto penal j considera mar internacional, alto mar. Espao areo: existem 3 teorias: Teoria da absoluta liberdade do ar = cu de ningum. Todos podem usar. Teoria do alcance das baterias antiareas ou dos prdios mais elevados = territrio vai at o prdio mais alto ou at onde alcanar uma bala de canho. Teoria da coluna atmosfrica = reproduo do territrio para cima projeo do territrio at a estratosfera. *ESTA A ADOTADA PELO BRASIL.

*para fins de dto penal embaixadas e consulados no so considerados extenses do territrio nacional. *aeronaves e embarcaes publicas ou a servio do pode publico so consideradas extenses do territrio nacional aonde quer que se encontrem conforme orienta o pargrafo 1 do art. 5 do CP. *tambm considerado extenso do territrio brasileiro as aeronaves e embarcaes privadas ou mercantes que se encontrem em alto mar ou no espao areo correspondente. (conforme a 2 pare do pargrafo 1 do art. 5 do CP). *passagem inocente: se a aeronave ou a embarcao estrangeira estiver de passagem pelo mar territorial ou espao areo correspondente, vigora a regra da passagem inocente. Logo, ocorrendo um crime a bordo ser aplicada a lei da bandeira da aeronave ou embarcao _ leei estrangeira).

LUGAR DO CRIME: A adotada pelo Cdigo Penal brasileiro a Teoria Mista ou da Ubiquidade que une as teorias da ao e do resultado. MACETE: L = lugar do crime U = ubiquidade (teoria) T = tempo do crime A = ao (teoria)

EXTRATERRITORIALIDADE:descreve situaes em que a lei brasileira se aplica a fatos que no foram praticados dentro do territrio nacional, mas que ainda assim o Brasil se reserva o direito de julg-los. EXTRATERRITORIALIDADE INCONDICIONADA - Art. 7 , inciso I do CP: prev a aplicao da lei brasileira a crimes cometidos no estrangeiro (so os casos de extraterritorialidade da lei penal) e refere-se aos casos de extraterritorialidade incondicionada, quando obrigatria a aplicao da lei brasileira ao crime cometido fora do territrio brasileiro: -Contra a vida ou a liberdade do presidente da repblica. -Contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do distrito federal, de estado, de

territrio, de municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo poder pblico; -Contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; -De genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil. Nesta ltima hiptese adotou-se o princpio da justia ou competncia universal. Em todas essas hipteses o agente punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro. EXTRATERRITORIALIDADE CONDICIONADA Art. 7 inciso II do CP: prev trs hipteses de aplicao da lei brasileira a autores de crimes cometidos no estrangeiro. So os casos de extraterritorialidade condicionada, pois dependem dessas condies: -Crimes que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir. -Crimes praticados por brasileiro. Tendo o pas o dever de obrigar o seu nacional a cumprir as leis, permite-se a aplicao da lei brasileira ao crime por ele cometido no estrangeiro. -Crimes praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. Depende, portanto, das condies a seguir relacionadas: -Entrada do agente no territrio nacional; -Ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado. Na hiptese de o crime ter sido praticado em local onde nenhum pas tem jurisdio (alto mar, certas regies polares), possvel a aplicao da lei brasileira. -Estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio -No ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel. O art. 7, 3, prev uma ltima hiptese da aplicao da lei brasileira: a do crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil. Exige o dispositivo outras duas condies: que no tenha sido pedida ou tenha sido negada a extradio e que haja requisio do ministro da justia.

PENA CUMPRIDA NO ESTRANGEIRO: Pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas. Se forem idnticas as penas - a pena cumprida no estrangeiro ser abatida na que restar fixada no Brasil Se elas forem diversas - aquela cumprida no estrangeiro deve atenuar a pena imposta no Brasil, a critrio a ser adotado pelo juiz.

S-ar putea să vă placă și