Sunteți pe pagina 1din 4

acetatui@terra.com.

br
Fevereiro 2013 Ano 06 No 71

informativo da associao comercial e empresarial de tatu

Comercirios tambm so premiados em Tatu


O Sincomercirios de Itapetininga e a Associao Comercial de Tatu, em parceria, premiaram consumidores e trabalhadores no comrcio durante a Campanha de Natal, no final do ano passado. Em Tatu, o sorteio ocorreu no dia 29 de dezembro. Em cada cupom premiado no comrcio, o vendedor tambm recebeu um prmio. Assim, os comercirios receberam TV de LCD, cmeras digitais, rdio relgios, cestas de Natal, bolsas personalizadas, entre outros brindes, segundo o presidente do Sincomercirios, Marcelo Lcio de Meira.

ACE segue com emisso de certificado digital


A ACE Tatu segue emitindo certificado digital. O servio prestado na prpria sede da ACE e o atendimento deve ser agendado previamente por telefone (15 3259-8588). O certificado digital traz mais segurana ao seu comrcio nas transaes via internet. Tratase de um arquivo eletrnico que contm dados de uma pessoa ou instituio, utilizados para comprovar sua identidade, bem como para assegurar a troca eletrnica de documentos, mensagens e dados. Este arquivo pode estar armazenado em um computador ou em outra mdia,como um token ou smart card. Esse documento eletrnico tem trazido inmeros benefcios para os cidados e para as instituies. Com a certificao digital possvel utilizar a internet como meio de comunicao alternativo para a disponibilizao de diversos servios com maior agilidade, facilidade de acesso e reduo de custos. Exemplos semelhantes a um certifcado digital so o CNPJ, RG, CPF e carteira de habilitao de uma pessoa. Cada um deles contm um conjunto de informaes que identifcam a instituio ou pessoa e a autoridade (para estes exemplos, rgos pblicos) que garante sua validade. Informe-se e faa uma visita ACE. Implemente tecnologia em seu comrcio.

Ser no dia 22 de fevereiro o sorteio da promoo Frias Inesquecveis, organizada pela Associao Comercial e Empresarial de Tatu. A promoo ir presentear um consumidor do comrcio de Tatu com uma viagem. Os consumidores que quiserem participar devem fazer suas compras nas lojas credenciadas e preencher corretamente o cupom. importante que os balconistas e lojistas lembremse de entregar o cupom aos consumidores e, tambm, de orient-los a preench-los corretamente. Todos os cupons sero levados at a sede da ACE Tatu. O sorteio ser no dia 22, a partir das 16h. O prmio uma viagem no valor de R$ 2 mil, sendo que o consumidor sorteado poder escolher o destino. Continuaremos com promoes, principalmente no incio do ano. uma forma de tentarmos estimular o comrcio num perodo em que, historicamente, as vendas no so to altas, disse Soraya Manna, presidente da ACE.

Promoo Frias Inesquecveis sorteia vencedores no dia 22

02

Tatu, fevereiro de 2013

Tatu ganha agncia de marketing digital


A cidade de Tatu ganhar, no prximo ms de maro, uma agncia especializada em marketing digital. A Guia-se Negcios pela Internet deve marcar o lanamento com uma palestra especial, apoiada pela ACE Tatu. A palestra, que ainda est em fase de organizao, focada no conceito da mdia digital, no marketing na rede, benefcios e retorno aos contratantes. A agncia trabalha com diferentes ferramentas e solues para internet. Uma das promoes de inaugurao que todos os comerciantes/empresrios presentes palestra recebero posicionamento bronze no Guia Hot Sites. Tambm ser realizado sorteio de brindes como dois posicionamentos premium por seis meses no Guia Hot Sites, com o hot site completo, incluindo uma loja virtual com at 50 produtos para comercializao; um voucher de gerenciamento de campanha Google Adwords da Guia-se grtis por trs meses + 1 voucher de R$ 150,00 no primeiro ms. A palestra est em fase de organizao e a data ser divulgada em breve. Em tempos de crescimento da internet, a agncia uma nova aposta para a cidade. A Guia-se Negcios pela Internet uma Agncia de Marketing Digital que atua no mercado de Internet desde 1997. Possui 1.000 clientes atendidos e 1.500 projetos desenvolvidos em 75 cidades.

Mais informaes:
Rua Cel. Aureliano de Camargo, 295 Contato: ilry@tatuiguiase.com.br Visite o link www.guiase.com.br/cases e conhea alguns casos de sucesso da rede.
ARTIGO

Novos estabelecimentos de Tatu e de Capela do Alto passaram a integrar o quadro de associados da ACE Tatu. Os estabelecimentos comerciais passam a utilizar os servios prestados pela entidade e a participar de todas as promoes e sorteios, dando oportunidades aos associados de presentear seus consumidores. Integram a relao de associados da ACE:

OVOS ASSOCIADOS

Clichs que prejudicam a venda


Por Marcelo Ortega Quem nunca foi s compras e se deparou com um vendedor insistente ou, at mesmo, desagradvel? Talvez, alguns profissionais no saibam, mas uma frase mal colocada pode afetar diretamente a negociao. Sejam nas vendas corporativas ou no varejo, prticas como a Empurroterapia, perguntas como No vai levar nada para sua namorada, sua av, sua tia? ou apelos do tipo D uma fora, por favor, preciso bater minha meta podem fazer com que o consumidor se afaste sem comprar nada no apenas naquele dia, mas por um longo perodo. Muito pouco preparados e mal instrudos, os vendedores, geralmente, preocupam-se apenas em concretizar logo a negociao e se esquecem de focar no que mais importante: o que o cliente, de fato, necessita ou se interessa. Quase sempre pressionados por metas, eles costumam pr em prtica o que eu chamo de Empurroterapia, ou a mania de pressionar o cliente a adquirir, a qualquer custo, o produto ou servio. Estimulados a fazerem presso, os profissionais tambm costumam errar e muito no momento de perguntarem algo aos consumidores. Em determinadas situaes, um bom questionamento pode gerar compras que no estavam previstas. No entanto, o contrrio tambm se faz verdadeiro: a indagao errada pode provocar a troca imediata de loja ou de empresa, no caso dos negcios corporativos. Alguns exemplos disso, principalmente do varejo: E para ela, no vai levar nada?, s isso mesmo?, Leva mais coisa, consigo oferecer um desconto maior ou parcelar em mais vezes. Esta ltima colocao nos leva a outro ponto fundamental na conduo de um negcio. O oferecimento demasiado de descontos ou parcelamentos tambm pode no agradar quem est procura de algo. Antes de pagar menos, o consumidor pretende ter o produto ou servio adquirido por razes mais importantes naquele momento, como, por exemplo, o conforto da famlia para quem procura um carro talvez, a pessoa aceite at pagar mais caro por um veculo maior, mas o vendedor mantm o foco apenas em oferecer boas condies para a compra do modelo solicitado num primeiro momento. Vale ressaltar que a prtica desses erros no , exatamente, culpa de quem vende. Quase sempre, esses profissionais no recebem treinamento algum, so contratados em um dia e no outro j vo para a linha de frente, sendo cobrados por chefes e clientes. Para que este cenrio seja mudado, so necessrios treinamento e conhecimento de tcnicas, com a capacitao partindo dos lderes da equipe, que, por sinal, muitas vezes tambm cometem os mesmos erros. Ou seja, um bom time de vendas s ser concretizado quando os que o coordenam passarem por cursos especializados e se tornarem capazes de espalhar as boas prticas aos demais.

TICAS DO CHARLES
Rua 11 de Agosto, 417 Centro - Tatu-SP

NSG MODA NTIMA E ACESSRIOS


Rua Gabriel Moreira, 3 Centro Capela do Alto-SP

CERCA VIVA SANSO DO CAMPO


Rod. Senador Laurindo Minhoto km 17,5 Tatu-SP

RICK DENTE
Rua Prudente de Moraes, 389 Centro - Tatu-SP

PLENNA ESTTICA
Rua Capito Lisboa, 291 Tatu-SP

EXPEDIENTE

O jornal Comrcio Forte uma publicao mensal da Associao Comercial e Empresarial de Tatu, fundada em 28 de setembro de 1936. A ACE est localizada na Rua 15 de Novembro, 491 - 1o andar. Sugestes ao informativo podem ser enviadas ao email acetatui@terra.com.br.

Tiragem: 600 exemplares

Distribuio gratuita

Jornalista responsvel: Deise Juliana de Oliveira Voigt (Mtb. 30.803) - Diagramao: Altair Vieira de Camargo - Fotos: ACE - Colaborao: diretoria e funcionrios da ACE DIRETORIA EXECUTIVA DIRETORIA ADJUNTA CONSELHO DELIBERATIVO Silvani Loiola Aquino, Heloisa Maria Menezes da Silva Presidente: Soraya Ap. Manna F. dos Santos Carlos do Esprito Santo de Souza (Loja Feliz), Ana Sarubi e lio Fantoni Jnior Vice-presidente: Jos Celso Fiuza Filho Cludia Pavanelli (M&P), Sonia Domingues Machado (O CONSELHO FISCAL Jacques de Miranda, Milton Franco Filho 1a Tesoureiro: Lcia Bonini Favorito Beko), Fernando Giriboni de Souza (Drogaria Quinze), SUPLENTES 2o Tesoureiro: Joo Augusto Vieira Maria Bernadete Mendes dos Santos (Morena Calados), Fbio Eli de Miranda (Tatuhydro), Angela dos Santos de Almei1a Secretria: Marisa Teresa de M. Vieira Grandino da (Retfica de Motores Santa Helena), Ana Paula Mancini Cludio dos Santos (Oklahoma) e Eric Proost (Anturpia a Turismo) 2 Secretria: Beatriz Favier Peixoto (Daza) e Elaine Maria Stefani Gaiotto (Farmcia Estrela)

Tatu, fevereiro de 2013

03

Volta s aulas: papelarias parcelam em at 12 vezes


Para conquistar os consumidores sobrecarregados neste incio de ano com compromissos como o Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores (IPVA) ou o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), as redes de papelarias apostam nas ofertas e no parcelamento para facilitar o pagamento dos materiais escolares e de escritrio. Neste ano, elas tm expectativa de aumentar suas vendas de 15% a 20%. As papelarias se prepararam para atender a dois tipos de clientes. Em primeiro lugar, os pequenos varejistas que precisam se abastecer para atender o pblico do seu entorno. Estes j iniciaram suas compras logo aps o Natal. Em seguida, aparecem os pais que j receberam das escolas a lista de material que seus filhos utilizaro neste ano. Entre os produtos mais procurados esto cadernos da marca 100% Skate que esto sendo bem vendidos. Tambm h grande procura por itens bsicos como canetas, borracha, pincel e capas, entre outros produtos. Inadimplncia no cheque especial salta em dezembro A inadimplncia no cheque especial subiu 1,9 ponto percentual em dezembro e alcanou uma taxa de 14%, o maior patamar da srie histrica do Banco Central (BC). No acumulado de 2012, o aumento dos calotes nessa modalidade aumentou 2,6 pontos percentuais. Segundo o chefe do Departamento Econmico do BC, Tulio Maciel, a alta da inadimplncia do cheque especial se deve ao fato de que os consumidores recorrem menos a essa modalidade j que possuem uma renda extra (13 salrio) nesta poca do ano. Isso faz com que o saldo da modalidade caa e a inadimplncia, medida sobre ele, suba. um efeito estatstico, disse. Maciel acrescentou que o momento mais crtico do aumento da inadimplncia em emprstimos bancrios a pessoas fsicas j ficou para trs.

Para ele, o que mais preocupava era a deteriorao da carteira de financiamentos de veculos. A inadimplncia nessa modalidade saiu de 2,5% em dezembro de 2010 para um pico de 6,1% em maio de 2012, como reflexo da forte expanso no volume de emprstimos para a compra de carros em 2010, quando as novas concesses chegaram a crescer a uma velocidade de cerca de 50%.

Desde ento, disse Maciel, houve um recuo, com a inadimplncia fechando 2012 em 5,3% no segmento. O momento mais crtico foi superado, afirmou o economista do BC. Ele acrescentou que, daqui em diante, as condies so mais favorveis, com a queda do juro bsico e continuidade da expanso da renda real. Ainda em relao s operaes direcionadas s famlias, a inadim-

plncia do crdito pessoal, cuja participao no crdito a pessoas fsicas grande, subiu 0,1 ponto percentual, em dezembro, fechando o ano passado em 6,4%, o maior patamar desde pelo menos dezembro de 2010. Por outro lado, a inadimplncia nas operaes de crdito para aquisio de outros bens, que no veculos, caiu 0,7 ponto percentual em dezembro, fechando 2012 em 12%.

Varejo espera folia aps carnaval


Os varejistas brasileiros esto otimistas quanto a uma acelerao das vendas em fevereiro e maro deste ano, de acordo com o ndice Antecedente de Vendas (IAV), estudo realizado mensalmente pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). O instituto formado por 37 grandes empresas do varejo. O IAV aponta para um aumento real de 6,1% em fevereiro e 6,2% em maro, comparando as vendas com igual perodo de 2012, aps constatar um ritmo menor em dezembro e em janeiro (alta de 2,2% e de 4%, respectivamente). Portanto, a folia no comrcio tem incio aps o carnaval deste ano, que ocorre na segunda semana de fevereiro. A pesquisa indica que a partir de fevereiro, o segmento de Bens No-Durveis deve registrar a maior alta, com 11,2%. Para maro, a estimativa continuar com taxas de dois dgitos, registrando 10,1% de crescimento. O desempenho dessa categoria tem o maior peso nas medies do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) e contribuem entre 40% e 50% no ndice da Pesquisa Mensal do Comrcio. J o segmento de Bens SemiDurveis, que vinha apresentando um desempenho mais comedido em relao aos No-Durveis, tende a melhorar e retomar o crescimento a partir de janeiro. A projeo de expanso entre 4,1% e 8%, de dezembro de 2012 a maro de 2013. Para 2013, esperado um melhor desempenho econmico brasileiro em relao ao ano passado, fator que deve estimular a atividade varejista no Pas, afirma entidade. Endividamento O porcentual de famlias com dvidas recuou para 60,2% em janeiro de 2013, ante 60,7% em dezembro de 2012, aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplncia do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederao Nacional do Comrcio de Bens, Servios e Turismo (CNC). Houve alta na comparao com janeiro de 2012, quando os endividados representaram 58,8% das famlias. J o porcentual de famlias inadimplentes alcanou 21,2% em janeiro de 2013, ante 19,9% em janeiro do ano passado. A fatia das famlias que declararam no ter condies de pagar suas dvidas em atraso encolheu entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, (de 7% para 6,6%).

Grfica

04

Tatu, fevereiro de 2013

orienta microempresas em Tatu


O PAE Sebrae de Tatu deu incio neste ano a um novo projeto na cidade. Denominado Al PAE Sebrae, o projeto prioriza microempresas do setor de comrcio, em Tatu. Segundo a agente de desenvolvimento Renata Piesco, contatos esto sendo feitos com os estabelecimentos comerciais aqueles que esto cadastrados no Sebrae - para oferta de materiais de orientao voltados gesto. Todo o material oferecido gratuitamente. Segundo Piesco, a ao ser trabalhada somente at o final do ms de fevereiro. De acordo com ela, caso o empresrio tenha interesse em receber esse material, deve entrar em contato o Posto de Atendimento do Sebrae por meio do telefone (15) 3305-4832. A partir do ms de maro, tero incio as atividades referentes a palestras e workshopspresenciais.

Al PAE Sebrae

ACE promove doao ao Fusstat Aniversrios

A ACE Tatu deseja feliz aniversrio Lucia Bonini Favorito, tesoureira da entidade que comemora um novo ano de vida com paz e amor no dia 13 de fevereiro. Parabns!

A Associao Comercial e Empresarial de Tatu, juntamente com o escritrio Tonini Contabilidade e Secretaria Municipal de Educao, Cultura e Turismo, efetuou doao de 400 litros de leite ao Fusstat (Fundo Social de

Solidariedade de Tatu). A entrega ocorreu no final do ms de janeiro. O leite foi arrecadado no dia 22 de janeiro durante a palestra motivacional Desperte um Gigante que existe em Voc, ministrada por Lurdinha Machado,

em Tatu. A doao do leite era o ingresso ao evento. Segundo Soraya Manna, presidente da ACE Tatu, o evento da entidade com aes sociais fundamental e faz parte das obrigaes da entidade.

Lcia Bonini

S-ar putea să vă placă și