Sunteți pe pagina 1din 10

Professora: Rachel Vasconcelos

GESTO DA QUALIDADE EM LOGSTICA

Qualidade em Logstica

O sistema da qualidade possui responsabilidades que vo muito alm do processo produtivo. necessrio que haja uma preocupao a montante e a jusante do processo de produo, ou seja, tratando-se da etapa que antecede a fabricao, deve existir uma metodologia para gerenciamento e seleo dos fornecedores, visando a otimizao dos servios de manufatura, de tal forma que sejam classificados em um cadastro com base no nvel de qualidade dos produtos e servios fornecidos, que envolve qualidade, prazo, preo etc. contribuindo para agregar valor ao produto final. Assim, faz-se mister o departamento de compras desempenhar as seguintes atividades quando compra materiais:

Qualidade em Logstica
1.

2.

3.

4.

Manter um banco de dados de fornecedores disponveis: inclui informaes sobre os tipos de produtos que os fornecedores produzem ou so capazes de produzir informaes sobre a qualidade de seus produtos e sobre seus custos e preos. A manuteno desse banco de dados est na necessidade de executar pesquisas peridicas de fornecedores, que podem incluir visitas instalao para avaliar a capacidade que o fornecedor tem de cumprir exigncias de entrega no tempo certo, quantidade, qualidade e custo. Selecionar fornecedores para suprir cada material: Essa seleo se baseia em diversos critrios. O preo importante, claro, mas a qualidade, a quantidade e a pontualidade das entregas podem ter uma importncia igual ou maior Negociar contratos de suprimento com fornecedores: estabelecer as condies especficas em relao forma de pagamento, entrega, padres etc. que os fornecedores devem seguir quanto aos materiais fornecidos. Agir como intermedirio entre a empresa e seus fornecedores.

Qualidade em Logstica

J com relao etapa posterior produo, cabe salientar que fundamental o engajamento da empresa , mesmo que ela terceirize o servio, no processo de distribuio de seu produto, pois no basta que ele seja produzido com todos os elementos e caractersticas desejveis. fundamental que ele esteja no lugar certo, na quantidade certa e no momento certo. A preocupao com a cadeia logstica tem sido um dos maiores focos de estudo dos ltimos tempos, visto que se refere administrao do movimento de materiais dentro da fbrica, ao embarque de materiais que chegam dos fornecedores e ao embarque de produtos que saem para os clientes.

Qualidade em Logstica

Para o entendimento de como a qualidade percebida pelo cliente na logstica, veja a definio de logstica apresentada por Carvalho, 2004, p. 31: Logstica a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que
planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econmico de matrias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informaes a eles relativas, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o propsito de atender s exigncias dos clientes.

Como pode-se perceber, a qualidade em logstica tem grande amplitude, pois implica muitas atividades. Entretanto, existe um elo entre todos estes pontos, que o do nvel de servio oferecido.

Qualidade em Logstica

A administrao do nvel de servio ao cliente tem trs fatores bsicos: a disponibilidade, o desempenho e a confiabilidade. A disponibilidade significa o produto pronto sempre que o cliente desejar, ou seja, ter estoques. Ter estoques uma deciso estratgica, pois envolve capital de giro, a instalao de centros de distribuio etc. Em geral, a disponibilidade fruto de compras feitas com base em previses de vendas. Outro aspecto a ser considerado, em termos de disponibilidade, a necessidade de manter estoques de segurana, cujo objetivo o de evitar rupturas de estoque que poderiam ser provocadas por variaes de demanda ou atrasos no suprimento. O desempenho operacional est relacionado velocidade, flexibilidade, falhas e recuperao. A velocidade mede o tempo desde a chegada de um pedido at sua efetiva entrega ao cliente, ou seja, quanto demora o atendimento de um pedido; A flexibilidade operacional a forma como a empresa trabalha solicitaes especiais de seus clientes; e as falhas e recuperao envolve a apurao eficaz de erros e acertos. A confiabilidade sinnimo de qualidade. Assim, um dos principais fatores para a qualidade em logstica a de se manter nveis de disponibilidade e de desempenho operacionais dentro dos padres projetados para o nvel de servio.

Qualidade em Logstica

A qualidade em logstica s ser alcanada pela avaliao constante do desempenho operacional, da disponibilidade de estoques e tambm pela apurao eficaz de erros e acertos.

Leia o estudo de caso, a seguir, para responder a questo proposta.

Qualidade em Logstica

LI & FUNG

A empresa prestadora de servios LI & FUNG foi fundada em 1906. Inicialmente trabalhava com fogos de artifcio e artigos de cermica, mas atualmente essa empresa gerencia a produo e o embarque de roupas para varejistas. A empresa oferece desenvolvimento de produto, abastecimento de matrias-primas, gerenciamento de planejamento de produo, garantia de qualidade e expedio, tudo em uma s loja. O detalhe interessante que a LI & FUNG no possui tecidos, nem fbricas e nem mquinas.Todo o trabalho solicitado a ela terceirizado com outras empresas. Uma das chaves do sucesso desta empresa a velocidade com que atende aos pedidos dos clientes. Em geral o prazo para entrega de um pedido que envolva inclusive desenvolvimento de 5 semanas aps o recebimento do pedido. A administrao da empresa entende que essa agilidade se deve ao fato de ela no possuir instalaes fabris o que a torna mais flexvel no atendimento s exigncias de fabricao o que a motiva na

Qualidade em Logstica

na busca de parceiros industriais com efetivo nvel de qualidade e custo. A LI& FUNG, possui mais de 7.500 fornecedores em 37 pases em todo o mundo. Quando recebe um pedido, em geral em seu site na internet, imediatamente entra em contato com o cliente com o objetivo de acertar as especificaes. Aps este acerto ela envia estas informaes aos seus fornecedores. A LI& FUNG, por uma de suas gerentes, poder mandar fabricar o tecido na China, comprar aviamentos em Hong Kong e na Coria enviando o material para a Guatemala que, ento, costuraria o produto que seria entregue nos Estados Unidos. Outro detalhe importante que o cliente poder acompanhar o andamento de sua encomenda via web site da empresa, alterando, se desejar, as especificaes fornecidas antes da execuo da prxima etapa. Fonte: Adaptado de: LAUDON &LAUDON (2006, p. 22).

Como o cliente poder perceber o nvel de servio ofertado a ele por uma empresa como a LI & FUNG?

Qualidade em Logstica

possvel sentir o nvel de servio ofertado pela LI& FUNG de vrias maneiras, mas a principal delas est no tempo de resposta para o atendimento a um pedido e na flexibilidade ofertada.

Fonte: ADAPTAO: LIVRO: Gesto da Qualidade Tpicos Avanados. Otvio J. Oliveira ( Org.) So Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004; Gesto da Qualidade em Logstica. 2 edio revista. Unisul Virtual 2009.

S-ar putea să vă placă și