Sunteți pe pagina 1din 2

MINISTRIO DA SADE HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO COMISSO DE CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR 05/2002- Revisada em 14/06/2010 ROTINA I 4

Pg.:1/2

DIAGNSTICO DE INFECO ASSOCIADA A CATETER VASCULAR


DEFINIES Colonizao Flebite (vlido para acesso perifrico) Infeco do stio de insero do cateter Bacteremia associada a cateter Cultura da ponta do Cateter positiva1 Sim (no se aplica) Hemocultura positiva2 No No Sinais de Inflamao local Sinais de Infeco sistmica No No

No Sim, sem pus

Sim Sim (ou no, desde que o paciente esteja com cateter venoso profundo no momento, e no haja outro foco evidente)

No

Sim, com ou sem pus

Sim ou No

Sim

Sim ou No

Sim

Cultura da ponta do cateter positiva significa, nos 5 cm distais: > 15 UFC/ml pelo mtodo semi quantitativo (rolamento) - somente este mtodo est disponvel no Rio de Janeiro. ou > 100 UFC/ml pelo mtodo quantitativo (vortex ou sonicao)
2

O sangue para hemocultura deve ter no mnimo duas amostras (ou set = 2 frascos), sendo pelo menos uma colhida por veia perifrica; Para o diagnstico de bacteremia associada a cateter venoso central de longa permanncia (semi-implantveis ou totalmente implantveis), a coleta de sangue pelo cateter deve ser realizada ao mesmo tempo que a coleta de sangue perifrico. As amostras pareadas devero apresentar: Cultura quantitativa com contagem de colnias pelo menos 5 vezes maior na amostra coletada pelo cateter do que pela veia perifrica Essa quantificao no disponvel no HGB; ou O tempo diferencial de crescimento bacteriano na amostra coletada pelo cateter deve ser mais precoce (pelo menos 2h antes) do que a coletada pela veia perifrica.

ROTINA I 4

Pg.:2/2

Observaes Importantes: 1) Contaminantes comuns de pele (exemplo: difterides, Bacillus spp., Propionibacterium spp, Staphylococcus coagulase-negativo ou micrococos) devem ser considerados somente se presentes em mais de uma amostra, coletadas em momentos diferentes. 2) Caso o paciente encontre-se clinicamente estvel no momento da suspeita de infeco, no h necessidade de incio imediato (emprico) de antibitico, pois freqentemente apenas a retirada resolver a febre dentro de 24 ou no mximo 48h. 3) O tratamento obrigatrio, no entanto, caso as culturas sejam positivas para: Staphylococcus aureus, Staphylococcus lugdunensis ou Candida spp., mesmo que o paciente esteja assintomtico. 4) A positivao de culturas para estafilococos coagulase-negativos, caso no requeira tratamento, indica nova coleta de hemoculturas 7 dias aps a primeira, para confirmar que a bactria no est mais presente. Se ainda estiver positiva, requer tratamento e, eventualmente, investigao de endocardite.

ROTINA I 4

S-ar putea să vă placă și