Sunteți pe pagina 1din 2

Objetivos

Analisar as transformaes da moda relacionando-as com as transformaes histricas e sociais.

Introduo
A reportagem de VEJA aborda um dos grandes nomes da moda: Yves Saint Laurent, falecido recentemente. Utilize a revista como ponto de partida para uma pesquisa sobre a transformao de hbitos e costumes que se desenvolveu durante as dcadas de 1960 e 1970.

Atividades
1 e 2 aula - Leia o texto em sala de aula e comente as idias principais com os alunos. Pergunte a eles qual o significado da frase: "Foi por captar exatamente o momento em que as filhas deixaram de querer se vestir como as mes e as mes passaram a querer se vestir como as filhas que Yves Saint Laurent se tornou o maior nome da moda (...)". Aponte a metamorfose ocorrida nos anos 1960 e as modificaes decorrentes de uma nova maneira de encarar a juventude. A frase evidencia uma mudana de paradigma, quando a moda comeou a desejar o inovador, o jovem. Essa fase se estendeu pela dcada de 1970, sobretudo graas ao movimento hippie, que ganhou fora mundialmente e apresentou uma forma indita de se vestir - ligada, diretamente, aos ideais de liberdade da nova gerao. Yves Saint Laurent foi um nome de destaque na poca, juntamente com Mary Quant e a loja Biba - butique britnica que se tornou um centro irradiador de tendncias originais. A minissaia, os vestidos tubo, extremamente curtos, botas de cano alto, maquiagem com grandes clios postios e perucas foram algumas das marcas registradas do perodo. No podemos esquecer que a prpria revoluo tecnolgica trouxe inovaes que puderam ser incorporadas pela indstria da moda nas mais variadas roupas a partir do uso de tecidos com fibras sintticas, como o polister, o nylon e a lycra. Divida a classe em quatro grandes grupos. A primeira equipe deve fazer uma pesquisa sobre a forma de se vestir tpica da dcada de 1960; a segunda vai investigar o mesmo tema, mas na dcada seguinte; as duas demais ficaro encarregadas de selecionar material para o contexto histrico dessas dcadas, como msicas, filmes e fatos polticos importantes - no deixe que esqueam de Beatles, de Jovem Guarda e Bossa Nova, de Sem Destino (Easy Rider), Hair e 2001, uma Odissia no Espao, da Guerra do Vietn, do "maio de 68", do movimento feminista e do Black Power. importante ressaltar que a moda dos anos 1960 seguiu uma tendncia moderna, quase futurista, com o uso de materiais sintticos, mas a mudana de dcada, marcada pelo vis hippie, deu uma guinada rumo aos materiais naturais como o algodo e a l, buscando inspirao sobretudo em culturas populares tradicionais - as saias indianas, as batas russas, e as bolsas indgenas ganham o planeta. O resultado dessa pesquisa dever ser apresentado na aula seguinte e fundamental que voc estimule a moada a caprichar, se valendo de material audiovisual, de peas de vesturio em modelos para bonecas ou mesmo em tamanho natural - fazendo um desfile ao som de msicas da poca. O importante que os alunos percebam que a moda teve papel essencial como veculo dos jovens para expor suas idias e foi um precioso instrumento de propaganda para as idias transformadoras que, em certa medida, mudaram o mundo.

Para seus alunos Das telas para o corpo

Uma das caractersticas da moda na dcada de 1960 so as referncias s artes plsticas. Obras clssicas de artistas foram revisitadas e reelaboradas por estilistas como Yves Saint Laurent, que criou o vestido Mondrian (ao lado). O pintor holands Pieter Cornelis Mondrian (1872-1944) construiu sua obra a partir de elementos simples, como grossas linhas pretas preenchidas por cores puras. Pretendia, assim, que seus quadros refletissem clareza e disciplina. Os vestidos curtos, muito em voga no perodo, se inspiravam ainda na Optical Art. Tambm chamada deOp Art, ela se caracterizava pela construo de obras com o uso predominante do preto e do branco, com desenhos muitas vezes geomtricos que buscavam um dinamismo e uma sensao de movimento, valendo-se de estmulos visuais, e apresentavam uma viso futurista.

S-ar putea să vă placă și