Sunteți pe pagina 1din 2

DPP (Renato Brasileiro)

26/09/08

2 fase: 1-Pronncia: continuao: 2-Depois da pronuncia tem-se a fase da preparao para o julgamento. 3-Elaborao do relatrio. 4-Designao de data para o julgamento em plenrio. 5-Desaforamento: 6- Abertura da sesso de julgamento 7-Verificao da presena das testemunhas: 15 jurados. 8-Verificao da presena das testemunhas. lembrando que o julgamento deve ser adiado caso no esteja presente alguma das testemunhas com clausula de imprescindibilidade. 9-O juiz presidente declara instalada a sesso depois de verificar as partes presentes + jurados em numero suficiente + testemunhas imprescindveis presentes. 10-Preparao para a formao do conselho de sentena. Adverte os jurados que no podem mais se comunicar. Claro que a respeito do processo. 11-Escolha do conselho de sentena: recusa ou aceite. Lembrando da modificao em que antes quando a testemunha era recusada pela defesa ela poderia ser analisada pelas demais partes. Hoje a recusa de qualquer das partes exclu (art. 468, U) a testemunha sem apreciao dos demais, no podendo ser utilizada para outro julgamento, o que praticamente inviabiliza a separao do processo. 12- Compromisso dos jurados: Art. 472. 13-Entrega aos jurados da pronuncia e do relatrio. Art. 472 U. 14-Inicio da instruo em plenrio. Se da com oitiva das testemunhas da acusao. Quem pergunta primeiro o juiz. lembrando que as partes perguntam diretamente para as testemunhas (sistema do cross examination. 15-Interrogatrio do ru. Lembrando que tem o direito de estar ausente. *No necessariamente tera que estar algemado de acordo com a sumula vinculante n11. 16-Debates: acusao fala por 1h30m (se houver assistente ele divide este tempo); 1h30m para a defesa; depois 1h para replica e treplica em 1h. lembrando que podem requerer inquirio novamente das testemunhas. 17-Indaga aos jurados se esto preparados para julgar ou se desejam 18-Art. 480: *Art. 481: o levantamento de uma questo pelos jurados sobre uma questo importante. Ex. jurado questiona a imputabilidade. Tem que ser uma diligncia essencial para o julgamento da causa.
Art. 481. Se a verificao de qualquer fato, reconhecida como essencial para o julgamento da causa, no puder ser realizada imediatamente, o juiz presidente dissolver o Conselho, ordenando a realizao das diligncias entendidas necessrias. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) Pargrafo nico. Se a diligncia consistir na produo de prova pericial, o juiz presidente, desde logo, nomear perito e formular quesitos, facultando s partes tambm formul-los e indicar assistentes tcnicos, no prazo de 5 (cinco) dias.

19- Se os jurados estiverem prontos para julgar o juiz faz a leitura dos quesitos em plenrio indagando das partes se tem algum requerimento a fazer sob pena de precluso. 20-Explicao dos jurados sobre cada quesito. 21-Jurados, juiz, rgo acusatrio (MP e/ou querelante), assistente da acusao, advogado de defesa e serventurios vo para a sala de votao. 22-Distribuio das cdulas aos jurados. O juiz recolhe os votos da urna. Lembrando que uma vez atingido o numero de 4 o juiz j interrompe. O juiz hoje deve-se limitar a divulgar somente o resultado e no o placar, ou seja, divulga o resultado sem especificar o quorum. 23-Elaborao da sentena. No haver relatrio nem fundamentao. Claro que se for caso de sentena condenatria o juiz ter que fundamentar a fixao da pena base. Agravantes e atenuantes no so mais quesitadas. O juiz que analisa. O juiz decide se o acusado pode ou no recorrer em liberdade. Lembrando que cabe ao juiz analisar os requisitos da ao preventiva j que no existe mais a priso automtica por sentena. 24-Leitura da sentena em plenrio. As partes j saem intimadas e eventual prazo recursal j estaria comeando a fluir. Posio ocupada pelo MP em plenrio. Lei 8625/93. Art. 41 da LOMP (lei 8625/93). *Sociedade indefesa: quando a atuao do membro do MP insuficiente pelo Quando se trata da defesa do acusado o CPP no art. 497, V bem claro a dizer que se o advogado for ruim, no fizer uma defesa razovel, ser realizada nova defesa. Logo o CPP preza sobre a ampla defesa, mas no prega a defesa da sociedade.

Mas para a prova de delega que bem provvel que no caia, claro que devemos que caracterizada uma atuao deficiente do MP, assim como um descaso em relao ao tribunal do jri e seus preceitos constitucionais, pode o juiz presidente declarar a sociedade indefesa dissolvendo o conselho de sentena e designando outra sesso de julgamento. Deve tambm oficiar ao procurador geral. *Interveno do Art. 497, XII. Quesitao:
Art. 482. O Conselho de Sentena ser questionado sobre matria de fato e se o acusado deve ser absolvido. Pargrafo nico. Os quesitos sero redigidos em proposies afirmativas, simples e distintas, de modo que cada um deles possa ser respondido com suficiente clareza e necessria preciso. Na sua elaborao, o presidente levar em conta os termos da pronncia ou das decises posteriores que julgaram admissvel a acusao, do interrogatrio e das alegaes das partes.

Sempre fomos adeptos do sistema francs em que o veredicto obtido por meio da formulao de vrios quesitos. Este sistema contrape-se ao sistema anglo americano em que uma nica indagao feita aos jurados. Com a nova legislao nosso sistema francs sofreu uma certa mitigao.
Art. 483. Os quesitos sero formulados na seguinte ordem, indagando sobre: (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008) I a materialidade do fato; II a autoria ou participao; III se o acusado deve ser absolvido; um quesito mais genrico. IV se existe causa de diminuio de pena alegada pela defesa; V se existe circunstncia qualificadora ou causa de aumento de pena reconhecidas na pronncia ou em decises posteriores que julgaram admissvel a acusao.

Depois do advento da lei 11619 teria ocorrido uma certa fuso dos dois sistemas, tanto o sistema francs ao indagar sobre a materialidade e autoria quando ao sistema americano se o acusado deve ou no ser absolvido. Ordem dos quesitos: 1-materialidade: no tem que ser feita necessariamente em uma s questo: Ex. --No dia 20/04/08 Ticio foi atingido por disparo de arma de fogo, sofrendo as leses apontadas no laudo de folhas 20? --As leses foram a causa da morte? Se disserem que no eles j esto afastando a existncia do nexo causal. A resposta negativa ao primeiro quesito implica em absolvio do acusado. a resposta negativa ao segundo quesito faz prosseguir a votao estando reconhecida somente a leso faltando analisar a autoria e a inteno do agente. 2-Autoria e participao: Ex. --Chico foi o autor dos disparos referidos no primeiro quesito, --Chico ao emprestar a arma concorreu de qualquer modo para a realizao dos disparos? A resposta negativa de mais de 3 jurados encerra a votao e implica na absolvio do acusado em face de negativa de autoria.

S-ar putea să vă placă și