Sunteți pe pagina 1din 9

1

RESUMO As mudanas constantes que a tecnologia promove na forma em que o cliente busca um produto ou uma empresa, faz com que seja necessrio um planejamento bem realizado, para que as utilizaes destes recursos venham enriquecer e acrescentar valor ao marketing realizado. O objetivo deste projeto apresentar as principais plataformas existentes, e como possvel utilizar essas plataformas no planejamento estratgico de marketing, tornando eficaz a presena digital da empresa ou a utilizao das redes sociais como meio de comunicao entre a empresa e os seus consumidores.

Palavras-chave: marketing digital; planejamento estratgico; presena digital; redes sociais;

1.

JUSTIFICATIVA Marketing por definio atividade humana dirigida para satisfazer

necessidades e desejos. Para essa atividade ter xito necessrio primeiro conhecer o pblico-alvo, mas no somente conhecer o pblico, tambm necessrio acompanhar cada mudana desse pblico, e do ambiente em que vive. O planejamento estratgico de marketing o processo no qual uma empresa analisa o ambiente em relao a seus objetivos, com foco em um determinado pblico-alvo, tranando uma estratgia para alcanar tais objetivos. Atualmente a sociedade, o mercado e os consumidores mudaram, a tecnologia est cada vez mais presente no dia a dia. Os novos recursos digitais tm alterado o comportamento, a comunicao e principalmente a relao entre empresa e consumidor. O principal efeito dessa mudana tecnolgica no marketing a sua colaborao para a inverso das aes de marketing. Enquanto no marketing tradicional as aes de promoo e relacionamento acontecem no sentido da empresa para o consumidor, da marca para o consumidor, hoje o consumidor que busca a empresa, que busca a marca, como, e da forma que ele deseja. Dessa forma, necessrio acompanhar as constantes mudanas que a tecnologia nos apresenta, conhecer cada plataforma digital utilizada pelo pblicoalvo, pode ser determinante no momento da elaborao do planejamento estratgico de marketing. importante registrar que as tecnologias digitais sem planejamento, no so suficiente para que uma empresa alcance seus objetivos, essas novas tecnologias devem ser utilizadas para enriquecer e potencializar o alcance do marketing. Este projeto visa apresentar ao consumidor como desenvolver um plano estratgico de marketing, utilizando das principais plataformas digitais existentes hoje. Para agregar valor ao relacionamento com o cliente, atendendo assim as principais mudanas no perfil do consumidor.

2.

TEMA Planejando uma Estratgia Digital.

2.1

DELIMITAO DO TEMA Mtodos e plataformas digitais para promover marcas, produtos, e

relacionamento com o cliente.

2.2

PROBLEMA Somente conhecer as plataformas digitais disponveis no suficiente,

preciso estar preparado para interagir com essas plataformas. importante definir claramente se a empresa ter uma presena digital, ou vai interagir com as redes sociais. Embora parea simples essa escolha, toda uma estrutura deve ser criada para atender a demanda gerada. O plano estratgico de marketing deve prever a utilizao dessas plataformas, preparando a empresa para atender essa demanda.

2.3

HIPTESE Desenvolver boas prticas para utilizao de plataformas digitais pode

prevenir possveis problemas decorrentes da m utilizao. Evitando assim o desperdcio de tempo e recursos financeiros da empresa, evitando tambm o desgaste da marca e ou dos seus produtos.

2.4

OBJETIVO GERAL Analisar os novos mtodos de utilizao das principais plataformas digitais

disponveis, e os impactos na empresa quando essas plataformas fazem parte do plano estratgico de marketing. Apontando por que determinadas aes possuem mais eficcias nos dias de hoje, e principalmente de que forma as empresas devem estar preparadas para acompanhar a evoluo tecnolgica em que vivemos.

2.5

OBJETIVOS ESPECFICOS Para atender o objetivo geral deste estudo necessrio contextualizar o

leitor em algumas definies, depois disso apresentar informaes importantes para o desenvolvimento do seu plano de marketing digital. Essas informaes so: a) Apontar os principais conceitos marketing, como o ambiente de

marketing, o planejamento estratgico de marketing e tambm enumerar os compostos de marketing; b) c) d) Apontar as principais transformaes no ambiente de marketing; Definir o marketing digital; Apontar os principais atributos das paginas digitais, das tecnologias

mbile, das redes sociais e tambm as das plataformas de busca; e) Construir um plano de marketing digital;

3.

FUNDAMENTAO TEORICA A base pare este projeto o marketing e o planejamento estratgico, sendo

assim conhecer os conceitos e os fundamentos sobre esse assunto imprescindvel para o entendimento dos assuntos abordados.

3.1

MARKETING Segundo Kotler e Keller (2006, p4) marketing um processo social pelo qual

indivduos e grupos obtm o que necessitam e desejam por meio da criao, da oferta e da livre troca de produtos e servios de valor com outros. Um simples exemplo disso quando um consumidor troca seu dinheiro por um produto que deseja. Entender esse desejo a principal tarefa do marketing, quando maior for o entendimento sobre o pblico-alvo e as transformaes de seus hbitos e necessidades, maior ser a possibilidade de haver essa troca. 3.2 AMBIENTE DE MARKETING Alm do pblico-alvo, necessrio tambm conhecer o ambiente de marketing. Gabriel (2010, p33) descreve a importncia do ambiente de marketing da seguinte forma:

A anlise do ambiente um dos fatores mais importantes do planejamento de marketing ou de qualquer e estratgia. em funo do ambiente que a melhor estratgia de marketing traada. Um mesmo produto poder ter estratgias totalmente diferentes para o seu lanamento na cidade de So Paulo, uma megalpole ou em uma cidade no interior do Nordeste, em funo do ambiente.

Quando falamos de ambiente de marketing, devemos distinguir o microambiente, que composto por variveis diretamente relacionadas com a empresa, como produtos, clientes, fornecedores, departamentos etc. E temos tambm o macroambiente, composto por variveis impossveis de serem controladas pela empresa, como caracterstica demogrfica, variaes econmicas, fenmenos naturais, poltico, culturais e principalmente tecnolgicas.

3.3

PLANO ESTRATGICO DE MARKETING Conforme descrita por Limeira (2007, p6) o plano estratgico de marketing

contm a explanao dos objetivos e das estratgias de marketing a serem implementadas para o desenvolvimento de um produto, de uma marca ou de uma empresa. Com o estudo do pblico-alvo e do ambiente de marketing, podemos encontrar as foras e as fraquezas ou as ameaas e as oportunidades, importantes na construo do plano estratgico de marketing. Essas foras podem ser analisadas atravs da Matriz SWOT. Conforme a definio de Kotler e Keller (2006, p50):
a avaliao global das foras, fraqueza, oportunidades e ameaas denominada anlise SWOT ( dos termos em ingls strengths, weaknesses, opportunities, threats). Ela envolve o monitoramento dos ambientes externos e internos.

Conhecendo essas foras possvel encontrar oportunidades atraentes para empresa, tambm possvel perceber uma ameaa previamente. Por esse motivo a analise to importante para o desenvolvimento do plano estratgico.

3.4

MUDANAS NO AMBIENTE As novas tecnologias esto presentes cada vez mais nas atividades

humana, hoje estamos dependentes da tecnologia, seja na vida profissional, vida

pessoal ou vida social. A tecnologia mudou a forma que nos comunicamos e nos relacionamos com os recursos tecnolgicos. Atualmente telefones celulares, computadores pessoais e internet de alta velocidade esto cada vez mais acessveis. Com todos esses recursos disponveis o consumidor passou de um simples comprador, para um formador de opinio. Agora ele pode criar, influenciar, atuar e principalmente escolher de uma forma consciente livre de qualquer emoo, devido a facilidade para obter informaes sobre o produto e principalmente na experincia de outros consumidores. Kotler e Keller (2006, p11) falam das mudanas tecnolgicas da seguinte forma:
A revoluo digital criou uma Era da Informao. A Era Industrial caracterizou-se pela produo e pelo consumo em massa, por lojas abarrotadas de mercadorias, por anncios onipresentes e por grandes descontos. A Era da Informao promete levar a nveis de produo mais precisos, a comunicao, aos direcionadas e a uma determinao de preos em bases mais consistentes. Alm disso, grande parte dos negcios hoje efetuada por meios das redes eletrnicas.

Com isso mais do que nunca a empresa deve estar preparada para agir conforme as alteraes do ambiente externo, adaptando-se as necessidades de seus clientes.

3.5

MARKETING DE RELACIONAMENTO

Somente fazer a marca conhecida ou os produtos conhecidos no o suficiente, importante fazer com que os clientes se lembrem no momento da necessidade ou do desejo. Hoje cada contato com o cliente uma oportunidade para consolidar uma marca ou um produto, e no somente isso, uma oportunidade para conhecer ainda mais esse cliente. Criar um relacionamento com o cliente a melhor maneira de estar presente em todos os momentos possveis, transformandoo de um simples desconhecido para algum especial. Segundo Kotler e Keller (2006, p16) um dos principais objetivos do marketing , cada vez mais, desenvolver relacionamentos profundos e duradouros com todas as pessoas ou organizaes, que podem, direta ou indiretamente, afetar o sucesso das atividades.

A partir deste ponto entra o marketing digital, modificando as relaes com os clientes, criando aes integradas com os novos recursos tecnolgicos, participando efetivamente das novas plataformas digitais de relacionamento.

3.6

MARKETING DIGITAL

Marketing digital utilizado quando utilizamos algum componente digital no mix de marketing, ou seja, marketing digital quando em seu planejamento estratgico est determinada a utilizao de uma plataforma e ou de tecnologias digitais. Gabriel (2011, p106) define esse plano estratgico da seguinte forma:
Podemos falar de estratgia digitais de marketing, que so as que usam plataformas e tecnologias digitais, envolvendo um ou mais dos 4 Ps para alcanar os objetivos de marketing.

3.7

IMPORTNCIA DO PLANEJAMENTO

As novas tecnologias trouxeram facilidades no acesso a informao, como tambm trouxe velocidades na troca de informao. No mundo digital o cliente um colaborador, testemunhando as qualidades e tambm os defeitos. No mundo digital a empresa deve est preparada para atender o cliente a qualquer hora, principalmente se a empresa decidir por participar das redes sociais, pois, ao contrrio da empresa ela no funciona somente no horrio comercial. Por esse motivo de vital importncia conhecer bem as novas ferramentas e as plataformas digitais disponveis. Gabriel (2010, p106) deixa clara a importncia do planejamento:
muito importante ressaltar que o digital (com suas tecnologias e plataformas) no conserta marketing ruim, podendo at pior-lo. O digital potencializa o alcance do marketing, tanto para o bem quanto para o mal, e acrescenta valor ao marketing bem feito, enriquecendo-o.

4.

METODOLOGIA DE PESQUISA Na elaborao de um projeto, necessria a utilizao de uma metodologia,

tornando o processo de desenvolvimento ordenado e eficaz. Rampazzo (2004, p. 13) define mtodo e metodologia cientfica da seguinte forma:
[...] mtodo um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigao da verdade, no estudo de uma cincia, ou para alcanar determinado fim. E metodologia (do grego methodos + logia) significa o Estudo do mtodo. [...] a metodologia cientfica , pois, aquela disciplina que ensina o caminho, quer dizer, as normas tcnicas que devem ser seguidas na pesquisa cientfica.

Para atender o problema apresentado necessria a realizao de uma pesquisa, pois como segundo Gil (2009, p. 17) a pesquisa requerida quando no se dispe de informao suficiente para responder ao problema, ou ento quando a informao disponvel se encontra em tal estado de desordem. Para descrever o tema e a delimitao do tema, precisamos apresentar ao leitor algumas definies, atendendo a essa necessidade vamos utilizar de pesquisa bibliogrfica e documental. No que diz respeito ao problema aqui posposto, vamos utilizar da pesquisa de campo, entrevistando profissionais deste setor.

4.1

PESQUISA BIBLIOGRFICA

Para familiarizar o leitor em alguns conceitos de marketing necessrio para entendimento completo deste projeto, utilizaremos da pesquisa bibliogrfica, pois referenciando Lakatos e Marconi (1995), a bibliografia oferece meios para definir, resolver, no somente problemas conhecidos, como tambm explorar novas reas.

A partir da pesquisa bibliogrfica 4.2 PESQUISA DOCUMENTAL

Como o tema proposto relativamente novo, ou pelo menos sofre constantes mudanas, necessria a utilizao de materiais recentemente publicados. Conforme Gil (2009, p. 45) pesquisa documental pode ser definida como:
a pesquisa documental assemelha-se muito a pesquisa bibliogrfica. A diferena essencial entre ambas est na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliogrfica se utiliza fundamentalmente das contribuies dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental valese de materiais que no recebem ainda um tratamento analtico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.

4.3

PESQUISA CAMPO

Para agregar valor ao nosso projeto, vamos utilizar a pesquisa de campo, pois segundo Gil (2009) o estudo de campo procura muito mais o aprofundamento das questes propostas. O universo pesquisado ser composto por profissionais da rea relacionada ao tema com experincia comprovada.

REFERNCIAS GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2009. 175p. KOTLER P, KELLER . Admistrao de Marketing. 12 ed. So Paulo: Prentice Hall, 2006. LAKATOS, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Cientfico. 4.ed. So Paulo: Atlas, 1995. 214p. LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E Marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. 2.ed. So Paulo: Saraiva, 2007. 352p. GABRIEL, Martha. Marketing na era Digital: conceitos, plataformas e estratgias. So Paulo: Novatec, 2010. 424p. RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientfica. 2.ed. So Paulo Edies Loyola, 2002.141p.

S-ar putea să vă placă și