Sunteți pe pagina 1din 13

A Contabilidade como ferramenta indispensvel Gesto Empresarial

A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transaes realizadas na empresa, pode ser considerada um sistema de informao indispensvel gesto. Nem sempre a contabilidade vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei. Por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade financeira pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade auxiliar os gestores no processo decisrio. Buscando um diferencial competitivo crescente o nmero de empresas que vm investindo em meios que ofeream informaes estratgicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decises mais seguras e de forma proativa. O desenvolvimento deste trabalho visa demonstrar a importncia dos dados contbeis para gesto empresarial. No houve inteno em esgotar o tema que bastante polmico e fruto de diversos assuntos acadmicos e profissionais. O artigo foi baseado em bibliografias sobre o assunto, pesquisas na internet e contedos apresentados em aula. Palavras chave: Finanas, Contabilidade, Gesto Empresarial, Administrao. INTRODUO Atualmente a Compensao Tributria constitui um dos principais instrumentos legais utilizados pelas empresas, tanto na razo da no-cumulatividade de tributos como "Pis", "Cofins" e "Ipi", bem como em decorrncia de crditos fiscais existentes em virtude de aes de repeties de indbitos. A nossa Constituio Federal, pelo prprio sistema adotado pelo legislador constituinte, bastante abrangente, indo desde normas programticas, que efetivamente devem estar contidos no seu texto, at mincias que, em verdade, desmereciam guarida no que se convenciona chamar de Lei Maior de uma nao. A Constituio Federal (CF) consagrou o princpio do federalismo delimitando e dividindo entre os entes polticos (Unio, Estados-Membros, Distrito Federal e municpio) o poder de tributar. O estabelecimento do sistema tributrio nacional muito importante, por trazer os princpios gerais em matria tributria, dispor a respeito da competncia, limitaes imposio tributria, discriminao das rendas, imunidades, isenes e outras questes de suma importncia. Em seu ttulo VI Da Tributao e do Oramento, os artigos 145 a 159, determinam em seu contedo os princpios de tributao e os elementos delimitadores da atividade de tributar, funcionando como elemento disciplinador no poder de tributar.

A CF no cria efetivamente tributos, ela apenas outorga competncia tributria para as pessoas polticas, sou seja, confere aos entes polticos a aptido para criar, modificar, e extinguir, por meio de leis, tributos. Em verdade, alguns doutrinadores afirmam que o sistema tributrio nacional um verdadeiro subsistema, que trata dos aspectos da imposio tributria pelo estado, dos poderes exercidos por este na esfera tributria e das garantias dos contribuintes perante estes poderes. O Sistema Tributrio Nacional compe-se de tributos, que, de acordo com a Constituio, compreendem os impostos, as taxas e a contribuio de melhoria (145). Na rea tributria, existem vrios princpios constitucionais, a reger a forma de imposio tributria, so eles: legalidade (art.150, I); isonomia (art.150, II); irretroatividade (art.150, III, "a"); anterioridade (art.150, III, "b"); proibio de confisco (art. 150, IV); liberdade de trfego (art. 150 V); imunidades (art. 150, VI); outras limitaes ( arts.151 e 152); capacidade produtiva (art.145 ,inc.1). O problema central sobre o qual repousa o presente trabalho a questo da relevncia dos dados contbeis para o gestor na tomada de decises. Demonstrar a importncia da Contabilidade financeira e gerencial na administrao das empresas, e o papel do contador como principal facilitador dessa tarefa. Sero apresentados os usurios mais freqentes da Contabilidade, as demonstraes contbeis exigidas pela Legislao e a preeminncia de saber analis-las, bem como a importncia da utilizao de indicadores financeiros e no financeiros. O fluxo de caixa tambm ser citado neste captulo, pois permite ao administrador planejar e controlar melhor as entradas e os gastos de sua empresa. Por fim, sero abordados de forma resumida os tipos de custeio mais utilizados pelas empresas e a necessidade de se conhecerem os custos dos produtos e servios para melhor administr-los. A fim de conseguir melhores resultados esse estudo ter carter dedutivo descritivo fundamentado em reviso bibliogrfica correlata. CONTABILIDADE FINANCEIRA E GERENCIAL A Contabilidade pode ser definida como um sistema de registros e apurao ou medio da riqueza (LEITE, 1988). Gonalves e Batista (1996) definem Contabilidade como "cincia que tem por objeto o estudo do Patrimnio a partir da utilizao de mtodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, acumular, resumir, e analisar todos os fatos que afetam a situao patrimonial de uma pessoa."

A Contabilidade por ter o patrimnio como objeto principal e por estar presente nas rotinas empresariais dever obedecer a algumas exigncias perante a Legislao, como os Princpios e as Convenes contbeis. Conforme o Artigo 3 da Resoluo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) N. 750/93, os Princpios Fundamentais de Contabilidade so: ENTIDADE, CONTINUIDADE, OPORTUNIDADE, REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL, ATUALIZAO MONETRIA, COMPETNCIA, PRUDNCIA. As Convenes contbeis representam um complemento dos Princpios, delimitando conceitos, atribuies e direes no trato de problemas contbeis. So elas: a Objetividade, a Materialidade, o Conservadorismo e a Consistncia (OLIVEIRA, 1991). A Contabilidade financeira est intimamente ligada s rotinas contbeis da empresa exigidas pela Legislao e muitas vezes no consegue atender s necessidades que os administradores tm por informaes gerenciais. Horngren (1986, p. 23) acredita que a contabilidade no pode apenas atender s necessidades legais servindo basicamente s financeiras, pois assim sua utilidade para a administrao praticamente desapareceria. Alm do dever de cumprir todas as exigncias impostas pela Legislao, uma das principais tarefas do contador facilitar a compreenso das informaes contbeis aos administradores, demonstrando a importncia da Contabilidade no processo decisrio. Saber como melhor interpretar os resultados da empresa um dos objetivos primordiais da Contabilidade gerencial. Segundo Anthony (1974), a Contabilidade dever preocupar-se em gerar informaes teis administrao, atendendo s necessidades dos gestores. A contabilidade gerencial utiliza instrumentos para auxiliar a interpretao dos resultados levantados atravs da contabilidade financeira, como a anlise e a interpretao das demonstraes contbeis, os indicadores financeiros e no financeiros, as ferramentas como Benchmarketing, planejamento estratgico, Balanced Scorecard, entre outros. Oliveira (apud SANTOS, 1993, p.18) afirma que o trabalho gerencial um processo administrativo que envolve planejamento, organizao, direo e controle voltados para resultados. Sendo a empresa uma organizao de recursos fsicos e humanos, cabe aos administradores saber gerenciar tais recursos da melhor forma possvel. Padoveze (1996, p. 26) comenta a importncia de uma entidade ter o apoio da Contabilidade gerencial na administrao de seus negcios, pois, segundo ele, se houver dentro dessa entidade pessoas que consigam traduzir conceitos contbeis em aes prticas, a Contabilidade estar sendo um instrumento para a administrao.

J Lomgenecker (apud LONGENECKER; MOORE; PETRY, 1997, P. 516) afirma que "todo empresrio deve ter conhecimentos suficientes sobre o processo contbil, inclusive sobre demonstrativos financeiros, para poder reconhecer quais mtodos contbeis podero funcionar de forma mais vantajosa em sua empresa" Enquanto a Contabilidade financeira est voltada s exigncias fiscais, a Contabilidade gerencial est voltada gesto da empresa, e ambas tm a sua utilidade e apresentam caractersticas diferenciadas devido ao seu pblico-alvo. A Contabilidade gerencial confecciona relatrios conforme as necessidades dos administradores, muitas vezes utilizando como fonte de informaes os dados contidos nos relatrios gerados pela Contabilidade financeira, em que esses dados so transformados em uma linguagem mais concisa e clara para o administrador. O importante saber analisar e interpretar as demonstraes contbeis para atender s necessidades de respostas dos gestores. Segundo Iudcibus (1988, p. 127), "a anlise de balanos mais aponta problemas a serem investigados do que solues". Horngren (1986, p. 516) comenta o papel do contador no processo de tomada de decises citando que "muitos gerentes querem que o contador oferea sugestes sobre uma deciso, mesmo que a deciso final sempre pertena ao executivo operacional". Sendo um dos propsitos deste trabalho o de melhorar as relaes entre contador e administrador para que ambos participem do processo decisrio, essencial que o contador demonstre seu principal papel perante a empresa, que a gerao de informaes teis ao gestor a fim de facilitar as tomadas de deciso. A Resoluo CFC nr. 774/94, cita que "os objetivos da Contabilidade, quando aplicada a uma entidade particularizada, so identificados com a gerao de informaes, a serem utilizadas por determinados usurios em decises que buscam a realizao de interesses e objetivos prprios" Cada usurio est interessado em algum aspecto particular da empresa, e os mais comuns em empresas prestadoras de servio, por exemplo, so os especificados a seguir (OLIVEIRA, 1993). . Fornecedores: esto interessados na capacidade de pagamento de seus clientes, ou seja, sua liquidez. . Clientes: preocupa-se em saber se os fornecedores tero capacidade para atend-los conforme suas exigncias, tanto no produto como nos prazos de pagamentos. . Concorrentes: fornecem padres para a empresa auto-avaliar-se.

. Instituies financeiras: analisam a rentabilidade em relao aos prazos, s condies de pagamento e liquidez da empresa. . Dirigentes: interessam-se pelas anlises como uma ferramenta nas tomadas de deciso. . Governo: utiliza-se da anlise de balanos para obter informaes de cunho financeiro e evolutivo das empresas. A Contabilidade e a administrao de empresas caminham lado a lado, pois a Contabilidade se alimenta de informaes, e estas so necessrias tanto para o planejamento como para as tomadas de deciso. Atualmente, os relatrios financeiros deixaram de ser apenas informativos numricos. A necessidade crescente por informaes teis administrao e que gerem resultados fez com que o contador percebesse a importncia de transformar nmeros em relatrios gerenciais, seja atravs de simples grficos desenvolvidos em planilhas auxiliares ou at mesmo em softwares especializados em gesto, tornando a Contabilidade gerencial cada vez mais usual no cotidiano das empresas. Horngren (1986, p. 516) comenta o papel do contador no processo de tomada de decises citando que "muitos gerentes querem que o contador oferea sugestes sobre uma deciso, mesmo que a deciso final sempre pertena ao executivo operacional". Sendo um dos propsitos deste trabalho o de melhorar as relaes entre contador e administrador para que ambos participem do processo decisrio, essencial que o contador demonstre seu principal papel perante a empresa, que a gerao de informaes teis ao gestor a fim de facilitar as tomadas de deciso. A Lei n 6.404/76, conhecida como a Lei das Sociedades Annimas, estabelece em seu Artigo 176 as demonstraes financeiras que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da sociedade e as mutaes ocorridas no exerccio. 1. Balano Patrimonial. 2. Demonstrao do Resultado do Exerccio. 3. Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados. 4. Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos. 5. Notas Explicativas. Segundo Franco (1991), "a esttica patrimonial demonstrada no Balano

Patrimonial, que a representao dos bens, direitos e obrigaes do patrimnio, pondo em evidncia a igualdade entre os valores ativos e passivos". A segunda demonstrao exigida pela Lei das S.A. considerada mais dinmica por parte dos administradores. A demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados dever conter alguns dados. A demonstrao das origens e aplicaes de recursos indicar as modificaes na posio financeira da sociedade. As notas explicativas so necessrias para esclarecer o resultado do exerccio e a situao patrimonial da empresa. Conforme Iudcibus (1988, p. 22), "a anlise e interpretao das demonstraes contbeis faz sentido quando, alm de sua funo de informar o posicionamento relativo e a evoluo de vrios grupos contbeis, tambm serve como um painel geral de controle para administrao". Segundo Padoveze (1996, p. 117), basicamente o ferramental de anlise de balano composto da anlise vertical e horizontal, dos indicadores de desempenho e da avaliao final. Essas duas ferramentas sero brevemente descritas a seguir. ANLISE VERTICAL E HORIZONTAL Pode-se definir a anlise horizontal como sendo uma comparao que se faz entre valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes exerccios sociais. Matarazzo (1997 p. 251) afirma que a anlise horizontal baseia-se na evoluo de cada conta de uma srie de demonstraes financeiras em relao demonstrao anterior, geralmente a mais antiga da srie. J a anlise vertical definida, segundo Franco (1991), como "a determinao da porcentagem de cada elemento patrimonial em relao ao conjunto indicando o coeficiente dos diversos grupos patrimoniais, dando-nos assim idia precisa de distribuio dos valores no conjunto patrimonial". A participao expressiva de uma conta ou grupo de contas do total da demonstrao analisada dever ter uma ateno especial, pois uma alterao brusca nos valores poder comprometer a situao econmico-financeira da empresa. Matarazzo (1997, p. 255) recomenda que as anlises vertical e horizontal sejam usadas conjuntamente, pois uma complementa a outra.

Segundo Gomes (1997, p. 76), os indicadores de desempenho devero ser selecionados para controlar a evoluo da capacidade competitiva da organizao. A criao dos indicadores e sua permanncia de uso so particularidades de cada empresa, estando intimamente ligadas ao seu ramo de atividade. Ao longo do tempo, pode-se identificar as carncias de determinados indicadores, havendo a necessidade de nova implementao ou at mesmo de substituio. Kaplan (1998) acredita que os indicadores de desempenho devero conter informaes que satisfaam tanto os gerentes como os funcionrios. O aperfeioamento dos indicadores tende a ser contnuo, medida que a empresa conseguir identific-los e coloc-los em prtica tornar-se- um poderoso instrumento de medida do desempenho da empresa. Os indicadores econmico-financeiros esto relacionados ao contexto quantitativo, tendo nas demonstraes contbeis sua principal fonte de informaes. A anlise atravs de indicadores econmico-financeiros ou de quocientes, como tambm conhecida, muito valorizada por profissionais da rea financeira, pois a relevncia de se compararem contas e grupos gerar maior conhecimento do que a anlise isolada de cada componente das demonstraes contbeis. Iudcibus (1988, p. 145) afirma que "o uso de quocientes tem como finalidade principal permitir ao analista extrair tendncias e comparar os quocientes com padres pr-estabelecidos". recomendado no utilizar uma quantidade excessiva de quocientes, pois esse procedimento tende a facilitar a perda do foco inicial, que a compreenso dos valores expostos em determinada demonstrao contbil. Os grupos de quocientes mais utilizados pelos usurios so: a) quocientes de liquidez; b) quocientes de endividamento; c) quocientes de atividade (rotao); d) quocientes de rentabilidade. A harmonia entre os indicadores financeiros e no financeiros auxiliar o administrador na identificao dos pontos fortes e fracos da empresa.

Os indicadores no financeiros envolvem o contexto social e qualitativo da empresa, os quais so definidos de acordo com as particularidades de cada uma delas. Como exemplos podem ser citados o valor intelectual, a criatividade e a rotatividade dos empregados, as promoes, o nmero de dias sem acidentes de trabalho, o sucesso no recrutamento de empregados, a qualidade dos produtos, o nvel de satisfao dos clientes e a evoluo participativa no mercado. Cada vez mais, o capital humano tem se tornado um diferencial competitivo nas empresas, principalmente nas que prestam servios. Investir em treinamento e desenvolvimento dos funcionrios deixou de ser um investimento de difcil retorno, pois a tecnologia e a informao passaram a fazer parte do cotidiano empresarial. De acordo com Padoveze (1996), os gastos com treinamentos e desenvolvimento dos funcionrios ainda so tratados como despesas na Contabilidade. GESTO DE FLUXO DE CAIXA Matarazzo (1997, p. 370) descreve os principais objetivos do fluxo de caixa, os quais so listados a seguir: Avaliar as alternativas de investimentos.Avaliar e controlar ao longo do tempo as decises importantes que so tomadas na empresa, com reflexos monetrios.Avaliar as situaes presentes e futuras do caixa na empresa, posicionado-a para que no chegue situao de iliquidez.Certificar que os excessos momentneos de caixa esto sendo devidamente aplicados. A elaborao desse demonstrativo financeiro indispensvel na administrao de qualquer negcio, devido ao valor das informaes financeiras prestadas ao administrador. O fluxo de caixa reflete o passado, o presente e auxilia no planejamento empresarial, pois o administrador tomar decises baseado em informaes que extraiu, muitas vezes, desse fluxo. Basicamente existem dois modelos de fluxo de caixa mais utilizados: o fluxo de caixa pelo mtodo direto e o fluxo de caixa pelo mtodo indireto. Por apresentar dados financeiros e econmicos na sua estruturao, o mtodo indireto confunde muito os usurios leigos em Contabilidade (PADOVEZE, 1996). Zdanowicz (1998, p. 40) define fluxo de caixa como sendo "o instrumento de programao financeira, que compreende as estimativas de entradas e sadas de caixa em certo perodo de tempo projetado".

Segundo Martins (1991), a Demonstrao de Resultado do Exerccio (DRE) e o Balano so to importantes para a gesto da empresa quanto o Fluxo de Caixa. As duas primeiras demonstraes so utilizadas para analisar a evoluo do patrimnio e para conhecer a sua efetiva rentabilidade; j a anlise financeira de curto prazo o Fluxo de Caixa mais til, pois d condies ao administrador de acompanhar a liquidez da empresa. CUSTO DO PRODUTO A preocupao em se conhecer o custo dos produtos uma questo muito discutida nos encontros entre administradores e contadores. Desses encontros devero surgir idias de como melhorar a gesto de custos na empresa a fim de reduz-los sem prejudicar a qualidade dos produtos. O contador poder contribuir nesse processo demonstrando ao administrador os custos dos seus produtos e sugerindo solues de como reduz-los; e o administrador ter a tarefa de transmitir a importncia para toda a empresa de se conhecerem os custos e a de administrar da melhor forma possvel os centros de custos. Segundo Padoveze (1996), cada vez mais se torna imprescindvel que os administradores conheam os custos das atividades de suas empresas. Para tanto, dever ser identificado o mtodo de custeio mais adequado realidade da organizao. Figueiredo (apud BEULKE; BERT, 1996) afirma que o primeiro objetivo na formulao do preo de um produto cobrir todos os custos variveis incorridos em sua fabricao e venda. O segundo objetivo obter a maior margem possvel a fim de que possam ser cobertos os custos fixos e seja obtido um lucro. A importncia de se encontrar o custo real dos produtos est intimamente ligada precificao. Beulke ( apud BEULKE; BERT, 1996, p. 33) relaciona custo (a ser administrado e minimizado), preo (ajustado ao mercado para ser competitivo) e margem de contribuio (suficiente para remunerar o custo fixo e propiciar um retorno adequado). As metodologias de apurao de custos mais utilizadas na Contabilidade so o custeamento varivel e o custeamento por absoro, por serem mais prticas e de fcil visualizao do custo dos produtos. A Legislao influencia muito na atitude das empresas em demonstrar seus verdadeiros custos, pois as formas de se calcularem os custos dos produtos esto intimamente ligadas ao resultado da empresa, que, por sua vez, ser oferecido tributao (MARTINS, 1996). Devido a essa preocupao em atender Legislao, a necessidade de se gerenciarem custos pode deixar de existir dentro das empresas. Seguindo essa linha de pensamento, surgiu um novo mtodo de custeamento denominado Activity Based

Costing (ABC) ou Custeio Baseado em Atividades, que procura aprimorar o custeamento dos produtos, sempre voltado para a gesto estratgica de custos. Independente do mtodo de custeio adotado pela empresa, este oferecer vantagens e desvantagens a serem consideradas (CHING, 1997). O mtodo de custeio varivel (direto) trabalha com a margem de contribuio dos produtos, concentra-se nos custos diretos dos produtos e por isso no aceito pela Legislao. O mtodo de custeio por absoro, apesar de ser aceito pela Legislao, aloca todos os custos e despesas ao produto, sejam eles diretos, indiretos, variveis ou fixos. A forma de alocar os custos indiretos feita utilizando-se o mtodo de rateio, sendo muito criticado pelos adeptos do ABC (MARTINS, 1996; IUDCIBUS, 1998). O ABC no um novo mtodo de custeio a fim de atender Legislao; tido como uma ferramenta gerencial que est voltada s atividades da empresa. Dessa forma, no utilizam rateios na alocao dos custos, despesas indiretas e fixas. Para facilitar o processo segue uma sistemtica compostas de cinco passos, cada qual compreendendo um conjunto de tarefas bem definidas, de forma a facilitar a conduo por parte do contador e a assimilao e o engajamento por parte do gestor. Os passos para implantao dessa sistemtica so introduzidos abaixo de forma resumida. Passo Um - Analisar a empresa: nesta fase o contador ir conhecer a organizao na sua totalidade, buscar informao junto contabilidade da empresa, analisar documentos que descrevam os processos de rotinas da empresa, enfim estudar cada detalhe que julgar importante e necessrio para melhor conhecer estudar cada detalhe que julgar importante e necessrio para melhor conhecer os objetivos estratgicos da empresa ora analisada.Passo Dois - Entender o processo decisrio da empresa: verificar junto aos gestores como so tomadas as decises atualmente, qual a fontes das informaes que servem de base a essas decises, quais so os instrumentos utilizados no processo decisrio e quais so os atores envolvidos. Neste passo so identificadas oportunidades para melhorar processo decisrio. Passo Trs - Analisar os dados disponveis nos sistemas contbeis: o contador dever analisar o sistema contbil adotado pela empresa, alm de outros repositrios de dados, a fim de identificar fontes de dados que possam ser transformadas em informaes uteis administrao da empresa. Passo Quatro Elaborar relatrios: nesta fase sero transformados os dados identificados no passo anterior em informao uteis ao processo decisrios, cujos resultados ser a elaborao de relatrios capazes de evidenciar as operaes da empresa de maneira a facilitar as tomadas de deciso. Os relatrios desenvolvidos nesta etapa devero estar de acordo com as necessidades e caractersticas particulares de cada empresa, isto , sero personalizados. Esses relatrios no sero necessariamente aqueles mais conhecidos e utilizados pelos gestores de uma forma geral, mas sim, relatrios que contenham informaes julgadas teis aos gestores de determinada organizao.Passo Cinco Adaptao do processo decisrio: o contador apresentara aos gestores as diferentes formas de elaborao de relatrios desenvolvidas na fase anterior e explicar como essas informaes podero ser

utilizadas para melhorar o processo decisrio da empresa. Nesta fase sero analisados os fatores que foram abordados na elaborao de relatrios afetos ao planejamento estratgico e as novas possibilidades de interpretao da situao da empresa, a fim de demonstrar a viabilidade da incorporao de instrumentos apoiados sobre a contabilidade da participao ativa do gestor em todo o processo. A sistemtica apresentada um processo interativo, pois envolve a participao do gestor ativamente ao longo dos passos, e incremental, porque as mudanas no processo decisrio vo ocorrendo gradualmente e de forma continuam, ou seja, com o termino de um ciclo completo (desenvolvimento das cinco fases), existiro novos insumos para se reiniciar todo o processo novamente, e assim sucessivamente. CONCLUSO A contabilidade pode ser considerada uma fonte de informao valiosa para uma empresa, pois alimentada com dados gerados por todos os centros de lucro que a compem. So na contabilidade que os fatos ocorridos na empresa se transformam em lanamentos contbeis, que, por sua vez, geram dados que podero ser transformados em informaes gerenciais capazes de dar suporte s mais diversas decises tomadas pelos administradores, seja a empresa do ramo industrial, comercial ou prestadora de servios. As informaes contbeis devero propiciar ao usurio uma melhor compreenso dos fatos ocorridos na empresa em determinado momento. Entretanto, na maioria das vezes, os relatrios gerados pela contabilidade tm apenas o objetivo de atender legislao vigente do ramo de atividade ao qual a empresa pertence. Devido a essa particularidade, nem sempre os gestores conseguem visualizar o resultado de suas aes atravs de tais relatrios, pois a nomenclatura utilizada no pertence ao dia-a-dia do empresrio. Cabe ento ao profissional da contabilidade estudar formas de evidenciar as informaes contidas nos relatrios contbeis a fim de apoiar o processo decisrio. O desenvolvimento deste trabalho visou enriquecer e melhorar o processo decisrio, gerando com isso uma vantagem competitiva para as empresas, tomando como base a contabilidade. A fim de dar suporte ao processo de gesto empresarial, o estudo apresentado sugeriu a elaborao de uma sistemtica que consiga inserir, de forma gradativa, a contabilidade gerencial, com o objetivo de gerar conhecimento aos gestores facilitando o processo de tomada de deciso. Essa sistemtica visa inserir o gestor na elaborao dos relatrios gerenciais, de modo que possam ser desenvolvidos instrumentos de apoio gesto mais prxima das reais necessidades dos administradores.

A participao do gestor na elaborao e validao dos relatrios gerenciais determinante para o sucesso dos relatrios, os quais constituem parte integrante do processo decisrio da empresa. Com relao insero desse processo de forma incremental, sabido que, quando as mudanas so graduais, tornam-se mais fceis de serem absorvidas e, conseqentemente, apresentam resultados de forma mais rpida. Uma das vantagens desse sistema integrado de informao seria a minimizao ou at mesmo a extino dos retrabalhos realizados pelos departamentos financeiro e contbil, uma vez que estes desenvolvem os relatrios gerenciais utilizados no processo de tomada de decises. Naturalmente o tema discutido no se esgota com esta pesquisa, sendo fundamental que o estudo tenha continuidade para aprimorar os relatrios gerenciais, que visam, sobretudo, informar ao gestor o resultado de sua administrao. O valor de uma empresa depende de tantas variveis que o clculo do valor de mercado de uma empresa mais uma arte do que uma cincia. De acordo com Bankrate.com, os bancos utilizam regularmente mais de 150 ndices financeiros para determinar a sade financeira de uma empresa. por isso que geralmente melhor contratar um contador qualificado para realizar a anlise da razo de um negcio. No entanto, os gerentes de negcios devem ter um conhecimento de trabalho das mais comuns indicadores contbeis financeiros para ajudar a informar suas decises de negcios. Relao Rpida O ndice de liquidez de uma empresa uma medida da sua liquidez financeira. Ela determina quo facilmente um negcio poderia converter ativos em dinheiro para cobrir seus passivos. As empresas que tm uma baixa relao rpida apresentam maior risco para os investidores. Figura o ndice de liquidez de uma empresa mediante a deduo do valor de seu inventrio de seus ativos atuais e dividindo o total pelo seu passivo circulante. Por exemplo, se uma empresa tem US $ 2 milhes em ativos, dos quais US $ 1 milho amarrado em seu inventrio, e US $ 500.000 no passivo, ele tem uma relao rpida de 2 a 1. Liquidez Corrente O ndice de liquidez corrente de uma empresa semelhante sua relao rpida, e os investidores tambm us-lo para determinar a liquidez do negcio. Figura o ndice de liquidez corrente de uma empresa, dividindo seus activos correntes por seus passivos circulantes. Por exemplo, uma empresa com US $ 2 milhes em ativo circulante e US $ 500.000 no passivo teria uma relao corrente de 4. Retorno sobre Ativos Investidores e gestores de basear o valor de mercado de um negcio sobre o lucro que ele gera. O retorno sobre os ativos, ou ROA, de um negcio uma relao comumente utilizada para calcular a rentabilidade. Figura da relao ROA de uma empresa, dividindo seu lucro lquido durante um perodo de tempo por seus ativos totais mdios. Por exemplo, se uma empresa gera US $ 10 milhes em lucros e tem um total de US $ 5 milhes em ativos, o seu rcio ROA de 5 a 1. Giro de Estoques As empresas que esto baseadas na venda de um produto depende de vendas regulares para gerar lucro. Nestes casos, a sade financeira de uma empresa depende de seu volume de negcios de inventrio, ou em outras palavras, quantas vezes por ano ela vende seu estoque mdio. Calcule o giro de estoque de uma empresa, dividindo o total de vendas em um ano pelo

valor de seu estoque mdio. Por exemplo, uma fbrica de brinquedos com um estoque mdio de US $ 1 milho e US $ 5 milhes em vendas teria um giro de estoque de 5 a 1. Relao Receber dias Outra medida de liquidez, o tempo que leva para a empresa para receber pagamentos dos clientes, tambm conhecido como dia proporo receber. Figura a receber dia de um negcio, dividindo seus recebveis bruta mdia por suas vendas lquidas anuais dividido por 365 - por exemplo, uma empresa com vendas lquidas anuais de $ 365.000 e recebveis bruto mdio de US $ 40.000 teria uma relao a receber dia de 40 dias.

S-ar putea să vă placă și