Sunteți pe pagina 1din 7

Manual de Aplicao do Pacote de Atualizao

Sumrio
Parte I Pacote de Atualizao 3
1.1 Rotina de ................................................................................................................................... Aplicao do Pacote de Atualizao 3 1.2 Procedimentos ................................................................................................................................... de Aplicao do Pacote de Atualizao 4

1
1.1

Pacote de Atualizao
Rotina de Aplicao do Pacote de Atualizao
Objetivando agilizar o processo de atualizao da base de dados do Global Antares, implementamos a partir deste release uma nova rotina: Pacote de Atualizao. A partir de agora, e desde que sua base de dados esteja atualizada at o ultimo dicionrio de dados liberado com o release 3.12.00.483 (liberado em 06/07/2010) e seguintes, para que os comandos disponibilizados nos releases sejam aplicados automaticamente na base, necessria apenas a execuo dessa rotina, cujo tempo infinitamente menor que o requerido atualmente para atualizao completa do dicionrio. Desta forma, a partir desta liberao, os comandos SQL no mais sero mencionados no arquivo PDF de Atualizao. No proximo tpico descrevemos os procedimentos para utilizao da rotina, lembrando que est disponvel no Portal de Clientes o pdf correspondente ao release, onde constam diversas implementaes no Global Antares, alm do Documento Inovaes V.312.00 Complemento.pdf. Para total sucesso e integridade da Base de Dados, caso esta no tenha sido atualizada com o dicionrio de dados completo nos ltimos meses, sugerimos a atualizao do Dicionrio disponibilizado nesse release 3.12.00.924 (que j contempla as inovaes citadas) para equalizao da Base e posteriormente todas as atualizaes sero realizadas via "Pacote de Atualizao". Essa recomendao advm da implementao de uma srie de comandos e conversores nesse release, e para que possa utilizar essa nova funcionalidade de Pacote de Atualizao sem eventuais problemas futuros, de suma importancia a integridade da base de dados. Assim, caso o dicionrio no esteja atualizado at o releases 3.12.00.483 e superiores, sugerimos que programe a aplicao do dicionrio completo desse release 3.12.00.924, pois neste a rotina de Pacote de Atualizao est contemplando vrios comandos que implementam o Termo de Resciso de Contrato de Trabalho - Novo Modelo exigido pela Legislao a partir de 01/01/2011, e para tanto a base deve conter atualizaes at o release 3.12.00.924. Nota: Quando atualizamos a base de dados atravs do dicionrio (completo) so gerados dois relatrios, 'Apconfig', apontando eventuais divergncias ocorridas na atualizao, e relatrio de 'Modificao da Base de Dados', que aponta comparativamente o que foi modificado na base. Quando da aplicao do Pacote de Atualizao, apenas o relatrio ApConfig gerado ao final do processo. Ambos podem ser visualizados acionando a tecla F7, Gerenciador de Impresso.

1.2

Procedimentos de Aplicao do Pacote de Atualizao


Aplicao de Pacote de Atualizao A execuo dessa rotina aplicar automaticamente comandos SQL na base de dados para criao e/ou manuteno de itens Oficiais do Global Antares, no sendo necessria a atualizao completa do Dicionrio de Dados a partir de agora. Nota: Lembramos que a atualizao completa do Dicionrio de Dados, antes da utilizao do Pacote de Atualizao, necessria para situaes em que a base esteja com dicionrio correspondente a buids anteriores ao 3.12.00.483. Da mesma forma, a aplicao do Dicionrio de Dados liberado com este release, substitui a aplicao do Pacote de Atualizao neste momento, sendo utilizado apenas a partir do prximo release. Passos para utilizao do Pacote de Atualizao A rotina est incorporada na Ferramenta ApManager do Global Antares. O ApManager instalado normalmente no diretrio do servidor de aplicao, em unidade do servidor (c:\, e:\, etc.) com a seguinte estrutura: ...:\Apdata_ERP_Oficial\Client\KeyUser\Bin\ApManager.exe Para conectar, execute o aplicativo e posicione o mouse sobre o servidor a ser atualizado. Acione o boto direito do mouse, opo conectar/desconectar, abrir a tela de login e informe o usurio e senha com privilgios de Administrador, na sequncia.

Apmanager/item Especiais/Aplicar Pacote de Atualizao.

Quando selecionada a opo de Aplicar Pacote de Atualizao, ser disponibilizado o boto abaixo, na barra de menus:

Ao aciona-lo poder verificar todos os comandos que estaro sendo aplicados na base de dados, alm de uma documentao tcnica da rotina. Para acionar a rotina clicar duas vezes na descrio "Aplicar Pacote de Atualizao", ser apresentada a tela abaixo:

Caso seja necessria a troca de " Modo de Atualizao " ser requerida em tela para 2 (First Login = 2). O Modo de Atualizao = 2 no permite o acesso dos usurios ao sistema, deixando-o disponvel apenas para o processo de atualizao.

Nota: para alterar o 'modo de atualizao', entrar na ferramenta ApManager, conectar e posicionar no item Configurao do Servidor > Servidor de Aplicao, alterar o Status do servidor de aplicao atravs da transao especial "Permite somente Atualizao", localizado na pasta Banco de Dados. Feito o procedimento anterior fechar a ferramenta ApManager e realizar stop/start no servidor de aplicao. Em algumas liberaes no haver a necessidade de mudana no 'Modo de Atualizao', e portanto no ser apresentada a mensagem, como por exemplo em situaes que no impliquem em modificaes estruturais em tabelas. Mesmo que no haja a necessidade de mudana no 'Modo de Atualizao', o sistema, antes de iniciar o processo, apresentar mensagem sobre a necessidade de reinicializao do ApServer ao trmino da execuo da rotina. Voc poder optar neste momento pela reinicializao automtica, confirmando a opo. Nota 1: Caso a atualizao dos dados seja finalizada com ressalvas o Apserver no ir reinicializar automaticamente, pois antes necessrio analisar os itens que causaram erro e corrigi-los para que a reinicializao do ApServer seja executada manualmente.

Implementaes no Objeto 451 - Definies do Sistema Com a aplicao do Pacote de Atualizao o sistema criar o campo "Nmero Sequencial de Compilao da Verso" (AVQ_NuiBuildVersao) que passa a controlar os comandos executados pela rotina tendo a inteligncia de somente executar os builds superiores ao gravado neste campo. No cone de Informaes do Sistema (Ctrl+Alt+I) a ultima linha apresentar o nmero interno do ultimo release cujo Pacote de Atualizao foi executado, sendo utilizada a mesma sistemtica de gerao de build dos clients. Vide exemplo, apenas figurativo, abaixo:

Caso seja apresentado um nmero inferior ao ultimo release liberado, a partir da aplicao da Rotina o sistema executar automaticamente os comandos liberados em releases posteriores.

S-ar putea să vă placă și