Sunteți pe pagina 1din 14

1

11.08.2009

DIREITO INTERNACIONAL

2 AULA (PROF. VALRIO MAZZUOLI)

DIREITO DOS TRATADOS:

Generalidades: No art. 38 do Estatuto da CIJ os tratados esto em 1 lugar. Apesar de no haver hierarquia formal, na prtica os tratados so a fonte mais importante, utilizada e estudada pelo Direito Internacional. Os tratados internacionais so regulados pela Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969. chamada de cdigo ou lei dos tratados. A Conveno entrou em vigor internacional em 1980, e no Brasil foi aprovada pelo CN atravs do Decreto Legislativo 469/2009 e ratificada pelo Presidente da Repblica atravs do Decreto n 7030/2009, de 14.12. Mas para a maioria da doutrina e das bancas de concurso, muito embora no ostentasse anteriormente valor formal como instrumento jurdico, a Conveno sempre valeu como costume internacional, que fonte arrolada no art. 38, do Estatuto da CIJ. A demora por 11 anos para ser aprovada internacionalmente a Conveno se justifica pelo qurum mnimo de 35 instrumentos de ratificao, tendo vindo a ltima apenas em 1980.
Publicado Decreto 7.030 de 14 de dezembro de 2009 que promulga a Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados, concluda em 23 de maio de 1969, com reserva aos Artigos 25 e 66.

Histrico: Tudo o que se relaciona ao DIP moderno vem aps a 2 GM. Mas bvio que existiam tratados bem antes desse marco temporal. O primeiro tratado bilateral do mundo, que previu temas como extradio, foi celebrado pelo imperador egpcio Ramss II (1200 a.c.). Dessa data se passaram 3000 anos at a movimentao da ONU para a elaborao de um tratado sobre os tratados. Logo, a Conveno de Viena nasce no seio da ONU. Os trabalhos comeam em 1949. Na Conveno, em havendo conflito entre direito interno e o direito internacional, normalmente prevalecer o internacional.

2
Conceituao: Art. 2, 1, a, Conveno de Viena Composto por 6 partes:

Artigo 2 Expresses Empregadas 1. Para os fins da presente Conveno: a) "tratado" significa um acordo internacional concludo por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional, quer conste de um instrumento nico, quer de dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominao especfica; - cuidado com as palavras sublinhadas: esses so os termos corretos. No utilizar o tratado com a traduo para o Portugus de Portugal.

1. Acordo internacional: para ser tratado h a necessidade do animus contraendi, que a vontade de gerar, por meio de acordo, um vnculo juridicamente vlido e exigvel. Deve haver sano em caso de descumprimento. Existe algum ato internacional sem animus contraendi? Vrios. Ex1: acordos entre o Brasil (Estado) e o FMI (Org) no so tratados, pois no h sanes para seu no cumprimento. No 1 art. especificada a inexistncia de vontade de contratar. Consequencias: - Esses atos no precisam passar pelo CN. - Esses atos no geram responsabilidade pelo descumprimento (acordo moral por escrito). - Caso o FMI descumpra, o Estado no tem meios jurdicos para impor o cumprimento do acordo. Normalmente as divergncias so resolvidas pelas prprias partes, a fim de no gerar desconforto internacional. Existe uma Diretriz do FMI de 1966 que designa esses acordos de emprstimo como stand by arrangements (expresso arranjo menos forte que acordo). A linguagem tpica de contrato deve, inclusive, ser evitada (linguagem na forma condicional). Ex2: normas de soft law, como o caso da Agenda 21. Ex3: recomendaes da OIT. Ex4: algumas diretrizes/diretivas da Comunidade Europia.

3
2. Acordo internacional concludo por escrito: significa a vedao de tratados celebrados de forma oral. um ato formal e solene. Existem atos internacionais orais celebrados internacionalmente. S no sero tratados. Rezek (banca TRF-3): devemos entender a palavra concludo como significando assinado. Cuidado com a verso portuguesa, que utiliza o termo celebrado, que est errado. Nos pases de tronco de lngua latina, a palavra concludo tem forte conotao de fim, de trmino. Nos pases em que no h esse tronco de lngua latina ( Common Law, por ex), esse concludo significa algo existente, mas que no est pronto e acabado. Utilizar essa ltima significao. 3. Entre estados (1969) e organizaes internacionais (1986): a Conveno de Viena somente cuidou dos tratados firmados entre Estados soberanos. A capacidade das Orgs celebrarem tratados veio em nova Conveno de Viena celebrada em 1986, igual a de 1969, que tambm vale como costume. Para celebrarem tratados, as orgs devem ser intergovernamentais, ou seja, criadas por tratados. As ONGs (criadas por contrato) no celebram tratado, somente contrato (ex: FIA, FIFA). Por que a Conveno de 1969 no foi emendada? mais difcil emendar do que fazer um tratado novo idntico ao j existente. Logo, hoje pode haver tratados entre: - Estado e Estado 1969 - Estado e org. 1986 - Org. e org. 1986 EX: OIT x OMC (selo social dos produtos para evitar dumping social). Tratados no so celebrados entre indivduos. Os Estados devem ser soberanos: povo, territrio, governo e reconhecimento pela comunidade internacional . A Palestina no possui dto de legao, no sendo reconhecida pela ONU. Srvia e Montenegro nasceu em 2003 e j reconhecida internacionalmente. Existem 16 territrios autnomos sem governo prprio, chamados no-autnomos, que no podem celebrar tratados: Samoa, Bermudas, Ilhas Falklands so administradas por orgs. 4. Regido pelo Dto Internacional : se o tratado for regido por dto interno, contrato internacional (state contract) e no tratado. A regncia do compromisso, portanto, deve se dar pelo Direito Internacional para que um instrumento possa ter a potencialidade de ser considerado tratado.

4
5. Quer conste de instrumento nico, quer de dois ou mais instrumentos conexos/multiplicidade de instrumentos: Rezek: quando a Conveno fala em 2 ou mais instrumento conexos, ela permite que haja 2 tratados celebrados em momentos distintos. Alm disso, a Conveno com essa expresso legitima o tratado por troca de notas diplomticas. OS tratados em forma simplificada ou tratados concludos por troca de notas diplomticas so tratados mais simples (acordos de cooperao cultural, dentre outros). Podem ser reputados tratados. Mas eles so idneos para gerar obrigao para o Estado? Sim, a luz da Conveno de Viena. Mas, considerar que os tratados em forma simplificada ou tratados concludos por troca de notas diplomticas so acordos celebrados pelo Poder Executivo (Presidente) sem o assentimento do Poder Legislativo, sem qualquer manifestao congressual. Para esse impasse, Rezek apresenta uma soluo coerente, pois impossvel que tratados sobre tudo passem pelo CN (exibio de teor alcolico de vinhos no rtulo, por ex, tratado que no necessita passar pelo CN). Logo, utilizar o art. 84, VII ao invs do VIII, da CF ( Art.
84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: ... VII - manter relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos).

Por essa razo, se esses acordos extrapolarem o mbito da competncia executiva presidencial, sero inconstitucionais, pois em tese todos os acordos internacionais devem passar pelo crivo do parlamento (violao do art. 49, I, CF: Art. 49. da competncia
exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional ).

Por

isso, h divergncia sobre a constitucionalidade desses acordos no Brasil, muito embora eles sejam produto convencional idneo a luz da Conveno de Viena . Alm disso, questionase qual poder ser o contedo desses acordos simplificados. Logicamente, acordos que tratem de questes nucleares no podem ser concludos por troca de notas diplomticas. Os tratados podem estar abertos a adeso para os Estados que participaram das negociaes. Exceo: Estados novos, formados depois das negociaes e Estados que perderam prazo para ratificao (ponte de ouro dos tratados ingresso por adeso/adiro ao invs de ratificar). Logo, possvel a adeso aos tratados internacionais. 6. Qualquer que seja a sua denominao particular/especfica, dispensa nomen iuris: posso chamar tratado do que eu quiser (tratado um termo genrico): de tratado, pacto, acordo, protocolo, conveno, etc. Tratado , portanto, um termo genrico (Conveno

5
Interamericana de Dtos Humanos = Pacto de San Jose da Costa Rica quem ir dizer qual a melhor terminologia para os tratados. Ver quadro no resumo de Direito Internacional com as designaes mais importantes: - tratado - acordo - conveno - carta - modus vivendi tratado provisrio - concludo por notas reversais - protocolos tratados moldura/framework - ato/ata nasce no final de uma conferncia - declarao no fica bem chamar tratado de declarao. - constituio no chamar
OBS: LER).

a prtica

- executive agreement: tratado em forma simplificada. o Estado quem est em jogo. - gentlemens agreement: est em jogo a pessoa do chefe de Estado. acordo de condutas (e no tratado), em que no est prevista sano para seu descumprimento. acordo moral fundado sobre a honra do chefe de Estado. Exceo dispensa de nomen juris: tratados que os Estados concluem em matria religiosa, tendo como contraparte o Estado do Vaticano, e que preveja privilgio aos cidados catlicos: concordata. Santa-S e Vaticano so coisas distintas. A primeira a base espiritual e o segundo o Estado. Para ser concordata, o acordo deve contemplar 2 requisitos: dizer respeito matria religiosa (acordos de cooperao tcnica no so concordatas) e conceder privilgios a cidados catlicos (concordata s trata de privilgios). Doutrina brasileira apregoa que concordatas so inconstitucionais, pois o Brasil um estado laico. Mas o Brasil no est impedido de firmar outro acordo que no seja concordata com o Vaticano. Classificao dos tratados: 1. Partes: a) Bilaterais: 2 sujeitos de DIP.

6
b) Multilaterais: 3 ou + sujeitos de DIP. Crtica: multi leva a uma conotao de mltiplo, e 3 sujeitos no podem ser considerados muitos/mltiplos. Rezek prefere a expresso: coletivos.
OBS:

tratados guarda-chuva ou convenes-quadros/molduras (framework treaty). Trata-

se de nova tcnica de concluso de tratados multilaterais. Estabelecem um panorama geral (moldurando uma situao jdca, impondo limites), enquanto outros tratados, que esto em sua sombra, complementam essa situao jdca. Detalhe: esses tratados tm de especial o fato de regularem de forma diferente o processo de emendas, instituindo a tcnica de modificao dos anexos, que mais simples. Isso til no caso do Direito Ambiental, que muda a cada momento. 2. Tipo de procedimento utilizado para sua concluso: a) Stricto sensu/em devida forma/bifsico: composto por 4 fases de celebrao. o que demanda para a sua concluso um procedimento mais complexo, que vai da assinatura ratificao (da o termo bifsico). b) Tratados de forma simplificada/unifsico: so os que entram em vigor a partir de sua assinatura e so concludos quase sempre por meio de troca de notas diplomticas (manda-se a nota e responde-se a nota uma nica fase). Mas nada impede que se conclua um tratado de forma simplificada por meio de negociao comum (executive agreements). Justificativa para a legitimidade dos executive agreements:
Artigo 12 Consentimento em Obrigar-se por um Tratado Manifestado pela Assinatura 1. O consentimento de um Estado em obrigar-se por um tratado manifesta-se pela assinatura [com efeito de ratificao] do representante desse Estado: a) quando o tratado dispe que a assinatura ter esse efeito; b) quando se estabelea, de outra forma, que acordaram em dar assinatura esse efeito; ou os Estados negociadores

c) quando a inteno do Estado interessado em dar esse efeito assinatura decorra dos plenos poderes de seu representante ou tenha sido manifestada durante a negociao. 2. Para os efeitos do pargrafo 1: a) a rubrica de um texto tem o valor de assinatura do tratado, quando ficar estabelecido que os Estados negociadores nisso concordaram;

7
b) a assinatura ad referendum de um tratado pelo representante de um Estado, quando confirmada por esse Estado, vale como assinatura definitiva do tratado.

O Brasil no fez reserva desse dispositivo (que viola o procedimento bifsico constitucionalmente imposto), mas reservou o art. 25! Isso incoerente!

Artigo 25 Aplicao Provisria 1. Um tratado ou uma parte do tratado aplica-se provisoriamente enquanto no entra em vigor, se: a) o prprio tratado assim dispuser; ou b) os Estados negociadores assim acordarem por outra forma. 2. A no ser que o tratado disponha ou os Estados negociadores acordem de outra forma, a aplicao provisria de um tratado ou parte de um tratado, em relao a um Estado, termina se esse Estado notificar aos outros Estados, entre os quais o tratado aplicado provisoriamente, sua inteno de no se tornar parte no tratado.
OBS:

executive agreements no o mesmo que gentlemens agreements: os primeiros so

tratados em forma simplificada, sendo lcitos segundo a Conveno de Viena, muito embora a sua constitucionalidade no Brasil seja questionvel. Os segundos no so tratados, mas compromissos firmados pelos chefes de Estado (pessoa fsica) com base na honra, cujo descumprimento no gerar sano (a no ser moral). 3. Quanto execuo no tempo: a) Transitrios: tratados cuja execuo se d em um momento determinado, criando situao jdca esttica. Ex: tratado que demarca fronteira entre Brasil e Uruguai (tratados de natureza real e territorial). At hoje as fronteiras, que deveriam ser estticas, so um pouco mveis. b) Permanentes: tratados cuja execuo se protrai no tempo, tornando a situao jdca dinmica. Ex: tratados de cooperao, de dtos humanos (o Pacto de San Jose de cumprimento diuturno), tratados de extradio, etc. 4. Quanto estrutura da execuo/quanto inexecuo:

8
a) Mutalizveis: aqueles cuja inexecuo por parte de alguns Estados no prejudica a execuo do tratado com relao aos demais. O tratado se adapta a um novo meio, sendo mutvel. Caso uma nao se retire do Pacto de San Jose, isso no ir prejudicar o seu cumprimento pelo Brasil. Normalmente, os tratados de dtos humanos so mutalizveis. b) No-mutalizveis: aqueles cuja inexecuo por parte de um Estado prejudica/impede/impossibilita a execuo de um tratado com relao a todos os demais Estados. Ex: acordos de cooperao, em que 1 nao entra com $ e as demais no. Se a nao que entra com o $ sai, prejudica as demais . Por isso as clusulas de salvaguarda desses contratos alta. 5. Quanto natureza jdca: pegar comentrios ao art. 98, CTN (Os tratados e as
convenes internacionais revogam ou modificam a legislao tributria interna, e sero observados pela que lhes sobrevenha)

STF adota essa classificao, especialmente no que se refere

aos tratados com natureza tributria, que seriam tratados-contrato. a) Lei/tratados normativos: se assemelham a verdadeiras leis. A vontade das partes paralela. Elas querem a mesma coisa no tratado. Ex: tratado para o desarmamento, tratados de dtos humanos. Normalmente tratados maiores e multilaterais. B) Contrato/tratados no normativos: normalmente bilateral, em que as partes querem coisas diferentes, sendo a vontade divergente. Ex: contrato de compra e venda uma quer comprar e outra quer vender. Normalmente tratados menores, bilaterais e que se assemelham a contratos. 6. Quanto possibilidade de adeso : um Estado ingressa em um tratado por meio da ratificao, que ocorre quando o Estado participa das negociaes preliminares de um tratado. Mas, h casos em que o Estado no participou dessas negociaes, ou tendo participado expirou o prazo de ratificao. Nesse caso, essa classificao tem relevncia. Logo, adeso a possibilidade que o Estado possui de ingressar em um tratado, de cujas negociaes no participou (conceito genrico), ou quando, tendo participado das negociaes, expirou o prazo estabelecido no tratado para ratificao. Questo AGU: perdido o prazo de ratificao, pode ser utilizado o mecanismo da adeso, que a porta de ouro dos tratados.
OBS:

quando o tratado no tem norma expressa para adeso, ele permite a adeso.

Quanto possibilidade de adeso, os tratados podem ser: a) Abertos:

9
- Limitados: O limite pode ser geogrfico (80% dos casos), poltico, jurdico . Ex: Mercosul, Carta da ONU (s podem entrar na ONU Estados amantes da paz). Pacto de San Jose s pode entrar quem Estado-membro da OEA. - Ilimitados: todos os Estados podem entrar , sem exceo. Todos os tratados de dtos humanos do sistema global. b) Fechados: tratados raros, normalmente de cooperao militar . No permitem o ingresso de ningum mais. Perdido o prazo, no permite adeso. Para um tratado ser fechado, a vedao de adeso deve vir de forma expressa. Processo de formao/celebrao de tratados: Melhor livro para concursos federais sobre tratados internacionais: Prof. Antnio Paulo Cachapuz de Medeiros O Poder de Celebrar Tratados (Ed. Srgio Fabris - 1995). Ele o atual consultor jdco do MRE e membro de banca de concursos federais. Outros bons livros so: Mirt Fraga (ela j foi membro da AGU), chamado Conflito entre Tratado e Lei Interna; Jos Francisco Rezek Direito dos Tratados (1986 antes da CF/88). o iter de formao dos tratados. So as fases pelas quais um tratado internacional deve passar at que entre em vigor no direito interno de um determinado Estado. Essas fases podem ser vistas sob o enfoque internacional (assinatura e ratificao) ou interno (aprovao congressual e promulgao + publicao em DO). Esquema:
1. fase internacional Negociaes 2. fase interna Referendo congressual: manifestao do parlamento nacional. condio para ulterior ratificao 3. fase internacional Ratificao pelo Presidente ou por plenipotencirio seu. 4. fase interna Promulgao e publicao no DOU.

preliminares - Adoo do texto - Assinatura

1. fase executiva: a) negociaes preliminares/troca de manifestaes de vontade : h vrias tcnicas de negociao, como o caso das rodadas da OMC. Elas no aparecem muito em concurso de magistratura federal, mas sim em concursos para carreiras diplomticas.

10
b) adoo do texto: se d aps a negociao. H a momento em que os Estados verificam a possibilidade de sua ulterior assinatura. Na prtica, 2/3 dos Estados devem se manifestar pela aceitao o tratado. Aceito, o tratado aberto para assinatura.

Artigo 9 Adoo do Texto 1. A adoo do texto do tratado efetua-se pelo consentimento de todos os Estados que participam da sua elaborao, exceto quando se aplica o disposto no pargrafo 2. 2. A adoo do texto de um tratado numa conferncia internacional efetua-se pela maioria de dois teros dos Estados presentes e votantes, salvo se esses Estados, pela mesma maioria, decidirem aplicar uma regra diversa.

OBS:

um Estado poder assinar um tratado mesmo no tendo aceito. Chefe de Estado d ao

povo brasileiro, atravs de seus representantes, o poder de referendar o tratado, pois todo o poder emana do povo art. 1, par. nico: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio
de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio .

c) assinatura: a autenticao do texto do tratado. um aceite precrio e formal, que atesta to-somente que o tratado no contm vcio de forma e est apto a seguir os seus trmites legais. A assinatura, portanto, tem natureza jurdica dplice: formal e precria: Formal: atesta a forma e no o contedo. Precria: aceite provisrio, pois depende de ser ratificado. Caso o tratado, por qualquer motivo, no for ratificado, a assinatura perder todo o seu efeito, exceto no caso do art. 12, da Conveno de Viena, que d a assinatura o efeito de ratificao (esse art. mal visto pelos Estados do mundo inteiro, pois faz tabula rasa da vontade popular. No obstante, o Brasil deixou de reservar esse dispositivo).
Artigo 12 Consentimento em Obrigar-se por um Tratado Manifestado pela Assinatura 1. O consentimento de um Estado em obrigar-se por um tratado manifesta-se pela assinatura do representante desse Estado:

11
a) quando o tratado dispe que a assinatura ter esse efeito; b) quando se estabelea, de outra forma, que acordaram em dar assinatura esse efeito; ou os Estados negociadores

c) quando a inteno do Estado interessado em dar esse efeito assinatura decorra dos plenos poderes de seu representante ou tenha sido manifestada durante a negociao. 2. Para os efeitos do pargrafo 1: a) a rubrica de um texto tem o valor de assinatura do tratado, quando ficar estabelecido que os Estados negociadores nisso concordaram; b) a assinatura ad referendum de um tratado pelo representante de um Estado, quando confirmada por esse Estado, vale como assinatura definitiva do tratado.

A assinatura, que vem depois de negociado o tratado e de aberta a adoo do texto, consta do art. 84, VIII, CF/88: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica [competncia privativa delegvel] ...
VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos [todos] a referendo do Congresso Nacional [iniciando-se a fase 2 de referendo].

exigida a presena do Poder Executivo na aposio da assinatura do texto/instrumento convencional. Ocorre que a CF/88 atribui competncia privativa ao PE para tanto, o que significa a possibilidade de delegao, normalmente para um chefe de misso diplomtica, para o Ministro das Relaes Exteriores ou, em ltima anlise, para qualquer do povo. Essa delegao pode ser realizada pela chamada Carta de Plenos Poderes, que um instrumento costumeiro. A pessoa que recebe a carta o plenipotencirio. Por que a CF se referiu a tratados, convenes e atos, se elas se subsumem ao conceito de tratado? Para reforar que se trata de todo e qualquer ato internacional.
OBS:

houve atecnia na redao da CF, que refora ser indiferente a denominao dos tratados.

- art. 84, VIII, CF/88: tratados, convenes e atos. - art. 49, I, CF: tratados, acordos ou atos internacionais. 2. Referendo congressual do tratado: nica fase legislativa, em que o parlamento federal, por meio de suas 2 casas vai analisar a viabilidade de o Brasil ingressar ou no no tratado internacional assinado. Ver livro Joo Hermes Pereira de Arajo a processualstica dos atos internacionais.

12
Ver art. 49, I, CF: Art. 49. da competncia exclusiva [no permitida a delegao] do
Congresso Nacional ... I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional.
OBS:

no o CN quem decide definitivamente sobre os tratados (em devida forma), mas sim

o Presidente da Repblica que o ratifica, sendo essa ratificao facultativa (discricionria), pois o tratado pode perder o objeto. Logo, o CN no pode resolver definitivamente sobre tratados. Tratado no ratificado pelo Presidente da Repblica nada vale. Teoria do efeito til (Cludia Lima Marques): quando a CF diz algo que se sabe intil, inventa-se um efeito til. Logo os internacionalistas concluram que, por essa teoria do efeito til, a definitividade da resoluo est quando o CN rejeita o tratado. Logo, o CN resolve definitivamente sobre tratados somente quando ele o rejeita (Rezek, Mirt Fraga, Cachapuz de Medeiros). No esquecer que o CN jamais ratifica/confirma tratado, mas sim o referenda. O referendo manifestao ad posteriori. S quem pode ratificar quem assina o tratado.
OBS:

um tratado de dtos humanos ou de extradio, que no traz encargos ou compromissos

gravosos ao patrimnio/errio em seu bojo, estaria dispensados do referendo? O art. 49, I traz a falsa impresso de que o CN somente deve referendar tratados financeiros. Mas, isso no verdade, uma vez que o CN pode referendar todo e qualquer tratado, inclusive os de direitos humanos, por ex. Segundo Canado Trindade, os encargos ou compromissos se refeririam apenas aos atos internacionais, e no aos tratados e acordos. Alm disso, no que se refere aos acordos financeiros, h regra especfica no art. 52, V, CF: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: ... autorizar operaes externas de natureza
financeira [atos], de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios.

Alm disso, a doutrina cita como soluo a essa atecnia o art. 84, VIII, CF ( Compete
privativamente ao Presidente da Repblica: ... VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional ).

Logo, todos os tratados

internacionais devem ser referendados pelo CN, com nfase naqueles que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional, havendo um conflito aparente de normas entre o art. 84, VIII e art. 49, I, CF. Em suma, cotejando-se os arts. 49, I e 84, VIII, CF, a melhor doutrina (Cachapuz de Medeiros, Mirt Fraga, Celso de Albuquerque Mello, Guido Soares, Joo Hermes Pereira de Arajo, Clvis Bevilaqua, etc.) entende que a competncia do CN para

13
referendar tratados se estende a todos os atos internacionais da Repblica, e no somente a aqueles que acarretam encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional, como a primeira vista d a entender o art. 49, I, CF . Trata-se de interpretao sistemtica e teleolgica (telos = finalidade). E a troca de notas, que no referendada pelo CN? Ver art. 84, VII, CF ( Compete
privativamente ao Presidente da Repblica: VII - manter relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos).

De acordo com Prof. Francisco Rezek, a soluo

est nesse inciso VII, 1 parte e no seguinte raciocnio: se o objeto do acordo por troca de notas est dentro da competncia privativa do chefe do PE, ele pode transpor essa competncia para o plano internacional, podendo firmar esse acordo por troca de notas sem a vontade parlamentar. Esse referendo se d por decreto legislativo, estando o Presidente apto a proceder a fase seguinte da ratificao. Mas, e se o CN no referenda o tratado e o Presidente o ratifica? Ele valer? A luz do Dto Internacional essa questo delicada, pois esse tratado poder valer. No caso, se o Presidente chegar para ratificar, supe-se que ele tenha legitimidade para tal. Mas internamente isso crime de responsabilidade (art. 85, CF), pois atentou contra a liberdade do PL. Essa a chamada ratificao imperfeita ou inconstitucionalidade extrnseca, diferente de intrnseco, que diz respeito a uma inconstitucionalidade material/de contedo), podendo o tratado ser anulado desde que a parte o requeira (ver art. 46, Conveno de Viena sobre Dto dos Tratados), gerando sano internacional e interna (dependendo do caso). Quem referenda o CN, mas quem assina o decreto legislativo o presidente do CN que, por sua vez, o presidente do SF. 3. Ratificao: fase executiva. Trata-se do engajamento definitivo do Estado no Plano Internacional fase do Pres Repblica/Executiva. Ato administrativo unilateral, por meio do qual o Presidente da Repblica e somente ele aceita definitivamente as obrigaes impostas pelo tratado, emitindo uma carta de ratificao, engajando o pas no respectivo instrumento convencional. Essa carta deve ser transmitida para o secretariado das Naes Unidas (art 102, Carta da ONU), que assinar e rubricar o tratado. Todo e qualquer tratado celebrado pelos membros das Naes Unidas, seja com quem for, deve ser registrado na ONU, pois diz respeito todas as naes. A ratificao um aceite definitivo, cujas caractersticas principais so:

14
- discricionariedade, pautada por critrios de convenincia e oportunidade. Mesmo tendo o CN referendado, o Presidente da Repblica pode no ratificar, no acarretando essa recusa em qualquer responsabilidade. Ex: Presidente da Repblica no ratifica tratados obsoletos. - Irretroatividade: o efeito da ratificao sempre ex nunc/pro futuro. Ver art. 5, par 2, CF para tratados de dtos humanos: 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio
no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte .

- Irretratabilidade: no se pode voltar atrs na ratificao. Isso no impede a denncia (equivalente ao distrato), que algo totalmente diferente , e que eventualmente poder gerar nus. 4. Promulgao + publicao DOU: fase Executiva. Nesse momento, o Brasil est obrigado perante o plano internacional ao cumprimento das condies contidas nos tratados. Caso o Estado edite lei que contradiga o contedo do tratado, isso gera responsabilidade civil. No caso de tratados de dtos humanos, a responsabilizao se d perante a Corte Interamericana de Dtos Humanos! Para os tratados comuns, o STF entende que a partir desse momento esses tratados entram em vigor no territrio brasileiro (no caso dos tratados de dtos humanos a situao diversa ver RE 466343/SP tratado supra legal ou com status de norma constitucional). Exceo da publicidade: tratados que envolvem questes blicas e militares. Esquema conclusivo: 1 e 3=fases internacionais interligadas reguladas pela Conveno de Viena. 2 e 4=fases internas interligadas reguladas pela CF/88. Fases 1, 3 e 4: Privilgio do PE em detrimento do PL no processo de celebrao dos tratados: chefe das dinmicas internacionais.

S-ar putea să vă placă și