Sunteți pe pagina 1din 10

VESTIBULINHO ETEC - 1 SEM/13 CERTIFICAO DE cOMPETNCIA

Tcnico em LOGSTICA | Exame: 02/12/12 (domingo), s 13h30min

CADERNO DE QUESTES
Nome do(a) candidato(a): __________________________________________________________________ N de inscrio: __________________

Prezado(a) candidato(a): antes de iniciar a prova, leia atentamente as instrues a seguir.


1. Este caderno contm 30 (trinta) questes em forma de teste. 2. A prova ter durao de 4 (quatro) horas. 3. Aps o incio do Exame, voc dever permanecer no mnimo at as 15h30min dentro da sala do Exame, podendo, ao deixar este local, levar consigo este caderno de questes. 4. Voc receber do Fiscal a Folha de Respostas Definitiva. Verifique se est em ordem e com todos os dos impressos corretamente. Caso contrrio, notifique o Fiscal, imediatamente. 5. Aps certificar-se de que a Folha de Respostas Definitiva sua, assine-a com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul no local em que h a indicao: ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A). 6. Aps o recebimento da Folha de Respostas Definitiva, no a dobre e nem a amasse, manipulando-a o mnimo possvel. 7. Cada questo contm 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E) das quais somente uma atende s condies do enunciado. 8. Responda a todas as questes. Para cmputo da nota, sero considerados apenas os acertos. 9. Os espaos em branco contidos neste caderno de questes podero ser utilizados para rascunho. 10. Estando as questes respondidas neste caderno, voc dever primeiramente passar as alternativas escolhidas para a Folha de Respostas Intermediria, que se encontra na ltima pgina deste caderno de questes. 11. Posteriormente, voc dever transcrever todas as alternativas assinaladas na Folha de Respostas Intermediria para a Folha de Respostas Definitiva, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. 12. Questes com mais de uma alternativa assinalada, rasurada ou em branco sero anuladas. Portanto, ao preencher a Folha de Respostas Definitiva, faa-o cuidadosamente. Evite erros, pois a Folha de Respostas no ser substituda. 13. Preencha as quadrculas da Folha de Respostas Definitiva, com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul e com trao forte e cheio, conforme o exemplo a seguir:
A B D E

14. Quando voc terminar a prova, avise o Fiscal, pois ele recolher a Folha de Respostas Definitiva, na sua carteira. Ao trmino da prova, voc somente poder retirar-se da sala do Exame aps entregar a sua Folha de Respostas Definitiva, devidamente assinada, ao Fiscal. 15. Enquanto voc estiver realizando o Exame, terminantemente proibido utilizar calculadora, computador, telefone celular o mesmo dever permanecer totalmente desligado inclusive sem a possibilidade de emisso de alarmes sonoros ou no, radiocomunicador ou aparelho eletrnico similar, chapu, bon leno, gorro, culos escuros, corretivo lquido ou quaisquer outros materiais (papis) estranhos prova. 16. O desrespeito s normas que regem o presente Processo Seletivo para acesso as vagas remanescentes de 2 mdulo, bem como a desobedincia s exigncias registradas no Manual do Candidato, alm de sanes legais cabveis, implicam a desclassificao do candidato. 17. Ser eliminado do Exame o candidato que: no comparecer ao Exame na data determinada; chegar aps o horrio determinado de fechamento dos portes, s 13h30min; no apresentar um dos documentos de identidade originais exigidos; sair da sala sem autorizao do Fiscal, com ou sem o caderno de questes e/ou a Folha de Respostas Definitiva; utilizar-se de qualquer tipo de equipamento eletrnico e/ou de livros e apontamentos; comunicar-se com outro candidato durante a prova; ausentar-se do prdio durante a realizao do Exame, independente do motivo exposto; realizar a prova fora do local determinado pela Etec / Extenso de Etec; zerar na prova teste. 18. Aguarde a ordem do Fiscal para iniciar o Exame.

BOA PROVA!

Gabarito oficial
O gabarito oficial da prova ser divulgado a partir das 14 horas do dia 03/12/12, no site www.vestibulinhoetec.com.br

Resultado
Divulgao da lista de classificao geral a partir do dia 16/01/13.

Questo 01

Questo 04

A viso estratgica de um negcio, ou seja, o que se deseja que o negcio seja no futuro pode ser alcanado atravs de um processo sistemtico de anlise e sntese. Isso se refere ao conceito de (A) (B) (C) (D) (E) planejamento e controle da produo. planejamento operacional. planejamento empresarial. planejamento funcional. planejamento ttico.

Trata-se de programas de assistncia s micro e pequenas empresas em fase inicial. Sua finalidade viabilizar projetos, criando novos produtos, processos ou servios, gerando novas empresas, que aps algum tempo esto aptas para o mercado. Esta frase refere-se a: (A) Empresa de terceirizao. (B) Terceiro setor. (C) Incubadora de empresas. (D) Condomnio industrial. (E) Parque tecnolgico.
Questo 05

Questo 02

Toda organizao pode ser entendida e analisada sob trs aspectos que configuram sua atividade empresarial. So eles: (A) (B) (C) (D) (E) planejamento, processos e controle. estrutura, tecnologia e comportamento. planejamento, estrutura e controle. estrutura, processos e comportamento. planejamento, tecnologia e controle.

Pode ser definido como um resumo escrito da maneira como o empreendedor pretende atingir suas metas e administrar os recursos necessrios para que obtenha o sucesso desejado: (A) (B) (C) (D) (E) Plano de um layout. Plano de capacitao. Plano funcional. Plano de negcio. Plano ttico.

Questo 03

Questo 06

Analise o seguinte conceito de Kirzner (1973): Aquele que cria um equilbrio, encontrando uma posio clara e positiva em um ambiente de caos e turbulncia, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente. Esse conceito refere-se a figura do (A) Supervisor. (B) Gerente. (C) Empreendedor. (D) Encarregado. (E) Lder.

O termo compras frequentemente lembra o processo de compras da administrao de materiais. Nesse processo, podemos citar uma das atividades centrais, o Follow-up no que significa (A) (B) (C) (D) (E) retorno. acompanhamento. cotao. licitao. concorrncia.

Questo 07

Questo 10

Assinale o setor que consiste em avaliar o que est ocorrendo na fbrica em funo da programao e em relatar suas posies, para que seja possvel retornar. (A) Expedio. (B) Recebimento. (C) Produo. (D) Faturamento. (E) Controle.

A situao que consiste na contagem fsica dos itens de estoque, caso haja diferenas, devem ser feitos ajustes conforme recomendaes contbeis e tributrias. denominada (A) (B) (C) (D) (E) contagem dos documentos fiscais. inventrio fsico. contagem de ordem tributria. inventrio de herdeiros. contagem dos pedidos de compras.

Questo 08

Recurso tudo aquilo que gera ou tem capacidade de gerar riqueza, no sentido econmico do termo. Com base nisso, os clssicos fatores da produo so (A) (B) (C) (D) (E) terra (natureza), ar e fogo. capital, terra e ar. terra (natureza), fogo e gua. capital, trabalho e fogo. capital, terra (natureza) e trabalho.

Questo 11

Assinale o setor que responsvel pelo planejamento, operaes e controle de todo o fluxo de mercadorias e de informao, desde a fonte fornecedora at o consumidor. (A) Logstica. (B) Engenharia. (C) Marketing. (D) Recursos humanos. (E) Almoxarifado.

Questo 09

Edward Deming, um dos gurus da qualidade, afirma que o ciclo PDCA uma forma de agir que resume, de maneira simples, o ciclo de renovao e acumulao. Ele serve tanto para implementao de novas ideias, como para resoluo de problemas. A sigla PDCA, portanto significa: (A) produzir, dividir, controlar e adquirir. (B) planejar, dividir, checar e agir. (C) produzir, fazer, verificar e adquirir. (D) planejar, fazer, verificar e agir. (E) produzir, dividir, checar e adquirir.

Questo 12

Os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor at que sejam vendidos e que, em caso contrrio, so devolvidos sem nus. So considerados estoques (A) em trnsito. (B) de produtos acabados. (C) de produtos em processo. (D) intermedirios. (E) em consignao.

VESTIBULINHO (Vagas Remanescentes)

LOGSTICA

Questo 13

Questo 16

A tecnologia de controle de fbrica pela qual a necessidade de entregas determina os nveis de estoques no decorrer do processo puxado de produo. Corresponde ao sistema (A) Kanban. (B) CEP. (C) Seis Sigma. (D) WMS. (E) EDI.
Questo 14

um conceito de custos imprescindvel gesto de logstica, sobretudo no que tange aos investimentos em ativos logsticos. De acordo com Martins (2003,p.234), representa quanto a empresa sacrificou em termos de remunerao por ter aplicado em seus recursos numa alternativa ao invs de em outra. Esse conceito denomina-se Custo de (A) (B) (C) (D) (E) layout. mo-de-obra. materiais. oportunidade. salrios.

O mtodo de avaliao de estoques conhecido como PEPS (FIFO) com que se analisam os estoques pela ordem cronolgica das entradas dos materiais conhecido como: (A) (B) (C) (D) (E) Primeiro que entra segundo que sai. Terceiro que entra segundo que sai. Primeiro que entra primeiro que sai. Segundo que entra segundo que sai. Terceiro que entra terceiro que sai.

Questo 17

O conjunto de processos para criar, comunicar e entregar um pacote de valor para os consumidores e gerenciar o relacionamento com eles, proporcionando os resultados esperados pela empresa (AMA 2006) funo da seguinte rea: (A) Logstica. (B) Marketing. (C) Vendas. (D) Planejamento. (E) Engenharia.
Questo 18

Questo 15

Anlise ABC uma das formas mais usuais de examinar estoques. Ela consiste na verificao, em certo espao de tempo (normalmente seis meses ou um ano), do consumo, em valor monetrio ou quantidade de itens estocados. Assinale a alternativa que se aproxima mais do que normalmente utilizado para os itens A nas empresas. (A) So mais significativos, podendo representar algo em torno de 35% a 70% do valor movimentado dos estoques. (B) So os menos utilizados e variam entre 10% e 20% do valor movimentado dos estoques. (C) No representam valor algum com relao aos estoques da empresa. (D) Representam 5% do valor movimentado dos estoques. (E) So itens obsoletos do estoque.

Pessoas ou empresas que demonstram interesse pela oferta, possuem recursos e renda para compra e para o consumo da referida oferta compem o seguinte item: (A) (B) (C) (D) (E) loja de convenincia. empresa varejista. mercado consumidor. magazine de importados. feira livre.

4 VESTIBULINHO (Vagas Remanescentes) LOGSTICA

Questo 19

Questo 22

A veiculao de anncio ou mensagem persuasiva da empresa nos meios de comunicao durante um determinado tempo e em espaos pagos pelo anunciante que se identifica na ao segundo (BENNETT, 1995) um conceito de (A) Publicidade. (B) Merchandising. (C) Propaganda. (D) Distribuio. (E) Vendas.
Questo 20

Corresponde ao conceito de Patrimnio Lquido: a diferena entre o total de ativos da sociedade e o total das obrigaes para com terceiros. Essa definio referese ao capital (A) (B) (C) (D) (E) invertido. do cliente. dos bancos. emprestado. prprio.

Questo 23

Os princpios bsicos do processo mercadolgico so oferecer valor para o cliente e obter para empresa o retorno esperado. A prxima etapa do processo a definio e combinao do conjunto dos 4 ps dirigidos aos clientes escolhidos. So eles: (A) (B) (C) (D) (E) produto, preo, praa e promoo. produo, preo, praa e promoo. praa, preciso, preo e promoo. produo, preciso, preo e propriedade. produto, preo, promoo e prioridade.

Na maioria das empresas, no Planejamento dos recursos, existe a funo PCP, que um conjunto de aes inter-relacionadas que objetivam direcionar o processo produtivo da empresa e coorden-los com os objetivos do cliente. Assinale o que significa a sigla PCP. (A) (B) (C) (D) (E) produo e controle da participao. planejamento e controle do prdio. programao do cliente na produo. planejamento e controle do preo. programao e controle da produo.

Questo 21

Questo 24

O desenvolvimento das operaes requer gastos em pesquisa e desenvolvimento, marketing e recursos humanos, por exemplo. necessrio que a empresa seja lucrativa, e ao mesmo tempo, que gere caixa para pagar seus compromissos financeiros. A funo primordial da anlise financeira (A) (B) (C) (D) (E) pagar as dvidas sem atraso. parcelar o pagamento das contas em atraso. avaliar somente o incio das operaes. avaliar os resultados. no pagar as dvidas no vencimento.

A disponibilidade dos equipamentos e maquinrio dentro da empresa para facilitar o fluxo produtivo e organizar o espao de uma forma satisfatria chama-se (A) PCP. (B) CKD. (C) RFID. (D) Layout. (E) Clula de produo.

VESTIBULINHO (Vagas Remanescentes)

LOGSTICA

Leia o texto seguinte para responder s questes de nmeros 25 a 27

Falar e escrever mal prejudica a carreira


[...] Uma pesquisa feita no LinkedIn, rede social com mais de 135 milhes de usurios 6 milhes s no Brasil , mostra que palavras como inovador e criativo aparecem em mais de 3000 perfis. [...] Para Danielle Restivo, gerente de comunicao corporativa do LinkedIn para Canad e Brasil, as pessoas usam essas palavras para descrever sua experincia profissional como forma de se enquadrar em um grupo. So expresses que se tornaram populares e parecem mais importantes do que so, diz Danielle. Faltam vocabulrio e capacidade de argumentar e de dar clareza aos discursos. Os profissionais se escondem atrs dessas palavras porque tm um vocabulrio pobre, diz Osrio Antnio Candido da Silva, professor da BSP e da Fundao Instituto de Administrao (FIA), em So Paulo, e especialista em tcnicas de comunicao e expresso verbal. De acordo com ele, as pessoas tm dificuldade de se expressar e pouca familiaridade com a lngua portuguesa. Muitas so fluentes em ingls, mas no conseguem explicar algo simples em seu prprio idioma.

Cuidado com a gramtica


Os rudos de comunicao prejudicam a carreira. Uma pesquisa feita pelo Project Management Institute Brasil (PMI), em 2010, com 300 companhias nacionais e multinacionais mostrou que em 76% delas os projetos no do certo porque os profissionais no sabem escrever nem falar bem. Hoje em dia, uma enorme parcela de pessoas chega ao mercado de trabalho sem competncia para redigir um texto formal de qualidade, diz a professora Maria Clara Jorgewich Cohen, autora do livro Comunicao Escrita A Busca do Texto Objetivo (Editora E-Papers). O mais grave, ela ressalta, que a maioria dos profissionais no admite que precisa melhorar. Muitos ficam constrangidos de frequentar cursos porque ocupam altos cargos, diz Maria Clara. A percepo de que a deficincia do idioma crescente parte do prprio mercado. Hoje, escolas de idiomas oferecem aulas de portugus para brasileiros. [...] Percebemos que existia no mercado um desnvel entre a competncia tcnica e a habilidade de comunicao, diz o professor Elvio Peralta, diretor superintendente da Fisk de So Paulo. De acordo com Elvio, embora a cobrana pelo segundo idioma seja alta no mercado, o profissional no pode descuidar da prpria lngua. Quem no tem domnio do portugus com certeza ser malvisto, afirma. H deficincias graves em concordncia verbal e nominal e referentes nova ortografia. [...] Assim, os cursos podem abordar a produo oral e escrita, regras de gramtica e a nova ortografia depende do que necessrio para melhorar a comunicao com o pblico. [...] O uso correto do idioma pode ser a diferena entre um desempenho eficaz e o fiasco nas relaes com colegas e clientes. Deixe de lado o preconceito e abuse do vasto vocabulrio da lngua portuguesa. De nada adianta falar mais de um idioma e ser especialista num assunto se voc no conseguir transmitir ideias em seu prprio idioma. Solte o verbo, mas de maneira correta.

(MARINO, Caroline. Revista Voc S/A - edio 169, julho/2012, pp 72- 74. Adaptado)

6 VESTIBULINHO (Vagas Remanescentes) LOGSTICA

Questo 25

De acordo com as informaes do texto, muitos profissionais tm dificuldade em explicar algo simples porque (A) h preocupao em usar expresses populares, como inovador e criativo, que so importantes, pois trazem significao, informaes. (B) h domnio de um nmero pequeno de palavras e deficincia na competncia argumentativa, faltando clareza aos textos produzidos. (C) usam palavras como inovador e criativo para impressionar os interlocutores. (D) muitos deles so fluentes em ingls. (E) querem expressar sua experincia profissional de maneira a se enquadrar em um grupo.
Questo 26

Hoje em dia, uma enorme parcela de pessoas chega ao mercado de trabalho sem competncia para redigir um texto formal de qualidade, diz a professora Maria Clara Jorgewich Cohen (...) Texto formal de qualidade quer dizer: (A) texto com palavras complicadas, pouco usadas, para evitar rudos na comunicao que prejudicam a carreira dos profissionais. (B) texto com termos comuns, sem preocupao com pontuao e com a grafia correta das palavras (ortografia). (C) texto com palavras do nvel formal da lngua, sem grias, com pontuao que permita clareza, objetividade na comunicao, com preocupao ortogrfica e adequao textual (relatrio, ata, carta, e-mail). (D) texto com palavras do nvel coloquial, para tornar a comunicao mais fcil, evitando possveis rudos, pois existe um descompasso entre a competncia tcnica e a habilidade de comunicao, no mercado de trabalho. (E) texto com crescente deficincia no uso do idioma, percepo que parte do prprio mercado.

Questo 27

O texto evidencia que muitos profissionais no sabem escrever nem falar bem, desconhecendo regras de gramtica e a nova ortografia. Assim, so produzidos rudos na comunicao que prejudicam a carreira desses profissionais, pois (A) a competncia da expresso oral e escrita dispensvel no mercado de trabalho. (B) projetos, por exemplo, falharam em pouco mais de das 300 empresas nacionais e multinacionais que foram alvo de uma pesquisa, porque os profissionais no sabem escrever nem falar bem. (C) eles ficam constrangidos e no admitem que precisam melhorar. (D) o uso correto do idioma no faz diferena para o desempenho eficaz nas relaes com os clientes, pois importante s a competncia tcnica. (E) no dispem de tempo para estudar portugus porque ocupam altos cargos.

VESTIBULINHO (Vagas Remanescentes)

LOGSTICA

Questo 28

Ns, seres humanos, somos livres, o que significa que podemos escolher entre dizer sim ou no a uma ordem, costume ou lei, independentemente do que os outros pensam, do que querem que faamos, de prmios ou de punies. o que chamamos de livre-arbtrio. Por termos livre-arbtrio, h pessoas que escolhem ficar ricas ou famosas, mesmos que para isso procedam de forma contrria s regras morais; da mesma forma h outras que arriscam a prpria vida e deixam de aceitar ofertas e acordos que lhes tragam melhorias financeiras porque no abrem mo dos princpios ticos como orientadores de sua conduta. Infelizmente, temos mais notcias sobre casos de corrupo, crime e outros tipos de violncia do que casos exemplares de comportamento tico.
(BARBOSA, Carmem Bassi , Queiroz, Jos J, Alves, Julia F. tica e Cidadania Organizacional. So Paulo: Fundao Padre Anchieta, 2011, p.28)

Considerando o tema abordado no texto, aponte a alternativa que apresenta um exemplo concreto de comportamento que no seja tico. (A) Preocupar-se com a preservao da natureza e com a utilizao racional dos recursos naturais. (B) Estacionar o carro em vaga destinada a deficiente fsico, embora no o seja, quando no existe outra vaga disponvel. (C) Manter a discrio sobre a vida dos colegas de trabalho, evitando comentrios maldosos. (D) Ser coerente: o que se faz no deve ser diferente do que se fala. (E) Desenvolver um trabalho que seja rentvel e sustentvel ambientalmente para a empresa.
Questo 29

Leia as definies abaixo para Cidadania e Cidado: A cidadania expressa um conjunto de direitos que d pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida em sociedade. Quem no tem cidadania est marginalizado ou excludo da vida social ou da tomada de decises, ficando numa posio de inferioridade dentro do grupo social.
( DALLARI, Dalmo. Direitos Humanos e Cidadania, So Paulo: Moderna, 1998, p.14)

Cidado aquele que se identifica culturalmente como parte de um territrio, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania ter conscincia de suas obrigaes e lutar para que o que justo e correto seja colocado em prtica. Os direitos e deveres no podem andar separadas. Afinal, s quando cumprimos com nossas obrigaes permitimos que os outros exercitem seus direitos.
(www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidado Acesso em 30.10.2012.)

A partir dessas definies, incorreto afirmar que (A) a educao favorece o exerccio pleno da cidadania, pois transmite as caractersticas e valores culturais da sociedade. (B) para ser cidado preciso cumprir com prprios deveres para com a sociedade, permitindo que os outros usufruam de seus direitos. (C) todo homem um cidado, independente da forma como age em sociedade. (D) ser cidado lutar, por meio da atuao social, para que o justo e o correto sejam colocados em prtica. (E) as aes que apenas visam o benefcio individual nada tm a ver com cidadania.

8 VESTIBULINHO (Vagas Remanescentes) LOGSTICA

Questo 30

A formalizao por escrito dos deveres e direitos das pessoas em suas atividades profissionais ou postos de trabalho tem se mostrado cada vez mais necessria nos dias atuais. O fato das sociedades se tornarem mais complexas, o desenvolvimento acelerado da cincia e da tecnologia, a criao de novas necessidades e possibilidades de explorao e manipulao de recursos naturais e de interveno gentica e ambiental - tudo isso tem gerado novos valores e polmica em relao queles que h pouco tempo atrs, eram considerados indiscutveis. Alm disso, h profisses que jamais sonhamos que um dia viessem surgir. Muitos profissionais que se enquadram nesse caso descobrem problemas que demandam uma reflexo tica que ainda no foi feita coletivamente como precisava ser.
(BARBOSA, Carmem Bassi , Queiroz, Jos J, Alves, Julia F. tica e Cidadania Organizacional. So Paulo: Fundao Padre Anchieta, 2011 p. 83-84)

Faa uma reflexo tica sobre os direitos das pessoas no exerccio de profisses e aponte a alternativa que apresenta um comportamento com conduta eticamente correta. (A) Descumprir voluntria e injustificadamente com os deveres do ofcio. (B) Desempenhar a profisso nos limites de suas atribuies e de sua capacidade pessoal de realizao. (C) Usar de artifcios ou expedientes enganosos para a obteno de vantagens indevidas. (D) Descuidar das medidas de segurana e sade do trabalho sob sua coordenao. (E) Agir discriminatoriamente em detrimento de outro profissional ou profisso.

VESTIBULINHO (Vagas Remanescentes)

LOGSTICA

VESTIBULINHO ETEC - 1 SEM/13 CERTIFICAO DE cOMPETNCIA


Tcnico em LOGSTICA | FOLHA DE RESPOSTAS INTERMEDIRIA

Nome do(a) candidato(a): _____________________________________________________________ N de inscrio: __________________

Caro candidato,
1. Responda a todas as questes contidas neste caderno e, depois, transcreva as alternativas assinaladas para esta Folha de Respostas Intermediria. 2. Preencha os campos desta Folha de Respostas Intermediria, conforme o modelo a seguir:
A B D E

3. No deixe questes em branco. 4. Marque com cuidado e assinale apenas uma resposta para cada questo. 5. Posteriormente, transcreva todas as alternativas assinaladas nesta Folha de Respostas Intermediria para a Folha de Respostas Definitiva, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul.

S-ar putea să vă placă și