Sunteți pe pagina 1din 6

Ensino Mdio

Colgio Santanna
A Maneira Inteligente de Aprender

Aluno(a): _____________________________________________________________________ Srie: 1 Ano A / E.M. Disciplina: Redao Turma: A Professor(a): Ana Valria Data: _____ /_____/2012 Unidade: I

Atividade

Texto 1. O estudo dos gneros no novo, mas est na moda. O estudo dos gneros textuais no novo e, no Ocidente, j tem pelo menos vinte e cinco sculos, se considerarmos que sua observao sistemtica iniciou-se com Plato. O que hoje se tem uma nova viso do mesmo tema. Seria gritante ingenuidade histrica imaginar que foi nos ltimos decnios do sculo XX que se descobriu e iniciou o estudo dos gneros textuais. Portanto, uma dificuldade natural no tratamento desse tema acha-se na abundncia e diversidade das fontes e perspectivas de anlise. No possvel realizar aqui um levantamento sequer das perspectivas tericas atuais. O termo gnero esteve, na tradio ocidental, especialmente ligada aos gneros literrios, cuja anlise se inicia com Plato para se firmar com Aristteles, passando por Horcio e Quintiliano, pela Idade Mdia, o Renascimento e a Modernidade, at os primrdios do sculo XX. Atualmente, a noo de gnero textual j no mais se vincula apenas literatura, mas usada em etnografia, sociologia, antropologia, retrica e na lingstica.
(MARCUSCHI, Luiz Antnio. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola, 2008, p.147. Adaptado.)

01. A anlise das caractersticas gerais do Texto 1 revela que: I- ele tem uma funo predominantemente ftica; nele prevalecem a descrio e a utilizao de uma linguagem formal, que est adequada ao gnero em que o texto se realiza. II- sua funo prioritariamente referencial, embora no incio do segundo pargrafo se evidencie um trecho metalingstico; do ponto de vista tipolgico, caracteristicamente expositivo. III- nele, podem-se encontrar algumas marcas da oralidade informal; por outro lado, sua linguagem eminentemente conotativa e, embora seja descritivo, apresenta vrios trechos injuntivos. IV- ele um texto tpico da linguagem escrita formal, que apresenta um vocabulrio especfico, embora numa formulao simples; cumpre uma funo informativa e est elaborado conforme a norma padro da nossa lngua. Esto corretas apenas: A) I e II B) II e III C) III e IV D) I e III E) II e IV

Ensino Mdio 2. Como se sabe, o enquadramento de uma palavra em uma determinada classe gramatical depende das funes que a palavra desempenha nos contextos em que se insere. Assim, correto afirmar que: A) nos enunciados: O estudo dos gneros textuais no novo. e H um novo estudo sobre os gneros textuais., as palavras em destaque pertencem a classes diferentes, porque suas funes so tambm diferentes. B) nos enunciados: Seria gritante ingenuidade histrica imaginar que foi nos ltimos decnios do sculo XX que se descobriu e iniciou o estudo dos gneros textuais. e Os ltimos sero os primeiros..., as palavras em destaque se enquadram em diferentes classes. C) no trecho: A expresso gnero esteve, na tradio ocidental, especialmente ligada aos gneros literrios, cuja anlise se inicia com Plato para se firmar com Aristteles., as palavras sublinhadas, embora se grafem da mesma maneira, so de classes distintas. D) no enunciado: Atualmente, a noo de gnero textual j no mais se vincula apenas literatura., as palavras destacadas tm funcionamento diferente, por isso se enquadram em classes gramaticais tambm diferentes. E) as palavras sublinhadas nos enunciados: No possvel realizar aqui um levantamento sequer das perspectivas tericas atuais. e De todos os livros que li apenas um deles tratava dos gneros textuais com profundidade. so da mesma classe gramatical.

3. Em Lingstica, considera-se que h gneros mais tipicamente da lngua escrita, enquanto outros so tpicos da lngua falada. Acerca dessas duas modalidades, de uso da lngua, analise as proposies a seguir. 1) Podemos estabelecer uma relao estrita entre essas modalidades e o grau de formalidade escolhido: os textos escritos representam a linguagem formal, enquanto os textos falados, a linguagem informal. 2) A modalidade escrita menos dinmica, pois nosso sistema alfabtico de escrita prev a representao de um mesmo fonema sempre com a mesma letra. 3) Embora sejam, ambas, comunicativamente relevantes em nossa sociedade moderna, os modos de realizao de cada uma so distintos. 4) A aquisio da lngua escrita pressupe o domnio de uma tcnica, enquanto a lngua falada adquirida naturalmente, na interao social. Esto corretas: A) 1, 3 e 4 B) 1, 2 e 3 C) 3 e 4 D) 2 e 4 E) 1 e 2 4. Em cada alternativa abaixo, substitui-se um termo por outro equivalente. A substituio altera o significado do texto original em:

Ensino Mdio a) Plantou sua rocinha e foi se aguentando. / Plantou sua rocinha e foi se segurando. b) Voc precisava ver o furor com que Juscelino procurou o diamante de seu sonho. / Voc precisava ver a raiva com que Juscelino procurou o diamante de seu sonho. c) (...) e aos seus olhos brilhou, reluziu, faiscou, resplandeceu um diamante soberbo (...) / (...) e aos seus olhos brilhou, reluziu, faiscou, resplandeceu um diamante magnfico (...) d) O prprio Juscelino, entrado em anos, era agora um velho sacudido e bem disposto (...) / O prprio Juscelino, com idade avanada, era agora um velho sacudido e bem disposto (...) O texto a seguir servir para responder a 5 questo. As cousas do mundo Neste mundo mais rico o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa; Com sua lngua, ao nobre o vil decepa: O velhaco maior sempre tem capa.

Mostra o patife da nobreza o mapa: Quem tem mo de agarrar, ligeiro trepa; Quem menos falar pode, mais increpa; Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.

A flor baixa se inculca por tulipa; Bengala hoje na mo, ontem garlopa. Mais isento se mostra o que mais chupa.

Para a tropa do trapo vazo a tripa E mais no digo, porque a Musa topa Em apa, epa, ipa, opa, upa.
(Gregrio de Matos Guerra, "Seleo de Obras Poticas")

5. Devido quer aos hbitos lingusticos quer s preferncias literrias de sua poca, o autor vale-se de algumas palavras e expresses que poderiam ser "traduzidas" para uma forma contempornea e mais corrente. Assinale a alternativa em que aparece o equivalente de sentido adequado ao contexto: a) "[...] ao nobre o vil decepa" = o nobre corta o mal pela raiz. b) "[...] mais rico o que mais rapa" = tanto mais rico aquele que rouba mais.

Ensino Mdio c) "Quem mais limpo se faz, tem mais carepa" = quem mais se limpa, mais perde cabelos. d) "O velhaco maior sempre tem capa" = idosos tm mais necessidade de agasalho. e) "A flor baixa se inculca por tulipa" = a flor rasteira teima em crescer mais alto. 6. Numere a coluna com parnteses de acordo com os significados das palavras da coluna numerada a seguir: 1 prevaricao 2 simonaco 3 carisma 4 dogma 5 anmica 6 decoro 7 oligarquia a) 6, 4, 1, 2, 3, 5, 7. b) 6, 4, 2, 1, 3, 5, 7. c) 6, 3, 5, 1, 2, 7, 4. d) 5, 3, 6, 4, 2, 7, 1. e) 4, 2, 5, 6, 1, 3, 7. As imagens a seguir serviro para responder a questo n 7. 7.1. Observe atentamente o texto abaixo e marque a alternativa incorreta. I) II) ( ( ( ( ( ( ( ) dignidade, honradez ) fora divina conferida a algum ) psquico, relativo alma ) falta com o dever por interesse ou por m f ) venda ilcita de coisas sagradas ou espirituais ) governo por poucos e poderosos ) ponto fundamental indiscutvel de doutrina ou sistema

TEMA: Gesto Sustentvel da Biodiversidade: Desafio do Milnio.

a) Embora as imagens I e II apresentem temticas diferentes, ambas demonstram o mesmo objetivo: a preservao do meio ambiente. b) A imagem II transmite a ideia de que estamos de tal maneira interferindo no equilbrio do planeta que ele, agora, nos pede ajuda. c) O gnero textual apresentado nas duas imagens a propaganda institucional. d) O vocbulo Saco destacado na primeira imagem classificado como palavra polissmica. e) O principal objetivo dos temas abordados nas imagens acima apenas informar.

Ensino Mdio 8. Analise este texto de Vincius de Morais:

O amor por entre o verde No sem frequncia que, tarde, chegando janela, eu vejo um casalzinho de brotos que vem namorar sobre a pequenina ponte de balaustrada branca que h no parque. Ela uma menina de uns treze anos, o corpo elstico metido num blue jeans e num suter folgado, os cabelos puxados para trs num rabinho- de- cavalo que est sempre a balanar para todos os lados; ele, um garoto de, no mximo, dezesseis, esguio, com pastas de cabelos a lhe tombar sobre a testa e um ar de quem descobriu a frmula da vida. Uma coisa eu lhe asseguro: eles so lindos, e ficam montados, um em frente ao outro, no corrimo da colunata, os joelhos a se tocarem, os rostos a se buscarem a todo o momento para pequenos segredos, pequenos carinhos, pequenos beijos. So na sua juventude, a coisa mais antiga que h no parque, incluindo velhas rvores que por ali espapaam sua verde sombra; e as momices e brincadeiras que se fazem dariam para escrever todo um tratado sobre a arqueologia do amor, pois tm uma tal ancestralidade que nunca se h de saber a quantos milnios remontam. Eu os observo por um minuto apenas para no perturbar-lhes os jogos de mos e misteriosos brinquedos mmicos com que se entretm, pois suspeito de que sabem de tudo que se passa sua volta. [...]
(Para viver um grande amor. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1973.p.39.) Vocabulrio: balaustrada: conjunto de pequenas colunas de sustentao de corrimo, peitoril. colunata: srie de colunas dispostas simetricamente. espapaar: tornar-se mole, desengonado. momice: caretas, trejeitos.

8. A tipologia textual acima apresenta caractersticas: a) Dissertativas/ Descritivas b) Narrativas/ Injuntivas c) Descritivas/ Instrucionais d) Narrativas/ Descritivas e) Injuntivas/ Dissertativas 9. Assinale a alternativa em que no haja uma comparao. a) Rio como um regato que soa fresco numa pedra.

Ensino Mdio b) E mais estranho do que todas as estranhezas que as cousas sejam realmente o que parecem ser. c) Qual um filsofo, o poeta vive a procurar o mistrio oculto das cousas. d) Os pensamentos das rvores a respeito do mistrio das cousas so to estranhos quanto os dos rios. e) Os meus sentidos estavam to aguados, que aprenderam sozinhos o mistrio das cousas.

S-ar putea să vă placă și