Sunteți pe pagina 1din 9

Introduo

A luta da libertao nacional, correspondem luta armada em prol da descolonizao de uma nao. So caracterizadas pela busca da

autodeterminao de um povo ou nao, que busca se libertar da dominao de uma fora poltica e militar estrangeira, geralmente apresentada na forma colonial ou de invaso seguida de ocupao militar directa.

Desenvolvimento

No caso da ocupao militar, tambm chamada de "Guerra de Resistncia". reas coloniais em 1945. Existem vrios casos de lutas de libertao nacional, algumas das quais so difceis de se distinguir dos movimentos meramente separatistas. A principal diferena est no fato de que os movimentos de libertao nacional aparecem em reas onde h claramente uma identidade nacional separada daquela do pas que colonizou a regio, ou seja, pressupe a existncia de alguma identidade nacional formado anteriormente ao (ou) no processo de ocupao colonial. No caso do separatismo, normalmente o movimento pela secesso aparece em uma regio ou provncia de um pas quando este j um Estado independente. Dentre os casos de luta de libertao nacional mais importantes do sculo XX, destacam-se os processos de independncia colonial ou descolonizao das antigas colnias europias na frica e sia. A longa luta de libertao nacional do povo vietnamita tida como um caso exemplar de guerra de libertao nacional, em que o povo do pas lutou contra os colonizadores franceses, depois os invasores japoneses, seguidos de novos contingentes franceses e por fim, dos invasores norte-americanos. Dentre os casos de luta de libertao nacional envolvendo foras de resistncia contra invasores que foram derrotadas e no chegaram a colonizar realmente o pas ocupado, destacam-se a luta da resistncia francesa e da resistncia sovitica contra as foras invasoras da Alemanha, e a resistncia chinesa contra as foras de invaso do Japo, ambas durante a II Guerra Mundial.

Atualmente existem territrios em que so travadas lutas de libertao nacional, com amplo reconhecimento internacional incluindo a existncia de pases que reconheceram a independncia destes Estados, embora a fora ocupante ainda no tenha aceito a independncia: Estado da Palestina, em luta pela independncia de Israel Saara ocidental, em luta pela independncia do Marrocos Tambm existem pases militarmente ocupados, onde so travadas guerras de libertao nacional e resistncia, geralmente envolvendo tticas de guerrilha e insurgncia no tradicional, como no Iraque. At o contato com os portugueses no sculo XV, a regio habitada por tribos que praticam agricultura itinerante e criao de animais, e pagam tributos ao Reino do Congo. Tornou-se colnia portuguesa depois da explorao em 1482.

Os portugueses fundam cidades como Luanda (1576) e Benguela (1617) que servem de base para o comrcio de escravos. O trfico escravo floresceu causando atrito e guerra no comeo do sculo XVII. Explorando rivalidades tribais, os portugueses expandem seus domnios... Dez mil escravos foram exportados anualmente de Luanda... Entre os sculos XVI e XIX, cerca de 3 milhes de angolanos so enviados como escravos para o Brasil... As fronteiras oficiais so estabelecidas na Conferncia de Berlim (18841885), que define a partilha da frica entre potncias europeias... Bem depois, Angola tornou-se Provncia de Portugal em 1951... A intransigncia do colonialismo portugus na manuteno das provncias ultramarinas desperta, a partir de 1961, conflitos armados organizados pela Unio dos Povos Angolanos (UPA). A luta anticolonial divide-se em trs grupos que refletem diferenas tnicas e ideolgicas:

o Movimento Popular de Libertao de Angola (MPLA), multirracial e marxista pr-URSS, com predomnio da etnia kimbundu; a Frente Nacional para a Libertao de Angola (FNLA), anticomunista, sustentada pelos EUA e pelo ex-Zaire, com suas bases na etnia bacongo (norte do pas); e a Unio Nacional para a Independncia Total de Angola (Unita), inicialmente de orientao maosta, mas que depois se torna anticomunista e recebe o apoio da frica do Sul. Tem forte presena da etnia ovimbundus (centro e sul). A rivalidade entre os trs movimentos de libertao transforma-se em confronto armado a partir de abril de 1974, quando o governo instalado em Portugal, aps a Revoluo dos Cravos, anuncia o plano de descolonizao.

O Tratado de Alvor, firmado em janeiro de 1975, entre Lisboa e os trs grupos, prev um governo de transio. O fracasso do acordo resulta em uma sangrenta guerra civil entre as faces, que recebem apoio estrangeiro e transformam o pas em cenrio da Guerra Fria. A maioria dos 350 mil brancos angolanos emigra para a frica do Sul, Portugal e Brasil.

Em outubro de 1975, tropas sul-africanas combatem ao lado da Unita, em um ataque a Luanda. Soldados cubanos auxiliam o MPLA, que mantm o domnio sobre a capital. Em 11/11/1975, Portugal sai formalmente de Angola sem reconhecer nenhum dos grupos como governo.

Agostinho Neto, lder do MPLA, proclamado Presidente da Repblica Popular de Angola, de regime socialista. O Brasil o primeiro pas a reconhecer o novo Estado independente. Abaixo, o bloco que mostra Agostinho Neto, foi emitido por Angola em 1976, para comemorar o Primeiro Aniversrio da Independncia (Yvert: B4).

At 1975, Angola (tal como Moambique) era governada por um Governador-Geral. Cabo Verde, Guin Portuguesa, So Tom e Prncipe, Guin Portuguesa, ndia Portuguesa (esta apenas at 1961), Macau (at recentemente) e Timor Portugus eram governados por Governadores.

A FNLA dissolve-se no final dos anos 70, mas a Unita mantm sua guerrilha com o apoio da frica do Sul e, agora, dos EUA. Com a morte de Agostinho Neto, em 1979, Jos Eduardo dos Santos assume a Presidncia.

A guerra civil continua e, em novembro de 1988, um acordo entre Angola, Cuba e frica do Sul define o incio da retirada cubana da regio, que se completa em maio de 1991. No mesmo ms, o governo do MPLA e a Unita assinam acordo de paz e convocam eleies, as primeiras, realizadas em setembro de 1992 na presena de observadores internacionais, que reconhecem a vitria legtima do MPLA.

Jos Eduardo dos Santos confirmado Presidente. Jonas Savimbi, lder da Unita, no aceita a derrota e recomea a guerra civil. Os combates devastam o pas, destroem estradas e desorganizam a vida nacional. Os EUA reconhecem o governo angolano e retiram o apoio Unita, que controla parte do territrio. Acordo de Lusaka Em novembro de 1994, o MPLA e a Unita assinam novo acordo de paz, em Lusaka, Zmbia. Para monitorar a desmobilizao de tropas e ajudar na transio, o Conselho de Segurana da ONU aprova a Resoluo 976, que cria a 3 Misso de Observao do Processo de Paz.

A operao conta com 7 mil soldados de seis pases, entre eles cerca de 1.200 brasileiros. O mandato da 3 Misso renovado em fevereiro e maio de 1996 em virtude do atraso no desarmamento dos soldados da Unita.

Em abril de 1996, o governo chega a um acordo de paz com a Frente para a Liberao de Cabinda (norte), provncia rica em petrleo.

Em junho, a ONU confirma que 50.165 soldados da Unita (81%) haviam entregado suas armas e que completara a desmobilizao da Polcia de Fora Rpida, do MPLA. A integrao desses soldados a um Exrcito unificado comearia a partir de 1 de julho.

Ainda em junho tem incio as negociaes com Savimbi, lder da Unita, sobre seu papel como vice-presidente no governo de unidade nacional. Nessa ocasio permanece indefinida o controle sobre reas mais lucrativas na explorao de diamantes. O governo de unio nacional toma posse em 11/04/1997, mas Savimbi recusa-se a viajar para Luanda e permanece com seus homens no interior. Dois militares brasileiros que integram as Foras de Paz da ONU so atingidos em uma emboscada quando escoltavam um comboio de caminhes que transportava civis em 18/05/1997: o cabo-fuzileiro naval Aladarte Cndido dos Santos morre e o cabo do exrcito Samuel Sobrinho Correia fica ferido.

O Presidente Jos Eduardo dos Santos pede, em junho, que as companhias mdica e de engenharia do Exrcito brasileiro, que participam da misso da ONU, pemaneam em Angola depois da retirada das tropas da ONU. O Brasil rejeita a proposta e prope contribuir com ajuda humanitria...

Em junho, o Exrcito angolano ataca tropas da Unita na tentativa de desocupar uma regio rica em diamantes, no nordeste do pas. Em 15 de agosto termina oficialmente a participao das Foras Armadas brasileiras na misso da ONU em Angola. Mas a recusa da Unita em liberar reas sob seu controle e integrar o governo de unio nacional, conforme acertado no Acordo de Lusaka, pe em risco a paz e leva a ONU a suspender, pelo menos at outubro de 1997, a retirada total de suas foras... Pedro Reinel foi o primeiro cartgrafo portugus cujo nome lembrado. Seu filho, Jorge Reinel, foi tambm outro cartgrafo. Ambos estiveram envolvidos na produo de atlas. O selo abaixo (Scott: 417) mostra Elimina? na frica, na Carta Atlntico de Jorge Reinel (1540) e foi emitido em comemorao ao Quinto Centenrio da Morte do Infante Dom Henrique. Obs.: H um selo de seu pai na pgina da ndia Portuguesa... Inclusive, alm do corao da virgem, era este guerreiro agraciado com a iseno do pagamento de dote. Com o trfego de escravos para o Brasil, muitos africanos escravizados conheciam a prtica do N`GOLO. Com passar do tempo, eles observaram que os movimentos do N`GOLO poderiam ser utilizados como luta, especificamente contra o sistema esclavagista.

Anteriormente ao trfego de escravos, a sociedade brasileira era formada unicamente por ndios, os quais j tinham as suas tcnicas de agricultura. Dentre vrias cabem destacar a COIVARA e a KAPU`ERA. Os negros escravizados, trazidos para substituir os ndios na monocultura de cana-de-acar no dispensaram de todo o conhecimento indgena, aproveitando a tcnica da KAPU`ERA, o que consistia em cortar o mato baixo para o posterior replantou diferentemente da COIVARA onde os arbustos eram queimados.

Concluso

Enfim podemos concluir que foi necessrio o desempenho de um grande esforo para a libertao total de Angola. E que em grande destaque atribudo ao partido MPLA, UNITA, FNLA, que desempenharam e continuam a influenciar o sistema poltico actual do nosso pas.

Bibliografia

www.wikipedia.pt www.google.com

S-ar putea să vă placă și