Sunteți pe pagina 1din 10

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Fsiologia Vegetal
Bioqumica

Nenfar

Trabalho realizado por: Lus Gomes n51372 Joo Siopa n51197 Jorge Macedo n51588

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

ndice

Introduo Breve Histria dos Nenfares Famlia dos Nenfares Habitat dos Nenfares Papel dos Nenfares no seu habitat Caractersticas Fotossntese Aplicaes Medicinais Crescimento e cultivo de Nenfares Curiosidades Concluso Bibliografia

3 4 4 4 5 5 7 7 7 8 9 10

Fisiologia Vegetal 2Semestre

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Introduo
A fisiologia vegetal estuda as funes e a fisiologia das plantas. Os temas fundamentais estudados pela disciplina so, entre outros, a fotossntese, a respirao celular e a nutrio da planta. Neste trabalho iremos falar sobre a fisiologia e agumas curiosidades, bem como os potenciais beneficios que os nenfares podem ter para o Homem. Os nenfares, tambm conhecidos como lrios-de-gua ou flor-de-ltus, so plantas aquticas cuja flor e folhas flutuam superfcie da gua, com flores de vrias cores, folhas circulares, esponjosas e bastante brilhantes. Normalmente encontram-se em lagos e charcos(guas calmas ou paradas). As razes podem atingir os 6 ou 7 metros, de modo a entrar em contacto com o fundo do lago. Esta planta pode beneficiar outras espcies nos seus habitats naturais, mas quando introduzida pode tornar-se uma praga, podendo reproduzir-se at cobrir toda a superfcie de um lago. Embora seja muito popular em alguns parques e jardins, considerada, portanto, uma espcie invasva.

Fisiologia Vegetal 2Semestre

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Breve Historia dos Nenfares


A flor-de-ltus bastante importante para a histria e religio no egipto, de onde a panta nativa. Segundo a religio egipcia, a Nymphaea caerulea, ou o lrio gua azul, o lugar onde a prpria criao dos deuses teve incio. Antes disso existia apenas caos. O lrio-de-gua azul surgiu da escurido. Quando ele floresceu, sentado dentro das ptalas, havia uma criana. A criana era um deus, o do sol, Nefertem, e assim comeou toda a vida. Muitas pessoas acreditam que o lrio-de-gya e a flor de ltus so a uma e a mesma coisa, mas isto no verdade. Apesar de o lrio-de-gua azul chamado de ltus, ele realmente um membro da famlia do lrio de gua, mas a flor-de-ltus da famlia Nelumbo, e nativa da ndia, onde a flor nacional. A diferena entre estas duas espcies pode ser determinada pelas folhas. As folhas do lrio-de-gua esto em cima da gua, enquando que as folhas da flor-de-ltus esto acima da gua. Trs botnicos de Cornell, Estados Unidos, encontraram em 2004, nenfares fossilizados do incio do Cretceo. Ao que parece, os nenfares da altura eram j bastante idnticos ao que so actualmente, excepto os seus tamanhos, visto que actualmente so maiores. Os fsseis encontravam-se requintamente detalhados e foram preservados num poo de argila em New Jersey. Os evolucionistas presumem que os Nenfares foram uma das primeiras plantas com flor e estes espcimes antigos eram dependentes de besouros para a polinizao da mesma forma que os seus homlogos em vida.

A famlia dos nenfares


Quando nos referimos a nenfares estamos a falar da famlia Nymphaceae. Esta famlia compreende cerca de 75 espcies agrupadas em 7 gneros: Barclaya; Euryale; Microvictoria; Nuphar; Nympheae; Ondinea; Victoria.

Habitat do Nenfar
Os nenfares evoluram de forma a aproveitar as vantagens das guas pelo facto de nas guas no haver tanta competio pelos nutrientes. Como flutuam no meio de um lago no tm a necessidade de atingir alturas superiores em relao a outras plantas de forma a terem acesso a luz solar alm de terem acesso a todos os nutrientes que se encontram no fundo do lago. Fisiologia Vegetal 2Semestre 4

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

O papel dos nenfares no habitat


As folhas do nenfar mantm a gua fresca, permitindo uma melhor dissoluo do oxignio. A planta confere abrigo e refgio a pequenas plantas aquticas, mas nos stios onde ela introduzida pelo homem ela comporta-se como uma erva daninha, pois nesses casos bloquear a luz solar pode ser uma desvantagem para as espcies que j l existiam. As folhas servem de abrigo e proteco a vrios animais como tartarugas, sapos e larvas, mas acabam tambm por ser comidas por estes mesmos animais. As folhas do nenfar amarelo tambm so comidas por veados e as folhas de nenfar branco so comidas por veados, castores e outros roedores.

Caracteristicas dos Nenfares


H duas categorias de nenfares: os resistentes e os tropicais. Nos resistentes a flor apenas desabrocha durante o dia. Nas tropicais a flor desabrocha a qualquer altura do dia. Embora os nenfares aparentemente estejam simplesmente a flutuar na gua, eles tm caule e razes, razes estas que esto ligadas ao solo do fundo do lago.

Folhas
As folhas do nenfar encontram-se estendidas sobre a gua, tendo forma fina e espalmada. Em vez de enroladas ou curvas como a maioria das espcies. Isto maximiza a sua exposio luz solar e aumentam a eficincia da fotossntese. Tambm facilita as trocas gasosas entre a parte superficial e a parte submersa da planta. Na parte superior, existe uma fina camada cerosa, chamada cutcula. Esta camada tem aspecto brilhante e repelente de gua. Desta forma evita-se que a gua dificulte as trocas gasosas. Na parte inferior por vezes existem pigmentos roxos que ajudam a maximizar a fotossntese pois s existem pigmentos verdes (cloroplastos) na parte superior. Em certas espcies a parte inferior encontra-se coberta de espinhos, um modo de defesa contra alguns animais aquticos que pretendam alimentar-se com as suas folhas.

Caules Frgeis
Deriva de uma adaptao que permite aos nenfares canalizar a sua energia e os seus recursos para expandir as suas folhas, tanto em nmero como em tamanho, em vez de fortalecer e engrossar os caules, como acontece em muitas espcies de plantas.

Fisiologia Vegetal 2Semestre

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Estomas
Os nenfares tm estomas na parte superior das folhas. Como os estomas so responsveis pelas trocas gasosas, so componentes essenciais da fotossntese. Os nenfares evoluram para que os estomas se localizassem na parte superior das folhas, maximizando a sua exposio ao ar pois a parte inferior est em contacto com a gua, o que iria dificultar as trocas gasosas.

Flor e reproduo do nenfar


O design das ptalas faz com que os insectos que tentem visitar a flor caiam para um fluido que existe no interior da flor. Se os insectos estiverem cobertos em plen, este dissolvese e fertiliza a planta. No dia seguinte nenhum fluido produzido e liberta-se plen. O insecto que cai no fluido normalmente sai sem so e salvo embora alguns no consigam sair. Poucos dias depois da flor ser polinizada, comea a fechar em espiral de modo a que a cabea da flor fique debaixo de gua. A fruta desenvolve-se debaixo de gua numa baga esponjosa, e possui por volta de 2000 cementes. Quando o fruto abre libertam-se as sementes, que flutuam, pois possuem bolsas de ar. Seguidamente dispersam-se atravs da corrente de gua ou com ajuda de algumas aves que as comem. Por fim, comeam a afundar at a lama, onde iro germinar. Outra forma da propagao desta planta pela formao de rizomas, os rizomas espalham-se a uma velocidade muito grande.

Fisiologia Vegetal 2Semestre

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Fotossntese
Os nenfares usam a luz azul e vermelha (no verde) para produzir glicose (acar) a partir de CO2 e gua. Os nenfares tm estmas nas superfcies superiores das suas folhas para que possam absorver CO2 directamente da atmosfera. Eles tambm tm um sistema de gs interno chamado aerenchyma, com o qual podem absorver CO2 dissolvido na gua (tal como algas) e tambm podem utilizar o CO2 da lama no fundo do lago. Se se cortar uma folha de nenfar libertar-se- uma grande quantidade gs com uma grande quantidade de CO2 que vai borbulhar durante horas. A anlise mostra que, normalmente, o nenfar mais concentrado em CO2 do que ar. O nenfar de folhas gigantes da Amaznia evoluiu de forma a optimizar a sua fotossntese. Como bvio as folhas deste nenfar benificiam de uma rea superior das restantes espcies, e consequentemente tem uma melhor absoro de luz.

Aplicaes Medicinais
O nenfar tem muitas aplicaes medicinais ainda por explorar. O rizoma tem vindo a ser explorado como anti-sptico e tem efeito adstringente e guas preparadas com as flores ajudam a combater a diarreia provocada pelo sndrome do intestino irritvel (SII). As flores podem funcionar como antiafrodisaco (diminuem o apetite sexual). O rizoma de nenfares j foram usados para tratar dores de rins, congesto de brnquios e tratar dores de garganta. Durante a I Guerra Mundial, o nenfar branco, existente na Europa, foi usado como anestsico, quando o pio convencional era escasso.

Crescimento e cultivo de nenfares


Os nenfares so fceis de cultivar. A melhor maneira comear em vasos com aproximadamente 15cm de altura, em que se enche o fundo com solo rico em nutrientes e com gua turva at eles se estabelecerem. Eles requerem aproximadamente 6 horas de exposio solar diria. As flores devero levar duas semanas at desabrochar. Os nenfares podem ser danificados por uma vasta quantidade de insectos. Alguns anfdios causam-lhes uma descolorao e emurchecimento.

Fisiologia Vegetal 2Semestre

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Curiosidades
Embora seja a flor brilhante de Julho, o nenfar azul tambm considerado a flor nacional do Sri Lanka. Os nenfares so tambm a imagem de marca do pintor Claude Monet, um famoso pintor francs reconhecido pelas suas pinturas a leo do movimento impressionista. O nome cientifico Nynpeaceae deriva do grego Nymph. Nymphs eram esptitos femininos que viviam em meios aquticos como rios, lagos ou charcos. Os ndios americanos faziam farinha com as razes dos nenfares depois de secas, e utilizavam esta farinha para cozinhar uma espcie de panqueca. Eles comiam as flores e as folhas frescas e fritavam as sementes. As folhas frescas esmagadas eram utilizadas como emplastros para inchaos, as razes para problemas relacionados com o tero, problemas digestivos e como remdio para feridas na boca. As folhas e flores eram utilizadas como compressas refrescantes.

Fisiologia Vegetal 2Semestre

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Concluso
Com este trabalho ficamos a conhecer melhor os nenufares, em vrios aspectos que at ento ns desconheciamos. Os nenufares apesar de embelezar todo e qualquer lago podem por vezes ser uma ameaa ao ecossistema aqutico. Mas, podem tambm ser benfico e at essenciais vida de vrias espcies. As aplicaes dos nenufares ou derivados est a ser cada vez mais exploradas, tanto na vida quotidiana dos humanos, como tambm no tratamento de vrias doenas. Foi um trabalho diferente, mas ao mesmo tempo enrriquecedor e que nos proporcionou autnticos momentos de diverso.

Fisiologia Vegetal 2Semestre

Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro

Bibliografia
http://www.ehow.com/about_7232716_history-water-lilies.html#ixzz2SpsdWu8M http://crev.info/2004/05/fossil_water_lily_matches_modern/ http://wiki.answers.com/Q/Does_a_water_lily_use_photosynthesis http://www.asknature.org/strategy/49b7bffa6acfb92cb96d5b275390a150 http://www.ehow.com/info_8749756_water-lily-adaptations.html http://www.ehow.com/facts_5452026_water-lilies.html http://www.ehow.com/facts_5860708_do-water-lilies-bloom_.html http://www.naturia.per.sg/buloh/plants/water_lily.htm http://www.britannica.com/EBchecked/topic/637120/water-lily http://www.sbs.utexas.edu/mauseth/weblab/webchap10epi/10.3-14.htm http://www.ehow.com/facts_7812241_kind-leaves-do-water-lilies.html http://www.ehow.com/info_8629465_do-plant-leaves-waxy-undersides.html http://water-gardens-information.com/water-lilies/ http://pt.wikipedia.org http://www.herbs2000.com/herbs/herbs_water_lily.htm

Fisiologia Vegetal 2Semestre

10

S-ar putea să vă placă și