Sunteți pe pagina 1din 7

Ciclos Biogeoqumicos

Circulao na natureza de substncias essenciais para a manuteno e reproduo dos organismos vivos. Os principais ciclos biogeoqumicos so os do carbono, tomos de carbono se incorporam em compostos orgnicos atravs da fotossntese (absorvido na forma de nitratos por plantas comidas por animais, produzindo excreo de nitrato, que volta ao solo), da gua(evaporao, chuva, e assim por diante), do oxignio, e do fsforo. Os caminhos percorridos ciclicamente entre o meio abitico e o bitico pela gua e pelos elementos qumicos carbono, oxignio e nitrognio constituem os ciclos biogeoqumicos.

CICLOS BIOGEOQUIMICOS
So processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas qumicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. gua, carvo, oxignio, nitrognio, fsforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e no-vivos da Terra. Sendo a Terra um sistema dinmico, em evoluo, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos fsicos, qumicos e biolgicos. Um ciclo biogeoqumico o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos qumicos atravs da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra. Os ciclos esto intimamente relacionados com processos geolgicos, hidrolgicos e biolgicos. Como exemplo, pode-se lembrar que um modesto conhecimento sobre o ciclo geolgico (aqui referido como um conjunto dos processos responsveis pela formao e destruio dos materiais da Terra, subdividido em: ciclo hidrolgico e ciclo das rochas) valioso para o conhecimento e compreenso de nosso ambiente, que intimamente relacionado aos processos fsicos, qumicos e biolgicos. Por exemplo, para avaliar o impacto ambiental de um material perigoso, como a gasolina, que vazou para o subsolo, as propriedades qumicas, fsicas e biolgicas do solo, rochas e gua deveriam ser entendidas. Essa compreenso ajudaria a responder perguntas como: Quo sria foi a contaminao? Quanto o contaminante poder mover-se? Quanto o dano ambiental poder ser minimizado?

Ciclo da gua Ciclo do Carbono Ciclo do Nitrognio Ciclo do Fsforo Ciclo das Rochas Ciclo do Enxofre

CICLO DA GUA OU CICLO HIDROLGICO


O ciclo hidrolgico dirigido pela energia solar e compreende o movimento da gua dos oceanos para a atmosfera por evaporao e de volta aos oceanos pela precipitao que leva lixiviao ou infiltrao. Cerca de 97% do suprimento de gua est nos oceanos, 2% nas geleiras e muito menos que 1% na atmosfera (0,001%). Aproximadamente 1% do total da gua contida nos rios, lagos e lenis freticos adequada ao consumo humano.

A gua contida na atmosfera provm de todos os recursos de gua doce, atravs do processo da precipitao. A gua circula no planeta devido s suas alteraes de estado que so, principalmente, dependentes da energia solar. A energia proveniente do Sol no atinge a Terra homogeneamente, mas com maior intensidade no equador do que nos plos, no vero do que no inverno, e apenas durante o dia. Essa heterogeneidade condiciona movimentos das massas de ar (ventos) e de gua (correntes ocenicas), responsveis por diversas caractersticas do clima e de suas alteraes. Apenas 3% da gua do planeta no esto nos oceanos. Neles ocorre alta produo de vapor, que deslocado por ventos at a superfcie terrestre, onde a evaporao menor. Conforme o vapor de gua sobe a atmosfera, ele encontra menor temperatura e presso, e tende a formar gotculas que constituem nuvens. Quando os movimentos de ar deslocam as nuvens contra uma serra, ela forada a subir mais, o que pode provocar sua precipitao, geralmente na forma de chuva ou de neblina. O mesmo ocorre quando uma massa de ar frio (frente fria) encontra uma massa de ar quente e mido. A gua que se precipita, seja atravs de chuva, neve, granizo, etc. pode, em sua forma lquida, infiltrar-se no solo e subsolo, ou escoar superficialmente, tendendo sempre a escorrer para regies mais baixas e podendo, assim, alcanar os oceanos. Nesse percurso e nos oceanos, ela pode evaporar diretamente, como tambm pode ser captada pelos seres vivos. Durante a fotossntese dos organismos clorofilados, a gua decomposta: os hidrognios so transferidos para a sntese de substncias orgnicas e o oxignio constitui o O2 que liberado. Durante a respirao, fotossntese e diversos outros processos bioqumicos, so produzidas molculas de gua. As plantas terrestres obtm gua do solo pelas razes, e perdem-na por transpirao. Os animais terrestres que ingerem, e a perdem por transpirao, respirao e excreo. Atravs desses processos, a gua circula entre o meio fsico e os seres vivos continuamente.

Ciclo da gua Como a ao humana afeta o ciclo da gua? As aes humanas podem esgotar o fornecimento da gua subterrnea, causando uma escassez e o conseqente afundamento da terra ao extrair-se o lquido. Ao remover a vegetao, a gua

flui sobre o solo mais rapidamente, de modo que tem menos tempo para ser absorvida na superfcie. Isto provoca um esgotamento da gua subterrnea e a eroso acelerada do solo.

CICLO DO CARBONO
O C o elemento bsico da construo da vida. C est presente nos compostos orgnicos (aqueles presentes ou formados pelos organismos vivos) e nos inorgnicos, como grafite e diamante. C combina-se e qumica e biologicamente ligado aos ciclos do O e H para formar os compostos da vida. CO2 o composto orgnico de C mais abundante na atmosfera, mas compostos orgnicos como CH4 ocorrem em menor quantidade. Parte do ciclo do C inorgnica, e, os compostos no dependem das atividades biolgicas. O CO2 solvel em gua, sendo trocado entre a atmosfera e a hidrosfera por processo de difuso. Na ausncia de outras fontes, a difuso de CO2 continua em um outro sentido at o estabelecimento de um equilbrio entre a quantidade de CO2 na atmosfera acima da gua e a quantidade de CO2 na gua. Co2 entra nos ciclos biolgicos por meio da fotossntese, e, a sntese de compostos orgnicos constitudos de C, H, O, a partir de CO2 e gua, e energia proveniente da luz. Carbono deixa a biota atravs da respirao. Processo pelo qual os compostos orgnicos so quebrados, liberando CO2, ou seja, C inorgnico, CO2 e HCO3- so convertidos em C orgnico pela fotossntese, CO2 retirado pelas plantas na terra e nos processos com o auxlio da luz solar, atravs da fotossntese. Os organismos vivos usam esse C e o devolvem pelo processo inverso: o da respirao, decomposio e oxidao dos organismos vivos. Parte desse C enterrado dando origem aos combustveis fsseis. Quando o carvo (ou petrleo) retirado e queimado, o C que est sendo liberado (na forma de CO2) pode ter sido parte do DNA de um dinossauro, o qual em breve pode fazer parte de uma clula animal ou vegetal. Praticamente todo o C armazenado na crosta terrestre est presente nas rochas sedimentares, particularmente como carbonatos. As conchas dos organismos marinhos so constitudas de CaCO3 que esses organismos retiram da gua do mar. Quando da morte desses, as conchas dissolvem-se ou incorporam-se aos sedimentos marinhos, formando, por sua vez, mais rochas sedimentares. O processo, de bilhes de anos, retirou a maioria do CO2 da atmosfera primitiva da Terra, armazenando-o nas rochas. Os oceanos, segundo maior reservatrio de CO2, em C dissolvido e sedimentado, tm cerca de 55 vezes mais quantidade de CO2 que a da atmosfera. Os solos tm 2 vezes mais que a atmosfera, as plantas terrestres tm aproximadamente da atmosfera.

Ciclo do Carbono Tempo mdio de residncia de CO2: Solos - 25 a 30 anos; Atmosfera - 3 anos; Oceanos - 1500 anos.

A formao dos sedimentos tectnicos contendo CO2 e a subseqente reciclagem e decomposio nos processos tectnicos tm um tempo de residncia de cerca de milhares de anos. A transformao do C presente nos organismos vivos por sedimentao e intemperismo envolve uma escala de tempo similar, embora as magnitudes sejam menores que para os carbonatos. Contudo, tais fluxos naturais esto sendo superados em muito pela quantidade de C que retorna atmosfera pela queima dos combustveis fsseis. Esta a maior perturbao ao ambiente global causada pelo homem. H ainda o desflorestamento e outras mudanas no uso da terra. Como resultado dessas perturbaes, a (CO2)atm foi de 288 ppm, em 1850, para alm de 350 ppm, em 1990. O aumento representa cerca de 50% do total de C que entra na atmosfera. A queima de combustveis fsseis libera para a atmosfera 5 - 6 bilhes de m de C/ano, mas s so medidos cerca de 3. De 2 - 3 unidades so "perdidas". Algumas plantas terrestres podem ter respondido ao aumento do (CO2)atm, elevando sua capacidade de fotossntese. Cerca de 99,9% de todo o C da Terra est armazenado em rochas, como CaCO3 insolvel ou proveniente da sedimentao da matria orgnica. Em ltima instncia, o CO2 extra, proveniente da queima dos combustveis fsseis, precisa retornar crosta. A taxa de remoo de C dos oceanos e, em ltima instncia, da atmosfera depende do intemperismo das rochas da crosta para liberar ons metlicos como Ca+2, que formam os carbonatos insolveis. O aumento do intemperismo deveria responder variao da temperatura global, pois a maioria das reaes qumicas acelerada como o aumento da temperatura. A presena da vida pode, portanto, acelerar o intemperismo devido ao aumento da acidez dos solos devido, por sua vez, ao aumento de CO2 e aos cidos hmicos produzidos quando da decomposio das plantas. As razes das plantas tambm facilitam a destruio fsica das rochas. Assim, a temperatura global pode estar ligada ao ciclo do C. Adeptos da hiptese Gaia sugerem que a vida na terra exerce controle deliberado sobre a composio da atmosfera, mantendo a temperatura adequada. Durante o vero, as florestas realizam mais fotossntese, reduzindo a concentrao de CO2. No inverno, o metabolismo da biota libera CO2.

O CICLO DO CARBONATO - SILICATO


Sua grande importncia consiste no fato dele contribuir com aproximadamente 80% do total de CO2 trocado entre a parte slida da Terra e a atmosfera. A troca ocorre h meio bilho de anos. CO2 atmosfrico dissolve-se na gua da chuva, produzindo H2CO3. Essa soluo cida, nas guas superficiais ou subterrneas, facilita a eroso das rochas silicatadas (Si o elemento mais abundante da crosta terrestre). Entre outros produtos, o intemperismo e a eroso provocam a liberao dos ons Ca2+ e HCO3-, que podem ser lixiviados para os oceanos. Os organismos marinhos ingerem Ca2+ e HCO3- e os usam para construo de suas conchas carbonatadas. Quando esses organismos morrem, as conchas depositam-se, acumulando-se como sedimentos ricos em carbonatos. Esse sedimento de fundo, participando do ciclo tectnico, pode migrar para uma zona cuja presso e calor fundem parcialmente os carbonatos. A formao desse magma libera CO2 que escapa para a atmosfera pelos vulces. A, pode combinar-se novamente com a gua da chuva, completando o ciclo. O ciclo do carbonato-silicato contribui para a estabilidade da temperatura atmosfrica. Exemplo: se uma mudana climtica aumenta a temperatura do oceano, a taxa de evaporao de gua para a atmosfera aumenta e, conseqentemente, a quantidade de chuva. Aumentando-se as precipitaes, aumenta-se o intemperismo, e assim, o fluxo de Ca2+ e HCO3- para o mar. Os organismos marinhos retiram esses ons da gua e quando morrem contribuem para os grandes estoques de C dos sedimentos marinhos. O resulto lquido a remoo do CO2 atmosfrico. Assim, uma menor quantidade da energia emitida pela superfcie terrestre aprisionada e a atmosfera resfria-se, completando o ciclo de contribuio negativa para o aumento da temperatura da atmosfera.

Cadeias de tomos de carbono, ligado uns aos outros, so caractersticas das molculas orgnicas. A glicose, por exemplo, constituda por uma cadeia de seis tomos de carbono, em torno da qual se arranjam seis tomos de oxignio e doze de hidrognio (C6H12O6). Em uma teia alimentar, so os produtores que originam as substncias orgnicas. Os consumidores e decompositores apenas transformam a matria orgnica obtida do nvel trfico anterior. So os produtores, portanto, que retiram carbono do reservatrio abitico e o introduzem no meio bitico. do CO2 (gs carbnico ou dixido de carbono) que o carbono retirado, atravs principalmente da fotossntese, sendo ento incorporado s substncias orgnicas. Esse processo denominado fixao de CO2. O carbono integrado s substncias orgnicas pode ter como destino: Ficar incorporado aos tecidos vivos, constituindo estruturas ou participando de processos bioqumicos. O carbono pode, assim, passar de um nvel trfico para o seguinte; Retornar ao meio fsico na forma de CO2, quando a substncia orgnica utilizada como fonte de energia na respirao aerbia de produtores, consumidores e decompositores. Note que as duas possibilidades acima ocorrem, simultaneamente, em cada ser vivo. Aps sua morte, os tecidos sero lentamente decompostos, liberando-se assim o carbono remanescente. Em certas condies a matria orgnica pode ficar protegida da ao dos decompositores, sofrendo ento lentas transformaes qumicas. Assim se originaram os depsitos de carvo e petrleo. Quando queimados, esses combustveis fsseis liberam CO2, devolvendo atmosfera tomos de carbono que h milhes de anos compunham tecidos vivos.

CICLO DO NITROGNIO
N essencial para todas as formas de vida, pois est presente na estrutura dos aminocidos. A vida mantm o N na forma molecular, N2, na atmosfera em quantidade maior que NH3 ou em xidos, N2O, NO e NO2, ou em compostos com H, NH, HNO2 e HNO3. N2 pouco reativo, tendendo a formar pequenos compostos inorgnicos. A maioria dos organismos no pode usar N2 diretamente sendo necessria muita energia para quebrar a ligao N - N. Uma vez isolados, os tomos de N podem converter-se em amnia, nitrato ou aminocidos: o processo chama-se fixao e s ocorre por ao da luz ou da vida, sendo o ltimo o grande responsvel. O processo biolgico to importante, que vrias plantas estabelecem uma simbiose com bactrias capazes de fixar nitrognio. A diminuio de nitrognio em solos agrcolas pode ser reduzida por rotao de culturas. Ex: soja, que fixa N, pode estar em rotatividade com milho, que no fixa, e, assim, aumentar a fertilidade do solo. Se as bactrias apenas fixassem nitrognio, N2 seria removido da atmosfera. As bactrias tambm realizam o processo inverso: a imobilizao. Tanto a remoo de N2, como a incorporao so processos controlados por bactrias. N fertilizante e contaminante das guas subterrneas. Fontes industriais e descargas eltricas podem fixar N. N fixo significa N no ligado, ou seja, N atmico. Fixao industrial hoje a maior fonte de N. xidos de N so formados a altas temperaturas quando N2 e O2 esto presentes. Os xidos de N so a maior fonte poluidora proveniente dos automveis. N2O diminui a camada de O3 na estratosfera. N ao mesmo tempo essencial e txico. essencial a todas as formas de vida e participa de vrios processos industriais, liberando produtos txicos.

Ciclo do Nitrognio O nitrognio participa das molculas de protenas, cidos nuclicos e vitaminas. Embora seja abundante na atmosfera (78% dos gases), a forma gasosa (N2) muito estvel, sendo inaproveitvel para a maioria dos seres vivos. O processo que remove N2 do ar e torna o nitrognio acessvel aos seres vivos denominado fixao do nitrognio. A fixao de N2 em ons nitrato (NO3-) a mais importante, pois principalmente sob a forma desse on que as plantas absorvem nitrognio do solo. A fixao pode ocorrer por processos fsicos, como sob ao de relmpagos durante tempestades, e tambm por processos industriais, quando se criam situaes de altssima presso e temperatura para a produo de fertilizantes comerciais. A fixao biolgica, porm, a mais importante, representando 90% da que se realiza no planeta. A fixao biolgica do nitrognio realizada por bactrias de vida livre no solo, por bactrias fotossintticas, por cianofceas (algas azuis), e principalmente por bactrias do gnero Rhizobium, que somente o fazem quando associadas s razes de plantas leguminosas - soja, alfafa, ervilha, etc. Nessas razes formam-se ndulos densamente povoados pelas bactrias, onde ocorre a fixao de N2 at a formao de nitrato. Essas plantas podem assim desenvolverse mesmo em solos pobres desse on. Alm da atmosfera, outro reservatrio de nitrognio a prpria matria orgnica. Os decompositores que promovem a putrefao transformam compostos nitrogenados em amnia (NH3), processo denominado amonificao. As bactrias Nitrosomonas transformam a amnia em nitrito (NO2-) (nitrosao) e as Nitrobacter o transformam em nitrato (nitratao). Esse processo todo denominado nitrificao, e estas bactrias so conhecidas genericamente como nitrificantes. O retorno do nitrognio atmosfera promovido no processo de desnitrificao, realizado por bactrias desnitrificantes, que transformam o nitrato em nitrognio gasoso (N2). O solo, fonte de nitrato para as plantas terrestres, tambm importante exportador de sais para os ecossistemas aquticos, geralmente veiculados pela gua de chuvas.

CICLO DO FSFORO
P um dos elementos essenciais vida, um nutriente limitante do crescimento de plantas, especialmente em ambientes aquticos e, por outro lado, se presente em abundncia causa

srios problemas ambientais. Se, por exemplo, grande quantidade de P, geralmente utilizado como fertilizante e em detergentes, entra em um lago (principalmente se este for o caso), esse nutriente pode causar aumento da populao de bactrias e algas verdes (fotosssintticas). Devido ao crescimento intenso, esses organismos podem cobrir toda a superfcie do lago, inibindo a entrada de luz e provocando, conseqentemente a morte de plantas que vivem abaixo da superfcie. Quando as plantas subsuperficiais morrem, assim como as algas e bactrias superficiais, todas so consumidas por outras bactrias que usam o CO2 dissolvido no lago ao se alimentares. Se o nvel de O2 tornar-se muito baixo, a vida aqutica fica comprometida. Os peixes morrero e desenvolver-se-o bactrias anaerbias

Ciclo do fsforo

Fonte de pesquisa http://www.coladaweb.com/biologia/bioquimica/ciclos-biogeoquimicos

S-ar putea să vă placă și