Sunteți pe pagina 1din 8

JOS RAMOS

2013_1

1. Pesquisa Operacional - Definio A pesquisa operacional (P_O) um mtodo cientfico de tomada de decises. A P_O utilizada basicamente para melhorar e otimizar o desempenho de sistemas complexos atravs da anlise de modelos que mais se aproximem da realidade. O elemento em estudo (custo, etc) que leva melhoria e otimizao de desempenho de um sistema, constitui o problema a ser solucionado e, portanto, a deciso a ser tomada em termos de P_O. Em linhas gerais, uma P_O consiste na descrio de um sistema organizado com o auxlio de um modelo, e atravs da experimentao com o modelo, na descoberta da melhor maneira de operar o sistema. A pesquisa operacional uma metodologia de otimizao, portanto, precisa que a anlise e a modelagem do problema seja o mais prximo possvel da realidade. Pois o modelo ser utilizado para encontrar a soluo tima. A pesquisa operacional pode ser conceituada como uma abordagem cientfica de problemas. possvel, atravs de tcnicas especializadas e mtodos cientficos, descrever dificuldades operacionais que antes no eram tratados de forma cientfica. Para que se possa configurar um determinado problema deve-se observar, modelar e formular precisamente, ou seja, deve-se especificar as variveis relevantes ao problema, o que deve ser otimizado e quais as restries pertinentes. Atravs de tais dados, possvel buscar a soluo ou a melhoria para a situao identificada. A pesquisa operacional tem se mostrado extremamente til s organizaes, proporcionando-lhes inmeras vantagens, suas ferramentas podem ser aplicadas nas mais variadas reas, como na alocao de pessoas e recursos, transporte, etc. A otimizao destes processos dentro de uma estrutura organizacional pode diminuir satisfatoriamente os custos dos mesmos. O grande alvo da pesquisa operacional encontrar a melhor forma de utilizao de um recurso ou atividade atravs de um mtodo sistemtico. Sua metodologia se d atravs do uso de modelos que permitam a simulao de cenrios, e assim, permitir que os gestores das empresas avaliem as alternativas para a soluo de um problema. A pesquisa operacional uma ferramenta aplicada resoluo de problemas que possuem como objetivo a otimizao de um sistema. Por exemplo, a situao tima para um sistema de produo, pode levar a alterao dos valores das variveis envolvidas para se obter mais lucro ou ter menores custos de produo.

JOS RAMOS
2013_1

2. Desenvolvendo a Pesquisa Operacional A Pesquisa Operacional consiste, basicamente, em construir um modelo como meio de analisar e compreender o comportamento de um sistema real existente, com o objetivo de determinar as condies para o desempenho que se deseja. O resultado deste estudo fornecer os detalhes para uma tomada de deciso. A complexidade de um sistema real resulta do fato de que seu comportamento influenciado por um nmero muito grande de elementos variveis. Esta a razo que leva principal dificuldade em recomendar aes especficas de acompanhamento para cada varivel. No entanto, mesmo numa situao real, que envolva um nmero muito grande de variveis, tem seu comportamento fundamentalmente influenciado por uma quantidade reduzida de variveis principais. Dessa forma, a simplificao do sistema real em termos de um modelo passa primeiramente pela identificao dessas variveis principais. A Figura 1.1 representa esta simplificao. O sistema real um conjunto complexo de variveis, de forma no muito definida. O sistema real reduzido o ncleo do sistema existente que, basicamente, dita o comportamento deste e que pode ser modelado, para efeito de anlise, por uma estrutura simplificada.

Figura 1.1 Representao simplificada do processo de modelagem

3. Etapas de aplicao da PESQUISA OPERACIONAL De uma forma geral, um trabalho de Pesquisa Operacional deve desenvolver-se segundo as fases indicadas no fluxograma da Figura 1.2

JOS RAMOS
2013_1

Figura 1.2 Etapas da aplicao da Pesquisa Operacional Apesar de que essa sequncia no seja rgida, porm sua utilizao conduz as principais etapas a serem vencidas. Com exceo da etapa de Soluo do Modelo, que se baseia em tcnicas e mtodos bem desenvolvidos, as demais no seguem regras fixas e definidas. Os procedimentos necessrios para essas fases dependem do tipo do problema em anlise e do ambiente que o envolve. Apesar das dificuldades aparentes de fixao de regras para a execuo dessas fases, conveniente que seja feita alguma discusso sobre elas de forma a servir de guia geral de procedimento. Os retornos de informao indicados na Figura 1.2 entre as diferentes etapas representam revises que as consideraes derivadas da anlise de uma etapa provocam em etapas precedentes. Definio do Problema A definio do problema, do ponto de vista da Pesquisa Operacional, baseia-se em trs aspectos principais que devem ser discutidos: descrio exata dos objetivos do estudo; identificao das alternativas de deciso existentes; reconhecimento das limitaes, restries e exigncias do sistema. A descrio dos objetivos uma das atividades mais importantes em todo o processo do estudo, pois a partir dela que o modelo concebido. A equipe encarregada do estudo deve procurar captar e refletir, na formulao do problema, os desejos e necessidades dos executivos com relao ao problema de deciso.

JOS RAMOS
2013_1

Da mesma forma, essencial que as alternativas de deciso e as limitaes existentes sejam todas explicitadas, para que as solues obtidas no final do processo sejam vlidas e aceitveis. Construo do Modelo O modelo mais apropriado para a representao do sistema deve ser escolhido com base na definio do problema. Esta a fase que mais criatividade exige do analista, uma vez que a qualidade de todo o processo seguinte consequncia do grau de representao da realidade que o modelo venha a apresentar. Vrios tipos de modelo podem ser utilizados para resolver problemas, desde um simples modelo conceitual que apenas representa a inter-relao entre as informaes, at modelos matemticos complexos que exigem uma fora de trabalho muito grande para sua formulao e operao. Como veremos futuramente, se o modelo elaborado tem a forma de um modelo padro, como por exemplo, de Programao Linear, a soluo pode ser obtida por mtodos matemticos convencionais. Por outro lado, se as relaes matemticas so muito complexas ou mesmo indefinidas, poderemos usar a tcnica da simulao, e, em alguns casos, haver necessidade de usarmos uma combinao de duas metodologias. Os modelos de maior interesse em Pesquisa Operacional so os modelos matemticos, isto , modelos formados por um conjunto de equaes e inequaes. Uma das equaes do conjunto serve para medir a eficincia do sistema para cada soluo proposta. a funo objetivo ou funo de eficincia. As outras equaes geralmente descrevem as limitaes ou restries tcnicas do sistema. As variveis que compem as equaes so de dois tipos: Variveis controladas ou de deciso : so as variveis cujos valores esto sob controle. Decidir, neste caso, atribuir um particular valor a cada uma dessas variveis. Numa programao de produo, por exemplo, a varivel de deciso a quantidade a ser produzida num perodo, o que compete ao administrador controlar; Variveis no controladas: so as variveis cujos valores so arbitrados por sistemas fora do controle do administrador. Custos de produo, demanda de produtos, preo de mercado so variveis no controladas. Um bom modelo aquele que tem desempenho suficientemente prximo do desempenho da realidade e de fcil experimentao. Essa proximidade desejada varivel, dependendo do objetivo proposto. Um bom modelo para um objetivo pode ser pssimo para outro. A fidelidade de um modelo aumentada medida que ele incorpora caractersticas da realidade, com a adio de novas variveis. Isso aumenta sua complexidade, dificultando a experimentao, o que nos leva a considerar o fator custo-benefcio quando pensamos em melhorar o desempenho de um modelo.

JOS RAMOS
2013_1

Soluo do Modelo Esta terceira fase tem por objetivo encontrar uma soluo para o modelo construdo. No caso de modelos matemticos, a soluo obtida pelo algoritmo mais adequado, em termos de rapidez de processamento e preciso da resposta. Isto exige do analista de Pesquisa Operacional um conhecimento profundo das principais tcnicas. A soluo obtida, neste caso, dita tima. Se modelos de simulao ou mtodos heursticos so utilizados, o conceito de otimalidade no bem definido, e a soluo obtida uma avaliao aproximada das medidas do sistema ou do objetivo a ser atingido. Validao do Modelo Nessa altura do processo de soluo do problema, necessrio verificar a validade do modelo. Um modelo vlido se, a despeito de sua inexatido em representar o sistema, ele for capaz de fornecer uma previso aceitvel do comportamento do sistema e uma resposta que possa contribuir para a qualidade da deciso a ser tomada. Um mtodo comum para testar a validade do sistema analisar seu desempenho com dados passados do sistema e verificar se ele consegue reproduzir o comportamento que o sistema manifestou. importante observar que este processo de validao no se aplica a sistemas inexistentes, ou seja, em projeto. Nesse caso, a validao feita pela verificao da correspondncia entre os resultados obtidos e algum comportamento esperado do novo sistema. Implementao da Soluo Avaliadas as vantagens e a validade da soluo obtida, esta deve ser convertida em regras operacionais. A implementao, por ser uma atividade que altera uma situao existente, uma das etapas crticas do estudo. conveniente que seja controlada pela equipe responsvel, pois, eventualmente, os valores da nova soluo, quando levados prtica, podem demonstrar a necessidade de correes nas relaes funcionais do modelo, exigindo a reformulao do modelo em algumas de suas partes. A presena da equipe permite, tambm, superar mais facilmente as resistncias e oposies s alteraes propostas na sistemtica das operaes e que, normalmente, aparecem nessa fase do trabalho. Avaliao Final A avaliao dos resultados obtidos em qualquer etapa do processo de fundamental importncia, pois garantir melhor adequao das decises s necessidades do sistema e aceitao mais fcil dessas decises por todos os setores envolvidos. Nesta avaliao, um fator que tem papel primordial a experincia do pessoal envolvido no estudo. No se deve esquecer que um modelo apenas uma representao simplificada, no conseguindo por isso captar todas as

JOS RAMOS
2013_1

caractersticas e nuanas da realidade. Assim, com experincia e viso crtica que conseguimos avaliar e determinar a aplicabilidade da deciso. 4. Programao linear 4.1. Caractersticas do modelo Os modelos de Programao Linear so bsicos para a compreenso de todos os outros modelos de Programao Matemtica. Os conceitos nele firmados sero estendidos aos demais, concedendo suporte a estudos mais avanados. Outra vantagem desse modelo est na extraordinria eficincia dos algoritmos de soluo hoje existentes, disponibilizando alta capacidade de clculo e podendo ser facilmente implementado at mesmo atravs de planilhas e com o auxlio de microcomputadores pessoais. Os modelos de Programao Linear so um tipo especial de modelos de otimizao. Para que um determinado sistema possa ser representado por meio de um modelo de Programao Linear, ele deve possuir as seguintes caractersticas: Proporcionalidade: a quantidade de recurso consumido por uma dada atividade deve ser proporcional ao nvel dessa atividade na soluo final do problema. Alm disso, o custo de cada atividade proporcional ao nvel de operao da atividade; No Negatividade: deve ser sempre possvel desenvolver dada atividade em qualquer nvel no negativo e qualquer proporo de um dado recurso deve sempre ser utilizado; Aditividade: o custo total a soma das parcelas associadas a cada atividade; Separabilidade: pode-se identificar de forma separada o custo (ou consumo de recursos) especfico das operaes de cada atividade. Um modelo de Programao Linear um modelo matemtico de otimizao no qual todas as funes so lineares. Estes modelos so compostos por uma funo objetivo linear e por restries tcnicas representadas por um grupo de inequaes tambm lineares.

JOS RAMOS
2013_1

Exemplo 1 Funo objetivo: Mx. L (lucro) = 4X1+ 3X2 2X1 + X2 1000 tcnicas Restries X1 + X2 800 X1 400 X2 700 de no negatividade X1 0 X20

As variveis controladas ou variveis de deciso so x1 e x2. A funo objetivo ou funo de eficincia mede o desempenho do sistema, no caso a capacidade de gerar lucro, para cada soluo apresentada. O objetivo maximizar o lucro. As restries garantem que essas soluo esto de acordo com as limitaes tcnicas impostas pelo sistema. 4.2. Formulao de problemas de programao linear

A construo do modelo matemtico, no caso um modelo linear, a parte menos simples de nosso estudo. A seguir, em modelando um problema de programao linear, est indicado uma das formas recomendadas de montar a estrutura de soluo do problema. Modelando um problema de programao linear Quais so as variveis de deciso?

JOS RAMOS
2013_1

Aqui o trabalho consiste em explicitar as decises que dever ser tomadas e representar as possveis decises atravs de variveis chamadas variveis de deciso. Se o problema de programao de produo, as variveis de deciso so as quantidades a produzir no perodo; se for um problema de programao de investimento, as variveis vo representar as decises de investimento, e em que perodo.

Qual o objetivo? Aqui devemos identificar o objetivo da tomada de deciso. Eles aparecem geralmente na forma de maximizao de lucros ou receitas, minimizao de custos, perdas, etc. A funo objetivo a expresso que calcula o valor do objetivo (lucro, custo, receita, perda, etc.), em funo das variveis de deciso. Quais as restries? Cada restrio imposta na descrio do sistema deve ser expressa como uma relao linear (igualdade ou desigualdade), montadas com as variveis de deciso. Exemplo 2 Um carpinteiro dispe de 90, 80 e 50 metros de compensado, pinho e cedro, respectivamente. O produto A requer 2, 1 e 1 metro de compensado, pinho e cedro, respectivamente. O produto B requer 1, 2 e 1 metro, respectivamente. Se A vendido por $120,00 e B por $100,00, quantos de cada produto ele deve fazer para obter um rendimento bruto mximo? Elabore o modelo de programao linear para esse caso. Soluo?

S-ar putea să vă placă și