Sunteți pe pagina 1din 4

A Cultura Afro-Brasileira

A chegada dos negros ao Brasil deu-se no cenrio cruel da escravido.


Podemos dizer que a presena negra trouxe cor e alegria para a cultura brasileira. Nos ltimos anos, atravs da ao do movimento negro e de conquistas na legislao, verifica-se que cada vez mais uma presena positiva dessa cultura no Brasil. O pas fruto de um longo processo histrico, segundo Ribeiro (1995) surge entre a confluncia do entrechoque e do caldeamento do invasor portugus com ndios silvcolas, campineiro e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos. Esse processo apresenta-se como uma construo cultural brasileira altamente complexa, historicamente definida e redefinida continuamente em termos nacionais, apresentando caractersticas prprias, regionais e locais.

Como se constitui a cultura africana no Brasil?


Teve um incio muito cruel e dolorido, pelo sequestro de pessoas de outro continente, no modelo que foi a colonizao. E, ao traz-las para o nosso pas, tentar o aculturamento, rebatizar, colocar novos nomes, tirar suas referncias, impor outra religio, outra lngua... Essa presena africana no Brasil teve que, de fato, ocupar os pores. A sala de visita ficou reservada para outra cultura. A cultura africana foi, ento, encontrando brechas nas religies, e a a oralidade foi um elemento essencial para a sua permanncia. O pouco tambm que conhecemos de pinturas feitas por africanos um jeito de resistir, at na esttica, no jeito de arrumar os cabelos, nos novos arranjos familiares, na dana, na musicalidade. Foi uma cultura que ficou muito marginalizada, ao ponto de a capoeira e os agrupamentos negros na rua serem criminalizados aps a escravido. Ento, para essa cultura se sustentar, no foi nada suave.

H alguma caracterstica genuna da cultura africana?


Com esta pergunta me lembro de um amigo do Zaire. Como ele no tinha religio, dizia que ficava irritado quando citavam a espiritualidade como caracterstica africana. Ento, sempre um perigo quando se fala das caractersticas genuinamente africanas, porque existe a questo de como que os africanos se olham. Mas para ns, no Brasil, a referncia tem sido de considerar uma cosmoviso africana que traz elementos que nos diferenciam dos outros referenciais, como os europeus. Alguns autores usam esse referencial at para explicar por que em algumas situaes foi "possvel" a escravizao de homens e de mulheres.

Mesmo assim a cultura africana se mantm viva no Brasil?


H aquela situao de tentar jog-la num lugar extico. Tem um segmento interessado em conhecer essa cultura, em fazer museus vivos, onde a cultura, a histria e a presena atual dos negros estejam dentro dos espaos. Mas, por outro lado, h sempre uma tentativa de guetizar, de deixar no extico, "olha como so estranhos!". Hoje a gente v algumas aes que

levam o jogo da capoeira para as aulas de Educao Fsica. Ento essa interseco importante, quando voc traz outros jeitos de ter desenvolvimento fsico atravs do resgate de elementos de uma cultura excluda.

A regularizao dos territrios quilombolas auxilia a manuteno da cultura negra?


A titulao e o reconhecimento das comunidades quilombolas foram importantes porque puxou o fio da nossa histria, assim como a questo da Amaznia despertou para a presena do ndio. Em nvel nacional, h uma compreenso de que os ndios ainda existem. Com relao aos descendentes quilombolas, essa compreenso no existia antes dessa discusso que culminou com a Constituio de 1988. Visitei quilombolas no estado da Paraba, e l existem comunidades que tm uma histria de pertencimento a grupos familiares, uma histria do desenvolvimento agrcola, mas elas desconhecem a sua histria de quilombolas. Elas esto no processo para serem reconhecidas, mas as famlias no tm essa compreenso. At porque nas escolas, nesses lugares, a cultura negra e os heris negros so invisveis. Dentro das prprias comunidades quilombolas h um apagamento das suas histrias. Se formos olhar os programas federais desenvolvidos tanto pela Secretaria Especial de Promoo da Igualdade Racial (Sepir), quanto pela Fundao Palmares, h vrias aes voltadas exatamente para esse resgate da cultura quilombola. uma oportunidade que no se pode perder.

O resgate da cultura africana tambm se d na msica, na literatura, na moda?


Quando os adolescentes em tempos passados, nos meios de comunicao de massa, no tinha nenhum referencial esttico negro, no existia nada. O nico jeito de usar o cabelo era um jeito padronizado que trazia a ideia de cabelo liso como sinnimo de cabelo bonito, o chamado "cabelo bom". Quem no nascia com o cabelo liso tinha que fazer o cabelo ser "bom". Mas hoje existem revistas, como Raa, que foi muito criticada porque poderia promover o racismo no nosso pas; ao contrrio, ela trouxe para o cenrio uma nova esttica de cabelo, novas cores para a moda. Ela foi ao mesmo tempo resgatando e inaugurando outro olhar. A revista Estilo tambm traz sempre uma pgina "tnica", mas a entra a coisa do lugar do extico: tnico o outro, e os brancos, so o qu?

Qual a contribuio da miscigenao para a cultura brasileira?


A questo da miscigenao tambm foi um processo muito dolorido em nosso pas. Ela aconteceu em algumas situaes de estupro, de abuso sobre o corpo, tornando-se uma mistura forada, feita com dor. Mas depois possvel traduzir isso de uma forma muito boa. Ento o que o pas est fazendo hoje, com um marco legal, criando leis que obrigam a trazer essa presena africana para os currculos, para a mdia, para as vrias produes garantir que essa miscigenao no seja o que foi ao longo da histria. Dom Pedro Casaldliga dizia que "na histria da Amrica Latina, muitas vezes se teve um pai branco, uma me negra ou indgena". E da ele perguntava: "Optar pelo pai ou pela me"? que a histria optou pelo pai e esqueceu

que a me existia. Ento essa mistura a nossa oportunidade de trazer o pai, a me, os filhos, os irmos e perceber que a nossa histria de muitos povos e de muitas histrias que comeam at antes da presena negra no Brasil.

importante termos polticas pblicas para a superao do racismo e do preconceito?


O marco legal muito importante por esta obrigatoriedade que traz de travar debates, de se comear a produzir materiais, mesmo que a lei seja insuficiente para provocar mudanas. Parafraseando Martin Luther King: "A lei pode proibir que o outro me mate, mas no pode obrig-lo a me amar". As mudanas das relaes precisam de outro suporte, e a lei faz com que se criem polticas de aes afirmativas. Voc pode ter aes, provocaes e resistncias individuais: um indivduo com uma camiseta de 100% negro, com seu black power, sua trana... Mas como voc rompe com o racismo institucional? Como voc, dentro da instituio pblica, quebra com a postura naturalmente racista de no ter recurso para atividades culturais que tragam a referncia africana, de no ter recursos para escolas de qualidade nas comunidades quilombolas? Se h desigualdade, e queremos acabar com ela, tratemos os desiguais de jeitos diferentes, porque se continuarmos tratando os desiguais de forma igual, vamos perpetuar as desigualdades.

Tem-se observado alguma iniciativa interessante na aplicao da Lei 10.639/03?


Em Guarulhos, SP, por exemplo, tem sido destaque a implementao da Lei 10.639/03, a obrigatoriedade do ensino de histria e cultura afro-brasileira e africana na Educao Bsica. Eles perceberam que no pode ser uma iniciativa somente do educador. O municpio investiu em cursos, como um de "metodologias de enfrentamento do racismo e de promoo da igualdade racial", que discute as prticas, desde as situaes que acontecem na sala de aula, para voc pensar: como que algum vai colocar isso no currculo sem ter conhecimento da histria africana ou afro-brasileira? Ento se trata de ter um professor que, alm de desenvolver atividades na Semana da Conscincia Negra, vai pensar uma forma de trazer o referencial africano para a Geografia, a Histria, a Literatura etc. Esses educadores produzem artigos que so publicados na revista Ashanti, que distribuda para toda a Rede Municipal. O municpio tem ainda o Prmio Akoni de promoo da igualdade racial, que para fotografia, ilustrao em quadrinhos e slogans So os alunos construindo campanhas de promoo da igualdade racial. Existem outras experincias: capacitao de educadores, educao distncia (UERJ), na comunicao (Canal Futura)... Ento, estou bem otimista porque vejo mais avanos do que retrocessos com a regulamentao dessa Lei. Mas o professor precisa ir atrs dos materiais e compartilhar experincias entre educadores.

Como lidar com alunos que demonstram desinteresse pelos assuntos relacionados cultura africana?
O jeito de lidar tem que ser o de no trazer a presena africana s no currculo na disciplina de Histria. Isso tem que estar nos painis dentro da escola. Os caminhos so esses: colocar mais melanina, mais pigmentao no currculo como um todo, na esttica da escola e trazer para o currculo a diversidade do povo brasileiro. A Alemanha, por exemplo, tem uma estratgia curricular: recontar a histria para no esquecer e para no repetir os erros. As crianas estudam a Segunda Guerra, o Holocausto, visitam campos de concentrao. Deveramos, no Brasil, ter um museu que recontasse o que foi a escravido e destacasse a presena negra no pas. No entanto a nossa metodologia aqui tem sido a do "abafa o caso" e parar de falar para ver se esquece.

Por que dizer 100% negro?


Muitos perguntam se isso tambm no racismo. Mas se pararmos na frente das lojas, das bancas de jornais, elas j eram 100% brancas. Ento quando as organizaes comearam a dizer 100% negro era exatamente para provocar esse debate, mostrar que vivamos numa sociedade que se sentia 100% branca, mesmo sem estar escrito numa camiseta: todos os manequins brancos, todas as capas de revistas com pessoas brancas. Na verdade no somos 50% um e 50% outro, somos um monte de coisas. Mas importante trabalhar com esse desafio da diversidade, da humanidade e da identidade, que esto o tempo todo juntas. A minha humanidade garante que sou igual a todos; a diversidade, que sou igual a alguns e diferente de outros; e a identidade, que sou diferente de todo mundo. Ento voc no consegue pegar um grupo e dizer que 100% alguma coisa. Mas quando optamos por destacar uma diversidade de algum grupo, exatamente para quebrar a hegemonia que finge e inviabiliza essa diversidade. Seria, por exemplo, como discutir o dia do homem, porque existe o dia da mulher. Porque vivemos num pas que ainda machista, importante que haja um dia para discutir a identidade da mulher. A mesma coisa quando foi se discutir o 20 de novembro (Dia da Conscincia Negra), pois temos um povo que adora feriado, e pela primeira vez vimos s pessoas reclamando de um feriado, por achar injusto ter um dia para discutir a questo racial. Nesse sentido, acho vlido o debate que a camiseta provoca, de ter um grupo que no aceita a sociedade 100% branca e quer trazer a sua identidade.

Danielle Hipolito P. V. Adiego Cultura Afro-Brasileira.

S-ar putea să vă placă și